Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Knoppix dá seus primeiros passos no Macintosh baseado em Intel

Já havia sido anunciado o boot do Gentoo em Macs com Intel e também relatado um teste com uma mini-distribuição. Agora temos a nótícia do Knoppix rodando em um iMac Core Duo com KDE à uma resolução de 1472x900 pixels em monitor de 17 polegadas. Porém não sabe-se ainda se todos os aspectos de hardware estão funcionando corretamente e o quanto levará para fazer com que isso ocorra.


 

O pessoal do site "MacOS X Internals" diz que vai tentar disponibilizar o Knoppix para Mac através de Bit Torrent e varrer seu kernel em busca de erros para fornecer patches. Nos parece que o Linux está ganhando a atenção dos usuários de Macintosh, ótimo hardware, agora aliado a um ótimo software.”
A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de César
Chupa, Cássio! : Chupa, Cássio!
Desculpem, não resisti. :-)
Podem banir, moderar, rastrear o ip e me processar. :-)
Comentário de sri_canesh
Pode converter a vontade...ma: Pode converter a vontade...mas que continuo achando uma inutilidade e perda de tempo, isso continuo achando.

ô moleque: não tem coragem de se identificar não?

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Ah! E pq acho perda de tempo?: Ah! E pq acho perda de tempo? Fora um e outro "entusiasta-com-grana", ninguém vai usar isso no dia a dia.

Enquanto o pessoal fica brincando de conversão, o Windows deita e rola entre os usuários ;)

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de puelocesar
Sou usuário de linux e tudo: Sou usuário de linux e tudo o mais, mas francamente, se tivesse um Mac não perderia meu tempo removendo o Mac OS X, não trocaria aquele SO por nada

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de vmedina
Dentro de 6 meses: Kurumin para Intel Macs: É só remasterizar no final né! :P
Não xinguem, mas seria legal para termos de curiosidade.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de César
ô moleque: não tem coragem: ô moleque: não tem coragem de se identificar não?
Eu bem que tento, mas tanto no firefox quanto no explorer eu logo aí quando clico na mensagem aparece como se eu não estivesse logado (já habilitei cookies e nada...) Aí eu desisti... :-(

Meus professores de redação me ensinaram (ou tentaram me ensinar) como argumentar, então leiam esses items do "Evite flames": 1.4 e 4.24

Agora chega. Se quiser discutir mais é melhor irmos pra um bar. (Se não quiser discutir mais também dá pra ir :)


Comentário de vmedina
EU mudaria.: E aproveitaria pra tirar uma com os manés da apple! :P

Ia botar uma máquina apple com o GNOME modelado como windows XP ou MacOS. O primeiro iria faze-los gritar "HERESIA" e o segundo dava pra passar a perna neles quando eles falassem "nossa essa versão nova tá mais estável!". :P

heheheheheheheh

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de sri_canesh
Respeito quem assina embaixo do diz: Você vinha postando anonimamente durante vários dias, e eu não consigo ter muito respeito por quem não dá a cara para bater, mas já que você agora se cadastrou (no seu cadastro está Histórico Membro por: 53 min 19 seg), blz!

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de tijucas
Exagero, : Exagero,
Eu tenho um ibook e uso linux nele..
mas dizer que fica melhor que mac os x...
Talvez um pouco mais rápido mas menos estável...
Ainda falta algumas coisas para linux ppc... Acho que com os mac intel essas deficiencias sejam superadas e tenhamos o linux como nos pcs x86
melhor que isso com intel, acho difícil...
Comentário de puelocesar
Ah, me desculpe, mas o MacOS: Ah, me desculpe, mas o MacOS é muito mais maduro e funcional que o linux. Estou comemorando agora por estar usando Xgl, mas os usuários de Mac já tem coisas desse tipo há muito tempo

A propósito, quem colocar o tema do XP no Gnome merece ir à Fogueira!! ;)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Heitor Moraes
Você tem um Mac?: Cara, o meu G5 rodando OSX 10.4.5 é show.

Na verdade tive mais problemas com GNOME e KDE do que com o OSX.
Acho o Linux lindo-tudo-de-bom e voltaria com certeza, mas a única crítica que um usuário de Linux pode fazer ao OSX, é o fato dele segurar a remoção de arquivos na lixeira porque estão em uso.

Nem sei como essa feature está implementada no sistema de arquivos, ou como a Apple optou por fazer o acesso aos arquivos dentro e fora da gui. Aplicativos do GNOME e do KDE muitas vezes também não fazem uso do acesso direto. Só sei que o SO, pelo menos na gui, segura mesmo os arquivos (até você encerrar o aplicativo).

No terminal eu só reclamo de não ter o bash completion. Mas qualquer dia eu instalo o fink e resolvo isso. O mlnet roda show, e o ADIUM é muito mais estável que o irmão mais velho GAIM.

Mas enfim, eu voltaria sim para o Linux, e pretendo continuar usando ele no ambiente corporativo, mas o MacOS X é o melhor SO pra ambiente doméstico que existe. Não tenho dúvida.

Há! E o GNOME só tem uns 30% das features do OSX - e uns 25% da beleza e do aproveitamento do desktop. E a tradução do SO não perde em nada para o KDE e até ganha do GNOME. Além disso transparência real, buscas instantâneas, shadow e vetorização da gui são realidade antiga no OSX. E o suporte ao teclado com acentos como estamos acostumados é instalado em segundos.

Não posso negar que sinto falta do XDMCP e de desktops virtuais, mas existem soluções pra o OSX que resolveram esses problemas.

Não vou tentar convencer ninguém aqui a migrar pra OSX, até porque não é exatamente barato. Mas lembrem dele na hora de comprar um computador pra tia Maricotinha e não quiserem que ela estoure o seu saco perguntando como conecta no Velox, ou como compartilha a internet com o laptop do Vovô Aldo. E continuamos sem virus e com poucas vulnerabilidades.

Alias, para quem não tem Mac, o OSX usa o mesmo truque do Ubuntu. É como um usuário que não tem id de root, mas que efetua as tarefas administrativas através de senha. Só que o OSX define quando uma tarefa exige ou não senha. Eu particularmente não gosto da política, mas é perfeitamente possível manter um administrador separado e instalar programas usando um comportamento similar ao gksudo. Só que por omissão a Apple dá esse poder ao usuário criado no primeiro boot.

Gente, pluralidade é ótimo. Linux nunca vai ser a melhor solução para todos. E Windows nunca vai ser a pior solução, apesar de chegar perto disso.

E poxa! Vamos parar de chamar um ao outro de mané.

- Um é mané porque usa GNOME;
- Outro porque usa KDE;
- Outro porque usa OSX;
- Outro porque usa o Proxy XYZ;
- Mais um porque vive numa caverna a 50 metros do nível do mar;
- Outro porque prefere gabinetes sem tampas de acrílico...

Mané é quem acha que sabe a solução pra tudo.
E heresia é achar que Linux é o melhor UNIX do mundo só porque é o que você usa. É como comparar Debian e Gentoo, KDE e GNOME, Wyborowa e Absolut.

É isso ai, se não usou TODAS as opções, não tem moral pra dizer o que é bom ou ruim - e se tivesse, seria só para um caso - como quando falo do "ambiente doméstico".

E por favor, não comparem a afirmação acima com uso de drogas ou homosexualismo - é o tipo de coisa que respectivamente: você sabe que não presta, e não precisa provar pra saber se gosta.

Game Over.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de nemesis
próximos capítulos...: Debian rodando em Macintel
Ubuntu rodando em Macintel
Slax rodando em Macintel
GoblinX rodando em Macintel
Kurumin rodando em Macintel
FreeBSD rodando em Macintel ( opa! parece que já está! )
HURD rodando em Macintel
...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Felipe Rafailov
Qual a real diferença (hardw: Qual a real diferença (hardware) de um Mactel para um x86-comum-que-se-acha-em-qualquer-esquina ?? ok, o core duo é o máximo (dois processadores em um só), mas o kernel SIP do linux já lida vários processadores. Então, qual a "dificuldade" ? Por que não da para rodar "qualquer" distro para x86 num mactel ?
Comentário de srighi
Mac OS-X: Eu uso Linux, gosto muito, e nunca pude ter um Mac, mas pessoalmente acho que o que se deveria tentar seria fazer o OS X rodar em uma máquina Intel comum, o que claro, é quase impossível, mas ai sim seria bem interessante ver a reação da Apple, apesar de não ser saudável pro próprio Linux.
Será que a Apple não estaria interessada em abrir o código do OS-X e juntar forças?

Comentário de brain
para começo: Para começo, os macs/intel não têm a familiar BIOS, o que já começa a complicar as coisas desde o momento de iniciar o boot.
Comentário de vmedina
Muito a sério...: Ei, não foi minha intenção puxar uma thread Linux VS MacOS. Pessoal sem senso de humor! Depois quem gosta de Linux é que é "xiita"! :P

O quê será que não roda bem em um G5????? Aqui estão as specs completas:http://www.apple.com/powermac/specs.html

As configurações da linha vão desde um processador PowerPC G5 com dual-core, 2.5GHz e 1MB de cache POR CORE, o FSB dele vai de 1 até 1.25GHz, a memória começa em 512MB e vai até 16GB. Os processadores podem ir até a 2x dual-core 2.5GHZ com 1MB de cache, logo são 4 caches de 1MB. Se não ficasse redondinho eu pedia o meu dinheiro de volta! :P

Não acho que seja tanto assim "o melhor desktop doméstico" como vc diz. Pra mim eu sou mais Linux, mas isso é óbvio né?

Pior Mané é aquele outro que leva a sério algo que é obviamente uma brincadeira. :P Relaxa cara.

[]s!

ps: Ah esquecia-me... então quer dizer que vc acha que homosexuais não prestam, afinal você diz que "(...)não comparem a afirmação acima com(...) homosexualismo - é o tipo de coisa que (...) você sabe que não presta(...)"? Acho que alguns rapazes que se incluam nesse papo vão ficar chateados! :P

pps: Sim, estou de palhaçada, caso não tenha notado a enxurrada de emoticons! :) Relaxa e dá risada!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de elektron
Pergunta: Uma pergunta de leigo: o Mac sobre processadores Intel gerou um arquitetura tão distinta assim? Por exemplo, será um YellowDog Linux não rodaria sobre esse hardware?

Afinal de contas, essa arquitetura se parece mais com a do Mac ou com a do PC? (É um Mac com cara de Intel ou um Intel com cara de Mac, se é que vocês me entendem?)

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de eluancm
Parece mais um Mac.: O processador é intel, é x86, mas isso não assegura que ele seja um "pc."

Toda o resto da arquitetura ainda é da Apple.

(É claro que com muitos barramentos parecidos com os PCs, como antes)
Comentário de Douglas Augusto
Eu já trocaria, por motivos: Eu já trocaria, por motivos ideológicos, técnicos e financeiros.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de lscalado
Base do código do OS X: A Apple ja fez isso e abriu parte do código fonte no projeto OpenDarwin http://www.opendarwin.org/, o objetivo desse projeto e melhorar o OS X.

Nessa URL você encontra os sources para PPC e x86 http://darwinsource.opendarwin.org/
Comentário de flaviothunder
Isso me lembra os bons tempos: Isto sem dúvida me lembra do tempo que existiam inúmeros tipos de computadores na década de 80 movidos pelo processador Z80 - MSX, Sinclair ZX81 (TK-85), Sinclair ZX Spectrum (TK-90), TRS-80, etc.
Todos tinham o mesmo processador mas eram maquinas completamente distintas entre sí, uma virtualmente não tinha nada a ver com a outra, mas no entanto era mais fácil portar o software de um para o outro, nunca foi simples mas sempre foi bem mais fácil do que re-escrever do zero softwares feitos em Assembly para máquinas com processadores completamente diferentes, ta certo que os compiladores e linguagens (com destaque ao C) tiveram papel fundamental em mudar esse panorama (ta aí o Linux e os outros *nix de código aberto de exemplo), mas naquele tempo era assim.
Acredito que o Macintel teve o port acelerado e saiu tão rápido por ajuda dessa semelhança (igualdade não) na arquitetura das máquinas que sem dúvida alguma ajudou.
Agora, se alguém vai preferir usar o Linux no lugar do MacOSX ninguém sabe, mas só pela solução pronta estar aí disponivel a procura de um problema já mostra a força que o software aberto tem.

Sucesso a todos
Comentário de semente
Seu último comentário foi i: Seu último comentário foi infeliz... falou tanto em liberdade de escolha e agiu como um reacionário. Pra mim, entrou em contradição.

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de flaviothunder
Não é só a Apple que usa o Duo Core: Vejam :

http://www.linuxdevices.com/news/NS7695681516.html

Parece que não é só a Apple que usa o chip Duo Core, mas ao que tudo indica a placa da Kontron se baseia na arquitetura PC tradicional.

Sucesso a todos
Flávio Alberto
Comentário de cesarse
HURD rodando em Macintel : HURD rodando em Macintel
Vai sair antes pra macintel do que pra qualquer outra plataforma? :-)
Comentário de nemesis
sim, e já tem até um killer: sim, e já tem até um killer-app: Duke Nukem Forever!! lançamento simultâneo... :)))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Heitor Moraes
Seu viado :P: O "respectivamente" está ali pra evitar esse tipo de comentário cretino.
Alias, o parágrafo é pra evitar comentários cretinos, e o "respectivamente" para evitar comentários cretinos sobre o parágrafo... há! vocês entenderam!

E eu não tenho grana pra um PowerMac.
Tenho um iMacG5.
Só falei que era G5 pra ninguém perguntar se era Intel.

E se for jogar World of Warcraft é bom comprar muita ram! :P

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
PQP!: Ninguém sabe ler não!
Lê direito antes de responder!

Eu tento evitar um "kid" da vida e arrumo outro.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
Daqui a pouco vem o Multi Core: De acordo com a Intel, eles não entregaram a Apple nada que os fabricantes de PC não tenham. A Acer já tem uns 5 modelos com Duo Core.

E a Intel promete mais "cores" no futuro - parece que vai ser o fim da guerra dos GHz e o início da guerra dos multi-cores.

Voltando ao assunto, até o chipset do MacIntel é de PC (da Intel).
E o Boot usa uma solução nova da Intel no lugar da BIOS.
E as Placas de video são ATI já a um bom tempo.
No fundo é um PC mesmo, só que bonitinho, com fade-out do powerled e coberto de acrílico.

O que a Apple quer mesmo é garantir um fornecedor seguro de processadores. Comparado com Microsoft (X-Box 360), Nintendo (Revolution) e Sony (PS3), a Apple era um dos menores clientes dos processadores da IBM.

Na Intel eles deixam o RISC, mas garantem estabilidade.
Um caminho torto: Não é o caminho do "Cell", mas é garantido.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Rodrigo Maia
isso vai ser loko: Pessoal, tomara que rode nos processadores Risk do G5, pois agora estou usando yellow dog 64 bits e não é muito legal, o KDE é muito instavel, e o Gnome não aproveita direito os 2 processadores de 64 bits com 2.7 ghz da máquina
tomara que os próximos Linux sejam mais estáveis pois o MacOS é uma bosta, não é muito estavel e depende muito da Apple, qualquer probleminha fodeu tudo...

fiquei feliz com essa noticia, mas tomara que rode nos processadores da Familia G enão só nos mac intel

abraços amigos....
Comentário de CWagner
Pena que os processadores Ult: Pena que os processadores UltraSPARC não sejam tão acessíveis. Eles têm 8 cores.

Se fosse possível fazer um "PC" com eles acho que a Intel e a AMD estariam comendo poeira há tempos.


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004