Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandrakesoft compra a Conectiva

Rafael Rigues (rrigues@linuxnewmedia.com.br) enviou este link do anúncio da Mandrakesoft e acrescentou: “A francesa Mandrakesoft, produtora do Mandrake Linux, acaba de anunciar a compra da Conectiva por 2.3 milhões de dólares. Um press release no site da Mandrakesoft detalha a atuação das duas empresas em seus respectivos mercados e menciona as vantagens da fusão, mas oferece pouco em termos de detalhes sobre o negócio. Com a aquisição a Mandrake leva "de brinde" tecnologias como o APT para RPM e o gerenciador de pacotes SMART, entre outras, desenvolvidas pela equipe da Conectiva.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
que tragedia pro software liv: que tragedia pro software livre brasileiro,perdermos nossa grande empresa linux logo pra empresa mais mercenaria do mundo linux,é pessoal vem ai o maldito clube pro brasil ,adeus conectiva.

obs: este clube sai muito mais caro que comprar um windows xp original.
Comentário de Patola
Com a aquisição a Mandrake: Com a aquisição a Mandrake leva "de brinde" tecnologias como o APT para RPM e o gerenciador de pacotes SMART, entre outras, desenvolvidas pela equipe da Conectiva.

Isso é uma vantagem praticamente nula no caso de software livre. O código está lá, disponível, e qualquer um (incluindo quem não comprou a Conectiva) pode levar essas tecnologias "de brinde".

O maior benefício que eles terão serão os cérebros da Conectiva, as pessoas que já têm familiaridade com o código dessas ditas tecnologias. Espero portanto que não os desperdicem.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de gilberto nunes
A UNIÃO FAZ A FORÇA (e não só acúçar:)): Acho bem positivo a união das duas Empresas...

Ambas poderão lucrar muito com isso.
E que irá lucrar mais ainda é o usuário.
Imagine todo o poder de penetração do Mandrake Linux nos Desktops e as facilidades implementadas pelo pessoas da Conectiva, como o já citado APT-RPM!
Isso vai dar o que falar, com certeza...
Comentário de brain
Notícia recordista: Um total de 23 leitores submeteu esta notícia para publicação nas últimas horas (obrigado!), e o BR-Linux está em um pico de tráfego nunca antes causado por uma notícia isoladamente. Se o site estiver lento durante a tarde de hoje, você já sabe a razão...
Comentário de vmedina
Já desconfiava.: O Site da CCL-BR está dando erro 509 direto.
Fiquei quase 30 minutos para entrar no br-linux.

Comentário de ricardomoc
As duas melhores: Na minha humilde opinião, as duas melhores se uniram. Sem flames. Sei que cada um tem uma opinião, que tem os que amam Debian (que eu respeito e gosto), Slack e outros. Mas, já imaginaram o Conectiva finalmente com um painel de controle a la Mandrake? Atualização do Mandrake com apt? Tudinho em português (não o de Portugal)? Um mundão de pacotes pré-compilados? Tá doido, tô louco para chegar a nova versão do Conectiva (ou será Mandrake) aqui no Brasil para usá-la.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de patrick
Mandrake clube: Não há qualquer obrigação em se associar ao mandrakeclube para utilizar a distribuição. De fato, uso o mandrake (9.1, 10.0 e 10.1) há um ano e meio e nunca me associei ao clube.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Giuliano
Como disse o ricardomoc, ache: Como disse o ricardomoc, achei a noticia muito positiva para o mundo linux!! A união das duas irá trazer muitos beneficios para o linux desktop.
Comentário de vmedina
O que será do Conectiva Linux?: E agora? Vira tudo Mandrake? Como ficam as coisas?

Eu gostava muito da direção que o CL10 estava tomando. Será que vai mudar? Será que vai ter um "clube" para pegar as ultimas atualizações e novas versões? Cara, isso parece tão errado!

No final das contas acho que a comunidade brasileira perdeu sua maior empresa de Linux e um grande exemplo para quem duvidava da força do Linux no mundo dos negócios.

Uma notícia como essa só poderia congestionar o BR-Linux mesmo.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
sim naum precisa ser socio ma: sim naum precisa ser socio mais tb naum terá nada alem de um linux pela metade,sem os melhores programas e pior sem atualização de exploits,pq tudo isso so pro clube,que repito sai bem mais caro que comprar um windows xp,pessoalmente acho esta venda da conectiva uma tragedia pro linux no brasil.
Comentário de miguel
Adeus Conectiva: Acho difícil a Mandrake mudar sua distro, colocando características do Conectiva nela, não que isso não vá acontecer. A Mandrake sim está levando toda a cartela de clientes da Conectiva, incluindo, em potencial, o Governo Brasileiro.

Fica muito mais fácil para a Mandrake entrar em uma licitação agora.

Adeus Conectiva.
Comentário de vmedina
Só o tempo dirá!: Mas não estou muito otimista!
:/

Comentário de gilberto nunes
Qual será o novo nome???!!!: Fico aqui imaginando qual seria o nome da nova distro:

Madrativa
MandrakeTiva
ConecDrake

Comentário de hamacker
Será que a marca Conectiva irá sumir ?: Será que a marca Conectiva irá sumir, ou continuará a mesma no mercado Latino. Porque se houver apenas "Mandrake" acho que eles apenas compraram o know-how da conectiva e cartela de clientes, uma pena pois a marca "Conectiva" tem um forte apelo no mercado nacional.

E justo agora que a Conectiva tinha acertado depois da lambança do CL9 e fez um CL10 impecável.
Comentário de Patola
Clube Conectiva/Conecdrake/Mandraktiva: Eu gostava muito da direção que o CL10 estava tomando. Será que vai mudar? Será que vai ter um "clube" para pegar as ultimas atualizações e novas versões? Cara, isso parece tão errado!

O Clube Mandrake é mais do que isso, mas de qualquer jeito, um "Clube Conectiva" era algo que os usuários da distribuição (eu, inclusive, quando a usava) pediam há bastante tempo! Não me parece "errado" não.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de hamacker
Mandrakectiva iria ser ilári: Mandrakectiva iria ser ilário. :)
Comentário de vmedina
Não gasto dinheiro para entrar em "clubinhos!": Eu já comprei o CL9, porque além de gostar da distro ela era brasileira. Agora pagar para receber updates e participar de um "Clube" não é o meu barco! Ainda mais clube capitaneados por industrias estrangeiras.

Citando Groucho Marx: "Eu não quero me juntar a clubes que aceitam pessoas como eu."(tradução aproximada).
Comentário de Tércio Martins
Não gostei muito da união d: Não gostei muito da união das duas empresas. Como foi a Mandrake quem comprou a Conectiva, a empresa brasileira tenderá a virar uma sucursal da primeira por aqui. E, a partir de agora, todas as decisões que a Conectiva fizer estarão embaixo da vontade do grupo francês.

Quem sabe surja alguma outra empresa que tome o posto da Conectiva, defendendo os interesses brasileiros no desenvolvimento do Linux, como a Conec antigamente fazia.
Comentário de Cavedon
Fantástico: Tomara q tenhamos noticias boas daqui p/ frente...
Boas as duas são...

Falta entrosamento...
Po... o rumo q a conectiva estava tomando realmente estava mto show...
Tomara q continue assim...
Comentário de Patola
Interseção positiva ou negativa?: Resta saber se a interseção resultante das distribuições - se for acontecer - será uma interseção dos defeitos/bugs ou das qualidades/vantagens...

(ex.: os bugs do Mandrake Linux com a pouca quantidade de software do repositório da Conectiva, ao invés do polimento de pacotes da Conectiva com o esmero com facilidade do Mandrake...)
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Não concordo com nada acima.: Não concordo com nada acima. Primeiro a Mandrake esta longe de ser a mais mecenaria ou mesmo mercenaria, sempre liberou as isos, sempre contribuiu e muito para projetos como KDE etc etc.

Quanto a conectiva não sei qual a opiniao geral, mas sempre vi muitas criticas e insultos, ha sim ao redor dela aquela historia "é o brasil de linux" (chuteiras), mas jah vi compararem a conectiva a projetos do tipo: cd bootavel do knoppix + temas para kde, o que sempre achei injusto e ridiculo.

Bem a conectiva é uma empresa e se para suas financas é melhor assim... que seja. Espero que o produto melhore e que o fato traga alguma exposicao na midia para o linux.

Comentário de Wconserta
União para encarar RedHat e Novell ??????: Para Mim isso pode ser uma união das duas empresas para tentar encarar o RedHat e Novell pode se dizer que agora o a Mandrake é agora a 3 maior empresa em Linux comercial com a compra da Conectiva , eu só espero que seja mantido as duas distro em separado ou seja que se tenha Conectiva 11 (snapshot atualmente) e o mandrake 11 sem mistura

e que seja benefico para o Brasil isso assim o que sera que o Aurelio e outros funcionarios da CL estão achando desta fusão ???? (compra falar a verdade pela mandrake
Comentário de Alexandre_Martins
O nome é o de menos...: Não importa se será só Mandrake, só Conectiva ou Conectiva Mandrake, Mandrake Conectiva ou um híbrido dos dois nomes. Efetivamente o que vejo de importante são dois aspectos:
1) o crescimento a nível de desenvolvimento pois, independente das formas de inserção do mercado (espero que a mandrake estabeleça um valor brasileiro e não "francês" para seu clube), são duas distribuições de respeito, a Conectiva, antes do adeus, teve a dignidade de se redimir com o CL 10 e 10++, dos desastres que o sucederam (CL 8.0, CL 9.0, CL 9.0++).
2) Lamento a perda da nacionalidade de nossa maior empresa Linux, terminamos de certa forma perdendo espaço para uma multinacional, e sabemos o que isto significa do ponto de vista da economia e da soberania de um país, ainda mais nesta área de TI.

Ok, temos outras empresas nacionais, torço (sem querer jogar areia na empresa da Mandrakesoft) para que a Insignesoftware Linux, a Console Linux, TechLinux, Definity Linux e iniciativas como o Kurumin Linux, Kalango Linux, BigLinux, cresçam e tenham condições de (colaborando no campo do desenvolvimento) competir pelo mercado Linux Brasileiro que, para além da base da Conectiva e das empresas/distribuições citadas, está aí por ser conquistado.

No mais, Augusto, creio que esta é para a comunidade Brasileira uma das mais importantes notícias que veiculaste nos últimos tempos, senão a mais importante de todas. Levei um susto quando abri o navegador e dei de cara com a manchete, fiquei atônito. Parabéns pela primícia.

Alexandre
Comentário de Lucar
Acho que isso é mais uma pas: Acho que isso é mais uma passo para união e padronização das distribuições. Sobrevivera o melhor sistema linux, vejo isso como uma boa oprtunidade de crescimento e organização geral do linux, afinal não podemos negar que o Mandrake e Conectiva são exelentes distribuições.

Esperem o melhor e não o pior, temos que ver essa negociação como um passo a mais para o linux.
Comentário de patrick
Mandrake clube: Seria interessante você publicar a origem dessa informação, pois executo diriamente o urpmi e recebo os updates sem precisar me inscrever no clube. E os softwares não disponíveis na versão download/pública são os comerciais, que tampouco estão disponíveis nas outras distribuições livres.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de vmedina
Que tal isso de errado?: O Clube Mandrake é mais do que isso, mas de qualquer jeito, um "Clube Conectiva" era algo que os usuários da distribuição (eu, inclusive, quando a usava) pediam há bastante tempo! Não me parece "errado" não.

Realmente, o Clube não é só isso. Além de atualização antes do resto da comunidade, só quem é do clubinho pode votar por programas novos, tem acesso para a "knowledge base" da companhia, drivers e aplicações proprietárias entre outros privilégios. Pela bagatela de 120 euros! Isso é 413,733 reais[1] por ano no plano recomendado. Fala sério! Eu paguei R$ 100 no CL9 e ganhei 6 meses de suporte. Supondo que comprasse outra caixinha vinha mais 6 meses e pagava mais R$100!

A tabela de preço é mais ou menos essa:

Plano------Preço anual[1]
Standard---207,025 reais
Silver-----413,733 reais
Gold-------2070,252 reais
Platinum---4140,504 reais

Rapaz não tem nada de bom para brasileiro duro aqui não. E se eles praticarem preços especiais para o brasil todo mundo que for se filiar vai dizer que é brasileiro! Agora, vai me dizer que 200 reais é um preço bom?

E esse problema?

[]s!
[1]Conversão feita pelo site http://noticias.uol.com.br/economia/cotacoes/
Comentário de ricardomoc
Primícia: Primícia significa ser o primeiro? No site noticiaslinux saiu antes. Não querendo desmerecer o site, pois para mim, aqui é o melhor.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Oliver Pereira
Mania de falar mal...: Desde quando o Mandrake clube detem os uptades exclusivos do mandrake ?
Os updates de segurança estão ligados ao mandrake update( que é apenas uma interface para a atualização via ftp/http dos pacotes) é não ao clube.
O clube tem algumas vantagens é claro ! Acesso antecipado a betas e nosvas versões, veja são novas versões e não correções !!!
Eu não entendo essa atitude o MDK como qualquer distribuição pode ser atualizada via sources ou via rpm de outras distribuições,por isso não vejo isso como algo mal...é sim preguiça de por a mão na massa e testar e compilar...
A mandrake tem como caracteristica de incluir sempre as ultimas atualizaoes de softwares o que as vezes é bom ex: suporte a hardware e as vezes é ruim pois alguns possuem uma certa instabilidade, mais geralmenta sai rapidamente no Mandrake update as atualizações.
Eu particularmente não gosto do Conectiva mais isso já questão de gosto pessoal devido a experiencias complicadas...
Concluindo, até q enfim..acho que será bom para ambas é talvez melhorainda para nós.
ps. Esse papo de nacionalismo eu gosto do meu País, mais só uma coisa estes caras q geralmente falam isso tomam coca-cola também, certo ou vai dizer que DOLLY[100% Brasil] :-)


Oliver Pereira
Comentário de Tércio Martins
É triste dizer isso, mas...: ...infelizmente as duas empresas se concentrarão em fazer uma só distrô, pois o Jaques Rosenzvaig, CEO da Conectiva, disse na reportagem: "A fusão também posiciona a empresa resultante como uma distribuição líder mundial de Linux".

É a morte do Conectiva Linux!
Comentário de Tiago_Cruz
Concordo contigo: Em gênero, número e grau.

Essa com certeza é uma notícia importantíssima para nós, da Ilha de Vera Cruz.

Fiquei mais branco do que já sou quando vi a notícia, e parei imediatamente meu serviço para lê-la com atenção!

Eu vejo com bons olhos como os demais, eu que fui tradutor da MandrakeSoft da versão 8.1 até a 10.0 e hoje, colaborador de distros nacionais como Kurumin e Conectiva, estou muito ancioso para ver no que isso vai dar!

Abraços
Comentário de Kid-X
obrigado augusto, eu também: obrigado augusto, eu também havia te submetido esta notícia, mas foi bom você não ter publicado, eu achei boba a matéria e o John C. Dvorak parece daqueles idealizadores de planinhos do tipo "cebolinha vs. monica".
___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de hamacker
tudo bem, ser pessimista é bom.: tudo bem, ser pessimista é bom.
Se sua previsão se concretizar voce já estava preparado e se não concretizar fica melhor ainda :)
Comentário de André Simões
Gostei...: Gostei de ConecDrake.


André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells


Comentário de Ednei Pacheco
Confirmo, Augusto. Antes de m: Confirmo, Augusto. Antes de me conectar, esta era a 4a tentativa de acessar teu site (e o fórum, que gosto muito). Só agora consegui! &;-D

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de vmedina
Você nem sabe...: ...como quero estar errado agora! :)

[]s!
Comentário de Roger de Almeida
Isso é bom para o Brasil?: Se a Conectiva escutasse os usuários assim como a MandrakeLinux faz, talvês seria a Conectiva a comprar a Mandrake.

Não obstante, o que a MandrakeLinux fez, foi "comprar" o capital intelectual da empresa Conectiva, pois é sabidamente um dos melhores do mundo. Além disso, ela está de olho no mercado mais "avançado" no uso do software livre, pois, para onde qualquer governo sinaliza, o mercado vai atras. Desse modo, como o Governo Brasileiro sinalizou em favor do S.L...... já sabem.

Mas lendo os comentários acima, notei falta de razão em condenar esse venda. Isso faz parte do mundo capitalista. Se vocês recordarem um pouco, a mandrakelinux pediu concordata a alguns anos, mas hoje consegue comprar uma grande empresa que é a Conectiva, do outro lado do mundo. A Novell comprou a SUSE e assim por diante.

Mas voltando ao inicio do texto, se a Conectiva lançasse um clube semelhante ao do Mandrake, com certeza ele teria um capital muito maior. Desse modo, a Conectiva poderia criar novos produtos, criar centro de pesquisas e fomentar ainda mais o mercado de software livre brasileiro.

Mas a visão dos gerentes da Conectiva é míope e a audição é de uma cobra.

[]
Roger de Almeida










Comentário de vmedina
RAPAZ! Sinistra essa!: E o pior é que acho que ele tem uma certa razão. Não sei se é possível, mas se fosse o que ele descreve nessa matéria é muiiiito sinistro!

[]s!
Comentário de André Simões
Se liga no número...:
Provevelmente o Conectiva 11 e o Mandrake 11 já devem sair com programas iguais e talvez fusão ocorra na versão 12, que na minha opinião deve ter outro nome e já atender ao tal LCC (ConecDrake?! :D).

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Xtian Xultz
Mandrake: Como uso Mandrake desde a versao 7,2 e nao consegui mais usar nenhuma outra distro, prah mim foi uma boa noticia. Sem contar que como a Conectiva fica a dois bairros de casa, vou poder comprar a caixinha e nao ter que fazer downloads de mais de uma semana.
Pode ateh ser que me inscreva no Mandrake Club, desde que tenha piscina e quadra de esportes... eu nunca entrei na sede da Conectiva, mas acho que lah nao tem espaco prah isso...
Comentário de Edson
Sou brasileiro: Sou brasileiro acima de tudo, uso CL10 e a partir de agora terei que deixá-lo, parto para Litrix, Kurumin, Insigne ou qualquer outra que me agrade, desde que seja brasileira.

Comentário de Paulo Zambon
Mais um link sobre a notícia: Olhem aqui mais um link sobre a notícia:

http://www.linuxcompatible.org/story42425.html

Augusto,

O contador deste tópico só mostra 3 comentários! =(
Comentário de Flavio Moreira
Parabéns a Conectiva e Mandr: Parabéns a Conectiva e Mandrake !

Não poderia ter ocorrido nada melhor para a Conectiva.

É melhor ter um Mandrake 100% adaptado à realidade brasileira do que um Conectiva que já teve no passado o seu grande momento e que por adversidades da administração e cenário de TI não conseguiu se impor no mercado - com reflexo no desenvolvimento tecnológico.

Trabalho, Sorte e Sucesso !


Comentário de Ednei Pacheco
Reduz-se a desfragmentação: Lembram-se da questão da desfragmentação? Apesar da "extinção" da Conectiva, teremos uma vantagem interessante: ao invés de entrar mais uma distro no mercado, teremos a união de duas para fortalecer uma só, independente do nome à ser adotado. Além disso, poderemos concentrar as duas comunidades (usuários das distros) para auxiliar ma melhoria da nova distribuição que virá. &;-D

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Wconserta
Eu acho isso tambem: Melhor observarmos como vai ser as atualizações do snapshot que é o futuro conectiva 11, mais vejo que vai ser como disse cl 11 e mdk 11 ai depois uma distro apenes

ou melhor ainda

conectiva para empresas como uma distro entepriser ala rehat e suse

e mandrake para destop

ehehe quem sabe possa se manter oi nome Conectiva que mais profissional do que mandrake
Comentário de vmedina
Tente o Debian-BR-CDD!: Essa agora vai é a minha primeira escolha, enquanto não sei oque vai sair desta coisa louca!
O Debian-BR-CDD é muito bom, e você pode sugerir novos pacotes só fazendo um ticket pro pessoal do projeto. Atualiza sempre rápido e com mais uma vantagem: Você não precisa entrar em clubes! :P

Tente lá!

[]s!

ps: sim, eu estou odiando a idéia de clube! Desculpem por bater na mesma tecla! :)
Comentário de Cavedon
Vejam pelo lado bom: Foi uma: Vejam pelo lado bom: Foi uma empresa de linux que comprou a conectiva... imaginem se fosse o banco real (ou algo genero)...

Pelo menos temos certeza da continuidade deles no mercado (que é o que garante o nosso emprego...)

:D
Comentário de Flavio
Nossa.. : Nossa..
Que idiotice!
Nunca li tamanha besteira..
Você usa o linux por ele ser brasileiro e não por ele ser bom?
Tá certo, temso que dar uma força ao Brasil e tal, mas o que adianta você usar algo só pela nacionalidade do produto?
Eu usava o Conectiva, comprei as duas ultimas versoes (pq eu realmente gostava, não pq era brasileira) e depois que comecei a usar o Suse, não mudo de jeito nenhum. Sem me importar a nacionalidade da coisa.

Como disse alguém aí... Toma Dolly então e deixa a Coca-Cola de lado..

Putz!
Comentário de RATCida
E por acaso se a MandrakeSoft: E por acaso se a MandrakeSoft liberar toda a distribuição você banca a grana que o clube dava, caso a resposta seja negativa não reclame faça melhor que a MandrakeSoft e libere sua distro por aí.
Comentário de vmedina
Ei! Temos que ficar do lado dos nosso desenvolvedores!: Eu não usava só por ser brasileira, mas isso também contribuiu.
Eu acho que devemos apoiar as nossas distros, afinal se nós não fizermos isso....

[]s!

ps: Ah! Eu tomo coca-cola também! :) Nunca provei o Dolly mas tem uns refrigerantes em curitiba muito bons. Também me amarro no Mineirinho(Já ouviu esse?) e no TOBI! :P


Comentário de challado
Que tristeza...: Eu fiquei triste com essa notícia, gente. Sabem por que?

Eu gosto muito da Mandrake... Só que agora se foi a distribuição que eu mais gostava que era o Conectiva Linux. Tenho todos os cd's originaizinhos aqui desde o Conectiva 7.0. Fiquei um pouco chateado por ver uma distribuição nacional que achava forte ser agora de uma empresa internacional. É uma pena.

Minha opinião pessoal: o Conectiva vai ser modificado e será o mandrake, e com o tempo a distribução irá sumir.
É o que eu acho.


Boa sorte para a nova união. Tomara que quem ganhe seja o Linux e os usuários do GNU/Linux no Brasil.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Poesia concreta: Escrevi há algum tempo um poema concreto homenageando a Conectiva e vejo que esta é a hora perfeita para publicá-lo. É assim:

Conectiva

Bem que te vi
Com o que é que tu vives
Connect viva

Conflito tive
Contrito estive
Connect evil

Tu que me viste
Revista reviste
Invista no triste
Com vista em riste
De mim não desiste

Bem viva te vi
Viva pra ti
Pratique tupi
To be not to be

CO-NEC-TI-VA
Comentário de David Junior
O empurrão definitivo do linux no brasil: Concordo plenamenente flávio, acho união desses dois gigantes do soft livre positivíssimo, pois não esquecamos do know-how da mandrake no mercado europeu,que é grandíssimo e adptando-se isso à equipe brasileira podemos esperar um mandrake-br de altíssimo nível.
Não esquecamos também do leque de clientes que a conectiva deixou de erança para a mandrake neles incluso o EXERCITO e GOVERNO brasilieros.

Na minha opnião esse era o empurrão definitivo para o linux embarcar de vez no Brasil. Uma distro muito avançada, fácil, com suporte e vendas locais. BOA SORTE Conectiva/mandrake nessa nova empreitada!! =)


Comentário de Patola
Clube Mandrake x Suporte.: Fala sério! Eu paguei R$ 100 no CL9 e ganhei 6 meses de suporte.

Mas o Clube Mandrake não é - nem nunca foi - só suporte.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de vmedina
Olha só!: Em duas horas e meia já tem mais de 50 comentários!
Putz! Isso vai virar um recorde de todos os tempos? :)


Comentário de André Simões
E eu que pensava ...: ... que já tinha visto de tudo.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O rei está morto. Viva o rei!: A Conectiva "merjou" com a Mandrake? Viva o Freedows!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
podem apostar que o primeiro: podem apostar que o primeiro passo será a criação da porcaria do clube ,alias é legal esta droga de mandrake sei la de que vender os drivers da nvidia neste maldito clube???

pergunto pq eles veendem o driver no tal de power pack que diga se custa uma fortuna pra padrões brasileiros,mais o driver é produzido pela nvidia,isto é legal?

ja vi que linux no brasil agora que afunda de vez,esta mandrake vem ai pra explorar ,assim como as telefonicas trazidas pelo fhc ,oapagão depois das privatizações do setor eletrico,logo o linux da mdk estara custando bem mais que um windows xp original,lamentavel,naum poderia ter noticia pior que esta maldita venda.
Comentário de Aurélio Marinho Jargas
opinião: bon jour, je m'apelle aurreliô ;)

eu gostei. teremos novos ares, novos objetivos, uma renovação. e o bom é que continuaremos em curitiba, continuaremos trabalhando com linux, tudo normal.

acho que é um passo natural, a fusão é uma das maneiras da empresa crescer.
primeiro um sobrado no parolin, depois um prédio no cristo rei, agora ajuntada
com uma francesa.

enquanto o quake do fim do expediente continuar rolando, está tudo bem :)

falouzz
Comentário de utopico
É, pois é: Primeiro foi a Revista do Linux. Agora a distribuição...
Comentário de Anônimo
PUTZ: O cara fez um poema da conectiva... meu Deus, ajude esse nerd
Comentário de LeandroTC
Até que enfim!: Acho que foi a melhor coisa essa para a Conectiva. Agora, teremos uma verdadeira *distribuição* por aqui!!!!
Podem me xingar à vontade os mais xiitas e fanáticos, mas a distribuição ser nacional diz muito pouco se a maioria dos pacotes não é criado aqui. Pode ser que esteja falando sem muita informação, mas já penei muito com o Conectiva Linux e ele mais me causou problemas do que me criou soluções. O Suporte deles idem.
Depois, fui muito feliz usando Mandrake e hoje mais feliz ainda usando SuSE! O Conectiva, na minha opinião, nunca foi uma distribuição coerente, apesar das boas coisas que eles trouxeram e que já foram citadas.
Comentário de Tango
Estou impressionado. Não sei: Estou impressionado. Não sei o que dizer. O pessoal da Conectiva pode estar feliz com essa história, mas sinceramente, eu lamento muito. Meu espírito nacionalista não pára de me dizer que o país teve uma grande perda.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de RC Lages
Só existem uma verdade aqui...: Foi a Mandrake que comprou a Conectiva!!!

Esqueçam essa estória de fusão, troca de tecnologia, desenvolvimento de parceria e respeito à história do Linux no Brasil. As decisões, como em toda aquisição (não fusão) passam para a matriz e babaus os interesses e projetos dos que foram comprados.

A Conectiva está com os dias contados, certamente irá trocar de nome e teremos uma mera filial da Mandrake no Brasil. Se algumas poucas inteligências restarem, será ótimo, mas a demissão em massa será inevitável para o enxugamento da empresa.

Esta é a sina das empresas brasileiras mal geridas e que cresceram além de suas próprias pernas. Os únicos a lucrarem realmente aqui são os sócios que estarão levando uma bolada e talvez ótimos cargos na nova estrutura administrativa. Sem contar os tais investidores que estão tirando um peso das costas num negócio que nada entendiam.

E viva a globalização... até que a Mandrake seja comprada por outrem.

Comentário de beckmann
para sua informação, o ABN: para sua informação, o ABN era um dos principais acionistas da conectiva :P
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Pior é que é verdade...: Pior é que é verdade...
Comentário de Mário
Free não é grátis: Quando que uma parcela dos usuários de software livre vão entender que Free Software não quer dizer que o software necessáriamente é de graça? O próprio fundador da FSF, Richard Stalman diz iiso!
Qualquer pessoa ou empresa tem o direito e precisa ser remunerada pelo seu trabalho.
Alguém aqui vive sem dinheiro? Eu não. Tenho mais três bocas para alimentar.
No caso da Mandrake, se você quiser, junte-se ao clube, não quiser, não se associe!
Se vc se sentir prejudicado por não fazer parte do clube, vc tem o direito de usar qualquer outra distribuição, são todas livres.
Toda vez que alguém ligado ao Software Livre fala em cobrar por alguma coisa, parece que está cometendo a maior das heresias.
Todo mundo criticou a Red Hat quando disse que só se preocuparia com usuários corporativos, mas o Fedora está aí, qual a diferença?

Comentário de brain
Até que demorei: Não sei se fui o primeiro a publicar, até acredito que não - o anúncio saiu bem antes do meio dia, e eu publiquei depois das 13h.
Comentário de Alexandre_Martins
Primicia: No Brasil primícia é uma marca de bolsas ;-), mas eu a utilizei no sentido que possui em espanhol que não tem acento (foi erro meu) e significa exatamente ser o primeiro, uma tradução aproximada e em gíria seria "um furo" utilizado por nossos "periodistas".

Que bom que o noticiaslinux tenha publicado antes, e tomara que todos os sitios de notícias sobre linux, inclusive os extrangeiros publiquem também para que o debate possa enriquecer-se ainda mais.

Quanto ao meu agradecimento, foi exclusivamente pessoal, para mim, a "primícia" aconteceu exatamente aqui e estou seguro que para muitos leitores também, tanto que relatei meu espanto, e creio que em qualquer sítio quem possui interesse pelo mundo Linux que tome contato em "primicia" com o fato espantar-se-á.

Abraços.

Alexandre Martins
Sítio sobre Psicologia Científica
www.nuca.org.br - Florianópolis - SC
Comentário de Henrique Paiva
APT vs URPMI: Concordo com ricardomoc, mas discordo no tocante ao apt. Acho que o URPMI nao perde em nada para o APT, exceto pelo fato de ser menos popular.
Comentário de Renato
Vou ficar mais exigente.: Sempre gostei das duas distros, mas sempre notei falta de polimento nas duas distros. O Mandrake com um português brasileiro cheio de erros e drake tools com muitos bugs. O Conectiva que só funciona bem com a instalação padrão, com instalação customizada fica triste de ver. Mas estes detalhes não me impediram de usá-los com gosto e vontade, agora vou ficar mais exigente e crítico. Confesso também que estou muito ansioso pelos frutos desta fusão. Se o fruto não for doce procuro outra distro. Uso Slackware hoje, mas posso usar DrakeTiva amanhã. PS: Eu deveria ter comprado umas ações da conectiva! Sniff. ;)
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
a suse é um exemplo de suces: a suse é um exemplo de sucesso de software livre naum gratis que da certo,é rentavel e nem por isso usa uma politica tão mercenaria e ridicula como esta porcaria de distro francesa chamada mandrake.

o nome ja diz tudo,hehehe.
Comentário de HAmc
Ótimo para o Software Livre...: Péssimo para o Brasil.


Comentário de heliocastro
Bom, não é assim que vemos as coisas do outro lado: É bem simples.
Sim, a Conectiva está com os dias contados ? E por acaso uma aquisição de 100% das ações é o que ? É claro que se precisa fazer isso parecer ruim, terrível para chamar a atenção para seu post, tudo bem. Antes de começar, as duas empresas estavam no azul, obrigado.
Mas ao contrário do que você está falando com propriedade:

- Nossos projetos estão bem, obrigado, e a respostas dos nossos clientes foram tão positivas que algum dos maiores projetos estão sendo renovados enquanto você escrevia.

- Filial ? Bom se você chamar um lugar com 60 pessoas que J
Comentário de Helvécio
Bom ou Ruim: Só o futuro dirá se foi bom ou ruim.

Vai ser bom ser a MDK realmente deseja manter uma versão ´localizada´ para o Brasil (pouco provável).

Vai ser ruim se ´fecharem´ a Conectiva levarem todo conhecimento para a ´Matriz´.

Com certeza vamos perder uma distribuição voltada para a realidade Brasileira, com suporte para o hardware encontrado no mercado brasileiro.

Resta aguardar !
Comentário de Manoel Pinho
Opinião: Uso as duas distribuições e vejo essa notícia como algo que era muito provável de acontecer e natural do ponto de vista mercadológico.

As duas distribuições nasceram do Red Hat com a intenção de suprir algumas deficiências daquela distribuição em épocas diferentes.

A Conectiva, que surgiu antes, começou como um Red Hat traduzido para o pt_BR e "tropicalizado" (com melhor suporte aos hardwares ordinários que são comuns aqui). Isso foi exatamente o motivo do grande sucesso que fez no Brasil, quando a maioria nunca tinha ouvido falar de linux. A Conectiva foi extremamente para a popularização do linux no Brasil e, como uma empresa sediada no Brasil, deu uma visão do linux como uma solução viável e séria. Depois que se dissociou da Red Hat, cometeu vários erros comerciais (como se voltar mais para as versões enterprise e esquecer as versões desktop, que deram a ela a popularidade) e vários deslizes técnicos (lançamento de versões com testes insuficiente e alguns problemas). Acho que a injeção de capital feita por bancos, que não entendem nada do negócio da Conectiva, foi o que contribuiu mais para essa sucessão de erros. Entretanto quem acompanhou as várias versões do CL notou uma mudança radical na versão 10 e dessa vez o que ficou claro é que as decisões pasaram a ser mais técnicas, feitas pela ótima equipe de desenvolvimento que conseguiu ser mantida, mesmo depois de muitas demissões.

A Mandrake nasceu na época em que a Red Hat começou a demonstrar claramente que iria direcionar seus esforços para as versões enterprise, deixando a versão desktop para segundo plano (bem antes de ter criado o Fedora), e iria fazer o máximo para promover o gnome como desktop padrão da sua distribuição. A distribuição Mandrake nasceu então como uma distribuição compatível com a Red Hat e tendo algumas vantagens, como a padronização do kde como desktop principal (que na época era bem superior ao Gnome), pacotes compilados para i586, instalador amigável e com melhor detecção de hardware, o "painel de controle" para facilitar a administração, etc. Fez sucesso justamente por isso. Nas últimas versões melhorou muito a questão da tradução de programas e do instalador para pt_BR.

Bem, a Mandrake fez um ótimo negócio comprando a Conectiva. Terá uma equipe brasileira muito competente e criativa e certamente incorporará muitas das ótimas idéias que surgiram no CL, como o smart (que está sendo desenvolvido para o CL11), e que provavelmente substituirá o apt-rpm e o urpmi como ferramenta de instalação e atualização de pacotes. A boa qualidade de tradução para pt_BR e es do CL agora será incorporada ainda mais facilmente com uma equipe profissional brasileira, o que significa um Mandrake ainda melhor como desktop no brasil. A Conectiva tem desenvolvedores-chave do kde (Hélio), kernel (ACME) e outros feras que com certeza ajudarão a Mandrake a ser ainda melhor.

Além disso, a Mandrake ganha uma fatia importante do mercado brasileiro, garantindo uma presença oficial no Brasil com cursos, suporte, etc, que estava fazendo falta. A Mandrake precisava mais do que escritórios de representações pequenos. Com essa aquisição, ganha forças para enfrentar a Novell/Suse e a Red Hat.

Do ponto de vista da Conectiva, eu acho que pode não ter sido o destino que sonhavam tempos atrás, mas em compensação ela foi adquirida dessa vez por uma companhia do ramo, que irá ouvir muito mais argumentos técnicos do que financeiros em grandes decisões. É uma empresa estrangeira sim, mas na minha opinião pessoal se fosse comprada por uma empresa americana como a Novell por exemplo, seria pior para a Conectiva pois teria menos autonomia.

Além disso, não entendo por que tem gente aqui tacando pedras na Mandrake por ter um clube de usuários pago, se as outras empresas estrangeiras de linux fazem coisas muito piores. A Red Hat largou os usuários que não pagam com uma distribuição (Fedora) que é feita para ser um eterno beta da versão paga (ela mesmo diz isso). A Novell melhorou um pouco a política de distribuição de imagens iso do Suse mas você ainda não tem a mesma liberdade de baixar as imagens como no Conectiva Linux ou no Mandrake (a versão paga tem apenas pacotes proprietários a mais, que não importam muito para a maioria dos usuários).

Eu bem que gostaria de estar lendo uma notícia inversa, da Conectiva estar comprando a Mandrake para ter maior presença na Europa e EUA, mas pelo menos estou vendo algo positivo na manutenção do excelente corpo técnico da Conectiva. Se o nome da distribuição vai mudar para Mandrake, Mandraktiva, Conecdrake, etc isso não importa. Pior seria se estivéssemos vendo uma notícia de falência da Conectiva ou aquisição pela Microsoft ... :-)

Pensando puramente como usuário do Conectiva Linux, acho que alguns dos problemas/desvantagens do CL podem desaparecer com essa fusão das 2 distribuições:

1) A detecção de dispositivos do Mandrake é uma das melhores

2) O Mandrake tem um repositório de pacotes bem maior e nós teremos a possibilidade de usar pacotes feitos por usuários europeus, americanos, etc

3) Os desenvolvedores da Conectiva terão mais sossego para trabalhar, com essa parte financeira mais resolvida (pelo menos por enquanto)


Pensando puramente como usuário do Mandrake Linux, acho que alguns dos problemas/desvantagens do Mandrake podem desaparecer com essa fusão:

1) A tradução para pt_BR e es melhorará ainda mais, e com certeza será a distribuição com maior índice de internacionalização pt_BR

2) Será fácil treinar funcionários no Mandrake pela existência de uma rede de cursos no país

3) Haverá um suporte mais avançado (não robôs típicos de call-centers) e consultoria no país, feita por brasileiros e em português


Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
é claro que isto significa u: é claro que isto significa uma enorme perda pro linux e pro software livre no brasil,estou muito mais muito chateado com tudo isso,uma grande e irrecuperavel derrota pra todos que lutam e acreditam no software livre neste pais, claro que funcionarios da ex conectiva ou ex acionistas jamais vão admitir esta realidade que so sendo cego para naum ver,mais uma derrota pro sfl no brasil.
Comentário de Usuario do Mandrake Linux
Eu vo falar a minha opinião.: Eu vo falar a minha opinião.

Eu uso Mandrake Linux a uns 6 meses, conheço Linux a 1 ano +-, eu acho q uma fusão entre distros não vai acontecer, eu acho que a MandrakeSoft, comprou a Conectiva pra tira-la do ''jogo'' e pra se transformar numa distribuidora dos produtos Mandrake no Brasil (ja ja vai mudar pra Brazil).

O governo frances tirou a mandrakesoft da falencia e pagou pra mesma milhões de euros pra eles criarem um sistema seguro e estavel pro governo frances (o Mandrake Corp Edition deve ser o 1º resultado do investimento da frança na mandrakesoft), o governo brasileiro poderia ter feito o mesmo com a conectiva pra tirar ela do buraco e para se livrar dos sistemas ms (ja q o governo busca por alternativas mais baratas) SIM o governo poderia ter feito isso, mas NÃO fez, agora mais uma excelente empresa brasileira foi pro saco.

Eu acho que a MandrakeSoft não vai dar continuação a distro conectiva e nem pro cd de atualização do cl10, mas eu acho que a mesma vai usar o intelectual do pessoal da conectiva pra adicionar um recusinho aqui e outro ali (eu espero que com essa compra a tradução pt_br seja perfeita).

Porque eu uso o Mandrakelinux:

1º Ela é a UNICA DISTRO que DETECTA TODO O MEU HARDWARE
2º Ela vem com muitos codecs de audio e video (eu uso o meu pc principalmente pra ouvir música)
3º Eu tenho a versão PowerPack que peguei via bittorrent sem pagar nada (sei que isso é ilegal, eu pagaria por essa distro se eu tivesse grana, mas eu não tenho eu sou apenas um estudante de 16 que cursa o 3º Col), nessa versão vem com o driver da nvidia e com uma porrade de pacotes (eu odeio distros q vem com poucos pacotes)

Porque eu uso Linux (eu tenho uma outra partição que nela eu ponho sempre mais uma distro linux pra testar):

1º Eu uso Linux porque eu gosto desse sistema pela a organização das pastas, o poder da flexibilidade dele, em especial do KDE, do gerenciamento dos pacotes RPM, da estabilidade (nisso a mandrake deixa a desejar) da velocidade, da adiministração da ram (isso o linux bate de 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 a 0 no win)
2º Eu começei a usar linux porque eu ja tava de saco cheio de ficar pegando spywares e tava de saco mais cheio ainda dos programas de windows que só entulam o pc, são todos pagos eu preciso passar a tarde a busca de um crack e nisso eu pego mais spywares, os programas de win acessam a net num sei pra que e mais um monte de razões que eu não vo escrever porque estou com preguiça.

Resumindo:
Eu gosto muito das 2 distros (ja usei o Conectiva 10), a minha distro favorita é a Mandrake, embora a empresa que fabrica ela seja ums ***s mercenarios do *********, mas uma empresa precisa de grana e lucro pra sobreviver, isso a Conectiva não tinha e por isso veio a Mandrake e comprou ela, agora eu esperp que as politicas de negócios da mandrake mudem e que eles não demitam os programadores da Conectiva.


Comentário de Manoel Pinho
Esqueci de dizer: Esqueci de dizer... Acho muito pouco provável a Mandrake querer levar os desenvolvedores para fora do país. É muito caro e desnecessário para empresas de informática, que podem trabalhar perfeitamente à distância. Além disso, eu acho que a intenção é justamente o contrário: ter uma presença nacional e com maior competência técnica do que simples representantes de vendas.

Isso quer dizer que, caso a iniciativa dê certo, pelo menos algum brasileiro poderá sonhar em trabalhar com desenvolvimento de linux no Brasil, mesmo que numa empresa de capital estrangeiro. Mesmo que isso seja utopia ou que afete poquíssimas pessoas, é sempre bom para o país.

Na Microsoft. até a tradução dos programas para pt_BR é feita no exterior. Brasileiro trabalhar aqui na Microsoft só se for para fazer lobby ou para trabalhar no call-center e ter que ficar ativando windows dos outros...

A situação das distribuições comerciais de linux no Brasil é muito complicada pela nossa fragilidade financeira. Pelo menos a Conectiva manteve-se viva até agora e contribuiu com alguma coisa, além de ter sempre respeitado a liberdade do software livre. As outras que surgiram (techlinux, etc) nem sequer decolaram. E o Freedows, virou uma máquina de lobby e usa várias práticas comerciais estranhas para o linux (mesmo para distribuições comerciais).
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Política Industrial: Mais do que uma derrota pro Linux, é uma derrota pra política industrial brasileira, que muitas vezes opta por não comprar de indústrias nativamente nacionais para não favorecer ninguém. Por outro lado, governos de outros países não só incentivam como fazem questão de ajudar industrias nacionais a sobreviverem e prosperarem para que um dia possam proporcionar uma balança comercial favorável vendendo tecnologia.



Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Xiiii: Putz, uso o Mandrake há anos e um dos motivos da escolha foi justamente a decepção que eu tive com a Conectiva por várias ocasiões. Espero que a Mandrake não perca a qualidade!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
suse? nem a iso disponibiliza: suse? nem a iso disponibiliza...
Comentário de brain
download oficial do iso do suse 9.2: A imagem iso da versão corrente do SUSE 9.2 Professional está em ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/9.2/iso/

Até a aquisição pela Novell ela não disponibilizava mesmo, mas muita coisa mudou desde então.
Comentário de Heitor Moraes
Isso é besteira!!!!!!!!!: Você pode simplesmente comprar o Mandrake e ter tudo que tem nas caixinhas do Conectiva (na verdade até mais).

O Clube é só um "algo mais"!!!

Do jeito que vocês falam parece que não existe caixinhas do Mandrake!!
Comentário de Heitor Moraes
Muito bem Edson!! :P : Muito bem Edson!! :P
Assim que se fala!

Você deve ser um dos que andava de brasília (ou de BR800),
mesmo depois do fim da reserva de mercado.

Pra que PC?!?!, se eu posso ter um clone do Apple II com 64K de RAM?!?!

Nossa, você devia parar de falar besteira.
Download de Linux não cria divisas, não importa se é nacional ou "importado via ADSL".
Comentário de Heitor Moraes
Eu concordo.: Eu concordo.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Tava demorando hein?: Acho que a Conectiva até demorou demais pra ser vendida. Todos sabiam que era uma idéia sem futuro tentar lucrar com Linux no Brasil. Vai desaparecer, como todas as outras que tentaram. Só espero que o pessoal técnico consiga se situar legal na Mandrake.
Comentário de Alexandre_Martins
Do outro lado DO MUNDO (ou melhor, eurocêntrico): Pois é Helio,

Considero tudo o que disseste (menos as provocações finais exageradas), penso que a Conectiva estava avançando, melhorando, aproximando-se da comunidade.

Entretanto: FATO, ela foi comprada. Os sócios/donos antes eram brasileiros, o lucro que ela obtia era divisa gerada no país (coloquei isto na otra nota), e agora? O lucro líquido obtido não vai enriquecer os franceses donos da Mandrakesoftware? FATO é que a Conectiva não é mais uma empresa nacional, é uma empresa de um grupo multinacional, sem dúvida, uma perda para o país.
Comentário de Heitor Moraes
Só pra acrescentar...: - A Era Mesozóica a SuSE era a favor da livre cópia e distribuição de CDs não comerciais,
- Daí veio a versão FTP no 7.0 pra induzir a galera a não copiar os CDs.
- Ai a galera deu um jeito de montar um DVD com o conteúdo do FTP.
- A SuSE fez uma versão Personal muito castrada.

A Novel comprou a SuSE:
- A Novel liberou essa versão Personal pra download de maneira esquisita.
- A Novel cria uma versão oficial do SuSE FTP.

* Em algum momento por ai a Novel viu que esse Personal não valia nada.
* Mesmo antes da compra pela Novel a SuSE já havia dito que a cópia dos CDs e DVDs oficiais não é ilegal, mas não pode ser cobrada.

Adaptando as palavras do pessoal da SuSE: Lavar o carro do seu amigo seria um bom pagamento por uma cópia caseira do SuSE, mas se você der 1 centavo a ele, seria ilegal.

Por último: A versão de download é pra 32 e 64bits. Só a versão 32 do DVD Dual-layer do Box do SuSE tem MAIS QUE O DOBRO do tamanho desse DVD ai.

Nesse link dá pra ter uma idéia do que se está perdendo:
http://support.novell.com/products/tips/10012.html
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Se lucrar com Linux no Brasil: Se lucrar com Linux no Brasil é uma idéia sem futuro, por que a Mandrake resolveu comprá-la?
Comentário de Roger de Almeida
Notícia Polêmica Essa!!!!: Já faz um tempo que não vejo tantos comentários sobre uma determinada notícia.

O interessante dessa polêmica é o fato de uns defenderem e outros não. Mas vamos aos fatos e perguntas:

De fato, alguém mencionou isso, a política industrial do Brasil é um fracasso. Já faz tempo que é assim, desde a maldita ditadura.

Todavia, isso não impediu que empresários brasileiros deixassem de obter sucesso, desconsiderando a forma: Ermílio de Moraes, José Alencar e outros.

Inúmeras empresas brasileiras, compram empresas nos Estados Unidos. Esse fato é importante. Não é só empresas estrangeiras com compram as nossas. O vice-versa é verdadeiro. Vejam algumas siderúrgicas.

Outras empresas optaram em sair do Brasil para outros países, em especial os EUA para vender seus produtos lá.

A Cyclades tem uma história semelhante. Aliás, ela disse que o Linux salvou a empresa. De fato foi verdade.

A Conectiva estava sozinha no mercado brasileiro. Existe outra grande empresa-distro aqui o Brasil? Não há concorrência. Isso é muito ruim.

A Conectiva estava sem foco: Fazer revista, ser uma distro, dar suporte, dar treinamento, consultoria........;......;....

A Conectiva prestou um GRANDE serviço a nação brasileira.

A Conectiva deveria ter colocado ações na bolsa de valores, para aumentar o seu capital. A cada X ações, o acionista teria direito a certas vantagens sobre lançamentos, literatura e etc. Dessa forma, o acionista-linux poderia ganhar dinheiro com ações ou ficar apenas om o direito a certas regalias.

O mundo é capitalista. Todavia, o gnu/linux consegue ser socialista-capitalista ao mesmo tempo e vice-versa.

Porque uma empresa estrangeira compraria uma empresa brasileira?

O Capital intelectual da Conectiva é inestimável.

A Conectiva era comandada financeiramente pela ABN-AMRO.

A RED-HAT não tinha planos de montar escritórios no Brasil?

A Novell já não tem?

O Mundo é globalizado!!!

O Capital humano e intelectual da Conectiva vai tornar a MandrakeSoft uma super-distro.

Grandes empresas provocam grandes fusões.

Menos a Coca-Cola com a Peps-Cola

Quero aqui agradecer a Conectiva pelo conhecimento que obtive, utilizando, passando aperto, resolvendo e customizando: marumbi, guarani.

Abraços
Roger de almeida
Comentário de Alexandre_Martins
Dá uma forcinha, vai?: Bah, com toda essa "singela" certeza decisiva de tudo o que estava por e o que vai acontecer, mas de maneira totalmente determinista, dá uma forcinha, vai, diz aí, que número eu devo jogar na próxima mega-sena (mas por favor, manda só pra mim tá?).

Pô, se informa colega, clica na ligação distribuições (acima nas páginas deste sítio) e conheça algumas de "todas as outras que tentaram" que não estão desparacidas.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Tô sentindo um vazio...: Compartilho de seu tristeza. Sempre gostei do Conectiva Linux e já vinha utilizando ele nos servidores e computadores dos laboratórios de nossa universidade há pelo menos uns 4 ou 5 anos.
Todo mundo me crucificava porque eu não adotava o Debian.
Lógico que o utilizava porque era bom. Mas não era só por isso. Outras distros também são muito boas. No fundo no fundo, a simpatia por ser um produto brasileiro fazia a diferença.
Confesso que só poderia ficar feliz se fosse o contrário: a Conectiva adquirindo a Mandrake.

Espero que pelo menos isso traga boas oportunidades de trabalho para o time da Conectiva. Isso, com certeza, eles merecem. Espero que o pessoal do Mandrake saibam aproveitar bem essas "jóias" brasileiras.

Humm, sério! Tô sentindo um vazio...
Comentário de beto
Nacionalismos a parte...: Não entendo o que o Brasil tem tanto a perder com este negócio. Sempre me pareceu que o software livre, se realmente o é, simplesmente não favorece diretamente ao país onde foi desenvolvido, e sim a todos. Parece mais uma questão de orgulho nacionalista este sentimento de "vazio" que está aparecendo nos comentários, apenas por ser uma distro montada aqui.
O que o país perde se a Conectiva for comprada por uma empresa francesa? Impostos? Postos de trabalho? Software? Até agora, ao menos pelas notícias, nada disso será perdido.
- O país continuará arrecadando impostos, pois as sedes da Conectiva aparentemente continuarão atuando no lugar em que estão instaladas, seja com o nome ou o dono que for.
- Os funcionários continuarão trabalhando
- O software é livre, pode ser usado e modificado por qualquer um em qualquer lugar.

Se acham que o Brasil perderá sua distro 100% nacional, qualquer um pode pegar o Conectiva no estado em que está e criar um fork para continuar o desenvolvimento apenas por brasileiros, e dizer que é uma distro 100% nacional.
Pra quem não lembra, a Conectiva além de contratar muitos desenvolvedores talentosíssimos aqui do Brasil, contrata também alguns desenvolvedores também talentosíssimos do exterior, além de usar software livre desenvolvido no exterior
e ter contribuído com muito software atualmente usado por distros do exterior.

Portanto, na minha opinião, nacionalismo é incompatível com software livre. O Brasil não perderá nada, talvez ganhe muito com isso.
[]s
Beto


--
sapere aude
Comentário de Joerlei
Clube não é obrigatório.: Ninguém é obrigado a assinar o Mandrake Clube para ter acesso à distribuição Mandrake. Assinantes do clube tem algumas vantangens, como acesso a alguns programas proprietários, drivers proprietários, serviços de suporte, etc, oferecidos aos usuários desse clube. Se você quer baixar a distribuição que inclui aplicativos comerciais (e não podem ser livremente distribuídos), assine o Clube. Se não quer e não pode/não quer pagar pelo serviço (clube) ou pela distribuição (várias opções, para os mais variados bolsos e necessidades), ainda assim, tem a opção pela versão download, composta única e exclusivamente de softwares livres, com direito a 18 meses de atualização gratuita (pra você, porque a Mandrake *paga* por elas, ou você pensa que manter uma empresa não custa nada, que funcionários para manter tudo isso trabalham "por prazer", energia, banda, impostos, são gratuitos).
Comparar com o clube com o Windows XP também é, no mínimo, injusto. Compre um Windows XP e busque suporte da Microsoft, que não seja atualização, pra ver quanto custa. A única coisa embutida no preço do Windows XP são as atualizações, pelo tempo de vida do produto. Outro tipo de suporte é pago e não custa barato.
Quer suporte, compre a distribuição em caixa, há várias opções de suporte. Não quer suporte e quer tudo de graça e ainda reclamar, use a versão download. Você ainda tem atualizações, suporte nos fóruns e listas e ainda conta com milhares de pacotes disponíveis ( http://easyurpmi.zarb.org/ ).
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O que o país perde se a Cone: O que o país perde se a Conectiva for comprada por uma empresa francesa?

Perde o principal: o controle e os lucros.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
nacionalismo é passé.: nacionalismo é passé.
Comentário de alan
duas palavras do acme:
alan@novembro:~/.xchat2/xchatlogs
[01:26]$ cat Freenode-acme.log
**** REGISTO INICIADO EM Fri Feb 25 01:24:04 2005
Fev 25 01:23:50 alankelon o site ccl-br estourou o limite de banda
Fev 25 01:24:04 acme wow
Fev 25 01:24:39 alankelon está feliz com a negociação?
Fev 25 01:24:47 acme sim
Fev 25 01:24:52 alankelon que bom!


Boa sorte nessa nova empreitada!
--
Alan Kelon
Comentário de heliocastro
Quase :-): OS sócios donos eram ABN/AMRO, logo Holandeses, não Brasileiros, porém, como já colocado aqui mesmo no BrLinux a algum tempo:
Um empresa que tem sede em território nacional e os funcionários são regidos por lei trabalhista nacional, é considerada POR LEI Brasileira. Neste ponto não mudou absolutamente nada, só mudou da Holanda pra França.
./me eelembra um comentário do Andreas sobre o mesmo tópico, onde ele mencionava que achava estranho estar olhando pra janela e vendo um jardim botânic, e ter que comprar lanche no supermercado Extra do lado e ainda assim acharem que estamos no exterior :-)
Comentário de Luc
Chiadeira inútil: Eita, linuxista gosta é mesmo de brigar, de implicar, de vociferar.

Como usuário, meu único interesse é ver prevalecer a diversidade, coisa tão boa que a M$ impede. A união da Conectiva com o Mandrake tem tudo para resultar em uma distro melhor que as duas juntas. Mais uma super distro para fazer companhia ao SuSE e ao Fedora e tornar o Linux **mais aceito**. Eu só quero é isso. Que o Linux seja melhor aceito, mais usado e eu não tenha mais que fazer tanta ginástica ou depender do Windows para trocar documentos com meus clientes, amigos e inimigos. Só isso. O resultado até pode decepcionar, mas é promissor.

E eu nunca imaginei que a Conectiva fosse tão querida. Leio muito sobre Linux por aí e sempre vi poucos elogios ao Conectiva. Nem se compara, por exemplo, ao sucesso estrondoso do Kurumin. Agora, só porque a Conectiva foi vendida, todo mundo resolveu supervalorizar. Acho que é nacionalismo bobo mesmo.

Eu não estava na folha de pagamento da Conectiva. Ela nunca pagou minhas contas. Então não consigo ver o que eu ou qualquer brasileiro que não trabalhe na Conectiva tem a perder com essa fusão. Só vejo um nome crescendo bastante no mercado do software livre, e acho que isso é bom pra todo mundo.
Comentário de FatTux
Realidade Brasileira: "vamos perder uma distribuição voltada para a realidade Brasileira"

Difícil... A menos que a razão do MDK fazer a compra tenha sido apenas tirar a Conectiva de circulação.

Assumindo que não seja essa a razão, sobra a idéia de que o MDK quer entrar no mercado brasileiro (e latino-americano provavelmente). Ou eles se adaptam à realidade desse mercado, ou vão falhar.

Abraços.
Comentário de leogvt
CL 10++ ??: Onde consigo esse CL 10++?

Eu uso Conectiva desde a versao 3 e realmente fiquei feliz ao ver o CL 10, sem dúvidas um grande passo de maturidade da Equipe Conectiva.
Espero que a Mandrake não mude o curso que eles estavam tomando, pois na minha opnião estavam encontrando a vocação do Conectiva, tanto é que a Mandrake viu isto e reconheceu com a oferta de aquisição.
Comentário de Silvio Alvim
Preocupado com o futuro: Quando a Conectiva deu um grande salto com a versão 10, vem essa notícia. SEMPRE usei Conectiva, e a princípio não estou triste nem alegre, mas preocupado com o futuro. O Conectiva 10 eu baixei no ftp, funciona redondinho e 100%... e o próximo "ConecDrake"? Temo que será uma uma versão "castrada" para download, e o completinho só na caixinha(e pagando a entrada no tal clubinho). Acho melhor começar a pensar em Debian.
Comentário de Night64
Nao necessariamente verdade.: O Brasil, como a enorme maioria de paises no mundo impõe um forte controle sobre os lucros enviados ao exterior, taxando-os fortemente.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
que tal esse nome...: Sempre gostei dessas duas distros, esceto pelo nome que acho muito feio; mandrake e conectiva...

Sujiro o seguinte nome:

Manconsoft Linux

hehehehe


Comentário de Night64
FUD FUD FUD!: Depende do que voce chama de versão castrada. A versão Community (que é a versão sem softwares proprietários do Mandrake) atualmente tem 4 CDs, e é bastante completa, não faltando nada que não seja GPL. Com o clube voce ganha acesso a softwares PROPRIET
Comentário de vmedina
E eu não tô dizendo isso: Claro que não é obrigatório e eles distribuem de graça. Não sou cego para nunca ter visto revistas distribuindo o MDK.

Só queria comparar o preço do clubinho com a realidade monetária dos brasileiros! Rapaz, 200 reais é um bocado de grana. No site eles dizem que a versão standard seria para estudantes mas para um estudandte universitário brasileiro isso é quase a metade da mensalidade!

Só quero dizer é o seguinte, os preços da Mandrake estão fora da nossa realidade.

Entendeu agora?

[]s!

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Mancon Linux: Ummm... Esse acho que soa melhor...

Mancon Linux !
Comentário de vmedina
Não é FUD: São só dúvidas!
Eu acho que ninguém aqui que usa CL quer usar mandrake! E acho que ninguém aqui que usa CL quer entrar no "clubinho feliz" da Mandrake pagando no mínimo 200 reais!

O que todos temem é: Será que vão fazer um "Conectiva Starter edition"? Será que a Mandrake vai achar oportuno vender seus produtos no mercado brasileiro aonde eles não podem ter esse preço imenso?

Isso meu caro são dúvidas!

Comentário de Renato
Meus dois centavos.: Não sei porque tanta posição nacionalista. A conectiva fez o que era melhor para ela como empresa. Ela não deixou de lado sua posição em relação ao software livre.
Claro que como usuário, que compra a caixinha, fico um pouco desamparado (e isto é muito subjetivo) e que também não morro de amores pela França, mas se a conectiva, ou seja lá qual for o nome, continuar com a sua distro, voltada para os brasileiros, continuarei usando, afinal a primeira distro a gente jamais esquece.
Comentário de Clovis Sena
vamos pensar diferente...: para os que reclamam mesmo sem ter entendido:

a MS podia ter usado uma empresa laranja, comprado ate por mais US$ e em seis mezes mudava de ramo, ia trabalhar nao com sistemas operacionais, mas com software para ventilador de teto. Isto já foi feito muitas vezes no passado.

:-((
Comentário de Denis Galvão
Boa sorte aos amigos da Conectiuva nesta nova empreitada!: Com certeza todos nós brasileiros devem muito a essa fantástica empresa.

Formadora de grandes nomes no mercado mundial de tecnologias Open Source e desenvolvedora de uma grande solução de software.

Conectiva, deixo aqui os meus votos de sucesso e apoio ao novo recomeço da empresa.

Um abraço a todos os Conectivados!

Denis Galvão.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Isso não alivia o fato de qu: Isso não alivia o fato de que o controle saiu de nossas fronteiras (nem dos lucros que continuam sendo enviados para fora, mesmo taxados). Veja o caso desta notícia:

http://br-linux.org/linux/?q=node/210

A empresa era nacional. Foi totalmente comprada por um interesse estrangeiro. Agora esse interesse usa a empresa comprada para chantagear o governo local contra os interesses de seu próprio país. Não sou contra o capital estrangeiro, mas cada país deve avaliar de que forma está abrindo seu mercado à participação externa.
Comentário de Heitor Moraes
Bote fé!: Bote fé!

Comigo foi Marumbi.
Comentário de Heitor Moraes
Eu não sabia que a ABN estav: Eu não sabia que a ABN estava dentro das nossas fronteiras?!?!!?
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Será que esses caras não: Será que esses caras não sabem ler? Por mais que se esclarecça que o Mandrake sem o tal clube é tao completo quanto qualquer distro que use so software GPL e por mais que se repita a exaustao que os updates estao disponiveis pra quem não é do CLUBE sempre aparece alguem repetindo a mesma ladainha de que tá com medo de haver CLUDE de 2000 reaus ou o raio que o parta... Caraio! perderam a capacidade de interpretar a porra de um texto simples?
É FUD sim. O velho FUD escroto do caraio que os linuxista promovem uns contra os outros.
Comentário de Joerlei
RE:E eu não tô dizendo isso: vmedina,
Com certeza os preços de produtos e serviços europeus são maiores do que os nossos. Pode ter certeza de que os valores serão ajustados de acordo com nossa realidade. Há cerca de 2 anos falei com o Francois Bancilhon e ele disse que os produtos da Mandrakesoft, quando disponíveis no Brasil, seriam ajustados de acordo com nossa realidade (na época estávamos pensando em representar a MDK aqui).
Com relação ao Clube, há diversos valores, desde a opção por 5 dólares mensais até planos com valores bem mais elevados. Isso depende do que você quer obter. É necessário aguardar e ver o que terão para o mercado nacional. Uma coisa é certa, o PowerPack++ é muito barato, para uso em uma pequena empresa (custa praticamente o mesmo que um Win XP Professional) e você tem a opção de utilizá-lo em quantas máquinas desejar, sem pagar licenças, além de vir com milhares de softwares e ser extremamente simples de se administrar/gerenciar.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
E o que isso muda o argumento: E o que isso muda o argumento?
Comentário de Alexandre_Martins
Vejamos a Novell: Pois é, a Novell, por enquanto mantém o nome SuSE Linux, mas já lançou o Novell Linux. Segundo comentários que lí de usuários que testaram é o próprio SuSE Linux com outra roupagem.

Não estou insinuando que necessariamente a história se repita, mas que é bem possível, é.

Vejamos o que acontece. Particularmente, eu gostaria que continuasse existindo a marca Conectiva com seu logotipo, suas cores e tudo. Vai depender de quem manda agora né?
Comentário de lautrec
sei não...: Talvez talvez vmedia não seja um pessimista, e sim um otimista bem informado ;)
Comentário de Marcos Oliveira
conectiva e mandrake: Impressionante como as distro linux despertam paixões.
Uso linux há 4a e já testei várias distro, Afirmo que dá para trabalhar bem com qualquer uma delas - levando em conta as que eu já testei: mdk,rh,debian,slack e kuruma.
a discussão e o estudo do linux fazem bem ao software livre, porem essa disputa de qual é boa e qual é ruim só serve para aumentar mais a distância do software livre das pessoas que poderiam estar descobrindo uma nova forma de dividir conhecimento, ganhando ou não dinheiro com isso-afinal quem paga a conta dos estudos dos nossos filhos e etc?
Olhei esta notícia de outra forma:
1)faz tempo que a conetiva estava "mal das pernas" e perigava fechar o que representaria um problemão para seus empregados;
2)é inegável a ajuda dos membros da conetiva ao desenvolvimento do software livre no brasil;
3)em um momento que o governo brasileiro oferece estímulo ao sl e o Brasil é um mercado potencial e real, aparece uma empresa para comprar a conectiva BR;
4)acho que o mdk está "comendo pelas beiradas". Os eua tem rh e novell-suse, europa tem suse e mdk, japão tem dinheiro de sobra para se preocupar com isso agora-quando emplacar eles copiam,estudam,aperfeiçoam e se dão muito bem,africa infelizmente não é mercado para ninguem, e na américa do sul o mdk contará com uma empresa sólida(voltando a ser)para alavancar "latinlinux";
5)não acho que o Brasil tem problema por causa de seus empresários ou empresas - não dá para colocar o lobo tomando conta das ovelhas. Falta política industrial de médio e longo prazo, educação decente para o povo poder aspirar melhores empregos e salários e mais decência por parte dos governantes e políticos. O problema não é a venda da conectiva-temos condições e distros tão boas quanto. A questão é APROVEITARMOS O MOMENTO PARA DISSEMINAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO QUE PERMITE FILANTROPIA, BUSINESS, E INCLUSÃO NÃO SÓ DIGITAL MAS EDUCACIONAL E SOCIAL. A MANDRAKE J
Comentário de SymBiostronic
Mandrakesoft compra a Conectiva ( Viva ! ): Fico feliz pela Conectiva ser incorporada pela MDK ( My Distro ), visto que andei lendo que o MDK 10.x tinha uma traducao para o pt-br melhor que a da CNC, particularmente utilizo a versao em en-us, mas isso eh apenas um detalhe, o que me espantou vou saber o preco da aquisicao, a meu ver muito baixo para uma empresa de ambito como a CNC, quero dizer ate onde se sabe sobre os negocios da empresa no Pais e America Latina, ta me parecendo que a CNC tava literalmente indo pro buraco e foi vendida a preco de banana!!!!
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Valor: ta me parecendo que a CNC tava literalmente indo pro buraco e foi vendida a preco de banana!!!!

A Mandrake não vale muito mais que a Conectiva, não.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004