Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google anuncia testes do "Gmail para seu domínio"

O Slashdot informa que o Google está oferecendo oportunidade para interessados participarem da fase beta de seu novo serviço de e-mail para domínios externos, oferecendo os mesmos serviços do popular Gmail. Ou, como diz o trecho do comunicado, "este beta teste permite que você ofereça o Gmail, serviço de webmail do Google, a todos os usuários do seu domínio. O Gmail para seu domínio é hospedado no Google, então não há hardware ou software que você precise manter." Há poucos dias o site meiobit havia especulado sobre a possibilidade deste novo serviço. Nos casos em que a preocupação com acesso ou privacidade representadas por armazenar permanentemente as mensagens em um servidor externo não for importante, pode ser uma idéia digna de se considerar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardo_lopes
"O Google vai dominar o mundo: "O Google vai dominar o mundo"

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
hmm: será que um domínio do tamanho do UOL estaria dentro?...

woohoo!! Imagina empresas mandando seus usuários usar gmail para comunicação interna! mais dados grátis sobre o perfil de usuários para parceiros comerciais do Google e o governo norte-americano...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
tá louco!: uma empresa tem que ser muito irresponsável para usar um "serviço" como esse.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Tango
Taí, eu concordo.: Eu sou muito fã do Google, mas desta vez eu tenho que concordar com o espardo: é muita irresponsabilidade de uma empresa, qualquer que seja, adquirir um serviço dessa natureza.

Emails corporativos devem ser propriedade da companhia e das pessoas com quem ela se comunicou, individualmente. Contratar algo desse tipo chega a ser uma falta de respeito com os clientes, que podem até não saber que aqueles emails confidenciais estão sendo armazenados em um servidor que nem ele, nem a empresa que ele entrou em contato têm acesso.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de vmedina
Besteira.: Tantas empresas usam e-mails de provedores e datacenters e ninguém reclama. Fora os que usam qualquer uma empresa safada de consultoria, quando não um garoto com "l33t sk1llz", para administrar seus e-mails.

Sinceramente, prefiro o google.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de internero
Alarde por ser Google: Eu penso que tudo é válido.

A idéia do Google em expandir o Gmail para outros domínios não deveria causar tamanho espanto nas pessoas. Era um crescimento natural.

Agora, chamar de irresponsáveis os futuros-possíveis usuários do serviço eu acredito ser um exagero. Pense: se a 'empresa X' tem um contrato de hospedagem firmado com a 'empresa Y', qual a segurança do conteúdo dos e-mails trocados pela 'empresa X'? Apenas as cláusulas do contrato que há entre ela e a hospedora. Alguém acha isso irresponsabilidade?

Só não compreendo por que se colocarmos Google como nome da 'empresa Y' todos passam a achar...

interessante, não?

--
internero (aka. Eliton)
internero@gmail.com
Comentário de anãonias
Concordo com o vmedina!!! : Concordo com o vmedina!!!
Sem contar que a grande maioria dos nossos emails são sim vistoriados pelos americanos, então melhor que seja através do google.

Comentário de sri_canesh
Opa! Dessa vez concordo com o: Opa! Dessa vez concordo com o Medina (1 a 1 hehehe)

Realmente, a maioria das empresas usa provedores Herbalife: revenda da revenda da revenda e não tem garantia nenhuma da integridade de seus emails.
Eu era cliente do MANDIC, mas logo que saiu o Gmail consegui uma conta e desde lá só uso o Gmail. Eu sou chato com emails, e não tenho o que reclamar do GMail. É simples e funciona.

Abraços

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Marcio Conceicao
E para completar o Yahoo já: E para completar o Yahoo já oferece este serviço a alguns anos. E como muitos falaram. Eu confio muito mais no google do que na maioria das nossas empresas de hosting que temos disponíveis.
Comentário de espardo
Isso realmente acontece, o qu: Isso realmente acontece, o que não deixa de ser irresponsabilidade da empresa que contrata serviços sem qualidade. Eu uso o gmail para meus e-mails pessoais (afinal, não trafego nada confidencial por eles) mas se eu fosse o responsável por uma empresa (dono ou principal executivo de TI) eu procuraria me cercar ao máximo com as garantias de segurança e privacidade que eu conseguisse (levando em conta o custo, claro). Analisando superficialmente, esse serviço do google não parece ter as garantias de segurança que eu gostaria para minha empresa e clientes.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Carlao Bazuca
Correção...: "O Google _já_ domina o mundo"

Carlão.
Comentário de hamacker
Um relatório que tive acesso: Um relatório que tive acesso no ano passado sob atividades crackers e roubo de cadastros dava larga vantagem a funcionários e ex-funcionarios das próprias empresas.

Veja, o que não é bom para voce pode ser bom para outra. Há muitas micro-empresas e empresas só no nome (aquelas em que patroes tercerializam funcionarios CLTistas) que se beneficiariam desse serviço, além é claro de pessoas físicas que já usufruem dominio na internet e já tem seus emails numa terra, uol,... e estão descontentes com o serviço.

Tenho alguns clientes que usam provedores corporativos e que vira e mexe tem seus serviços indisponibilizados por 'manutenção no sistema' então imagina aqueles cujos provedores são os populares ?

Comentário de vmedina
[OT]: hehehe é só evitarmos política! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de albrecht
GPG: Quando tiver GPG no gmail o problema de privacidade diminuirá bastante...
Comentário de Wilfredo
Nova correção: Na China, é o *Governo* que domina o Google.
Comentário de Filipelinux
MUITO BARULHO POR NADA: Alguém já assistiu este filme? Pois é, um filme Shakespereano que fala a respeito de um alarme de traição a respeito de um casal que iria se casar. Todo aquele alvorosso no final foi um mau entendimento e os noivos se casaram.

No caso Google aqui está no mesmo valor. Falam tanto, muitos alarmes e críticas. Totalmente natural em qualquer novidade trazida para nossa realidade. Quem não se lembra quando surgiu o relógio de quartzo (bateria). Surgiu na Suiça e por causa das grandes fábricas do ramo foi descartado. A Seiko e a Cassio compraram esta patente e em menos de um ano dois terços dos funcionários das fábricas de relógio suiço foram demitidos.

Qualquer mudança de paradigmas, de conceitos culmina em críticas e a primeira impressão em não valer a pena. O ser humano é tradicionalista por natureza e arredio contra mudanças bruscas de valores ou de conceitos. Por este motivo o espanto e críticas. Particularmente não acredito que uma empresa do nível do Google iria deixar baixa qualidade para seus provedores. Muito provavelmente esta empresa criticada não apresentou todo seu potencial para este setor, deixando uma carta escondida na manga para um futuro breve.

Só nos resta sermos observadores para depois avaliar e entregar um parecer decisivo sobre tal serviço. Para termos uma opinião definitiva e precisa a única opção é esperar para ver a qualidade que será oferecida por esta empresa.



Filipe

técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de Rodrigo Brito
Imagina que você tem uma qua: Imagina que você tem uma quantidade enorme de usuários, na qual utilizam o serviço apenas para troca de mensagens informais. Acho que essa seria uma ótima solução, até porque estaria desafogando um pouco o meu servidor de e-mails.... Vou analisar melhor e quem sabe não coloco em prática.

Obrigado.
Comentário de hamacker
Nao desafoga seu servidor por: Nao desafoga seu servidor porque o consumo de banda crescerá, quando o servidor de emails é interno, o trafego será interno e o consumo de banda será o que a sua rede dispuser (geralmente 100Mbits). Jogar estes muitos usuarios para fora só vai dar maior trabalho para o admin que perderá as restricoes de filtros que o servidor interno já dispoe. Claro que tem como fazer controle da banda, etc... mas como eu disse mais trabalho para o admin.

A solução da Google só é vantajosa mesmo para pequenas empresas ou escritórios ou quem está realmente muito descontente com o seu ISP.
Para aqueles que já tem um servidor interno as desvantagens são muitos se for usado o gmail.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004