Os micros do Computador para Todos não vêm com o Windows instalado. Quando o governo federal elaborou o programa, resolveu dar uma força para a comunidade que defende o software livre. Por esse motivo, exigiu que todos os PCs viessem de fábrica com o sistema operacional gratuito Linux. Para facilitar a vida do pessoal, as máquinas também vêm com 26 aplicativos instalados. Os programas dão conta das tarefas mais básicas, como navegar na internet, escrever textos e editar fotos. O único problema é que a decisão não agradou a todo mundo. Tem gente, por exemplo, botando uma versão pirata dos programas da Microsoft na máquina. Entre eles está o comerciante N.A.F., de 50 anos. Linux ninguém usa aqui no Brasil. Se não instalar o Windows, você não faz nada, afirmou. Sabe quanto custa o Microsoft na banca da feira? Dez contos. E funciona do mesmo jeito. Para ele, o sistema traz poucas opções e é contraproducente.
Há quem não pense assim. A estudante Flaviana Teixeira Frota, de 25 anos, deu um PC Conectado de presente para a irmã, que acabou de entrar na faculdade. Ela está usando o Linux e vai fazer um curso para entender melhor o sistema, destaca. Mas disse que é bem parecido com o Windows e bem fácil de utilizar. Segundo Flaviana, sua irmã possui câmera digital e não tem problemas para ligá-la ao PC. Na prática, o sistema operacional que vem com os computadores do programa se parece muito com o rival da Microsoft. Como a maioria dos aplicativos necessários para usuários de primeira viagem já está instalada, não é preciso quebrar a cabeça procurando programas compatíveis na internet ou em CDs vendidos em banca. Veja o texto completo em
Link - Sua vida digital.
Dar uma força, que palhaçada. Se não fosse com software livre, os custos do PC conectado seriam altamente proibitivos, e não contem somente com preço da licença do Windows, somem também suite office, programa de edição de gráficos, antivírus, etc. Ou será que só com o sistema operacional instalado atenderia as necessidades do usuário.
Do jeito que o Estadão colocou a matéria, até parece que é um favor colocar software livre no PC conectado.