Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Seu desktop pode ser mais direto?

Durante algum tempo tivemos aqui no laboratório da Conectiva Mandriva discussões similares a que todo mundo tem quando se fala sobre Desktop para usuários. Menus, aparência, ícones, acessibilidade, e o monte de pequenas coisas que estão presentes no dia a dia e que você não percebe mas irritam muito você sem saber direito a razão.


 

O problema é que ainda não se tinha tido uma idéia para prova de conceito. Graças ao projeto do pc para todos, uma série de OEMs começou a ser produzida, e o tema "customização" caiu feito uma bomba sobre nós, principalmente na equipe responsável por este trabalho. E pior, como sair do feijào com arroz que toda distribuição faz sem reinventar a roda ou fazer algo de uso impossível?


Veja abaixo a continuação do texto de Hélio Castro, desenvolvedor brasileiro da Mandriva, ou clique na imagem para vê-la ampliada.


Bom, o que foi planejado aqui foi uma junção de idéias que nào são novas, estão há tempos no nosso dia-a-dia e o que tentamos fazer foi criar um modo de agrupar todas elas.

- Do lado da diretoria ( sim, a gente não ignora as idéias vindas de qualquer lado, ainda mais como são boas ) veio uma idéia de criar grupos de aplicações mais usadas. Juntando a isso existe a lógica que nós usuários comuns fazemos em casa, que é grudar os ícones de aplicação mais usados sempre no desktop ( quem nào faz isso ? )
- Do lado do governo, que tem como regra aplicações obrigatórias existentes no pc para todos, tivemos um set reduzido mas claro de aplicações para poder jogar como elas
- Do lado dos bancos ( sim, esses que guardam nosso dinheiro ) vem o fato de que sempre que se acessa um ATM ( caixa automático ) você tem as opções imediatas, não precisa entrar em uma série de menus, submenus, aí chegar na operação principal.
- Da "palavra de ordem moderna de desktops", a simplicidade de ter menos coisas na áreas global de desktop.
- Do postit, os desklets onde as aplicaçÕes ficariam, para nitidamente se diferenciar como painéis móveis, e não ícones no desktop. Tudo, vai vir um monte de gente dizendo que a Apple começou isso e o Konfabulator determinou as regras, mas todo o sistema de desklets só nasceu porque durante anos a gente colocou ( e ainda coloca ) lembretes grudados na geladeira, no monitor, no caderno. E se alguém argumentar sobre eles ficarem inacessíveis quando se abre a aplicação, isso cai no pressuposto que humanamente não trabalhamos com duas aplicações simultâneas na tela, ou consegue ?

Mesmo nós hackers avançados trabalhamos com alternância de tarefas, mas nào existe modo de se escrever em duas aplicações. E mais, a exceção da regra, se voc6e aciona um payer de música, invariavelmente você deseja que ele toque música, e não fica assistindo os números dos segundos, o que permite que ele fique em background, e voltar aquela única aplicação :-)

- Simplificar a barra. Não haveria motivo pra deixar muitas aplicações ali, se está tudo co acsso direto.
- E pra terminar, daqui do lab mesmo, a lógica para o pessoal de escrita ocidental, ter só a "casa" ( home do usuário ) no desktop como a primeira coisa a ser vista, e o lixinho logo abaixo. Para quem não entendeu, nós tendemos no lado ocidental a ler da esquerda pra direita, de cima para baixo. Então nada mais natural que a primeira visão a se ter é do seu local mais pessoal, a "casa" do usuario.

O resultado do mockup ( já funcional aqui ) pode ser visto na imagem que ilustra este artigo.

É claro que os painéis são móveis, podem ser escondidos, e as aplicações configuráveis, mas grande parte do efeito se dá a um trabalho também da harmonização do tema.

Colocar mais ícones no desktop, ou mesmo colocar a barra standard prateada do KDE simplesmente arruinaria o layout todo, porque torna a colocar muitos elementos na tela quebrando completamente a harmonia.
Então para cada caso está sendo necessário trabalhar um pouco sobre o tema, principalmente cores a o quanto de lixo você pode evitar.

É um trabalho de usabilidade em desenvolvimento e a gente está feliz em poder compartilhar com vocês, porque em breve milhares de máquinas com imagens similares a esta estarão no mercado e é de nosso interesse completo e absoluto que elas sejam agradáveis o suficiente para o usuário continuar com seu Linux instalado na máquina, claro.

Ah, pra quem perguntar, o sistema é o Mandriva 2006 com algumas modificações e KDE, é claro :-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de glaydsonlima
Acessível: Todos os Linux do programa PC Conectado que vi são de um confusão medonha. Um que testei tem um tema de ícone que mal dá pra fazer diferença entre o do navegador e o do editor de texto.

A idéia de o usuário ter que ficar minimizando tudo para acessar os aplicativos, pra mim, não é interessante, mas para a grande massa que está comprando o primeiro PC, é uma arma muito grande para simplificação da utilização do Linux Desktop.


------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de Grobsch
Eu acho...: Eu sou totalmente contra fazer o Linux parecer aquela coisa velha e sem graça chamada ruindows, o melhor desktop eh aquele que soh tem o papel de parede e mais nada... portanto se unir funcionalidade com leveza e o máximo de limpeza, cai próximo da perfeição;; tudo no desktop devia ser acessado somente com clicks de mouse e comandos, se for assim, oscreen shot parece legal;;;
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de nosklo
KDE?: Colocar poucas opções, de forma acessível ao usuário?? Não encher de barras e de submenus?

Que coisa mais GNOME!!

Nosklo
Comentário de marcosalex
KDE: Hehehe Boa!
Bom, uma coisa que eu gostaria de ver no PC Conectado é ele já vir com o Wine pre-instalado e configurado. É muito comum o usuário leigo tentar instalar um programa de Windows nele e se sentir frustrado (ja aconteceu com muito amigo meu que não entende me computador).

A idéia de simplificar a interface é legal, e graças ao PC Concetado as empresas de Linux estão tendo a oportunidade de testar o SO com uma boa massa de usuários leigos, o que mostra que nem todo mundo está formatando o computador e instalando Windows.

Haskell developer
Comentário de puelocesar
Gostei muito da idéia. É si: Gostei muito da idéia. É similar aos conceitos do Mezzo.
Facilitar a vida do usuário comum é exatamente o que falta no linux.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de against
nao gostei: Queria ver o pessoal aprender computacao, pensar um pouco, nao apertar um botao e ficar votando no site do Gugu. Meio radical, eu sei, mas tem que instigar o pessoal, nao jogar tudo lá como se fosse um eletrodoméstico qualquer.
Comentário de Against
Pensando bem eu gostei, nao a: Pensando bem eu gostei, nao acho apropriado :P
Comentário de dtiziani
IHC: Acho qualquer iniciativa de inovar no campo de interação visual com o usuário fantástica.

Como já temos várias opções para usuários "macaco velho" em linux, qualquer uma voltada para usuários iniciantes deve ser incentivada.

IMHO, quanto mais limpo o layout, mais atrativo o desktop fica. (sem flames, mas considero o KDE, apesar de mais completo e com mais recursos que o gnome, é organizado de forma errada, tanto menus como outros elementos).

Como tudo no mundo Linux, quanto mais alternativas, melhor.
Deixem que os usuários/alvo decidam o que lhes é melhor. SEM FLAMES
Comentário de ivansb
Wine: Concordo, Wine, Java, MP3, Flash, MP3, Appolon e codecs bem-instalados e pré-configurados é fundamental... Porque infelizmente a Internet está cheia de lixo, e a gente sabe como são os primeiros seis meses de quem experimenta... Depois o pessoal se enche desse lixo e aí, tudo bem...
Comentário de puelocesar
Computadores foram feitos par: Computadores foram feitos para simplificar a vida das pessoas, e não complicar. Ao invés de pedir para as pessoas aprender computação, pq não incentivar as pessoas a procurarem por cultura, a música e informação?

A propósito, digitei uma palavra aqui e ela foi bloqueada, nao entendi

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de renatofilho
Muito Legal a iniciativa: Goste da iniciativa.
Uma ideia seria se com uma tecla de atalho estes desklets aparecerem sobre a tela, ou seja se eu tiver uma aplicao aberta e apertar uma tecla os desklets apareceriam sobre a aplicacao permitindo executar outra aplicacao sem minimizar a atual e com apenas um clique.
Comentário de salvador
Legal: Olá pessoal,

Sim, realmente interessante, a interface mais limpa fica mais legal visualmente falando, tirando aquela sensação de estar com um painel de boing na frente que é padrão do KDE.

Não querendo ofender ninguém ou causa flames, mas como já disseram esse "approach" tão criticado pelo pessoal do KDE em geral lembra muito o do GNOME, que visa simplificar tudo ao máximo. Eu particularmente achei legal, mas ainda fico com meu GNOME ;)

Falou galera,

Tiago "Salvador" Souza
Comentário de hamacker
Mas onde um computador é com: Mas onde um computador é complicado ?

Sinto muito, mas o computador bem configurado é por demais simplificado.
Chega uma hora que tanta facilidade cansa, daqui a pouco inventam no seu teclado uma tecla chamada "qualquer tecla" para quando o computador disser "pressione qualquer tecla para continuar..." o usuario não fique em dúvida sobre qual tecla escolher.
Comentário de hamacker
Quando ele disse "nós tendem: Quando ele disse "nós tendemos no lado ocidental a ler da esquerda pra direita, de cima para baixo. Então nada mais natural que a primeira visão a se ter é do seu local mais pessoal, a "casa" do usuario." a primeira coisa que veio na minha mente é que ele estava descrevendo o GNOME.

Alias aquele método "botao iniciar" é semelhante a uma mesa de centro com um botao vermelho e um aviso "nao aperte" apenas para aguçar a curiosidade dos que passam por alí até conseguir um curioso que vai acabar apertando o botao.

Nao sei até que ponto "intuição" é semelhante a "curiosidade". Apesar do LER, nada é mais entuitivo (e emburrecedor) do que o Mouse. O sujeito fica dando duplo clique em tudo que ele vê na tela, nao sabe o que é, mas tá lá dando duplo clique. E quando o aplicativo demora, lá vai outro duplo clique (deve ter sido por isso que a microsoft patenteou o tempo certo do dup-lo clique).

Por falar em intuitivo o cara aqui do trabalho queimou alguns pixels do monitor do notebook dele porque tentou colocar um postit. Minha opnião é que a parte de intuitividade não deve ser tão perseguido, tem que chegar até o ponto máximo e dar lugar a simplicidade+funcionalidade e as vezes abrindo mão da intuição, afinal seres humanos não são 100% intuitivos, uma parte deles preferem pensar e estudar o proximo passo :)
Comentário de nemesis
o meu é o mais direto possível: exemplos:

quero editar um texto:
vim texto

quero navegar na web:
gppp && fir*CTRL+TAB* ( ou ctrl+r*gpp* se já estiver no histórico de comandos )

etc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
Não é complicado para quem: Não é complicado para quem mexe com isso desde os 13 anos de idade.
Agora tente ensinar sua avó a usar o windows ou qualquer linux.

Pq acham que o Ipod é um tremendo sucesso? Porque ele faz exatamente o que deveria fazer, toca músicas. E todas suas funções podem ser acessadas com o toque do dedo. Faria o mesmo sucesso se fosse uma tela de LCD com um menu e milhares de submenus?

Ah, e mais uma coisa, o que incentiva mais o raciocínio? Um lançador de aplicativos que funciona através de keywords e realça as aplicações mais usadas como aquele QuickSilver ou aquele menu que enche a tela, em que você demora um considerável tempo para ler tudo e achar o que precisa?

Esse modelo a la windows já cansou. Soluções inovativas em Desktop são sempre bem vindas.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de sri_canesh
Tua mãe ou tua avó que usar: Tua mãe ou tua avó que usariam um PC para procurar receita de bolo na net com certeza adorariam uma tecla dessas.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de puelocesar
Concordo contigo : Concordo contigo

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Carlos Chayim Amaral
Usuários: Pois é. Acho que muita gente falou um monte aqui, inclusive meu amigo Eskelsen.

Também acho lindo esta piazada de hoje que conhece micro desde o útero e tals, assim como estas duplas sertanejas, onde todos faziam 2a. voz no coro da igreja (isto quando tinham apenas 2 ou 3 anos de idade).

Mas penso no usuário. O linux ainda está carecendo, e muito, de uma interface mais 'user-friendly', pois não estão pensando muito nos usuários finais, que são, sempre foram e continuarão sendo 'portas'. Pra isso, os profissionais de informática existem.
Trabalhei há pouco tempo numa instituição de ensino, onde a maioria dos 'mestres' e 'doutores' mal sabiam passar e-mail ou outras coisas básicas.


Comentário de hamacker
Não quero me aprofundar no a: Não quero me aprofundar no assunto, mas na decada de 80 o sujeito lia o manual e aprendia a sintonizar os canais de TV e a coloca-los na numeração correta e quase todos faziam isso. O mesmo sujeito que está vinte anos mais velho pega um a TV com sintonia automatica mas não consegue acertar o relógio.

Anos atras conseguia acertar sem problemas o despertador analogico rotacionando uma manivela para minutos e outra para segundos e levantando um pino, atualmente tem dificuldades em acertar o despertador em mecanismos muito mais modernos e simples.

Um video-game antes era ligar na tomada, colocar um cartucho e sair jogando. Hoje ele é cheio de mods, temas para baixar da internet, conecta um video game a um PC, toca .mp3 e video, além disso tem que aprender a jogar usando 16botoes, 1 direcional e duas hastes analógicas. Não me parece mais 'user-friendly' que antes mas geralmente quem compra não tem problema com isso.

Ou seja, tudo é user-friendly depois que se aprende.

Esse conceito de user-friendly para todos é utópico, bom ou mal as pessoas acabam se adaptando ao que existe na sua geração e na posterior se não quiser ficar ultrapassado.

Eu ainda reafirmo que o computador está num estágio muito fácil de utilização, as vezes tão fácil que se esqueçem da segurança. É tudo uma questão de aprendizado e paciência.
Comentário de hamacker
Moderei ambos porque não sei: Moderei ambos porque não sei o que minha avó ou minha mae tem a ver com assunto, lembrem-se da proxima vez : ataquem o argumento e não a pessoa.
Comentário de sri_canesh
Você provou que não consegu: Você provou que não consegue interpretar textos.
Usei sua mãe e sua vó como exemplos. O que tem de mais?

Incrível. Esse mundinho politicamente correto está um saco. Não se pode mais falar um ai fora do lugar que as pessoas já ficam ofendidas.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de chronos
Muito ruim ter que minimizar tudo para ter acesso.: Eu sou a favor de desktops limpos, um dos screenshots de desktops que eu mais amo é esse (http://iphitus.loudas.com/designs/screenshots/05122004.png), é um desktop limpissimo.

Entretanto temos um certo problema, desktops limpissimos normalmente fazem com que usuários novos, que não conhecem o ambiente e não tem mta vontade de 'fuçar' (aka minha tia que abre email com scr e fala que o thunderbird é uma bosta hehe..imagina o outlook.) totalmente perdidos e normalmente a primeira palavra é "onde eu clico para tal coisa".

Desktops muito poluidos e com menus horrendos (aka windows, alguns menus do gnome, kde, flux, openbox, etc .... que ninguém edita e organiza direito) deixam o usuário de saco cheio.

Aquele desktop é meio limpo, mas ninguém vai querer minimizar os programas para abrir um outro, eu não suportaria isto. A idéia da tecla de atalho para fazer aparecer é ótima (http://br-linux.org/linux/node/2870#comment-33597), seria bastante funcional.

Outra idéia sempre boa, que eu não sei quem iniciou primeiro, mas sempre faz sucesso são as quickbars, onde o usuário tem os programas preferidos simplismente representados por icones.

Creio que uma quickbar bem trabalhada ou o caso da tecla de atalho seria o ideal. Por que não usar a tecla de menu iniciar do windows para aparecer esses desklets?!

Muita coisa a se pensar :), eu uso gnome, bem básico, com uma quickbar improvisada, simples e rápido, além de teclas de atalho para programas mais usados.

Quickbars são o caminho na minha opnião.

abraços.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de chronos
e os multiplos desks?: Como será que os usuários vão interagir com multiplos desktops?

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de xultz
Bom, vou dar meu pitaco. : Bom, vou dar meu pitaco.
Eu classifico os programas (de desktop) em duas categorias: os que você salva o resultado do trabalho e os que você não-necessariamente salva.
Explico: por exemplo, se uma pessoa abre o OOWriter, é óbvio que ela vai criar alguma coisa e salvar. Porém quando abre o Firefox, necessariamente não vai salvar nada, pode até ocorrer, mas é muito mais comum isso não ocorrer.
O motivo dessa classificação é que eu peguei um costume que tem tornado mais simples a utilização e organização dos meus arquivos. Minha noiva usava Windows e sempre se embananava (ela tem um conhecimento mínimo de informática) e sempre se perdia a respeito de onde tinha salvo o arquivo, não criava pastas, aquela situação que muita gente deve conhecer. Depois que ensinei meu método, e no Linux (não que não possa ser usado em Windows) ela se acha mais fácil e acabou gostando tanto do Linux que não usou Windows nunca mais.

O que eu faço é o seguinte: se vou criar um documento no OOWriter, primeiro eu escolho onde vou salvá-lo (não abri o editor ainda), se acho necessário criar uma pasta eu crio, e no Konqueror eu seleciono Criar novo > criar novo arquivo texto e crio o arquivo que desejo com a extensão .sxw
Dou então um duplo clique sobre ele, e como o mimetype está configurado, o OOWriter é aberto, e vou escrevendo e salvando.
Se desejo continuar outro dia, o que eu vou fazer? Vou até a pasta onde criei o arquivo, e de novo eu dou um duplo clique.
Note que isso é interessante porque enquanto eu estiver no KDE, o procedimento é o mesmo. Já o processo normal, de abrir o programa, escrever, e abrir a janela de salvar, cada janela de salvar o documento é diferente entre os vários programas, principalmente entre Qt x GTK (esse último tem modificado bastante esta janela de diálogo conforme o GTK vai evoluindo, o que é péssimo).
Aí vem a pergunta: para um usuário comum não é complicado ter que saber que .swx é um documento do OOWriter? Obviamente que sim, e aí está o X da questão. Um ponto que precisa evoluir é esse, quando clico em Criar Novo deve aparecer uma opção para Arquivo do OOWriter ou coisa semelhante.

Bom, essa é minha idéia. Encher a tela de ícones que chamam programas, em minha opinião, é um erro. No meu deskto, tenho muitos ícones, mas são todos para pastas com material de trabalho, arquivos que baixei, e coisas do tipo. O desktop é um gerenciador de arquivos tremendamente prático, mas pouca gente se toca disso.
Eu tenho ícones somente na barra de tarefas, mas para programas que não geram arquivos, como Firefox, K3B, etc.

Bom, espero ter passado um pouco da minha idéia a respeito de um sistema de desktop prático e direto.
Comentário de welrbraga
O desprezo é por que não é da microsoft!?: É uma pena a crítica da comunidade quanto a uma inovação dessas, mesmo que pareça idiota para meia dúzia de pessoas.

Se isso tivesse o nome de Microsoft Direct Access e viesse acompanhado de um manual iniciado por um EULA seguido de um monte de termo ridiculo se referindo a ele como MDA, seria uma revolução e ai todo mundo cairia de pau dizendo que a Microsoft patenteou uma inovação, mas como a ideia veio da comunidade ninguém dá crédito. É a velha história de que "santo de casa não faz milagre".

Eu já tive uma ideia fantástica assim a alguns anos e implementei no meu desktop de forma bem simples e idiota, criando um papel de parede com umas caixinhas em posição estratégica e coloquei os ícones dos principais aplicativos que usava ali organizados por categoria. É claro que não chegou aos pés desta iniciativa mas achei legal.


Só me resta deixar aqui meu recado: Hélio, Mandriva, Mandrake, Conectiva e todo o resto ... eu não gosto da distro de vocês (sem flames por favor) mas recebo com muita alegria e parebenízo-os pela inovação. Mas pelo amor de Deus registrem logo essa ideia e entreguem-na por Copyleft a comunidade, antes que o "Windows Vista SP2" (que será lançado uma semana após o Windows Vista Original) venha com essa fantástica inovação em mais um patch de 180MB!

Meus sinceros parabéns a toda a equipe!
---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de sri_canesh
Existe algo levemente semelha: Existe algo levemente semelhante no Windows: Windows Media Center
e no Mac: Front Row

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Jabá: Argh! Odiei! O que é aquilo? Propaganda do próximo TIM Festival?
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Déjà vu: Quanto mais eu leio sobre esse assunto, mais eu penso nisso:

http://www.symphonyos.com/mezzo.html

Acho que todos deveriam dar uma bizoiada. Principalmente o pessoal do Mandriva.
Comentário de espardo
hum...: nós tendemos no lado ocidental a ler da esquerda pra direita, de cima para baixo.

Deve ser por isso que pus minha barra de tarefas do KDE lá em cima.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de elektron
Interessante: xultz, muito boa sua idéia!
Gostei! Simples e prático.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de ozp
nao acho que a questao seja i: nao acho que a questao seja inovar ou ficar tentando fazer melhor.

O KDE e Gnome estao ai, coloca um tema Crystal, coloca Wine, coloca flash, java, plugins, coloca um repositorio debian/ubuntu pra baixar os softwares e blz


Comentário de anon
O que tem de mais !!!:
Use a sua mãe e a sua avó como exemplo.

Usar a mãe e a avó do outro é uma provação
infantil.

Dar uma de joão-bobo e dizer "o que tem de mais ?"
é mais infantil ainda.


Comentário de [Rodrigo]
O que você falou faz sentido: O que você falou faz sentido, concordo em partes, porém acho que você não analisou um fator...
Tomando por base o primeiro exemplo seu (se comentar todos acho que ia ficar muito grande o post e acabar perdendo o objetivo)
Na década de 80 as pessoas liam um manual para sintonizar os canais, porque só assim conseguiriam ver TV com um minimo de qualidade, agora além de simplesmente mostrar a imagem, a TV pode ser programada para ligar certo dia, desligar depois de um tempo etc etc.. são "a+" que muitas vezes as pessoas não sabem fazer, mas ver TV, selecionar o canal, todas sabem.. a televisão está mais user friendly hoje... afinal o objetivo básico dela é feito de forma automática.

No caso dos PC´s estamos na mesma... (vou citar alguns sistemas da MS, por ela ser muito forte nesse segmento.. favor ninguem querer me matar tá? rs)
Na época dos 386, 486 o máximo que se podia ter quando se trata de facilidade de uso / preço / suporte era o windows 3.1 /3.11 existiam outras opções mas ou eram muito caras ou pouco usadas.. as pessoas se acostumaram aquilo.. se for ver pros padrões de hoje, tanto tecnicamente quanto no quesito usuabilidade, o windows 3.11 é uma porcaria (ao menos é o que eu acho).

Você está certo ao falar que tudo é user-friendly depois que se aprende.. mas quanto menor a curva de aprendizado, maior o numero de pessoas que acharão seu produto user friendly... Se alguem um dia inventar um computador que você fala "toque a MP3 X" e o micro abre um player e toca, ele vai ser bem mais user-friendly do que os atuais, mesmo que existam 1500 outras funcionalidades que não poderiam ser ativadas por voz.. o básico ele faria assim...
Hoje, por diversos fatores, muitos deles não técnicos (na verdade a grande maioria) acho que o Linux ainda está um pouco atrás do principal concorrente quando se trata de usuabilidade no desktop doméstico (mais até que no coorporativo, se alguem se interessar em porque dessa minha opinião, eu posto em outro comentario pra não enrolar muito nesse) E iniciativas como essa do pessoal da mandriva são ótimas.. Eu adorei a Screenshot mostrada por eles, essas customizações já de fábrica ajudam muito a popularizar o linux, acho uma iniciativa muito boa, pra mim ao menos, quanto mais tempo for investido nisso (sem esquecer outros aspectos é claro) mais o pinguin vai evoluit no desktop
Comentário de rufoz
e por isso que a minha fica l: e por isso que a minha fica lá no cantinho direito, esquecida... só serve mesmo pra usar o "travar a tela" :)
Comentário de alan
isto já existe no windows h: isto já existe no windows há muito tempo... ainda continua sendo uma boa idéia?
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de sri_canesh
Dar opinião sem se identific: Dar opinião sem se identificar, então, é uma prova de covardia sem tamanho.

Não usei minha mãe como exemplo pois ela já morreu, e minha avó mal consegue se mexer direito, coitada.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Caramba, show de bola mesmo.: Caramba, show de bola mesmo. Não conhecia esse projeto

mais alguns ajustes e ele pode se encaixar no conceito de "media center"

abraços

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Grobsch
Embaixo e à direita: É por isso que no GoblinX (KDE) o botão iniciar fica embaixo e à direita e o menu no alto à esquerda, o botão iniciar na parte de baixo do lado direito é um erro de design imperdoável copiado por todo mundo.
Discordo e MUITO que o ihcone da casa do usuário seja o mais importante... o menu eh o mais importante item no desktop.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
Ótimo desktop: Ótimo desktop, veja este aqui... sem propaganda, mas eu ACHO sensacional... heehehe... deveria achar pq escuto um bando de gente me criticando por fazer isso... http://www.goblinx.com.br/kde_.jpg
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
Acompanho: Acompanho o Symphony OS pq pensei em adotar o Mezzo, a questão é que ainda está em fase alpha, com muitas correções necessárias... mas é uma boa idéia.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de so
Pq acham que o Ipod é um tremendo sucesso?: Eu imagino porquê... É um tremendo gadget, e as pessoas "Normais" adoram um gadget, principalmente se ele for caro e de "Marca". Mas no fundo não serve pra nada mesmo.
Comentário de nemesis
simplicidade vs complexidade: "o Ipod é um tremendo sucesso...Porque ele faz exatamente o que deveria fazer, toca músicas. E todas suas funções podem ser acessadas com o toque do dedo."

O problema é: o iPOD é um aparelho de propósito específico, bem diferente de um aparelho de propósito geral como um computador.

Em um media player, vc realmente só precisa de um botão para tocar/pausar, e outros dois para ir pra frente e pra trás na músicas ou nos menus de seleção de música.

Agora, vc pode servir páginas web com um iPOD? Pode formatar documentos WYSIWYG com um iPOD? Pode jogar games com um iPOD? Pode programar com um iPOD?

a interface é simples porque é limitado e não possui muitas funcionalidades.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Anon
:
"Dar opinião sem se identificar, então, é uma prova
de covardia sem tamanho."

Anonimato em fórum agora é covardia ?
Só no seu mundinho politicamente-correto : )

"Não usei minha mãe como exemplo pois ela já morreu,
e minha avó mal consegue se mexer direito, coitada."

Sinto muito pelas duas.

Mas usar a mãe e vó do cara para responder
ao post dele continua sendo provocação.

"Cássio R."

E isso é identificação ???
Se para você é então, eu sou Ricardo R.


Comentário de erik
cara, aprender a computar...!!: cara, computação é para quem programa, quem meche com advocacia quer ver longe de ferramentas de programação.
meu sogro por exemplo é o mesmo.
as coisas que ele precisa de um computador.
.email (coloquei um abridor de email para ele o thunderbird hehe)
.navegador (firefox huhuuuu)
.pacotete de editor de texto (open office (com um minimo de cuidado explicando a ele que precisa salvar como doc por causa do pádrao doc que a ms, criou (é um p´roblema né ))
.e jogos (nada como um bom joguinho como o cs(esse ja presente no linux com compilador))
cara, mandriva ta ai com um layout gostosinho, tenta dar um, credito a eles, ta beleza ?! é disso que o povo quer, entao vamos dar a ao povo...
Comentário de nemesis
andei pensando a respeito de GUIs: Li os comentários e opiniões, achei interessante essa interface para usuários novatos e também achei interessante o tal SymphonyOS + GUI Mezzo ( feita com tecnologias web ) que alguém aí postou. Tenho pensado bastante em relação a interfaces com usuário, pq sou basicamente um amante da maneira direta de acessar programas via linha-de-comando, mas ao mesmo tempo, já tive experiência como desenvolvedor de interfaces orientadas-a-documento ( web ) e recentemente estou desenvolvendo GUIs.

Então, pela minha experiência, o que penso é o seguinte: a interface aqui apresentada não parece tão fenomenal assim. Iniciante vão ter problemas -- quero entrar na web, o que clico? quero editar um documento, o que clico? -- e a interface vai ficar poluída se forem instalados mais programas, a não ser que seja do tipo "programas mais usados, ou pré-instalados apenas".

Eu acho que GUIs, para funcionarem realmente bem para pobres mortais, deveriam focar em documentos e texto, não ícones e menus. O problema atual, enfim, é que as interfaces se concentram em programas particulares ao invés de documentos.

Assim, atualmente, se o cara quer editar um documento texto, ele tem que procurar por um ícone específico ( com texto minúsculo ) que representa o editor padrão e aí, ou abrir o documento por ele ou criar um novo. Claro, ele pode ir pela sua pasta de documentos, encontrar o que ele quer editar e dar um duplo-clique. Mas o fato é: o que aparece no desktop é o ícone do programa usado para editar aqueles documentos, esse é foco. Na minha opinião, equivocado.

Pensem a respeito de Orientação-a-Objetos: o foco é em entidades recebendo mensagens sobre o que fazer, não em funções sendo aplicadas a entidades. O foco é diferente, embora seja a mesma coisa.

O que eu acho é que o desktop deveria focar em genericidade e ações, ao invés de programas em ícones: mostrar opções de ação padrão, tipo "Formatar um documento", "Navegar na internet", "Programar", "Ouvir música", "Ver vídeos", "Realizar cálculos em planilha", "Jogar" etc.

Quando o mouse passasse por cima de uma dessas "ações", mostraria um tooltip dizendo: "duplo-clique para executar a ação ou clique com o botão direito para configurar opções para esta ação". Se clique com botão direito, uma tela simples para escolha do programa associado default -- dentre possivelmente vários exibidos em uma listagem -- e opções específicas para o programa escolhido.

Se duplo-clique, se a "ação" for do tipo que não recebe parâmetros -- "Navegar na internet", por exemplo -- executar a ação de imediato, usando o programas default -- Firefox e kppp, digamos.

Se a "ação" recebe parâmetros -- "Formatar um documento", digamos -- abrir o navegador de arquivos com um título "Selecione um documento", na última pasta aberta pelo usuário, esperar ele selecionar e abrir o(s) documento(s) selecionados com o(s) programa(s) apropriados(s) padrão.

É essencial que os ícones para as ações padrão tenham um texto claro descrevendo o propósito da ação e que a ação executada seja posta em um ambiente separado e tais ambientes de execução sejam mostrados em uma "pilha" de execução -- talvez na barra de tarefas. Assim, se o cara resolver retocar imagens, o GIMP é aberto em um ambiente X sozinho. Se resolver editar um documento, o OpenOffice recebe um ambiente só para ele também. O ambiente para cada atividade fica visualmente limpo e despoluído.

A pilha deveria ter um limite de tamanho e alertar o usuário para fechar alguns ambientes antes de abrir novos. É claro que se o usuário escolher retocar mais uma imagem, ele é levado a um ambiente já aberto e o ambiente passa para o topo da pilha. A pilha é diretamente acessível e seu elemento mais na base é o ambiente padrão com as "ações" à mostra. Os outros ambientes não mostram "ações" em seu "desktop", apenas uma "ação" "Terminar".

O ambiente contendo as "ações" -- elemento mais na base da pilha -- poderia ser diretamente acessível via alguma tecla de atalho, digamos "F12", e essa informação deveria estar presente com um label na tela inicial.

Pensando bem, se o ambiente inicial se chamasse "Start" e a pilha fosse disposta horizontalmente, a aparência seria bastante com a da barra de tarefas do Windows, mas só a aparência, pois o comportamento e a semântica são completamente diferentes.

Claro que tal modelo orientado a documentos não agradaria a desenvolvedore de software proprietário e seus formatos fechados. Por exemplo, não agradaria nada a M$ uma opção "Editar um documento" substituindo o ícone e o nome do Word: logo os usuários esqueceriam do nome do software usado, e isso é péssimo marketing.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de xultz
Isso existe no Windows acho q: Isso existe no Windows acho que desde o 95. Não me lembro direito, talvez no 3.11 também, faz tanto tempo...
De um modo geral, o que me deixa grilado, é que o desktop é encarado pela maioria das pessoas com uma área para colocar ícones de programas! Eu já vi desktops (Win98) simplesmente entupido com todo tipo de ícones para todos os programas instalados, até mesmo os mais inúteis e os que são carregados automaticamente durante o boot.
E infelizmente o que está sendo experimentado, conforme diz na matéria, é uma maneira de organizar no desktop ícones para programas.
A minha sugestão não modifica os softwares desktops em quase nada. O mais difícil é mudar o modo das pessoas agirem. É basicamente informação e divulgação.
Por exemplo, pouca gente sabe que o Desktop é uma pasta dentro, no Linux, de /home/usuario/Desktop. No Windows 98 eu descobri isso por acaso há muitos anos atrás, mas eu sempre achei que era um lugar muito mal escolhido, acho que era C:\Windows\Desktop, sendo que na pior das hipóteses deveria ser C:\Desktop e o meusdo~1 deveria estar dentro desta pasta.

Então, para quem está organizando desktops em distros, minhan sugestão é: programas muito usados, devem ter ícone na barra do KDE. Até hoje eu não entendi por que diabos no Mandriva ele instala por padrão um ícone pro Emacs! :D E esses programas devem do tipo que não geram arquivo.
Os outros continuam no menu do KDE. Eu gosto da organização do Mandriva, apesar que alguns menus estão um pouco profundos demais, como por exemplo para chamar o RPMDrake precisa ir em Sistema > Configuração > Software > Instalar Software.
Quando instalo um programa pelo rpmdrake ele automagicamente vai para o menu do KDE e quase sempre num lugar muito adequado. O precisa ser adicionado é configurar o mimetype porque vários arquivos isso não acontece, e o link criar novo deve ser atualizado conforme o programa também.
Comentário de hamacker
Parece mais complicado, mas q: Parece mais complicado, mas que no fundo simplifica bastante é usar os favoritos da janela de dialogo de seleção de arquivos. No gnome/kde tem até histórico de arquivos usados anteriormente se a pessoa achar que criar categoria de favoritos é muito complicado e quase sempre sao as mesmas pastas/arquivos.
Comentário de utopico
Parece realmente ser uma interface inovadora: A idéia é com certeza melhor do o (argh!) windows vista.
Se eu fosse da microsoft compraria essa idéia. (he, he, he...)
Comentário de Richard Stallman
Conforme a sua Mãe: Sua mãe pensa a mesma coisa...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Windows existe desde a década de 80: Eu tive o desprazer de utilizar o Windows 1.0, isto lá por volta de 88/89...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de chronos
hahahaha, TIM Festival foi bo: hahahaha, TIM Festival foi boa :).

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de chronos
eu achei muito legal esse des: eu achei muito legal esse desktop também, diferente e prático, exceto pela falta de barra de tarefas, que faz uma certa falta as X.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de chronos
É uma idéia que deve ser co: É uma idéia que deve ser considerada.
Abrir programas em (vamos chamar ambientes de desktops) desktops diferentes e disponibilizar isso como uma barra de tarefas tipo windows/gnome-panel/etc é interessante, uma pilha também é :).

Uma ótima idéia realmente.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
www.gentoobr.org
Comentário de Copernico Vespucio
hahã...: Putz:
gppp && fir*CTRL+TAB* ( ou ctrl+r*gpp* se já estiver no histórico de comandos )

Tentei convencer a minha noiva que ela tinha que fazer isso no Kurumin dela pra navegar na Web... Ela me mandou a m*** e clicou no ícone do firefox. :-/

Tu não se dá bem com invenções novas como o mouse, certo? O kra da Xerox ia ficar muito triste com isso...
Comentário de nemesis
hahã: se
gppp && firefox &

já está no histórico de comandos mais usados ( muito provavelmente ),

então:
*CTRL+R*fox*ENTER*

vair abrir o Firefox e o discador no tempo em que ela leva para posicionar o mouse em cima do ícone.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Ótimo pra quem?: Esse GoblinX é uma das distros mais horrorosas que eu já vi. Adolescente é que gosta desses desenhos angulosos metidos a arrojados e pseudo-futuristas. Adolescente é que gosta de nick invocado. Adolescente é que gosta de parada sinistra. Adolescente é que gosta de fazer pose de malvadão. Adulto não engole essas bobagens.
Comentário de nemesis
palhaço! a distro tem um vi: palhaço! a distro tem um visual bem interessante. adultos se preocupam com funcionalidade ao invés de visual, mas um visual bem-feito não atrapalha...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nosklo
Mandriva EMACS: Então, para quem está organizando desktops em distros, minhan sugestão é: programas muito usados, devem ter ícone na barra do KDE.

Concordo, ícones mais usados na barra...

Até hoje eu não entendi por que diabos no Mandriva ele instala por padrão um ícone pro Emacs!

Porque ele é muito usado!! Vou até instalar o Mandriva, não simpatizava muito com a distro, mas depois dessa informação, estou pensando melhor!

Nosklo
Comentário de Copernico Vespucio
sorry: Não está no histórico dela, pq ela nunca rodou o firefox assim e nem pretende fazer isso (abrir um prompt do konsole só pra rodar o ff). Embora a compreensão dos conceitos que envolvem o processo (abrir uma aplicação rodando em background, etc) sejam interessantes de se conhecer, não é preciso passar por isso o tempo todo.

Desculpa, mas vc. está defendendo o indefensável...

Mouse e Interfaces Gráficas com o usuário não foram criadas sem um excelente motivo. E esse motivo não é uma campanha de idiotização do usuário (o usuário só permanece ignorante se escolher isso), como vc. parece defender.

Eu fico muito feliz quando o KDE no Kurumin disponibiliza ícones para acessar minhas partições definidas no fstab, mostrando quais as que estão montadas ou não, sem que eu tenha que ficar repetindo comandos em linha de comando. Saber fazer as coisas na mão quando necessário não significa depender da linha de comando para fazer tudo.

O que muitos partidários da linha de comando gostam é chegar para um newbie e dizer: "- Viu só? eu sei fazer em linha de comando, seu lammer! Só mais inteligente que você!", é uma forma de se sentir "especial".

Entre um arco de pua e uma furadeira elétrica, eu faço a escolha óbvia. Existem situações onde a pua é melhor, e é por isso que eu não jogo ela fora. Mas não vou construir um armário inteiro com ela.

Quando eu tenho uma porção de CDs iguais pra gravar, eu uso linha de comando. Quando eu tenho que gravar um único CD multiseção, adicionando arquivos de diferentes diretórios, eu uso o k3b (que ainda pode melhorar muito, mas já é bom o suficiente).
Comentário de nemesis
não importa: "Não está no histórico dela, pq ela nunca rodou o firefox assim e nem pretende fazer isso"

não importa: eu estava falando sobre meu gosto pessoal e vc quem pôs sua namorada no meio...

"não é preciso passar por isso o tempo todo."

não, não é: é para isso que servem scripts, aliases ou o histórico do shell e respectiva busca.

"Eu fico muito feliz quando o KDE no Kurumin disponibiliza ícones para acessar minhas partições definidas no fstab, mostrando quais as que estão montadas ou não"

"df -h" sai bem mais rápido que posicionar o mouse sobre o ícone, clicar e esperar aparecer a janela mostrando os resultados.

"é uma forma de se sentir 'especial'."

não, é uma forma de se sentir produtivo e no controle.

"Entre um arco de pua e uma furadeira elétrica, eu faço a escolha óbvia."

eu também, a furadeira elétrica, sem dúvidas. Há, pensou que eu ia escolher com uma ferramenta menos produtiva ou não tão poderosa? pensei que vc soubesse pq gosto da linha-de-comando...

"Quando eu tenho que gravar um único CD multiseção, adicionando arquivos de diferentes diretórios, eu uso o k3b (que ainda pode melhorar muito, mas já é bom o suficiente)."

Esse é o tipo de atividade que exige uma ferramenta interativa ao invés de em lotes: o cara perde tempo manualmente selecionando suas músicas favoritas etc. Se ao invés, eu quisesse gravar todos os oggs que eu encontrasse em dado diretório ou abaixo, não preciso de uma GUI para selecionar na mão: eu sei exatamente o que eu quero.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
talvez, mas importa pra mim: "df -h" sai bem mais rápido que posicionar o mouse sobre o ícone, clicar e esperar aparecer a janela mostrando os resultados.
Ué, precisa fazer isso tudo? Eu seu se está montado ou não só *olhando* pro ícone!

não, é uma forma de se sentir produtivo e no controle.

Não em sinto uma coisa nem outra quando eu não consigo lembrar de alguma opção particularmente obscura e tenho que recorrer ao man. Que aliás, são em sua maioria um exemplo a parte de como escrever textos prolixos. Vc. não vai vir com essa de que eu tenho que decorar todas as opções de todos os utilitários, né?

Em interface gráfica eu não preciso lembrar das opções, elas estão na minha frente. E o esforço de interfaces como as discutidas aqui e pôr cada vez mais as opções mais comuns na frente do usuário.

Esse é o tipo de atividade que exige uma ferramenta interativa ao invés de em lotes: o cara perde tempo manualmente selecionando suas músicas favoritas etc. Se ao invés, eu quisesse gravar todos os oggs que eu encontrasse em dado diretório ou abaixo, não preciso de uma GUI para selecionar na mão: eu sei exatamente o que eu quero.

Finalmente concordamos. Bater pregos com martelos, Chave de Fenda para os parafusos.
Comentário de slackware
Em resposta!: Caro amigo GERIÁTRICO,
Se o fato de nessa distribuição as cores serem vivas e os desenhos futuristas te incomoda, por favor interne-se. É entendo q pessoas setentistas como você se sentem ofendidas, porém lembre-se de sua adolescência, quando você ainda brincava com Noé(isso mesmo o da arca). Aposto q também gostava dessas infantilidades.
Nunca critique um adolescente por seu jeito estranho de ser, pois se as pessoas tivessem feito isto conosco com certeza seríamos pessoas frustadas. Se meta na sua vida. Critique a funcionalidade da distribuição e não o objetivo de sua aparência. Se o senhor, meu amigo Tutâncamon, se acha tão adulto, crie uma distribuição melhor do q GoblinX. Senão...Continue servindo bolinhos. Pois pelo o q sei foi o senhor q serviu os bolinhos na ?última santa ceia de cristo.

Tenho dito!
Comentário de cppware
Cores e Desenhos: Olha, meu Senhor, observe. Ao chamar uma distro que possui propriedades de adolescente de horrorosa, você provavelmente estará desestimulando os jovens que querem migrar para o Linux. E isso não é o que o Senhor quer, não é mesmo. Não sou mais adolescente, e também não utilizo cores quentes e desenhos tecnológicos, mas não fico criticando tais características.
Não faça isso, meu caro... Honre ao Linux e contribua, não critique. Não fique magoando as pessoas, chamando suas distros de ridículas, horrorosas etc... Não é melhor ser amigo e contribuir?
Eu sei que o senhor sabe que errou. Seja humilde e peça desculpas. Ninguém vai achar que isso foi covardia. Vamos apoiar uns ao outros, não é mesmo?
Comentário de sri_canesh
Qualquer um que poste um come: Qualquer um que poste um comentário sem assinar embaixo é um covarde.

Não posso usar a mãe dele? Uso a tua então. Porra, é um saco, hoje em dia "exemplo" virou provocação.

Cássio R. Es_kelsen. Melhor do que "anon".

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Sim, se ela estivesse viva ad: Sim, se ela estivesse viva adoraria uma coisa assim. Tenho certeza. E ao contrário do que alguns impúberes aqui imaginam, não estava zoando.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Ednei Pacheco
Discordo...: E ficar "preso" à algumas tecnologias proprietárias? Nem pensar!

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Copernico Vespucio
não sei porque: A maioria das "ferramentas proprietárias" citadas trabalham com formatos abertos:

MP3 ainda toca em aplicativos livres, assim como a maior parte dos arquivos de som e vídeo em geral. Deixou de ser? Usa um conversor "proprietário" e transforma em Vorbis.

Java (mas que ladainha infinita!) roda sob o GNU-Classpath, Kaffe, etc. Se vc. não está satisfeito com esses portes, ajude esses projetos ou aguarde o Apache Harmony, disponível em breve (e, pelo que ando lendo, talvez seja a melhor JVM que eu já vi).

Flash: Se eu não puder ver algum SWF em minha página preferida, eu não vou morrer. Sempre existe uma versão em HTML ou DHTML.

Wine: Se vc. tem programas Windows (se vc. não gosta de soft proprietário por filosofia, então não os têm, logo não precisa do Wine), já está usando soft proprietário, então....

As pessoas que estão, por alguma razão específica (normalmente, a falta de uma boa opção livre), usando algo proprietário estão usando seu direito de escolha.

Comentário de CWagner
Eu tenho uma idéia. : Eu tenho uma idéia.

Por que não usam uma tal de IA para trabalhar e aprender com o usuário a configurar o desktop?

Digamos, programam-se um ou vários agentes, na verdades vários ajudantes que iriam propor, com o passar do tempo, algumas funcionalidades ou recursos para o usuário.

Caso o indivíduo quisesse ou gostasse da proposta o recurso ficaria disponível até que não fosse mais tão usado ou até quando fosse retirado da vista do cidadão.

Pode ser um saco ter um clips enchendo a paciência perguntando o tempo todo "o que você quer fazer agora", mas creio que um agente poderia resolver isso de maneira bem melhor, aprendendo com o usuário, por exemplo, caso ele abra várias janelas do konqueror ou firefox, um ajudante poderia dizer que existe o recurso das abas e perguntar se o usuário não gostaria de abrir os novos sites em abas, no lugar de novas janelas.

Eu também pensava em criar alguns temas para o superkaramba, colocando alguns atalhos de aplicativos mais utilizados por determinado grupo de usuários, tipo um quiosque web ou aeroporto.

Dependendo de perfil do usuário que logasse, haveria um desktop diferente cada qual com um conjunto de ferramentas disponível de imediato, que poderia, com a ajuda do tal agente, alterar sua configuração para que pudesse ficar mais limpa ou mais completa.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Em resposta da resposta: Critique a funcionalidade da distribuição e não o objetivo de sua aparência.

Funcionalidade é uma coisa. Aparência é outra. A aparência do GoblinX é medonha. Simples fato.

Se o senhor, meu amigo Tutâncamon, se acha tão adulto, crie uma distribuição melhor do q GoblinX.

Bem que eu gostaria, mas eu tenho muitas contas e impostos para pagar. Preciso trabalhar, não tenho tempo para criar distros.
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Seja humilde e peça desculpas: Sem chance. Não se cura mau gosto estético com misericórdia. Mau gosto se cura com doses cavalares de franqueza. Santo remédio.
Comentário de ?
"no GoblinX (KDE) o botão in: "no GoblinX (KDE) o botão iniciar fica embaixo e à direita"

"o botão iniciar na parte de baixo do lado direito é um erro de design imperdoável"

Você poderia se decidir? :-)

Comentário de nemesis
simples opinião: gosto é que nem cu: cada um tem o seu.

Funcionalidade é uma coisa. Aparência é outra. A aparência do GoblinX é bastante estimulante.
Simples opinião pessoal.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Grobsch
Comentário: Olha responder trolls é bobagem, apenas queria dizer que não sou adolescente, sou provavelmente mais velho que este senhor, em idade, porque em cabeça ele morreu...
O visual do GoblinX é único, alguns gostam outros não, mas ainda que fosse feio, o que é longe disso, seria melhor do que simplesmente copiar os outros fazem como tantas distros.
Tenho contas a pagar e as pago com meu trabalho com Linux... isso é ótimo...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Anon
bobagens:
"Qualquer um que poste um comentário sem assinar
embaixo é um covarde."

Qualquer um que coloca afirmações como
essa é um idiota.

"Não posso usar a mãe dele? Uso a tua então.
Porra, é um saco, hoje em dia "exemplo" virou provocação."

Usa a tua( se minha mãe estivesse ... ),
alias não use nenhuma. Arranje um "exemplo" melhor.

"Cássio R. Es_kelsen. Melhor do que "anon"."

Não vejo no que é melhor ...

Comentário de The Darkness
Gostei muito da sua considere: Gostei muito da sua considereção nemesis.

O problema com o Desktop LINUX não é "se ele é usável ou não mas sim que ele é diferente.
Para o leigo tanto faz se ele usa "Windows" ou "KDE" a cara é a mesma, e se ele não prestar atenção vai achar que é a mesma coisa.

O foco em documentos e não em programas é uma idéia realmente muito boa e poderia ser mais explorada. Isso daria ao Desktop LINUX uma vantagem frente aos demais e o colocaria em um patamar diferenciado de análise.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de nemesis
vantagem mesmo: Realmente, o foco em documentos seria uma grande vantagem em termos de facilidade de uso pro Linux, pois no meu entender os fabricantes comerciais realmente focam em programas pq é o que eles vendem. Eles não podem simplesmente desaparecer com os ícones do Photoshop ou Office e tratar tudo transparentemente, de acordo com ações genéricas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Tudo é troll hoje em dia?: O visual do GoblinX é horroroso. Dizer a verdade não faz de mim um troll.
Comentário de nemesis
é a sua verdade contra a min: é a sua verdade contra a minha

a minha é: é um belo visual.

tenho a impressão de que vou favorecer a minha... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Foco em documentos: Concordo 100% com essa idéia do foco em documentos. Trabalho com suporte de uma instituição com um grande número de desktops linux operados por leigos e sei dos problemas deles com o uso do linux no dia a dia.

Eu não sentia muito esse problema porque sou micreiro das antigas e no linux gosto muito de fazer as coisas na shell, mesmo em moo gráfico. Por causa do uso de vários sistemas diferentes em minha vida eu acabei com a mania de abrir os programas antes e, de dentro deles, abrir os documentos que quero. Gerenciador de arquivos eu praticamente só uso quando quero fazer um número grande de operações com arquivos (e mesmo assim só uso o mc).

O usuário leigo adora clicar em tudo que vê. O que acontece no windows ? Cada programa instalado é associado às extensões dos arquivos que eles podem abrir. Quando ele clica num documento, o programa simplemente abre junto com o arquivo.

Sim, tanto o KDE quanto o Gnome permitem isso, mas vejamos o caso em que o usuário está usando o Firefox. Ele clica num link de um arquivo qualquer de algum site e aquela extensão de arquivo não está associada com nenhum programa. Na primeira vez o usuário é perguntado se deseja salvar o arquivo ou escolher um programa (e associá-lo definitivamente) para abri-lo. Imaginem se o cara quer abrir com o mplayer. Terá que digitar /usr/bin/mplayer ou navegar até ele, o que é grego para um usuário leigo. O Firefox no linux tem um gerenciamento próprio dessas extensões, que não fala com o KDE por exemplo.

Por experiência própria, são coisas como essas que citei que são a maior barreira para usuários leigos. O linux não precisa ter aperência exatamente igual à do windows ou ter o mesmo wallpaper e cores teletubbies para ser amigável. Um pacote para o Firefox, devidamente configiurado com a grande maioria das extensões de arquivos populares, seria mais do que suficiente para a maioria dos casos.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de slackware
Em discordância: Pouco se me dá se a onagra claudique; apraz-me acicatá-la.

(OU PARA PESSOAS COMO VOCÊ: "TÔ NEM AÍ!"
Comentário de hamacker
Estou usando o ubuntu dapper,: Estou usando o ubuntu dapper, e nele o firefox é o 1.5.0.1 e ele abre os documentos com o aplicativo correspondente embora voce tenha sempre a opção de "abrir com" e selecionar o aplicativo que voce deseja da forma como descreveu.
Em download-actions do Firefox não tem nada, então acho que resolveram esse problema no Firefox que parece estar usando o mimetypes do sistema.
Comentário de nemesis
nada como um sistema bem conf: nada como um sistema bem configurado... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
produtividade: Acho que o ponto do nemesis é o seguinte: muitas operações são mais rápidas se você puder fazê-las diretamente com o teclado (pelo motivo óbvio de que suas mãos provavelmente já estarão em cima dele). Eu configuro diversos atalhos de teclado no meu desktop para acionar os aplicativos que uso com mais freqüência. E acioná-los dessa maneira é muito mais rápido do que minimizar janelas para acessar o ícone de atalho do aplicativo ou clicar no K e navegar pelo menu até o atalho do aplicativo. Teclado é muito rápido, não é à toa que ao definir uma interface de usuário os projetistas (apoiados em estudos de usabilidade) sempre definem opções de acesso aos principais comandos do aplicativo via teclado. E eu não acho que o nemesis navega pelos links de uma página clicando em TAB seguidamente (se você conhece um atalho rápido para links do Firefox, me conte!).

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de nivel9
Já que o assunto tah sendo esse: Vi um texto esses dias q me lembrei agora. Nemsei quem fez, mas parece atual. Ve só: http://m-net.arbornet.org/~zerocode/dkt.txt
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004