Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carnê Leão 2006 não terá a versão nativa para Windows

A Receita Federal lançou a versão 2006 do programa Carnê Leão e há uma interessante novidade: foi desenvolvida apenas a versão java.” A nota foi enviada por Patrick (allan - patrick [a] gmail - com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Espero que o mesmo aconteça com a declaração de IR: Espero que o mesmo aconteça com a declaração de IR. Enquanto a versão java, que pode perfeitamente rodar também no windows, for tratada como uma versão exclusiva para os nerds que não usam o windows, nunca haverá o mesmo tratamento em termos de suporte e correções de bugs.

O ideal mesmo era nem usar Java. Poderiam fazer perfeitamente em Python ou C++ usando a wxwidgets ou Qt e disponibilizar binários estáticos para windows, linux, *BSDs, Solaris, etc. Cada vez que uso o amule (feito com wxwidgets) penso como não seria nada impossível ou absurda essa idéia.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de leonardo_lopes
Já se foi o tempo que eu fui: Já se foi o tempo que eu fui anti-java, o que eu acho era que eles poderiam fazer esse aplicativo rodar no kaffe, gcj, sablevm...

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de talex_bh
Programas da Receita: Uma vez eu li em um comentário postado aqui no Br-linux que o problema não é com o Serpro (quem faz os programas), mas sim com a Receita, que parece ter um lobby imenso da m$.

O problema que eu vejo é o seguinte: o programa do ir em java é usado pelo sujeito uma vez só ao ano, o carnê-leão é utilizado poucas vezes por ano (eu mesmo nunca vi alguém pagar carne-leão, já que o ir é retido na fonte da maioria das pessoas). Eles precisam portar os programas dirf, dipj, dctf, dimob, dacon e afins, pois estes sim são utilizados por empresas e em larga escala, durante todo ano; por isto acho que a receita ainda está arranhando a superfície do problema.

Se eles migrarem esta parafernália toda, fica bem mais fácil de o pessoal de Contabilidade (como eu) migrar para Linux (uma vez que já existem sistemas de contabilidade e erp's para ele, como o Microsiga, cujo cliente foi escrito em Qt).

Vamos aguardar - e torcer também - para que os garçons da m$ não contra-ataquem!
Comentário de nosklo
Fonte: O ideal mesmo era nem usar Java. Poderiam fazer perfeitamente em Python ou C++ usando a wxwidgets ou Qt e disponibilizar binários estáticos para windows, linux, *BSDs, Solaris, etc.

O ideal mesmo é disponibilizar o fonte!! Assim posso auditar se os cálculos estão realmente corretos...

Nosklo

Comentário de hamacker
Enquanto tiver pelo menos um: Enquanto tiver pelo menos um único programa do governo que necessite Windows vai emperrar a adoção do Linux por profissionais de rh/contabil pelo resto da vida.
Comentário de Julio Nascimento
Off Topic: Eu sei que é off mas também sou profissional de contabilidade e gostaria que vc(s) citassem programas contábeis que rodem nativamente no Linux.
Meu desejo é migrar o escritório pra Linux, mas ainda não é possível.

Julio
Comentário de nemesis
tá falando: de coisas como planilha, calculadoras ou gerenciadores financeiros?

planilha e calculadora vêm com a maioria dos desktops Linux padrão hoje. Seja a Calc do OpenOffice ou o excelente e rápido Gnumeric.

Para gerenciamento de finanças, há o GNUCash, semelhante ao Money da M$.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
www.brasil-info.com.br: www.brasil-info.com.br
Comentário de informado
O Serpro finge ser Linux desde criancinha: Você está enganado. A idéia e a execução de portar os programas para Java é 100% de funcionários da Receita. Depois dos funcionários da Receita escreverem o código todo do IRPF, a cúpula da Receita decidiu que quem cuidaria dos fontes daí por diante seria o Serpro, coisa um pouco difícel de entender.
Apesar das discussões filosóficas de Java não ser 100% livre, considero um grande avanço.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004