Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux em novo formato

Prosseguindo com a migração de sistema de gestão de conteúdo iniciada na última sexta-feira, a partir de hoje a página inicial do BR-Linux passa a ser gerada pelo novo sistema. Se você não acompanhou o processo, eis um breve resumo: a substituição da base de dados do BR-Linux armazenada em Berkeley DB pelo MySQL eliminou a única razão para manter o gerenciador anterior (o Movable Type é aparentemente o único com suporte a este requisito e capaz de oferecer os recursos que o BR-Linux precisava) e permitiu migrar para o Drupal, um CMS livre com muito mais recursos e flexibilidade, que é o mesmo adotado pelo LinuxJournal e pelo SpreadFirefox. O site em Drupal foi mantido como alternativo de sábado até ontem, e foi testado por grande volume de usuários interessados (obrigado!). Na madrugada de segunda para terça-feira, foi realizada a troca, e agora estamos realizando o teste definitivo. Neste momento, você já está navegando no novo site, e espero que esteja gostando.

Aproveito a oportunidade para agradecer todo o apoio recebido do projeto LinuxSecurity, na pessoa do Renato Murilo Langona. Além de hospedar o BR-Linux há 2 anos, o Renato ficou de plantão (via ICQ, e-mail e telefone) durante o final de semana ajudando a realizar diversos ajustes que necessitavam de acesso privilegiado ao servidor e dando sugestões valiosas. Obrigado!

Veja abaixo algumas informações adicionais, e instruções sobre como entrar em contato se você tiver dúvidas, críticas e sugestões.

- Tradução e tema visual: todos podem contribuir com a tradução e o tema visual. Existe até a possibilidade de você criar seu próprio tema e enviá-lo para publicação pelo BR-Linux. Várias pessoas já se manifestaram sobre a tradução, mas ninguém ainda entrou em contato sobre temas. Veja mais detalhes sobre tradução e temas.

- Contas de usuário: as contas do antigo fórum do BR-Linux (ainda em operação) não servem para autenticar-se na área de notícias, nem vice-versa. Em breve ativarei um novo fórum com integração de autenticação (e aí descartaremos a base de contas já criadas no fórum antigo), mas por enquanto a alternativa existente é possuir duas contas. Criem suas contas na área de notícias com atenção - entrar com um endereço de e-mail errado fará com que você não receba sua senha inicial e nem possa trocá-la, impedindo-o de usar o login solicitado.

- RSS e Atom: os antigos newsfeeds em formato Atom, RSD e algumas versões de RSS estão sendo descontinuados. A princípio, estarei ativando apenas um newsfeed em formato RSS 0.92, e espero que atenda às necessidades da maior parte dos usuários. Se você precisa de um newsfeed em um formato específico, entre em contato através do e-mail upgrade@br-linux.org. O endereço do novo feed é http://br-linux.org/linux/?q=node/feed

- Comentários e moderação: a configuração default exibe inclusive os comentários de usuários não registrados (mas os usuários podem depois optar por outras configurações), e o sistema de moderação pela própria comunidade permite a cada usuário classificar os comentários alheios em diversas categorias. Este tipo de moderação não é algo que me agrada particularmente, mas só funciona se os leitores se derem ao trabalho de usar seu poder de classificação, portanto não se esqueçam de fazer sua parte. Uma breve explicação para quem não conhece o conceito: a moderação funciona como uma média das opiniões indicadas pelos usuários registrados, usando o menu específico, sobre os comentários. No menu que permite a você selecionar a visualização de comentários, uma das caixas de opções permite definir se você quer ver todos os comentários (o que inclui os que receberam moderação negativa, desativando os efeitos da moderação sobre a sua visualização pessoal), ver os comentários de anônimos e acima (o que exclui os que receberam moderação negativa), ver os comentários de usuários registrados e acima (excluindo anônimos e negativa), e ver apenas comentários selecionados (que são os que receberam moderação positiva).

- Arquivo de notícias anteriores: As notícias anteriores, publicadas no Movable Type, continuarão acessíveis a partir de um link na barra lateral do site, que será ativado ainda na manhã de terça-feira.

- Contato: O autor agradece se os contatos (para dúvidas, sugestões, críticas e comentários) sobre as mudanças no BR-Linux forem enviados por e-mail para upgrade@br-linux.org. Todas as mensagens são lidas tão rápido quanto possível, mas não haverá resposta individual para todas. Mesmo nos casos em que há resposta, ela pode não ser instantânea. Há limites para o número de tarefas que posso gerenciar simultaneamente ;-)

- As mudanças de segunda-feira: Eis a lista do que mudou desde o changelog de domingo:


23/1/2005:

- Início do tema brlinux-devel
- tradução de dezenas de mensagens
- instalação do plugin feedback, modificado para permitir o envio de sugestões de notícia.
- publicação do CSS e do arquivo de tradução para que eventuais interessados ajudem a traduzir
- publicação das primeiras notícias no novo site
- publicação do banner do Dicas-L

24/1/05

- transferência da barra lateral para o lado direito
- correção do fuso horário
- reorganização geral do topo da página, com reposicionamento do formulário de busca e criação de
uma área horizontal para os banners
- desativação dos antigos feeds RSS e Atom, redirect de alguns deles
- início do open beta
- desativação do novo formulário de envio de notícias, retorno do antigo até que sejam resolvidos
os bugs do novo






Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Everaldo Canuto
Instalação: Augusto, você teve alguns problemas durante a instalação do Drupal?
Eu tentei instalar uma vez e não consegui, tudo que encontrei no Google foi um monte de gente com os mesmos problemas.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de brain
Complexa: O procedimento é relativamente simples, exceto em uma parte importante: o CMS não cria suas próprias tabelas - é necessário rodar um script (fornecido no pacote) diretamente na console do mysql (é possível rodá-lo também no phpmyadmin, mas curiosamente a documentação oficial não menciona isso). Tive que pedir ao Renato, que é o administrador do servidor, algumas alterações de configuração para atender aos requisitos do Drupal. Anteriormente eu já o havia instalado (para fazer minha avaliação) em um provedor comercial de hospedagem no qual tenho conta, e a história foi bem parecida, exceto que não podia contar com a ajuda interessada do administrador do servidor para adaptar configurações, aí precisei me virar bem mais.

Não tive nenhum problema insolúvel ou beco sem saída. A documentação, complementada pelos comentários da comunidade, é boa. Mas, devido aos requisitos acima, não recomendo a instalação para quem não tenha alguma experiência.

Abraços
Augusto
Comentário de Henrique Paiva
What about Plone?: Augusto voce chegou a testar o Plone? O quê que você achou dele? Pois IMHO, ele parece ter mais recursos que o Drupal. Se é que você precisa de muitos recursos.

E no http://www.cmsmatrix.org pode-se obter uma comparação +-justa (apesar de alguns equívocos).

Quais foram os critérios que o levou a escolher o Drupal? Sei a decisão é pessoal, mas só para efeito de curiosidade.

obrigado
Comentário de msmarcal
Drupal Rulez: Parabéns!!!

Gosto muito do Drupal. É a alternativa que casa melhor com o propósito do br-linux.

Comentário de brain
Muito bom!: Cheguei a testar o plone sim, aliás gostei muito dele e até recomendei que seja adotado em outro projeto sob minha responsabilidade. Mas como o BR-Linux é administrado só por mim, preferi o Drupal principalmente por ser baseado em uma tecnologia que domino, facilitando assim a minha tarefa de mantê-lo.
Comentário de Helvécio Guimarães
Ficou Legal !: Gostei do novo formato da página.
O visual ficou mais leve e o texto se ajusta a janela. Mas nesta página de comentário isso não ocorrre. Mesmo com a tela maximizada o texto vaza pelos lados e tenho que fazer o scrool da tela para ler o texto (estou usando w2000 e firefox).

Mas no geral ficou muito bom. Parabéns.

Helvécio
Comentário de metal
drupal rlz!: brain, curti o layout, ficou muito bom.

e criar modulos pro drupal é bem fácil...
Comentário de brain
texto muito largo: O scroll lateral foi por um erro de edição que eu cometi ao editar esta notícia. Acho que agora resolvi. Obrigado por apontar a falha.
Comentário de Everaldo Canuto
Tentei novamente hoje e tive: Tentei novamente hoje e tive o mesmo problema. Em várias telas aparece uma messagem de erro do PHP: "Empty haystack in /var/www/html/includes/menu.inc on line 910.".

Gostei muito dele rodando no br-linux, o layout ficou bem legal, uma pena que eu mesmo não consiga fazer ele funcionar :(

Abarços,
Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de brain
Sugestão: Everaldo, aqui tem um relato de alguém que resolveu este problema: http://drupal.org/node/11581

Não sei se vai te ajudar, mas não custa verificar se há algo parecido na tua configuração.

Quem sabe algum fã de drupal na comunidade se propõe a te ajudar a instalar? Aparentemente há diversos.
Comentário de silveira
Banner: Primeiramente, parabéns pelo novo formato do site. O que já era bom ficou ainda melhor.

Não gostei muito da barra de banner ai em cima. Ficou com um destaque muito grande, muito espaço desperdiçado. Eu sugiro que fossem colocados anuncios na barra direita ----> Banner da largura da barra seriam mais legais.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Everaldo Canuto
Valeu :) : Valeu :)

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Everaldo Canuto
Consegui!: Foi só desinstalar o php-mbstring e tudo passou a funcionar. Meu único problema agora é que outras aplicações precisam do mbstring... acho que agora dá pra resolver o problema mexendo nos fontes.

Abraços,
Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Rafael Goulart
Umas das coisas que ouvi de p: Umas das coisas que ouvi de pessoas fora de nossa área sobre o br-linux era o visual pobre - e eu sempre tive que concordar. Agora o visual continua leve, mas está moderno.
Os comentários em árvore (estilo resposta) são muito úteis na discussão.
Parabéns.
Comentário de Anônimo
Parabéns.: Realmente o visual ficou ótimo. Leve, limpo, agradável, organizado e bonito. :)
Parabéns!
Comentário de Alessandro
Comentários Recentes: Ótimo trabalho a página ficou muito bonita, prática e o site continua leve.

Em relação ao Comentários Recentes achei falta da notícia em que foi feita o comentário, sei que o espaço é curto na barra lateral, não poderia criar um atalho para outra página que mostrasse os últimos comentários com o título da notícia e na ordem do último comentário, ou colocar em baixo do site, como no anterior.

Apenas uma sugestão, parabéns pelo site.
Comentário de Fuhr
"Tá bunito, tá bacana!" : "Tá bunito, tá bacana!"

Isso aqui tá cada vez mais legal. Aeeee Augusto tá azulando hein kra?
Comentário de PoolS
Muito bom o Layout.: Antes de mais nada, o layout está excelente, muito mais organizado e mais caprichado.

Dois pontos (sugestões)
- Ao inserir um comentário, poderia haver uma âncora para o campo "Seu Nome" ou um foco, pos ele joga no inicio da página. (Slackware Linux Current - Mozilla Firefox 1.0 pt_BT)

- O botão pesquisar não poderia ficar em algum lugar na barra lateral direita? pois achei-o meio perdido, apesar de ser muito simples de encotrá-lo.

Espero ter ajudado com a contribuição.


Abraços,


Paulo de Tarso
Comentário de Henrique Paiva
php ?: Vc tá falandodo php certo ?
É pelo que andei verificando o Drupal parace ser o melhor CMS em PHP, logo acima do Xoops.

Escolhi o Plone (que é feito em python) justamente porque não sei nada de php.

abraços
Comentário de Neto Mussauer
Resumo RSS: Olá Augusto, parabéns pelo site.

Meu caro amigo, eu costumo exibir o Resumo RSS do seu site no meu próprio site, e hoje após a mudança os acentos e outros caracteres passaram a não ser exibidos corretamente, antes da mudança eles funcionavam ok.

Meu site o www.gulbf.com.br e mostro suas notícias com link para sua página num quadro no canto superior da página.

Um grande abraço.
Comentário de
UTF-8: Tem razão, isto ocorre porque agora o resumo RSS usa UTF-8. Vou tentar criar rapidamente (até sexta) uma solução que use iso-8859-1 para quem estiver na sua situação, e aí publico uma notícia no site a respeito, ok?

Atualização: veja esta notícia, e depois me diga se resolveu
Comentário de Anônimo
O link para a pagina da LPI n: O link para a pagina da LPI no topo na pagina tah quebrado.. e nao gostei mto das cores do novo site.. e acho o tema default do drupal mais biito ;p

Comentário de Gfault
Precisa melhorar.: O site ficou bem atraente apesar do seu tom azul. Não tive escolha em em apontar qual seria o melhor visual, espero que não fique muito parecido com sites de representantes de softwares proprietários que não preciso mencionar, alguns problemas ocorrem quando seleciona uma palavra com o cursor do mouse, na pagina principal, a visulização dos tópicos são cortados e o texto muito longo, uma série de correções devem ser feitas o mais rápido possível.

Sem mais,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004