Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sistema operacional Insigne para o PC Popular: 55 mil licenças em 90 dias

“ Acessando o Linux Daily Log me deparei com esta boa notícia. Espero que não seja apenas propaganda, não conheço essa distro, mas se realmente fizerem um bom investimento em "compatibilidade do sistema operacional Insigne com os periféricos disponíveis no mercado" e "treinamento dos pontos de venda e de capacitação dos canais de distribuição, rede autorizada dos fabricantes de PC parceiros", como diz o sr. João Pereira da Silva Jr., descrito como Diretor de Negócios Estratégicos da Insigne Free Software do Brasil, espero que tenham, e com certeza terão um grande futuro!” A nota foi enviada por Lauro César Alves (lca_eng?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nsaraiva
Nem todos os computadores para todos usam Linux: Fico muitos feliz com uma notícias dessas, mas nem todos os computadores vendidos com Linux realmente usarão Linux.

Sou professor de um curso de informática aqui no Rio de Janeiro e dou aulas de Linux básico, estou presenciando que aqui no curso os alunos estão comprando computadores com Linux (que são mais baratos) e instalando uma cópia pirata do Win em substituição. Com certeza isso não ocorre só aqui!!

Acabei por descobrir alguns motivos para o ocorrido:

Alguns computadores estão vindo com o CD do Linux para que o usuário possa instalá-lo ao chegar em casa. Não que seja difícil, os computadores da marca Kennex (acho que escre assim) vêm com Kurumin 5.0 mas o problema é que eles vendem com o modem SM56 da Motorola, que não possui driver para o Kernel 2.6.x. fazendo com que o comprador parta para o Win para poder navegar na Internet.

Também acho que deveria vir com o computador, uma lista com as impressoras que possuem drivers já instalados na distribuição que o acompanha. Os usuários compram uma impressora e descobrem que a distribuição que eles possuem, não tem o driver já instalado e não é facil fazer uma instalação desse tipo para um usuário leigo.

Em razão disso, acredito que o negócio dessas empresas é vender computador não se importam com o que será instalado (Win ou Linux) o usuário é que se vire.

Concluindo, acredito que no final esse tal de computador para todos está aumentando o uso do Win, mesmo que pirata.

Isso não está ocorrendo somente com os computadores da marca Kennex, eu só dei essa marca como exemplo pq eu estive com uma e pude ver que o Linux não vem instalado e que o modem é um SM56 da Motorola.
Comentário de Lauro
Concordo com você, mas...: ...espero que isso não seja ou não se torne a regra. Espero sinceramente , como destaquei, que esta empresa que fornece o sistema Insigne e outras que participam do programa PC Popular, invistam em treinamento de vendas, atendimento, assistência técnica e compatibilidade com hardware, pois senão será como você disse: um tiro no pé!

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Manoel Pinho
winmodem: Você tem certeza disso ? Eu acho que isso merecia uma denúncia pois contraria a idéia da lei do PC popular, que deveria vir com o linux e os 26 aplicativos mas também com todo o hardware funcionando. Se o modem não é suportado eles que se virem para incluir um que funcione.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de Infovagner
PCconectado sem sistema.: O projeto do governo, neste ponto é bem claro, o sistema deve vir instalado e funcionando corretamente.

Vagner Augusto
Infovagner
Comentário de Pereira
Insigne 4.0 GNU/ Linux: Srs,

Fico feliz com a alegria, que percebo por parte daqueles que de alguma forma contribuem para o SL e estão vivenciando o crescimento da base instalada com nossa plataforma.

Observar que a notícia tem um equivoco, são 54.000 contratos de suporte ao usuário final e não licenças.

A Insigne desde 1999 tem atuado junto a fabricantes no sentido de embarcarem em seus computadores o sistema operacional Insigne e aplicativos SL.

Hoje até está mais fácil o convencimento dos fabricantes, porém alguns anos atrás está missão era ingrata, nínguem acreditava que um dia um usuário final pudesse comprar um computador em um magazine ou uma grande rede varejista.

Hoje a Insigne tem parceiros como Semp Toshiba, Novadata, Kelow, CDI, CCE e em negociação com outros fabricantes, que comercializam seus computadores em grandes magazines como Casas Bahia, Ponto Frio ,Extra, Rede Bom Preço, Shop time, Americanas.com, Magazine Luiza e tantos outros pontos varejistas.

A insigne personaliza uma imagem master para a linha de produção, o micro já sai totalmente configurado, com o Insigne 4.0 instalado, com todos com todas as placas em pleno fucnionamemto ( inclusive modem motorola sm 56 )e impressoras mais vendidas no mercado, bem como todos os 26 aplicativos exigidos pelo governo para serem considerados dentro do projeto do computador para todos.

Todo este trabalho é feito sem custos para os fabricantes, o que vendemos é o suporte ao cliente final.

Conforme comentários já postados, ainda temos que enfrentar a realidade de que por amis que nos esforcemos em ter uma interface amigável, tudo configurado e com suporte, ainda tem um paradigma a ser quebrado em relação ao SL, nada diferente de quando a MS lançou o Ms-word e Excell, e a bola da vez eram wordstar e Lotus 123 ( só os antigos como eu irão se lembrar disso).

Houve um perído de resistência, que foi superado.

Temos investndo muito em treinamento de vendedores dos magazines, redes autorizadas, e estamos inciando vários acordos com comunidades de SL regionais para atuarmos juntos nesta empreita de desmitifcação do SL.

Me coloco a disposição:

João Pereira
Insigne
019 3213-2100 019 9771-6740
pereira@insignesoftware.com

Comentário de alexandre_parente
Esse projeto vai sujar ainda: Esse projeto vai sujar ainda mais a imagem do linux, pois quem procura atraves da internet instalar o linux, acaba obtendo junto com o linux as informacoes necessarias para compreender pq essas impressoras e modens nao tem drivers.

Ja quem compra um comp destes a unica coisa que ele recebe junto e a frase "linux nao funciona!, nao funciona minha impressora, minha camera, minha internet, etc"

Outra obs. se eu nao me engano (vi kde no desktop) no shoptime tao vendendo um notebook com linux, mas de brinde vem o cd do winXP home hehe.

Comentário de DBS
Não fuciona: Olá!!

Vou falar a minha experiencia, 2 amigos "totalmente" leigos compraram maquinas com Linux, e estão desesperados para trocar para Windows, pois não conseguem conectar na internet, imprimir nas impressoras q sá tinham, até coisas simples como salvar arquivos, pois eles perguntam

Cade meu c: ? onde esta o a: ?

Acho dificil isso pegar sem uma distro mais parecida com windows.

Linux é para quem gosta. Usuário final quer comodidade. Quer ligar o PC e sair usando.


Abraços.
Comentário de Lauro César
Essa foi demais!!!: "Cade meu c: ? onde esta o a: ?"

É só explicar onde estão, ué?! Quer dizer que se o elas trocarem seu Gol por um Golf não vão mais saber dirigir porque "mudaram a posição da marcha a ré" no câmbio?

Quanto ao problema com hardware, espero como disse anteriormente, que este caso: "...2 amigos "totalmente" leigos compraram maquinas com Linux, e estão desesperados para trocar para Windows, pois não conseguem conectar na internet, imprimir nas impressoras q sá tinham...", seja excessão. Te pergunto: De que marcas são estes micros? Que distros utilizam? Fazem parte do programa PC Popular? Por que estes seus amigos não ligaram para o suporte?

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Grobsch
GPL??: O Insigne é GPL... ?? NO Pc Conectado não é para ser tudo GPL???
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Richard Stallman
"Cade meu c: ? onde esta o a: ?": Usuário é o tipo de (in)vertebrado mais ignorante, imbecil, comodista e tapado que existe !

Senhores para vocês responderem a estas criaturas :

"Cade meu c: ?"
R:"Tá na casa do ca*"

"onde esta o a: ?"
R:"Tá na pqp"

Pois é, nasceu ignorante, vai morrer ignorante !

PS: Não xingo de burro por respeito ao pobre animal...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de manoel_lobo
Por acaso, não seria mais f: Por acaso, não seria mais fácil um usuário de Windows perguntar:

- Onde no konqueror está o ícone referente à partição primária do meu HD primário padrão ATA ?

Concordo que esse négocio de letras representando unidades de disco seja ridícula, mas não concordo com os termos utilizados por você ao se referir ao usuário.

A mesma coisa acontece quando alguém diz:

- Meu computador está com defeito!

Todo mundo (usuários leigos) acha que o hardware é o Windows, é muito difícil ter problemas de hardware, desde que o mesmo seja de qualidade, tenha procedência, e seja utilizado em um ambiente cujo a instalação elétrica/aterramento estejam nos conformes.

Não pude deixar de postar, essa foi hilária!
Comentário de fscoelho
Acredito que o usuário leigo: Acredito que o usuário leigo que nem mesmo as coisas mais simples sabe - quem nunca se deparou com usuários que salvam seus arquivos no "Word", e não na pasta X? - irá usar um KDE com tanta dificuldade quanto ao Windows.

O que ainda é complicado para o usuário final, que normalmente só utiliza um browser e um processador de textos, é a configuração do ambiente, seja instalando uma impressora ou configurando uma conexão à internet. Mas vamos ser realistas! Que usuário não tem esta mesma dificuldade no Windows? Quantos de nós já não fomos até a casa do vizinho para instalar "a Internet" ou a impressora?

O usuário que consegue se virar hoje com estes procedimentos no Windows, com certeza irá dar um jeito de consegui-lo no Linux. Como disse o amigo: "É só explicar onde estão, ué?! Quer dizer que se o elas trocarem seu Gol por um Golf não vão mais saber dirigir porque "mudaram a posição da marcha a ré" no câmbio?".

É uma questão de tempo e adaptação, que no status atual dos principais softwares disponíveis em interface gráfica (Firefox, OpenOffice, etc) não será tão difícil assim. Para quem nunca utilizou um computador, diferença nenhuma irá fazer para ele se o S.O. é um Linux ou um Windows. Basta agora esses cursos meia-boca de informática para leigos que têm aos milhares por aí se adaptem a isso, afinal são os maiores divulgadores do Windows e ironicamente praticamente todos eles têm uma base instalada de softwares pirateados.

Desviando um pouquinho o assunto: espero que algum dia a Microsoft e outros fabricantes peguem pesado com relação à pirataria neste país. Mas quem daria um tiro no própio pé né?
Comentário de Andre Moraes
Sim, é GPL: Grobsch,

O Insigne é GPL, os fontes estão disponíveis no site da empresa e no mirror da Unicamp: http://www.insignesoftware.com/downloads/unicamp/001.php.

Abraços,

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de manoel_lobo
Pirataria.: "Desviando um pouquinho o assunto: espero que algum dia a Microsoft e outros fabricantes peguem pesado com relação à pirataria neste país. Mas quem daria um tiro no própio pé né?"

Eu realmente gostaria que a M$ e outros fornecedores fechassem cerco contra a pirataria, seria uma maravilha se ninguém conseguisse instalar uma cópia pirata, o resultado dessa atitude seria mais um ponto favorável ao software livre, uma vez que essa seria a solução mais viável em questões econômicas e técnicas.

Windows é muito bom pelo fato de ser "gratuito", vide também os demais aplicativos.

Não há nada de errado em um ambiente que não seja M$, é que o monopólio é tanto, que até parece "crime" utilizar algo diferente.

Macintosh nem se fala, é muito caro, e além de tudo, não serviria para rodar esses aplicativos de gestão "microsoftzados", que são comuns no nosso cotidiano. Na minha ótica, MACs só são utilizados em funções específicas, como edição de imagens e vídeos de grande porte.

O Linux "peca" apenas em não ter os aplicativos de "elite" (vide que os pecados são dos fabricantes de software).

E quanto aos caciques de Brasília, preferem comprar licenças do M$\Office ao investirem no OpenOffice e no software livre em geral.

Desculpem, eu não resisti, sou uma pessoa "ecocêntrica". :)
Comentário de Richard Stallman
Usuário é malandro e ignorante sim !: Infelizmente 99% dos usuários são ignorantes e malandros, a maioria utiliza seus computadores para conversarem em programas de mensagem instantânea, ver pornografia na Internet e receber emails com diversas porcarias (quando não vírus). Desculpe-me mas continuo pensanod o mesmo com relação a estes usuários.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Dm7
Acertou na mosca!: Só não entendi o porquê da moderação desses comentários.
Imagine só, esses computadores estão sendo vendidos para as classes C e D, é óbvio que o trabalho tem que ser muito bem feito, não basta apenas vender a máquina!
Comentário de Grobsch
ok: Ah, ok, estava em dúvida... obrigado pela resposta.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Marcelo Ulianov
o usuario malandro e ignorant: o usuario malandro e ignorante é o que paga a conta...portanto ele é REI.
Comentário de Koolosh
relembrando...: Insigne Linux não é aquela distribuição que pegou um Fedora Core (antigo , pois a que vi esses dias em um micro é um KDE de uns 3 anos atrás) removeu tudo que tivesse Fedora, renomeou os arquivos rpm pra uma extenção própria e disse que é uma nova tecnologia desenvolida por ela (creio que isso foi descrito em um artigo do Kov, a uns tempos atrás)?

Ta certo que a GPL permite fazer remomear um sitema de pacotes e tal, mas cadê a ética? pois é feio renomear o trabalho dos outros e dizer que é seu

até achei o link do texto do Gustavo Noronha Silva (kov) sobre isso, mas como dever ser o próprio micro do mesmo, no momento desta edição deste comentário estava fora do ar.

http://couve.no-ip.org/~kov/review_insigne_3-0.html


Comentário de Connochaetes Taurinus
Olha, não sei se é isso, e: Olha, não sei se é isso, e acho que não faz diferença alguma. Desde que funcione bem e respeite as licenças. Certo tempo atrás peguei um micro com o Insigne Linux instalado. Era uma máquina com as características PC Conetado, NEO PC eu acho, entretanto comprada antes do efetivo lançamento do programa. Funcionava muito bem, conectando internet e instalando impressoras sem problema algum Surpreendeu-me o desempenho da máquina, um Celeron com 128Mb de RAM, rodando redondinha. Também chamaram-me atenção os folhetos e a documentação que acompanhava o computador. Simples, clara e com as informações essenciais.
Comentário de Edilamar Pacheco
ajuda-linux: Comprei um PC, com o sistema operaciona Linux. Mas estou com um problema, no meu local de trabalho os PC são windows, o que esta dificultando o meu trabalho, porque consigo abrir um disquete salvo no windows, no meu pc linux, porém, o disquete salvo no linux, não abre no windowus. Seria possivel umas dicas de como salvo um documento em pc linux, de modo que ele abra em um pc com windows.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004