Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comentários sobre a recente entrevista do CEO da Mandriva

“Depois de uma entrevista recheada de comentários, que a meu ver são no mínimo infelizes, por parte do CEO da Mandriva acerca da distribuição Ubuntu, veio a resposta de membros da FSF Europa. Realmente é difícil concorrer com um SO como o Ubuntu que, além de todas suas qualidades, é gratuito...” A nota foi enviada por Lauro César (lca_eng?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Publicamos o link para a entrevista no último sábado. Trecho da resposta do membro da FSFE, traduzida pelo Linux Daily Log: "François Bancilhon, CEO da Mandriva, deu, recentemente uma entrevista ao Mandriva Club. Durante essa entrevista, ele fez sérias críticas ao Ubuntu. Alguns dos seus argumentos vão de mentiras simples até FUD. Aqui vão alguns exemplos: “O pior cenário possível é que o plano do Ubuntu é usar o dinheiro tirar todas as distros baseadas em comunidade do mercado e então começar a capitalizar sobre a base instalada.” 1.) O Ubuntu garante no seu website que nunca vai fazer o que a Mandrake/Mandriva fez, oferecendo uma assim chamada versão “Premium” por dinheiro. Eles podem quebrar esta promessa mas isso é, realmente, provável? Por isso, este é um argumento desonesto, outros chamariam simplesmente de FUD. Aha. Um CEO de um empresa dita de Código Aberto escondendo-se atrás de FUD, não é? Bem, todos nós sabemos quem são os culpados usuais, o que isso nos diz a respeito de François e da Mandriva?"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tux-br
Adeus...: depois de muitos anos mexendo com linux acredito que 2006 será um péssimo ano pro linux, pra mim 2006 vai ser marcado como o ano que muitos desistiram do linux. Sabe aquela história de pegar a onda na hora certa? acho que a onda esperou pelo linux uns 3 anos mas ele naum conseguiu fazer a manobra certa....
Comentário de nemesis
tão cedo!: "2006 será um péssimo ano pro linux, pra mim 2006 vai ser marcado como o ano que muitos desistiram do linux."

É, não vai ser fácil.

O Windows Vista com certeza vai chegar impulsionado por uma campanha de marketing como jamais vista para um produto de software. Disso não há dúvidas, pois a ameaça do código livre é hoje bem maior do que na época do XP. Com certeza muitos vão migrar para a plataforma, seja pq é o que veio no micro novo, seja pela campanha mesma, seja por promessas de melhoria em segurança, seja pq amigos ou clientes vão estar enviando documentos que só abrem no Office Vista ou coisa parecida.

Outro motivo a considerar são os Macs rodando em chips Intel, que devem trazer novo impulso à plataforma. Vai competir diretamente com o Windows? Dificilmente, pois ainda vai ser consideravelmente mais caro que uma caixa Windows bege e sem graça. Mas com certeza é uma alternativa mais atrativa...

Nesse cenário, acho que o Linux vai continuar forte nos servidores, junto com o Apache e sua tradicional pilha de tecnologias para rápido desenvolvimento web -- PHP, Perl, Python etc -- e sua pilha de tecnologias mais recente para desenvolvimento Java. No desktop, acho que sua adoção em soluções populares e em ambientes office mais restritos vai continuar.

Esse ambiente mais heterogêneo me parece melhor do que quando o Windows 95 surgiu e só tinha ele de opção para usuários domésticos.

"acho que a onda esperou pelo linux uns 3 anos mas ele naum conseguiu fazer a manobra certa...."

Na verdade, eu acho que essa "onda" tem sido mal-interpretada: a onda já se tornou visível para todos há muito tempo, só que até agora, ainda não chegou à praia. Não pq seja lenta, mas pq é gigantesca e fica parecendo pequena, uma onda normal, à distância. Mas quando ela chegar, vai ser como um Tsunami! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de xultz
Que dureza. O francês não f: Que dureza. O francês não fez uma crítica ao Ubuntu. A pergunta se referia sobre como ele vê que o Ubuntu se sustente. A grande pergunta é: de onde o Ubuntu vai se sustentar? Somente da fortuna do sul-africano? Será que ele vai enfiar dinheiro no Ubuntu até que ele se acabe? Claro que não. Então qual é oplano de negócios? Isso deve ser perguntado em toda entrevista que ele dá, e as respostas que ouvi foram imprecisas, então todo mundo tira sua própria conclusão.
Não se pode esquecer que o francês tem uma empresa que desenvolve uma distro tal qual a Ubuntu, sabe das dificuldades de equilibrar as contas da empresa, e sabe que não é um mercado fácil de manter. Então é mole dizer "ah, esse cara tá mentindo, é óbvio que ele não sabe do que está falando, mas eu sei". É preciso colocar um pouco o pé no chão, e não considerar que qualquer opinião diferente é uma crítica.
É claro que os que admiram a Ubuntu adorariam o francês dizer "é, o Ubuntu é muito melhor que o Mandriva (o que não é verdade, nem mentira), nosso negócio vai por água abaixo e no mundo só vai existir Ubuntu rodando em 100% dos computadores do mundo" mas a realidade não é nem um pouco doce assim.
Comentário de doutor.zero
Acho que temos que ter cuidad: Acho que temos que ter cuidado para não deixar a questão filosófica ficar tão radicalizada dessa maneira, porque apesar de eu não concordar totalmente com a política de suporte da Mandriva (quase tudo somente para quem paga) que mal há em ter uma versão da distro paga mas que ofereça softwares proprietários, suporte e uma instalação extremamente simplificada, para assim gerar receitas e manter o negócio?

Sem um milionário por trás quem é que mantem tudo isso?

Um abraço a todos.
Comentário de Manoel Pinho
Concorrência: Realmente a M$ sentiu um aumento na concorrência no ano passado e acordou. Está correndo para tirar o atraso do IE, fez vários cortes no projeto do Longhorn para tentar lançar o Vista ainda este ano e não dar mole e vai lançar o MS Office 12 com novidades realmente importantes (ao contrário das versões anteriores que eram face liftings do Office 97).

A verdade é que a maioria das pessoas não vai mudar para o linux e nem mesmo para o Vista de repente. A inércia é muito grande e o motivo para o windows continuar hegemônico é a quantidade enorme de aplicativos win32 legados e o fato da maioria das ferramentas de desenvolvimento rápido (ou "Visual" como dizem alguns) gerarem código para esta plataforma.

Sinceramente, um suceso da arquitetura .Net é muito mais prejudicial para o linux do que um suceso do Windows Vista.

Quem realmente gosta de linux e quer se livrar da dependência da Microsoft vai migrar para linux e softwares livres independentemente de Vista, .Net ou Mac x86. Thomas Jefferson disse que "O preço da Liberdade é a eterna Vigilância”; no caso do linux e dos softwares livres seria "O preço da liberdade é o eterno aprendizado".


O Mac nunca será popular no Brasil por causa da política (a meu ver idiota) de tentar vender o sistema operacional casado com o hardware (mesmo usando processador x86). A Apple ontem mesmo usou a DMCA para fechar um fórum que ensinava como instalar a última versão do OS X em PCs

http://www.osnews.com/comment.php?news_id=13706


Quanto ao Ubuntu, a distribuição está ficando realmente popular, principalmente nos EUA, e é um grande avanço sobre o Debian em termos de usabilidade como desktop mas também não é tão inovador ou melhor do que outras distribuições atuais como o marketing prega. Tenho minhas dúvidas se o projeto foi bom para o Debian, uma vez que rouba usuários deste e é mais um fork do que uma customização do Debian como os CDDs. O instalador é simples mas está bem longe da amigabilidade do instalador Anaconda do Fedora ou dos instaladores do Mandriva e Suse.

As versões pagas (ou "premium" como fala na notícia) do Mandriva não são versões fundamentalmente diferentes da versão "free", mas a mesma distribuição acrescida de pacotes e serviços de suporte e outros para criar um diferencial que justifique o preço pago. É diferente do que a Red Hat fez ao criar o Fedora como uma distribuição beta para a sua outra distribuição comercial Red Hat Advanced Server ou do que a Novell faz com o Suse/OpenSuse e o Novell Linux (me corrijam se falei algo errado do Suse pois não tenho certeza se as distribuições são realmente diferentes). Os programas que faltam à versão Free podem ser obtidos por download de outros lugares (nem sempre em rpms prontinhos mas dá até para automatizar com scripts a instalação).

Os "modelos de negócio" são fundamentais para as distribuições comerciais. O que foi questionado pelo CEO da Mandriva foi o modelo de negócio do Ubuntu para se manter. Pelo menos o da Mandriva já foi testado e eles conseguiram sair da concordata com ele. O Ubuntu é uma distribuição tão comercial quando o Mandriva, o Suse ou o Red Hat. Quem não gosta de distribuições comerciais deveria apoiar o Debian e outras distribuições comunitárias.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de blaine
Qual é o negócio do Linux?: Lí no Gnome Journal uma matéria sobre marketing (http://gnomejournal.org/article/39/marketing-gnome-part-two-segmentation-targeting-and-positioning). Nesta matéria o autor propõem um debate sobre a direção que o Linux, em especial o Gnome deve tomar sobre a ótica do marketing.

Acredito que o caminho é este e proponho de forma simplificada, complementando onde o artigo quer chegar perguntando: Qual o negócio do Linux?

Antes disto, vamos pensar na Microsoft. Alguns podem dizer que o negócio da MS é sistema operacional, outros mais atentos, que é soluções em informática. Ambas são respostas verdadeiras, mas a que melhor encaixa na proposta da MS é "Felicidade".

Heim!?! Avaliem o seguinte, na comunicação propomos, geralmente, algo intangível que é comum a todas as pessoas. EX.: Você compra uma BMW (peguei pesado) porque ela vai te levar onde quer, ou porque ela possui outros benefícios intangíveis, como estatus?

Para ficar mais claro, entenda que determinado sentimento, como felicidade, algo intangível, também o é subjetivo. E para chegar nele há uma série de ações e estratégias necessárias, não basta apenas dizer “use e seja feliz”. (No exemplo da BMW, preço elevado, opicionais, desing, garotos propaganda famosos ajudam a chegar a sensação de estatus - não confunda este "benefício" com o negócio da BMW)

Putz! A MS faz isso muito bem, você liga o PC e ele inicia tudo só, quando termina todo o processo toca uma musiquinha (me irrita, mas é calculadamente elaborada) para dizer que: "Pronto, você já pode trabalhar"

Até o papel de parede é arquetípico. “Tapetão” verde e um céu azul fenomenal, isso acalma as pessoas inconscientemente (paz de espírito é igual a felicidade para alguns). Posso citar inúmeros exemplos, nas campanhas, na identidade visual da MS, mas não quero me estender.

Termino perguntando, qual o negócio do Linux? Vamos identificar qual é, ou mesmo qual queremos que seja e vamos trabalhar para chegar lá ;-)
Comentário de brain
ameaça, 'competição muito difícil': A pergunta era: "In your opinion, is the Ubuntu distribution a threat to Mandriva? Do you think Ubuntu's special circumstances make competition with it too hard?"
Comentário de ricarab
Estava esperando por isso!: Acho mesmo que foi bem ofencivo o que o François disse em relação ao fundador do Ubuntu e seus colaboradores quando falou que devem ganhar muito bem e trabalhar bem socegados em relação ao time do Mandriva, e que este sim "dava duro".

Não vejo como o Ubuntu pode ser uma ameaça pois não tem visão de mercado de como grandes Mandriva, Novell e RedHat. Vejam só, a Mandriva é uma distro tão comercial que comprou a Conectiva, e tantas outras nesses tempos, coisa que o Ubuntu nunca fez! Não que seja ruim comprar empresas, mas quem o faz tem visão de mercado, então não creio que o Ubuntu tenha a pura intenção de ganhar como uma empresa de software tal como a Mandriva.

Devo lembrar que a Mandriva já esteve mal das pernas por não cobrar pelo suado trabalho e assim criando o seu famoso clube, no entanto, o fato é que a Mandriva é uma das distros mais restritivas com os usuários não comerciais. A Suse tem um dos maiores repositórios com completo acesso, com o conforto de ter suporte nativo a drives da NVidia, coisa que só acontece adquirindo a versão paga do Mandriva, fora que apesar do Mandriva possuir um ótimo repositório e um clube com fóruns e a acesso software especializado, tudo isso só está disponível a quem paga!

Vêm? O Ubuntu oferece BEM mais do que a Mandriva, sem custos e com todo o respeito ao usuário, pois ao contrário da Mandriva, o Ubuntu não espalha pelos cantos do sistema a palavra "Free Download Version" de modo a diferenciar a versão paga da gratuíta! Qual a necessidade disto?!

A grande verdade é que o sucesso do Ubuntu está num sistema que respeita o usuário doméstico, pois foi para isso que foi feito, seja no ponto da facilidade e usabilidade, seja no encorajamento da participação em comunidade, transparência e gratuidade da distro. As duas distros não se encontram, jogam em times diferentes e não vejo como estarem competindo em algo, e se um dia o Ubuntu tornar-se uma distro comercial, tenho certeza que isso não será mal, pois existem pessoas e pessoas no mundo trabalhando para continuar esse maravilhoso trabalho!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva Free: "A Suse tem um dos maiores repositórios com completo acesso, com o conforto de ter suporte nativo a drives da NVidia, coisa que só acontece adquirindo a versão paga do Mandriva, fora que apesar do Mandriva possuir um ótimo repositório e um clube com fóruns e a acesso software especializado, tudo isso só está disponível a quem paga!"


Me desculpe mas isso não é verdade. Qualquer usuário da versão free do Mandriva 2006 tem acesso aos seguintes repositórios sem ter que pagar nada:

main (pacotes suportados oficialmente pela distribuição)
contrib (pacotes de contribuidores)
jpackage (pacotes de programas java)
plf-free (pacotes extras, do projeto PLF, de softwares livres)
plf-nonfre (pacotes extras, do projeto PLF, de softwares não livres)


Os drivers da Nvidia estão no plf-nonfree...

Se quiser uma URL de exemplo desses repositórios acesse (note que é a URL de um ftp anônimo, sem senhas e sem ter que pagar nada)


ftp://ftp.lip6.fr/pub/linux/distributions/Mandrakelinux/official/2006.0/i586/media/
ftp://ftp.planetmirror.com/pub/plf/mandrake/free/2006.0/i586/
ftp://ftp.planetmirror.com/pub/plf/mandrake/non-free/2006.0/


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de blaine
respeito...: Não entendi, o que pode significar desrespeito para o usuário em um OS?

E realmente, qual é a intenção do Ubuntu? Até a WWF é loca por dinheiro, afinal todos os projetos dela requerem muita grana e eles sabem como ninguem como levantar para seus projetos.

Li outra vez no wiki do fundador da Canonical algo, que ao meu ver, deu a entender que tinha uma fatia boa de governo em seu país pois apresentava uma proposta sólida e clara de negócio. Algo tipo, manutenção e liberdade (Distro sempre livre e com 2 anos de manutenção, é isso mesmo?)

Obs.: Sou usuário do Ubuntu. Por que? Muito subjetivo para ser respondido ;-)
Comentário de nemesis
felicidade: "a que melhor encaixa na proposta da MS é 'Felicidade'."

No mundo de hoje, até barbeador, cigarros ou chicotes (para quem gosta) são vendidos com a idéia de se alcançar a felicidade. A proposta do Linux também me parece ser esta. Eu particularmente, sou feliz com o sistema.

"Felicidade com o que?" seria uma pergunta mais adequada. Felicidade com as excelentes opções de ferramentas de desenvolvimento livres carregadas em distribuições Linux já seria uma resposta mais pertinente no meu caso. Felicidade com a facilidade de instalar rootkits no Windows seria o caso de outrem, etc...

"Tapetão verde e um céu azul fenomenal, isso acalma as pessoas inconscientemente (paz de espírito é igual a felicidade para alguns)."

o marrom celeste do Ubuntu traz bastante paz de espírito. ;)

"Termino perguntando, qual o negócio do Linux?"

Trazer a felicidade para aqueles que se sentem ameaçados por um monopólio internacional e que prezam por um sistema mais robusto, flexível e carregado de ferramentas de desenvolvimento.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de blaine
divulgação..: "No mundo de hoje, até barbeador, cigarros ou chicotes (para quem gosta) são vendidos com a idéia de se alcançar a felicidade. A proposta do Linux também me parece ser esta. Eu particularmente, sou feliz com o sistema."

Verdade. Também estou. Agora é entender se realmente isso que todos querem e o querem. E então divulgar. Divulgar, como? Ter que montar estratégias fortes. O Firefox deu uma aula para toda a comunidade com a campanha Spread Firefox, por que paramos?

"seria uma pergunta mais adequada. Felicidade com as excelentes opções de ferramentas de desenvolvimento livres carregadas em distribuições Linux já seria uma resposta mais pertinente no meu caso. Felicidade com a facilidade de instalar rootkits no Windows seria o caso de outrem, etc..."

Como vamos dizer isso de forma que a "massa" entenda, aceite e mais importante, tomem sua parte na iniciativa? (a ação só tem resultado quando esta gera uma resposta do público focado)

"[...]meaçados por um monopólio internacional[...]" A verdade é que a grande parte da população não importa com isso enquanto ouver cracks, key-gen e afins... E, como apontado no artigo no Gnome Journal, exitem públicos específicos para se trabalhar, administradores são um, usuário mortais são outros ;-)

Já pensou como seria fácil uma migração no ministério X se os usuários pedissem?

"o marrom celeste do Ubuntu traz bastante paz de espírito. ;)"
Mundo sempre o tema, mas no final do dia volto para o padrão...estranho né :-P
Comentário de ricarab
Vc não entendeu!: O que eu quis dizer obviamente é que os repositóiros extras da Mandriva são restritos! Você mesmo já disse que a Mandriva possui um dos maiores repositórios, porém, são somente para quem participa do clube!

É claro que os repositórios principais estão a disposição dos que adquirem a versão gratuíta da distro, porém, o diferencial, que são os outros repositórios são somente para assinantes do clube, e inclusive com limite de acesso por pacote (prata, ouro etc) adquirido!

Veja que qualquer distro possui repositórios não oficiais assim como a Suse. Os repositórios OFICIAIS da Suse são totalmente livres e ainda contam com suporte a aplicativos comerciais, coisa que só seria possível adquirindo o pacote comercial da Mandriva! Quero dizer com isso que a Suse possui uma política mais aberta aos seus usuários, e nem por isso a Novell deixa de ser uma grande empresa no mercado.

Entenda que eu não critico o método e política da Mandriva, porém, você mesmo pode observar outras grandes distros e notar que não há tanta restrição.


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Manoel Pinho
Repositórios do Clube: Eu sou assinante do Mandriva Club e sei exatamente quantos e quais são os pacotes exclusivos para assinantes. Poderia até listá-los aqui. São basicamente 2 repositórios: club.commercial_x86-32_2006 e club.club_x86-32_2006 (para x86 32 bits)

O club.commercial_x86-32_2006, para resumir, incluir rpms para drivers de winmodems, drivers para Nvidia e ATI, drivers wifi e acrobat reader. Tudo isso pode ser obtido nos sites das empresas e sites livremente, talvez como .tar.gz ou instataladores (como o driver da Nvidia). A vantagem de usar o repositório é apenas economia de trabalho.

O club.club_x86-32_2006 inclui pacotes como OpenOffice 2.0 (pois na época que saiu o 2006 o OO 2.0 ainda era beta), Real Player, versões mais recentes (do que a oficial da distribuição) do Gnome e de alguns programas livres. De novo tudo isso pode ser baixado sem problemas de outros lugares.


A maioria dos pacotes do Mandriva Club que estão lá eu nem posso usar porque muitos são rpms de drivers de hardwares que não possuo. Se levar em conta que o que eles cobram pelas caixinhas ou pelo Mandriva Club lhe permite instalar o ssistema operacional em quantas máquinas você quiser, ao contrário do Windows e da maioria dos aplicativos proprietários, o custo é pequeno para qualquer empresa, mesmo que pequena, e para quem tem mais de um micro.

O Suse era até mais fechado do que o Mandriva há pouco tempo e a Novell criou o OpenSuse exatamente para populaizar a distribuição.

Aproveitando que você parece conhecer mais do que eu sobre o Suse, isso que você disse de ter livre acesso a todos os repositórios vale somente para o OpenSuse ou para todas as distribuições da Novell ( SUSE Linux Enterprise Server, Novell® Open Enterprise Server, Novell Linux Desktop, SUSE LINUX Professional - listadas em http://www.novell.com/pt-br/linux/) ?

Em tempo: encontrei isso no FAQ do OpenSuse

http://en.opensuse.org/Frequently_Asked_Questions

"What is the difference between SUSE Linux and the other Novell Linux offerings, including Enterprise Server 9, Novell Open Enterprise Server and Novell Linux Desktop?

SUSE Linux, created and maintained by the openSUSE project, is a stable, integrated Linux operating system that includes the latest open source packages for desktop productivity, multimedia, Web-hosting, networking infrastructure and application development. It contains everything you need to get started with Linux and is ideal for individuals who wish to use Linux on their personal workstations or to drive their home networks.

Novell refines and enhances SUSE Linux to create a hardened and supported suite of enterprise Linux products suitable for data center deployments, edge server deployments, business desktops, and business infrastructure deployment. "


Ou seja, a Novell também possui distribuições pagas, diferentes do OpenSuse. O OpenSuse seria então equivalente ao Mandriva Free e as outras versões também não estariam disponíveis sem custo.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de xultz
Aí é que tá. Quando você: Aí é que tá. Quando você tem um investidor com um tonel de dinheiro para derramar na empresa, é claro que isso torna a competição muito mais difícil. O problema é se o tonel tiver dinheiro suficiente para financiar a distro e desmantelar outras distros, isso é ruim para todo mundo.
Comentário de jarbelix
E a Conectiva ?: Concordo com você "doutor.zero". Hoje sou membro do Mandriva Clube e não me arrependo. O acesso ao clube valeu cada centavo.

Acho que nós "brasileiros" fomos mimados pela "Conectiva" que nos disponibilizada "todos" os pacotes nos CDs de forma gratuita.

Lembram que não precisávamos procurar por Flash, Java, NVidea, WinModem´s, etc ? Já tava tudo no conteúdo oficial dos CDs.

Na minha opinião, muitos não concordam na forma de a Mandriva disponibilizar os "power pack´s" é pura "saudade" de uma empresa genuinamente brasileira que se preocupava com o usuário brasileiro e nossas máquinas.

Tem também o lado que no Brasil muitas restrições de softwares que em muitos países são impeditivos para a inclusão de pacotes não são problemas aqui. Por ter a Mandriva uma distro "multilingue" ela precisa se atentar à todas as restrições.

Gosto do Mandriva: instalação fácil e estável.

Uma pergunta/sugestão: Porque não disponibilizar os pacotes extras (java, flash, ...) num site brasileiro? Era isso que a Conectiva fazia...

[ ]´s
Jarbas
Comentário de Manoel Pinho
pacotes extras: "Uma pergunta/sugestão: Porque não disponibilizar os pacotes extras (java, flash, ...) num site brasileiro? Era isso que a Conectiva fazia..."

Os repositórios PLF do Mandriva servem justamente para isso e pelo que eu sei são hospedados na França, onde não existem as leis ridículas como a DMCA americana e patentes de software. E todos os mirrors deles estã na Austrália, França e outros países que não têm as restrições dos EUA.

Como os EUA são um mercado importante para qualquer distribuição linux comercial, esses pacotes "proibidos" acabam não sendo distribuídos oficialmente nas distribuições mas a maioria acaba sendo oferecida em repositórios não oficiais.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de alexandre_parente
Se o Ubuntu e a Mandrake acab: Se o Ubuntu e a Mandrake acabasse hoje nao mudaria nada... nao faria falta... São distros que pouco financiam o desenvolvimento do linux,kde,gnome,Xorg, etc. Fazer rpm e ter um instalador proprio para mim nao eh contribuir, muito mais importante sao empresas como IBM, TROLLTECH e a EX-XIMIAN.

O mandrivaclub eu nem comento pagar para ter suporte via forum e email...

Quanto a modelos de negocio gosto do modelo da Suse. Jah para distro comunitarias gosto e uso o gentoo... o sistema do gentoo minimiza os custos e o trabalho por parte dos mantedores.

Acho que o debian nao acaba tao cedo, mas eh uma distro que tem um custo alto para se manter tanto de gente como de dinheiro.

Estou ligando o "Vah se fuder" no volume 11... enato nao responda esse post.
Comentário de Grobsch
Bobagem de resposta: Achei uma grande bobagem esta resposta ao CEO da Mandriva, nem merecia ser noticiada... Enviei este comentário lá:
---
“Caso você não tenha percebido, precisa de um pouco mais que uma única pessoa para criar uma boa distro GNU/Linux.”

Discordo, existem excelentes projetos individuais, e o Ubuntu só é o que é por causa do marketing graças ao dinheiro… sem recurso financeiro ninguém houve o desenvolvedor…
---

É evidente que a fama do Ubuntu se construiu em cima de recursos, ninguém pode negar, não discuto qualidade e sim o rápido crescimento da fama da distro.

E sobre o Vista, acho que ele vai impulsionar ainda mais o Linux, já que nenhum computador vai rodar este monstro.

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Filipelinux
Tantos comentários, tantas d: Tantos comentários, tantas discussões e sem chegar a lugar nenhum. Tudo bem, ficou completamente mau interpretado isso tudo e esta crítica está correndo de forma assustadora. Até onde sei a Canonical não trabalha só com o Ubuntu, também desenvolve soluções para empresas e indústrias em geral. Programam e fazem muitas coisas. Claro, ocm a distribuição dos CDs é um prejuízo, mas por outro lado este desenvolvimento rende muito a cada ano. São projetos em várias áreas de programas específicos em diversas empresas.

Particularmente não gosto dos pacotes RPMs e por este motivo não sou tão favorável às distros com este. A vantagem destas distros é o instalador muito eficiente.

Não vejo um problema nestas distros, apenas observo outro problema que é o visual. As distros do Linux se empenham em dar suporte, e muitas outras vantagens. Coisa essencial realmente, mas se esquecem que as pessoas não se preocupam com isso, e sim com a "carinha bonita" do programa. Por que programas de ótima qualidade como o GAIM não se tornam populares!? Por aparência!!! Neste ponto a M$ está muito na frente do Linux e este é indiscutível.

O projeto Muriqui, uma distro brasileira, utilizou o Debian com o instalador do Fedora. Isso pode possibilitar vantagem na instalação com o repositório imenso (21 CDs) do Debian. Ao invés de utilizar o Debian por que não usar o Komain (http://komain.sourceforge.net) que é um projeto 100% brasileiro com um script (no padrão apt do Debian) próprio!? Um instalador do estilo do Yast, com os scripts do Komain e o instalador do Fedora. Algo brasileiro com muitas opções e vantagens. Ou ao invés de usar o Yast usar o Synaptic (já que é nacional, feito pela Conectiva) e colocar uma carinha mais "bonitinha" nele, como o Kurumin está fazendo nos seus Ícones Mágicos.Pode ser também ao invés do Synaptic ser usado o PainelX (ainda crú e nacional) e melhorá-lo muitíssimo até ficar atrativo para usuários domésticos.

Agora retornandno ao assunto em questão. A Mandriva é uma empresa muito bom e de alta qualidade, no entanto não justifica prever e dizer de um terceiro como sendo ruim. Muitas empresas aparentemente não tem lucro e só crescem. Isso de deve ao fato de atuarem em um mercado aparente e em outro solidamente. No caso da Canonical é este, fazem diversos projetos para indústrias e outros parceiros, no entanto não é tão visível aos nossos olhos tal fato.

Ao meu ver o único problema do Ubuntu como distro é o repositório restrito que tem. Ele não usa o repositório Debian, usa seu próprio. Quando instalei o Ubuntu fiz uma modificação para pegar o repositório do Debian devido a esta limitação de programas. Agora ele funciona bem e tem uma boa qualidade.

Agora se existe a suspeita deste ano de ser "turbulento" para o Linux entaõ o que poderemos fazer para reverter tal fato!? Podemos melhorá-lo!? Como atingir mais os usuários domésticos? A resposta está clara, com aparência atrativa. O que se precisa e o Kurumin tentou criar (mas mesmo assim não chegou tão perto) é utilizar uma boa característica. Um exemplo: utilize o Komain e seu script, um ambiente gráfico como o ZappWM (lembra o XP), com o Synaptic mais bem elaborado visualmente (claro, rodando os scripts do Komain) e um instalador do nível do Mandriva em que resultaria!? Esta distro teria uma aparência agradável aos usuários domésticos, a vantagem de baixar com facilidade os programas desejados, com a "sinopse" e tudo e ainda uma instalação muito mais simples do que a do XP (como a do Mandriva). Será que isso seria suficiente para conquistar o Brasil com SL/CA? Faça ainda melhor, pegue o GAIM por sua versatilidade e deixe sua cara mais parecida com o MSN Messenger. Mude e crie um projeto paralelo aonde será mais atrativo. Quem em casa não usa o famoso MSN? Fora quando não usa o Gtalk, Yahoo e outros. Com isso teríamos um produto brasileiro e ainda por cima atrairia usuários domésticos sem deixá-los perdidos.

Devemos pensar da seguinte forma:

Como o usuário doméstico pensa?
O que o usuário doméstico espera de um programa?
O que o atrái ao escolher um programa?
Como o programador vai conseguir atingir as espectativas deste usuário?




Filipe Novaes

técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de nemesis
o que vc vai fazer?: "Como o usuário doméstico pensa?
O que o usuário doméstico espera de um programa?
O que o atrai ao escolher um programa?
Como o programador vai conseguir atingir as espectativas deste usuário?"

ok, o que vc vai fazer quando obtiver essas respostas? vc certamente pode sugerir aos desenvolvedores pagos da RedHat, Novell, IBM e outras que sigam certas regras para "agradar" ao usuário comum, se é que elas já não se comprometem e não fizeram estudos de viabilidade e usabilidade sob tais aspectos...

mas o problema é: suas sugestões ou críticas ou imposições podem ser completamente ignoradas por uma grande massa de programadores anônimos que contribuem patches para projetos de software livre. Ele não está muito interessado em atender ao usuário comum -- ou ordinário -- apenas em fazer o software rodar de forma adequada...

então, o que vc faria a esse respeito?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de henrique paiva
+1: Concordo plenamente no que diz respeito a versao Premium do mandriva.

Eu particularmente uso mandriva em diversos servidores e estou testando o ubuntu. Ambos são realmente muito bons. E definitivamente o Mandriva é uma distribuição de software livre e mostra um modelo de negócio que realmente funciona. Ao contrário do ubuntu que recebe muito dinheiro (doado) de seu proprietário. É com certeza uma excelente distribuição e isso o CEO da mandriva não questionou. A questão é que todo o mercado proprietário quer provar que o modelo de negócio de software livre não funciona, e o ubuntu não ajuda em nada para provar o contrário.
Comentário de henriquepaiva
numero de pacotes?: "A Suse tem um dos maiores repositórios com completo acesso, com o conforto de ter suporte nativo a drives da NVidia, coisa que só acontece adquirindo a versão paga do Mandriva, fora que apesar do Mandriva possuir um ótimo repositório e um clube com fóruns e a acesso software especializado, tudo isso só está disponível a quem paga!"


Bom até onde eu sei o mandriva tem cerca de 30.000 pacotes disponiveis livremente para qualquer usuario e mais ou menos uns 50.000 para membros. Eu não lembro de ter visto uma distro com tantos pacotes assim, mas na versao gratuita.
Comentário de Lauro César
Posso responder por mim...: Sou um usuário satisfeito do Ubuntu!

Quando instalei o Ubuntu pela primeira vez, eu usava Suse 9.2 que veio em uma Linux Magazine, que comprei principalmente por causa do CD. Desde então não "consigo" usar outra distribuição, tal foi minha identifição com a mesma. Seja pela facilidade de uso, seja pelo ambiente limpo do Gnome 2.10, 2.12, pela filosofia: "Ubuntu will always be free of charge, and there is no extra fee for the 'enterprise edition', we make our very best work available to everyone on the same Free terms.", ou pela facilidade de se obter respostas as minhas dúvidas em relação ao sistema, seja pelo sistema robusto baseado no Debian,são várias qualidades enfim que me fazem ser um feliz usuário desta Distro. O marketing, no meu caso, e acredito,no caso de muitos usuários de Linux não é o fator principal na sua popularização, afinal de contas ela parece ter se tonado bastante popular entre pessoas com bons conhecimentos em Linux.

PS.: Minha 1ª Distro foi o Kurumin, que não cheguei a instalar, a 2ª foi o Mandrake 10.0 Comunity, 3ª Suse 9.2. Vejo qualidades em todas elas, inclusive já instalei também o Open Suse 10, mas atualmente pelo conjunto de qualidades que citei acima, fico com o Ubuntu 5.10!


==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de LION
Na minha opinião é que conc: Na minha opinião é que concientemente os usuários GNU/Linux querem a popularização mas inconcientemente se quer que as coisas fiquem restritas a quem entende ou "pseudo-entende" de informática... a verdade é que sempre há criticas a quem facilita a vida do usuário... apaixonados por informática, como nós, não gosta de ver um micro no mesmo patamar de uma batedeira, uma geladeira ou televisão... mas a verdade é que pro usuário "USUÁRIO" o micro é isso... mais um utensílio... nós é que pomos paixão... é nisso que a Microsoft conquista o usuário... ela faz o usuário sentir que aquilo (o micro) é somente mais um utensílio a ser usado e não algo que requer ajuda ou ensino...
Não gosto disso, mas o micro foi feito pra ser usado por quem não entende NADA de micro, e sinceramente me irrita as vezes mas tenho que conviver com isso... hehehehehe
A gente vê o micro como um carro que necessita habilitação para guiar mas por mais q não goste sei que é uma visão errada... micro é pra facilitar e não complicar... quando nós modificarmos isso e transformarmos o GNU/Linux no "acesso" ao uso do utensílio ele terá mais mercado... do jeito que está será coisa de entusiastas (que muitos querem q as coisas fiquem como estão) e servidores...
Comentário de nemesis
então, o que vc faria a esse: então, o que vc faria a esse respeito?

"micro é pra facilitar e não complicar"

vamos dar então carteiras de habilitação para todo mundo, inclusive crianças e mentecaptos e vamos ver o que acontece no trânsito...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de rafaelkafka
Exigências de Hardware do Vista o farão nascer morto!: No Brasil, nem se fala, sistema que só roda com placa de vídeo off e 1 giga de memória vai passar longe daqui.Isso sem contar que não há nada original.Quanto ao Mac-Intel é para poucos e rodará GNU/Linux.
Comentário de Megabyte_SP
Tão cedo: Eu que me considero um novato em Linux apesar de conhece-lo há muito tempo e é só agora que estou começando a usar, pelo fato de que agora está mais fácil de instalar e usar, estando bem adaptado no idioma em portugues; os comandos são ainda em inglês muitos deles mas já existe um fácil manuseio inclusive adaptado ao idioma portugues - brasileiro. Além do Windows, existem acho que 7 plataformas que procuram se adaptar ao windows. E com certeza o Linux é algo irreverente fazendo-me a acreditar que a Microsoft é quem está procurando se adaptar.

Atualmente a Microsoft tem o poder de ao lançar uma nova versão, reunir os principais produtores de componentes para fazer uma adaptação quanto ao seu produto. Felizmente também estes produtores não podem descartar o avanço considerável que o Linux atingiu, sendo de certa forma obrigados a desenvolverem drives para não perderem uma parte considerável de sua clientela.

Hoje um software para ser bom é necessário que ele possa ler e salvar em várias extensões, o monopolio de extensões únicas o torna praticamente inviável de uso.Me refiro também à clientes vão estar enviando documentos que só abrem no Office Vista ou coisa parecida.

O Windows é um programa de fácil manuseio que tem o seu ládo prático de só clicar e começar e uma parte mais complexa para uso expert que envolve configurações redes e uso comercial, mas para mim, usa o quem nnão tem capacidade de usar outro tipo de programa (independente do Linux), de repente é preferível parar de R$800,00 a R$1.000,00 para se ter comodidade, mais R$2.000,00 em um Office que abre documentos únicos; para mim isso é jogar dinheiro fora em um país que o salário é de R$300,00 para um pai de família.

Acredito que a migração para o LINUX acontece de forma magnifica. Extremamenta recomendável para situações emergenciais, já que existem distribuições que o sistema carrega diretamente de um CD, permitindo salvar aqueles arquivos essenciais quando o Windows simplesmente trava. Além disso, é estável, possui uma interface agradável e uma variedade de programas gratuitos (que muitas vezes são melhores e têm disponível a versão para Windows, mas ninguém conhece). Para quem nunca usou o Linux, certamente esta é uma das melhores opções para conhecê-lo sem receios e sem dificuldades.

A Microsoft está bloqueando todas as chaves do Windows XP. Caso precise instalar novamente o programa terá que ativar o produto via telefone. Isso já ocorreu comigo. Aí, meu chapa, quem não tiver software original e bem pago, por sinal, ficará na mão. Pague caro e tenha insegurança pela vida toda com vírus, trojans e spywares, seu quiser continuar com o WINDOWS.Hoje é muito fácil de instalar e configurar. É SEGURO, tem todos os programas de que um usuário comum necessita. Navegadores, programas de email, ICQ/MSN, SKYPE, OPEN OFFICE, P2P e MUIIIIIIIIIIIITO MAIS, em algumas distribuições já vem tudo já instalado, dá pra acreditar? E MAIS: reconhece todo o seu hardware automaticamente. É À PROVA DE VÍRUS E VEM COM DOIS FIREWALLS EMBUTIDOS. Trabalha super bem com SPEEDY, VIRTUA, AJATO, NEOVIA, etc. Dá pra compartilhar a conexão numa boa, inclusive com micros rodando WINDOWS. DÁ pra instalar na mesma máquina com o pobre WINDOWS. Se quiser, pode usufruir de tudo isso sem precisar instalar, apenas rodando do CD. Tem programas de edição de vídeo e imagem, de editoração, jogos, emuladores, todos de excelente qualidade. Pra terminar, ele roda scanner, placa de captura de tv, reconhece sua PEN DRIVE automaticamente e ainda enxerga sua partição WINDOWS, inclusive vc pode alterar arquivos windows em muitos casos no próprio LINUX.

Abraços
Comentário de LION
Alguém que não sabe dirigir: Alguém que não sabe dirigir pode matar alguém ou se matar...
Alguém que não saiba mexer no micro pode no máximo destruir o SO.


Qual a diferença??? Percebe?

Você cursou aonde pra mexer na sua Televisão ou geladeira?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004