Confirmando parcialmente os
rumores divulgados ontem, a Oracle
anunciou hoje a compra da SleepyCat, que mantém o Berkeley DB. O anúncio não dá pistas que permitam concluir se as outras duas partes do rumor (aquisição da Zend e JBoss) têm fundamento ou não. O Berkeley DB é distribuído sob uma licença dual (livre ou restrita, dependendo da forma de distribuição), de forma similar ao MySQL, e até o momento não há informações sobre alterações no licenciamento.
Segundo o anúncio, "
o Berkeley DB é o banco de dados livre mais largamente usado no mundo, com mais de 200 milhões de instalações estimadas. Projetos de código aberto conhecidos, como o servidor web Apache, o OpenLDAP, o OpenOffice.org e muitos outros incluem a tecnologia Berkeley DB".
Qual será sua próxima jogada? Sufocar o avanço de MySQL acabando com patenteando o formato ISAM? Ou simplesmente comprar a MySQL AB e acabar de vez com esse competidor?
Lembrando que a maior parte do desenvolvimento do MySQL é efetivamente provido apenas pela MySQL AB -- mesmo caso que JBoss ou QT -- ao passo que PostgreSQL tem uma comunidade mais forte por trás e não ficaria tão abandonada se uma empresa grande oferecesse um produto baseado em seu código licenciado sob a BSD...
*edit*
esse cara aqui disse tudo, no slashdot:
"A Oracle agora possui dois produtos backend do MySQL. Primeiro, InnoDB, que era seu backend transacional primário, e agora BerkeleyDB. Agora, para a MySQL AB licenciar o MySQL comercialmente, eles precisam da permissão ($$) da Oracle (quer dizer, se eles quiserem recursos básicos de bancos de dados como transações atômicas).
E se vc não obter uma licença comercial da MySQL AB, vc não poder linkar a biblioteca mysql cliente a uma aplicação não-GPL. Quer dizer, se vc tiver uma aplicação não-GPL e quiser suporte para MySQL, vc agora depende da Oracle."
mas, cá entre nós, se não me engano, a MySQL já vem trabalhando há alguns anos em seu próprio engine transacional e de alta performance, visando substituir seu MyISAM. Ele deve estar disponível na próxima versão do MySQL, então acho que de certa forma esse alarmismo todo não é tão justificável. Exceto, talvez, se esse engine da MySQL seja vaporware -- como consistentemente tem sido ao longo dos anos...
E de qualquer modo, quem usa MySQL, usa por causa de sua velocidade, que é sabidamente causada exatamente por se usar o engine padrão, MyISAM, não-transacional... :P
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")