Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Programa IRPF 2006 já disponível - inclusive com pacote para Linux

A versão para Linux do programa para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2005/2006 já se encontra disponível no site da Receita Federal desde as 14h de 01/março. Devido ao grande número de acessos ao site nestes primeiros dias, o servidor tem negado novas solicitações de download. Sendo assim, fiz uma cópia do mesmo no link desta mensagem para que todos possam baixá-lo.” A nota foi enviada por Riverson LeBon (river11Θnoolhar·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Obter os softwares oficiais diretamente do seu fornecedor é sempre recomendado. A versão para Linux, Mac, Solaris e outros sistemas operacionais do IRPF 2006 pode ser encontrada na página de download da Receita Federal.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Helvio Mota
Arquivo oficial: É isso aí, Augusto. Fui no link citado, e o arquivo tem o nome de IRPF2004, e metade do tamanho do oficial.
Paz a todos.
Comentário de Tango
Moderem-me "desinformado" se: Moderem-me "desinformado" se for o caso, mas não houve um boato algum tempo atrás dizendo que a Receita estaria cancelando as versões multiplataforma (Java) dos seus aplicativos em detrimento a versões "Windows-only"?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Vinicius Menezes
Não.: Não. Nunca houve esse boato. Pra começar nunca houve sentido suportar uma plataforma só. O governo tem de ser transparente com os usuários. Só falta o boato virar de que tem lobby da sun por trás disso. Dai é melhor se matar do que ouvir isso.

... Vinicius Menezes ...
Comentário de Carlos Vitoriano
Isso é uma inverdade. : Isso é uma inverdade.
Não me lembro mais onde eu li, mas um dos programas da receita agora só tem a versão java.
Já baixei, instalei sem problemas no Kurumin e já estou fazendo declarações.

Acho mais fácil, para o pessoal da receita fazer uma só versão (Java).
E largar de mão daquela for Windows...
Comentário de Hélvio Mota
Estranho...: Sou só eu, ou tem mais alguém com problemas para fazer o download da versão para Linux? Desde ontem o download pára nos 8%, sendo que a versão Windows veio na boa.
Paz a todos.


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de adilson
Normal aqui: Aqui eu baixei normal e rapidinho noite passada.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Roberto Sales
Aqui deu legal: Aqui deu tudo certo, baixei direto do site da Receita! A instalação é muito simples. Parabéns ao SERPRO e à Receita pelo apoio à nossa plataforma preferida.
Comentário de mumm-ra
Burlando o proxy (referente ao problema dos 8%): Helvio, talvez algum proxy no meio do caminho tenha feito um "cache incompleto".

Normalmente eu resolvo esse tipo de problema apendando um "?blablabla" na url.

Ex:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/irpf/2006/PGDIrpf2006/Java/Linux/IRPFJava2006linuxv1.0.bin ?sacaneandoproxy

Desta forma, como a url __é diferente__, o proxy tera que ir ate o servidor da receita e trazer o __novo__ arquivo (que é o mesmo).

Espero que resolva... :-)


Comentário de Hélvio Mota
Grato...: ...caro ser eterno. De repente o arquivo veio num piscar de olhos, mas vou guardar a dica.

Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de Clovis Sena
mirrors?: alguem sabe de mirrors ou se já espelharam no Terra ou outros sites??

Os servidores da Receita estão sobrecarregados.
Comentário de mumm-ra
Hehehe...: Ou então você pode gritar: "Antigos espíritos do mal, transformem este download decadente em ... [invente algo] !!!"

Agora falando sério, aqui na empresa às vezes eles inventam de configurar o squid para negar acesso a arquivos *.avi, *.mov, etc... Normalmente um "?MamaeTeAmo" no final do nome do arquivo resolve o problema... ;-)


Comentário de nemesis
não conte comigo: "apoio à nossa plataforma preferida."

Java?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Basilio Rosa
PROGRAMA IRPF 2006: Alguém pode informar se é necessário desinstalar a versão 2005 onde está a declaração anterior?

grato


Comentário de xmanun
Não é preciso...: Basta instalar num diretório/pasta diferente do anterior...


Comentário de xmanun
Algo estranho...: Foi difícil baixar esse programa... Só deu com wget e mesmo assim, foi fracionado em diversas tentativas do wget...
Comentário de Clovis Sena
Mirror não oficial: estou dispolibilizando os arquivos em nosso servidor para facilitar os downloads já que a Fazenda ainda está congestionada. Junto também coloquei instruções de instalação para a versão java para Linux:

http://www.portalservtec.eti.br/IRPF2006/

e

http://www.servtec.eti.br/downloads/


Comentário de baza
MAQUINA VIRTUAL JAVA NA IRPF2006: Uso MANDRIVA 2006 e não consegui instalar o programa porque aparecia sempre a mensagem de que o instalador não reconheceu uma VM adequada. A partir do comentário do colega que também usa o mesmo sistema operacional descobri que basta instalar o JAVA DA IBM que o programa prossegue com sucesso. Tenho o JAVA da SUN instalado mas o instalador não a reconheceu.
Sugiro a Receita Federal que simplesmente oriente o contribuinte a fazer com que o instalador reconheça a VM (Virtul Machine Java).
Outra coisa: não é necessário desinstalar a versão anterior. O programa vai procurar o diretório "ProgramasSRF", onde já se encontra o IRPF2005, para quem fez o download o ano passado.

Entreguei a declaração, mas tive que, primeiramente, fazer o download do "ReceitaNet_Java2006". Imprimi a declaração mas acredito que tem um bug que impede a impressão do recibo de declaração, embora um aviso informe que a mesma foi entregue em determinado dia e horário.
Comentário de Copernico Vespucio
:-) Sempre o mesmo eremita: Bem, vc. tem duas outras opções...

"Mandar" a receita desconsiderar e continuar suportando a versão nativa do programa (claro, ela naturalmente será para Windows, pois ele ainda tem uma base maior de usuários).

Fazer sua declaração em papel e entregar pessoalmente (ainda existe essa possibilidade?).

Java é uma ferramenta dos usuários Linux para enfrentar o monopólio da M$, pois os fornecedores não precisam ter o dobro de trabalho codificando e compilando duas vezes. Infelizmente ainda tem gente que não consegue lidar isso...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004