Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um gerador semi-automático de análises 'enlatadas' de softwares - e uma nova promoção no BR-Linux

A edição mais recente da Pesquisa de Domingo do BR-Linux indicou que a nova categoria de conteúdo que mais leitores gostariam de ver com freqüência no BR-Linux é a de análises de aplicativos. E faremos o possível para atender ao desejo da maioria, mas para isso precisamos da contribuição de material da própria comunidade.

Para estimular o envio de análises de aplicativos escritas pelos leitores, estou tomando 3 providências:

1) Se você não tem um software favorito para ambiente Linux que gostaria de analisar, tenho uma sugestão: escolha um da lista de softwares livres sugeridos pela Novell como alternativa aos proprietários na sua recente pesquisa que indicou os softwares proprietários que as pessoas mais gostariam de ver portados para Linux. Mas escolha um software com o qual você tenha experiência própria, porque ninguém gosta de ler análises baseadas na leitura da descrição oficial ou do site do aplicativo!

2) Se você sabe o que gostaria de escrever mas não tem facilidade em criar um texto estruturado, com começo, meio e fim, use a versão beta do nosso gerador de texto enlatado para análise de aplicativos, com o qual você preenche alguns campos de texto simplificados e o sistema gera um texto a partir de um padrão simples, que você poderá editar para acrescentar seu toque pessoal (e corrigir os erros de concordância do gerador) e depois colar no nosso formulário de envio de notícias. No próprio formulário há um link para o gerador de texto enlatado, para facilitar sua vida na hora de procurar.

Trata-se de uma versão inicial do gerador, portanto se você tiver críticas ou sugestões, não deixe de me avisar. Veja um exemplo de texto gerado pela ferramenta, sem edição posterior:


Gimp

O Gimp é um versátil editor de imagens em diversos formatos. Eu tenho usado com sucesso o Gimp para fazer retoques em fotos e preparar imagens para publicação na web. Ele também pode ser usado para diversos outros tipos de tratamento de imagem.

Suas caracteristicas que mais me chamaram a atenção são o suporte a uma ampla gama de formatos gráficos, a presença das ferramentas mais comuns para edição - incluindo as mais típicas, como rotação, corte e redimensionamento, mas também suportando manipulação de cores, luminosidade, vários filtros, plugins e muito mais. Sua interface é baseada no GTK, com janelas independentes para cada arquivo gráfico aberto, outra para a caixa de ferramentas e outras ainda para os diversos controles que estiverem em uso. Na minha opinião, ele é adequado especialmente para usuários que precisam editar imagens nativamente no Linux e não precisam de recursos de editoração gráfica avançada (como suporte completo a CMYK e Pantone).

Trata-se do mais popular software livre nesta categoria, e o suporte ao nosso idioma é bastante completo. Existem vários sites e até mesmo livros em português dedicados ao Gimp, vale a pena se aprofundar e descobrir tudo que esta ferramenta pode fazer.


 

Para saber mais, visite o site oficial e a página de screenshots.



Mas não se iluda: o sistema pode facilitar a estruturação do texto, mas você ainda terá que ter conteúdo bem escrito. O foco é a descrição da funcionalidade e utilidade, mas se você tiver interesse e condições de escrever uma análise mais profunda, esteja à vontade! O uso do gerador não é obrigatório. Mas sempre (mesmo quando usar o gerador) capriche na pontuação, acentuação e sintaxe, para que seu texto não bata na trave!

3) Para estimular ainda mais a participação, lanço uma proposta condicional: se eu publicar mais de 15 análises de softwares (aplicativos, jogos, front-ends, etc.) enviadas pelos leitores durante o mês de março, vou comprar e sortear entre todos os autores publicados 3 canetas de distribuições de Linux (um brinde bastante adequado para escritores de textos sobre softwares para Linux, certo?). Se forem mais de 25 análises publicadas, além das 3 canetas eu vou comprar e sortear um alicate GeekTool ou uma caneta 3 em 1 GeekTool (sujeito a disponibilidade em estoque no fornecedor) entre os autores das 5 melhores análises - escolhidas por mim.

Agora é com vocês!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de thluxx
Brilhante iniciativa Augusto!: Brilhante iniciativa Augusto! Agora, o gerador de texto enlatado para análise de aplicativos, foi a grande sacada.
Comentário de escovadordebit
Start: Na verdade acho que a matéria pode até ser pequena pois nos comentários cada um pode passar a sua experiência sobre o aplicativo (é uma idéia...).

Desta forma, creio que se pode ter uma visão geral do aplicativo sem mesmo tê-lo usado.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Roger de Almeida
Em meados de 2003, mostrei o: Em meados de 2003, mostrei o GIMP para um profissional de desenho, acostumado com ferramentas proprietárias e com larga experiência. Contudo foi bem humilde, pois eu não domino as técnicas de desenho, diante disso, mostrei o feijão-com-arroz.

Depois de uns 5 minutos, ou menos, a pessoa passou a me ensinar e fez coisas que eu nem imaginava, que o gimp pudesse fazer. Achei aquilo muito interessante pois, corroborava com o meu pensamento: quando é profissional, a pessoa se adapta.

Alguns 'desenhistas' criticam o gimp mas no fundo nem sabem o motivo. É a velha máxima: criticar por criticar.

[]
Roger
Comentário de Henrique Poyatos
Jogos incluídos?: Imagino que análises como estas poderiam ser feitas de jogos para Linux também, principalmente os desconhecidos, não?
Comentário de brain
jogos incluídos!: Como diz o texto ;-)
Comentário de Webmarlin
Diferença de Profissões: Ilustrador não é arte-finalista, que fecha a arte seja quem quer que tenha feito e prepara segundo os padrões das gráficas para que tudo saia de acordo com o desejado. Se vc pega o Gimp, faz uma arte, fecha no próprio Gimp, tira uma print e manda pra gráfica assim... se a gráfica for das boas, os caras ainda vão rebolar pra tentar tirar uma prova fidedígna e vão te mandar uma bomba pra aprovação. Aí vc vai ter que ficar chutando: "Bota mais cyan, bota mais magenta agora...". Se a gráfica for ruim então...: "Ô doutô, tá muito vermeio. Diferenti du paperzinho qui u sinhô mandô! Qui qui a gente faiz?"
Comentário de Roger de Almeida
Me responda uma coisa!! O que: Me responda uma coisa!! O que impede a gráfica utilizar o gimp para abrir os arquivos enviados pelos clientes???

[]
Roger
Comentário de RockerTux
o suporte a CMYK, que ainda: o suporte a CMYK, que ainda é deficiente... enquanto isso, o gimp ainda é uma excelente alternativa para gráficos que não vão virar papel =)
Comentário de RockerTux
Jogos fechados: valem os jogos fechados? eu tenho uma pá deles aqui =P
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004