Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Direto fechado x Expresso aberto

Um leitor anônimo enviou este link do jornal Correio do Povo do qual reproduzo um trecho: “'Assim como fizemos com o Expresso, nossa intenção é ceder o código às empresas estaduais por meio de convênios de cooperação técnica, cujo único compromisso é de que as melhorias feitas por essas empresas nos sejam repassadas', explica o presidente da Celepar, Marcos Mazoni. Mazoni faz na Telepar o que havia feito na Procergs, presidida por ele no governo Olívio Dutra. O grande projeto da empresa começa este ano: a informatização das 2,1 mil escolas da rede estadual. Neste primeiro semestre, serão atendidas 760 escolas, com financiamento do Banco Mundial. Mazoni conta uma curiosidade: o Expresso, o correio eletrônico da Celepar, foi criado a partir da decisão do governo gaúcho de cobrar pelo Direto, desenvolvido pela Procergs em sua gestão. Segundo ele, houve uma evasão de usuários justamente quando a Procergs começaria a ter receita com serviços. No Paraná havia 10 mil usuários. Com o Expresso já são 15 mil, número que cresce à medida que outros estados fazem convênios. Já são cinco a utilizá-lo e mais três em negociação. A diferença em relação ao Direto é que este foi todo desenvolvido na Procergs, enquanto o Expresso usou tecnologia alemã.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leonardo
Lembranças dessa época...: ... foram os inúmeros SPAMs que recebi de dentro da PROCERGS...
Ridículo.
Comentário de Patola
Direto Livre e "tecnologia alemã": Qual a relação disso com o Direto Livre? Nenhuma? Não ficou claro, pelo menos pra mim, se esse tal "Expresso" (qual é a página dele?) é software livre ou não. Que "tecnologia alemã" é essa, algum tipo de biblioteca ou framework feito somente na Alemanha (não sabia que ainda se usavam adjetivos nacionais para softwares, duh!)?

O Link publicado não tem essas informações e pelo menos aqui http://www.telepar.net.br não está abrindo...

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de
e-groupware e Expresso: O Expresso é baseado no e-groupware, cujo desenvolvimento parece mesmo estar fortemente baseado na Alemanha. O link tem alguns detalhes sobre a implementação na CELEPAR.

O Direto Livre é outro produto, cujo código descende do Direto da PROCERGS.

Um documento do governo paranaense informando isto, e ainda falando sobre a licença (que é a GPL) pode ser encontrado em http://www.pr.gov.br/e-parana/pdf/manual_expresso.pdf
Comentário de Demerson Zounar
Sobre o Expresso...: Bem, eu também ando muito curioso sobre o Expresso, mas pelo que andei pesquisando, ele não é nada mais que uma espécie de 'fork' do e-Groupware (http://www.e-groupware.org).

Até onde eu olhei, o Expresso não está disponível para download, pelo menos não tão facilmente.
Comentário de Clovis Sena
os links certos: já que ninguem colocou, eu vou colocar os links certos:

para o portal do Expresso: http://expresso.pr.gov.br/

e a explicativa oficial, explicando os porques do expresso existir:

http://www.pr.gov.br/e-parana/prod_serv.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004