Acessando o Linux Daily Log me deparei com esta boa notícia. Espero que não seja apenas propaganda, não conheço essa distro, mas se realmente fizerem um bom investimento em "compatibilidade do sistema operacional Insigne com os periféricos disponíveis no mercado" e "treinamento dos pontos de venda e de capacitação dos canais de distribuição, rede autorizada dos fabricantes de PC parceiros", como diz o sr. João Pereira da Silva Jr., descrito como Diretor de Negócios Estratégicos da Insigne Free Software do Brasil, espero que tenham, e com certeza terão um grande futuro! A nota foi enviada por Lauro César Alves (lca_eng?yahoo·com·br) , que enviou este
link para mais detalhes.
Sou professor de um curso de informática aqui no Rio de Janeiro e dou aulas de Linux básico, estou presenciando que aqui no curso os alunos estão comprando computadores com Linux (que são mais baratos) e instalando uma cópia pirata do Win em substituição. Com certeza isso não ocorre só aqui!!
Acabei por descobrir alguns motivos para o ocorrido:
Alguns computadores estão vindo com o CD do Linux para que o usuário possa instalá-lo ao chegar em casa. Não que seja difícil, os computadores da marca Kennex (acho que escre assim) vêm com Kurumin 5.0 mas o problema é que eles vendem com o modem SM56 da Motorola, que não possui driver para o Kernel 2.6.x. fazendo com que o comprador parta para o Win para poder navegar na Internet.
Também acho que deveria vir com o computador, uma lista com as impressoras que possuem drivers já instalados na distribuição que o acompanha. Os usuários compram uma impressora e descobrem que a distribuição que eles possuem, não tem o driver já instalado e não é facil fazer uma instalação desse tipo para um usuário leigo.
Em razão disso, acredito que o negócio dessas empresas é vender computador não se importam com o que será instalado (Win ou Linux) o usuário é que se vire.
Concluindo, acredito que no final esse tal de computador para todos está aumentando o uso do Win, mesmo que pirata.
Isso não está ocorrendo somente com os computadores da marca Kennex, eu só dei essa marca como exemplo pq eu estive com uma e pude ver que o Linux não vem instalado e que o modem é um SM56 da Motorola.