“
A Faculdade Assis Gurgacz, com o apoio do Governo Federal está montando uma frota de ônibus com computadores para estacionar em escolas ou eventos e promover a inclusão digital. O projeto de infra-estrutura impecável, adotou o Ubuntu como sistema operacional e portanto foi motivo de uma entrevista com Daniel Kühl no Planeta Ubuntu Brasil. Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.” A nota foi enviada por KurtKraut (ubuntuΘkurtkraut·net) , que enviou este
link para mais detalhes.
O BR-Linux já mencionou este projeto
em uma notícia anterior.
É excelente a idéia de introduzir a informática para pessoas utilizando o Ubuntu. Mas provavelmente estas pessoas quando se depararem com um computador em outra oportunidade, muito provavelmente a plataforma será Windows. Como que vocês lidam com a questão e que tipo de orientação sobre esse assunto vocês passam aos alunos?
Daniel: Existe esse mito, mas o melhor de tudo é que deparamos com pessoas (80%) que nem sequer fazem idéia do que é o Windows, e apresentamos a elas o Computador com um sistema operacional instalado, no caso, o Linux. Como as ferramentas utilizadas são de fácil aprendizagem e fazem o que tem que ser feito, não existe essa barreira do Windows para nós. Na verdades, estamos implantando já uma cultura Livre para essas pessoas, que quando utilizarem um computador com o Windows certamente perguntarão Que sistema operacional é esse?
A maneira mais inteligente de evitar o uso de produtos M$ (principalmente piratas) é fazer com que o primeiro SO dos excluídos digitais seja o Linux.