Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o GNOME 2.8.3

Evandro Pastor (tigre-de-bengala@bol.com.br) enviou este link e acrescentou: “Lançada a nova versão do Gnome, com vários bugfixes, mais detalhes no link.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Felippe
Gnome no Slackware 10.1: Ainda bem que o Volkerding decidiu manter este belo ambiente gráfico no Slackware 10.1.
Comentário de Alexandre_Martins
Pacotes: Bem, já que outro dia discutimos tanto sobre as preferências dos usuários Debian, alguém sabe informar se os pacotes de atualização já estão no repositório unstable?
Comentário de Evandro Pastor
Ainda não , mas...: Até o presente momento, não saiu nenhum pacote para o Debian, mas isso é uma questão de tempo.
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
O cara manteve a mesma vers: O cara manteve a mesma versao 2.6 com algumas correções. Sequer atualizou pra versao 2.8. Isso me parece o ultimo suspiro do gnome no slack, a menos que façam o cara mudar de ideia.
Comentário de Ednei Pacheco
É justamente isto: É justamente isto.

Na versão 11 pretende-se disponibilizar apenas o KDE. Agora, comentei diversas vezes sobre este assunto e volto colocá-lo à tona. Existem muitas aplicações que necessitam das bibliotecas do Gnome para funcionarem (e que será bastante incômodo instalá-los). O que vai ser feito, sinceramente não sei, e EU ACREDITO que o Patrick deve estar analisando esta necessidade.

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Kid-X
Tristeza: Eu acho triste isso aí; Os pacotes, os aplicativos ficarem dependendo um dos outros. Os pacotes estão tão amarrados que fica difícil compilar e instalar os ambientes gráficos... Não seria possível instalar apenas um GDM, porque pra instalar um simples GDM precisaria compilar isso, isto e aquilo...
E agora o próprio KDE pode ficar dependendo das libs do Gnome!
Desse jeito não haverá desktop descente! :-(
___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de Patola
Triste?: Por que triste? Isso demonstra o maciço reuso de código existente no mundo do software livre. Em vez de se reinventar a roda a cada software diferente, utilizam-se de bibliotecas que fazem as coisas por eles. Pior é no proprietário mundo Windows, em que cada aplicação reimplementa do zero certas coisas à sua maneira...

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Kid-X
Um erro fatal na comunidade do kernel monolítico Linux: É triste sim para os usuários leigos, que querem apenas digitar poucas coisas e não terem dor de cabeça (defendo o direito deles, os desenvolvedores acham que todo mundo deve ser especialista, isso tá errado):
$ ./configure && make && su -c "make install"
Por exemplo, eu gosto do GDM, mas para compilar o GDM, precisa compilar e instalar isso, isto e mais aquilo! Fica chato você querer usar apenas um programa sendo que ele depende de 20 programas pra funcionar!
Para os especialistas, que têm muita paciência de procurar as libs, compilar os pacotes na ordem certa, pra eles não têm problemas!
-----------------------------------------------------
Agora, eu sei que você não é o primeiro a falar coisas desse tipo:
"Pior é no proprietário mundo Windows, em que cada aplicação reimplementa do zero certas coisas à sua maneira..."
Olha aí um dos piores erros da comunidade Linux; Só porque a Microsoft tem a natureza de errar toda vida, não significa que nós temos que errar toda vida também, se aproveitar dos erros da M$ pra errar é ridículo! A M$ vai errar feio a vida inteira, nós vamos errar feio a vida inteira também?

Uma das coisas que eu penso diariamente: Quando a Microsoft acabar, o que vai ser da Comunidade Linux? Será que tudo vai parar? Ou tomara que surja novos Kernels, novos tipos de Kernels, só assim para a comunidade do Software Livre se salvar e não depender da Comunidade do Kernel Monolítico Linux para viver! Tomara que esse dia feliz chegue logo!

E como o próprio Augusto Campos dizia: "Um erro não justifica o outro"...
___________________________________
-={([FREE PATENTS])}=-
Comentário de Patola
$ ./configure && make && su -: $ ./configure && make && su -c "make install"
Por exemplo, eu gosto do GDM, mas para compilar o GDM, precisa compilar e instalar isso, isto e mais aquilo!


Se é isso que te aflige, escolha uma distribuição que não precise disso. Um comando só, olha (apenas um deles, dependendo da distribuição):

$ apt-get install gdm
$ emerge gdm
$ up2date gdm
$ urpmi gdm

Fora o emerge, esses comandos não compilam nada, simplesmente instalam binários bonitinhos já polidos e embelezados.

Também existem frontends para cada um desses daí. Sem falar do instalador Red Carpet da Ximian, embora seja específico para o gnome.

Quanto a não apontar as desvantagens do outro modelo - o mundo proprietário -, esqueça: eu sempre as apontarei. Acho que é preciso ser dito ;)
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de cristianfere
Concordo...: ...normalmente é assim:
1- Neguinho vai em um fórum e pergunta: Qual distro usar pra entrar no mundo linux?
2- Recebe um monte de resposta, mas como fácil e coisa de amador, escolhe a mais díficil pra apreender mais.
3- Depois de um tempo, vai em outro fórum reclamar que linux é díficil demais, e acha que linux não está pronto para o desktop...

A primeira facilidade que exigi quando procurei uma distro foi a instalação de programas, pq já tinha visto uma serie de comentarios sobre esse problemas. Hoje ainda dou umas cabeçadas na instalação do Debian, mas nada me conforta mais que quando acho algum programa na net eu tenho uma quase certeza que a instalação desse pode ser efetuada com um simples apt-get intall...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004