Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Folha critica funcionalidades dos PCs populares (com Linux ou não)

A folha lança a seguinte noticia "Falta de compatibilidade do Linux e limitações impostas pela Microsoft tornam PC mal aproveitado. Sistemas pioram desempenho do micro. Quem decidir comprar um computador popular precisará conviver com limitações que vão além da configuração das peças da máquina. Para reduzir custos, as fabricantes decidiram usar sistemas operacionais baseados em Linux ou uma versão limitada do Windows, a Starter Edition. Ambos atendem às necessidades básicas de um usuário iniciante, mas apresentam barreiras para um uso pleno das configurações oferecidas pelas máquinas. Tanto no Linux quanto no Windows é possível navegar na internet e usar ferramentas de escritório com facilidade. Jogos e programas mais pesados, como editores de imagens e tocadores de vídeo, por outro lado, apresentam lentidão e, muitas vezes, não têm sua
instalação concluída."”
A nota foi enviada por Hélder Ribas (helderribasΘgmail·com) , que enviou este link (com restrições de acesso do jornal) para mais detalhes.

Outro trecho: "A aparência dos sistemas Linux é bastante amigável e os pacotes de programas que vêm instalados oferecem mais serviços do que os softs que acompanham o Windows. Outra vantagem do sistema gratuito é a segurança. Programas espiões e vírus raramente causam estragos ao Linux, que usa proteção por senha na instalação de pacotes como padrão."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
Putz, comparar o Linux com o: Putz, comparar o Linux com o Windows Starter Edition pegou mal hein

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de CWagner
Pra você ver a seriedade e i: Pra você ver a seriedade e imparcialidade como o assunto é tratado pela mídia "especializada" no assunto.

Será que no mundo todo é assim?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de CPolegatoJr
Limitações e instalações?: Quais as limitações apresentadas no Linux? Já não é para vir tudo instalado? Tenho um Desktop (P166) todo customizado com ICEWM e rodo tranqüilamente (porém meio lento) o Gimp, mas num 1,5GHz isso mal é sentido... Esse cara da Folha já usou o quê para poder falar algo assim? Pelo visto usou apenas o WinST (huarhrrrg) e generalizou as coisas... Francamente, não dá para engolir a mídia brasileira!

[]'s

Claudio

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções.

Comentário de Allanvaliati
Criticas deveriam ser voltadas aos fabricantes e não aos s.os.: Li essa reportagem e achei que ela acertou em alguns pontos. No caso o problema não seria com o Linux mas sim com as distribuições que vem no pc conectado. Concordo em parte com o autor por experiencia própria. Comprei um pc desses (amazon pc) e me deparei com uma verdadeira bagunça no sistema. Kurumin 4.2, ainda com kurumin office 1.2 (ñ lembro exatamente)...

O que realmente me enfureceu foi a incompatibilidade do hardware com sistemas famosos como Ubuntu. Rídiculo. Sem contar que a própria loja que me vendeu ofereceu a "instalação" do windows de graça...
Comentário de Fabiano Duarte
Falta uma compreensão mínima: Enquanto a "mídia especializada", os comentaristas e os trolls de plantão não entenderem qual o mercado que este PC popular quer atingir, qualquer afirmação sobre o tema deve ser redirecionada para o limbo.

As parcas divulgações do governo deixam claro que o objetivo é a inclusão digital. Traduzindo para fácil compreensão. É computador para quem NUNCA usou um.

Estas pessoas vão usar, com difuculdade, um editor de texto e um navegador de internet. Se muito, usarão um player de áudio. Só... Não por ser proibido usar outras coisas, mas simplesmente porquê isto já é novo e difícil o suficiente para tomar-lhes muito tempo.

Só pra deixar mais claro ainda: conheço pessoas que usam computador no serviço e possuem computador em casa há vários anos e não sabem enviar anexos de e-mail.

Será mesmo que estas pessoas assistem vídeos ou editam imagens em um computador? Será???

Agora imaginem alguém que NUNCA usou um computador?
Comentário de asdf
Outra coisa é que esses micr: Outra coisa é que esses micros populares estão vindo com um tal de KDE Live, uma distribuição bem estranha.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004