Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Oracle Applications: Os Benefícios dos Princípios Fusion da Oracle"

Este artigo normalmente não encontraria seu caminho até a capa do BR-Linux, mas à luz das recentes movimentações da Oracle em direção a aquisições de empresas que produzem código aberto, acredito que pode ser do interesse de mais leitores conhecer a linha de produtos da companhia para entender melhor a situação.

Fusion é o nome genérico, utilizado pela Oracle, para definir os seus novos pacotes de middleware, arquitetura e produtos ERP. Principalmente após as suas recentes aquisições, como a Peoplesoft, essa iniciativa era necessária, pois permitirá incorporar o melhor de cada lado. Por exemplo, a Peoplesoft é famosa pela excelência em produtos relacionados ao gerenciamento de recursos humanos, o Oracle E-Business Suíte (Oracle Applications/Oracle Financials) é muito bom para a área de finanças, e, ainda com aquisição pendente de aprovação, a Siebel é uma das melhores soluções para CRM (Customer Relationship Management). O middleware e a arquitetura estão prontos para uso, e o Fusion ERP (Oracle’s Projet Fusion) deve estar no mercado em 2008. Em minha opinião, a Oracle planeja possuir um excelente conjunto de produtos, ferramentas e middleware. A idéia ao redor do Fusion é “grande”. Ela envolve aplicações de negócio assim como uma grande evolução tecnológica que farão uma diferença para os clientes da Oracle. Se o chamado efeito Fusion acontecer, a Oracle terá uma vantagem competitiva real sobre os concorrentes. É claro, ainda há um longo caminho pela frente, o mercado deve reagir e os primeiros passos são muito importantes; esse pequeno artigo trata exatamente sobre esse momento. A estratégia Fusion está baseada sobre alguns princípios técnicos, tais como: • Utilização de Web Services (SOA – Service Oriented Architecture); • Padrões de mercado – como J2EE; • Processos de negócio para modelar os softwares da empresa utilizando BPEL; • Ferramentas de BI (Business Inteligence) integradas com as transações de negócio; • “Grid Computing” para diminuir os custos e aumentar a segurança e; • Facilidade de gerenciamento para diminuir o TCO (Total Cost of Ownership).

Será extremamente interessante ver um software, do porte do Fusion Applications, usando essas tecnologias. As empresas se beneficiarão da facilidade de modularidade para os seus processos de negócio; essa é uma antiga promessa, desde que orientação a objetos está no mercado. J2EE é um padrão completamente estabelecido, dessa maneira as customizações serão facilitadas e sem a utilização de linguagens proprietárias. O uso de SOA, largamente utilizado pelo futuro ERP, permitirá facilidade de integração, uma das atividades mais caras atualmente. Riccardo Lanzuolo, Alba Spectrum Technology ( http://www.albaspectrum.com +55-11-3444-4949 help@albaspectrum.com ) ”
A nota foi enviada por Riccardo Lanzuolo (helpΘalbaspectrum·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
sopa de letrinhas: "Fusion... SOA... J2EE... BPEL... BI... TCO..."

bando de BS ( BullShit )...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Sim ehhehe : Sim ehhehe

Em todos os meus anos de informática o que mais vejo são sopas de letrinhas sendo vomitadas por todos os cantos como se fossem a salvação da lavoura. No fim, ninguém usa porra nenhuma e ficamos no feijão com arroz de sempre.

Mas acho que é +/- como esses desfiles de moda. Coisas estravagantes, loucuras, putaria total, mas o objetivo é apenas chamar a atenção e mostrar uma, hummm.. "tendência". As roupas que serão vendidas efetivamente são "n" vezes mais modestas do que é apresentado nos desfiles.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de puelocesar
Hei! Minha empresa ganha dinh: Hei! Minha empresa ganha dinheiro com essa sopa de letrinhas

Tudo bem, pode até ser irritante, mas muitas letrinhas são bem lucrativas e bem importantes

E nem vem com essas de sempre ficar com o mesmo arroz e feijão, não estou aprendendo coisas novas na faculdade para no final usar o mesmo de sempre.

Muitos podem até continuar usando Dephi para tudo, mas empresas sérias de verdade se preocupam em buscar e usar tecnologias novas

---------------------------------------------------------------------

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
seriedade: "não estou aprendendo coisas novas na faculdade para no final usar o mesmo de sempre."

o que exatamente vc está aprendendo de novo na faculdade? eu pensei que Universidades, na área de Ciência da Computação, ensinassem algortimos, estruturas de dados, computabilidade, lógica e autômatos e gramáticas, enfim, a base. Que não é nada de novo e tem sido a mesma coisa desde que os pioneiros nos anos 50, 60 e 70 nos legaram...

Talvez o problema da sopa de letrinhas seja que para se vender algo como sendo novo tenha que se dar novos nomes, é uma questão de marketing. Por exemplo: subrotinas -> funções -> procedimentos -> métodos. Nossa própria área já teve muitos nomes e siglas associadas, como "Processamento de Dados", "Informática" e hoje o abominável e pomposo "Tecnologia da Informação"...

pouco há de realmente novo nessa área e o que há está bem longe do uso cotidiano na indústria...

"Muitos podem até continuar usando Dephi para tudo, mas empresas sérias de verdade se preocupam em buscar e usar tecnologias novas"

quais tecnologias "novas" são essas que empresas "sérias de verdade" estão usando? pq eu me lembro de ter trabalhado em uma empresa "sérias de verdade" que criava sistemas para uma grande empresa pública nacional com ASP...

"We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it."

hehe, belo sig...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de sri_canesh
Por exemplo: subrotinas -> fu: Por exemplo: subrotinas -> funções -> procedimentos -> métodos.

Sem contar que "usar uma função" agora virou "consumir uma função".

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de sri_canesh
Cara, : Cara,

No fim é tudo a mesma m***. O pessoal apenas muda o nome para enrolar os diretores de informática (ops! CIOs) toscos e os presidentes de empresa(ops! CEOs) mas toscos ainda e arrancar mais dinheiro.

"BI": a maioria das ferramentas de BI que vejo por aí nada mais são do que o bom e velho "Gerador de Relatórios", um pouco anabolizado, é claro

"TCO": antigamente se chamava "custo X benefício"

Não sei qual o teu conceito de seriedade, mas conheço muita empresa séria e grande que ainda ganha a maior parte do cacau com Delphi (RM Sistemas é um exemplo). Não que eu seja fã do Delphi nem contra evolução, até pq sou da turma do .Net (ou, como o pessoal daqui gosta de chamar, "macaquinho da Microsoft"). Apenas não gosto de enrolação.

Cássio R. Es_kelsen
Comentário de nemesis
eu preferia quando era "chama: eu preferia quando era "chamar uma função" ou "aplicar uma função aos seus argumentos", embora só tenha visto o último em programação funcional... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de puelocesar
na faculdade não se aprende: na faculdade não se aprende só que tem na grade curricular, ou nunca ouviu falar em projeto de pesquisa? Existem várias tecnologias interessantes que entrei em contato somente porque estava na faculdade, como web services, web semântica, e etc

Com relação ao Delphi, acredito que trabalhar com C++ é muito mais sério que trablhar com aquela "coisa" de pascal ++ OO na Gambiarra + a incrível RAD que "ninguém" vive sem

A propósito, me expressei mal em uma coisa.. não existem empresas sérias de verdade por aí... só de lembrar que só 2 empresas no Brasil tem CMM nível 5 e só uns 2% te todas as empresas tem algum nível CMM maior ou igual a 2 já explica como são as empresas por aqui

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Ah, eu não to falando dessas: Ah, eu não to falando dessas letrinhas não.. essas aí são daquelas sopas que passam na propaganda em horário nobre

No fim elas não servem para nada mesmo.

Estava me referindo às letrinhas menos famosas, como AFV e MES, coisas que dão produtividade para nossos clientes e pagam meu salário.

A propósito, citaram aí em cima J2EE e SOA, duas tecnologias bem interessantes, não são letrinhas tão ruins assim.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de nemesis
por fora: "Existem várias tecnologias interessantes que entrei em contato somente porque estava na faculdade, como web services, web semântica"

"somente porque estava na faculdade"??!!

essas tecnologias existem em especificações abertas a qualquer um que queira estudá-las:
http://www.w3.org

apesar de o link estar aparentemente fora no momento ou com problemas na tag link que deveria ter sido fechada mas o idiota que editou a página não se deu ao trabalho, o fato é que o WorldWideWeb Consortium é a entidade internacional que define padrões web de acordo com as necessidades de vários players da indústria.

Não é preciso estar na faculdade para aprender web services ou "web semântica". Nem é bom que cursos Universitários ensinem o que essencialmente pode ser definido como comunicação entre processos via http ou análise semântica, pois tais tópicos já são ensinados de forma genérica.

"Com relação ao Delphi, acredito que trabalhar com C++ é muito mais sério que trablhar com aquela 'coisa' de pascal ++ OO na Gambiarra + a incrível RAD que 'ninguém' vive sem"

parece que vc é dos meus, para quem vim é suficiente. Infelizmente, no mundo real, tendo que se comunicar com sistemas de legado, plataformas específicas, cumprir prazos para cliente esquizofrênicos e em geral se interrelacionar bem com eventuais colegas programadores menos capacitados, vc vai precisar usar a mesma ferramenta e linguagem comum que todos usam.

E, pelo menos no Brasil, é mais fácil vc arranjar trabalho com Delphi, VB ou Java do que com C++. De qualquer maneira, um bom programador é como um bom escritor: pode escrever bem em qualquer linguagem, mesmo klingon ou na lingua de Mordor... ;)

"não existem empresas sérias de verdade por aí..."

sério?

"só 2 empresas no Brasil tem CMM nível 5 e só uns 2% te todas as empresas tem algum nível CMM maior ou igual a 2 já explica como são as empresas por aqui"

hmm. Sabe o que acho. Que ter um "CMM" alto é algo comparável a ser um grande enxadrista: ser bom em xadrez não é sinal de inteligência, apenas de que vc conhece muito bem as regras do xadrez, conhece muitos movimentos padrão e consegue prever vários movimentos, por experiência. O sujeito pode ser um excelente enxadrista, ou um computador humano, e ser um completo boçal em todo o resto.

Um "atestado" de CMM é como dizer: "Parabéns, vc se preparou bem para nosso processo. Aqui está sua medalha. Agora passe para cá a grana."

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
bla: "J2EE e SOA, duas tecnologias bem interessantes"

bem deprimente e "enterprise". gerentes adoram sopa de letrinhas, ainda mais com um pouco de java e uma pitada de xml...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004