Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão beta do parente proprietário do OpenOffice.org

Osni Passos (osnipassos@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Faz alguns dias que foi disponibilizado o StarOffice 8 Beta baseado no OpenOffice 2.0, a principio não existem grandes diferenças entre eles, (não consegui notar nenhuma). Alguns Screenshots podem ser vistos aqui.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Cópia descarada e paga: Hoje em dia, o único trabalho que a Sun têm feito no StarOffice é mudar as splash screens, colocar logos deles em todas as partes, um trato no instalador e encher a Gallery de imagens proprietárias....
Comentário de hamacker
O que a sun faz é lógico e esperado.: Ela (a Sun) está colhendo os frutos que ela mesma plantou, ou seja, usufruindo do código fonte que ela mesmo abriu.
Ou voce acha que a Borland nao proveitou nada do Firebird nas versoes posteriores do Interbase ?

Alguns fazem alusão de que se o Java fosse liberado ocorreria o mesmo com dezenas de variantes inclusive fechados.
Mas eu prefiro pensar assim :
__OpenSource é liberdade: liberdade de abrir para uns e liberdade para fechar em outros, não é uma panacéia, apenas liberdade.
Comentário de osni_passos
Lento: Muito, muito lento...
Ao que me lembro eles iam melhorar o desempenho do staroffice/openoffice, mas tá muito lento...
Comentário de Henrique Ruiz Poyatos Neto
Não falei que não esperava: Não falei que não esperava com isso, esperava esclarecer quem não sabia das diferenças atuais dos dois..

O que me admira é que as pessoas pagam por isso..pelo manual, pela caixinha, pelo produto na prateleira ainda.. se o problema é suporte, porque não se gastar dinheiro exclusivamente com suporte e treinamento (ou seja, serviços, que é o grande barato do SL?).

Comentário de Theneus
Bem, o OpenOffice.org ainda e: Bem, o OpenOffice.org ainda esta em fase Alpha .. tem muita coisa para ser feita ainda...
Comentário de hamacker
sem falar que esta com o debug habilitado.: Quando tiver uma versao beta provavelmente estará com o debug desligado aí então saberemos se a velocidade melhorou ou não. Alias, vai ficar estranho se a velocidade for mais rápido com mais recursos acrescentados. O trivial seria ficar com a velocidade de antes com mais recursos.

Comentário de Paulo Junqueira da Costa
As vezes o cara se sente segu: As vezes o cara se sente seguro em ter uma empresa grande de suporte por trás... vai saber...

Têm gente q paga pra se envenenar com um masso de cigarros. E nem loco fica...
Comentário de Alexandre_Martins
Reconhecer o trabalho feito pela SUN: Bem, caro Henrique, as pessoas decidem como gastam seu dinheiro, creio que isto está fora do "poder" de nossa decisão, determinar isso, embora possamos opinar estar certo ou errado, a vida é assim é assim. Tem gente que compra (e usa) cocaína, para mim não é certo, e quando digo para mim não estou julgando moralmente, estou dizendo para minha necessidade, está fora de questão, apenas isso. Entretanto, há pessoas que curtem comprar (e usar) e, independente de legalidade, se alguém curte, para este alguém está bom e não é errado, para esse alguém está certo. O mesmo com um maço de cigarros, uma lata de cerveja ou uma peteca de maconha, só para exemplificar (se se busca na história ver-se-á com relação às drogas que adotamos o modelo ianque de repressão hipócrita).

Agora, a SUN é proprietária do OpenOffice desde que o comprou da Star Division (me parece que pagaram um bocadinho de dinheiro.

Não nos esqueçamos que sob a Star Division, o Star Office era livre para uso e de código fechado, inclusive o uso sem custo era apenas a nível pessoal. Então sob a SUN se abriu o cógido do Star Office que se tornou livre e daí foi possível o surgimento do Open Office, e reconheçamos, foi uma grande transformação no mundo Linux. Lembro-me muito bem que em 97 tínhamos apenas o WordPerfect 8 (feinho, chatinho, incompletinho), o siag e o insipiente abiword. A abertura pela SUN foi um grande passo para o LINUX rumo aos desktops, porque sabemos que se pode conseguir resultados excelentes com o Latex ou VI ou Emacs, mas não é para usuários comuns. Foi uma verdadeira revolução e não houve distro que não colocasse na sua caixinha (dependendo da época), e bem visível, algo tipo "incluindo o Star Office, ou Open Office, e agora Conectiva Office, Kurumin Office, não sei o que Office, etc).

Não sei se a SUN ainda contribui com o openoffice.org (sei que antes ela bancava até o site, mas se não o fizer, merece pelo menos o respeito histórico pelo já feito, ainda que saibamos que não o fez sem interesse (pensemos, de um modo geral alguém o faz?)

Abraços.
Comentário de marcosalex
Eu sou um: Não em casa, mas nas empresas onde trabalho prefiro ter o suporte da própria empresa dona do software do que de um terceiro e isso sai bem mais barato.

Haskell developer
Comentário de Douglas Augusto
Agora que já foi feita uma v: Agora que já foi feita uma versão para dizer "ó, estou aqui", a turma do OpenOffice.org pode trabalhar na otimização, que não deixa de ser "mais um recurso acrescentado".

Principalmente quando este é um ponto que vem (ou vinha) sofrendo certas críticas, e possivelmente pesando na adoção e disseminação do OO.org.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de HAmc
OpenOffice 2.0: Esta versão promete ser surpreendente, tenho a ousadia de dizer que seu sucesso e adoção será comparado ao do firefox em seu lançamento.
Quanto ao desempenho, eu creio que na versão final o resultado vai ser bem melhor.
Parabéns a comunidade, inclusive brasileira, que está colaborando com o desenvolvimento.




Comentário de Manoel Pinho
StarOffice: Não devemos tacar pedra no StarOffice, pelo menos por enquanto, por que até aqui a existência dele só foi positiva para o software livre, que ganhou o OpenOffice.org. Como o StarOffice basicamente acrescenta cliparts, banco de dados embutido (que haverá também no OO.org) e suporte, pode-se dizer que usar o StarOffice ou o OpenOffice é apenas uma questão de opção. O usuário saberá que pode mudar a qualquer tempo para o OO.org e terá acesso ao código da parte principal do StarOffice, comum ao OO.org também. Ou seja, quem quiser comprar suporte e cliparts que procure a Sun.

Poucos sabem que a Sun oferece o StarOffice gratuitamente para professores, escolas e universidades, o que é bastante simpático:

http://br.sun.com/staroffice/StarOffice_7/licenciamiento.html

Licenciamento de Mídias Educacionais do StarOffice 7

Instituições Acadêmicas e de Pesquisa, inclusive Escolas Primárias e Secundárias, Faculdades (com duração de 2 a 4 anos), assim como Universidades, podem se candidatar a uma licença gratuita do StarOffice 7. Esta licença institucional está disponível ao custo da mídia apenas – não se aplicam outras taxas de licenciamento. Para obter uma licença pela Internet, basta comprar pelo menos um kit de mídia ou baixar o software e clicar até chegar ao contrato de licenciamento no Centro de Download de Softwares da Sun.

O contrato de licenciamento do StarOffice (incluído neste kit de mídia) garante à sua Instituição Educacional o direito de disponibilizar o StarOffice para uso interno. Isto significa que os alunos matriculados, professores e funcionários poderão utilizar o software nos computadores que a escola detém, opera ou sobre os quais mantém controle direto.

A licença incluída no CD do software e na versão baixada pela internet dá à instituição o direito de instalar o software em todos os equipamentos detidos ou operados pela organização. Examine uma cópia do texto completo da StarOffice Binary Code License (Licença de Códigos Binários do StarOffice).

Pessoas Físicas

Se você é estudante, pesquisador, funcionário ou membro de corpo docente, poderá baixar o StarOffice gratuitamente por meio do Software Download Center. (Centro de Download de Softwares) da Sun. Efetue o login ao Centro de Download de Softwares da Sun, utilizando seu nome de usuário e senha. Se não tiver nome de usuário ou senha para o Centro de Download de Softwares, inscreva-se agora.

Comentário de osni_passos
Esse já é beta...: Esse já é beta...
Comentário de salomon
Muito pelo contrário: Apesar de tudo, a Sun ainda aloca muitos programadores no desenvolvimento do Star/OpenOffice. Não há dúvidas que a comunidade tem uma participação imensa, mas o apoio da Sun neste projeto tem sido muito importante.
Comentário de Luc
Comunistas: Ô, gente de cabecinha estreita!

Em primeiro lugar, a Sun financia uma parte muito grande do desenvolvimento do OOo. Em troca, recebe aperfeiçoamentos da "comunidade", melhora seu próprio produto e o vende para quem está disposto a pagar. E não está apontando uma arma para a cabeça de ninguém e/ou obrigando ninguém a pagar. Paga quem quiser. NADA MAIS JUSTO.

Olhe, minha casa está uma bagunça de novo. Também já estou ficando sem roupa limpa pra usar. Já disse aqui que, se alguém aí acha natural e até obrigatório trabalhar de graça, pode vir aqui agora mesmo e fazer uma diária bem caprichada. Prometo que não vou pagar nem um centavo, pra não ofender a ideologia de ninguém!

Em segundo lugar, muita gente aqui tem conhecimento e, principalmente, tempo de sobra para ficar escovando bit e tirando braço de ferro com computador. Mas enganam-se muito demais da conta os que acham que todo mundo leva exatamente esse mesmo estilo de vida.

Que bobagem! Tem muita gente por aí que não sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe mexer em computador. Tanto que até PAGA para alguém resolver os pepinos pra elas. Até porque são empresas que já estão ocupadas demais com outras coisas, como ganhar dinheiro. Pagar, pra essa gente, não é nenhum bicho de sete cabeças. Nem pense em ir lá fazer uma diária grátis, que essa gente não vai nem entender. Podem até pensar que é algum tipo de golpe, porque essa gente sabe muito bem que não há nada de graça neste mundo.

Mas vender suporte pra essa gente não é fácil. As exigências são grandes. Se a Sun acha que pode fazer e os clientes dela acreditam, deixe os dois fazerem lá o seu negócio, ora bolas!

Depois ver tudo o que vi nos anos 70 e 80, nunca imaginei que ainda veria comunismo tão empedernido em pleno século 21. Só falta, agora, os hippies reaparecerem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004