Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Jim Starkey (do InterBase) agora é empregado da MySQL AB

“Jim Starkey, criador original do InterBase, que posteriormente daria origem ao projeto livre Firebird, tornou público que agora está trabalhando para a MySQL AB: "Minha companhia, Netfrastructure Inc. foi adquirida pela MySQL. Como parte do acordo estarei trabalhando em tempo integral para o MySQL". Há comentários de que ele estaria sendo contratado para trabalhar num sistema de controle transacional, já que a Oracle comprou a InnoBase (que manté,m o InnoDB) e a SleepyCat (que mantém o Berkeley DB).” Veja o texto completo em NoticiasLinux.com.br » Jim Starkey (do InterBase) agora empregado da MySQL AB.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de wrbraga
O que poderá vir pela frente?: Alguém já se perguntou qual poderá ser o impacto desta comprar? Se a MySQL AB já está pondo suas "barbas de môlho" com relação a utilização do InnoDB, não seria um mal sinal para os meros mortais?

A Oracle poderia exigir que todos os usuário hoje paguem pela utilização do InnoDB? Ou será que ela vai dar uma de Novell, compra um produto excelente e disponibiliza em versão "diet", "light", "hiper power"?
Comentário de nemesis
a maioria dos usuários MySQL: a maioria dos usuários MySQL usa o MyISAM, pq é o que efetivamente garante a fama de rapidez do MySQL. No entanto, pelo que eu saiba, faz tempo que a empresa vem desenvolvendo seu próprio engine avançado e não tem nada a ver com o InnoDB.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
Talvez agora as coisas andem: Talvez agora as coisas andem mais rápido, no entanto, com essa contratação a MySQL AB assinou um certificado de que não é capaz de desenvolver seu próprio InnoDB e outro fará o serviço por eles.
Parece ruim, mas seria muito pior se não fosse assim.
Comentário de The Darkness
Me causa estranhesa tanto alv: Me causa estranhesa tanto alvoroço em torno de algo tão comum.

A MySQL AB não está "pondo as barbas de molho" devido a compra da InnoBase pela Oracle, ela está apenas querendo ser tecnologicamente independente.

O InnoDB é hoje licenciado com um modelo dual (existe uma licença GPL e existe uma licença paga para quem não quer ou não pode usar a GPL) e é pouco provável que isso mude.

A maioria dos usuários hoje do MySQL usam MYISAM porque os novos recursos ainda não foram incorporados no cotidiano de muitas empresas. Mas a MySQL quer entrar na briga das grandes aplicações e para isso precisa de um engine que suporte transações e muito mais. Hoje ela usa o InnoDB mas com certeza com essa aquisição ela logo ira ter o seu próprio.

Gosto muito do MYSQL, foi o primeiro SGBD livre com o qual tive contato, e reconheço que ele apenas nas últimas versões atingiu um leque de recursos que o habilita a ser usado em grandes aplicações. Fico na torcida para que eles cresçam muito e ajudem a mudar o "STATUS QUO" hoje estabelecido nessa área.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004