Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Computação e a colonização do Oeste norte-americano

“Foi publicado um artigo muito interessante escrito por John Locke na Free Software Magazine, fazendo analogia entre o software livre e o Oeste Norte-Americano. O artigo começa dizendo que depois das expedições iniciais de Lewis e Clark e do primeiro conjunto de exploradores, os primeiros colonos cruzaram as planícies em carroças cobertas, mas que o Oeste não se tornou acessível para a maioria dos americanos até a era das ferrovias, quando a Union Pacific colocou trilhos através do continente e começou a efetuar um serviço regular de passageiros. Para andar de trem era necessário pagar passagens às empresas ferroviárias e estas se tornaram grandes monopólios, porque controlavam a maneira como a pessoa comum cruzava o país.

O artigo prossegue dizendo que o mundo da computação atual corresponde ao mundo dos automóveis em 1920, onde a Microsoft é a Union Pacific, o Windows fornece os trilhos, e os trens dominam levando as pessoas a todos os lugares onde elas querem ir, mas que as pessoas têm que pagar pelo serviço e respeitar o horário dos trens. Em 1920 haviam estradas para todos os lugares, mas poucas eram pavimentadas, os trens chegavam mais rápido, e para dirigir o Ford Modelo T era necessário ser um mecânico. Assim mesmo o carro era o futuro, que estamos começando a construir as estradas agora, e que o software livre é o motor destes carros. O artigo termina dizendo que o software livre é a liberdade da pessoa dirigir seu carro para onde quizer ir. Não é sem custos, é necessário comprar o carro (hardware), que o carro precisa ser levado ao mecânico, que é necessário aprender a dirigir, e que existem impostos para todos os lados, mas que quanto mais pessoas dirigirem o software livre mais estradas serão pavimentadas.”
A nota foi enviada por Halley Pacheco de Oliveira (halleypo?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
A analogia é legal, mas dess: A analogia é legal, mas dessa vez não há roubo de nativos.
Comentário de Carlao Bazuca
Muito interessante o artigo...: Isso prova que Americano também sabe fazer um bom "blablabla". Será que o cara que escreveu este artigo vem pro FISL? :)

Carlao.
Comentário de Ark
Índios: E qual das partes é a responsável por dizimar os índios americanos?
Comentário de santo
Otimo artigo: Realmente eu também penso assim que boa parte da sensação de que falta alguma coisa no linux vem da falta de usuários por que muitas vezes um progaminha menor feito para atender uma necessidade especifica para o usuário é tudo e sem estes programinhas ele fica meio perdido o problema é que estes quebra-galhoware só vem quando existem muitos usuários na plataforma
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004