Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gentoo já dá boot nos Macs com Intel

A notícia vem do Linux-Watch: “Embora ainda não saibamos como Edgar 'Gimli' Hucek fez, o que sabemos é que ele parece ter sido o primeiro a rodar o Linux em um Mac com processador Intel. Esparava-se que o port do Linux para o Mactel fosse ocorrer relativamente rápido. Mas, embora houvesse rumores de que engenheiros da Red Hat estivessem trabalhando nisto, a honra de chegar lá por primeiro coube a Hucek. O primeiro Linux a dar o salto foi o Gentoo.” Veja o texto completo em Mactel Linux up and running.


 

Isto não quer dizer que há suporte completo ao novo ambiente: Hucek se limitou a completar o boot, acessar a shell e compilar o kernel. Mas são bons primeiros passos, e uma vez que a "receita" seja divulgada, o restante da caminhada deve se acelerar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelkafka
Gentoo fantástico!: É por isso que o Gentoo GNU/LINUX é muito mais que uma distribuição, é uma filosofia de vida tornada possível graças a pessoas como Edgar Hucek.

Imaginem o desempenho fantástico que estará a disposição dos felizardos que comprarem o privilegiado hardware do Mac-Intel e rodarem o Gentoo nele, é simplesmente um sonho!Isso com a liberdade de se ter o desktop que se quiser, com os recursos que gostar, fazendo exatamente o que o usuário deseja ao invés de algo pronto e inflexível.
Comentário de fck
Gentoo fantástico!: fiquei com uma séria dúvida: qual gnu/linux que não é flexível, que não pode ser personalizado completamente ao gosto do usuário e que disponibiliza para o mesmo todos os tipos possiveis de pacotes com o codigo fonte dos programas mais populares do software livre?
pelo comentário do colega acima, parece que a unica distribuição capaz disso é o gentoo. até parece...
:/
Comentário de alexandre_parente
Soh queria saber o que levari: Soh queria saber o que levaria alguem a pagar tao caro por um MAC para depois instalar um gnu/linux.

A tal liberdade bem que poderia atuar no momento da compra o computador :P

Isso nao passa de diversao... ate o projeto de instalar o linux num xbox faz mais sentido do que isso.

Comentário de alexandre_parente
Posso dizer que existe as mai: Posso dizer que existe as mais flexiveis e as menos flexiveis... gentoo eh a mais flexiveis, e por isso ela paga um preco. voce pode ate nao gostar, mas nao pode negar que compilar uma distro a parti de SRPM'S (por ex.) nao se compara a usar as flags e USE do gentoo.
Comentário de sri_canesh
Na boa, tão estúpido quanto: Na boa, tão estúpido quanto o esforço que está rolando para se meter um Windows XP no Mac.

Tem gente que perde tempo só para mostrar que tem três côcos.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de rafaelkafka
Me referia à inflexibilidade dos sistemas fechados...: Me referia à inflexibilidade dos sistemas fechados...Especificamente ao Mac OS X, nunca a outras distros.Está claro na minha mensagem, lamento que não tenha entendido.Agora é óbvio que o Gentoo é escolha, nada é escolhido por você.O sistema é teu e você o conduz como quiser.
Comentário de rafaelkafka
Hardware de primeira + GNU/LINUX: Quem não deseja isso?Um Hardware fantástico powered by Gentoo GNU/LINUX!Faz todo sentido!
Comentário de brain
comum: Eu conheço várias pessoas que rodam Linux em seus Macs. E até mesmo o autor original do kernel faz isso: em 2005, Linus Torvalds anunciou que seu micro desktop é um mac rodando Linux. O que motiva a cada um deles eu não sei, mas eu mesmo já pensei em um mac mini como opção para um servidor doméstico, ja que não é difícil instalar linux neles.
Comentário de Manoel Pinho
Mac: Mas o Mac do Linus usa dois processadores PowerPC G5, se não me engano. Comprar um Mac x86, que usa o mesmo processador Pentium 4 dos PCs, e ainda por cima sem extensões de 64 bits, não teria vantagem nenhuma.

Os Macs pelo menos eram diferentes. Hoje são quase iguais e sem a liberdade e flexibilidade dos PCs.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de zca
Só não vi onde está esse h: Só não vi onde está esse hardware fantástico. Ele é o mesmo que se monta aqui na rua sta efigênia.
Comentário de joaoemanuel
Entao o chip duo core e apena: Entao o chip duo core e apenas um pentium 4 fuleiro? Entao para que usar um lixo ultrapassado, onde poderiam colocar um xeon ou um opteron? Deu a louca de vez no Steven Jobs!!! E ate que enfim nos meros mortais vamos comprar um Apple!!! O que vai ser da galera da parte grafica, usando um mero pentium 4??? Vao ficar G5 ate morrerem??? O que aconteceu com a Apple que sempre usou o melhor hardware do mercado, e agora trocou por um hardware que qualquer um pode ter???

E perante ao Gen, sem comentarios. :-D
Comentário de nenhum
O core duo tem dois cores, eh: O core duo tem dois cores, eh mais rapido que o G5, gasta menos energia e pode ate ser colocado num laptop, leia os benchmarks na arstechnica...
foi a melhor coisa q steve jobs fez desde a mudança dos 68000 para os power :D
Comentário de Antenor Arouca Assunção Alencar
Proeza: Gentoo já dá boot nos Macs com Intel

Ah, e daí? Tem vários sistemas experimentais por aí que rodam Paciência e Campo Minado! Dar boot nem se compara. Não vou nem contar pra minha sogra. A velha é exigente, não vai se impressionar.
Comentário de Antenor Arouca Assunção Alencar
Uma coisa, outra coisa: Isto não quer dizer que há suporte completo ao novo ambiente

Evidentemente, também não quer dizer que o redator/copicolador tenha lá muita intimidade com o modo subjuntivo.
Comentário de Filipelinux
PARABÉNS!!!: Oi gente,

a questão não é usar Gentoo ou outra disto, o momento é o passo dado para se ter uma distribuição Linux em qualquer arquitetura. Isso é liberdade dentro do próprio Linux. Alguns irão usar, outros não. A questão é ter liberdade para escolher entre o mais caro e o mais barato.

Não uso o Gentoo, mas é uma distro que tenho um certo carinho porque todos que a usam se aplicam bastante e o desempenho por melhorar é o mais árduo dentre todas as outras. Não é por isso que deve-se gabar ou algo assim. Gentoo no computador de bordo de um Mazda, no Mac e outros são algumas das façanhas feitas que já vi e isso não é para segurar a placa Gentoo, mas sim segurar a placa GNU/Linux. Esta é a bandeira independente da filosofia praticada por cada distro.

Eu se pudesse teria uma máquina dessas, mesmo sendo mais cara. Lógico, independente de ser ou não boa seria para mim um ganho de conhecimento e de aumento da minha capacitação profissional.

Valeu por mais este passo dado dentro do Linux. Parabéns aos que conseguiram fazer esta façanha e vamos a cada dia fazer outras "traquinagens" como esta para aumentar muito o nível do Linux e seu suporte.

Abraço a todos


Filipe Novaes

técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de João Nadal
Não, o core duo não é um ': Não, o core duo não é um 'pentium 4 fuleiro'. É um processador derivado do Pentim M, que é um processador muito rápido, especialmente para operações do tipo integer, e que bate, clock por clock, um athlon 64 (já vi vários benchmarks em que isso ocorre), possivelmente por ter uma quantidade cavalar de cache L2 (2MB, se não me engano).

O core duo é a versão dualcore do Pentium M. E deve, sim, ser mais rápido que 2 processadores G5 em SMP ou que um G5 dualcore. Só não posso afirmar isso com certeza, exceto caso alguém que esteja realmente curioso me empreste um Power Mac G5 dual e um Power Mac core duo, pra que eu teste ambos.
Comentário de João Nadal
O Gentoo é uma boa distribui: O Gentoo é uma boa distribuição, e tem mecanismos pra automatizar a passagem de parâmetros para a configuração (USE) e a compilação (make.conf) de pacotes. Legal. Meu slackware também faz isso, só que ao invés de eu ter que memorizar as variáveis USE e ficar preso a só um set de otimizações do make (make.conf), é só eu editar a slackbuild para passar ambos os parâmetros para a compilação.

Na minha máquina, o Slack com alguns pacotes recompilados é BEM mais rápido que o gentoo que estava instalado nela (compilado com -march=athlon-xp -O3 e -fomit-frame-pointer).
Comentário de tux-br
Condor do com você. Não vej: Condor do com você. Não vejo porque uma pessoa compraria um mac especialmente esses novos mac intel para rodar linux.
Comentário de Eduardo Henrique (dupotter)
vcs não conhecem Apple para falar: É cada comentário que surgiu aqui, tem gente trantando Mac igual pczeiro ruindows, não é assim galera, os Macs estavam sem grandes atualizações nos seus processadores, td pq a IBM não conseguia evoluiar seu chip PowerPC970 (o G5) e nem conseguia fazer uma versão para portáteis, a Intel e a AMD ultrapassaram a IBM no ramo de processadores para computadores pessoais, a escolha da Apple pela Intel foi correta, visto que se optasse pela AMD, correria o risco de ficar sem processadores, já que a AMD não consegue suprir a própria demanda criada por ela.
Parem de julgar a Apple, deixem isto para os pczeiros, eles não sabem que uma máquina não é feita apenas do processador, um computador é feito pela qualidade das suas peças, se fosse assim, os pentium 4 com 128 de ram, HD PATA e tudo onboard que se monta na sta efigênia seriam as melhores máquinas custo/benefício.
Comentário de Manoel Pinho
Pentium 4: E o que impede algum fabricante de PC a usar o mesmo processadorem PCs ? No máximo algum contrato de esclusividade com a Intel, se é que existe. E com o PC ainda dá para usar um Athlon 64 ou Opteron.

Esse processador do iMac x86 pode até ter sido vantajoso para a Apple mas ele não é o melhor processador que existe no mundo x86. Continuo não vendo vantagem para quem quer usar linux comprar um computador da Apple com processador x86. Só vai limitar a escolha de fornecedores e usar linux em um hardware proprietário.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de flaviothunder
O que foi mexido no Gentoo ?: Tenho uma dúvida :
O que foi mexido no Gentoo para essa façanha ?

Pelo que sei (eu sei muito pouco, diga-se de passagem) quem manda no momento do boot é o bootloader e o kernel propriamente dito e pelo que ví na página do cara o cerne da coisa foi mexer no kernel (e vários drivers pelo que tá dito lá) e nem tanto na estrutura do Gentoo em si.

Teoricamente eu poderia substituir o sistema de arquivos raiz (que atualmente é todo baseado no Gentoo) por um outro qualquer (Debian, RedHat, Suse, whatever) e conseguiria obter o mesmo efeito ?
Ou não ?

Gentoo parece legal pelo que o pessoal diz...quando trocar minha maquininha velha vou colocá-lo numa partição pra testar.

Sucesso a todos
Flávio Alberto Lopes Soares
flaviothunder (em) terra.com.br
Comentário de hamacker
E o que impede algum fabrican: E o que impede algum fabricante de PC a usar o mesmo processadorem PCs ? No máximo algum contrato de esclusividade com a Intel, se é que existe. E com o PC ainda dá para usar um Athlon 64 ou Opteron.

O processador é da Intel, mas o restante é da Apple.
Aquilo que é da Apple outro não podem copiar sem autorizacao, alias, provavelmente podem, mas vai ser chamado de Apple pirata.

Os processadores não são novos, a Intel fabrica-os aos montes. O pentium M equipa todos os notebooks centrinos. A competencia da Intel já foi muito discutida no ambiente 64bits e ainda não decolou, talvez por isso a Apple não queira utiliza-lo.

A afirmação de que esses processadores bateriam um PPC, acho estranho porque quem já viu um usuario PC ver um Applemaniaco fazer suas ediçoes de video em realtime ficou com bastante inveja. É cedo para especular se esse novo Apple seria apenas um PC de Grife ou realmente um excelente port do Apple para deixar os outros PCs no chinelo.
Comentário de hamacker
A idéia é que fez primeiro,: A idéia é quem fez primeiro, afinal como voce disse a distro nao é apenas o bootloader.
Comentário de The Darkness
Não uso Gentoo mas sou um gr: Não uso Gentoo mas sou um grande simpatizante.

O que muitas pessoas da comunidade confundem é que a diferença entre as várias distribuições é a filosofia de trabalho e o público alvo ao qual elas são destinadas e não técnica. Portanto é besteira dizer que a distro 1 é melhor que a distro 2 e vice-versa.
Tudo o que é colocado em uma distro é (ou deveria ser) um trabalho aberto baseado no kernel do LINUX e em ferramentas GNU (em sua maioria) ou outras.
Então técnicamente não a nada que me impeça de fazer com um Mandrake o mesmo que eu faço em um Gentoo ou um RedHat e por aí vai.

A grande vantagem do Gentoo é que ele é extremamente flexivel no que se refere a otimizações, mas ele perde em alguns casos em praticidade. Mas isso não é um defeito do Gentoo, flexibilidade e praticidade estão em lados opostos de uma reta, quanto mais se anda para um lado mais se afasta do outro. Cada distro escolhe um ponto nessa reta para se fixar e isso não torna uma melhor ou pior do que a outra.

Nós que somos usuários de GNU/Linux devemos conhecer todas as possibilidades e utilizar a melhor opção em cada situação.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de alexandre_parente
Esse mac vai sim ser um PC de: Esse mac vai sim ser um PC de grife, algo como um dell.
Um notebook vai chegar aqui no brasil por 12 mil, bem por 12 mil eu lanco foguete...

A unica coisa que justifica a compra de uma MAC hoje e o software e nunca o hardware. Eh por isso que acho inutil trabalhar para instalar um linux num MAC.
Comentário de César
Conhecimento e liberdade é mais importante que utilidade: >a questão não é usar Gentoo ou outra disto, o momento é o passo dado >para se ter uma distribuição Linux em qualquer arquitetura. Isso é >liberdade dentro do próprio Linux. Alguns irão usar, outros não. A >questão é ter liberdade para escolher entre o mais caro e o mais >barato.

Você está mais do que certo. Ainda bem que existem pessoas como o Hucek que conseguem colocar o linux num XBox, num Playstation, num iPaq e qualquer outro lugar que tenha um processador. Não é porque *alguém* acha inútil que não vamos mandar homens à Lua, criar carros movidos a hidrogênio ou desenvolver qualquer outra tecnologia.

>Um notebook vai chegar aqui no brasil por 12 mil, bem por 12 mil eu >lanco foguete...
Lança foguetes com peças compradas no Xing-Ling, né? :-D
Comentário de César
Esse é o típico comentário: Esse é o típico comentário que o Linus deve ter ouvido há alguns anos...
E que Alberto Santos Dumont deve ter ouvido antes...
E que Guglielmo Marconi deve ter ouvido antes...
E que Thomas Alva Edison deve ter ouvido antes...
E que Galileu Galilei deve ter ouvido antes...

Aff, depois é o Hucek que tem três côcos... lamentável
Comentário de sri_canesh
comparações imbecis: Eu ia responder no outro comentário mais acima, mas já que você me deu o prazer de um post pessoal.

As tuas comparações foram muito infelizes. Todos os inventores que você citou, mais o envio do homem à Lua ou o carro movido a Hidrogênio, tiveram um objetivo. Agora, rodar o Gentoo no iMac não tem objetivo nenhum. Mostrar que é livre? Existem formas mais práticas e baratas de se fazer isso: andar pelado com uma melancia na cabeça em plena avenida paulista é um exemplo.

Fala sério, esse papinho de "liberdade" está se tornando um fim nele mesmo. Se vocês querem deixar o mundo "livre" de eventuais monopólios, incentivem a criação de coisas que as pessoas efetivamente possam usar.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de
demanda: Ué, Cássio, a existência de várias distribuições de Linux para plataforma Mac é um bom indicativo de que existe demanda genuína por parte de usuários reais. Talvez o que você afirma faça sentido para tentar negar a racionalidade de comprar um mac (seja lá qual for o modelo) para rodar nele o Linux (embora eu não concorde com este ponto de vista), mas a existência de pessoas que já tenham um mac e resolvam experimentar o Linux não é algo difícil de imaginar, por exemplo. Ou a de entusiastas de Linux que prefiram usar equipamentos da Apple. Eu conheço exemplos de ambos os casos, e nenhum deles tem como requisito central a liberdade do software - mas desejam (e conseguem) rodar Linux nos equipamentos que escolheram para uso próprio. Não acho que haja nada de estranho nisso, nem duvido que vá acontecer também no mundo dos macs com chip intel.
Comentário de sri_canesh
Será que há uma demanda rea: Será que há uma demanda realmente? Ou apenas existem por capricho dos seus criadores?

Vi o teu comentário abaixo da sua idéia de usar um Mini como server. É um caso diferente com o qual concordo. O Mini é pequeno e barato e se justifica. Mas o cara comprar um máquina de mais de $ 1.000 que funciona de forma ótima com o Mac Os X e rodar algo experimental como uma versão linux "adaptada", mostra que ou o cara tem um parafuso a menos ou tem grana para jogar fora.
Com esse dinheiro a pessoa pode comprar uma mac intel pura, sem hardware específico e rodar o Linux de forma muito melhor.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Lauro César
Nada a acrescentar...: ...nada mesmo!

Seu comentário resumiu de forma lógica e objetiva o que parece ser óbvio para mim, e que, infelizmente, vemos através de vários comentários não ser tão obvio assim para todos.

PS.: Se eu tivesse condição financeira melhor, seria com certeza mais um feliz proprietário de um Mac rodando Linux, que pelo que sei é um hardware de primeira, e possuidor de um grande SO.

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de rafaelkafka
Infelizmente você não leu a documentação: Caso você tivesse lido a documentação saberia que -O3 gera binários imensos e código gordo.

Além disso é impossível que um sistema que usa binários como Slackware fique mais rápido que um sistema todo compilado.

Mesmo recompilando um pacote ou outro é impossível equivaler a um sistema TODO compilado salvo por falha do usuário, como no seu caso.

No Gentoo não há prisão alguma, se você quiser pode modificar as variáveis USE a cada pacote além disso pode compilar diretamente dos tarballs, quem decide é você.O make.conf está lá prá facilitar, não para engessar, a cada pacote que você compilar pode modificar o que bem entender.

Distros baseadas em compilação ao invés de binários tem um desempenho inigualável, basta não ter preguiça de ler a documentação.

RTFM!
Comentário de leonardoav
Preste atenção também: O rapaz disse que usou o slackbuild portanto
os pacotes foram compilados para a máquina dele,
de forma semelhante ao gentoo.
Comentário de nemesis
não compro: "mas a existência de pessoas que já tenham um mac e resolvam experimentar o Linux não é algo difícil de imaginar"

Pois eu acho realmente difícil de engolir que o cara vai querer trocar o que é reconhecidamente o mais completo e bem acabado *nix em existência hoje -- o MacOS com base FreeBSD -- com direito a um engine gráfico de primeira grandeza, praticamente todas os softwares GNU, Apache e BSD e ainda software como M$Off rodando nativamente, por um Linux com menos software e acabamento não tão luxuoso.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Você comprova minha teoria:: Você comprova minha teoria: quem usaria Linux no iMac é entusiasta, e normalmente entusiasta não grana :P

P.S: não estou esnobando, pois atualmente não tenho grana nem para botar mais RAM no meu PC heehehehehe

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de César
Just for fun : Just for fun
Sabem que livro é esse? Quem escreveu? Duh!


Devo admitir que, relendo meu comentário eu pareço um desses xiitas que amarrariam bombas ao corpo em nome do Linus :-)
No entanto, você não pode negar (ok, você pode, vem fazendo isso até agora) que a informática - ou, melhor ainda, o mundo - não seria o que é hoje se não nascessem *visionários*, *lunáticos*, *pessoas que não tem o que fazer* ou qualquer outro adjetivo pejorativo.
Uma vez eu instalei um Linux From Scratch e me perguntaram se eu não tinha coisa melhor pra fazer. Hoje eu digo que aquela era uma das melhores coisas que eu fiz e recomendo para todos. Um amigo meu diz ter conseguido transmitir mp3 por rádio usando o monitor.
Deixe se divertirem. Se Marie e Pierre Curie não tivessem ficado se divertindo com o rádio (o elemento químico, não o aparelho) hoje você não teria como saber se quebrou um braço (está certo que se Marie não tivesse ficado se divertindo, não teria morrido de leucemia).
Comentário de eluancm
Vocês estão errados.: Macintel NÃO são PCs! O simples fato de o processador ser um x86 não diz nada! Por que vocês acham que deu TANTO trabalho pra rodar o linux nele?

A principal diferença, além das muitas, é que não há BIOS e sim EFI, o que já destrói toda a compatibilidade com um PC comum, logo, não são PCs de grife nem nada do tipo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Firmware_Interface

:-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004