Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Caravana de Inclusão Digital da UNE

“"A velocidade e a oferta de informação nos dias de hoje é cada dia maior. Isso faz dos processos de inclusão de digital ponto primordial para a formação dos cidadãos, especialmente dos estudantes. Por isso, a UNE criou uma diretoria, com um grupo de trabalho permanente, que tem se dedicado a conhecer, aprofundar e debater o tema, a fim de colocar a inclusão digital e a adoção do software livre como pautas centrais do movimento estudantil nas universidades." Iniciativa interessante e merece todo apoio. Por experiência própria e por muitos comentários que já li aqui no BR-Linux em várias notícias, existe uma resistência muito grande ao Software Livre em várias Universidades. E conquistar esse espaço é fundamental para a consolidação na sociedada da idéia de "conhecimento livre".” A nota foi enviada por Silvio Renato de Carvalho (silviorcarvalho2?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
Resistência...: __Há uma resistência cavalar, nas Universidades, especialmente...Me lembro de Millôr Fernandes afirmando que em nenhum lugar do mundo temos tanta ignorância como numa Universidade...Quanto mais alta a graduação, mais díficil de mudar: É muito fácil ensinar Linux para favelados, agora vai pra uma Faculdade...É professor ragando o verbo para dizer o quanto é complexa a tarefa de clicar e segurar, ou de adentrar num menu para configurar a opção de correção ortográfica...

__Essas pessoas perderam a visão simples das coisas, só enxergam o complexo, mesmo na simplicidade, se acomodam, viciam-se, complicam tudo...Pra que somar dois mais dois, quando uma equação faz o mesmo?
Comentário de Carberto
POE DIFICIL NISSO: Estou fazendo um curso na faculdade Inforium em Belo Horizonte (www.inforium.com.br) e como eles são credenciados Microsoft, só se fala em Windows... tem professor - com certificação e tudo - que afirma piamente que o Windows 2003 Server é mais usado que Linux nos servidores! Ah, e como aluno voce tem direito a usar todos os programas Microsoft legalizados! Assim, quem vai querer usar Linux???
Comentário de CWagner
Quem tem um nínimo de inform: Quem tem um nínimo de informação e consciência de que existe vida fora do mundo M$?

Estudo na UFMA e aqui havia muita resistência ao Linux e demais programas de Software Livre, mas com a volta de professores do Doutorado, houve um crescente de "interesse" por parte dos alunos, que têm que apresentar seus trabalhos usando Java, C/C++, etc... e como o departamento de Informática não tem contrato com a M$, esses professores mostram aos alunos como usar SL para realizar as tarefas solicitadas.

Ainda há alguns professores que pedem os trabalhos em .doc, mas eu os envio em .odt e .pdf também, e quando pedem algo exdrúxulo e não há pra onde correr, eu lhes pergunto se eles podem indicar um programa específico e qual não é a minha "surpresa" ao ver que alguns até estimulam a pirataria?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004