Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora terá alternativa ao XGL

A próxima versão do Fedora virá com o AIGLX - Accelerated Indirect GL X. O Wiki do projeto Fedora diz que o AIGLX permite efeitos 3D no desktop com poucas mudanças, sem a necessidade de trocar o X.” A nota foi enviada por Leandro de Marco (leandromarcoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
Sempre tem alguém do contra para atrapalhar a padronização.: E começou cedo. Espero que os dois projetos não se atrapalhem mutuamente.
Comentário de t30f1l0
Liberdade: e sempre bom ter mais de uma escolha.
desde que uma nao atrapalhe a outra.
Comentário de leonardo_lopes
1) Desde quando padronizaçã: 1) Desde quando padronização generalizada é bom? Eu sempre acho saudável termos uns 2 ou 3 padrões para tudo...

2) Os projetos não pretendem se atrapalhar, na verdade a alternativa do Fedora é algo para curto prazo, mas que a longo prazo vai acabar sendo substituida pelo XGL.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de puelocesar
Eu pessoalmente prefiro a alt: Eu pessoalmente prefiro a alternativa do Xegl, que substitui o velho X, pois o mesmo já está ficando velho e pouco eficiente. Um exemplo disto é o tal de XAA, responsável pela rederização 2d, que segundo os próprios desenvolvedores do xorg tem um desempenho ruim e não deveria ser usado em desktops modernos (embora todo mundo ainda use)

E segundo um desenvolvedor do Xgl que abandonou o projeto ano passado, a tecnologia que vai substituir o XAA, o EXA é só uma espécie de "gambiarra", e não é uma solução definitiva. Portanto jogar tudo emcima do opengl pra mim é a melhor solução, embora vai levar um bom tempo até termos o Xegl funcionado.

Bom, mesmo assim o AIGLX não deixa de ser má idéia, pois poder simplesmente desligá-lo e ligá-lo novamente é algo muito bom. Principalmente nestes estágios iniciais que com certeza vão ocorrer problemas entre a tecnologia e as aplicações já existentes.

Agora, convenhamos, os vídeos da Novell são bem mais legais que os da RedHat :P

Só para completar, eu estou aqui usando o Xgl no meu Ubuntu Dapper, tenho um micro não muito bom, com uma placa meia boca (geforce mx4000), e estou rodando o Xgl de boa.

Problemas com o Xgl? Estou tendo sim, e uns irritantes, como SHIFT-BACKSPACE reinicia o X e o fato de eu nao conseguir assistir vídeos em full screen

Ah, mais uma coisa, o Xgl tá rodando na gambiarra agora, pois ele usa uma extenção que as implemtações do opengl não possuem, e que é criada usando o Mesa, portanto desempenho ainda não é bom. Mas isso vem com o tempo...

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Manoel Pinho
Sopa de letras: Para quem está confuso com essa sopa de letras, esse artigo da wikipedia ajuda a esclarecer

http://en.wikipedia.org/wiki/Xgl

http://dri.freedesktop.org/~jonsmirl/graphics.html


O maior risco é do padrão OpenGL ser minado com a estratégia da M$ em sabotá-lo no Windows Vista, como já foi discutido aqui tempos atrás. O mundo windows cada vez usa mais DirectX e com isso poucas placas têm drivers OpenGL decentes.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de tbgnr
A maior gambiarra do Xglx, ac: A maior gambiarra do Xglx, acredito eu, é que ele roda em cima do velho X. Mas contanto que funcione eu não me importo.

Sobre os vídeos em full screen: aqui funcionam normalmente, mas as vezes eu preciso rodar o comando xrefresh após o vídeo para atualizar a tela. Será que não é esse o seu problema?

Comentário de puelocesar
Então, acho que isso é algo: Então, acho que isso é algo relativo a falta de shaders na minha placa, pq o Xgl usa o pixel shader para algumas coisas

Bom, eu até consigo assistir em fullscreen, usando os video outputs xv, gl e gl2, o problema é que fica muito lento, o único video ouput que funciona aqui é o x11, mas este não tem fullscreen

Daqui alguns meses vou comprar aquela radeon que estão usando para desenvolver o Xegl e tentar rodar o Xegl completo para ver como é :P

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
pois é: OpenGL era forte quando a Silicon Graphics era a dona do pedaço em gráficos 3D. Hoje é uma empresa falida e a M$ é um mundo em si -- Mordor... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
é a vida imitando a arte...: é a vida imitando a arte... pena que sempre sobra pra M$ imitar os vilões da história.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de puelocesar
Accelerated X flame wars! —: Accelerated X flame wars! —Maybe not
Submitted by Uraeus on Mon, 2006-02-27 06:39. Gnome Multimedia

With all the discussion currently going on and all the nice looking demo movies being made a lot of you are probably interested to learn more about XGL and AIGLX.
Free Software Magazine has a nice article on the subject discussing the two technologies and giving some background on the history of X and accelerated 3D rendering.

http://www.freesoftwaremagazine.com/free_issues/newsletters/accelerated_x/index_p1.html

Para quem se intererar melhor sobre o assunto

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Mr.Isaac
Falida?: Falida?
A poderosa Silicon Graphics cujas estações de trabalho são usadas em quase 100% dos filmes de Hollywood??
Comentário de
Notícia de 2 semanas atrás: SGI luta contra a ameaça de falência conforme o declínio continua: Server and workstation vendor Silicon Graphics Inc has warned that it may have to seek protection under the bankruptcy laws if it has a significant shortfall on the latest restructuring plan or fails to find someone to buy the company or make a significant investment in it.

SGI encara o abismo (ZDNet)

SGI diz ainda estar em problemas profundos. Pioneira da tecnologia adverte que falência é uma possibilidade. (SFGate)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004