Este artigo normalmente não encontraria seu caminho até a capa do BR-Linux, mas à luz das recentes movimentações da Oracle em direção a aquisições de empresas que produzem código aberto, acredito que pode ser do interesse de mais leitores conhecer a linha de produtos da companhia para entender melhor a situação.
“
Fusion é o nome genérico, utilizado pela Oracle, para definir os seus novos pacotes de middleware, arquitetura e produtos ERP. Principalmente após as suas recentes aquisições, como a Peoplesoft, essa iniciativa era necessária, pois permitirá incorporar o melhor de cada lado. Por exemplo, a Peoplesoft é famosa pela excelência em produtos relacionados ao gerenciamento de recursos humanos, o Oracle E-Business Suíte (Oracle Applications/Oracle Financials) é muito bom para a área de finanças, e, ainda com aquisição pendente de aprovação, a Siebel é uma das melhores soluções para CRM (Customer Relationship Management). O middleware e a arquitetura estão prontos para uso, e o Fusion ERP (Oracles Projet Fusion) deve estar no mercado em 2008. Em minha opinião, a Oracle planeja possuir um excelente conjunto de produtos, ferramentas e middleware. A idéia ao redor do Fusion é grande. Ela envolve aplicações de negócio assim como uma grande evolução tecnológica que farão uma diferença para os clientes da Oracle. Se o chamado efeito Fusion acontecer, a Oracle terá uma vantagem competitiva real sobre os concorrentes. É claro, ainda há um longo caminho pela frente, o mercado deve reagir e os primeiros passos são muito importantes; esse pequeno artigo trata exatamente sobre esse momento. A estratégia Fusion está baseada sobre alguns princípios técnicos, tais como: Utilização de Web Services (SOA Service Oriented Architecture); Padrões de mercado como J2EE; Processos de negócio para modelar os softwares da empresa utilizando BPEL; Ferramentas de BI (Business Inteligence) integradas com as transações de negócio; Grid Computing para diminuir os custos e aumentar a segurança e; Facilidade de gerenciamento para diminuir o TCO (Total Cost of Ownership).
Será extremamente interessante ver um software, do porte do Fusion Applications, usando essas tecnologias. As empresas se beneficiarão da facilidade de modularidade para os seus processos de negócio; essa é uma antiga promessa, desde que orientação a objetos está no mercado. J2EE é um padrão completamente estabelecido, dessa maneira as customizações serão facilitadas e sem a utilização de linguagens proprietárias. O uso de SOA, largamente utilizado pelo futuro ERP, permitirá facilidade de integração, uma das atividades mais caras atualmente. Riccardo Lanzuolo, Alba Spectrum Technology ( http://www.albaspectrum.com +55-11-3444-4949 help@albaspectrum.com ) ” A nota foi enviada por Riccardo Lanzuolo (helpΘalbaspectrum·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
bando de BS ( BullShit )...
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")