A
edição mais recente da Pesquisa de Domingo do BR-Linux indicou que a nova categoria de conteúdo que mais leitores gostariam de ver com freqüência no BR-Linux é a de análises de aplicativos. E faremos o possível para atender ao desejo da maioria, mas para isso precisamos da contribuição de material da própria comunidade.
Para estimular o envio de análises de aplicativos escritas pelos leitores, estou tomando 3 providências:
1) Se você não tem um software favorito para ambiente Linux que gostaria de analisar, tenho uma sugestão: escolha um da lista de softwares livres sugeridos pela Novell como alternativa aos proprietários na sua recente
pesquisa que indicou os softwares proprietários que as pessoas mais gostariam de ver portados para Linux. Mas escolha um software com o qual você tenha experiência própria, porque ninguém gosta de ler análises baseadas na leitura da descrição oficial ou do site do aplicativo!
2) Se você sabe o que gostaria de escrever mas não tem facilidade em criar um texto estruturado, com começo, meio e fim, use a versão beta do nosso
gerador de texto enlatado para análise de aplicativos, com o qual você preenche alguns campos de texto simplificados e o sistema gera um texto a partir de um padrão simples, que você poderá editar para acrescentar seu toque pessoal (e corrigir os erros de concordância do gerador) e depois colar no nosso
formulário de envio de notícias. No próprio formulário há um link para o gerador de texto enlatado, para facilitar sua vida na hora de procurar.
Trata-se de uma versão inicial do gerador, portanto se você tiver críticas ou sugestões, não deixe de
me avisar. Veja um exemplo de texto gerado pela ferramenta, sem edição posterior:
Gimp
O Gimp é um versátil editor de imagens em diversos formatos. Eu tenho usado com sucesso o Gimp para fazer retoques em fotos e preparar imagens para publicação na web. Ele também pode ser usado para diversos outros tipos de tratamento de imagem.
Suas caracteristicas que mais me chamaram a atenção são o suporte a uma ampla gama de formatos gráficos, a presença das ferramentas mais comuns para edição - incluindo as mais típicas, como rotação, corte e redimensionamento, mas também suportando manipulação de cores, luminosidade, vários filtros, plugins e muito mais. Sua interface é baseada no GTK, com janelas independentes para cada arquivo gráfico aberto, outra para a caixa de ferramentas e outras ainda para os diversos controles que estiverem em uso. Na minha opinião, ele é adequado especialmente para usuários que precisam editar imagens nativamente no Linux e não precisam de recursos de editoração gráfica avançada (como suporte completo a CMYK e Pantone).
Trata-se do mais popular software livre nesta categoria, e o suporte ao nosso idioma é bastante completo. Existem vários sites e até mesmo livros em português dedicados ao Gimp, vale a pena se aprofundar e descobrir tudo que esta ferramenta pode fazer.
Para saber mais, visite o site oficial e a página de screenshots.
Mas não se iluda: o sistema pode facilitar a estruturação do texto, mas você ainda terá que ter conteúdo bem escrito. O foco é a descrição da funcionalidade e utilidade, mas se você tiver interesse e condições de escrever uma análise mais profunda, esteja à vontade!
O uso do gerador não é obrigatório. Mas sempre (mesmo quando usar o gerador) capriche na pontuação, acentuação e sintaxe, para que seu texto não bata na trave!
3) Para estimular ainda mais a participação, lanço uma proposta condicional: se eu publicar mais de 15 análises de softwares (aplicativos, jogos, front-ends, etc.) enviadas pelos leitores durante o mês de março, vou comprar e sortear entre todos os autores publicados 3
canetas de distribuições de Linux (um brinde bastante adequado para escritores de textos sobre softwares para Linux, certo?). Se forem mais de 25 análises publicadas, além das 3 canetas eu vou comprar e sortear um
alicate GeekTool ou uma
caneta 3 em 1 GeekTool (sujeito a disponibilidade em estoque no fornecedor) entre os autores das 5 melhores análises - escolhidas por mim.
Agora é com vocês!