Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Resposta da Freedows a recentes crí­ticas

A Freedows publicou no seu site oficial resposta a crí­ticas publicadas no Jornal Valor Econômico.” A nota foi enviada por Alexandre Cavedon (alexandre·cavedonΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

As matérias do Valor Econômico sobre este assunto foram mencionadas no BR-Linux em diversas ocasiões. A resposta da Freedows nega ter descumprido seu contrato com a Cobra por não ter lançado uma versão totalmente livre do sistema Freedows, e em resposta à afirmação do Valor Econômico de que a parceria com a Cobra havia ruído, afirma: "Tendo em vista o reposicionamento estratégico da Cobra Tecnologia S.A. desde o segundo semestre de 2005, as partes estão rediscutindo as condições para continuidade da relação comercial. Tais discussões tiveram início no último ano e serão concluídas e divulgadas nas próximas semanas, garantindo a continuidade dos produtos e o atendimento aos seus usuários." Para completar, a Freedows afirma considerar a questão da disputa pelo domínio abrasol.org.br como algo resolvido em meados de 2005, com o redirecionamento para o site da Ass. Bras. de Software Livre.

Já a resposta do Banco do Brasil, assinada por seu vice-presidente José Luiz de Cerqueira, não nega a afirmação de seu próprio autor reproduzida na matéria do Valor Econômico, sobre não existir nenhuma cópia do Freedows no Banco do Brasil, mas procura explicá-la informando que "os seus aplicativos de agencias processam de forma nativa no ambiente Linux e em ambientes mainframes ( o nosso ambiente legado dos aplicativos das agencias era OS-2 e não Windows). Em face desta característica, o Banco não necessita das amplas funcionalidades que o Freedows possui e que são muito úteis para as empresas que possuem grandes legados em ambiente Microsoft." Ele nega o rompimento de contrato de aquisição do Freedows, porque este contrato nunca teria estado em questão, afirma que "o BB é um dos maiores cases de sucesso de utilização de software livre da América Latina" e que "o BB tem a liberdade de escolher os pacotes e produtos que melhor se adequem e se compatibilizem com os seus problemas e necessidades, o que não caracteriza um demérito ou um fracasso para a solução Freedows".

Leia a íntegra dos 2 comunicados no site oficial.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caderichard@stallman.com
Leia aqui também: http://www.baguete.com.br/noticia.php?id=7998

Essa notícia dará tanta repercursão como deu a notícia negativa sobre o Freedows?

Será que haverá debate agora pela ordem e pela moral das notícias plantadas insanamente por delinguentes juvenis ??

falow!
Comentário de Chupaaaaaaaaaa
Chupaaa:
Sai falando sem conhecimento de causa e agora: CHUPAAAAAAAA !!!
Comentário de link_completo
Link completo: Amigos,

Segue o link para quem esta com o browser setado como en_us como lingua padrão.

http://www.freedows.com/index.php?Lang=pt-br&page=news.php&view=11400978337554
Comentário de Franco Laudo
Valor e os que pegaram carona julgaram sem ter provas...: Depois de ler o outro lado da questão, primário no jornalismo, vi que o Valor Econômico assim como outros veículos que pegaram carona com este julgaram e condenaram os "acusados" sem estar munidos de provas.
E agora será que os "acusados" terão a retratação que merecem? Pois é, jornalismo sem responsabilidade dá nisso! Fala se o que bem quer e ninguém assume a responsabilidade sobre o erro cometido.
Um abraço,
Franco Laudo.
ps. chequem muito bem antes as matérias antes de sair postando qualquer coisa.

Comentário de Toskinha
Eu só queria mesmo saber uma coisa...: Quem já comprou, independente se gostou ou não, quem já chegou perto, quem já ouviu falar... alguem alguma vez viu o código junto? viu um cd, um link com os fontes?
Uma vez eu vi este Freedows, a unica coisa que eu vi de diferente era o nome dos aplicativos. O OpenOffice era o Freedows Office. O XMMS era o Freedows Media Player. E por aí vai.
A única coisa que eu queria saber mesmo, que até hoje só ouvi como lenda, é se em algum lugar disponibilizaram o código. O resto é bla bla bla.
Depois o povo acha ruim o bordão "talk is cheap, show me the code"...
Comentário de Faro Fino
Curioso...: Curioso.

Acho que minha teoria postada na notícia antiga está mesmo correta. Na hora de torcer contra todo mundo aparece. Depois que se viu que se comete um erro, cadê os comentários? Silêncio... Sapo deve ser amargo mesmo... Desculpem pessoal, a trollisse, mas não resisti...

Abraços a todos.
Comentário de rafaelkafka
As pessoas tem mais o que fazer...: As pessoas tem mais o que fazer do que repetir o que se criticou dessa distro.

Da cópia da interface, passando pelo nome, também por renomear aplicativos livres sem acrescentar nada, pela atitude lamentável de não abrir o código usando desculpas, etc

Quando o Brasil tiver uma distro comercial original e minimamente decente ela será reconhecida.Até lá os forkeadores de plantão vão ouvir e muito!
Comentário de eitch
Achar ruim do bordão?: Que que é isso! Eu AMO essa frase, tanto que uso em minhas assinaturas de e-mails e em todo canto!

Talk is cheap, show me the code!

Mais que uma frase, uma filosofia de vida contra engravatados que só querem se aproveitar ;)
Comentário de Bruno Gonçalves
E?: No que eles já contribuiram com o mundo do software livre?

Maquearam os programas mudando de nome e um pouco da aparência e estão vendendo.

Pra mim a resposta deles não mudou nada.


--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de alan
O código fonte não precisa: O código fonte não precisa estar disponível na web, pois a empresa só tem obrigação de entregar o código ao cliente, caso este solicite.

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de bebeto_maya
Infelizmente Freedows é mal necessário: _Concordo, em termos, com o Bruno, autor do BigLinux...Mutilar um Linux para torná-lo mais digerível a usuários do Windows me parece ser anti-estético e estúpido.Mas...

_Lido com usuários e ténicos estúpidos, e admito que essas pessoas(os técnicos) são estúpidas mesmo: Não conseguem trocar um browser, usar uma suíte Office Alternativa, ou mesmo usar o termo S.O no lugar de Windows...Não conseguem salvar em RTF, no luga do DOC, não sabem configurar uma rede Unix, ou usar um live-cd para resolução de problemas no próprio Windows...Nesse mundo de autistas, só há uma solução: Despejar essa cópia imperfeita do Windows no mercado...

_O usuário não vai querer saber de outra coisa. Informática é a única área do conhecimento humano onde se admite que não precisa-se de conhecimento para usar...POr mais contraditório que seja.É tão estúpido como falar um outro idioma sem querer perder tempo para aprender, mas essa é a justificativa dos que dizem que o computador só serve para servir.
Comentário de CWagner
Assino embaixo, Bebeto. : Assino embaixo, Bebeto.

Falou pouco, mas falou bonito(?!?!?!?!).

Talvez seja isso mesmo que esteja faltando, coragem em admitir que estão querendo mutilar o Linux para que ele encaixe nas pequenas cabeças quadradas da grande maioria dos pseudo usuários/técnicos.

Mas com certeza vai chegar alguém e dizer que são esses usuários que pagam o salário deles, ou coisa parecida.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Curioso
Sua disto...: Bruno vc desenvolveu uma distro que eu nunca ouvi falar.
O que faltou para vc conseguir ter um investimento ??? será que a sua distro esta aderente ao mercado, ou é só mais uma distro de fundo de quintal como milhares de distros mundo a fora ???

Você acha que se o Freedows não tivesse suas grandes qualidades vc acha que eles teriam investido e ela estaria no mercado a 2 anos crescendo 40% ao ano.

Quantas desenvolvedores vc emprega?? Quantas familias "dos colaboradoes" sua distro sustenta, com a venda de produtos ??

Realmente eu estou curioso para saber se estas "pequenas" distros livres "prestam" para alguma coisa,como gerar empregos e pagar os impostos.... não vejo outro função para vcs a não ser criticar as distros com destaque no mercado coorporativo, a primeira de todas foi a Red Hat quando lançou o Enterprise...

Fazer o q são as coisas da vida.
Comentário de rafaelkafka
O BIGLINUX implementou o Desktop 3D no KDE e no GNOME: O BIGLINUX implementou o Desktop 3D no KDE e no GNOME.

Foi a primeira distro do mundo a conseguir isso plenamente o que foi reconhecido e registrado pela Distrowatch.

Essa e várias outras inovações originais, não é a toa que na Distrowatch há apenas referências elogiosas.

Bruno tem caráter, coisa que falta aos forkeadores e muito!

Faz uma distro que implementa funcionalidades originais ao invés de apenas renomear programas, por numa caixa e sair vendendo pros leigos da vida, inclusive os que supostamente seriam profissionais de TI.

Se algum dia o BIGLINUX tiver uma versão comercial será por implementar algo ORIGINAL!Sabem porque, porque Bruno Gonçalves é um programador honrado!Tem caráter, coisa tão rara hoje em dia!
Comentário de rafaelkafka
Aliás nunca vi o Freedows no top 100 da Distrowatch, porque ser: Aliás nunca vi o Freedows no top 100 da Distrowatch, porque será?

Porque nunca foi publicado nada fazendo um elogio nem que mísero?

Vocês nunca terão o respeito de ninguém da comunidade e sem a comunidade não são nada!

Vocês são uma fraude, um estelionato puro e simples.
Comentário de Betao
E qual o problema? Será que: E qual o problema? Será que a cabecinha estúpida de vocês não pode ver QUE EXISTE PUBLICO PRA ISSO??? Fiquem com seus Slackware, Debian e OPEN BSDs, mas deixem o povo trabalhar, fornecer o que ALGUM USUARIO deseja e ganhar o seu dinheiro!!!

Liberdade é isso. É direito de escolha.
Comentário de Bruno Gonçalves
:): Respondendo ao "Curioso", tento inovar em algumas coisas, estou atualmente terminando uma nova versão do Big Linux e logo após o lançamento vou começar a contribuir com o Ubuntu, agora também estou me empenhando no site www.programaslinux.com.br que por sinal foi mal recebido aqui no br-linux.org, mas creio que pq não viram qual é a idéia do site, não é um site de downloads e sim um catalogo de programas, basta ver como funciona o site que é fácil entender.

Não cobro por nada que fiz, até pq eu acho que não fiz grande coisa, não tenho intenção de ter uma distribuição comercial, ao menos por enquanto, apesar de já ter tido oportunidade, porém do que adianta começar mais uma “distribuição comercial” cobrando por algo que quem menos se esforçou foi você e quem fez o serviço de verdade deixou ele livre, agora você faz uma mudança no visual, diz que você fez e tenta obter lucro com algo que existe melhor gratuitamente?

Se for pra fazer assim, não é melhor apenas fazer uma empresa de suporte a Linux e trabalhar com distribuições de verdade como Debian, Red Hat/Fedora, Ubuntu...

Em todo o mundo ganhar dinheiro fácil é algo muito procurado, mas ao menos aqui no Brasil parece que isso acontece com mais frequência, uma empresa vê que pode se dar bem com Software Livre, entra na área, faz um serviço qualquer e ainda quer ser respeitada, respeito a Red Hat, Suse, Mandriva, já respeitava a Conectiva pois contribuía com o mundo livre.

A www.techisa.srv.br é uma empresa nacional que trabalha com Software Livre e tem todo o meu respeito também, não importa se você quer obter lucros, o fato é se é uma empresa que trabalha com software livre ou um sangue suga.

Mas afinal se eles não infringiram a lei está tudo bem, apenas não gosto do produto deles e acho o comportamento eticamente inadequado e uso da minha liberdade para expressar isso.



--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de CWagner
Quer dizer que a minha cabeci: Quer dizer que a minha cabecinha é estúpida e a de quem não quer aprender informática para usar computador não é?

E eu não critico quem FAZ uma distro fácil, eu critico a necessidade de fazer isso, moldando algo que tem uma identidade, uma maneira de ser e fazer as coisas, para encaixar na burrice de pessoas que não têm a mínima vontade de saber o que é um arquivo de aúdio, mas deseja ouvir emepêtrês, quer assistir dêvêdê no computador, mas nem sabe que precisa de um drive específico para isso, quer navegar na internet, mas sequer sabe o que é uma rede de computadores.

Isso tudo me faz lembrar o que a M$ que fazer com a Informática. Banalizar a coisa. Por que não fazem isso com o Direito? Tentem fazer o Direito parecer coisa de idiota? Coloquem livros de direito trabalhista nas casas de pessoas que são exploradas no serviço; Direito Social, pro povo que não tem acesso aos serviços básicos garantidos por lei, mas que o Estado faz parecer um favor.

Eu quero ver o empresariado se pelando de medo de qualquer favelado que saiba realmente o siginificado da palavra Lei, político se escondendo de qualquer um cruze o caminho dele torcendo pra que não se cobre dele o quele TEM que fazer.

Informática, como as pessoas "comuns" falam, é conhecimento específico no manuseio e programação de computadores, até mesmo uma pessoa com cuidados especiais (outrora chamados deficientes) que só tenha condições de empurrar o mouse têm o direito utilizar um micro, mas esse micro deveria ser especial, tal como essa pessoa.

O Ubuntu é um bom S.O., assim como quase toda distro Linux, por que quem se dispõem a usá-lo tem que aprender a usar, e não simplesmente sair "mexendo" no computador.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Richard Stallman
Freedows = Arapuca: Justificou o injustificável e tapou o sol com a peneira. Continuo afirmando que o Freedows é um grande engodo e que só otário cai nessa aramadilha. Esse papo neste cmunicado é coisa pra boi dormir. Vocês vão ver como esta "distro" me breve sumirá... É só aguardar

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Nasce um Otário a cada minuto...: Vou fazer uma experiência : vou vender me* em pó, com certeza alguém vai comprar... Já tenho até um freguês, aí em cima...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Suck my balls !: "Será que haverá debate agora pela ordem e pela moral das notícias plantadas insanamente por delinguentes juvenis ??"

Pergunto se teremos comentários como imbecis como você ? Ou então teremos que aturar a mentalidade tacanha e reacionária de seus pensamentos ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de vai trabalhar
Vai trabalhar ...: Sabe, o que acontece com esse povo de software livre??

- Ganham mal,
- Vivem de pertubar
- metem a boca apenas
- dizem que contribuem para o Software Livre e na verdade fazem cousa alguma
- Usam debian.

Srs.

Peloamordedeus ....

Vão trabalhar.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004