Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Livro em português sobre a linguagem Ruby

Livro de Ruby Ivan Mecenas acaba de lançar pela editora Altabooks o primeiro livro de Ruby em língua portuguesa intitulado 'Ruby: Investigando a Linguagem' ” A nota foi enviada por Fabrício (fsoaresΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Mais respeito pelo (futuro)consumidor seria bom!: Fui lá todo feliz baixar o pdf com a "canjinha" do livro, coisa rara pela terra brasilis. Com muita paciência esperei o download, velocidade de conexão pelo KPPP é 37333 bps indo de até uns 2.1 KB/s para download, para começar a ler. São 14 páginas de explicação do que é o livro, sumário, dedicatória, história do Ruby e ficha ISBN mas "canjinha" do livro que é bom, nada!

Profundo mau gosto!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Pior ainda: Dar "canja" não é uma coisa obrigatória embora seria muito mais simpático. O pior mesmo é fazer um livro de Ruby e abordar exclusivamente Windows !! Veja o capítulo 12 (e último) sobre "Interação com o Windows". O restante dos capítulos são sobre os aspectos da linguagem em si e muita coisa está na documentação do Ruby.

Na página XIV, as instruções são para descompactar os exemplos do livro em C:\ ...

Isso me lembra um livro em português sobre o Firebase que abordava somente o seu uso no windows. Embora o windows ainda seja a plataforma dominante, a maioria de seus usuários raramente se aventura em linguagens, ferramentas de desenvolvimento e bancos de dados não-Microsoft ou que não são feitos pelas empresas de software tradicionais. Fiz uma crítica ao autor e ele prometeu incluir conteúdo para linux numa próxima edição.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de nemesis
entendeu errado!: "Fiz uma crítica ao autor e ele prometeu incluir conteúdo para linux numa próxima edição."

Parece que ele entendeu errado. Com Ruby, Perl, Python, Java e outras tecnologias multi-plataforma, é possível e louvável criar código completamente independente da plataforma subjacente e acho que isso deveria ser motivado.

No entanto, é claro que não há razão para não se fazer uso de recursos específicos deste ou daquele sistema se o que vc pretende só é obtido daquela maneira. Afinal, linguagens de script foram criadas exatamente para servir de "cola" para componentes de software nativos da plataforma. Só depois tais componentes foram abstraídos na forma de bibliotecas para as mesmas e repositórios imensos como a CPAN...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004