Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MEPIS pensa em trocar Debian pelo Ubuntu

MEPIS, distribuição baseada na arquitetura Debian e voltada para o uso como desktop utilizando o KDE, pode passar a ser construída a partir da fonte do Ubuntu ao invés da Debian, de acordo com seu fundador - Warren Woodford. A explicação para a troca é que a comunidade Debian anda tão ativa (e que no passado tinha uma evolução mais lenta) que a MEPIS não está conseguindo acompanhar sua evolução, agora que a Debian contará com "etch". versão de teste que sucede a sarge . E sustenta que o Ubuntu tem um ciclo de lançamentos mais previsível e funcionará melhor como distribuição base. Mas nada está confirmado, Woodford só voltou seus olhos para o Ubuntu... ” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gato do Deserto
O pessoal do Debian carrega o: O pessoal do Debian carrega o piano (trabalho pesado)
e depois que aparece mais são os "derivados" remasterizadores! :-P

Idem para o pessoal que faz os programas e bibliotecas (o grosso da operação) mas quem leva a fama é quem escreve o frontend gráfico.

O mundo é injusto mas você faz parte dele !
Comentário de Koolosh
pois é: como diria uma antiga propaganda de consessionária de automóveis (anos 70)

pois éééé.


:/
Comentário de wrochal
Trocando seis por meia dúzia: Trocando seis por meia dúzia...

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de GDA
Perdão: Perdão,

mas o Ubuntu é bem mais do que uma "remasterização" do Debian... Tem muito trabalho e muita gente envolvida na sua elaboração que é, em última instância, o livre exercício do direito de modificar qualquer software de acordo com necessidades e requisitos específicos, os quais, neste caso, estão claramente expostos no manifesto Ubuntu e seus demais compromissos.

Para saber mais sobre Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/

.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de Koolosh
falando da outra: Creio que ele falou da MEPIS e daqueles que simplesmente pegam uma distribuição remasterizam (mantendo seus pacotes, configurações, etc) e dizem que É uma distribuição, em vez de dizer que é uma remasterização. O Ubuntu nasceu como um filho do Debian, tem seus próprios pacotes e inovações (e além de contribuir com a mãe Debian em muitas coisas).

Hoje é moda dizer que se faz uma distribuição, mas são poucos mesmos que realmente fazem, a maioria apenas pegam o trabalho pronto dos outros, nada contra isso, mas pelo menos poderia dizer: Este projeto é uma remasterização da distruição tal. Isso sim seria mais ético.
Comentário de GDA
Sim..: Sim,

É possível... É que ficou meio dúbio, mesmo. Tb acho bacana essa postura de dar créditos a quem merece.

Obrigado pela ponderação.


.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de lahcorw
dentre os mortos vivos!: olhem só quem não morreu...! não se preocupem, só passou pra divulgar seu site.
Comentário de Bruno Laturner
Vovô, pera aê!: Tô caindo na gargalhada ao ler que "MEPIS não está conseguindo acompanhar sua evolução" e ficar lembrando dos comentários a la Slashdot sobre o Debian stable.


PS: Eu sei que não estão falando do stable, tô rindo de bobeira mesmo.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de Bruno Gonçalves
Unstable: Creio que não seja nem tanto as novidades e sim pq devem estar usando o Unstable, afinal o nome mesmo já diz que qualquer pacote instável pode entrar no sistema, o testing é razoavelmente estável, mas ainda assim aparecem alguns bugs estranhos, é um problema comum principalmente em distribuição com foco em Desktop, usuários ficam pedindo programas que foram lançados hoje, então o mantedor põe algo que não foi testado e antes de corrigir os bugs já sai outra e vira uma bola de neve.

--------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de hamacker
O projeto debian deveria foca: O projeto debian deveria focar apenas em servidores devido a madureza e estabilidade do sistema, realmente para desktops tá complicado.

Não vejo por exemplo melhor kernel que o 2.6.15 que lançou muitas novidades e drivers, mas tão logo não será padrao seja no sarge ou etch. Vira e mexe alguem pergunta porque no Mandriva/SuSE/Redhat tal programa é estável e no debian é "instável" ? As vezes faço o que posso para responder, mas a verdade é que não há uma resposta plausivel senão que há poucas pessoas trabalhando ou a burocracia engessa um pouco a escolha dos pacotes.

O ubuntu realmente mostrou o que seria um debian perfeito para desktop, o que não tá longe do debian se este usasse pacotes realmente mais recentes.
Comentário de anãonias
E ai plagiando muito ultimame: E ai plagiando muito ultimamente ??

Comentário de Maquiavel
Companheiro concordo com a si: Companheiro concordo com a siceridade em sua mensagem.
Mas esse "devido a madureza" ficou meio capiau. Não teria sido mais apropriado "maturidade" ?
Comentário de fck
O projeto debian deveria foca: acho que você realmente não conhece o estatus atual de desenvolvimento do etch e fica se baseando em comentários de outros sobre como o debian é desatualizado. o kernel Linux-2.15 ja está no etch funcionando muito bem obrigado: $ aptitude search linux-source-2.6.15 linux-image-2.6.15
p linux-source-2.6.15 - Linux kernel source for version 2.6.15 with Debian patches
p linux-image-2.6.15-1-486 -Linux kernel 2.6.15 image on 486-class machines
linux-image-2.6.15-1-686 - Linux kernel 2.6.15 image on PPro/Celeron/PII/PIII/P4 machines
p linux-image-2.6.15-1-686-smp - Linux kernel 2.6.15 image on PPro/Celeron/PII/PIII/P4 SMP machines
p linux-image-2.6.15-1-k7 - Linux kernel 2.6.15 image on AMD K7 machines
p linux-image-2.6.15-1-k7-smp
Comentário de Trasgo Vesgo
Que por sinal...: ...está muito bom. Se é do www.linuxit.com.br que você está falando. Gosto mais da disposição das informações e achei também menos poluído que este. Bom, é só minha opinião. Tem gosto pra tudo.
Aproveitando, a nova versão do Mepis foi lançada ontem, dia nove. Vou baixá-la e experimentar. A informação sobre a nova versão está no link: http://www.mepis.org/node/9088. Dã...
Comentário de Ricardo Carvalho
O MEPIS está muito longe de: O MEPIS está muito longe de ser apenas uma remasterização do Debiam.
Comentário de anãonias
Tb ele só dá crtl+c e crtl+: Tb ele só dá crtl+c e crtl+v nos outros sites,
acredito que ele deve ter um script que captura o br-linux

wget -r http://www.br-linux.org
mv www.br-linux.org www.linuxit.org

DÃ....
Comentário de xorg.conf
Então, acho que você não c: Então, acho que você não conhece o porquê do pessoal não gostar dele. Leia todos os comentários. Há outras histórias, que com uma pesquisa no Google vc consegue achar. O pessoal daqui não costuma ter memória curta. Acho que também não adianta ficar malhando o cara por isso, já faz algum tempo que tudo aconteceu...
Comentário de Trasgo Vesgo
Sim, eu sei: E concordo que não adianta ficar malhando o cara por isso. Também não concordo com o que o Willian fez, mas esse tema é off-topic. Inclusive os ataques a ele. Aí, quem quiser me moderar... Dã...
Comentário de Marco Carvalho
Então eu explico...: "Vira e mexe alguem pergunta porque no Mandriva/SuSE/Redhat tal programa é estável e no debian é "instável" ? As vezes faço o que posso para responder, mas a verdade é que não há uma resposta plausivel senão que há poucas pessoas trabalhando ou a burocracia engessa um pouco a escolha dos pacotes."

O "instável" do Debian, ou seja, árvore unstable (sid) se refere á instabilidade do pacote dentro do conjunto da distribuição, não necessariamente que o programa em si seja instável (o que eventualmente também pode acontecer).

Para exemplificar:
Suponhamos que eu seja mantenedor do pacote limoeiro e acabei de subir para unstable a nova versão limoeiro-2.1 e que esse pacote depende do pomar-1.5. Acontece que o pacote pomar é mantido por outra pessoa e essa pessoa ainda não disponibilizou o pomar-1.5, somente a 1.0.
A que acontecerá é que quem estiver usando o Debian unstable e tentar atualizar ou instalar o pacote limoeiro-2.1 não conseguirá pois o apt acusará dependência quebrada.

Grande parte da "instabilidade" do Debian unstable se traduz em quebra de dependência.
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Bruno Laturner
Ter o kernel funcionando não: Ter o kernel funcionando não é mérito das distros, ele funciona muito bem sozinho sem elas.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de Wilfredo
(off) dependendo do pomar: O pacote laranjeira também tem esse problema?
Quais outras árvores em pacotes dependem do pomar-1.5?
Comentário de Mariano Morehtzon Magno de Menezes
Finalização: "O pessoal do Debian carrega o piano (trabalho pesado)
e depois que aparece mais são os "derivados" remasterizadores! Idem para o pessoal que faz os programas e bibliotecas (o grosso da operação) mas quem leva a fama é quem escreve o frontend gráfico. O mundo é injusto mas você faz parte dele !"


O mundo não é tão injusto quanto parece. Quem faz as coisas pela metade não pode esperar muito reconhecimento. Isso deveria ser uma lição importante para quem faz ou pretende fazer software.

Esse é o grande problema do software livre. Não tem o objetivo de ganhar dinheiro, não tem muita necessidade de ser competitivo e de conquistar mercado, não é remunerado, tudo se baseia unicamente no prazer. Assim os nerds programadores só fazem o que acham desafiador e estimulante, que é o motor, o chassi, a transmissão. Mas não querem desenhar carroceria, painel, estofamento, ar condicionado, som, porta-copos, espelhinho para retocar maquiagem. Fazer essas coisas é muito chato para eles.

Não adianta argumentar que o carro não anda sem o motor, o chassi, e a transmissão. Mesmo que seja verdade o carro será usado por seres humanos. Ser humano gosta de conforto, beleza, conveniência, praticidade, perfumaria... Experimente lançar no mercado um carro sem painel, bancos e pára-brisa. Veja lá se alguém vai comprar. Pode até ter todas essas coisas, mas se a carroceria for feia ou se o volante for quadrado o produto encalha.

Mesma coisa para se conquistar uma mulher. Não adianta dizer que você tem um pênis e sêmen e isso basta. Tem que envolver, seduzir, agradar. É preciso proporcionar uma experiência boa para o "usuário final". O mundo está cheio de maridos cornos que são honestos, fiéis, responsáveis, mas perdem a mulher prum Ricardão que é safado, mulherengo, irresponsável, MAS escuta o que a mulher fala e fala o que ela quer ouvir.

Essa mania de fazer software sem GUI, com linguagens de programação ou script à parte e configuração à unha pode ser muito atraente para os nerds que sempre defendem esse paradigma com unhas e dentes. Mas os nerds são e sempre serão franca minoria. O que a maioria quer é conforto, beleza, conveniência, praticidade e perfumaria. Adicione todas essas coisas e veja como a popularidade dispara.

E o crédito acaba sendo dado para quem faz a finalização. Ronaldo e Romário são dois banheiras que não fazem nada sem um time que arme e lance o centro-avante na cara do gol, mas olha só o sucesso que eles fazem. Compare a popularidade dos centro-avantes com a popularidade do resto do time.

Apple e Microsoft são craques em agradar o usuário. A mecânica dos carros da Microsoft é ruim mas são carros bonitos, práticos e confortáveis. É disso que o povo gosta. Computador da Apple só vende pouco porque é MUITO CARO e acabou se afastando do público geral. Criou até um recall forte mas negativo, semelhante ao da Ferrari: todo mundo sabe que é muito bom mas ninguém pensa de verdade em comprar um porque todo mundo também sabe que custa os olhos da cara.

O Debian pode ter carregado muito piano mas só os nerds querem saber disso. O povo quer outras coisas que só as "remasterizações" estão proporcionando e levando crédito por isso.

Quanto sucesso teria feito o Knoppix sem os scripts do hotplug? Quanto sucesso teria feito o Kurumin sem os botões mágicos? Muito pouco, tenho certeza.
Comentário de Marcelo Ulianov
Parabéns !: Concordo plenamente !
Comentário de Wilfredo
Finalização feita pelo Ubuntu: Também concordo com você. O Ubuntu fez a tarefa que os mantenedores e muitos usuários do Debian não fizeram, seja por falta de tempo (suporte a várias arquiteturas simultaneamente não deve ser fácil), por falta de prioridade, por má vontade ou mesmo por pura e simples arrogância. Tem um desktop funcional e simples, apesar de algumas limitações motivadas por filosofia que particularmente não concordo, como o não suporte a MP3 por exemplo. Basta fornecerem um meio mais fácil de o usuário poder incorporar o que não puderam fornecer por ideologia para ser um serviço bem acabado.

Após 5 anos utilizando Conectiva, hoje sou um feliz usuário do Ubuntu 5.10. E aguardo a chegada do Xubuntu. Também 'brinco' com Mandriva 2006, Poseidon 2.0 (remasterização do Kurumin) e DreamLinux (este último ainda um projeto inicial).
Comentário de Julio Werner
Sinergia: Não sei por que motivo essas distribuições derivadas do debian não são projetos agregados ao mesmo, onde um contribua com outro. E penso que assim seria melhor. Alguém poderia me clarificar por que isso não acontece, ou talvez até aconteça eu que não sei...
Comentário de Marcelo Ulianov
Fácil...: qto tempo será que um grande projeto levaria para implementar a tua GENIAL idéia ? Será que um dia eles vão deixar vc fazer aquilo que vc acha essencial ? Ou é mais fácil vc remasterizar um Kurumin, com aquele wallpaper incrível, aquele tema novinho que vc criou, ou aquela função que vc tanto queria no Amarok ? Quem faz quer ver o resultado logo, não ficar esperando 5 anos até sair o Debian Etch...
Comentário de td2x
Debian.: Ae gente...
O problema dessa "atraso" do Debian stable é justamente o motivo do Debian ser Debian!
Um conjunto de pacotes só vira Stable depois que for testado massivamente em conjunto, sem perigo de que apareçam falhas de segurança em determinado software ou que certa combinação de softwares causem algum erro.
Imagina um Debian Stable "crashando"?Dificil né?

E mais, não existe "competição" entre as Distros ou as Remasterizações!
O Debian nasceu e vai morrer assim, Graças a Deus!
E o Ubuntu naseceu e vai morrer assim tbm!
Quem escolhe qual usar é o usuário, se for para Desktop que seja escolhida uma distro com foco no Desktop, como Ubuntu ou Kurumin.
Um é Servidor, precisa de toda estabilidade possivel!Não é para ficar bonito ou algo assim!
No exemplo de carros citado acima, coloque o Debian como um caminhão ou trator, e não como um carro de passeio!

E eu acho, ou melhor, tenho certeza, que para Desktop ninguem tem que usar a arvore Stable.Stable é só para Servers!

Já viu algum adm de rede reclamar que o Debian não vem com a ultima versão do KDE ou com o firefox 1.5??

Se um pacote está na unstable ou teste tbm não significa que ele não é estável ou que não vai funcionar, afinal, todos pacotes do Stable já foram Unstable e Testing.
E só o fato de certo pacote ser estável quem garante que se ele for colocado na arvore Stable ele não poderá entrar em conflito com certos softwares, ou que dentro de um mês seja descoberto alguma brecha de segurança grave.

Homem é Homem, Menino é Menino e Macaco é Macaco.
Acho que é isso.

Abraços a todos.

Td2X
Comentário de td2x
Programa pela metade!: Isso é pura loucura falar que programa sem GUI e com configuração a unha é "pela metade"!
Então o apt-get é pela metade!?!?
O Samba é pela metade???
O VI é pela metade?!

Poxa, que injustiça né?
Estão esquecendo oq é software livre!!
Vc sabe o nome dos programadores que fizeram esses softwares??Ninguem sabe de todos!Software livre é cooperação, todos se ajudam, um grupo faz o apt-get, outro o Synaptic!Um faz o cdrecord outro faz o K3b!Um faz o kernel e outro faz a Distro!E os que fazem remasterizações tambem tem todo o seu valor!Afinal, tem usuário usando, então tem valor!Não importa se teve muito ou pouco ou até mesmo quase nenhum trabalho, teve!E se a remasterização fizer mais sucesso que a "base" qual o problema?Se fez sucesso teve seus méritos.

Software Livre é assim, não existe papo de injustiça!É aprimoramento!
Injustiça é um grupo de pessoas trabalharem muito e ganharem pouco, enquanto outro trabalha pouco e ganha muito!Não é?

E outra, resumir os programadores em um bando de Nerds fazendo apenas por paixão é uma palhaçada gigante.Eles profissionais, são organizados, trabalham duro, dão muito mais importância para os feedbacks que qualquer empresa dá, e tem os usuários mais ingratos.Quantos bugs vc já reportou??

Pois éééé!!11111!1!!@!!!

4braços,

Td2X
Comentário de Ednei Pacheco
Engraçado!: Antigamente reclamavam tanto desta "evolução mais lenta" do Debian... agora, dizem que não dá mais para "acompanhar sua evolução"... não dá para entender esse povo... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de hamacker
Os programas que voce citou t: Os programas que voce citou tem frontends graficos e no caso do samba é via http (mais simples que isso não existe). O autor da mensagem não esta se referindo a serviços, o tópico aqui é mais enfocado no desktop. O ubuntu é enfocado no desktop, também existe uma versao 'server' que por padrao não possui interface gráfica e é quase um debian se não fosse por oferecer kernel e serviços nas suas versoes mais recentes.

Apesar do termo desktop ser variável, são poucas pessoas que querem configurar seu micro desktop usando o 'vi', bash e modproble e eu concordo com voce, se num desktop duma empresa esses comandos também não pegam imagine então num desktop doméstico.

Porém, já existe muita coisa para gnome e kde para facilitar a vida dos usuarios (domesticos ou nao), não é preciso ser sabedor do cdrecord, dvdrtools,... para desfrutar de alguns recursos. O compartilhamento de tela e pastas é feito diretamente no nautilus ou konqueror, até um pseudo-protocolo smb:// é suportado mesmo que voce nem tenha instalado o samba, o gravador de dados no gnome 2.13 é integrado e o k3b supera o nero então concluindo esse comentário, para desktop, o Linux já está pronto, as necessidades de cada individuo por seu programa predileto é que podem desqualificar o linux, nao adianta empurrar linux se o que a pessoa usa é um autocad por exemplo.

Alguns aborrecimentos ficam apenas por conta dos formatos de videos e som (mp3) protegidos por propriedade intelectual e que mesmo assim existem caminhos fáceis para contorna-los em cada distro.
Comentário de hamacker
Por um acaso eu sei como func: Por um acaso eu sei como funciona o esquema, oque eu sem saber acabei criticando é que é dificil entender porque muitas distribuições derivados do debian são superiores ao debian.

Acho o debian insuperavel no server, muito melhor que os 'rpm like' na minha opnião, mas no desktop está longe do ideal.
Comentário de hamacker
E mais, não existe "competi: E mais, não existe "competição" entre as Distros ou as Remasterizações!
Sim, não existe porque no caso do debian cada pacote vai ser reutilizado por outras distros. As outras distro ficam é agradecidas. :)
Comentário de hamacker
A distro citada reclama da mo: A distro citada reclama da movimentação do unstable onde a maioria das distros 'debian like' se alimentam. Ultimamente tem havido muita movimentaçao impedindo que os mantenedores dessas distros passam efetivar um freeze para a distros que eles administram.

A arvore 'stable' onde só conheço o próprio debian e CDDs utilizam cooonttinuuuuaaaa dddeeeevvvaaaggaaarrrr. :)
Comentário de hamacker
Nao achei que madureza estive: Nao achei que madureza estivesse errado, aplica-se a arvores, aplica-se a pessoas porque não aplica-la a softwares ?

"...devido a maturidade do programa", bom gosto não se discute, mas, ainda prefiro "maduro" que parece ser parece ser mais elevado que "maturo", talvez só impressão porque ouço muito pouco falarem "maturo".
Comentário de hamacker
Não só conheço como també: Não só conheço como também utilizo, veja, ultimamente o 'unstable' tá mais para 'snapshot' do que qualquer coisa. Quem usa o 'unstable' tem que perseverar muito, não dá por exemplo para atualizar todo dia, tem que esperar experiementar a simulação dum apt-get [dist-]upgrade para ver se compensa antes. É sinal que estão trabalhando muito, porém, com tantas atualizacoes é contra-indicado usar a 'unstable' para um desktop comum de usuario como se fazia antes.

Mas é bom saber que finalmente a 2.6.15 entrou porque tava dificil, a última vez que consegui um kernel mais recente binario foi a 2.6.12 que estava em repositório não oficial.

Voltanto a atenção para o server que admiro muito e que merece todo o respeito, mas é um fiasco a 2.6.8 ainda acompanhar o sarge que não dá direito a nenhuma atualizacao posterior.

PS: Eu só critico o que conheço.
Comentário de Gmoliv
Ridículo: É ridículo uma empresa admitir que vai mudar pq não consegue acompanhar a evolução. isso é pq é uma evolução de linux, que convenhamos é mais lenta apesar de mais abrangente (tem uma comunidade maior de developers) que outras.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004