A notícia vem do Linux-Watch:
Embora ainda não saibamos como Edgar 'Gimli' Hucek fez, o que sabemos é que ele parece ter sido o primeiro a rodar o Linux em um Mac com processador Intel. Esparava-se que o port do Linux para o Mactel fosse ocorrer relativamente rápido. Mas, embora houvesse rumores de que engenheiros da Red Hat estivessem trabalhando nisto, a honra de chegar lá por primeiro coube a Hucek. O primeiro Linux a dar o salto foi o Gentoo. Veja o texto completo em
Mactel Linux up and running.
Isto não quer dizer que há suporte completo ao novo ambiente: Hucek se limitou a completar o boot, acessar a shell e compilar o kernel. Mas são bons primeiros passos, e uma vez que a "receita" seja divulgada, o restante da caminhada deve se acelerar.
Imaginem o desempenho fantástico que estará a disposição dos felizardos que comprarem o privilegiado hardware do Mac-Intel e rodarem o Gentoo nele, é simplesmente um sonho!Isso com a liberdade de se ter o desktop que se quiser, com os recursos que gostar, fazendo exatamente o que o usuário deseja ao invés de algo pronto e inflexível.