Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais um exemplo dos efeitos das patentes de software

Roberto Salomon (roberto.salomonATterra.com.br) enviou este link e acrescentou: “O Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu à Trading Technologies duas patentes para componentes de softwares comercializados por ela. São as patentes de números 6772132 e 6766304. Estas patentes cobrem mecanismos de otimização de trocas em bolsas eletrônicas de futuros. Como outras patentes de software concedidas para outras empresas americanas, estas seriam apenas mais duas com que os desenvolvedores de software teriam que se preocupar. No entanto, a Trading Technologies resolveu exercer o seu direito a estas patentes de uma forma inédita. Em uma carta aberta de seis páginas publicada no Wall Street Journal e no Financial Times, a Trading Technologies diz que irá exercer os seus direitos sobre as patentes concedidas contra as próprias bolsas de futuros. Isso será feito através de uma pequena taxação de 2,5 centavos de Dólar para cada lado de uma transação. Em um cenário extremo, porém possível, a Trading Technologies pode, agora, taxar ou mesmo impedir o funcionamento de qualquer bolsa de futuros em qualquer país que aceite patentes de software. Parafraseando Tolkien, se você está com medo das patentes de software, não está com medo suficiente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de salomon
Correção do Link: Essa mania de cut-and-paste ainda acaba comigo... :)

O link correto é o seguinte:

http://notaslivres.webhop.net/?sereia.html
Comentário de Roger de Almeida
Tomara que essa empresa press: Tomara que essa empresa pressione a bolsa de valores a pagar mais e mais sobre cada transação. Além disso, que ela não permita usar o sistema patenteado, fazendo um verdadeiro terrorismo financeiro.

Estou rezando, pedindo a todos os deuses: mitológicos e de todas as religiões, para que isso aconteça.

Vocês vão ver o que vai acontecer com patentes de software e idéias depois de um desastre desses.

[]
Roger


Comentário de RATCida
A única coisa que ia acontec: A única coisa que ia acontecer é que você, seus parentes e amigos (e um bocado de desconhecidos) provavelmente perderiam o emprego e afundariam numa das piores crises da história. Acorda a empresa patenteou isto para lucrar e não para paralizar o sistema financeiro.
Comentário de Tango
E daí? O Brasil não tem pat: E daí? O Brasil não tem patentes de software, apesar de sermos atingidos indiretamente com um cenário destes, sobreviveríamos facilmente. Além de que agora está bem visível para os imbecis que apóiam as patentes do dano que elas podem causar.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de brain
E daí: E daí que a divulgação de casos como este pode pesar quando chegar a hora de o Brasil receber nova pressão para incluir as patentes de software em nosso ordenamento jurídico...
Comentário de Apavorado
Uma curiosidade: Este número de registro das patentes americanas é sequencial? Exitem mais de 6.772.132 (seis milhões setecentas e setenta e duas mil e cento e trinta e duas) patentes registradas lá??
Comentário de Anonimo
O codigo desta "patente" é a: O codigo desta "patente" é aberto ou fechado ? Ou eles só "patentearam" o fluxograma/algoritimo ? Ou eles "patentearam" um protocolo de comunicação ?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004