Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Aplicações do Google terão versões para Linux

“A Google inicia o processo de disponibilizar suas aplicações em ambiente Linux. Informações dão conta de que o software Picasa será levado para a plataforma livre usando em lugar de código nativo uma adaptação envolvendo o ambiente Wine (uma espécie de implementacão da API do Windows para Linux).” A nota foi enviada por Dherik (dherikb?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes. O link menciona ainda uma versão nativa do Google Talk para Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de robsonsmar
Uma pequena correção: "A Google inicia o processo de disponibilizar suas aplicações em ambiente Windows."

Não seria:

"A Google inicia o processo de disponibilizar suas aplicações em ambiente Linux."

?
Robson
Comentário de guilherme
Gambiarra?: "Picasa será levado para a plataforma livre usando em lugar de código nativo uma adaptação envolvendo o ambiente Wine (uma espécie de implementacão da API do Windows para Linux)"
Isso não seria uma gambiarra?
Me corrijam se errado.
Comentário de hamacker
O projeto wine (atualmente 0.: O projeto wine (atualmente 0.9.7) provê uma API compátivel com MSWINDOWS e muito usado para enganar programas Windows rodando sob wine acharem que ainda estão sendo executados no windows, as vezes não roda 100%, no entanto, há o outro caminho que é desenvolver seu programa no Windows já usando a API do wine e ter 100% de compátibilidade com o Windows e onde o wine for suportado.

É jogada de mestre porque não se trata de emulação na forma de bytecode, mas sim de uso duma API ou de outra. Muitas aplicaçòes sob wine rodam até melhores do que sob o windows e outras nem tanto.
Comentário de brain
Tem razão, obrigado.: Tem razão, obrigado.
Comentário de Carlos Vitoriano
Não vai prestar....: Não quero ser chato, mas não vai prestar.
Exemplos:
---------Kylix, se tivessem feito sem o Wine. Teria dado certo. Mas não prestou. Agora a Borland vai se desfazer dos compiladores. Leiam Aqui
---------Elipse E3 - Supervisório de Automação Industrial - Porto Alegre. Queriam oferecer uma opção para quem não queria pagar muito para ter o Windows e softwares de segurança (Tudo licenciado), utilizaram o wine e ficou horrível Vejam Aqui.

Já que vão fazer uma versão Linux, por favor, que façam direito.
Comentário de marcosalex
Borland: Não é bem assim que a Borland vai se desfazer dos compiladores. Ela vai dividir a empresa em duas e procurar um sócio pra trabalhar junto na área de compiladore (que é a mais lucrativa pra ela, já que tanto o Delphi quanto o JBuilder vendem que nem água). A outra empresa vai cuidar do ALM.
Não é a primeira vez que ela faz isso, lembram da Inprise?
Haskell developer
Comentário de John832
O Linux mereçe mais...: Pq não escrever o aplicativo para Linux? E mais uma vez ficamos com um paliativo... Com isso não estou dizendo que o Wine é ruim. Muito pelo contrário, é excelente ao que se propõe. O projeto amadureçeu muito nos ultimos anos e vem surpreendendo em desempenho e compatibilidade a cada nova versão. Mas convenhamos, não é o ideal.
Comentário de hamacker
O kylix nao era ruim porque usava o wine: O kylix nao era ruim porque usava o wine, alias o wine nem influenciava muito porque seu uso era especifico para aparencia da IDE (veja bdn.borland.com/article/0*,*1*4*1*0*,*2*6*8*8*8*,*0*0*.*h*t*m*l*). O kylix era ruim por várias outras razões que nao vou comenta-las mas nada a ver com o wine.


Comentário de hamacker
Pq não escrever o aplicativo: Pq não escrever o aplicativo para Linux?

Nativo, runtime, bytecode, para mim nao importa muito, só de executa-lo no Linux já estou feliz.

Há casos muito infelizes como o Nero e o Skype que é bem inferior no Linux (o caminho inverso isso quase nunca ocorre). Se for para fazer sistemas nativos para Linux serem inferiores aos mesmos no Windows é preferivel (IMHO) rodar sob o WINE.

Muitos são preconceituosos ao falar do WINE, mas o WINE (que não é um emulador) é o caminho alternativo para quem já tem aplicativos desenvolvidos e não pretende começar outro do zero ou já tem muito investimento feito e não quer se desfazer dele. Ainda mais que todo programador é apaixonado por sua linguagem de programação e não quer se separar dela nunca. Na minha opniao vai levar muito tempo para que programadores escolham o linux ao desenvolver seus aplicativos... a maior parte deles por puro medo e preconceito.
Comentário de ricarab
Concordo, mas...: Não é atoa que linguagens interpretadas e máquinas virtuais estão na moda! Eu particularmente não acho legal fazer em Java, mas sei que existem muitos bons caminhos para reaproveitar o código, e essa implementação do Wine não é legal!

Um exemplo de bom comunicador instantâneo que não utiliza Java e roda no Windows e no Linux é o Gaim. Não sei bem quanto a utilização de alguma máquina virtual no projeto, mas com certeza há um bom reaproveitamento de código, e o programa é completo em função, beleza e usabilidade nas duas plataformas. Isso é o mais próximo que podemos chegar da perfeição!

O Google é uma grande empresa, usa e patrocina bem o software livre, então por que é tão difícil fazerem algo nesse sentido? Se for para fazer gambiarra, é melhor manter o protocolo de comunicação aberto e então investir em um comunicador como o Gaim, e quem sabe mais para frente, com a maturidade e provável sucesso do Google Talk para Windows, façam realmente algo a altura, não somente para Linux mas para outros sistemas!

Não amo máquinas virtuais e linguagens interpretadas, mas com o crescimento e hegemonização dos outros sistemas operacionais, será cada vez mais difícil manter um projeto somente para Windows, e o reaproveitamento de código será um fator decisivo!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de alan
é o contrário. a outra empr: é o contrário. a outra empresa que ficará com as ides.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004