Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info: PalmOS será substituído por sistema baseado no Linux

Pequena notinha no site da Info (16 de fevereiro de 2006): "A empresa japonesa Access, que comprou a PalmSource, anunciou em evento de tecnologia na Europa que não atualizará mais o sistema operacional PalmOS. De acordo com um porta-voz da empresa, a companhia prepara-se para lançar uma nova geração de sistemas baseados em Linux e não pretende desenvolver novas versões além do atual PalmOS 5. A companhia explicou que os próximos Palms lançados com o novo sistema serão compatíveis com os atuais aplicativos disponíveis para PalmOS. " Bom saber que agora teremos (uma espécie de)Linux nos Palms, mas será que irão abrir o código sem briga ou será como algumas outras fabricantes de dispositivos com Linux embarcado? Só o tempo dirá.” A nota foi enviada por Vinícius Medina (viniciusmedinaΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes. Embora eu acredite que haja mais exemplos de respeito à licença do que de desrespeito, mesmo na arena dos embarcados.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Mais detalhes: Essa reportagem é mais profunda, com detalhes da arquitetura do novo sistema:

http://www.linuxdevices.com/news/NS4663700447.html

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de alex-gurgel
Aproveitando a deixa....: ... alguém sabe se a Motorola liberou os sources do Linux que ela usa no celulares RORK E2, A1200, A728 e A910 ?
Comentário de César
É bom saber que o Palm vai t: É bom saber que o Palm vai travar menos ainda. Eu só espero que eles mantenham a interface com o usuário simples que é, IMHO, um dos pontos fortes da plataforma.
O que mais me dá asco nos iPaqs (mais do que os travamentos) é aquele mini-windows que tenta ser igual ao do desktop. Mas acho que isso é como comparar o KDE (ugh!) com o Gnome :-D
Comentário de Marcel
Bem, eu uso o PalmOS desde su: Bem, eu uso o PalmOS desde sua versão 3, e simplesmente não houve muita melhoria ! Embora tenha uma interface prática, desenvolver para ele (especificamente) é um ponto fraco. A PALM fez uma burrada lá atrás (opinião minha) que foi ter separado o sistema operacional do hardware: na minha opinião eles precisavam fazer isto para poder portar para outros dispositivos, mas não poderiam ter perdido o controle do sistema operacional. E depois teve seus problemas com o Grafiti.

O problema maior que eu acho no Palm é aquele bendito HotSync. Quer copiar arquivos direto para o Palm ??? Quer copiar do Palm para o PC ??? Esquece, a coisa não funciona bem assim. Claro, se você tiver um cartão SD e um leitor SD no PC a coisa melhora um pouco, mas é uma maleabilidade poucos possuem.

Pra mim o sistema tem que ser mais maleável, com uma estrutura como por exemplo a do Symbian. O Palm era o TOP de mercado, e perdeu-o quase que completamente para sistemas Windows (CE, Mobile e SmartPhones), Symbians e poucos Linux (nokia, etc).

Quem sabe agora, com um misto Linux com Palm eles retornem melhor ao mercado, mas eu descartaria um pouco o Palm e implemtaria mais do ambiente Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004