Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carnaval: Guia ilustrado dos bootloaders

No espírito do feriado prolongado, Leandro Motta Barros (leandro_motta_barrosΘyahoo.com.br) enviou o link para seu Guia Ilustrado dos Bootloaders, um breve e interessante comparativo ilustrado entre LILO e Grub. Trecho: "O GRUB é novo. Moderno. Atraente. Tentador, até. Promete grandes lucros aos seus adeptos. E, de fato, alguns afirmam que esta promessa é verdadeira. Mas existem riscos. Há quem jure que, seduzido por sua beleza, acabou tendo prejuízos irrecuperáveis."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Putz: Já vi notícias que achei de pouca utilidade, mas essa aqui não resisti deixar a pergunta.

Pra que serve essa "informação"?


--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de brain
Notícias de carnaval: Bruno, veja meu chamado por notícias diferentes durante o carnaval, aqui. Trecho: "Se você é um deles, ou se já foi algum dia, participe da nossa campanha para reduzir o tédio dos plantões: envie uma sugestão de notícia para o BR-Linux com links interessantes e não necessariamente relacionados ao Linux, Software Livre ou administração de sistemas, para que todos possam ter algo para ler nos intervalos entre as pizzas, a TV e as consultas às páginas de fotos do carnaval, enquanto torcem para nenhum servidor engasgar e nenhuma conexão cair. Para ter uma idéia, veja a lista de notícias publicadas no carnaval do ano passado. Naturalmente, notícias sobre software livre continuam sendo bem-vindas ;-)

Os critérios para aprovação de publicação de notícias durante o feriado prolongado (até a manhã de quarta-feira de cinzas) estarão menos severos, e selecionarei entre as sugestões baseando-me no interesse que o assunto possa despertar - mesmo que não seja propriamente inédito ou relevante.
"
Comentário de Manoel Pinho
GRUB: Eu não uso o LILO há muito anos e nunca senti falta dele nem tive nenhum problema sério com o grub.

Aliás, a vantagem principal do GRUB sobre o LILO é justamente quando há problemas no carregamento do linux, já que podemos editar a configuração da entrada no menu facilmente.

Acho que algumas pessoas ainda têm uma certa birra com o GRUB pelo fato da versão normal não ter capacidade gráfica, mas várias distribuições trazem versões "patcheadas" com essa capacidade.

Esse howto ensina como fazer imagens splash

http://ruslug.rutgers.edu/~mcgrof/grub-images/

e aqui tem várias delas prontas

http://www.schultz-net.dk/grub.html


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de brain
TFA: Está me parecendo que o Manoel comentou antes de ler o artigo do link ;-)
Comentário de Manoel Pinho
Ressaca ?: Será que é o efeito da resaca do carnaval ou não consegui entender o espírito do artigo ?

O que me chamou a atenção foi esse trecho sobre o grub: "Mas existem riscos. Há quem jure que, seduzido por sua beleza, acabou tendo prejuízos irrecuperáveis.". Não entendi que prejuízos são esses...


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Marcel
Ahhhh, mas que as fotos do si: Ahhhh, mas que as fotos do site com a piadinha foi legal, ahhh foi !

Mas não sei pq, eu tenho a visão completamente contrária... acho que tive tanto pau de carregamento do LILO (principalmente com HDs grandes) que o GRUB veio para salvar a pátria...

Mas acho ambos estáveis hoje... tanto a LOTERIA do Grub, quanto o buteco dos LILOs... hehehhe
Comentário de puelocesar
HAHAHAHA demais as imagens : HAHAHAHA demais as imagens

hehe e parece que alguém comentou sem ver o link ^^

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de elektron
Veja as fotos: O que me chamou a atenção foi esse trecho sobre o grub: "Mas existem riscos. Há quem jure que, seduzido por sua beleza, acabou tendo prejuízos irrecuperáveis.". Não entendi que prejuízos são esses...


Veja as fotos do artigo...

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Morvan
Era para Descontrair,: ... não era, Augusto. Ri até não aguentar... É dila! Ah, ah, ah. Lembrou-me aquela reportagem da Super, sobre placas e "Outdoors" Brasil afora, com seu (delas) português indo do hilário ao indigente. Mas, falando sério, o GRUB, afora o modo "Single" e sua presumível vulnerabilidade, está a séculos do LILO. A flexibilidade do GRUB é algo digno de nota.
Comentário de puelocesar
As imagens são legais mesmo,: As imagens são legais mesmo, mas meio que mudando de assunto, não sei pq tem gente que discute sobre oq é melhor, grub ou lilo, pra mim é tudo igual, grub, lilo e até aquele gerenciador de boot do win2000, apesar de esse só bootar windowses

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Bruno Gonçalves
O Grub tem algumas coisas a mais: O que acho melhor no grub é o recurso update-grub, adicionou novo kernel, rodou o update-grub é so reiniciar e o kernel está la, a gente acostuma a fazer isso no Lilo, mas ficar ajudando várias pessoas a fazer isso enche a paciencia.

Ele possui recursos por exemplo no suse vc aperta F2 e pode editar a linha "append" do Grub e por exempo retirar um quiet e ver o que o kernel quer te dizer.

Pra mim é isso, pequenos detalhes que deixam ele um pouco melhor.


---------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004