Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conheça o Arch Linux

Achei interessante divulgar para a comunidade a distribuição que venho usando há cerca de um ano: o Arch Linux. Ele tem um sistema de gerenciamento de pacotes completo chamado pacman, que inclusive lembra o apt;é compilado para 686, o que melhora muito a performance; tem uma organização de arquivos que lembra os sistemas *BSD. Muitos pacotes já estão disponíveis pra ele, vale a pena conferir.” A nota foi enviada por Esdras (linuxΘesdrasbeleza·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rafael Lopes
Slackware com sistema de pacotes: Eu migrei do slackware direto para esta distro e estou bem com ele.
É muito parecido com o slackware mas tem algumas vantagens sobre este:
- pacotes sempre novos com um sistema de pacotes e dependencias que realmente funcionam (ao contrario dos sistemas de pacotes que criaram para o slackware). O numero de pacotes é bem grande cobrindo desde gnome e kde até joguinhos, passando por servidores apache, sgbd: mysql, postgres e muita coisa mais.
- compilado para 686 , o slackware é compilado para x86 assim como debian/ubuntu (me corrijam se eu estiver errado)
- possui um wiki com bastante informação (é modesto se comparado com o do gentoo porém já conta com muita informação)
Comentário de mty
realmente: Foi isso que me atraiu primeiramente no Arch Linux, ser compilado todo para 686. Mas depois de instalar e usar por alguns meses, fiquei super impressionado com a velocidade e facilidade do sistema (mesmo que não tenha nenhum configurador), me lembrou muito o Slackware, distro que usava antes.
Hoje não troco o Arch Linux por nenhum outro, já testei vários outros por ai e nenhum tão bom quanto ele, o pacman é incrível, gostei muito mais do que o apt-get.

E sobre o número de pacotes, é bem grande, nunca tive problemas de encontrar pacotes nos servidores do Pacman, além do mais tem vários outros repositórios de pacotes de CVS, como Gaim, Firefox, E17, Xorg, etc...

pra mim o melhor Linux de hoje é o Arch Linux.

E aqui um Screenshot do meu Arch Linux :) -> http://www.lynucs.org/index.php?screen_id=32811884143fd54cd4dbb3&p=screen

--
Maicon Radeschi
myz@uol.com.br
Comentário de Ricardo Carvalho
É a distribuição Linux que: É a distribuição Linux que uso atualmete, junto com o FreeBSD que é outro excelente sistema, gosto do jeito dela e da configuração do sistema.
Comentário de SdnNvs
pkg_add -r: O ArchLinux é muito boa distro. O colega citou o FreeBSD (suponho o ramo 6.x) e tb acho que é um excelente sistema. Uma pena que o comando pkg_add -r não instale as versões mais novas dos aplicativos em pacotes tbz. Valeu.
Comentário de Pedro Pedigoni Gonçalves
Excelente: Excelente... A unica coisa que falta é a tradução do guia do usuário ( "primeiros passos" ) para o Portugues do Brasil assim como um wiki com todos os artigos para nosso idioma... Quanto a distro, ela é excelente.... mta rapida e robusta... Só tenho um problema que é que toda vez que reinicio o computador, as configurações sobre o volume do som do sistema sempre retornam a "mudo". Mas tirando isso ela é perfeita D+... foi duro mas finalmente retirei o bom e velho Slackware que considerava imbatível...
Comentário de Douglas Soares de Andrade
Nada que um: : Nada que um:

# alsactl store

não resolva :)

Temos uma lista sobre archlinux em:

http://groups.google.com.br/group/archlinux-br?hl=pt-BR

Estão todos convidados a assinar :)


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004