Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estadão: "Linux divide os consumidores - Alguns instalam Windows pirata e perdem a garantia"

“Os micros do Computador para Todos não vêm com o Windows instalado. Quando o governo federal elaborou o programa, resolveu dar uma força para a comunidade que defende o software livre. Por esse motivo, exigiu que todos os PCs viessem de fábrica com o sistema operacional gratuito Linux. Para facilitar a vida do pessoal, as máquinas também vêm com 26 aplicativos instalados. Os programas dão conta das tarefas mais básicas, como navegar na internet, escrever textos e editar fotos. O único problema é que a decisão não agradou a todo mundo. Tem gente, por exemplo, botando uma versão pirata dos programas da Microsoft na máquina. Entre eles está o comerciante N.A.F., de 50 anos. “Linux ninguém usa aqui no Brasil. Se não instalar o Windows, você não faz nada”, afirmou. “Sabe quanto custa o ‘Microsoft’ na banca da feira? Dez contos. E funciona do mesmo jeito.” Para ele, o sistema traz poucas opções e é “contraproducente”.

Há quem não pense assim. A estudante Flaviana Teixeira Frota, de 25 anos, deu um PC Conectado de presente para a irmã, que acabou de entrar na faculdade. “Ela está usando o Linux e vai fazer um curso para entender melhor o sistema”, destaca. “Mas disse que é bem parecido com o Windows e bem fácil de utilizar.” Segundo Flaviana, sua irmã possui câmera digital e não tem problemas para ligá-la ao PC. Na prática, o sistema operacional que vem com os computadores do programa se parece muito com o rival da Microsoft. Como a maioria dos aplicativos necessários para usuários de primeira viagem já está instalada, não é preciso quebrar a cabeça procurando programas compatíveis na internet ou em CDs vendidos em banca.
” Veja o texto completo em Link - Sua vida digital.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anderson.
Dar uma força, que palhaçada.: "Quando o governo federal elaborou o programa, resolveu dar uma força para a comunidade que defende o software livre. Por esse motivo, exigiu que todos os PCs viessem de fábrica com o sistema operacional gratuito Linux. Para facilitar a vida do pessoal, as máquinas também vêm com 26 aplicativos instalados."

Dar uma força, que palhaçada. Se não fosse com software livre, os custos do PC conectado seriam altamente proibitivos, e não contem somente com preço da licença do Windows, somem também suite office, programa de edição de gráficos, antivírus, etc. Ou será que só com o sistema operacional instalado atenderia as necessidades do usuário.

Do jeito que o Estadão colocou a matéria, até parece que é um favor colocar software livre no PC conectado.
Comentário de LeonardoCarvalho
Oras...: ... basta mostrar aos "piratas" o que acontece se a ABES cair em cima deles...

E a multa.
E o resto.

Aí vamos ver quem ganha uma "forcinha".
Comentário de oi
Infelizmente, é verdade ...: "Mas quem inventar moda pode se dar mal. Embora os defensores do software livre neguem, instalar um simples joguinho ainda é uma tarefa que pode levar horas. Às vezes, a coisa só funciona após a digitação de comandos incompreensíveis. Conectar dispositivos eletrônicos recém-lançados, como iPods e webcams de último tipo, também pode virar um desafio."

Tem alguma mentira aí ?
Comentário de Peter Parker
Pirataria é crime: O engraçado é que a matéria em nenhum momento sequer citou que a o que N.A.F. está fazendo é crime. Se ele quiser Windows, ele pode muito bem usar, desde que compre o mesmo na versão original.
Realmente me espantou essa irresponsabilidade do texto.
Comentário de glaydsonlima
"Embora os defensores do soft: "Embora os defensores do software livre neguem, instalar um simples joguinho ainda é uma tarefa que pode levar horas. Às vezes, a coisa só funciona após a digitação de comandos incompreensíveis."

Eu quero saber se é fácil instalar o Tux Racer com um arquivo .deb no Windows. Provavelmente o cara está instalando um programa de Windows no Linux.


------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de m
incompleto: Realmente escrever matérias sobre informática, está longe de se fazer direito aqui no BRAZIL, mas realmente não está claro que a opção pelo linux no caso da campanha é devido ao seu custo, e também que instalar o windows sem ter a licença é pirataria, qual é a pena prevista na lei, e também quanto custaria isso com windows, office, adobe e etc.
Comentário de eluancm
Tem sim: A parte dos comandos incompreensíveis :)
Comentário de eluancm
Poucas opções? "Contraproducente?": De que ponto de vista?

As únicas coisas que você pode fazer MELHOR no windows não são nada produtivas.
Comentário de Lauro César
"...iPods e webcams de último tipo...": Ué!? Estou enganado ou este programa do governo é voltado pra quem não pode pagar um alto valor pra ter seu primeiro computador!?

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Alexandre Figueiredo
Matéria Fraca: Interessante o pensamento do usuário sessentão...
Ele deveria ganhar um CD do Ubuntu 5.10. Quem sabe ele não muda de opnião.
Agora, para quem tem dificuldade de entender como funciona o Windows, certamente a dificuldade será a mesma no Linux.
Tem gente que não sabe instalar um anti-vírus no Windows! E depois diz que o Linux é difícil.
Essas empresas tem a faca e o queijo na mão. Elas tem uma seleção de hardware (que, espero eu, de boa qualidade) e o Linux (pode ser qualquer distro mundialmente conhecida) que pode rodar perfeitamente. Agora, não vejo nenhuma oferecendo nem o Ubuntu e nem o Fedora. Apenas a HP está com o Mandriva. Cada uma reiventando a roda...
Depois o usuário reclama e a culpa é do "software livre".
Eu fico indignado!!!

@ Alexandre Figueiredo
Comentário de erik
discordo com você glaydsolima: amigo, me responde um negócio, o que é facil para você?
.instalar o jogo atravez de um "prompit" como o terminal do linux
ou
.instalar tudo com uma tela interativa, uma interface , tudo esplicando em janelas, com aceitar e continuar, onde voce quer instalar ?!
espero você estar falando essa segunda, pois eu realmente gostaria de uma facilidade.
Não estou desvalorizando o linux, muito pelo contrario, só gostaria de levantar essa questão, até porque jogo é a maior das forças do windows, por isso muitos como meus vizinhos não aderem a ele.
Sei que existe jogos como o quake 3, quake 4 e até cs que ja disponibilizaram o compilador para ele, mas vixi santisse, ter o trabalho de "montar cd" criar imagem, por essas e outras coisas, desistimula rapidamente.
galera, facilidade nisso é o que a galera ta pensando, e por enquanto os games para linux nao vem "em massa", vamos usando pelo wine.
gostaria que nós participantes da comunidade open source passassem a trabalhar nisso.
"eu nao quero ser chamado na casa do meu vizinho toda vez que ele queira que instale algo" é contragedor para mim, quanto para ele em certos casos.
"moderador, por favor nao exclua esse comentario pois quero colaborar com a questao mandriva"
Comentário de acefalo
instalar tudo com uma tela in: instalar tudo com uma tela interativa, uma interface , tudo esplicando em janelas, com aceitar e continuar, onde voce quer instalar ?!


Tem razão. Instalar pelo synaptic é muito mais fácil que com make, ou mesmo que com "apt-get install blablabla".

Saiba que uso windows no meu trabalho, e o usei por um bom tempo em casa. Quantas vezes eu não fui dando "next, next..." até terminar a instalação, para depois verificar que o programa instralado se recusa a abrir?!



Comentário de Rafael Ferreira Silva
Loucura: Concordo com o que a maioria disse. Essa matéria é muito fraca e não retrata a realidade.

Minha esposa não entende de computadores tão bem para se considerar uma "usuária avançada", mas já está usando há 2 meses o ubuntu no notebook dela(sem dual boot). O Windows antes instalado era original, mas ela aceitou mudar para Linux. Nunca reclamou ou disse que não dava pra fazer as coisas. Ela é professora de música, usa o notebook para gravar os alunos cantando e tocando, escreve apostilas(que imprime diretamente do notebook), e usa programas de composição.
Comentário de RAM
Não se encante com o Ruindow$, digo windows: Meus caros:

Deixe passar o tempo e o registro do sistema operacional de vocês vão ficar empanturrados de tanto instalar e desinstalar coisas e máquina começar a travar porque o Ruindow$ é assim mesmo. Aí vocês vão ouvir outro canto da sereia: o problema é o hardware. Vão gastar com memória, processador etc. que não se encontra por "Dez contos" numa banquinha de muambeiro.

Agora reclamar por causa de iPod é muito ... bem observado que o computador é para quem não tem muita grana e não para quem quer topo de linha.

[ ]s,


RAM
Comentário de Ludi
Já foi discutido: Isso já foi abordado, mais de uma vez, aqui no Br-linux.
Muita gente participou da discussão, e o tópico deve ter quase 100 mensagens.
Sugiro que você leia essa discussão, em vez de ficar falando a mesma coisa de sempre.

http://br-linux.org/linux/node/2451

Não me refiro a você Marcos, mas sim ao Erik :)

Atualização: Montar CD? Compilar para usar Ipod? Que distro você está usando?! Dê uma atualizada no seu conceito de distro Linux porque ele está bastante atrasado...

Puzzle question: Você sabe o que é o klik e o que ele faz?
Comentário de Mauro Xavier
Quem tem a perder são eles!: Sou da seguinte idéia, hoje em dia quem não rema na maré do software livre e não vê esta vertente de mercado como uma REALIDADE simplesmente um dia terá problemas, acompanhem meu raciocínio:

Semana passada implementei entre 1 a 2 lan houses por dia com Linux, onde antes era em média de apenas 1 a 2 por mês! Sinceramente essa procura infelizmente não aconteceu por conscientização dos usuários ou porque explodiu uma "onda Linux", mas sim pela nova lei do estado de SP e pela fiscalização e apreensão severa das autoridades. Ou eles compravam os softwares originais ou recorriam a soluções econômicas e tão PRODUTIVAS quanto.

Me dirigi até a ABES para receber maiores esclarecimentos e entender a posição do que estava acontecendo, e vou resumir com um comentário:
"Nossos associados precisam ter os seus direitos garantidos".

Compreendo a posição da ABES, então o que ocorre é que um dia "a casa cai" pra quem não liga em usar programas comerciais sem pagar a licença, isto é, ser e usar programas piratas.

O software livre é a única alternativa para ser livre verdadeiramente. Liberdade esta exercida seja pelo código aberto, seja pela economia direta ou seja pelo prazer em poder caminhar de cabeça erguida sabendo que um dia ou outro sua empresa não será fechada por pirataria.

Então, é isso que quero dizer... Quem tem a perder são eles! Estes usuários que colocam as coisas como se tudo fosse um bicho de sete cabeças e não tem noção de que as coisas estão mudando, vão um dia procurar um emprego e descobrir que na empresa que poderiam estar empregados hoje estão usando Linux... Serão simplesmente passados para trás por pessoas que ao menos tentaram conhecer as novas alternativas e hoje tem um conhecimento mais amplo dos FATOS.

E mais, a comunidade de software livre não precisa de caridade, o governo é que deveria agradecer a comunidade. O papel foi invertido neste texto, pois de uma forma ou outra com o crescimento de eventos e estabelecimentos que usam software livres é uma questão de tempo para que a "coisa aconteça", isto é, para que as pessoas em massa conheçam e usem Linux em casa e na sua empresa, por exemplo.

Na verdade, como já discutido em vários lugares, o PC Conectado pode ter um efeito inverso, criando aversão ao Linux aos usuários rígidos que tem uma "política mental" fechada. E sinceramente? Acho que eles não fazem falta.... Pois ser leigo é uma coisa, e os considero bem vindos, agora ser "cego" é algo bem diferente.

É como eu disse em um artigo que publiquei a respeito da economia e eficiência do Software Livre no mercado:
"Chega um dia que todos nós perguntamos: estamos pagando pela coisa certa?"

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de vmedina
Já eu discordo de você.: "instalar tudo com uma tela interativa, uma interface , tudo esplicando em janelas, com aceitar e continuar, onde voce quer instalar ?!"

Ué, é só o pessoal querer fazer. Muitos aplicativos instalam assim, só de cabeça eu me lembro do LimeWire e do IRPF2005, e existe o intallshield para o Linux.

Mas sinceramente, isso ou abrir o menu e clicar em instalar mais aplicativos e poder escolher de uma lista IMENSA de aplicativos diferentes através de uma interface bonitinha? Legal né? É só baixar o Ubuntu 5.10!

"Não estou desvalorizando o linux"

Claro que não está, só está se desvalorizando ao apoiar esse tipo de mentira, que você já deveria poder desmentir. Profissional(se você é um) ruim é sempre assim, seu vizinho deveria procurar pessoas mais capacitadas para ajuda-lo!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de The Darkness
E a história continua: E a história continua.

"Quem fala não sabe e quem sabe não fala."

O governo deveria usar a máquina de marketing que eles tem para vir a público esclarecer esses problemas que estão sendo detectados.
A escolha pelo LINUX pode até ter tido algum viés político, mas com certeza a justificativa econômica foi a que pesou.

As pessoas continuam querendo uma mágica que faça um super-computador utilizado na NASA ser vendido a R$100,00 nas Casas Bahias. Isso é sonho e quem fica buscando isso está marcando passo.
Tudo na vida tem um preço e as pessoas tem que estar dispostas a pagar o preço por aquilo que elas querem.

Realmente a notícia deixou muito a desejar por passar uma falsa idéia de que o a escolha pelo LINUX foi uma coisa ruim. Essa foi a única escolha viável para o programa. (Digam o que quiserem os que são contra, mas essa é a realidade).
Se o senhor N.A.F. queria um micro com Windows ele não deveria ter comprado o PC para Todos, mas outro que estivesse a venda e que viesse com esse sistema.

Mas o jeitinho brasileiro sempre fala mais alto e as pessoas querem levar vantagem em tudo (compram a máquina mais barata e depois compram programas piratas). E depois reclamam porque a polícia não prende os bandidos para ficar levando propina.

Temos que mudar nossas idéias e cobrar dos orgão públicos e de imprensa que façam o seu trabalho direito.

Uma salva de palmas para o Governo pelo programa "PC para todos".
E uma grande vaia para o Sr. N.A.F. (por ter cometido um CRIME, isso mesmo, pirataria de software no Brasil, até onde eu sei, é CRIME) e para o Estadão por ter publicado uma matéria tendenciosa e incompleta que passa uma imagem errada do assunto.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Mauro Xavier
Concordo...: Concordo com o que escreveu, Jorge.

Apenas acho que o governo não deveria encarar o "PC para todos" dizendo que deu uma força para a comunidade de software livre. É o contrário, você não acha?

E realmente... O Sr. N.A.F. cometeu um crime, e quando o pessoal em suas casa começarem a ser abordados por órgãos fiscalizadores (o que duvido) aí sim o pessoal vai se conscientizar. O povo não aprende, tem que ter exemplo pra criar vergonha na cara...

Também acho que o Linux é a única alternativa para o "PC para todos", apenas notei que algumas distros utilizadas tem uma estrutura menos amigável do que outras, acho que o governo poderia ter uma postura mais severa a ponto de exigir uma plataforma mais apresentável (pq o usuário gosta de cosméticas) e intuitiva para o usuário final, e não apenas exigir 26 programas e outros blablablás.

Não vou citar nenhum nome e não estou desmerecendo as distros que fizeram um bom trabalho, mas vi outras que eram quase monocromáticas e tinham um desktop completamente "sem vida". Aí, até eu iria falar mal do Linux se fosse o meu primeiro contato...

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de glaydsonlima
Meu caro Erik, : Meu caro Erik,

Em momento algum eu defendo o uso de prompts para instalar programas. Apesar de ser um usuário intermediário eu faço o possível pra não usar prompt. Nem um momento crítico ou enalteço o sistema de instalação do Windows, só disse que não se pode taxar a instalação de um programa em outro sistema operacional de difícil por ser uma emulação! Ou vc vai taxar de complicado o Windows por não poder rodar um jogo Linux nativo???

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de Joao Melo
NUNCA É DEMAIS REPETIR:: Já foi dito e eu "reedito": onde fica a responsabilidade do ESTADÃO, que não pôe questão sobre a prática explícita de pirataria?
O jornal é tendencioso, pois quer dar voz ao consumidor, mas omite o fato de que, há algum tempo, esse dito consumidor não podia comprar um computador. Quer dizer, nem consumidor ele era. Com relação à dificuldade do GNU/LINUX e à facilidade do Windows, não vejo cabimento. Não nesse momento, quando a prioridade é incentivar (nos dois sentidos) a inclusão digital através do mercado.
Ignoremos os incendiários de plantão, pessoal.
João Melo
Comentário de Roger de Almeida
'Tem gente, por exemplo, bota: 'Tem gente, por exemplo, botando uma versão pirata dos programas da
Microsoft na máquina. Entre eles está o comerciante N.A.F., de 50 anos. “Linux ninguém usa aqui no Brasil. Se não instalar o Windows, você não faz nada”, afirmou. “Sabe quanto custa o ‘Microsoft’ na banca da feira? Dez contos. E funciona do mesmo jeito.”'

Se eu entendi, esse cara está instalando software pirata num computador que deveria estar em conformidade com o projeto do governo. Como debater éticamente com alguém que está comentendo um crime?

Esse cara deveria ser denunciado!!!!!!

Tem algum leitor da Polícia Federal? Se tiver, pega essa cara em flagrante pelo amor de Deus!!!

A pior concorrência é a pirataria!!!!!!

[]
Roger
Comentário de Bruno Gonçalves
Falou bonito: Realmente, o ponto mais importante para o Software Livre não ser popular é a pirataria.

E não apenas do Windows, pirataria total, Office, Photoshop, Corel, programas Macromedia, Jogos...

Quantas pessoas não possuem todos esses programas piratas em um único PC?

Agora se fizer as contas pra ver a soma do preço que seria se fossem todos originais...

Assim seria fácil o Gimp, Open Office, Linux e tantos outros passarem a ser considerados os melhores, afinal é o que a maioria iria saber usar e geralmente o melhor é aquilo que se sabe usar.

-------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de hamacker
Usuarios como o NAF não faz: Usuarios como o NAF não faz diferença se é linux ou windows, ele iria piratear do mesmo jeito.

O cara é comerciante e ainda defende produtos piratas, é mole ?

Talvez seja essa a diferença entre um povo desenvolvido e os subdesenvolvidos.
Comentário de Emerson Gomes
Apologia ao Crime: Essa matéria do Estadão não pode se referir como apologia ao crime?
Algum advogado?
Comentário de Bruno Gonçalves
Temos que protestar: Não sei se juridicamente eles estão errados, mas eu considero isso errado e no momento estou enviando um e-mail para eles reclamando sobre isso, espero que todos que sentiram que isso está errado também enviem suas reclamações para o estadão.

Segue a mensagem que estou enviando para o estadão:


Creio que o que foi feito nessa matéria é incentivar o crime, dizer em um veiculo de comunicação de tal importância a seguinte frase, sem explicar que isso é pirataria e é um crime:

"Sabe quanto custa o ‘Microsoft’ na banca da feira? Dez contos."

Isso é pirataria, mas da forma que foi publicado fica fácil entender que essa forma de adquirir o programa é normal e legal, os leitores podem ler isso em um jornal e a partir dai crer que se até o Estadão diz que isso é uma alternativa então vou utilizar essa alternativa.

Sem contar que praticamente toda a matéria está cheia de erros e fica claro que quem a escreveu não conhece Software Livre, portanto qual a credibilidade que existe em uma notícia assim?

Utilizo Software Livre e conheço muito bem muitos programas proprietários, inclusive o Windows e posso afirmar com absoluta certeza que existem mais pontos que o Linux possui vantagens do que pontos que o Windows possui vantagens.



--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Toskinha
É a melhor idéia que já vi: É a melhor idéia que já vi nos comentarios do site nos ultimos tempos...
Comentário de John Doe
Eu disse que isso ia acontecer!!: Postei isso ha quase 1 ano:

http://br-linux.org/linux/node/470#comment-4621

---
Publicado por John Doe (não confirmado) em Qui, 2005-03-24 12:45.

...daqui a uns 6 meses os malucos fazendo "Install Fests" do "Windão XP Pirata Edition" comprado a 5 reais nos camelôs (a tendência é que o preço baixe ainda mais...). Consigo imaginar a cena:

-Ô pai.
-Que qui é muléqui?
-Por que o "Queiqui" não roda nesse computador pai?
-Não sei Credinelson Júnior... Essa porcaria de "Guinu Linuquis" que veio nesse joça computador que você fez eu comprar por causa daquela propaganda na Televisão não roda o "Queiqui" nem o "Córeudró" nem o "Ofissi Xispê". Pior que eu vou ter de ficar pagando isso até o final de esse computador até o final de 2007...
-Mas pai, o Joicecleimar, filho da dona Rosicreidi joga o "Queiqui" no computador dele pai!! E é iguau ao meu!!
-Joga?!?
-Joga sim pai!! Ele comprou um CD do "Uindus Xispê" daquela banquinha lá na praça perto da igreja.
-Mas deve ser caro mulequi. Nun tenho mais dinheiro!
-Não pai, baratinho pai... Ele pagou 5 reau. Se comprar pacote com o "Queiqui" e o "Ofissi Xispê" junto custa 10 reau tudo. Compra pai, compra!!
-Tá Credinelson Júnior, amanhã eu compro...

É exatamente isso que vai acontecer. O legal é que isso vai ajudar a fomentar o mercado... o mercado da pirataria é logico. Até vai gerar mais empregos. A demanda de mão de obra "especializada" será muito grande. Vai ter muita gente instalando Windão por "10 reau" (incluindo o CD...). Isso inclusive vai ajudar a reeleger o Lula por que ele gerou novos empregos!!

Ahh, ainda vai ter a comunidade!! É capaz dos malucos se organizar e fazer o um grande Install Fest. Já teria até um nome: FNISPPC "Festival Nacional de Instalação de Software Pirata no PC Conectado". O Windão vai ser o "Software Livre" da vez. :D

Hehehehe, quem deve estar rindo de tudo isso é o Bill. A MS pode até ganhar nada com isso por enquanto, mas *certamente* a base de computadores com Windão no Brasil vai aumentar, e muito.

Hehehe. Temam o futuro meus caros... +_+

[]s

John Doe



E ai, alguém ainda não acredita? Depois dessa devia considerar a idéia de me tornar vidente...
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
O que acontece: O que acontece se a ABES cair em cima deles?

Não acontece nada. A ABES já não tem interesse em perseguir usuários domésticos. É evidente.

Se começar a perseguir, terá o efeito que os linuxistas querem: um monte de usuários com medo da polícia deixam de usar Windows e toda aquela renca de programas pagos piratas. Daí aumenta a popularidade do Linux. Daí os programas pagos perdem terreno, deixam de ser desejados, muito menos comprados. Daí a ABES fica sem razão de existir.

Entrar no mercado dos outros com produto de graça é um puta cheque-mate.
Comentário de Ednei Pacheco
Depende...: Se ele desejar, pode comprar a versão capada "Starter Edition" para economizar um pouco. Ou ainda, adquirir o seu PC no sistema PC Pré-pago. Enfim, é só ele escolher... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de xultz
Você não contou a cena até: Você não contou a cena até o final.
O Fulano vai instalar o Xispê e instala o Queique e o danado não roda. Por que? Porque o computador usa uma placa de vídeo onboard.
Bom, como a besteira tá feita, continua com o Xispê. Daí o computador começa a ficar lento, e descobrem que está com (alguns) vírus. Daí instala anti vírus, mas instala também anti spyware, e firewall, e o computador fica inusável de tão lento. Por que? Porque ele tem 128M de Ram apenas.
Resultado? Ninguém usa mais o computador porque precisa fazer upgrade, e pagar as prestações já tá difícil.

O que eu acho interessante é que reclamam que no Linux não vai ser possível rodar jogos, mas em Windows também não.
E não sei por que tem tanta gente se mordendo pelo fato de estarem instalando Windows pirata. Isso é problema da MS, ela que enfie mais dinheiro na ABES e que se virem!
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Falou bunito: Falou bunito mesmo. Mas falou como se só existisse duas possibilidades: software livre ou pirataria. O colega mergulhador de piscina com sonrisal na mão esqueceu a alternativa mais comum: PAGAR pelo software que é utilizado por numa empresa. Pagar não é o fim do mundo e normalmente até se paga já no primeiro mês de produtividade. Quem pirateia é usuário doméstico que geralmente não tem nenhum retorno com o software que possui. Quem tem retorno paga. Bufa mas paga.
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Falou bunito 2: Outro que falou bunito. Mas não falou em fiscalização acirrada e sobre o povo criar vergonha na cara porque acha que pirataria é roubo. Só está invocando essas palavras de inconformismo contra quem pirateia porque os pirateadores pirateiam e popularizam Windows. O colega debatedor não está preocupado com os prejuízos de quem produz e vende software honestamente. O colega debatedor só está preocupado em ver o cerco fechar para que o povo passe a usar Linux. O colega debatedor é um belo exemplar de homo hipocritus, daqueles com pedigree e registro na carrocinha.
Comentário de nemesis
N.A.F. dissecado: Quem será esse energúmeno? Vamos dissecar por partes para descobrir...

“Linux ninguém usa aqui no Brasil. Se não instalar o Windows, você não faz nada”

Claramente N.A.F. está convencido de que ao instalar Windows, Notepad, Wordpad, Paint Shop, Internet Explorer e Paciência vão permitir a ele fazer bem mais do que o Linux carregado com OpenOffice, Firefox, Gimp, e jogos similares, dentre outros...

“Sabe quanto custa o ‘Microsoft’ na banca da feira? Dez contos. E funciona do mesmo jeito.”

N.A.F. acredita que é mais jogo pagar 10 pratas em um XPirata e ter o trabalho de instalá-lo, digitar o serial craqueado, instalar todos os drivers de dispositivos, instalar todos os programas extras que não vêm com o Windows -- mais 10 pratas no M$Off + 15 no Photoshop etc -- para ficar com uma instalação que, segundo suas próprias contraditórias palavras, "funciona do mesmo jeito" que o Linux preinstalado do PC pra Todos.

"Para ele, o sistema traz poucas opções e é 'contraproducente'"

Bem, apesar do perfil claramente boçal, N.A.F. também é capaz de falar "bunito", como político em campanha.

Conclusão da análise: N.A.F. é contraditório em suas afirmações, confuso em seus objetivos e análise e fanfarrão. É, enfim, um completo idiota, e idiotas e M$ se merecem.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Dedo duro: Só o jornalista sabe quem é N.A.F. e a preservação do sigilo das fontes é uma das questões mais importantes na ética de qualquer jornalista que se preze. É um sigilo tão sagrado quando o de um padre no confessionário.

E Vossa Sapiência deveria entender que pirataria não é concorrência. Linux não é empresa então Linux não está tendo prejuízo porque um comerciante deixou de instalar Linux e preferiu Windows. Palavras como "concorrência" e "prejuízo" só existem no vocabulário dos capitalistas. Para quem se envolve a fundo com software livre, essas palavras não significam nada. Não é problema nosso.

Além do mais, esse comerciante ainda vai ver a luz. Mais cedo ou mais tarde.
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Melhor idéia?: Não é não. É uma idéia infeliz movida por motivos errados.
Comentário de Marson
Somos todos Criminosos!!: A matéria do Estadão é bem fraca realmente, mas quero colocar em questão que nós estamos apenas levando em conta o crime pela pirataria de softwares. Acontece que existem outros "atos" de pirataria que nois mesmos usuários de linux cometemos. Provavelmente todos aqui "ou a grande maioria" utiliza softwares P2P para baixar música. Apesar de não ser "pontencialmente" tão prejudicial como a pirataria de software, não deixa de ser um crime. No fim das contas somos todos criminosos =D

[]´s
Comentário de lordello
Drivers: "Conectar dispositivos eletrônicos recém-lançados, como iPods e webcams de último tipo, também pode virar um desafio."

O autor do texto esquece que a responsabilidade de criação de drivers sempre foi do fabricante. A comunidade GNU corre atrás da falta de informações oficiais criando drivers open-source que em alguns casos não fornece suporte completo ao dispositivo.
A Microsoft não cria drivers para todos os dispositivos suportados, porque o Linux é obrigado fazer isso?
Ainda existem aqueles dispositivos que só funcionam nas versões antigas do windows, porque o fabricante não quer criar drivers atualizados.
O texto tem muitas falhas, mas aborda um assunto pertinente sim, agora, instalar um sistema operacional nunca irá anular garantia alguma, a menos que essa informação conste no manual do produto, pois o consumidor precisa saber disso antes.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
.X. ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \

Comentário de rodrigomessiasbarros
E-mail ao editor: Eu mandei um e-mail o editor do Estadão solicitando que o jornal, no mínimo, faça correções na matéria para adequa-lá a legislação do direito autoral vigente no Brasil. Segue abaixo trecho do e-mail que, apesar de tudo, não aborda todos os pontos críticos e não esgota o assunto junto àquele jornal.

-----------------------------------------

Li no link http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=6527 uma matéria que me deixou estarrecido. O (creio) jornalista M.M.S discorre sobre um tema que não lhe parece muito familiar. Nesta matéria, ele diz que:

"Quando o governo federal elaborou o programa, resolveu dar uma força para a comunidade que defende o software livre. Por esse motivo, exigiu que todos os PCs viessem de fábrica com o sistema operacional gratuito Linux."

O Computador para Todos(http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/index_html) tem como objetivo:
"O Computador para Todos tem como objetivo principal possibilitar a população que não tem acesso ao computador possa adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software livre, que atendam ao máximo às demandas de usuários, além de permitir acesso à Internet."

Ou seja, não foi pelo motivo de o governo querer "dar uma força" à comunidade de software livre que os computadores desse programa estão vindo com o Sistema Operacional GNU/Linux, e sim pelo fato de o Software Livre atender as necessidades tecnológicas e, principalmente, sociais do projeto. Quer seja, permitir o cidadão adquirir um computador e ter acesso a aplicativos que atendam às suas demandas e a Internet. Já imaginou quanto custaria um computador com licenças originais do Windows XP, Microsoft Office 2003, Anti-vírus, e demais programas proprietários equivalentes que acompanham a solução livre? Com certeza não atenderia o consumidor de baixa renda. Somente com Software Livre isso foi possível. Porém, o jornalista não aborda esta questão.

Mas o que me espantou mesmo foi o fato do jornalista colocar em sua matéria a opinião do comerciante N.A.F de 50 anos, a de instalar software pirata, e nem ao menos ressaltar ao leitor do Caderno LINK que fazendo isso, esse cidadão está colaborando com o crime organizado, sonegando impostos, alimentando o desemprego e desrespeitando o direito autoral. Sem falar que a pirataria acaba com a imagem do Brasil no exterior.

Era de se esperar de um veículo de informação como o Estadão que essa matéria fosse barrada pelo editor, exigindo-se que esses pontos fossem melhor explicados. Mas está lá! Para quem quiser ler.

O jornalista é livre para expressar sua opinião, a favor ou contra o software livre. Mas não pode deixar, qualquer que seja seu ponto de vista, a população sem a informação completa e correta.

Espero que uma providência seja tomada no sentido de corrigir esta matéria e evitar que isso volte a acontecer.

-----------------------------------------

Estou aguardando uma resposta que, dependendo da relevância, irei publicá-la aqui para todos.

Abraço,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de Ayrton de Almeida Aparecido Andreazza
Discurso empolado: "Sonegando impostos"? Quanto de imposto o software livre recolhe??? Hein? Hein? HEIN????

"Alimentando o desemprego"??? Que diferença faz para os níveis de desemprego se o povo usa software livre ou proprietário? O software livre gera empregos, mas o proprietário gera muito mais.

"Desrespeitando o direito autoral"??? O software livre ignora o direito autoral ou simplesmente o relega a segundo plano. A base do conceito do software livre é a disseminação e propriedade pública dos valores.

Do que o senhor está falando afinal de contas????

Vou soletrar. H-I-P-Ó-C-R-I-T-A.
Comentário de oi
Pimenta nos olhos dos outros ...: ... é colírio.

Se houvesse mais softwares proprietários de qualidade para Linux, a proporção das pessoas que pagariam licenças contra os que utilizariam "piratas" seria idêntica aos usuário do windows.

Ainda não existe interesse das empresas em migrar seus aplicativos pelo simples fato que a base instalada de desktops com linux é muito pequena. De outra forma, já existira muito mais software proprietário para linux. Por enquanto, software no Linux somente se for livre ou se for de graça. Ou FREE, em inglês, que já serve para as duas coisas.

As poucas empresas que desenvolveram softwares proprietários para linux e - vejam só - atreveram-se a cobrar por seus produtos fechados tiveram que enrolar a bandeira e voltar para o windows.

Em um minuto este comentário será moderado. E aí ?
Continuem pregando "moral de cueca".


Comentário de nemesis
quem fala...: "Quanto de imposto o software livre recolhe??? Hein? Hein? HEIN????"

O tanto que as pessoas que trabalham com ele arrecadam. Ou seja, depende de quantos dele dependem, usam e trabalham.

"O software livre gera empregos, mas o proprietário gera muito mais."

Mas são empregos mixurucas em suporte técnico ou desenvolvimento de aplicativos básicos usando ferramentas proprietárias caras e presas a uma plataforma específica. Gera empregos baratos, nos emburrece e nos torna dependentes de uma empresa estrangeira e de qualquer modo os salários dos empregados são ínfimos perto do que sai pro exterior. é a velha mentalidade do "McDonalds gera emprego"

"O software livre ignora o direito autoral ou simplesmente o relega a segundo plano. A base do conceito do software livre é a disseminação e propriedade pública dos valores."

Errado: o software livre é calcados nas leis de direitos autorais e vc pode ser efetivamente incriminado por usar código GPL se não seguir sua licença de redistribuição. A base do software livre é o compartilhamento de recursos e responsabilidades no desenvolvimento de software para melhorá-los de acordo com interesses comuns.

"Do que o senhor está falando afinal de contas????"

eu é que pergunto.

Vou soletrar. H-I-P-Ó-C-R-I-T-A."

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Lipse
que diferença faz o imposto...: Desculpe amigo, mas que diferença faz recolher mais ou menos impostos aqui no Brasil? Sim, porque somos um dos países com a maior carga tributária do mundo e mesmo assim nossa educação, saúde, estradas, transporte, segurança etc não veêm investimento sólido há anos, ou seja, os impostos sobre o software proprietário pagam as festas que nossos "amados" engravatados do poder público adoram dar todas as semanas.
Comentário de santo
A questão é seria: A muito tempo eu e muita gente tem dito que o linux (não necessáriamente o software livre) não estava pronto para o desktop de usuários domesticos e toda vez que se comenta algo sobrio contra o linux sempre tem alguem contra argumentando(nada contra mas as vezes sem fundamento), e outros esbravejando.
O fato é que para qualquer software que queira hoje em dia para substituir outro que esteja no topo do mercado tem que fazer três coisas básicas :
1- fazer tudo que o software anterior fazia mas tão facil quanto ou igual
2- apresentar vantagens que possam ser aproveitadas pelo usário e aumentar sua produtividade
3- tem que ser mais barato ou apresentar uma melhor relação custo beneficio

Ao meu ver a principal falha do linux tem sido no quesito 1 por que faltam milhares de programas similares aos que trabalham junto com o windows e não apresentar o linux como "uma alternativa viavel" o linux e os seus aplicativos precisam superar os rivais do windows nos três caracteristicas acima do contrario não adianta nem dar o PC de graça pros caras que eles vão utilizar o windows pirata, e se começar a rolar fiscalização em casa vai bastar a MS Adobe e outras diminuerem o preço dos programas que os caras ainda assim vão preferir pagar a ter o linux de graça e de resto eles viverão de demos,freewares e sharewares da vida.
Eu sei que não é o que muita gente gostaria de ouvir mas é para onde os fatos apontam.
Comentário de LuizHBSantos
Com o surgimento do software: Com o surgimento do software livre está surgindo uma outra mão de obra. Caso o senhor não perceba estamos na era dos "serviços". O software é uma ferramenta. Quanto é que alguém paga de "direito autoral" ao projetista de cada hardware de um computador? O software está virando comodite e o serviço por detrás dele está sendo valorizado!! Já pensou se a Dona Benta decide cobrar R$ 1,50 de direito autoral de sua receita para cada pão de queijo que nós comermos? Rapaz... queria saber o nome da pessoa que inventou a chave de fenda... ele merece um bom trocado por isso. Vender chave de fenda gera imposto? E a pessoa que inventou o automóvel? Será que seus parentes ainda recebem por isso?

Os tempos mudam... a maneira de fazer negócios também. Compartilhar conhecimento, vender serviços, qualidade.

Ultima:
A atualização do I.E. 7 trava os computadores... ;)

No flames. Temos que ter mente aberta e aceitar ou pelo menos entender as mudanças
Comentário de Mauro Xavier
Bufa mais paga...: Sim, bufa mais paga, tem razão!

Se considera uma alternativa comum pagar licenças de softwares como Windows, Office, Photoshop e outros, em um país de terceiro mundo onde apenas empresas de grande porte tem condições reais para isso e um "retorno no primeiro mês", talvez tenha se esquecido dos pequenos escritórios ou lan houses de pequeno e médio porte que na verdade hoje são estabelecimentos que sustentam famílias... Já quase não há aquelas "mega lans" de mega empresários que podiam tudo, hoje, não compensa mais ter softwares comerciais em lans pequenas, para se ter um exemplo.

Sim, o pessoal pode pagar, mas continuam presos a uma licença comercial, o que nem assim irá lhe garantir um suporte eficiente e outros benefícios... Bom, cada um faz a sua escolha. Eu já sei onde investir o meu dinheiro, e não é com licenças de Windows, mas respeito quem ainda tem esta coragem e ao menos a sobriedade de fazer o possível para não cair na pirataria.

"Escolha a sua pílula, Neo"

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de Mauro Xavier
Vc fala "bunito" tb...: Se gosta de trollar, ao menos deveria se registrar no site, não é mesmo?

Talvez você não conheça a minha realidade particular, mas apoio sim o uso de softwares comerciais, desde que o usuário PAGUE para usá-lo e não tenham preços abusivos. Eu, por exemplo, tenho uma licença de cada jogo que utilizo para criar a minha estrutura de desenvolvimento, são mais de 42 licenças, e paguei com orgulho cada uma delas.

Independente se é uma mega empresa como a Microsoft, ou o "zé da esquina" que fez um programa comercial em VB, acho indiscutível a necessidade de pagar as licenças. Agora, como o foco é a matéria e não ficar dando bola para as suas colocações provocativas, deixo claro que eu produzo software livre e vivo bem assim, vendo suporte e personalizações e RESPEITO quem desenvolve softwares com licenças comerciais. Cansei de ver proprietários de lans usando gerenciadores pagos e de produção nacional, e não pagarem um centavo ao desenvolvedor... Sempre pergunto à eles: "Se não pode pagar, porque usa, não tem medo?", e sabe o que me surpreende, medo é algo que nem passa na cabeça deles... Pobre desenvolvedor que se matou pra fazer um bom programa.

Apenas enfoquei o aspecto dentro do tema, que por sinal o Estadão não fez questão em mencionar o crime que o usuário cometeu ao comprar o Windows numa "barraquinha".

Não quero ver o cerco fechar para que o pessoal use Linux, quero ver o povo ser mais responsável... E infelizmente, para muitos, a responsabilidade só "aparece" quando se fica na corda bamba... E te garanto, os que me procuram nem pensam em comprar Windows, não apenas por escolha, mas por falta de poder aquisitivo também, mas cada caso é um caso.

Se for responder novamente, tenha o mínimo de civilidade por aqui, foi relativamente educado mas teve a sua colocação exercida de forma agressiva, o que é completamente desnecessário.

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de Mauro Xavier
Hipocrisia?: Sr. Ayrton, hipocrisia é ter opiniões fortes e agressivas como a sua e nem se registrar no site...

Anonimato... Anonimato... rsrsrsrs.

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de erik
é ótimo que voce tenha essa: é ótimo que voce tenha essa opção de poder instalar com o prompt, até para voce ter noção do que esta sendo instalado e aonde.
Mas cara, quem via fazer um programa com interface, tem que colocar a coisa para funcionar, e tem que ser bem feito. o negocio é, deixar para o usuario final a possibilidade de interagir com a maquina sem estresses.
É possivel que o figura de 50 anos do comentario negativo deva ter instalado pelo pelo wine, mas os jogos comerciais que me refiri como ja dito (e que nao foi aprovado pelo pessoal, que nao sei por que, acham que eu sou um troll ou algo do tipo) os jogos sao os comerciais, aqueles como o doom 3 , quake 3 que tem compilador, mas sao meio que braçais para ter que instalar, é compliacado mesmo.
(da para aprovar meu comentario pór favor, voces querem discutir a solução ou ser pertinente no problema ?!)
Comentário de erik
profissional ruim ?!: caro colega, acho que voce teve a ideia de desmerecer meu trabalho, o que voce quer dizer com profissional ruim ? que eu sou um burro ?
ora, eu simplesmente disse que sei fazer pelo processo mais longo, facilitar a processo de uso do usuario final é algo que tem que se pensar, agora e sempre, afinal , computadores vieram para facilitar a vida e nao a dificultar.
vamos ter a ferramentas do prompt , e precisa ter.
agora, seja mais educado com as pessoas antes de desmerecer o trabalho que elas exercem, sou adimin de um empresa e acho que já é levar muita surra de usuabilidade quanto se fala de usuarios leigos como se tem aqui, o que eu vim fazer nesse forum, bem espero melhorar todos os linux (e a cabeça de alguns como voce).
e ludi do que mandou o link sobre discursao que ja foi discutida aqui nesse http://br-linux.org/linux/node/2451
bom esse instalador, ja vi esse comentario, mas se voce cria um forum e voltam a levantar o mesmo problema, entao poxa, vamos rediscutir, como voce mesmo disse "o topico ja voi passado".
voces voltaram a discutir e eu voltei e outros mais. se não, para que serve um forum ?! não fugi do contexto
Comentário de erik
profissional ruim ?!: caro colega, acho que voce teve a ideia de desmerecer meu trabalho, o que voce quer dizer com profissional ruim ? que eu sou um burro ?
ora, eu simplesmente disse que sei fazer pelo processo mais longo, facilitar a processo de uso do usuario final é algo que tem que se pensar, agora e sempre, afinal , computadores vieram para facilitar a vida e nao a dificultar.
vamos ter a ferramentas do prompt , e precisa ter.
agora, seja mais educado com as pessoas antes de desmerecer o trabalho que elas exercem, sou adimin de um empresa e acho que já é levar muita surra de usuabilidade quanto se fala de usuarios leigos como se tem aqui, o que eu vim fazer nesse forum, bem espero melhorar todos os linux (e a cabeça de alguns como voce).
e ludi do que mandou o link sobre discursao que ja foi discutida aqui nesse http://br-linux.org/linux/node/2451
bom esse instalador (perfeito, assim mesmo como pode ser), ja vi esse comentario, mas se voce cria um forum e voltam a levantar o mesmo problema e pessoas desmerecem o trabalho da interface, entao poxa, vamos rediscutir, se puder colocar esse programa como padrao no mandriva blz, se ja tem, entao o veinho de 50 anos era burro mesmo, hauhauhau
Comentário de vmedina
Eu não precisei te desmerece: Eu não precisei te desmerecer, você o fez quando entrou com um argumento de anos atrás. Se você usasse distros como a Ubuntu você perceberia o que eu disse, oras se usasse até a Kurumin (que tem um trabalho interessante sobre isso) teria atentado ao fato de que tudo isso que você falou já é possível ser feito. Você está desatualizado sobre o asunto, além de concordar com uma retórica ridícula.

Se você é ou não é o administrador de sistemas de uma empresa, instituição pública ou ONG eu não sei, e nem poderia saber, mas o que ocorre é que para o tópico de instalação as coisas podem não ser sempre como no Windows, mas já temos opções mais robustas que o Windows poderia ter.

Realmente, dizer que vai "melhorar todos os Linux(e a cabeça de alguns como voce)." mostra o respeito que você tem pela maioria das pessoas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ahn?!: Bem feito? Então você quer dizer que o Synaptic e o front-end do Ubuntu são mal feitos??

Mas você percebe que isso é culpa da fabricante dos jogos e não do sistema né? Afinal as empresas além de construir uma distro teria que recompilar pacotes de terceiros para que fossem utilizados de forma nativa pelo Linux?

Sinceramente, você é favorável ao Linux no Desktop?

ps: Se cadastra, pois como anônimo você não é exibido por padrão.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ludi
Argumentação: Sugiro que você leia essa discussão, em vez de ficar falando a mesma coisa de sempre.
Quando digo isso, refiro-me que, de tempos em tempos, aparecem pessoas aqui apontando o dedo na nossa cara usando os mesmos argumentos que nós estamos cansados de ouvir e rebater.
Se você acha que tem algum item que nós não cobrimos em discussões passadas (que foram muitas), então traga-o à luz para nós.

PS: Não são contra você, esse é o "procedimento" comum em todas as discussões (seja fórum, lista de e-mail, IRC etc).
Comentário de Webmarlin
Dinossauros: Achei que a reportagem mostrou que a Micro$oft tem razão numa coisa: "O moderno não é para os dinossauros". O velho prefere windows e a estudante, com metade de sua idade, gostou das mudanças... Quem vai definir o futuro?
Comentário de Webmarlin
Isso não quer dizer nada: Isso não quer dizer nada. Uso Linux há 8 anos e até hoje quando tem um programa fora do repertório da distribuição, no "./configure" já começa a dar problemas, embora todos os pacotes necessários estejam lá. Aí vc vai ver que o programa pede um gccX ou superior. Vc tem gccX.1, que está dentro do "ou superior", mas não adianta, ele continua acusando incompatibilidade. Só acho que a gente tem que ter o pé no chão e admitir que ainda há muitos problemas que precisam ser resolvidos. Essa incompatibilidade de pacotes da distribuição X com a Y enche o saco mesmo!
Comentário de erik
como se eu não acompanhasse...: ta, ok, anos atras, como se eu não acompanhasse esses programas que estiveram vindo para ajudar a instalar. Para seu governo eu vim sim acompanhando, agora se você guarda esse bom fruto para que todos dependam de você então você não é um bom propagador do software livre, como todos nós queremos é ter a possibilidade de compartilhamento de nossos metodos de trabalho, certo ?!
Vem ca,sobre o que eu disse do metodo e instalação eu fui pesquisar como a id explica e outras, porque essas empresas de jogos como a idsoftware explicam dessa forma ?! será que seria uma boa mostrar para elas um programa que já esteja estavel como vieram falado aqui porque não manda para ela (olha explique dessa forma que pode melhorar na hora de instalar) e pronto. mostre esse padrão estavel que voce tanto disse.
seja mais gentil quando vier com suas discursões, voce alem de vir discutir tem que ouvir, eu te ouvi, leia agora, veja o que as pessoas tem a dizer, ao invez de tirar conclusões precipitadas venha com a pergunta com o porque essa pessoa não conseguiu rodar, o amigo ai me correspondeu e me deu o link, porque não faz o mesmo ?!

Comentário de Ludi
Tem que conhecer: Compilar programas exige um certo conhecimento do sistema (o que é biblioteca, compilador, bash etc). Uma das características dos software livres é a constante atualização e release em um relativo curto intervalo de tempo.
Essa questão, como dito, já foi debatida antes.
Mas, apenas resumindo, por que não aguardar 6 meses e ter uma distribuição inteiramente nova, estável e pronta?
Isso varia de distro para distro, mas os binários sempre aparecem depois de um certo tempo. Ainda com o klik, fica bem mais fácil.
Compilar é para quem sabe, não para quem quer.
Eu vejo sempre usuários (newbies) que tentam compilar programas nos sistemas deles (mesmo que já existam binários prontos para a distro), mas nem lêem a página de instalação (com o procedimento de instalação completo).
Isso não é um problema, isso é característico do Linux, queira você goste ou não. Aliás, o average Joe (o cara comum, do dia-a-dia) não precisa saber compilar os programas. Isso é para quem realmente está interessado em conhecer o sistema, ajudar no seu desenvolvimento e viver no edge (no limite).
Essa incompatibilidade de GCC aconteceu comigo apenas uma vez; na compilação do módulo slamr da smartlink com o fonte original deles.
Uma semana depois o pessoal do linmodem já tinha disponibilizado o código deles atualizado para o GCC 4.0.0.

Comentário de erik
eu sou: vmedina, brigado, ja me cadastrei no forum.
sou a favor sim a linux no desktop,
uso ubuntu 5.10, mandriva 2006 e debian
estamos voltando a levantar uma questão antiga, essa da padronização de compiladores, a questão é o que é melhor ? qual voce usaria ?! esse que o linu divulgou, você concorda a br-linux esteja mostrando um bom instalador ou esteja mostrando um ruim já que você divulgou um de sua preferencia?! concordo que tanto empresa de jogos quanto distros linux não ainda entraram em acordo. (por favor tem esse topico de jogos? coloca o link ai)
na verdade esse bem feito foi questionando o que disseram antes com "eu posso rodar pela interface, fasendo next, next e nao rodar devidamente"
isso realmente é problema de quem produz os jogos.

"star craft 2 ta vindo ae, é hora de convencer a colocarem esse jogaço no linux"
Comentário de vmedina
Eu realmente não estou propa: Eu realmente não estou propagando o SL... e nem o Pessoal do Ubuntu, visto que você usa a Distro deles e mesmo assim não reconhece a boa forma de instalar programas nela. Se vc já sabia, não havia motivo para criticar a instalação de programas no Linux.

Empresas, como a ID Software, poderiam usar o autopackage e/ou o installshield, além dos formatos RPM e DEB.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Webmarlin
Confirmação: Sua resposta não é nada mais que a confirmação de um antigo problema que o próprio Linux enfrenta: a mentalidade de que é para quem pode e não para quem quer. Paradoxal é ver as críticas de radicais xiitas dizendo que as pessoas não migram para o Linux por questões de cultura e resistência às mudanças, mas de igual modo, do outro lado existe também uma resistência em admitir que as coisas não precisam ser só para quem sabe, não é mesmo? Desculpe, mas se o Linux não é para todos, então não tem uma característica e sim um problema, pois sendo de graça já encontra dificuldades para competir com o windows. Ainda bem que nem todos pensam assim, senão a gente ainda estaria digitando startx para iniciar o modo gráfico.
Comentário de vmedina
A questão não é técnica a: A questão não é técnica a esse ponto. Temos dúzias de formas de instalar um software e dúzias de programas para isso.

O que falta são as empresas se tocarem. Deveriam criar um instalador para os aplicativos ou então aderir ao DEB e RPM e mais um ou outro que seja mais genérico. A questão é postura e não técnica.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Webmarlin
E os advogados, economistas, médicos...?: Erik, leia o comentário abaixo:

Súmula nº 631 - STF - 24/09/2003
Extingue-se o processo de mandado de segurança se o impetrante não promove, no prazo assinado, a citação do litisconsorte passivo necessário.
Súmula nº 632 - STF - 24/09/2003
É constitucional lei que fixa o prazo de decadência para a impetração de mandado de segurança.
Súmula nº 633 - STF - 24/09/2003
É incabível a condenação em verba honorária nos recursos extraordinários interpostos em processo trabalhista, exceto nas hipóteses previstas na Lei 5.584/70.
Súmula nº 634 - STF - 24/09/2003
Não compete ao Supremo Tribunal Federal conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinário que ainda não foi objeto de juízo de admissibilidade na origem.
Súmula nº 635 - STF - 24/09/2003
Cabe ao Presidente do Tribunal de origem decidir o pedido de medida cautelar em recurso extraordinário ainda pendente do seu juízo de admissibilidade.


Você entendeu? Não? Nem eu e nem o carinha aí em cima que saca pra caramba de Linux. Não sei qual a sua profissão, meu caro, mas seja qual for, fique tranquilo que vc não é nem burro nem mal profissional. Apenas se detêm naquilo que é relevante para a sua profissão. O que falta é incutir no cabeção desses imbecis que não só de masturbação tecnológica o homem viverá, mas informática vem para servir a todo tipo de profissionais e o programador é o nosso serviçal e estão aí para ralar mesmo. Só quero que o produto final deles me poupe tempo e energia, senão eu dispenso e contrato outro. Enquanto empresário, quero soluções. Assim como eu, 101% dos que empregam programadores pensa desse modo. E gente com essa mentalidade de adolescente que gosta de tirar onda dizendo: "eu seei, vc não sábêê!" não vai longe não.
Comentário de Webmarlin
Pô, mas peraí...: Ou vc vai taxar de complicado o Windows por não poder rodar um jogo Linux nativo???

Pô, mas peraí..., não estamos falando de instalar programas nativos de windows no Linux. Estamos falando de instalar programas nativos do Linux mesmo, que, geralmente, encontram grande dificuldade. E, sinceramente, não lembro de ter tido problemas para instalar um programa no windows e ele não rodar depois, como foi dito por alguém nos posts acima. Isso é raro acontecer. Não estou enaltecendo o windows não, mas quero que as soluções Linux sejam apresentadas para eu poder migrar de vez. Existe algo que é muito mais caro do que uma licensa de software: é o atraso da produtividade. Isso não tem nada que recupere, pois um simples atraso pode significar um grande cliente a menos. Um empreendedor não pode dar sopa pro azar.
Como o erik falou, estamos aqui para ajudar a vcs, meros técnicos, a se aperfeiçoarem e amadurecerem...
Comentário de The Darkness
Completando o meu comentário: Completando o meu comentário de ontem.

O programa "PC para todos" não escolheu o LINUX e os outros softwares livres que fazem parte do pacote porque eles eram melhores que o Windows e compania. A escolha foi baseada no lado financeiro da questão.

Para o governo apoiar um projeto de inclusão social ele deve fornecer as ferramentas básicas para que isso ocorra (um conjunto minimo de ferramentas tem que ser escolhido). E isso o governo fez.

Porém o governo tem que fornecer todas essas ferramentas devidamente legalizadas, o que caso fossem adotadas opções baseadas no Windows encareceria por demais o projeto.

Uma pessoa que não tem condições de ter um computador, não deveria ter os anseios de usá-lo para rodar Joguinhos.

As pessoas tratam computador como se fosse televisão, porém compram uma TV de 14 polegadas preto-e-branco sem antena e reclamam que a novela fica feia.

Como já disse antes, temos que pagar o preço daquilo que queremos.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Ludi
Palavreado usado especificame: Palavreado usado especificamente no judiciário.
Quando você não sabe o significa, simplesmente vai atrás, estuda e então compreende o que é --certas pessoas acham que, pelo fato delas desconhecerem certos assuntos/termos, os mesmos devem ser completamente ignorados e execrados (como boa parte da população faz com a economia, política, etc).

Pois bem, graças ao o Oasis:

*Litisconsorte

Datação 1899 cf. CF1

Acepções

Rubrica: termo jurídico.
uma das partes do lado em que há cumulação subjetiva...

-- Não vou reproduzir o texto completo para não infrigir a licença do site--
Comentário de Ludi
Querer não é poder.: Eu quero ficar rico, mas não trabalho.
Eu quero ser inteligente, mas não estudo.
Eu quero ser livre, mas estou preso.

Não basta querer, você tem que agir.
Se você quer compilar o kernel, tudo bem, estude o necessário para tal.
Instalar softwares em forma binária no Linux é simples e fácil. Hoje só basta um clique para tal.
Compilar software a partir dos fonte é para quem estudou o suficiente para tal. As informações estão disponíveis em diversos lugares, em diversas línguas e diversas mídias, na forma mais democrática para sua obtenção.
Estudamos química, matemática, línguas e muitas outras coisas. Informática é só mais uma delas (ou o Neo descarregou em cinco segundos o "Programa de Compilação de Software em Sistemas POSIX" no seu cérebro?).
Comentário de Webmarlin
No Entanto: Porém, contudo, todavia... só se vai atrás da informação que interessa, não é mesmo? Ou vc acha que vou querer aprender a compilar um kernel pra fazer uma petição? Enquanto vc está pegando um dicionário português-javanês para decorar, o teu coleguinha, mais centrado, chegou na sua frente e garantiu uma vaga de emprego. Existe uma diferença entre buscar cultura e conhecimentos gerais e tentar ser uma enciclopédia ambulante e ter uma opinião formada sobre tudo.
Que falta de objetividade meu camarada!
Comentário de Ludi
Como o erik falou, estamos aq: Como o erik falou, estamos aqui para ajudar a vcs, meros técnicos, a se aperfeiçoarem e amadurecerem...
Peço que você leia a sua frase novamente, por um instante.
Pelo que você disse nas outras frases, você não conhece as diversas opções e métodos de instalação de softwares no Linux e em outros Unix-likes (como os BSDs).
Sugiro que você leia discussões anteriores e procure se informar sobre as opções disponíveis.
E, só para constar, eu não sou programador.
Comentário de Webmarlin
Hã?: E o que tudo isso te haver com que eu falei?
Comentário de Webmarlin
Karak: Vc é confuso assim mesmo, ou dá voltas sem objetividade para dar a impressão de que respondeu à altura? Lamento, não me convenceu...

Sifoda os métodos de instalação blá blá blá... Quero clicar duas vezes e esperar o descomplicado next, next, done sim... e daí? Se quiserem deixar uma versão de instalação em que o cara vai abrir o prompt, procurar o diretório de instalação, ler o manual e digitar:

# apt-get CaceteOcarambaA4.deb -PQP /etc/etc/etc

e esperar que todas as dependências estejam ok, fiquem à vontade.

Logo vi que vc não é programador, pois os bons que conheço, têm primazia pela qualidade e compreendem que não há necessidade de um contador se tornar um analista de sistemas para entender um programa feito por eles. Como vc mesmo disse lá em cima, informática faz parte do currículo escolar, como química e matemática, no entanto, ninguém ingressa numa faculdade sendo um verdadeiro engenheiro químico, ou um Oswald de Souza. No ensino secundário aprende-se o básico. Compilar um kernel, por exemplo, tá longe de ser básico.
Comentário de Webmarlin
Finalmente: Afinal, alguém sensato na comunidade. O SL só vai crescer quando sua comunidade admitir que falhas existem e precisam ser corrigidas e caminhos ainda precisam ser percorridos.
Comentário de Zé da padaria
Gostei da análise :D : Gostei da análise :D

Conclusão da análise: N.A.F. é contraditório em suas afirmações, confuso em seus objetivos e análise e fanfarrão. É, enfim, um completo idiota, e idiotas e M$ se merecem.

Perfect! Finish him!
Comentário de Roger de Almeida
Gostaria de uma resposta sens: Gostaria de uma resposta sensata!!!

Vejo em alguns comentários, o que o linux não está preparado, cheio de falhas, não serve para usuário residêncial...

Cenário
"Uma pessoa vai a uma loja ou supermercado, disposto a comprar um computador para estudar, ter acesso a internet dentre outras coisas. Ele acaba comprando um computador no qual acha que os seu desejos serão atendidos. Esse computador contém GNU/Linux e faz parte do programa 'computador para todos. No entanto, ele e nem os seus filhos, nunca mexeram com computador.

Apenas relembrando, ele comprou por que quer dar aos filhos, a oportunidade de obterem informações, de ficarem atualizados, enfim, e poder ter um rendimento melhor nos estudos.

Essa pessoa chega em casa e lendo o manual, conecta os componentes e liga o computador. Como esse cara é de sorte, tudo funcionou de primeira.

O feliz brasileiro, vê uma tela bonita, com um monte de desenhos. No entanto, o filho é mais esperto, e movimenta o mouse e clica num ícone.

Este ícone executa um editor de textos, no qual dão as primeiras tecladas. Todos acham uma maravilha. Contudo, aquele equipamento, aquela área de trabalho, aqueles ícones e etc começam a despertar outros interesses, aflorando a consciência congnitiva. Isso é o mais importante!!!!

Diante dessa vontade, essa família lê o manual, conecta o seu computador na linha telefônica e pronto..... Acessam aquilo que ouvem dizer mas não tinham oportunidade: A INTERNET.

No inicio não sabem lidar direito, pois cada um que procurar algo diferente. É ai que o filho mais esperto, abre o navegador digita www.google.com.br e acata o pedido da mãe que faz bolinhos e salgados, digitando 'salgados' e clica em 'estou com sorte'.

Pronto...........
Um mundo de informações são colocadas ali, diante da família. Neste momento, o pai, que, com sacaríficio comprara o computador, se vê realizado.

Por que seria mais fácil com windows do que com linux?

Quem trabalha EXCLUSIVAMENTE com linux, seja no desktop ou servidor sabe muito bem, que o linux não deve em nada ao Windows.

O problema é que há pessoas que usando mais o Windows, dizem que o Linux é mais difícil. Mas é claro!! É uma questão de cogntividade, é uma questão mental!!!!

Dizer que as pessoas vão sentir dificuldades em usar o computador com Linux, é dizer que estas têm inteligência abaixo da linha média ou beirando a faixa de um símio.

Se você que está lendo este comentário e tem windows e todos os softwares com a LICENÇA DE USO EM DIA, aceito o debate. Caso contrário, não tem o direito de dizer nada. Apenas ficar calado!!

O que falta é bom senso

Reflitam bastante.

[]
Roger
Comentário de vmedina
Logo ví que você não deve: Logo ví que você não deve usar Linux, ou aprendeu de forma errada. Teu lance é "next next next done"? Ubuntu na sua cabecinha. O instalador básico de programas dele é suficientemente descomplicado para exibir esses predicados.

Me repito: Existe o Install Shield para o Linux e as opções de instaladores de programas são muitas. O Ubuntu ainda conta com repositórios para poder baixar e instalar diversos programas de vários tipos.

Se a sua distro não permite este tipo de coisa, é problema específico dela, e várias distros não passam por este tipo de problema.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Webmarlin
A resposta está na satisfação: Para usuários que precisam de um software mais específico, não dirigida à grande massa, como é o Photoshop, o Studio MX... a carência não está relacionada ao SO em si, mas à falta dos seus programas PREDILETOS. Não vamos entrar no mérito da questão se o Gimp é tão bom quanto blá blá blá. A questão é preferência! Prefiro Adobe e Macromedia, pois me identifico com eles, ponto final. O usuário vai pesar os prós e os contras e vai exercer o seu direito de escolha. Antes de prosseguir: podemos ter liberdade de escolha, não podemos? Então tá. Então vamos prosseguir. Eu, por exemplo, me encaixo nesse grupo, que, geralmente, tem dual boot no computador (não vamos ser hipócritas né? A maioria aqui tem), pois Linux, por enquanto, é só curtição e aprendizado. Quando preciso trabalhar... aí o bicho pega. Estamos falando tb de velocidade de produção que os programas Macromedia e Adobe me proporcionam. Obs: tenho tudo licenciado, pois sou empresário e gosto tudo certinho. Não uso MSOffice, pois o Open Office conseguiu atingir o nível de satisfação que se espera de um programa. Esse é 10! Já convenci muita gente a usá-lo.

No caso do aposentado, se ele chegou ao ponto de comprar um cd pirata e correr o risco de formatar o hd para instalar outro SO, então concluímos que ele não é exatamente o leigo ao qual vc se referiu. Alguma experiência com computadores ele já teve. Aí existem milhares de situações. Por exemplo: ele sabe que o Windows tem o MSN, bonitinho, com winks, webcam... São milhões de bobeirinhas inúteis, fase da qual o primeiro grupo que me referi já superou, mas que encantam. O cara quer aquilo. Faz parte do rol de preferências dele ter um SO fofinho. É cachorrinho do MSOffice, blá blá blá...

O terceiro grupo, dos que nunca tiveram contato com um computador, esse sim... tem grandes chances de fidelização. O primeiro contato deles vai determinar suas preferências. Nunca teve aquilo e agora vai ter... então ele vai se moldar àquilo que está lá. Não que o que está lá seja de má qualidade, mas aquela curiosidade inicial vai lhe dar fome de aprender, coisa que eu, por exemplo, já não tenho. Computador, pra mim, já deixou de ser diversão há muito tempo... agora é trabalho. Internet, pra mim, é negócios e pesquisa. Além do mais já tenho 35 anos. Já cometi até Orkuticídio, pois aquilo só serve pra se expôr. Chat? Putz, nem pensar. Mas fórum eu gosto. Trocar idéias, informações...

Veja bem, não estou aqui fazerndo uma crítica aberta ao Linux, mas acho que a gente tem que ter humildade e pé no chão e contribuir com honestidade para que ele se torne imbatível. Acredito que vamos chegar lá. Mas, se uma empresa quer se colocar no mercado, enquanto ela não tem nome e confiabilidade, tem que arregaçar as mangas e trabalhar. Não adianta ficar botando a culpa em fatores externos para as dificuldades, ninguém vai querer ouvir a choradeira. Tem que mostrar serviço.

Estou procurando ser o mais sóbrio e sensato. Gostaria que todos aqueles que têm aquele radicalismo na veia, abrisse a mente um pouco e refletisse de verdade. Quantos aqui são assim: navegam pelo Linux e jogam fifa no windows pirata? Garanto que tem um monte. Aí, depois, ficam de hipocrisia questionando os mais ponderados.

Quantos aqui seriam capazes de responder a este tópico dizendo: "eu tenho dual boot windows e Linux em meu computador!" por favor, se habilitem...

Vc tem razão, falta bom senso
Comentário de Gabriel Barros
Este povo ta reclamando de barriga cheia!!!!: Cara este povo não sabe oque esta falando, sou instrutor de linux, comecei como a maioria com o Rwindows, mais em pouco tempo percebi que o Rwindows não ia dar nenhum futuro, pois o presente pode ser Windows, mais o futuro ta com Linux....
Comentário de Webmarlin
Colocou caracteres no meu for: Colocou caracteres no meu formulário... eu não disse que o windows vai ser o futuro, muito pelo contrário. Concordo que o futuro é o Linux, mas... se... conforme a reivindicação do nosso amigo, tivermos bom senso. Não dá pra dizer ainda: "Vem, migra pro Linux que lá tem tudo o que vc precisa E gosta e muito mais..." Afirmo e repito... ainda tem muito chão pela frente.

Eu entendo, é difícil pra vcs abandonarem o seu pré-conceito. Eu uso Linux há 8 anos e já fui daqueles defensores ferrenhos, mas cheguei ao meu equilíbrio, após várias tentativas de tentar deixar só Linux pelo menos em casa. Aí surgiu uma necessidade aqui, outra ali... Engoli o meu orgulho e cheguei a conclusão de que tem que esperar o grande dia em que as grandes empresas vão anunciar: "Portamos para Linux!"
Comentário de nemesis
satisfação: "Para usuários que precisam de um software mais específico, não dirigida à grande massa, como é o Photoshop, o Studio MX..."

Apesar do nome, claramente o PC para Todos não é para essas pessoas.

eu tenho dual boot: uma partição tem Ubuntu e a outra, Fedora. ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de wrbraga
Usar uma Dist. Linux virou obrigação?: Estamos chegando a um ponto quase de loucura sem curar (até rimou), achamos que todos que não usam Linux irão arder no mármore do inferno e por isso como "Messias" temos que arrebanhar estas "pobres" almas para o "reino dos linuxs", sempre usamos software pirata, linux não tem nem 15 anos ainda, tem um monte de gente aqui que usa computador a menos de 6 anos, começou usando win9x! Comprou um revista "Pc Master" com um Conectava blabla, instalou leu uma meia dúzia de howto e já se vira bem com a dist. e por isso encucou que todos tem que se converter ao linux.
Se o velho de 50 anos quer usar windows pirata isso é um problema dele, quem não usa? ele é o único?! Quem NUNCA usou software pirata que atire o primeiro CD!! se a patricinha quer que a irmã use linux, ótimo, mas se a irmã dela não gostar e chamar um "técnicuzinho" de informática para instalar o windows, word e excel é problema deles.
Não adianta ficarmos choramingando que os caras não querem usar linux, azar é o deles, quem vai viver tendo dor de cabeça com todo aquele monte de problemas inerentes dos sistemas made in Microsoft, são eles.
Eu uso Linux no trabalho e Windows XP PIRATA com CRACK que eu peguei lá no serials.com (que por falar nisso peguei pelo Linux que pelo windows não dava de tanto trojan) em casa, mais e aí! qual é o problema de se ter software pirata? me diz qual foi o usuário domético que já pagou R$ 30000000 de multa por usar software pirata? Vamos falar sério !! eu comprei uma multifuncional linda da lexmark... não tem drive para Linux... e aí? eu jogo a impressora fora? não instalo o Windows Pirata e faço minha impressora de R$ 400 imprimir todos meus documentos .. quando a fabricate lançar um drive eu instalo-a no linux e continuo com minha cópia pirata do Windows pois certamente alguma coisa mais na frente só vai rodar no Windows ... é a vida.

Vou lançar a campanha ... Eu uso software pirata por isso sou livre!

Gente, vai dizer que TODOS os software que temos no Windows são registrados? Quem já registrou o Winzip quando usava, é shareware e não freeware?! É só um exemplo para pensarmos como somos hipócritas!

Vamos lá Google Earth, vai dizer que todo mundo instalou o Wine pegou um howto (Installing Google Earth in Linux KYgel), seguiu passo a passo e pronto, todo acessando as imagens maravilhosas de sua distribuição Linux preferida através do Google Earth rodando livremente pelo Wine... fala sério! Me engano que eu gosto!

É claro, que deve ter uma 6 dúzia que fez parabéns para vocês, eu só tive que baixar dar duplo clik 1 minuto depois dar mais um duplo click e pronto, América do Sul -> Brasil -> Rio de Janeiro!

Pra terminar ... se a Microsoft é hoje a Microsoft é graças as cópias piratas que fizemos do Basic, do Ms-DOS 3.3, do MSAV, do Win 3.11! Perguntem ao tio Bill se ele está triste hoje com a pirataria de ontem?!!!

Bem era só isso que eu queira falar! Ah! Estou no Windows XP SP2 pirata!
Comentário de Webmarlin
Vc como sempre equivocado: 1) Em momento algum eu estava falando se o PC para Todos é para um ou para outro grupo. Eu estava me referindo apenas às preferências de um usuário de computador em vários níveis: usuário intermediário, básico e iniciante que podem levar a tomar a decisão pelo windows.

2)não perguntei quem tem dual boot Linux + Linux e sim windows + Linux. Já sei o que te falta... aprender a ler...

O Stallman tem razão, vc é um sofista de primeira, adora distorcer a palavra dos outros.
Comentário de CWagner
mas será que o que já exist: mas será que o que já existe para Linux não permite o uso doméstico do PC?

Questiono: Open Office 2.x, The Gimp, Linux, Kivio, Evolution, FireFox/Thunderbird, Amarok, kaffeine/Xine, etc, mesmo com todas as suas falhas, defeitos e faltas não permitem ao usuário utilizar o computador para tarefas rotineiras?

Você, com certeza é um felizardo por poder usar (e não gastar) o seu suado dinheiro adquirindo as ferramentas que necessita para o seu trabalho, e tenho certeza que muitos aqui também fariam isso, caso tivessem essa possibilidade, mas na grande maioria dos casos isso não é verdade, ou seja a esmagadora maioria de usuários de PC no Brasil, seja ele doméstico, empresarial ou mesmo oficial (o governo mesmo) não têm recurso sufuciente para mover seus desktops e servidores com licenças de aplicações proprietárias, e o que se vê é o quadro atual, pirataria indiscriminada que é combatida por uma associação que age apenas em casos que valham à pena ($$$$$).

Entendi que para você, o Linux só deveria ser utilizado quando atingisse um grau de confiabilidade/usabilidade de uma escala que ninguém tem a medida certa. E até hoje nem mesmo a Micro$oft conseguiu isso.

A maior prova é a quase total redesenho da interface do Vista, que segundo o Sr. Gates, vai revolucionar a maneira como o computador será usado. Ora! Havendo revolução hverá também, um conflito de idéias costumes, interesses, etc... Talvez o maior concorrente do Vista venha ser o XP e não o Linux (assim como aconteceu com o XP e o Win98).

Há muito caminho para trilhar, você, pelo visto, decidiu abandonar a jornada. Talvez tenha sido melhor para você, mas como usuário avançado e possível desenvolvedor, com certeza tem muitas idéias para resolver ou diminuir os problemas que o Linux apresenta e talvez pudesse incorporar a filosofia da GNU, compartilhando conhecimento e ajudasse a implementar algumas soluções.

Mas, vá lá!

Não espero que repense a sua decisão, respeito o que voê fez, mas talvez perceba que se o Linux não tem que correr atrás do Software Proprietário, mas sim de respostas e soluções para os problemas apresentados, e caso estes não sejam mostrados não serão resolvidos.

Acho que perdemos um ótimo crítico e um colaborador em potencial, mas que com certeza deve estar feliz com o caminho que escolheu para si.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Webmarlin
KY: "(Installing Google Earth in Linux KYgel)"

Aliás, esse nome KYGel é bem sugestivo. Típico desses carinhas que fazem mal uso de determinadas partes do corpo (deles ou dos outros) e precisam passar gel KY para não ter que forçar muito pra coisa funcionar. Por isso eu gosto de mulher, já vem lubrificada.
Comentário de CWagner
Parabéns pra você, nesta da: Parabéns pra você, nesta data querida (a data é querida :)

O seu pensamento reflete o de boa parte das pessoas que utilizam Software Pirata. É bom (!?!?!?) saber o que se passa na mente das pessoas (às vezes).

Da mesma forma que você defende que NÃO TEMOS que converter uauários ao Linux, por favor, não queira que outros concordem com você e incentivem o uso de Software Pirata, acho até que isso pode ser considerado apologia ao crime (e talvez crime organizado).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de wrbraga
RE: Parabéns pra você, nesta da: É isso aí! Você tem registrado o Windows, MSOffice e tudo mais que sempre usou antes de conhecer Linux!!!

Parabéns, Estou emocionado!


Comentário de Webmarlin
Finalmente: Finalmente alguém que responde sem atacar. Valeu Cwagner!

O fato é que eu não sou um desenvolvedor, Sou apenas um designer. Portanto, posso não poder colaborar com soluções diretas, mas posso colaborar com muito diálogo e ajudando os desenvolvedores a aprimorarem seus projetos no sentido de mostrar quais são as carências dos diversos níveis de usuários.

Não deixarei nunca de dar minha contribuição nesse sentido e, ao passo que recebo muitas críticas aqui, com equilíbrio e paciência, já consegui que muitos passassem a usar SL, inclusive Linux, coisa que a maioria aqui não faz e até afasta com suas críticas descomprometidas com o construtivismo. Mas, graças a Deus ainda existem pessoas ponderadas como vc, que são os verdadeiros colaboradores do SL.

"Entendi que para você, o Linux só deveria ser utilizado quando atingisse um grau de confiabilidade/usabilidade de uma escala que ninguém tem a medida certa. E até hoje nem mesmo a Micro$oft conseguiu isso."

Não é bem assim... eu falei sobre preferências. Não significa que o Linux não seja confiável. Agora, por exemplo, o Gimp, para mim, tem deficiências que já enumerei várias vezes aqui e tenho até preguiça de repetir e que não gera a confiança que tenho no Photoshop. Veja bem... quantos anos o Photoshop tem de estrada? Não é da noite pro dia que será batido. Se eu tivesse no Linux: Photoshop, Macromedia Studio e não tão necessário assim, mas que tb seria bom: Corel Draw. Cara, daqui a 2 anos se me perguntarem pra que serve a tecla janelinha eu iria responder: "Que tecla é essa?"
Comentário de Marco Carvalho
Montar CD?: "Sei que existe jogos como o quake 3, quake 4 e até cs que ja disponibilizaram o compilador para ele, mas vixi santisse, ter o trabalho de "montar cd" criar imagem, por essas e outras coisas, desistimula rapidamente."

Cara, tu está atrasado.
Já ouviu falar de udev, HAL, dbus, pmount, gnome-volume-manager?

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de nemesis
sarcasmo: " Já sei o que te falta... aprender a ler..."

e vc precisa aprender a reconhecer sarcasmo, mesmo os com smilies...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
legal!: "azar é o deles, quem vai viver tendo dor de cabeça com todo aquele monte de problemas inerentes dos sistemas made in Microsoft, são eles."

concordo com suas palavras em número, gênero e grau!

"Eu uso Linux no trabalho e Windows XP PIRATA com CRACK que eu peguei lá no serials.com em casa,"

cacilds! vc tem o emprego dos meus sonhos e o micro domésticos dos meus pesadelos!

"eu comprei uma multifuncional linda da lexmark... não tem drive para Linux... e aí? eu jogo a impressora fora?"

se vc fosse esperto, antes de comprar a impressora, dava uma googlada pra ver se o modelo tinha bom suporte no Linux. Infelizmente, é assim, pois suporte oficial dos fabricantes, só para o monopólio.

"Vou lançar a campanha ... Eu uso software pirata por isso sou livre!"

e eu vou lançar: Uso Linux e sou feliz! Foda-se o resto!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Preferência != Dependência: "Quando preciso trabalhar... aí o bicho pega. Estamos falando tb de velocidade de produção que os programas Macromedia e Adobe me proporcionam."

Nossa... realmente, pois afinal vc não trabalha com HTML ou scripts e sim com Dreamweaver!

Se você sabe fazer bem feito, faz o trabalho uma vez só e reusa tudo. Reusabilidade não é feita a partir de uma ferramenta e sim de um comportamento. Cansei de superar criações de um webdesigner com o seu DW e Photoshop com os meus amigos Bluefish e Inkscape.

Reveja seus conceitos.

"ele sabe que o Windows tem o MSN, bonitinho, com winks, webcam... São milhões de bobeirinhas inúteis, fase da qual o primeiro grupo que me referi já superou, mas que encantam. O cara quer aquilo."

Sem problemas: www.mercury.to

"Quantos aqui seriam capazes de responder a este tópico dizendo: "eu tenho dual boot"

Eu tenho dual-boot: Ubuntu 5.10 e Conectiva 10! :P Quando tiver uma máquina melhor vai ser single boot de Ubuntu!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de wrbraga
RE: legal!: A escolha da impressora não foi minha, mesmo pq se eu tiver que imprimir algo imprimo na laser do serviço (será que é pecado tb gastar o toner do serviço?!), que funciona maravilhosamente bem no meu Linux! Como minha esposa é que escolheu, para não ter briga eu comprei, por mim teríamos comprado uma laser a R$ 700 que seria muito melhor!

Bem estamos todos felizes, ela imprime, "scanneia", faz OCR e ficou muito feliz com o presente. Eu não tive dor de cabeça, "pluguei" a bendita na USB, liguei, inseri o CD com DRIVE no meu WINDOWS XP PIRATA e pronto! Tudo funcionando e todos ficamos felizes!

Ah! Em casa meu Office é o BrOffice! Viu sou livre, uso o que quero e o que me faz ser produtivo!!!
Comentário de Manoel Pinho
Sw proprietários para linux: "As poucas empresas que desenvolveram softwares proprietários para linux e - vejam só - atreveram-se a cobrar por seus produtos fechados tiveram que enrolar a bandeira e voltar para o windows."

Não é verdade. Eu só me lembro do Adobe Framemaker, que misteriosamente não foi além da versão beta, e do Corel WordPerfect (na realidade uma versão windows rodando no linux com a winelib), que sumiu "misteriosamente" após uma injeção de dinheiro da M$...

Conheço vários software proprietários (e bem caros) para linux que são oferecidos há muito tempo, como o Matlab, Maple, Maya, etc.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Manoel Pinho
Comerciante: Já que esse comerciante gosta tanto de dar dinheiro para camelôs a gente podia mandar um camelô para a frente da loja dele com uma banca vendendo os mesmos produtos que ele sem pagar imposto, falsificados ou produto de roubo.

Talvez ele passasse a saber o que é concorrência desleal...

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de maiconfaria
???: não existe problema nenhum com o linux!
esta tese que vc defende não faz sentido!
Quer que eu te mande um binário de um programa GNU for windows pra vc compilar? use binarios se não souber e naum tiver paciência pra compilar! é justamente este o papel da maioria dos desenvolvedores que empacotam progs.!
Comentário de maiconfaria
problema!?: Quem falou que aqui tem só tecnico, há profissionais de todas as areas aqui!
Vc é que esta precisando de ajuda! Meu conselho, que não se restringe somente a informatica, é ler antes de fazer e aprenda antes de ter opinião. Se não quiser, vc pode usar windows e mandar cartas pro bill
melhorar aspectos que vc acha importante!

Não venha insultar as pessoas! vá produzir e não de sopa ao azar!




Comentário de oi
Argumento muito fraco: "Não é verdade. Eu só me lembro do Adobe Framemaker, que misteriosamente não foi além da versão beta, e do Corel WordPerfect (na realidade uma versão windows rodando no linux com a winelib),"

Pois eu lembro da própria Corel e não só com o WordPerfet, mas com o Corel for Linux e o próprio Corel Linux. Também da Borland com o Kylix (que levou uma legião de empresas no mesmo ritmo: começar e serem obrigadas a abandonar), o Skype com versões linux desatualizadas, além de muitos softwares (livres ou não) descontinuados ou com desenvolvimento pífio nos últimos dois anos.

... "que sumiu "misteriosamente" após uma injeção de dinheiro da M$..."

Teoria da conspiração :-) Eu adoro ver a maneira que a comunidade fica procurando o dedo da MS em tudo. A empresa do demônio :-O


"Conheço vários software proprietários (e bem caros) para linux que são oferecidos há muito tempo, como o Matlab, Maple, Maya, etc."

Que bom. Porém, em contra-partida, posso citar milhares de softwares e empresas que não estão preocupadas em desenvolver para Linux, ainda. Inclusive a minha. Não faz sentido gastar com desenvolvimento antes deste SO se consolidar um pouco mais. Tenho em torno de 150 clientes e os poucos (apenas três) que rodam Linux, foi porque eu mesmo indiquei, instalei e mantenho. Mas apenas como servidor.

Vou investir agora para quê ? Prefiro depositar meu tempo no desenvolvimento contínuo do sistema em si. Com o tempo e disseminação do Linux, con certeza mudarei o rumo, assim como outras empresas.


Comentário de Lauro César
Binário??: "Quer que eu te mande um binário de um programa GNU for windows pra vc compilar?"

Não seria FONTE e não binário?
Pelo que entendo, se é binário, já está compilado.
==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Manoel Pinho
SW Proprietário para linux: O Kylix foi um ab0rto da natureza porque foi mal conduzido. A idéia até era boa mas (não sei se por falta de mercado ou de outros interesses) foi colocado em banho-maria. Não teve atualizações absolutamente necessárias para que pudesse acompanhar o ritmo de mudanças nas bibliotecas das distribuições linux e nem teve melhorias. A IDE continuou "nas coxas" feita com a winelib em vez de fazerem uma versão nativa em Qt. Simplesmente deixaram morrer.

Já que você falou em teoria da conspiração, a Borland trabalhou muito para a Microsoft no seu .Net. O criador do C#, se não me engano, era da Borland.

Agora no caso da Corel, você acha sinceramente que ela, depois de ter conseguido fazer o seu binário windows rodar no linux simplesmente linkando o programa com a winelib (dá até para automatizar isso com um makefile) não iria continuar oferecendo isso à venda, mesmo que vendesse poucas unidades ? Por que ela acabou de repente com a sua distribuição, que era super elogiada na época pela imprensa americana ? Era um debian customizado para desktop tal como o Ubuntu é hoje.

Se você não acredita na teoria da conspiração da M$ não deve estar acompanhando a novela do caso SCO nem estar vendo nenhuma propaganda da campanha Get the Facts. A M$ é uma empresa poderosa e esperta justamente porque prevê com muita antecedência seus futuros competidores. Usa diversas táticas para manter o mercado sem concorrência.

No caso da sua empresa, você provavelmente deve estar usando alguma IDE, linguagem proprietária ou BD proprietário que te amarra ao windows em vez de estar usando algumas das equivalências livres. Sinto muito por você. Não sei detalhes dos seus programas mas provavelmente estaria tendo mais lucro se estivesse usando tecnologias livres. Não precisaria empurrar aos seus clientes a necessidade de comprar licenças de servidores windows, CALs, licenças de softwares proprietários, etc. Hoje você ainda poderia estar oferecendo a maioria das soluções rodando no windows mas teria a liberdade de oferecer a opção aos seus clientes de usar linux ou outro sistema.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de oi
Encerrando: Fato: A MS é dona de 10% da Borland numa transação de US$ 125 milhões a un anos atrás e é óbvio que isto direcionou o desenvolvimento para .net. Porém, bem antes disto o Kylix já estava na geladeira. Faltou comprador para o produto, que era e muito provavelmente ainda seja a melhor feramenta RAD para linux, mesmo sem continuidade desde 2002.

Caso idêntico o da Corel. Lembrando que a "distribuição elogiada" tinha como base o kde 1.x modificado, que era um terror. A canadense nada tem a ver com a MS. Foi só estratégia de mercado. E este mercado de linux (na época) para ela não foi bom. Assim como o Perfect Office para windows também não foi um sucesso.

Comparar o Ubuntu com o Corel Linux é como compara uma montanha com um cupinzeiro.

E por fim, não tenha pena por mim ou por meus clientes, nós vamos muito bem obrigado. Eu tenho conseguido crescer na ordem de 50% ao ano e não tenho um único vendedor e nem site na internet. Só o que tenho é um bom produto, bom serviço e tudo isto a um preço razoável. A empresa vai que é um dodge ladeira a baixo ;-) E se ao invés de gastar dinheiro convertendo o software investir em marketing/vendas ? É uma opção, mas isto também não é meu negócio. Meu negócio é através de indicação (mais uma vez por bom produto/serviço/preço). E este é o termômetro nossa satisfação.

A única coisa que me prende ao windows atualmente é a minha vontade de migrar os aplicativos. Neste ponto penso como empresário e não como entusiasta. Posso aumentar os meus lucros com isso ? Talvez. Manter duas versões não significa dobrar o faturamento, mas pode significar dobrar a equipe de desenvolvimento e testes.
Comentário de hamacker
Como voce pode criticar a mon: Como voce pode criticar a montagem de CDs/ISOS no Linux enquanto a maior parte dos pirateiros de jogos no windows usam justamente o nero ou outros programas (igualmente piratas) para montar um ISO/CD no Windows. Entao onde esta a falha, quem tem o recurso nativo de montar ou de quem nao tem ?

Alias no ubuntu eu controlo se quero o efeito de lock do cdrom ou nao, mesmo assim ele nao desmonta enquanto houver programas usando o tal cd.

Outro dia na sala dos servidores, um treinee por puro esquecimento das regras inseriu no NT4 (que roda MSSQL) um cd do Office97(sim ainda temos ele por aqui) e por meio de compartilhamento instalou o Office no mesa dum usuario e no final ejetou o CD. Outro dia eu tendo que ir fisicamente ate a sala para checar o MSSQL descobri um programa, um tal de SETUP.EXE que nao fechava de jeito nenhum, nem mesmo matando a tarefa ou colocando de novo o cd do msoffice97, a moral da historia era a seguinte : aguardar até o final de semana com a janela de erro do SETUP.EXE num canto do monitor e reiniciar o servidor de novo. A pergunta é : O treinee levou a bronca, mas afinal porque o windows deixou ejetar se havia um programa que ainda estava rodando do CD ? Só para o servidor ser abarrotado com mensagens de ANULAR, FALHAR ou IGNORAR ?

Va por mim o jeito a-la-unix de montar dispositivos de blocos é muito eficiente e estável, porem no linux ele ganhou a flexibilidade de ter o comportamento sujo do windows ou de poder montar CDs usando o parametro unhide e descobrir arquivos que foram jogados lá porem escondidos para quem for usuario do sistema windows.
Comentário de hamacker
Isso se o que ele já comerci: Isso se o que ele já comercializa não for também pirata, caçados da nyke, relogios da citizun e material esportivo da tupper.

O unico produto não pirata que talvez compre talvez seja peças mais baratas num desmache para sua pickup que ganhou da pirataria.

É, acho muito dificil tal cidadao ganhar ou fazer algo licitamente.
Comentário de hamacker
O SL (SOftware Livre) vai mui: O SL (SOftware Livre) vai muito bem e quem ter que correr atras sao softwares proprietarios. Ou talvez voce estivesse se referindo apenas ao Linux (apenas um dos tantos softwares livres existentes) que pode nao estar pronto para voce, mas já o esta para muitos outros perfis diferentes.
Comentário de hamacker
Nao sei ele, mas eu tenho. : Nao sei ele, mas eu tenho.
Ainda gosto de jogos e portanto em casa tenho dualboot com windows registrado e linux. Nao compro um jogo por dia como fazem os piratas, mas tenho prazer em pagar R$ 99,00 por um jogo que me agrade. Se o PS3 for tudo o que dizem ser, o Windows talvez tenha data marcada para seu sepultamento.

No meu notebook, tenho apenas Linux e executo-o perfeitamente para meu trabalho inclusive sobre maquinas windows e desenvolvimento de softwares a maioria para windows tambem. Nao aprendi a pagar pelas coisas que compro usando software livre, isto veio em 94 quando meu chefe me deu bons exemplos na empresa dele de que a legalidade compensa. Nao trabalho mais lá, mas por onde passo tento (nem sempre é 100% possivel) acabar com os softwares pernas-de-pau. Para mim tem que ser software legal, se vai ser linux ou windows vai depender de caso-a-caso.

Numa das empresas que dou assistencia tento convencer o cliente a migrar MSSQL para Sybase, porém a Sybase é uma desleixada, voce deixa telefone e eles nao ligam, voce manda emails e eles nao respondem. Taí uma empresa que nao vou trabalhar mais, e quem diria é software fechado.
Comentário de Webmarlin
Pense grande: "mas já o esta para muitos outros perfis diferentes."

Os muitos perfis diferentes significa uma reles fatia do mercado. Vc pensa muito pequeno e é mais um daqueles babacas egoístas que acham que o SL já chegou onde deveria porque já te satisfaz.
Comentário de CWagner
Em que sentido você se se re: Em que sentido você se se refere?

O tal "mercado" que nem sabe como lidar com os coneitos básicos do SL, ou com o uso "básico" do sistema operacional e aplicativos por usuários "novatos"?

Eu acho que se interessa a alguém desenvolver software livre para ganhar mercado (e provavelmente vislumbrar um monopólio), esse alguém tem que ser uma empresa, e não um desenvolvedor ou grupo de programadores preocupados em resolver um ou outro problema pontual, como é o caso do desenvolvimento de muitos dos ótimos programas de SL.

Levando em consideração que muitas empresas não admitem mostrar a fonte de seus lucros (código fonte das aplicações), acho muit difícil alguém produzir uma app-killer em SL para Linux, Mac OS X, BSD ou mesmo Windão.

Há tempos o Linux e demais aplicações em SL têm resolvido muitos dos problemas que enfrento, e por conta disso tenho recomendado para conhecidos, parentes e até mesmo para algumas empresas. Se adotam, tenho o maior prazer em resolver uma outra questão referente ao uso ou dúvida encontrada, se não, deixo que sigam até que tenham que responder por suas escolhas (no caso, pirataria ou mesmo pagamento de licenças de Software Proprietário).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de CWagner
O fato de ter errado uma vez: O fato de ter errado uma vez não significa ter que viver sempre no erro.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de hamacker
Voce deveria atacar a ideia e: Voce deveria atacar a ideia e não a pessoa, chamar alguem de "babacas egoístas" não é um contra-argumento válido.

Figure-se assim, um escritório de contabilidade não vai migrar para linux enquanto todos os programas usados não tiverem possibilidade de rodar dentro dele. Enquanto houver apenas 1 programa windows-only segurará todo o restante da implantação. Este é um perfil.

Num escritório, uma secretária apenas utiliza-se dos recursos dum editor de textos, planilhas, internet e paciencia. Este é outro perfil.

Ninguem mais do que eu gostaria de ver todo mundo usando softwares livre, mas é impossivel colocar linux em todos os perfís existentes, pressionar quem NÀO PODE RODAR LINUX agora de forma obrigatória só vai causar mais confusão e arrependimento. A questão envolvida não é apenas o QUERER mas também é o PODER. Alguns querem migrar para linux, mas simplesmente não podem, há muitas variáveis envolvidas e o famoso lockin impede muitas empresas de simplesmente vislumbrarem o linux no desktop.

Alias, voce espetou a pessoa errada porque justamente contribuo para SL e até já desenvolvi alguns.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004