Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Free Software Foundation lança Gnash - Flash player GNU

A Free Software Foundation requisitou ao desenvolvedor Rob Savoye um GNU Flash player - Gnash, sob licença GPL, para visualização de arquivos Macromedia Shockwave/Flash (SWF). O fundador da EFF e empenhado contribuidor GNU, John Gilmore, persuadiu Savoye a implementar a adaptação da GameSWF para o Mozilla Firefox e assim surgiu seu fork, sendo considerado um dos projetos de maior prioridade da FSF. A especificação Flash é erroneamente considerada aberta ou livre pois a Macromedia a dispõe sem custo em sua SDK, porém sua licença proíbe o desenvolvimento de alternativas a seu player, lhe interessando a criação de
conteúdo Flash. Assim outros Flash players têm seu código-base gerado através de engenharia reversa.

Atualmente o Gnash está funcionando como um aplicativo standalone, além de plugin Firefox; apesar de Savoye afirmar que a documentação para criação de plugins é precária. Vale a pena dar uma conferida na licença do Macromedia Flash Player para verificar a intenção daquela companhia em difundir sua tecnologia sem adotar uma licença livre e da tentativa de combate a essa atitude por parte da FSF e da EFF.”
A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com), e o leitor Diego Augusto (diegoaugustoΘlinuxmail·org) enviou este link para mais detalhes. O Gnash já foi mencionado no BR-Linux em janeiro.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cadu
Legal: Legal, mas acho que eles deveriam aproveitar algo que já existe, ao invés de criar algo do nada.
O GPLFlash já está fazendo o trabalho que eles querem começar a fazer.
Comentário de nosklo
GPLFlash: O GPLFlash, além de não funcionar, tá meio parado né...

After going through the code of gplflash2, it was decided it was too messy and a new design was needed. But before a the design process took off, a new project caught our eye: gnash. It is not perfect, but it got some advantages over gplflash2, and most of the developers of gplflash2 will move to gnash.

O gplflash 1 não tem contribuições desde 2006. Acho que foi sábio aproveitar o SWFGame ao invés do gplflash.

Nosklo
Comentário de Cadu
É verdade, o gplflash nunca: É verdade, o gplflash nunca funcionou muito bem não.

Mas o que eu falei foi no sentido de ter duas equipes trabalhando para fazer a mesma coisa. Às vezes isso é trabalho desnecessário e acaba atrasando as coisas para o software livre. Que bom que eles vão se juntar! :)
Comentário de robertos
pior que esta porcaria de mac: pior que esta porcaria de macromedia naum lança o plugin flash em 64 bits nunca,pow já passou da hora,que saco,naum fazem o trabalho e naum deixam mais ninguem fazer,empresa meia boca,picareta do caramba!
Comentário de sitevirtual
hahahahahaha: hua hua hua hua hua, vendo seu comentário eu não consegui me conter! o cara tá ficando desesperado e xingando tudo, :lol:
Eu sou programador Flash (ainda no Ruindows, mas dentro do VMware, pois não tenho mais coragem de usar uma partição FAT32 na minha vida).
Espero que dê certo, vou até ver este projeto de perto pois também sou programador FreePascal...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004