Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil informa: Richard Stallman virá ao país durante o fisl7.0

“A 2.ª Conferência Internacional sobre a GPLv3 será no Brasil. Será realizada nos dias 21 e 22 de abril, junto com o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Richard Stallman, fundador e presidente da Free Software Foundation, vai comparecer.” Veja o texto completo em PSL Brasil - Richard Stallman virá ao Brasil.

Será que ele vai repetir a performance de Saint iGNUcius (foto) aqui no país do carnaval? Vale lembrar que há 2 anos Stallman iniciou um protesto contra o tratamento que seu país dava aos estrangeiros nos aeroportos, e recusou-se a vir ao Brasil. Vamos aguardar o próximo pronunciamento ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Richard M. Stallman
Irei, mas chegarei atrasado: Vou chegar atrasado, visto que não posso andar de avião...

Como a Embraer não libera o projeto dos seus jatos em uma licença compativel com a GPL, me recuso a entrar no avião. O mesmo com os carros da Ford.

Irei em uma bicicleta livre, bebendo cerveja livre.. Vou demorar, mas aproveito e no caminho e arrumo uma mulher e irei virar um homem...

Logo, não me esperem para churrasco de sexta-feira.

Comentário de Sonhei
Mas ele só participará se: Mas ele só participará se for numa sala/gnu, numa mesa/gnu, numa cadeira/gnu e todos terão de ter um saco/gnu para ouvir a mesma ladainha dos ultimos 6 anos...
Comentário de Richard_Stallman
Brasileirinhos, num faleum: Brasileirinhos, num faleum my nome aqui neste site, só quando ele se chamar br-gnu/linux, okay?


Comentário de GNU de quatro
Esqueceu de dizer que ele só: Esqueceu de dizer que ele só vem se comprarem 10.000 autógrafos, por US$ 10 cada, fora as toalhinhas brancas.

Comentário de Carlao Bazuca
Duvida...: Será que a organização do FISL devolve a grana para quem desiste de participar do evento? Depois que li esta noticia sinceramente estou pensando em não aparecer.

Carlão
Comentário de GNU de quatro
Que dinheiro?? A notícia já: Que dinheiro?? A notícia já diz o que eles fizeram com o dinheiro :-P. O Deus GNU tá embolsando tudo em troca da aparição, missa, autógrafos e milagres.

Comentário de Stalin
Pau nele: Se ele vir com um cajado em minha direçao, gritando frases sem sentido, tais como: Eu tenho uma missao, bla bla bla... Estarei preparado com o MEU cajado... Um pau com um prego na ponta.

¨O que falta pra este palhaço é uma enxada na mão¨

Pau nele!


Comentário de Carlao Bazuca
Cotação: Falando em venda de autógrafos, quanto será que ele vai cobrar desta vez?

Carlao
Comentário de Stalin
GNU Fashion: Puxa! Será que ele ainda anda este modelito da foto? Coisa mais demodê!
Poderiamos mandar um mail pra lista PSL-Hippies Ultra Fashion, solicitando uma nova túnica ao DEUS GNU...Quem sabe algo bordado em ouro... bordados feitos pelo PSL Mulheres... Suuuuper a ver!!!
Comentário de Stalin
Carlao: Querido Bazuca!

Nao conte a ninguem, mas soube por fontes ultra secretas da CIA, que o comedor de meleca terá concorrencia pirata. Ouvi falar em uns cambistas que pretender superfaturar autografos.

Ohhhhhhhhh!!! Que terrivel seria!
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Brasil exportando: Eu acho ótimo ele vir aqui visitar nossa rica plantação de piadas de Stallman plantadas com licença livre. Vai até poder colher e comer algumas direto no pé e levar mais umas pra casa...
Comentário de mk
quanto comentário inutil: é muito engraçado e ridiculo ver o quanto tem gente inutil na internet.
pessoas q so sabem criticar o trabalho dos outros mas não contribuem uma linha se quer de código pra quaisquer porjeto q seja.
o stallman pode ser polêmico e eu nem sempre concordo com ele. mas pelo menos eu o respeito pq sei a importância do projeto q ele iniciou a tantos anos atrás. o mais ridiculo é q a maioria das pessoas q fazem criticas ridiculas e inuteis a eles não vivem sem o compilador c GNU, GlibC GNU e etc. nem o pessoal q não usa essas ferramentas fala tanta besteira quanto esses muleques.
Comentário de nemesis
trollagem: acho que ele só vem para conferir de perto a trollagem que a comunidade brasileira têm feito em relação à sua pessoa em tempos recentes... iniciado por seu desafeto Eric Raymond e propagado incansavelmente por suas viúvas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Justiceiro
Olha que tal: vamos jogar o R: Olha que tal: vamos jogar o RMS no Guaíba??????
Duas razoes:

1. Ele pode tomar banho

2. Ele pode se afogar
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Ecologia (eu quero uma pra viver): Pô, mas assim vai poluir o rio!!! Sou contra!
Comentário de Douglas Augusto
Trolls e infantilidades: É uma pena, mas o br-linux nesse estado está quase intransitável.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de tomas.waldow
só uma dúvida!: quem ganha o que como isso?
toda esse desprezo em relação a pessoa de Stalmann leva a que?
isso aqui já foi melhor!!
Comentário de Toskinha
ahahahaha boa nemesis: Você como sempre hilário.
Eu perdi a parte do ESR e suas viúvas :D e também a parte de que a "comunidade trollista brasileira" tem feito em relação à pessoa do Stallman. Afinal eu ouvi que ele devia não ser tão cretino não foi aqui, e certamente o desafeto por ele não é exclusividade. Basta ver o que acontece no Slashdot quando alguma notícia dele sai. Por exemplo, na última encrenca dele com a CC:
"Este é o mesmo tipo de atitude irresponsável que alimenta conflitos religiosos em todo lugar. 'Se você não é exatamente como eu, então você é do mal.' RMS é um autoritário. Não interessa se você pensa que ele está certo na sua instância, ele é arrogante, esta atitude é inaceitável." (http://yro.slashdot.org/article.pl?sid=06/02/07/1733220)
Eu não sei qual o ponto de dizer que luta por um mundo melhor enquanto torna o mundo a sua volta tão insuportável. E certamente não é apenas ESR ou os trolls brasileiros que acham isto.
Comentário de GNU de quatro
O pior para nós GNUs, não: O pior para nós GNUs, não é ver o grande Stallman, o objeto máximo de nossa adoração ser escachafrado desta forma.

O pior são as gozações. Dizem que GNU anda de quatro, que GNU tem chifre, que GNU é comido pelo leão... Vida dura.
Comentário de nemesis
RMS autoritário: Eu realmente acredito que o RMS seria um cara mais popular se brigrasse menos por "coisas pequenas". E se deixasse esse papo de DRM de fora da GPL3. E se voltasse às boas com o Eric e o Linus. E liberasse a GPL da cláusula de ter que redistribuir o código quando o mesmo fosse usado e modificado em software nela baseado. E se não tivesse criado um compilador C livre, ou ferramentas de infraestrutura *nix livres. E se não tivesse ficasse insatisfeito com software proprietário a ponto de partir em uma cruzada, inicialmente solitária, por software livremente disponível.

Mas aí, acho que não teríamos software livre hoje.

Ele é arrogante, autoritário, inflexível, sujo, barbado e egoísta. Enfim, é o cara certo para brigar contra megacorporações de software proprietário cínicas e criadoras de leis e restrições cada vez mais deploráveis.

não dá pra ser popular em sua posição, como os trolls bem sabem...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Toskinha
Obviamente: Afinal, o conceito de compartilhar código só passou a existir quando Stallman surgiu. O BSD foi derivado da GPL. A FSF sempre foi conhecida, mesmo antes do Linux surgir. Se não fosse Stallman codar pessoalmente todos as ferramentas do GNU, ninguem estaria aqui. E as megacorporações são instituições do demônio, que só servem para pagar empregados que deveriam ter vergonha de serem empregados desta para contribuírem ao movimento open source, deveriam apenas viver de viajar e cobrar autografos.
< /ironia >
Comentário de nemesis
claramente: "Afinal, o conceito de compartilhar código só passou a existir quando Stallman surgiu."

É claro que não, e o Stallman vai ser o primeiro a te contar sobre como era a comunidade de compartilhamento de código nas Universidades, no passado, e como mudanças em atitudes acarretadas pelas primeira empresas de software comercial ameaçaram essa comunidade e o levaram a buscar um instrumento legal -- a licença GPL -- para dar sustento à idéia de código compartilhado.

"O BSD foi derivado da GPL."

Não. Mas o desenvolvimento dos BSDs livres modernos só se deu bem depois do estabelecimento do projeto GNU e da FSF. Até mesmo depois do kernel Linux.

"A FSF sempre foi conhecida, mesmo antes do Linux surgir."

A FSF ou Stallman não buscam a fama. Mas antes do Linux surgir, eles já tinham, sim, um bocado de bom software livre -- os carros-chefe sendo o ultra-editor Emacs e o compilador C GCC. Quem procurava boas alternativas aos caros softwares de desenvolvimento proprietários na época, encontrava nestes dois, excelente opções. Desconfio que o próprio Linus usou pelo menos uma delas... ;)

"Se não fosse Stallman codar pessoalmente todos as ferramentas do GNU, ninguem estaria aqui."

Se ele não tivesse revertido o quadro de abandono da idéia de compartilhamento de código, não. Ele obviamente não programou todas: muitas pessoas se interessaram pela idéia e contribuíram ativamente, inclusive ESR.

"E as megacorporações são instituições do demônio,"

se eventualmente a M$ comprar todas as outras, sim. ;)

"deveriam apenas viver de viajar e cobrar autografos."

Liberar o código não impede ninguém de viver. Apenas evita monopólios medonhos que passam a ameaçar suas liberdades como cidadão, vide DRMs da vida.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Toskinha
Ótimo: Não tenho mais perguntas meritíssimo :)
Comentário de nemesis
disponha. sempre gosto de aj: disponha. sempre gosto de ajudar donzelas a perigo... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
RMS: O que posso dizer é o RMS fica realmente ridículo vestindo roupa de santo, e que deveria realmente ser mais sério. MAS, isto não significa que as sua idéias sejam ruins e que devam ser jogadas no lixo.

Sempre que aparece uma boa idéia procuramos um ídolo para "personificá-lo". Assim fica mais fácil pois ao invés criticarmos o conceito atacamos o "personagem" que como sendo um ser humano está passível a erros ou ações ridículas.

Só espero que saibamos distinguir uma da outra.

Quanto ao objeto de assunto (RMS) se ele é feliz assim ótimo, já a muito tempo aprendi a valorizar a parte boa de um ser humano em detrimento de seus defeitos (desde de que não afete algo de meu interesse ou da sociedade em que convivo).

E para estender o assunto mais um pouco acho que a FISL deveria ser dividida em quadros de assunto técnico,comercial,filosófico. A maior parte do problema ao meu ver é alguém que quer assistir algo técnico e acaba assistindo assuntos que não tem nada a ver com o seu interesse.

Fim

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Copernico Vespucio
tava demorando...: Eu tinha achado engraçado ontem quando percebi que a brigada do Stallman ainda não tinha encontrado esse tópico. Agora já entro aqui e vejo muitos comentários moderados, o que eu já esperava acontecer.

Contar piada do Stallman aqui é que nem contar piada de português em Lisboa...

Eu contribuo regularmente com projetos de código aberto (embora poucos sejam GPL e *nenhum* seja da FSF). Jamais vou contribuir com um projeto da FSF, pq gosto de trabalhar com projetos que realmente evoluem, onde a gente é livre pra escrever código sem precisar discutir filosofia.

o stallman pode ser polêmico e eu nem sempre concordo com ele. mas pelo menos eu o respeito pq sei a importância do projeto q ele iniciou a tantos anos atrás.

Também respeito. Muito. Só não vou virar ovelha dele.

o mais ridiculo é q a maioria das pessoas q fazem criticas ridiculas e inuteis a eles não vivem sem o compilador c GNU, GlibC GNU e etc. nem o pessoal q não usa essas ferramentas fala tanta besteira quanto esses muleques.

Eu não uso essas ferramentas que vc. citou, exceto quando preciso instalar algum aplicativo interessante que precisa ser compilado. Mas concordo que existem "moleques" no mundo. Mas também reconheço a diferença entre molecagem e uma simples piada.
Comentário de Copernico Vespucio
Então venha: Então que venha conferir de perto a "trollagem" em primeira mão. Começando comigo.
Comentário de nemesis
geek: "livre pra escrever código sem precisar discutir filosofia"

ah, um legítimo geek anti-establishment e anti-regras. RMS é o establishment hoje, mas o dia do Linus ainda vai chegar...

vc é daqueles que prefere contribuir código de graça para a SUN do que contribuir com código para uma entidade sem fins lucrativos e pela defesa de direitos digitais...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Os gringos são melhores que os daqui: A FISL não tem dinheiro para pagar a passagem de palestrantes nacionais, mas pra trazer o Stallman que arrota e peida nas suas próprias palestras arruma. E povinho colonizado este nosso...

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
O stallman é um porco: Um cara que peida e arrota nas palestras dele, não é nenhum exemplo de higiene... Fala sério, se o cara é um pensador que tenha uma postura melhor... Isto acaba denegrindo a imagem do SL, que ele mesmo criou.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
HA !: "É uma pena, mas o br-linux nesse estado está quase intransitável."

Os incomodados é que se mudem...

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Dor de cotovelo: Parece que você queria ser uma destas viúvas...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Uma coisa...: Deixa de ser hipócrita cara ! Você sai com mulher baranga, pq ela é "bonita por dentro " ? Faça-me rir ! O Stallman com esta postura de indigente acaba com a seriedade do SL.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
...: é mesmo ? Que pena hein !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
De sua adoração cara pálida !: Não me inclua neste grupo. Acho um Stallman um porco que está ficando senil a cada dia que passa... Agora que nick infeliz...

--Gnu Rulez !--
Comentário de nemesis
não se julga um livro pela capa: Ludwig van Beethoven também tinha um visual bem indigente. E Einstein. e diversos outros...

Guardadas as devidas proporções, claro.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
Infeliz: Sua comparação foi muito infeliz, na verdade não tem nada a ver com o que eu disse.

Vou deixar vc pensar melhor.
_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Daniel Fonseca Alves
FlashBack: Repetindo um post seu:

É mesmo , que pena heim ?

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
mérito: "A FISL não tem dinheiro para pagar a passagem de palestrantes nacionais, mas pra trazer o Stallman que arrota e peida nas suas próprias palestras arruma."

quem sabe quando algum dos palestrantes nacionais tiver a mesma importância para o software livre que o Stallman...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Andar mal vestido e sujo não é sinônimo de inteligência...: Por que será que o Newton, o Kepler, O Babbage, o Vicent Cerf, Von Neumann, entre outros, não andavam sujos e desgrenhados também ?

Hum... Pelo que eu estou vendo existem "livros" e "livros"...

-- Gnu Rulez ! --
Comentário de Richard Stallman
Não tenha o que pensar disso...: Continuo afirmando o que eu disse e tenho dito !

--Gnu Rulez !--
Comentário de Copernico Vespucio
Não confunda: vc é daqueles que prefere contribuir código de graça para a SUN do que contribuir com código para uma entidade sem fins lucrativos e pela defesa de direitos digitais...

Primeiro, não é para a SUN:
Eu não escrevo código para a Sun Microsystems. Escrevo para milhões de colegas da comunidade, em diversos países, que têm problemas parecidos com os meus e que, por sua vez, contribuem de volta. Se alguém da Sun está no bolo também, sua posição é a mesma de qualquer desenvolvedor no mundo. E não só em relação a Sun: IBM, BEA, Oracle, etc., assim como gente de entidades como Dataprev, SERPRO, etc. Tanto empresas quanto indivíduos contribuindo em busca de um jeito mais fácil de fazer as coisas.
Pensei que fosse isso que o "código aberto" significasse... Não é? Vc. está me fazendo a mesma acusação que os M$-Boys fazem ao pessoal do Linux: trabalhando de graça para enriquecer empresas como a Red-Hat (e, por que não, todas as empresas que apostam no Linux, incluindo a IBM e a Oracle).

Segundo, não é "de graça":
Usando projetos de "código aberto" (e colaborando de volta, para a fonte não secar), eu levo menos tempo para fazer as coisas e amplio a minha eficiência, ganhando dinheiro (mais que apenas alguns trocados) com isso. Participando de projetos, eu tenho a oportunidade de aprender mais, outro fator nesse círculo virtuoso.

Terceiro, sobre fins lucrativos:
O portal java.net não tem fins lucrativos, o Apache Jakarta não tem fins lucrativos, o JCP não tem fins lucrativos, assim como o www.javafree.org e vários outros.

Quarto, em relação aos direitos digitais:
Oferecendo liberdades relacionadas a meus clientes, na medida em que elas são importantes para eles, e usando os direitos que recebo de outros, eu contribuo com a minha parte na defesa dos direitos digitais, sem ter que necessáriamente fazer palestras sobre isso. Ao invés de publicar um manifesto, eu publico um *produto de software funcionando* (e, quem sabe, com o Manifesto junto :-P).

Resumindo a resposta: Não não colaboro com os projetos da FSF pq eu gosto de escrever código, sem ter que escutar uma trollagem ou outra sobre "liberdade" para cada quinze linhas de código que eu escrevo. É por isso que o HURD não está pronto. É por isso que o GNU-Classpath não tem 100% de compatibilidade, etc.
Comentário de GNU de quatro
Boa: Concordo com separar as idéias da pessoa. Mesmo que o cara nao tome banho, arrote, grite, bata e apanhe, ele pode ter boas ideias.

Temos o direito de gostar das ideias (ou de parte delas), sem gostar da pessoa e vice-versa.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Claro não posso esperar nada: Claro não posso esperar nada melhor de vc, mas como não vai ser desta vez que irei "tentar" entender a cabeça de alguns então fica deste jeito.

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Richard Stallman
É por isso que o SL no Brasil está em franca decadência: "quem sabe quando algum dos palestrantes nacionais tiver a mesma importância para o software livre que o Stallman..."

Engraçado, se não fossem os "insignificantes" palestrantes nacionais e tantas outras pessoas "inúteis" aqui do Brasil, provavelmente você estaria utilizando Windows. Lamentável seu ponto de vista...

Mostra que nossa mentalidade é valorizar o de fora e esquecer que muita gente aqui dentro lutou e luta ainda pelo ideal. Por isso é que a comunidade está esvaziando.

Lamentável.

--Gnu Rulez !--
Comentário de nemesis
não distorce: eu não disse que uma coisa implica a outra, apenas que não se deve julgar os outros pela aparência...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
É mesmo uma pena...: Pena de ver tanto imbecil com o cérebro na ponta do dedinho do pé esquerdo...

Hahahah ! Faz-me rir !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Webmarlin
E vc nemesis: E vc nemesis... é desgrenhado, sujo e mal vestido ou é um cara inteligente?
Comentário de Copernico Vespucio
analisando seu comentário: E se voltasse às boas com o Eric e o Linus

E depois:

Mas aí, acho que não teríamos software livre hoje.

Hã? %-/

Ele é arrogante, autoritário, inflexível, sujo, barbado e egoísta. Enfim, é o cara certo para brigar contra megacorporações de software proprietário cínicas e criadoras de leis e restrições cada vez mais deploráveis.

Não. Ele é *um dos caras certos* pq é inteligente, libertário e competente no que faz. Todas as outras coisas são *defeitos de caráter*, deveriam ser tratadas por ele como tal. Mas isso é com ele, eu não tô nem aí. Só não me peça para concordar.
Comentário de Richard Stallman
Distorcer não, reafirmar: Não estou distorcendo, só estou utilizando o sofismo de seus argumentos.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Copernico Vespucio
Leva a...: Leva a uma maior compreensão de que os "gurus" devem ser respeitados e ouvidos (e, sim, debatidos), mas não seguidos cegamente.
Comentário de Richard Stallman
Não peço nenhuma migalha de sua compreensão: Senhor,

Não quero nenhum tipo me analise ou me entenda... Não preciso disto.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Copernico Vespucio
Justo!: É por isso que eu crio alguns dos meus softwares com licença GPL mas não vou a nenhuma palestra do Richard.

Para mim, o que está escrito na licença basta e fala por si.
Comentário de nemesis
cara, tu é um dos trolls mai: cara, tu é um dos trolls mais patéticos daqui. Pra começar pela escolha do login...

"provavelmente você estaria utilizando Windows."

Eu uso Linux desde que encontrei na web um compilador chamado GCC e um editor fantástico chamado Emacs, frutos do mesmo projeto, chamado GNU. Nunca fui a qualquer palestra, muito menos fui convertido por pressão de outros, apenas por vontade própria de conhecer o sistema.

"Mostra que nossa mentalidade é valorizar o de fora"

deixa de ser chorão: o Stallman poderia muito bem ter nascido no Ceará que eu ainda valorizaria seus esforços...

fala sério, cara: quantos contribuidores nacionais mudaram o conceito das pessoas a respeito de software? Quantos criaram compiladores, shells, editores, debuggers? A maioria dos desenvolvedores nacionais está ocupada demais criando seus aplicativos cliente-servidor Delphi ou páginas PHP...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Pegou pesado: Pô Stallman, pegou pesado, vc acha que ele vai saber o que é sofisma?
Comentário de Webmarlin
Ih! Pronto: Agora o nemesis vai entrar na wikipedia e pesquisar sobre os sofistas só pra dizer: "A há há, eu sei si iiiim!"
Comentário de Webmarlin
Lambda: Eu não aguento esse: "lambda , isto não será executado..." Qué isso? Uma linha de código do vírus que vc criou, que de mal escrito não será executado nunca?
Comentário de Copernico Vespucio
será?: Será que com o decorrer do tempo o RMS vai conseguir se indispor com todas as pessoas que lutam contra o software proprietário até sobrar só ele mesmo?
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Claro : Claro

É melhor dizer "Eu sei" quando ninguém entende ou não se consegue explicar.

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Concordo: Mas vou fazer um aparte.

O esforço deste pessoal deve ser considerado na hora de se fazer esta comparação, afinal de contas certos países tem uma estrutura de educação e valorização profissional que é bem melhor do que o do Brasil.

E mesmo assim tem muita gente boa por ai.

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Richard Stallman
Reafirme até que se torne verdade: "cara, tu é um dos trolls mais patéticos daqui. Pra começar pela escolha do login..."

Muito obrigado pelo fundo que me toca, me sinto honrado por tanta homenagem.

"Eu uso Linux desde que encontrei na web um compilador chamado GCC e um editor fantástico chamado Emacs, frutos do mesmo projeto, chamado GNU. Nunca fui a qualquer palestra, muito menos fui convertido por pressão de outros, apenas por vontade própria de conhecer o sistema."

O senhor já ouviu falar de AIX, HP-UX e o antigo Xenix ? Pois é se formos medir antiguidade, eu já deveria estar num museu na ala paleozóica, mas não estou discutindo isto meu caro, pois antiguidade não significa posto. Sorte sua que o senhor teve uma luz e começou a utilizar Unix, fico feliz pelo senhor, mas assim mesmo isto não significa que inteligência seja igual a sabedoria.

"fala sério, cara: quantos contribuidores nacionais mudaram o conceito das pessoas a respeito de software? Quantos criaram compiladores, shells, editores, debuggers? A maioria dos desenvolvedores nacionais está ocupada demais criando seus aplicativos cliente-servidor Delphi ou páginas PHP..."

Meu caro posso citar o nobre Brain, que está há dez anos aqui divulgando o Linux e que mudou o perfil de muita gente. Garanto que muito gerente de TI foi influenciado por ele. A sim, tem um tal de Tossati, este não fez nada mesmo...

Vamos ampliar então seu mundo, vamos tirar os antolhos como eu fiz. O Stallman tem seu mérito, mas se as idéias dele não fossem propagadas aqui no Brasil por diversas pessoas, o SL, bem como suas vertentes nacionais jamais chegaria ao público como hoje chegou. Seria mais uma excentricidade que seria esquecida.

Sinceramente senhor, pare de utilizar os cansados exemplos dos "desenvolvedores nacionais de Delphi", etc... Isto já está cansativo e repetitivo demais.

Enxergue o mundo como um todo, não como o quintal de vossa casa.



--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Bom senso !: "Leva a uma maior compreensão de que os "gurus" devem ser respeitados e ouvidos (e, sim, debatidos), mas não seguidos cegamente."

Parabéns pelo bom senso de seu comentário !

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Realmente não sei...: Rapaz,

É bom sempre levar o benefício da dúvida, para gerar a pesquisa e assim divulgar o conhecimento.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Senhor não coloque palavras em meus argumentos: Em que momento eu disse que sei alguma coisa ? Ora é fácil colocar palavras na boca dos outros, quando não se compreende o que se fala.

Por favor agora eu que parafraseio o senhor :

"Sua comparação foi muito infeliz, na verdade não tem nada a ver com o que eu disse.

Vou deixar vc pensar melhor."

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Webmarlin
Vc tem razão: Partejamento das idéias. Boa essa! Huá huá. O problema é extrair leite de pedra! HUÁ HUÁ HUÁ HUÁ. Cara, eu acho esse br-linux o máximo. Adoro isso aqui.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Sei: A não ser que eu tenho interpretado errado vc que disse:

Não tenha o que pensar disso...
Continuo afirmando o que eu disse e tenho dito !

Ou seja , fala a expressão da verdade ou mais simplesmente sabe.

A não ser que seja a afirmação da dúvida, como a frase abaixo de sócrates ;-)

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Cara...: vc não é de todo ruim.

Talvez 99% ;-)

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Acho que é uma linha de prog: Acho que é uma linha de programação funcional em Python.

Veja, Python=Nemesis, explicado ?

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Webmarlin
Tá explicado: Ok, meu caro Daniel, muito explicativo o seu comentário. Chegamos à conclusão de que o LAMBA do nemesis não tem sentido algum. Muito bem!
Comentário de Richard Stallman
Não confunda afirmação com verdade: Senhor,

Eu afirmo meus argumentos, os defendo pois acredito nos mesmos, pois a minha afirmação desde o início foi que considero hipócrita seu argumento.

Foi o que eu simplesmente disse, nada além disso.


-- Gnu Rulez !--
Comentário de Webmarlin
Tá explicado nemesis...: ... porque vc não tem um puto de um dinheiro pra viajar. Por isso viaja tanto na imaginação... Vc é um cara sem importância.
Comentário de nemesis
falou, falou...: ...e não disse nada.

"pois antiguidade não significa posto."

pois, é. Senão, COBOL seria rei!

"posso citar o nobre Brain,"

um divulgador do trabalho de Stallman e outros. Propaganda é a alma do negócio, concordo. Mas propaganda precisa de um produto para ser vendido.

"tem um tal de Tossati, este não fez nada mesmo..."

fez tanto quanto o Stallman? responda rápido...

"Vamos ampliar então seu mundo, vamos tirar os antolhos como eu fiz."

já o fiz quando saí do Win...

"Sinceramente senhor, pare de utilizar os cansados exemplos dos 'desenvolvedores nacionais de Delphi', etc... Isto já está cansativo e repetitivo demais."

concordo. vou passar a usar o exemplo dos desenvolvedores VB ou VBscript, então...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Em tempo...: Parafrasenado Górgias de Leontini, o 'ser' não existe e completando a verdade é relativa.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Claro Afirmou sem que eu p: Claro

Afirmou sem que eu pudesse entender o que teria a ver com o que eu disse, ou melhor dizendo:

Eu sei mas não faço a menor questão de que os outros entendam.

E, com muito respeito, senhor tá no céu ;-).

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Richard Stallman
Senhor distorcer argumentos é fácil: Senhor,

Não peço que compreendas minhas palavras , pois o pior cego é aquele que não quer ver. Vejo que não valorizas o trabalho das pessoas que estão levando a frente o SL no Brasil.

"um divulgador do trabalho de Stallman e outros. Propaganda é a alma do negócio, concordo. Mas propaganda precisa de um produto para ser vendido."

"tem um tal de Tossati, este não fez nada mesmo..."

"fez tanto quanto o Stallman? responda rápido..."

O senhor tenta diminuir o esforço e trabalho das pessoas que estão divulgando o SL no Brasil. É como o Nêmesis real, é apenas um companheiro escuro do Sol,um coadjuvante das estrelas principais, que nem existe para a Astronomia.

"já o fiz quando saí do Win..."

Se você considera tirar os antolhos sair do Windows, realmente você precisa repensar os seus conceitos. Há um mundo além da informática e dos computadores... A já sei eles não contra argumentam

"concordo. vou passar a usar o exemplo dos desenvolvedores VB ou VBscript, então..."

Tsc... Tsc... Parece um disco arranhado...

Patético e deprimente esta sua figura.


-- Gnu Rulez !--
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Exatamente ;-) : Exatamente ;-)

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
wikipedia: vai no pai-dos-burros.

é a keyword que introduz funções anônimas em Scheme. Tem esse nome em suas origens no Cálculo Lambda, de Alonzo Church, um dos modelos teóricos matemáticos para computação e computabilidade.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
sim ou não: "fez tanto quanto o Stallman?"

é uma pergunta básica e a resposta é sim ou não. enrolação não adianta...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Os deixarei agora: Para a tristeza de muitos e alegria de poucos terei que abandonar vocês agora. Podem me xingar, utilizarem de mentiras contra minha pessoa, etc. Quem sabe mais tarde volto para continuar tão agradável exercício de retórica.

Saudações a todos

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Fez sim: Fez e continua fazendo, mas a sua inveja não deixa ver isto.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Daniel Fonseca Alves
hum...: Pensei que tinha relação com Python, ele também tem uma keyword parecida.
Mas como nunca fui de entender programação funcional...
Quem sabe um dia.

Fui ...
_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Toskinha
Depende: De que ponto de vista?
Do cara que tem emprego hoje trabalhando com Linux porque as implementações do Tosatti possibilitaram isto? Ou dos empresários que conseguiram negócios por causa disto e assim contrataram muita gente? Ou dos que se espelharam nele para se dedicarem a estudar e contribuir? Ou aqueles que ouviram falar de Linux porque um garoto brasileiro foi escolhido pelo criador do Linux para manter a versão do sistema que finalmente fez o mundo saber o que era a GPL?
Ou o filósofo que gera este conceito de que "tenha uma boa idéia e viva o resto da vida disto, tendo o direito de ter os outros a seus pés"? Eu acho que tem muita gente que realmente concorda com você. Muita gente que acha que o importante é isto, viajar com as despesas pagas bradando bordões de ordem, sem importar o tipo de exemplo que isto dá. O resto é peão, o trabalho deles não tem a mesma importancia que o gênio brilhante que teve a ideia maravilhosa. Afinal, como nós todos, técnicos de TI sabemos, o mais importante é o cara do projeto que tem a maravilhosa ideia de como o projeto vai ser, se é viável, ou se funciona, se é irreal não importa. Isto são detalhes de implementação.
Aurélio depois do FISL de 2004:
" Software Livre: Desenvolvedores e os outros

Muito antes da onda recente de politização do Software Livre, inclusão digital, liberdade tecnológica, ONGs digitais, certificação em Linux, representantes oficiais, porta-vozes da comunidade, paladinos, comitês, movimentos e comissões parlamentares, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

Muito antes do Software Livre ser sexy e estar na moda, virar buzzword, aparecer na mídia, virar bandeira política, ganhar revistas especializadas, sites, fórums e listas de discussão, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

Muito antes das intermináveis discussões de qual a melhor distro, da fragmentação de comunidades, das ofensas pessoais em canais públicos, da batalha de egos, das brigas internas de um mesmo time e da crítica gratuita, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

O mundo vai continuar girando e o sol vai nascer todos os dias, assim como continuarão os ruídos, as brigas e as modas. Enquanto isso, aqueles que fazem, continuarão fazendo. "
Comentário de Webmarlin
Huá huá huá huá huá huá: Huá huá huá huá huá huá... ele se dá o displante de responder. Que disparate!
Comentário de Webmarlin
Muito gentil: Stallman, a gente tem inveja de alguém quando a pessoa, no mesmo patamar que o nosso, obtém um determinado privilégio. No caso do nemesis em relação ao Tossati, chamamos de pretensão.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Méritos: Não gosto de discutir méritos, pois acho desnecessário.

No entanto não se pode separar o SL da sua face política e mesmo "filosófica", ela tem a sua importância.

Quando se relaciona a ética com o SL a filosofia se faz presente. Quando se prentende avaliar a soberania de um pais com o uso de SL a política se faz presente.

Na verdade Filosofia e política deveriam estar presentes em tudo(o que não ocorre), pois são parte do pensamento humano(assim como a ciência,religião e outras).

Peço somente atenção para não misturar o conceito de política(que ao meu ver é pouco praticado no pais, razão pelo qual a sociedade não fiscaliza e aparece "mensalão") e filosofia com alguém que rouba dinheiro público ou outro que se fantasia de santo.

______________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Richard Stallman
Conhecimento: Para isto que serve o dicionário e a Wikipedia : trazer conhecimento.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Sua resposta foi de uma felicidade enorme: Senhora Toskinha,

Parabéns por sua resposta, foi de uma clareza e de enorme valor. Só quero repetir uma frase que me deixou muito contente :

"Enquanto isso, aqueles que fazem, continuarão fazendo."

Você sintetizou a essência das coisas que eu penso e afirmo.

Meus parabéns novamente !


--Gnu Rulez !--
Comentário de nemesis
Stallman vs Tosatti. round one: "De que ponto de vista?"

de um ponto de vista realista.

"Do cara que tem emprego hoje trabalhando com Linux porque as implementações do Tosatti possibilitaram isto?"

Ok, eu gostaria de evitar parecer "pretensioso", "fdp" ou outras coisas, mas parece que não dá e vou ter que abordar de forma direta: Tosatti é, ao que eu saiba, um mantenedor do kernel Linux branch 2.4. Isso quer dizer, ele recebe patches e decide se aplica ou não ao kerne estável e antigo.

Ele não escreveu/iniciou:
* um dos melhores e mais avançados editores de texto que existem
* o compilador C mais usado do mundo open-source
* o debugger para programas C mais usado do mundo open-source
* a biblioteca C de base para sistemas POSIX
* o utilitário Make
* o shell bash
* implementações dos utilitários de linha-de-comando padrão POSIX, como awk e sed

Por fim, Tosatti não escreveu a licença de software mais influente até hoje. Tão influente que a M$ tem aversão a ela.

Tosatti é, essencialmente, um patcher. PATCHER. Stallman foi um programador f*o*d*a! F*O*D*A.

Hoje está velho e cansado, praticamente não programa mais, mas foi um programador brilhante e teve como colegas de faculdade outros programadores brilhantes em evidência na indústria hoje, como James Gosling do Java e Guy L. Steele Jr., de Scheme e Java.

Podem me chamar de pelassaco ou do que for, mas é a verdade. Tenho certeza de que Tosatti também é um p-u-t-a programador e fez contribuições próprias ótimas ao velho kernel, mas sua contribuição ao mundo do software livre é bem menor, empalidece, frente à produção de um cara que dedicou a vida a implementar uma versão livre do *nix. Não tem nem comparação. Até pq Stallman já programava enquanto Tosatti ainda não era nem um espermatozóide.

"Ou dos empresários que conseguiram negócios por causa disto e assim contrataram muita gente?"

Deixe-me repetir para deixar claro: sem Stallman, não haveria Linux.

"Ou dos que se espelharam nele para se dedicarem a estudar e contribuir? Ou aqueles que ouviram falar de Linux porque um garoto brasileiro foi escolhido pelo criador do Linux para manter a versão do sistema que finalmente fez o mundo saber o que era a GPL?"

É bom marketing para software livre, mas não estava comparando isso, mas sim contribuições de software.

"Ou o filósofo que gera este conceito de que 'tenha uma boa idéia e viva o resto da vida disto, tendo o direito de ter os outros a seus pés'?"

É engraçado que vc só perceba esse aspecto na vida de um homem velho e cansado e que não se interessou em ganhar rios de dinheiro como seus colegas supracitados que foram para a indústria e prosperaram, preferindo ao invés se manter fiel a sua idéia e ideais.

Ele não teve uma boa idéia e está vivendo disso. Ele efetivamente contribuiu mais código para a criação do que se chama "Linux" do que Tosatti e Linus juntos. Emacs é usado por milhões de programadores de linguagens que não têm uma IDE comercial por trás e GCC, GMAKE, autoconf e automake são usados no processo de build de praticamente todos os projetos de software livre, mesmo no seu querido BSD.

"Muita gente que acha que o importante é isto, viajar com as despesas pagas bradando bordões de ordem, sem importar o tipo de exemplo que isto dá."

vc fala com uma inveja que dá dó, moça.

"como nós todos, técnicos de TI sabemos, o mais importante é o cara do projeto que tem a maravilhosa ideia de como o projeto vai ser, se é viável, ou se funciona, se é irreal não importa. Isto são detalhes de implementação."

Stallman não é um "cara de projeto": pergunte aos seu amigo ESR sobre as incríveis "habilidades" gerenciais do Stallman. Não, ele foi um p*u*t*a programador e criou a base do software livre de hoje. Ele efetivamente pôs a mão na massa e fez, ao invés de ficar no blablabla...

seu azar foi que seu projeto se tornou pretensioso demais e quiseram dar um passo maior que a perna com seu kernel HURD, que foi implementado e reimplementado de forma a ser revolucionário vezes sem conta... até que o Linux tornou uma distribuição GNU viável e os esforços no HURD cairam por vez...

"Enquanto isso, aqueles que fazem, continuarão fazendo."

até se tornarem velhos e cansados, como o Stallman...

quero ver vc daqui a 30 anos, mocinha...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ode a Scheme: ;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

O código é Scheme, um dialeto de Lisp -- não Python, cuja implementação de funções anônimas com lambda é bem limitada. Embora eu normalmente fale de python por aqui, Scheme é minha grande paixão...

LISP a terceira mais antiga linguagem de programação, atrás de FORTRAN E COBOL. Significa LISt Processing, pois sua principal estrutura de dados é a lista. É a linguagem que introduziu a estrutura de controle condicional IF, garbage-collection, máquinas virtuais, metaprogramação e extensão sintática via macros e outras tantas inovações atualmente sendo "descobertas" por Java e outros. Isso nos anos 60 do século passado.

Scheme aliou trouxe a Lisp os blocos léxicos de Algol e uma sintaxe imensamente compacta mas flexível.

vamos analisar o que o sig significa:
(lambda (x) x)

isso é uma função anônima que recebe um argumento x e simplesmente o "retorna". meio redundante, não? mas tem mais

(foo x) aplica a função foo ao argumento x, ou seja,
((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
aplica a função (lambda (x) x) ao argumento "Isto é um comentário e não será executado nunca".

Ou seja,
((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")
simplesmente é uma chamada de função que simplesmente retorna
"Isto é um comentário e não será executado nunca"

agora, a ironia final:
; isto é um comentário em Lisp, ou seja, qualquer coisa após ;

enfim
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

é um comentário e não será, portanto, executado nunca. ;)

Comentário de Toskinha
Como diria a Renata, céus, d: Como diria a Renata, céus, devo merecer...

"Deixe-me repetir para deixar claro: sem Stallman, não haveria Linux."
Uia! Stallman é pai do Linus???? Se não for, não vejo o menor sentido nisto. Se não houvesse a GPL, ele poderia ter feito em BSD. O que aconteceria então é impossível prever, mas eu aposto que o Linus deve ter muitas vezes desejado ter feito isto antes...

"vc fala com uma inveja que dá dó, moça."
E como fala um outro amigo meu, oh yeah. Eu mesma, coitada, nunca fui convidada pra evento nenhum, nunca fui a lugar algum. Acorda Nemesis, eu falo isto exatamente porque acho ridículo eles só pagaram pra quem tem fama. Conheço muita gente que trabalha, faz acontecer, faz forums, ajuda em listas, produz software, documentação, e adivinha o que acontece quando eu tendo indicar este povo para que os eventos ajudem nas passagens? "Desculpe, mas eles não são conhecidos". Daih este povo fica de peão, divulga bastante e forma uma grande comunidade, paga para ir no evento e fazer vista as empresas que se dispõe a pagar patrocínio, para que o pessoal de fora venha e os organizadores façam bastante contatos. Acorda pentelho.

"pergunte aos seu amigo ESR"
Você é que parece bastante magoado com minha amizade com o ESR. Não se preocupe, se você tiver a oportunidade de conhecê-lo, provavelmente ele irá lhe tratar muito bem, como tratou a todos. Já o RMS, convenhamos...

Um conceito bizarro que se criou com este tipo de postura cretina de criticar e atirar pedras em tudo que seja contra o que acreditamos, sempre buscando a grosseria, como você demonstra, deve ter mesmo surgido do RMS. De uns tempos pra cá parece que agora até estes tipinhos que nunca fazem nada além de ficarem criticando toda e qualquer iniciativa alheia ou opinião diferente se acham personalidades na comunidade. Com certeza gera seus 15 minutos de fama. Afinal, este tipo não é um completo inútil, ao menos serve de mal exemplo.

Agora segue espaço para vc ter o gosto de dar a ultima palavra, nem que seja para falar de uma linguagem morta.
Comentário de vmedina
Caras, pra quê tanta discussão?: Poxa, vamos ter a oportunidade de trocar idéias com uma pessoa extremamente interessante, não estou discutindo relevância dele vs alguém, que contribuiu para o SL como poucos o fizeram.

Fora ser uma pessoa que tem uma grande integridade, por estar seguindo a sua cabeça por todo esse tempo, e um dos primeiros (senão o primeiro) a ganhar dinheiro com SL.

Para quê discutir tudo isso de RMS Vs Linus, RMS vs Tosatti e etc? Alguém notou a idiotice que é isso? Todos eles são importantes pelas contribuições dadas e pronto.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
deixo pra vc a palavra final: "De uns tempos pra cá parece que agora até estes tipinhos que nunca fazem nada além de ficarem criticando toda e qualquer iniciativa alheia ou opinião diferente se acham personalidades na comunidade."

Comentário de nemesis
eu notei: "RMS Vs Linus, RMS vs Tosatti e etc? Alguém notou a idiotice que é isso?"

eu notei. mas eles estavam precisando de um reality check...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
eu notei: "RMS Vs Linus, RMS vs Tosatti e etc? Alguém notou a idiotice que é isso?"

eu notei. mas eles estavam precisando de um reality check...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
chutando cachorro morto: Vou responder essa aqui pela última vez nesse tópico, pq esse argumento realmente me revolta, por ser simultaneamente falso e por soar pretensioso.

"Ao invés de publicar um manifesto, eu publico um *produto de software funcionando*"

Essa coisa do "blablabla vs fazer", que vc, a Toskinha e outros estão falando contra o Stallman é equivocada e falsa.

Como eu já disse antes, em seus áureos tempos como programador, o Stallman bate qualquer outro em implementações e linhas-de-códigos: Emacs, GCC, GMake, bash, gdb, gawk e tantos outros foram inicialmente implementados pelo sujeito. Ele *É* um cara que faz!

Ou melhor, fazia, pq a idade chegou e o vigor da juventude se foi. Linhas-de-código já não saem mais em fluxos contínuos e abundantes.

Como toda pessoa de idade, Stallman passou mais para o campo da retórica e das idéias, como todo gerente de software ou analista senior que vcs devem conhecer.

Mas seu passado de *FAZEDOR* ainda fala alto. Dizer que esse cara fica só no blablabla é chutar cachorro morto, pois sua carreira como programador, de pôr as mãos na massa, já ficou pra trás. Mas seu legado permanece.

Quero ver vcs lá pelos seus 60 anos publicando um "produto de software funcionando", ao invés de publicar um "manifesto".

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Toskinha
Duvido: "Vou responder essa aqui pela última vez nesse tópico, pq esse argumento realmente me revolta, por ser simultaneamente falso e por soar pretensioso."
Duvido... mas, tomara.

"Essa coisa do "blablabla vs fazer", que vc, a Toskinha e outros estão falando contra o Stallman é equivocada e falsa."

Eu não disse que ele não faz nada. Eu disse que ele é um autoritário, megalomaníaco(mais uma pra vc ir procurar no wikipedia), e radical("se você está contra mim você é do mal"). Acho um absurdo você querer desmerecer o trabalho de tanta gente aqui do Brasil, como o Tosatti e outros, e realmente é por isto que a comunidade está esvaziando.
Stallman teve uma grande ideia mas nunca fez nada sozinho. O mesmo cargo que o Tosatti mantem no kernel, ele mantem por exemplo no seu amado emacs: maintainer. Ele teve idéias ótimas sim, teve um trabalho ótimo, mas a discórdia, a prepotência e os constrangimentos que ele causa ao trabalho alheio competem com suas contribuições.
Eu queria mesmo era saber o dia que o Linus vai vir ao Brasil...
Comentário de nemesis
gostaria, mas não dá: Enquanto vc ficar repetindo essa mentira, eu vou responder.

"Stallman teve uma grande ideia mas nunca fez nada sozinho."

Mentira. Emacs, GCC, gmake, gawk e várias outras implementações POSIX livres saíram diretamente de seus dedos, originalmente.

" O mesmo cargo que o Tosatti mantem no kernel, ele mantem por exemplo no seu amado emacs: maintainer."

Ele *CRIOU* e manteve o Emacs desde seu início na década de 70. E GNU Emacs foi exatamente seu primeiro software livre. Agora é só mantainer pq está velho e cansado.

"Acho um absurdo você querer desmerecer o trabalho de tanta gente aqui do Brasil, como o Tosatti e outros"

Não desmereço o trabalho do Tosatti. Estava apenas dando a devida dimensão real da coisa, entre um programador jovem e brilhante que mantém um kernel e um programador velho e experiente que fez da busca pela implementação de uma plataforma POSIX livre a obra de uma vasta carreira.

"realmente é por isto que a comunidade está esvaziando."

está esvaziando por causa de guerrinhas bestas de egos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Meio injusto: "Eu disse que ele é um autoritário, megalomaníaco(mais uma pra vc ir procurar no wikipedia), e radical("se você está contra mim você é do mal")."

As duas primeiras eu discordo moça. Como a pessoa pode ser autoritário com um voluntário? Ele não aparenta sofrer(sim, pois segundo a wikipedia é uma doença) de megalomania, pois não apresenta uma parte dos sintomas. Radical não é bem um defeito para uma pessoa que luta por uma ideologia IMHO.

Eu sou da opinião que ele pegar mais leve de vez em quando mas se perguntam a opinião pessoal dele, ele deve concede-la e nisso normalmente ele aparenta ser sincero... MUITO sincero para alguns. Mas o que vai se fazer? Pedir para ser mentiroso?

Afinal de contas, se as pessoas que se ofendem são aquelas que não querem viver a vida à partir do sonho do RMS, por que se ofender se ele diz que estão fazendo besteira? Se ele é tão pouco importante, para essas pessoas, por que dar tanta relevância ao que ele diz?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Falando sério: Agora um comentário especialmente dedicado ao senhor nemesis, que não tem senso de humor. Leva tudo a ferro e fogo e quando tenta fazer graça simplesmente não tem graça. Agora vou falar na língua que ele entende. Agora vou falar sério.

Acho que não se pode negar as constribuições do Stallman ao universo do software livre. São muitas constribuições e muito importantes mesmo. Mas o problema de muitos nerds é sua notável incapacidade de traquejo social. É como se toda a capacidade do cérebro escorregasse para o lado técnico e esvaziasse completamente o lado social como em uma gangorra. Muitos exemplos da vida real podem reforçar essa teoria e o Stallman é um dos maiores exemplos. Muita habilidade técnica e sagacidade política combinada com arrogância, falta de modos, falta de cortesia, falta de educação e até falta de higiene. Destaque especial para a sua famosa falta de higiene. Não existe desculpa aceitável para alguém ser porco. É uma demonstração cabal de falta de respeito consigo mesmo e com quem chega perto. É um sinal claro de desvio de caráter e comportamento. Como levar a sério alguém que é porco e mal educado?

Esse tipo de comportamento arruina o progresso de negociações importantes. Gente como o Stallman causa constrangimentos e estraga as boas impressões que muita gente está tentando causar. Gente como o Stallman espanta a freguesia.

Ora, vejam quanta reação negativa ou de deboche o nome do Stallman tem causado. Quem frequenta esta comunidade há mais tempo do que eu talvez possa me dizer se já viu alguém ser mais atacado e ridicularizado pela própria comunidade do que essa figura do Stallman. Acho que nem o Bill Gates leva tanta pedrada. Então não se pode negar que o Stallman deu grandes contribuições, mas também não se pode negar que existe alguma coisa muito errada com esse cara. Fechar os olhos para toda essa reação não pode ser uma atitude saudável.

Mas ele não muda. E é não é por falta de crítica. Ele é muito criticado pelo mundo todo, não apenas por seus adversários políticos mas também por gente que até compartilha muitas idéias mas diz bem alto que não suporta o Stallman. E ele não muda. Ele deve achar que o mundo inteiro está errado e o jeito dele ser é que está certo. Então além de porco esse Stallman é maluco. Quem quer ficar perto de um maluco? Pior ainda, quem quer ser visto pregando idéias políticas ao lado de um maluco?
Comentário de nemesis
reflita antes de postar: "Como levar a sério alguém que é porco e mal educado?"

Um homem deve ser julgado por sua ações, não aparência ou maneiras. Gente feia, deformada, grosseira, suja, porca, depravada dentre outros "defeitos" figuram dentre a nata de grandes personalidades da humanidade. Por exemplo:
* Beethoven,
* Wittgenstein
* Richard Wagner
* Stephen Hawking
* Einstein
* Alan Turing

etc

Imagino que eles também não deveriam ser levados à sério?

"Esse tipo de comportamento arruina o progresso de negociações importantes."

Se não fosse por gente como o Stallman, não haveriam "negociações" ou "freguesia".

"vejam quanta reação negativa ou de deboche o nome do Stallman tem causado."

Vou reformular a sua frase e colocá-la no contexto de 1600, ok?

"vejam quanta reação negativa ou de deboche o nome do Galilei tem causado."

"nem o Bill Gates leva tanta pedrada."

é pq é um nerd que virou homem de negócios sério. As pessoas tendem a ser generosas com pessoas "bem-sucedidas". Ainda mais com bilionários.

"Ele deve achar que o mundo inteiro está errado e o jeito dele ser é que está certo."

E não é por isso que temos software livre hoje?

"Então além de porco esse Stallman é maluco."

gente normal não muda o mundo, se acomoda a ele.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pedro Kroger
Lisp: Na verdade Lisp é considerada a segunda linguagem mais antiga:

http://en.wikipedia.org/wiki/Lisp_programming_language
Comentário de nemesis
é verdade!: COBOL nem merece figurar... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pedro Kroger
"Uia! Stallman é pai do Linu: "Uia! Stallman é pai do Linus???? Se não for, não vejo o menor sentido nisto. Se não houvesse a GPL, ele poderia ter feito em BSD."

Ele não é pai do Linus, mas sem ferramentas para trabalhar em conjunto com o kernel ele não é muito útil. Sem um compilador (livre) o proprio kernel não pode ser compilado. O GCC foi (e é), sem dúvida, um dos softwares mais importantes para o sofware livre. Mas programas como GNU binutils, Gawk, GNU Coreutils, GLIBC, flex, bison, e outros são fundamentais para um sistema operacional livre. Todos eles vem do projeto GNU.

Comentário de Copernico Vespucio
Ele *É* um cara que faz!: Ele *É* um cara que faz!

sua carreira como programador, de pôr as mãos na massa, já ficou pra trás

Como vc. mesmo admitiu, ele não é um cara que faz. Ele é o cara que fez. E vive da fama disso. Absolutamente nada errado com isso (tirando o fato dele se dedicar, agora, a falar mal de gente que faz).

Existem alguns problemas que eu vejo, pois eu não acho o Richard um bom manager: Ele briga demais e define de menos... Mas isso é visão pessoal, não vou discutir aqui. Tem muita gente na área que também não é bom manager, ganha salário pra isso e tem resultados ainda piores.

O problema aqui é que crítica minha que vc. citou não tenha sido dirigida diretamente ao RMS Ela foi dirigida à FSF, em geral, releia. No fio de discussão, eu explicava que eu não colaboro com a FSF e o porquê.

Agora, um comentário inevitável (essa parte pode até ser trollagem, mas vc. realmente pediu por isso):

------------ Fim do Trecho Sério. Seguem agora provocações -----------

Não sabia que a capacidade de programação diminuía com a idade, obrigado pela informação. Vou começar a tomar geriátricos agora mesmo.

Ou será que acontece só com programadores LISP? James Gosling (o "papai-noel" do Java) também já não é exatamente um menino e continua codificando, a maioria dos evangelistas Java tem mais de 40 anos (tirando aquele bebê do Bill Joy) e a maioria codifica, o mesmo posso dizer do pessoal que toca os projetos no Apache Jakarta. Estou falando só de programadores Java pq é a parte da qual conheço bem.

Então, com esses exemplos, confio na minha plataforma para preservar a minha capacidade mental em minhas próximas decadas... :-P
Comentário de nemesis
aposentadoria: "Ele é o cara que fez. E vive da fama disso."

o homem colhe o que planta.

"eu não acho o Richard um bom manager"

bons programadores nunca são bons gerentes: evitam delegar tarefas, preferindo pôr a mão na massa e brigando com gente menos capacitada...

------------ Fim do Trecho Sério. Seguem agora provocações -----------

"Não sabia que a capacidade de programação diminuía com a idade"

tudo encolhe com a idade. :)

"James Gosling também já não é exatamente um menino e continua codificando"

Ele também era programador Lisp, então certamente o problema não é com programadores Lisp.

"a maioria dos evangelistas Java tem mais de 40 anos"

e evangelista não seria o cara que fica no blablabla, tentando convencer os outros? Como o Stallman hoje?

"confio na minha plataforma para preservar a minha capacidade mental em minhas próximas decadas"

no mínimo, vai ter problemas de visão com uma linguagem tão verborrágica... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
:-): o homem colhe o que planta.

Eu não disse que era errado... Só não é produtivo.

bons programadores nunca são bons gerentes: evitam delegar tarefas, preferindo pôr a mão na massa e brigando com gente menos capacitada...

O problema é quando vc. fica tão cheio de si que, pra vc., todo mundo é "menos capacitado". Acontece que essa "gente menos capacitada" escreve código, enquanto ele não. Eles precisam ser respeitados e deixados em paz pra trabalhar.

tudo encolhe com a idade. :)

Fala por você, cara-pálida! :-)

Ele também era programador Lisp, então certamente o problema não é com programadores Lisp.

Eu também duvido que seja. Qual será o motivo então? Por favor, senhores, não venham me sugerir que é falta de banho... Isso seria trollagem.

e evangelista não seria o cara que fica no blablabla, tentando convencer os outros? Como o Stallman hoje?

Embora essa seja a idéia, que eu saiba, a maioria dos que eu conheço no mundo java desenvolve (por exemplo, as "proof of concepts" de coisas como aplicações em JVMs de tempo real, acesso a periféricos, Looking Glass, etc. São implementadas pelos próprios evangelistas que os apresentam nos eventos).

no mínimo, vai ter problemas de visão com uma linguagem tão verborrágica... ;)

Mas não vou sofrer de stress tentando entender o código bagunçado de linguagens de script...
Comentário de nemesis
>-(: "o homem colhe o que planta.

Eu não disse que era errado... Só não é produtivo."

o que não é produtivo? plantar ou colher? o objetivo de plantar é justamente ter sustento no futuro ao colher seus frutos...

"Acontece que essa 'gente menos capacitada' escreve código, enquanto ele não."

quando escrevia, ele era bem capacitado, então acho que está ok para ele reclamar.

"Embora essa seja a idéia, que eu saiba, a maioria dos que eu conheço no mundo java desenvolve"

ah, claro! como pude esquecer?! "Java" é um ótimo estimulante, então provavelmente retarda um pouco a senilidade... ;)

"Mas não vou sofrer de stress tentando entender o código bagunçado de linguagens de script..."

scripts muitas vezes são mais claros, diretos e objetivos do que as camadas de abstrações redundantes de java... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
relax: Vamos relaxar, pq essa é a receita da juventude. =]

Afinal, essa thread está ficando velha mesmo e mais uma vez nós dois ficamos com a responsabilidade de apagar as luzes e fechar a porta.

o que não é produtivo? plantar ou colher? o objetivo de plantar é justamente ter sustento no futuro ao colher seus frutos...

Deixar de plantar não é produtivo. Na minha opinião, se um programador para de escrever código, deveria se aposentar, como o Peter Norton fez.

quando escrevia, ele era bem capacitado, então acho que está ok para ele reclamar Não está ok, não. Aliás, não está ok mesmo para quem ainda escreve. Reclamar do trabalho dos outros não é justo. Não gostou, faça melhor.

ah, claro! como pude esquecer?! "Java" é um ótimo estimulante, então provavelmente retarda um pouco a senilidade... ;)

Vc. está falando do café ou da cachaça? =D

Eu aposto no café. Ajuda a manter o cérebro funcionando quando necessário. Só não é bom quando combinado com cigarros e trash-food (dá pra ver todas essas "marcas de uso" no teclado do notebook do RMS, mesmo nas fotos). Acho que descobri o problema do Richard: ele fuma demais.

scripts muitas vezes são mais claros, diretos e objetivos do que as camadas de abstrações redundantes de java... :)

Com "recursos" como redefinição de operadores, variáveis globais, tipagem fraca, etc., acho muito difícil. Scripts costumam ser tacanhamente claros... Quando têm menos de 50 linhas e são escritos com bom senso.

Tenho um amigo meu trabalhando na Califórnia em um projeto para a bolsa de NY. Os sistemas foram concebidos para usar Java e Python (pois é: encontrei Python em uma aplicação corporativa!) depois de um certo tempo de (más) experiências, resolveram restringir o uso do Python à periferia do sistema, deixando os componentes de regra de negócio e persistência apenas com Java. Motivo: a coisa estava ficando impossível de manter...

A propósito: tirei a moderação negativa que tacaram em cima do teu comentário anterior. Vc. não disse nada que justifique moderação. Quem mania desse pessoal!
Comentário de Copernico Vespucio
Ei! Menos...: Deixe-me repetir para deixar claro: sem Stallman, não haveria Linux.

Ei cara, menos, muito pouco, quase nada, ok? Vc. está superestimando uma coisa que por mais "perfeita", "maravilhosa", "estupenda" que seja, é apenas um toolkit de utilitários.

Claro que haveria Linux. Sem licença GPL? Sim, haveria. Com algo parecido? Alguns anos depois, talvez. O verdadeiro "pai" do SL é a própria inconsistência do modelo de licença proprietário. As desvantagens são tão óbvias que uma solução para o problema cedo ou tarde ia aparecer.

Admire o cara, mas volto a pedir que não se torne tiete dele. Vc. parece ser inteligente demais pra isso.
Comentário de Copernico Vespucio
hora certa, lugar certo: Ele não é pai do Linus, mas sem ferramentas para trabalhar em conjunto com o kernel ele não é muito útil

Entre os contribuintes da iniciativa inicial do Linus existiam excelentes programadores (que a história, infelizmente encobriu) que poderiam certamente implementar um compilador C (quem, ao estudar ciência da computação, não implementou seu próprio compilador?) e ferramentas semelhantes.

O GNU estava disponível no tempo certo, na hora certa, com uma proposta de licença extremamente interessante. Mas, só pra diminuir a empáfia do RMS, nada nem ninguém é insubstituível.
Comentário de Copernico Vespucio
comparar buraco negro com estrelas: Agora, vc. mereceu moderação. Sujou o nome de muita gente muito morta que não tem nada a ver com isso.

* Galileu não era maluco, arrogante, mal-educado ou anti-higiênico (mas *muito* mais brilhante).

* Alan Turing era gay. Mas com certeza, muito mais educado do que o RMS (e muito mais brilhante).

* Einstein não gostava de publicidade. Mas nunca destratou quem quer que fosse (e era muito mais brilhante).

Se vc. queria falar de alguém depravado, poderia citar Alan Poe (que mesmo assim, continuaria sendo muito mais brilhante).

O simples fato de comparar esse indivíduos com Stallman é fazer pouco da memória deles. Não faça isso.

E, finalmente, se vc. mesmo não reflete antes de postar, não é justo pedir que mais alguém faça isso. Sua liberdade é igual a de todo mundo.
Comentário de Webmarlin
Caso perdido: Ayrton,

Tem pau que nasce torto e nunca se endireita. O nemesis, por exemplo... é um pé-no-saco, não sabe discutir, ao invés de responder aos tópicos ele ataca, nunca tem um comentário construtivo a fazer, não respeita a opinião dos outros, se acha o dono da verdade, se tem um post que, apesar de educado, com colocações inteligentes, mas que mostra outro ponto de vista que não seja o dele, vai logo moderando. O mundo gira em torno de seu umbigo. A informática foi criada só pra ele e mais ninguém. Só que quando ele perceber que as coisas aqui fora não funcionam assim...
Sabe o que é isso? Muita ficção, desenho animado, muita Matrix... Ele se imagina o Morpheu tentando guiar a humanidade para a SUA verdade. Se ele tivesse escrito a Bíblia, o único versículo que iria deixar, com pequenas modificações, é: "Nemesis disse: Eu sou o caminho, a verdade e vida, ninguém vem ao conhecimento a não ser por mim."
Comentário de Pedro Kroger
"quem, ao estudar ciência da: "quem, ao estudar ciência da computação, não implementou seu próprio compilador?"

obviamente eu me referi a ferramentas e compiladores de verdade e multiplataforma, e não a brinquedos.

"Mas, só pra diminuir a empáfia do RMS, nada nem ninguém é insubstituível."

ninguem é insubstituível, mas acho errado não dar mérito a quem merece. existem uma turma contra-stallman (e isso fica claro nesses posts aqui), mas não se pode negar o que ele fez. E essa história de que "se ele não existisse outro faria" não cola, porque outros existem e foi ele que fez.
Comentário de vmedina
podia te dizer o menos copernico: Menos para você tb.

Na epoca que o Stallman começou, não existia essa corrente que existe hoje. Não existia Linux nem as GNU-Utils, EMACS ou qualquer outra coisa.

Pode parecer muita pretensão mas caia em si meu caro, sem Stallman e GPL talvez o Linux fosse só o Minix 2 e o Linus fosse um Tannembaum da vida(não que tenha algo de errado com isso). Talvez o Linux existisse e usasse BSD e fosse absorvido como a pilha TCP do BSD foi no passado. Talvez, o desenvolvimento corresse o ciclo todo e tivessemos novas utils para o Linux, porém o Linux só ficaria totalmente estável e competitivel no dobro do tempo. Ou talvez Linus seja um gênio e >pã!< tava tudo pronto.

O que se tem que pensar é: RMS colaborou e muito! RMS fez a licença e a Fundação mais importantes! A GPL influênciou a forma da netscape abrir o código! A GPL protegeu o Linux melhor do que a BSD faria e vem protegendo vários projetos até hoje.

Sinceramente só pela GPL, e não tô nem contando as GNU-Utils ou o EMACS, ele turbinou e unificou o mundo do SL. Não perceber isso ou querer minimizar isso é tolisse ou má fé. Só não sei por qual dos dois esses críticos respondem.

Mesmo assim, é de todo um direito seu de dizer que não gosta das declarações do RMS ou dele. Eu, sinceramente, não aceito tudo o que ele fala, mas tenho que baixar a cabeça quando falam sobre a imensa contribuição do RMS.

Portanto, não gosta do que ele fala? Beleza. Não gosta dele? Ignore! Agora, vir aqui e dizer que Stallman não faz nada, não fez nada muito importante e que não fará nada importante é a maior tolice que e falta de informação que eu posso pensar. Não curte? Beleza! Mas desqualificar o RMS da forma, como vem sendo feito sistematicamente nesta thread, é TOLICE.

Muito me admira pessoas que falaram de "Bois & Gnus" não saldarem o Gnu original.

IMHO, uma das pessoas que podem bater no peito e dizer "eu fiz algo pelo SL, eu fiz algo que vai ficar imortalizado!" é o RMS. Linus, ESR(cujo o livro teve grande influência no episódio da Netscape), Maddog e tantos outros fizeram menos? Óbviamente não! Na verdade, se houvesse um desses a menos as coisas não seriam desse jeito de hoje.

Então, vamos para com esses requintes de idiotices e disputas idiotas e façam o que podem de melhor pelo SL. Seja um programa, seja uma ajuda, seja um texto, uma compra de distro, reportar um bug, recomendar um SL, usar um SL e etc. O importante é fazer bem para ajudar. Diminuir uma das pessoas que marcaram o SL, dando corpo e voz para ele, é patético e indigno de muitas das pessoas que estão falando aqui nesse momento!

Sinceramente, se eu conseguir, vou lá aplaudir um cara que trabalhou da melhor forma que enxergou, luta pelo que sonha e nadou contra a corrente por causa disso. Independente de eu gostar 100% do que ele diz ou não, a comunidade em geral que usa as licenças, programas e filosofia formulada por este, tem uma dívida de gratidão, e essa verdade está acima de gostar ou não do RMS.

[]s!

ps: Para quem não pegou, eu acho a discussão inteira idiota. É estúpido discutir se o RMS fez algo, quando é óbvio que ele fez. Mais ainda é você organizar uma competição de "quem fez mais pelo SL". Agora a palhaçada voa alto quando tem tanto desocupado batendo boca sobre isso tudo, inclusive esse que aqui escreve.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
SL - Filosofia = Opensource = Código Aberto: Open source é o SL como modelo de desenvolvimento, livre de filosofia!

Porém, pessoas que deviam entender a diferença continuam misturando os dois termos no Brasil. Quando gente muito boa berra:"SL sem bla,bla,bla!" dá vontade de responder: "Mas SL É blablabla! Sem isso é código aberto!".

Portanto crianças, ao invés de brigarem para tirar a filosofia do SL, saiam do armário e berrem: meu negócio é Open Source! É mais produtivo.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
sujar?!: "Galileu não era maluco, arrogante, mal-educado ou anti-higiênico"

eu não disse isso. Mas com certeza suas teorias suscitaram comentários semelhantes à minha paráfrase.

"Alan Turing era gay."

Lá pelo seu fim, ele era um autêntico depravado.

"Einstein ...nunca destratou quem quer que fosse (e era muito mais brilhante)."

Que o diga sua família... e tinha aparência desgrenhada. O que prova meu argumento de que não se deve julgar pessoas pela aparência, ou cultura ou mesmo seus modos: o que conta é sua contribuição para a raça humana.

"O simples fato de comparar esse indivíduos com Stallman é fazer pouco da memória deles."

bobagem. E olha que posso parafrasear de novo e aplicar essa sua exata mesma frase ao Galilei sendo julgado pelos seus contemporâneos, hein?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
mais, mais: "Vc. está superestimando uma coisa que é apenas um toolkit de utilitários."

E daí? Tem gente que superestima um kernel.

O fato é: ele efetivamente implementou a userland POSIX que forma a base de um sistema *nix. Tire a userland base e só resta o kernel, cuja única tarefa é controlar o use da CPU e memória pelos processos. Ou seja, sem os utilitários base, o kernel não serve para nada e, por outro lado, sem um kernel, os utilitários não rodam.

"Claro que haveria Linux."

talvez

"O verdadeiro 'pai' do SL é a própria inconsistência do modelo de licença proprietário."

Perfeito. gostei! :)

"Vc. parece ser inteligente demais pra isso."

tentando me subornar com elogios, hein? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Isso mesmo...: Isso mesmo, galera! Continuem usando moderação como forma de censura!
Comentário de nemesis
off-topic: acho que de maneira geral foram justos: essa última já estava bem off-topic, moderaram alguns posts meus mais exaltados ou metidos a engraçadinhos e aquele monte de trollice da criançada lá de cima...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Resumindo as reclamações: Uma vez que vai ficar muito cansativo discutir sobre tudo isso, vou fazer um resumo da minha posição.

Reclamação 1: "RMS não faz nada"
Concordo que colocar as coisas assim é um exagero. Mas a origem dessa reclamação é que as GNU-Tools não são atualizadas a anos, enquanto o Kernel do Linux é atualizado constantemente. Mesmo assim, o cara é posto ao lado de gente que está trabalhando muito pelo futuro do SO.

Na FSF, projetos que poderiam melhorar muito a vida de todos os desenvolvedores que trabalham com código não-proprietário andam a passo de tartaruga por radicalismos excessivos (radicalismo é que nem pimenta: pouco pode até ser bom, muito é horrível) e discussões sem sentido. Tô falando da parte que me afeta, ou seja, o GNU-Classpath.

Então, pessoalmente (não se se encontro eco nisso, mas se houver se manifestem), eu tenho visto na FSF muito papo e pouca ação. A GLP3 finalmente saiu, então vou esperar pra ver se todo o resto melhora.

Reclamação 2: "Falta de Diplomacia"
Isso existe. Onde o cara poderia estar negociando educadamente com os outros setores para ampliar o SL, o cara ofende pessoas, fecha portas, desqualifica seus próprios colaboradores, é mal-educado com quem o procura. Muita falta de tato, e isso não é bom pra ninguém, nem pra ele.

Reclamação 3: Não reconhecer o trabalho dos Outros.
Isso também existe. Só se fala do quanto a GPL fez pelo Linux, mas ninguém viu o q o Linux fez pela GPL todos esses anos. Se não existisse um SO (um SO muito bom, melhor que a concorrência) com essa licença, ela não passaria de uma variação interessante de licenciar programas (o povão ia dizer: "Ah, tem proprietário, freeware e shareware... Ah sim, tem essa GPL também"). Na faculdade, eu ouvi primeiro falar de Linux, depois da GPL. Independente de quem tenha vindo primeiro. É o Linux que populariza a GPL e não o contrário.

No entanto, o RMS só fala da importância do trabalho dele e de como as pessoas lhe devem, sem reconhecer o trabalho dos outros. Nem o de seus colaboradores.


Vou repetir mais uma vez, vou GRITAR para ver se alguém entende. Eu RESPEITO o homem, não ignoro suas colaborações e sua importância.

O problema é que quando alguém começa a "se achar" (ou quando outros fazem isso por ele), se precisa dar um choque de realidade, pra ver se ele acorda. Espero que algum dia alguém faça isso com o cara com sucesso (não duvido que muitos já tenham tentado).

Muito me admira pessoas que falaram de "Bois & Gnus" não saldarem o Gnu original.

Eu trabalho com Open Source e trabalho com SL também (só não faço nada proprietário). Mas não sou um GNU, pq eu não faço parte de um rebanho. Então não tenho nada que ajoelhar e fazer mesuras ao Grande Gnu Original. RMS não é um Ayatolah.

E não é porque eu tenha uma "dívida de gratidão" que eu vou me tornar rebanho. Gratidão e reconhecimento têm limites.

Como última coisa, espero que ele seja mais agradável e cordato enquanto estiver aqui. Como forma de respeito ao *meu país*.
Comentário de Copernico Vespucio
ok mais então: E daí? Tem gente que superestima um kernel.
Eu mesmo programaria sozinho um toolkit de ferramentas, mas confesso que ia ter problemas em implementar um kernel (exemplo disso no desenvolvimento do JNode, eu mal consigo entender aquele código, quando mais escrever do zero).

Então me desculpe se eu acho um trabalho superior ao outro. :-/

"O verdadeiro 'pai' do SL é a própria inconsistência do modelo de licença proprietário."

Perfeito. gostei! :)


Tem certeza? Isso significa que, cedo ou tarde, licenças com liberdades iam aparecer de qualquer jeito. Mas ok, a GPL e o copyleft foram realmente uma idéia genial, não dá pra negar.

"Vc. parece ser inteligente demais pra isso."

tentando me subornar com elogios, hein? ;)


De forma alguma. Se eu não achasse isso não perderia meu tempo discutindo com você.
Comentário de Copernico Vespucio
mas não é o foco: Mesmo que o cara seja tudo isso (talvez seja), o Nemesis não é o foco da discussão aqui. Atacar diretamente outros colegas é inconveniente. Faz isso não.

Não combata as pessoas, apenas seu ponto de vista.
Comentário de nemesis
excuse me?!!: "Reclamação 1: 'RMS não faz nada'
Concordo que colocar as coisas assim é um exagero. Mas a origem dessa reclamação é que as GNU-Tools não são atualizadas a anos..."

Com licença, será que eu entendi direito o que acabei de ler??! A infraestrutura de base do Linux não é usada há anos?! Foi isso mesmo que eu entendi?

Bom, não posso culpar um cara de java, um sistema redundante rodando em cima de sistemas operacionais de verdade, com suas próprias replicações de ferramentas comuns em *nix -- como o ant fazendo as vezes de um make -- por pensar dessa forma. Mas vc está tão inacreditavelmente equivocado que não acredito que seja meramente ingenuidade típica dos javaboys: acho que vc está trollando para valer.

Quer dizer que GCC, gdb, bash, make e companhia não são usado há anos? Pode me explicar então a existência de binários Linux hoje se as ferramentas de build dele não são usadas? O Linus tá reimplementando tudo em assembly ou criou sua própria infraestrutura?

E o pessoal de administração de sistemas? Eles estão fazendo tudo via GUI no Linux hoje? Tá que nem no Windows, que o usuário tem que deslogar pq o incompetente do técnico não sabe fazer as coisas via um terminal ssh remoto?

"Tô falando da parte que me afeta, ou seja, o GNU-Classpath."

Talvez se vc contribuísse código ajudasse? Ah, esqueci que por razões *políticas* vc não contribui código para a FSF...

"eu tenho visto na FSF muito papo e pouca ação."

É mesmo? E o pessoal do Apache? Tudo o que vi de concreto até agora em seu projeto Harmony foram contribuições de membros da indústria, não dos pequenos contribuídores do próprio Apache. Digo isso pq é a mesma coisa: software livre depende de contribuição de código. A FSF não tem apoio da indústria como a Fundação Apache, cujos membros também só tem ficado na "falação" em threads sem fim nos fóruns, enquanto esperam a IBM liberar mais algumas linhas de código.

"No entanto, o RMS só fala da importância do trabalho dele e de como as pessoas lhe devem, sem reconhecer o trabalho dos outros. Nem o de seus colaboradores."

nisso eu concordo.

"Eu trabalho com Open Source e trabalho com SL também (só não faço nada proprietário). Mas não sou um GNU, pq eu não faço parte de um rebanho."

vc é um bean, pronto a ser plantado, colhido e consumido... :))

"Como última coisa, espero que ele seja mais agradável e cordato enquanto estiver aqui."

é só não cutucar a onça. ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
mais++: "Eu mesmo programaria sozinho um toolkit de ferramentas, mas confesso que ia ter problemas em implementar um kernel"

Ah! O famoso complexo "sou um programador fodão também", que poucos podem viver para falar, seja pq estão ocupados com trabalho de verdade, casa, filhos etc. A diferença pro Stallman é que ele abdicou disso tudo para se dedicar a uma causa...

É, com certeza é mais simples programar ferramentas que falam no nível de streams de caracteres do que programar kernel e módulos e drivers falando em baixo nível com o hardware real e variado.

Por outro lado, se vc acha que seria razoavelmente fácil programar um compilador C/C++, a biblioteca C *nix padrão ( com recursos para criação de subprocessos, IPC, sockets, pipes, alocação de memória e IO com streams ), uma implementação para a linguagem de script AWK ( clássico do *nix, base para Perl e a única linguagem de script no padrão POSIX ), os editores ed, sed e vi ( parte do padrão *nix tmb ), um shell estilo sh, implementações padrão para lex e yacc... então, vá em frente e mostre o quanto vc é bonzão.

Recomendo começar com as implementações para lex e yacc, que vão te ajudar a gerar um compilador simples...

"Isso significa que, cedo ou tarde, licenças com liberdades iam aparecer de qualquer jeito."

Talvez. Ou talvez, não fosse a GPL e o projeto GNU mostrando que software livre era algo viável, o BSD ficasse restrito apenas a comunidades em Universidades, coisa de pesquisadores e nerds, e tudo o que houvesse no PC da M$ fossem caros softwares proprietários ou freewares ridículos ou sharewares limitados...

mas, sim, o Linux popularizou a GPL como nenhum outro software...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
calma, vc. está muito nervoso: A infraestrutura de base do Linux não é usada há anos?!

Ei! Leia direito: Eu não disse que as GNU-Tools não são *usadas* a anos. Eu disse que elas não são *atualizadas* a anos.
A quanto tempo, por exemplo, não há uma versão nova (leia-se: mais rápida) do find? Muitas utilidades foram criadas numa época onde os requisitos e recursos eram muito diferentes que hoje em dia. Cadê as novas versões?

Usadas elas são o tempo inteiro, inclusive por mim. Mas tem utilitários ali que estão praticamente na condição de "abandonware".

Uma vez que vc. me entendeu errado, vou desconsiderar as declarações q vc. fez em consequencia desse engano.

Talvez se vc contribuísse código ajudasse? Ah, esqueci que por razões *políticas* vc não contribui código para a FSF...

Eu não posso contribuir. Pra eles, eu estou "contaminado" por ter lido o código fonte disponibilizado pela Sun (mesmo agora, quando a nova licença acaba com essa palhaçada).

É mesmo? E o pessoal do Apache? Tudo o que vi de concreto até agora em seu projeto Harmony foram contribuições de membros da indústria, não dos pequenos contribuídores do próprio Apache.
Assine a lista do Harmony e leia os e-mails. Depois conversamos, caso vc. tenha dúvidas.

é só não cutucar a onça. ;)

É só não dirigir a palavra a ele, certo? É o único jeito do kra não ser mal-educado comigo!

vc é um bean, pronto a ser plantado, colhido e consumido... :))
Pera lá... Sou um Enterprise Java Bean (é eu sei que vc. vai adorar isso)! Ofereço serviços em interface pública, por um preço, direto ou indireto.
Comentário de Copernico Vespucio
bonzão nada, passei pela universidade: Por outro lado, se vc acha que seria razoavelmente fácil programar um compilador C/C++, a biblioteca C *nix padrão ( com recursos para criação de subprocessos, IPC, sockets, pipes, alocação de memória e IO com streams ), uma implementação para a linguagem de script AWK ( clássico do *nix, base para Perl e a única linguagem de script no padrão POSIX ), os editores ed, sed e vi ( parte do padrão *nix tmb ), um shell estilo sh, implementações padrão para lex e yacc... então, vá em frente e mostre o quanto vc é bonzão.

Implementar um compilador C não é muito difícil, pois a linguagem foi concebida para ser facilmente compilada. É muito mais fácil compilar C do que Java, por exemplo (eu sei, eu já tentei... Até descobrir os geradores automáticos de compiladores). Já C++ é bem mais difícil, por conta do seu BNF bem mais extenso. Mas com a ajuda de geradores de compilador, como o ANTLR, é só gerar o soft básico e depois otimizar na mão (ao invés de perder fins de semana). Já pensou? Um compilador C++ escrito em Java?

Implementar compiladores é um clássico projeto final de muita gente em Ciência da Computação. Muita gente no MIT faz isso por pura diversão.

De forma nenhuma eu iria começar a implementar um compilador do zero, sem ferramentas. Por isso eu já usaria uma implementação de analisador léxico (não necessariamente o lex, tem um monte por aí e alguns deles são bastante antigos). Reinventar a roda não é minha praia.

Em relação à biblioteca *nix, não é que seja difícil. É trabalhoso... *Muito* trabalhoso, e leva bastante tempo. Parabéns e obrigado ao RMS nesse ponto.

Em relação ao AWK, é uma linguagem muito poderosa (que eu não domino nem 10%). No entanto, sua implementação hoje em dia só exige BNF, muito trabalho e bom conhecimento da língua.

Implementar um shell é uma tarefa tb. não muito difícil a princípio, mas trabalhosa tb.

No fim das contas, em alguns anos e alguma ajuda "braçal", eu conseguiria fazer. Vc. também, com o afinco necessário.

Mas Kernel, putz! Eu ia precisar estudar muito ainda pra isso, sinceramente.

o projeto GNU mostrando que software livre era algo viável

Correção: o Linux, como um todo (Kernel + toolkit), mostrando que o SL era algo viável.
Comentário de nemesis
é tensão pré-carnaval: "Eu disse que elas não são *atualizadas* a anos."

hmm, eu podia jurar que tinha visto "usadas". Seria vc o brain e alterado os textos? por outro lado, me lembro que vc falou atualizada com relação ao kernel...

"A quanto tempo, por exemplo, não há uma versão nova (leia-se: mais rápida) do ?"

gcc e libc são constantemente atualizados, pois são implementações que fazem interface direta com o hardware ou o kernel e precisam estar atualizadas sempre. Os utilitários POSIX padrão são estáveis e depois de tanto tempo de desenvolvimento e uso não devem mais apresentar bugs. Como são implementações de ferramentas padronizadas, não há muito espaço para inovações ou melhorias...

"Estou 'contaminado' por ter lido o código fonte disponibilizado pela Sun"

Isso é puro open-source: o código está lá, disponível para olhar. E agora, vc está "tainted" e não pode contribuir com uma versão livre. Bela jogada da Sun.

"É só não dirigir a palavra a ele, certo?"

na verdade, acho que um Vossa GNU/Senhoria basta... :)))

"Ofereço serviços em interface pública, por um preço, direto ou indireto."

e eu sou um pequeno daemon trabalhando em silêncio...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"Implementar um compilador C: "Implementar um compilador C não é muito difícil"

claro, claro! difícil é criar um compilador otimizador, para diversas arquiteturas e processadores. verdade que Stallman tmb não começou grande...

"Mas com a ajuda de geradores de compilador, como o ANTLR, é só gerar o soft básico e depois otimizar na mão"

na época em que Stallman fez, não havia essa facilidade e bibliotecas extensas como as de java. Se quer fazer para comparar, vai ter que fazer com o que tinha: lex e yacc.

"Já pensou? Um compilador C++ escrito em Java?"

pelo menos para alguma coisa o java pode servir... ;)

*edit*: mas sinceramente é uma idéia estúpida. se é para criar um compilador, pelo menos faça a implementação em uma linguagem mais decente que C/C++. Um excelente ponto de partida é Haskell, que vem com uma biblioteca fascinante chamada Parsec. O pessoal implementando Perl6 no projeto pugs bem o sabe...

"Implementar compiladores é um clássico projeto final de muita gente em Ciência da Computação. Muita gente no MIT faz isso por pura diversão."

Claro, e por isso que existem tantos sendo usados para compilar os fontes em projetos de software livre. Principalmente os criados para projetos finais de doutorado, esses são especialmente geniais...

"Reinventar a roda não é minha praia."

é por isso que citei o lex e o yacc, que obviamente o Stallman tmb usou. E com um compilador básico, ele já poderia reimplementar esses dois excelentes utilitários.

"Em relação à biblioteca *nix, não é que seja difícil. É trabalhoso... *Muito* trabalhoso, e leva bastante tempo. Parabéns e obrigado ao RMS nesse ponto."

exatamente.

"Em relação ao AWK, é uma linguagem muito poderosa (que eu não domino nem 10%). No entanto, sua implementação hoje em dia só exige BNF, muito trabalho e bom conhecimento da língua."

e uma biblioteca razoável para expressões regulares. Que vc também precisaria implementar, já que também é usada em vários outras partes do "toolkit" GNU, como em sed ou vi.

"Implementar um shell é uma tarefa tb. não muito difícil a princípio, mas trabalhosa tb."

é, um shell básico, sem a biblioteca de compleções e edição avançada de linha-de-comandos readline ( que vc teria que implementar ), até que é fácil, contanto que vc já tivesse implementado na libc criação de subprocessos e pipes.

"No fim das contas, em alguns anos e alguma ajuda 'braçal', eu conseguiria fazer."

Consiguiria. Ajudaria não ter filhos ou uma vida social muito movimentada também.

"Vc. também, com o afinco necessário."

haha. ok, essa ironia foi boa.

"Eu ia precisar estudar muito ainda pra isso, sinceramente."

será? se vc é capaz de otimizar um compilador para dada CPU ou arquitetura na mão, e capaz de interfacear com detalhes de baixo nível de máquina na libc, acho que um kernel não seria muito mais trabalhoso. Compra um livro do Tanembaum e começa por lá, exatamente como o Linus e seu despretensioso kernel inicial. Se um estudante jovem consegue, vc tmb chega lá.

"o Linux, como um todo (Kernel + toolkit), mostrando que o SL era algo viável."

Mas foi o projeto GNU, de 1984 em diante, que mostrou que era viável, com a GPL, manter um projeto de software aberto. O Linux popularizou, pois conclamou todos a contribuir, ao passo que o projeto GNU era mais fechado na aceitação de contribuições de quaisquer pessoas. O modelo de desenvolvimento aberto pela internet foi a maior contribuição do Linus, ao meu ver.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Bom carnaval, então: Seria vc o brain e alterado os textos?

Juro que não. As vezes eu faço uma revisão no meu texto, mas não dessa vez.

Como são implementações de ferramentas padronizadas, não há muito espaço para inovações ou melhorias...

Discordo: há sempre espaço para melhorias. O find, por exemplo, está muito lento para os discos de hoje em dia (muitos arquivos por diretório). Comandos externos como o locate e upgradedb ajudam, mas são mais limitados que as opções para windows hoje.

Isso é puro open-source: o código está lá, disponível para olhar. E agora, vc está "tainted" e não pode contribuir com uma versão livre. Bela jogada da Sun.

Originalmente, na velha licença, isso foi uma tentativa vã de impedir que empresas como a M$ olhassem o código e aplicassem nos próprios produtos concorrentes do Java.

Hoje, a licença revisada permite que eu olhe a licença e me dá carta branca para trabalhar com base no conhecimento adquirido. No entanto, a FSF ainda não mudou seu posicionamento sobre o estado "tainted"...

na verdade, acho que um Vossa GNU/Senhoria basta... :)))
Já tem muita gente pendurada no hããã.... Coxis do cara pra que eu tenha que me pendurar também. Não dá espaço!

Comentário de Copernico Vespucio
É... tá.: É... tem razão. Dessa vez o post mereceu mesmo... :-/

É que eu pensei que já não tinha mais ninguém aqui...
Comentário de Copernico Vespucio
mais += mais;: Ajudaria não ter filhos ou uma vida social muito movimentada também.

É, esqueci isso. É a diferença do RMS pra nós dois (exceto no quesito filhos, mas ter namorada/noiva/mulher já basta).

Dica interessante, da Parsec, parece promissor. Se gostar, vou ver se tenho tempo de implementar em Java pra usar nos meus projetos e por no java.net.

se vc é capaz de otimizar um compilador para dada CPU ou arquitetura na mão
Sem conhecer de cor e salteado o processador em questão e seu conjunto de instruções? sem chance. Eu conheço o básico do 8086! Quando disse otimizar, disse tornar o processo de compilação mais rápido, só isso. Vc. desafiou a fazer, não a fazer perfeito.

e capaz de interfacear com detalhes de baixo nível de máquina na libc
É... Isso até dá, lendo muito header file, mas dá.

Compra um livro do Tanembaum e começa por lá, exatamente como o Linus e seu despretensioso kernel inicial. Se um estudante jovem consegue, vc tmb chega lá.

Dã... E o meu kernel vai conseguir gravar escrever texto em branco na tela, gravar em disco (com risco de causar um dano grave) e tocar um beep...

Além disso, o que eu estou dizendo??? Vc. tá me pedindo pra programar em C!!! Tô fora!

O Linux popularizou, pois conclamou todos a contribuir, ao passo que o projeto GNU era mais fechado na aceitação de contribuições de quaisquer pessoas.

É *esse* o ponto!

E talvez seja exatamente isso que está acontecendo agora, trocando o "Linux" por "Harmony" e "GNU" por "GNU-Classpath".
Comentário de Pedro Kroger
abandonware?!: "A quanto tempo, por exemplo, não há uma versão nova (leia-se: mais rápida) do find?"
"Mas tem utilitários ali que estão praticamente na condição de abandonware"

bem, a última versão do find é de dezembro de 2005. Não dá para chamar de abandonware. Eu concodo com você, seria *otimo* ter uma versão mais rápida do find, mas é aquela história, é mais fácil falar que fazer...



Comentário de nemesis
a última antes da folia!!: "Dica interessante, da Parsec, parece promissor. Se gostar, vou ver se tenho tempo de implementar em Java pra usar nos meus projetos e por no java.net."

PQP!! minha sugestão foi completamente por água abaixo! a idéia era te introduzir a uma tecnologia superior a Java...

"Dã..."

hehe... conheço essa, hein Sr. Copérnico? ;)

"Vc. tá me pedindo pra programar em C!!! Tô fora!"

pois é. Com tecnologias mais modernas e frameworks prontos, tudo mastigado, fica fácil. Díficil foi *fazer* em 1984.

"talvez seja exatamente isso que está acontecendo agora, trocando o 'Linux' por 'Harmony' e 'GNU' por 'GNU-Classpath'"

teoria interessante. Seria a plataforma Java o mais portável *nix? só o tempo dirá... mas espero que não.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
RE:: obviamente eu me referi a ferramentas e compiladores de verdade e multiplataforma, e não a brinquedos.

Multiplataforma feita em C que roda só em posix? Sei...
Bem, muitos desses "brinquedos" são utilizados hoje em aplicações acadêmicas e até produtos comerciais. Nenhum produto nasce crescido.

E essa história de que "se ele não existisse outro faria" não cola, porque outros existem e foi ele que fez.
Essa crítica na verdade não é direcionada a pessoas como você, mas diretamente a ele. Para que ele pare de se encarar como messias e passe a dar valor ao trabalho dos outros, se situando corretamente no cenário, sem acreditar que ele é o único programador do mundo. Porque ele *não* é.
Comentário de Copernico Vespucio
que bom: É sempre boa notícia saber que um software muito utilizado não foi esquecido por seus desenvolvedores.

Mas esse utilitário é um exemplo (existem outros no GNU) que exige não só um novo build em cima de código antigo, mas sim incrementos necessários de funcionalidade.

"É mais fácil falar do que fazer"... Nem tanto. Principalmente nesses casos. Hoje em dia temos técnicas e algoritmos não disponíveis na época que permitem incremento de velocidade na análise de expressões regulares, e técnicas de indexação que reduzem o trabalho de busca. Há uma biblioteca aberta que sintetiza tudo isso, disponível para Java assim como para várias outras línguas: chama-se Apache Lucene.

Mas um momento: a licença do Apache Lucene não é GNU-GPL, mas sim a licença Apache (que é usada em vários outros produtos famosos no mundo Linux, a começar pelo Webserver campeão Apache). Pelas "regras" da FSF, ela não pode ser usada, apesar de nenhum usuário que eu conheça já ter reclamado dessa licença. Questões políticas novamente atrapalhando quem desenvolve e quem usa.

Usando o Apache Lucene, consigo fazer um utilitário em Java que dá poeira no find (e olha que é feito no "lento" - psffff! - Java) e é bem mais maleável que a dupla locate/upgradedb. E seria até capaz de rodar em cima do GNU-Classpath (não tenho certeza, tem q testar) ao invés da JVM da Sun.

Fazer um produto mais rápido do que o find... E eu nem sou um "gênio" como o RMS. Minha saída é simples: me apoiar em ombros de gigantes, um dos objetivos do código aberto.

Existem muitos outros produtos do GNU que poderiam ser atualizados para a realidade de hoje, com alguma pesquisa. Seria ainda mais fácil fazer, se os meios para isso fossem facilitados. Será que seria um dia mais interessante substituir o GNU no Linux por outro toolkit de mais fácil evolução??
Comentário de Copernico Vespucio
PQP!! minha sugestão foi com: PQP!! minha sugestão foi completamente por água abaixo! a idéia era te introduzir a uma tecnologia superior a Java...
Correção: uma tecnologia (ainda) não disponível em Java.

"Dã..."

Certo! Mea culpa: roubei descaradamente a expressão de um troll :-P

pois é. Com tecnologias mais modernas e frameworks prontos, tudo mastigado, fica fácil. Díficil foi *fazer* em 1984.

Seria mais simples se ele usasse o conceito "moderno" de se relacionar melhor com outros pesquisadores e receber ajuda deles... A maioria dos conceitos "modernos" se apóia em pesquisas feitas naquela época. Mas nós dois sabemos que o RMS não é a criatura mais tratável desse mundo, certo?

teoria interessante. Seria a plataforma Java o mais portável *nix? só o tempo dirá... mas espero que não.

Se a corda dos *nix continuar sendo puxada para lados diferentes como é a tendência, eu acredito que sim... E considero boa coisa.
Comentário de nemesis
ahem: "Multiplataforma feita em C que roda só em posix?"

Programas criados em C puro rodam em qualquer plataforma que tenham fluxos de caracteres e arquivos como primitivas de comunicação entre processos. Enfim, qualquer sistema operacional decente e minimamente moderno ( pós 70s ).

aqui está gawk para windows:
http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/gawk.htm

sem necessidade de uma camada POSIX. vc pode encontrar outros ports no mesmo pacote. awk tmb roda, obviamente, no Mac...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
mesmo?: Desde que um programa seja feito em C PURO, concordo com vc. que realmente roda, bastando apenas recompilar (o que já é uma limitação).

Agora, em um programa mais complexo, que precisa incorporar bibliotecas que inclusive podem fazer acesso a primitivas de SO, vc. é capaz de me garantir que vai rodar (aliás, se vai primeiramente compilar) em QUALQUER SO, com as *mesmas* definições nos arquivos de header??? Com a *mesma* libc?? Acho que não.

Uma coisa é a definição, outra é a prática.

Claro que dá pra portar (é assim que aplicações podem ser compartilhadas entre o *nix e BSD, por exemplo), mas não sem algum trabalho extra. C é a linguagem para geração de aplicações nativas mais portável que existe. Mas ela apenas será tão portável quanto uma tecnologia assim pode ser.
Comentário de nemesis
corr:: "Correção: uma tecnologia (ainda) não disponível em Java."

correção: uma tecnologia que nunca vai ser tão agradável de se trabalhar quanto na linguagem original. Parsec foi criada para Haskell e se utiliza de sua agradável e sucinta sintaxe para prover um meio de se especificar BNFs de uma maneira natural e combinatória, usando composição de funções.

Se fosse em java, provavelmente envolveria a especificação da BNF como um documento xml que aí seria processado e geraria uma classe Factory via reflexão e aí... etc etc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
corr = corr +1: correção: uma tecnologia que nunca vai ser tão agradável de se trabalhar quanto na linguagem original. Parsec foi criada para Haskell e se utiliza de sua agradável e sucinta sintaxe para prover um meio de se especificar BNFs de uma maneira natural e combinatória, usando composição de funções.

Ha! Eu sabia que ia vir um comentário desses... Só estava esperando por ele. A coisa tá ficando previsível.

Se fosse em java, provavelmente envolveria a especificação da BNF como um documento xml que aí seria processado e geraria uma classe Factory via reflexão e aí... etc etc...

Existem muitas formas de implementar funcionalidades como essas e, no caso da solução que vc. citou (é usada pelo Hibernate para ORM, por exemplo), os autores costumam justificar suas escolhas. Se vc. discorda da solução encontrada em alguns produtos, vá debater isso com os autores. Um desenvolvedor pode supradimensionar uma solução (em tempo: no Hibernate, por exemplo, existem motivos *reais* para XML e reflexão), mas isso não significa que seja a única maneira de fazer a coisa, nem que seja "a maneira Java".

Eu por exemplo posso imaginar várias maneiras de levar a tarefa a cabo em Java, e nenhuma passa pelas técnicas q vc. citou (tenho até dúvidas de como fazer do "seu" modo... =] ). Um interpretador que processa BNF escrito em sua forma usual, elementos do BNF expressos como objetos Composite (GoF), as duas soluções combinadas, uso do Padrão Command (que permite expressar operações em OO de forma semelhante à funcional) etc. Mas não penso em reflexão (pra quê?) ou XML.

Factories e Builders são apenas padrões úteis para criação e inicialização de objetos e, se precisar, uso sem problemas, ué... %-)


Comentário de nemesis
mesmo: "recompilar (o que já é uma limitação)"

vc quer dizer, recompilar antes de executar? pq seria uma limitação se produz código mais eficiente?

"Agora, em um programa mais complexo"

estávamos falando das ferramentas POSIX, mas tudo bem...

"vc. é capaz de me garantir que vai rodar (aliás, se vai primeiramente compilar) em QUALQUER SO, com as *mesmas* definições nos arquivos de header??? Com a *mesma* libc?? Acho que não."

vai rodar, sim. E as definições no header vão ser as mesmas, rechadas de #ifdefs específicos para plataformas... ;)

"Claro que dá pra portar ...mas não sem algum trabalho extra."

em Java, esse trabalhinho sujo é feito pela Sun, garantindo que as funções de base do S.O. subjacente estejam fidedignamente reproduzidas de forma redundante em algumas das centenas de bibliotecas java básicas...

"C é a linguagem para geração de aplicações nativas mais portável que existe."

sei que com C eu consigo tranquilamente criar aplicativos multiplataforma hoje usando um punhado de bibliotecas C multiplataforma, como GTK para GUIs, libpg para acesso ao SGBDs multiplataforma PostgreSQL, libxml para processamento de XML se o cara for viciado no java way of life e outras tantas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004