Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Torvalds: "Eu não estou argumentando contra a GPLv3. Estou dizendo que ela é errada para *mim* "

“O site LinuxWatch, mantido por Steven J. Vaughan-Nichols, publicou um artigo aprofundando a questão referente ao uso da GPLv3, ainda em elaboração pela FSF, para licenciar o Kernel do Linux. De acordo com o artigo, Torvalds, em outra mensagem para a LKML (Linux Kernel Mailing List), deixou um pouco mais clara a sua posição: 'Eu não estou argumentando contra a GPLv3. Estou dizendo que a GPLv3 é errada para mim, e não é a licença que eu escolhi.'

O artigo ainda trata das questões sobre DRM que constam do rascunho da GPLv3, sobre as quais Torvalds tem a opinião de que elas são mais adequadas no contexto das licenças Creative Commons, conforme trecho de uma mensagem citada no texto do Vaughan-Nichols: 'Eu particularmente acho que a cláusula anti-DRM é muito mais sensível no contexto das licenças Creative Commons, do que em licenças de software. Se você cria um conteúdo valioso e útil que outras pessoas desejam usar (música legal, animações divertidas, bons ícones), eu sugiro que você proteja este conteúdo dizendo que ele não pode ser usado em nenhum esquema de proteção de conteúdo (…)' Além disso, o Linux Watch cita uma resposta de Torvalds, em entrevista ao site, na qual ele não descarta a possibilidade do Kernel vir a ser licenciado sob a GPLv3, apesar de ter em mente os benefícios e impactos desta decisão.
” Veja o texto completo em Linux Daily Log » Linus Torvalds: “Estou dizendo que a GPLv3 é errada para mim…”.

O artigo do Linux Daily Log termina com a análise do autor, André Moraes: “Ainda de acordo com o artigo, se esta restrição for retirada da GPLv3, ainda que existam problemas práticos, o Kernel poderia ser licenciado sob a nova versão.

Na minha opinião, a comunidade está exigindo que Torvalds tenha uma opinião formada e definitiva sobre algo que está em discussão. Pelo que tenho lido, ele tem o mesmo tipo de dúvidas que cada um de nós tem e emite suas opiniões à sua maneira, afinal, a maioria de nós está tentando entender o que está escrito no rascunho corrente e estamos todos interessados em como a discussão vai se encaminhar, já que grande parte dos softwares que utilizamos estão sob a GPL ou LGPL e serão afetados pela atualização.

Além disso, não creio que a FSF vá gerar uma licença que tenha tal impacto sobre binários assinados digitalmente: a assinatura digital é uma ferramenta essencial para garantir a segurança de estações e servidores. Não seria uma medida inteligente fazer com que o desenvolvedor tenha que escolher entre não assinar determinado pacote ou assinar e disponibilizar a chave, permitindo que alguém que tente embutir um cavalo-de-tróia em um binário, por exemplo, possa fazê-lo e assiná-lo como se fosse o autor original, com todas as conseqüências que decorrem dessa possibilidade.
”

Já analisamos parte destas novas declarações de Linus Torvalds em uma notícia de domingo no BR-Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ark
Off-topic: Curti as novas fotos do Linus. Ficaram legais e engraçadas, ao mesmo tempo em que não denigrem ele :)
Comentário de vmedina
Clássica: Se não me engano a saudosa geek publicou uma revista com essa foto lá quando Linux ainda era coisa escondida! :)

De muito bom gosto essa augusto!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Trasgo Vesgo
Aí está!: Rapaz, para mim o Torvalds não tinha que ficar explicando nada. Mas ele falou o que eu já postei aqui: "Eu não estou argumentando contra a GPLv3. Estou dizendo que a GPLv3 é errada para mim, e não é a licença que eu escolhi". Ponto final. O cara escolheu uma licença, e quando aparece outra versão com a qual ele não concorda, é natural que não queira mudar. Mesmo admitindo que possa vir a mudar um dia. Natural. Ninguém precisa ser tão radical. Mas deve ter em mente o que quer. E parece, pelas declarações, que ele tem. Ponto para o Linus.


Será que vai pingar aqui também? Dã...
Comentário de nemesis
possivelmente: essa foi tirada pouco antes da outra. Observe a garrafa de cerveja na mesa. Após alguns tragos, temos a fatídica foto que causou comoção... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de leonardo_lopes
O problema é que no primeiro: O problema é que no primeiro texto ele deixou transparecer que estava argumentando contra a GPLv3.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Alguém sabe dizer se a chave: Alguém sabe dizer se a chave que é necessária ser distribuida pela clausula anti-DRM é a chave pública ou a privada?

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de nemesis
segundo o Linus: em um esquema DRM, kernel modificado deveria ser devidamente autenticado para poder rodar em um processador DRM-enabled. E para tal, quem fez a modificação precisaria disponibilizar a chave privada para autenticação. Não entendo suficientemente de criptografia, no entanto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
chave privada: Segundo o Linus, em casos específicos a versão corrente do 'draft' da GPL3 tornaria necessário distribuir a chave privada. A análise é dele, e não minha. Reproduzo trecho relevante do e-mail:


For example, distributions signing the kernel modules (that are distributed under the GPL) that _they_ have compiled, and having their kernels either refuse to load them entirely (under a "secure policy") or marking the resulting kernel as "Tainted" (under a "less secure" policy) is a GOOD THING.

Notice how the current GPLv3 draft pretty clearly says that Red Hat would have to distribute their private keys so that anybody sign their own versions of the modules they recompile, in order to re-create their own versions of the signed binaries that Red Hat creates. That's INSANE.


Tradução parcial, referências e comentários estão disponíveis na notícia de domingo mencionada acima.
Comentário de TrollMan
Não sei se não denigrem: Tenho minhas dúvidas se colocar uma foto com uma garrafa de cerveja pra ilustrar uma declaração séria não denigre a imagem de ninguém. (O presidente Lula que o diga).

Acho que não é legal misturar ilustrações da da vida pessoal das pessoas com seus posicionamentos públicos.

Comentário de _alexandre_
O cara eh tecnico, nao eh dir: O cara eh tecnico, nao eh diretor de ONG...

___________________________________________
Todo mundo quer savar baleia...
Seria melhor saber porque ela encalha.
Comentário de Maurício Meneghel Magalhães Machado
Que é? Algum problema?: Problema? Que problema? Argumentar contra é problema? Por que essa mentalidade bunda-mole de que argumentar contra ou emitir opiniões é coisa feia, é pecado, que faz nascer chifre na testa e pelinho nas mãos? Já notaram como quase acaba o mundo quando alguém se atreve e emitir opinião em fórums de linux? Já notaram a cena constrangedora de alguém se desculpando dizendo "ah não, olha só, é só a *minha* opinião pessoal particular própria minha a nível de pessoa enquanto indivíduo, eu não quis atacar não". Como se fizesse alguma diferença. Tem um cara aqui que até escreve isso na assinatura de todos os posts, pra ver o ponto em que chegou. É patético.

E foi com essa fórmula manjada dos fórums de opinião com vaselina que o velho Linus se saiu. "Ah não, eu não quis atacar, era só minha avaliação pessoal individual a nível de pessoa. Vejam bem, não serve *para mim* e para a minha insignificância, mas quem sou eu né, imagina."

Eu hein. Que debate burro.
Comentário de Trasgo Vesgo
Mais ou menos: Penso mais ou menos por aí. O problema é que argumentar contra leva pessoas pouco esclarecidas a reclamarem. E com essa tal de moderação que tem aqui, aí que fica difícil argumentar. Isso que estimulam aqui no site tem sido um tiro pela culatra. Os melhores argumentos estão sendo moderados por gente que não sabem o que estão fazendo. Quer ver moderarem este post aqui também. Espia só. Dã...
Comentário de Morvan
Meio ForadeTópico: ..., mas não posso deixar de elogiar ao Brain pela escolha da foto: além de apresentar o Linus como um "boa praça" ainda o mostra "mordendo uma fria". Feliz foto. Aquela anterior era simplesmente sorumbática.
Comentário de David Abreu
em boca fechada: É como minha avó dizia, em boca fechada não entra mosquito.

Comentário de aa
Campanha!: Tragam a foto do Linus fazendo cara de Austin Powers de volta, pô!
Comentário de Maurício Meneghel Magalhães Machado
Boca fechada morre de fome: Ah tá. Então, como dizia a minha avó, "quem não chora não mama". Ou como dizia o Chacrinha, "quem não se comunica se estrumbica". Ou como dizia o tintureiro, "o tempo passa". Ou como dizia o Tim Maia, "tudo é tudo e nada é nada".

Imagine se o Martin Luther King tivesse dito: "Eu tenho um sonho... Mas é só meu ponto de vista, é o que serve *pra mim*, não quero atacar o racismo nem nada, blz rapaziada?" (essa piada eu roubei do Friends)

Se o cara acha que algo está errado, tem que dizer mesmo.
Comentário de Trasgo Vesgo
Alguém: Também acho. Alguém do site poderia se pronunciar? Se fosse a minha foto qualquer uma ficaria feia. Dã...
Comentário de anonymous
Quem é a pessoa da foto? Me: Quem é a pessoa da foto? Me parece muito mais com o Dr. Stephen Hawking.

Podia ter uma foto menos desatualizada, não?!
Comentário de sri_canesh
O pecado está nos olhos de q: O pecado está nos olhos de quem vê :P
Quem disse que a cerveja é dele?
Quem garante que alguém não acrescentou a garrafa via Photo..,digo, via GIMP??


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Fausto
Opinião de Torvalds: Sei q Torvalds ñ gosta muito da DRM pq distribui a chave privada..


Me corrijam se estiver errado..

sou meio leigo + gostaria de saber.. ele quer 1 sistem livre? pq ñ abre tudo?...


"As pessos poderão mudar os seus programas de acordo com suas necessidades"
Comentário de Wilfredo
Objetivo da foto: Não vejo outro objetivo para usar uma foto como essa que o de estimular o efeito troll. Novamente acho isso estranho, uma vez que o mantenedor deste sítio fez campanha para evitar discussões desnecessárias.

Enfim, é coisa do tipo 'faça o que digo mas não faça o que faço'.
Comentário de vmedina
Cerveja == Pecado?????: Deus do céu, 80% do país já era! :)

Contudo, concordo com o Cássio (aproveitem, não é sempre ;) ) mas prefiro outro ponto de vista: Que a cerveja seja do Linus, que mal há nisso? Será que existe um problema nisso tudo? Tomar uma cerveja não é a mesma coisa que o Linus ser um alcóolatra que espanca sua família após bebedeiras e etc.

Temos que parar com essa hipocrisia. Eu pessoalmente não gosto de cerveja, mas o quê tem de mais se a pessoa gosta de tomar uma bebidinha aqui e ali? Quantos aqui realmente não bebem nada???? Esse puritanismo todo... até parece que somos todas beatas por aqui!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de leonardo_lopes
Não é essa a questão.. o p: Não é essa a questão.. o problema é que não é adequado você argumentar contra algo que não existe.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Lauro
Moderar não, mas...: ...corrigir, não custa!

"...sendo moderados por gente que não sabem o que estão fazendo..."

Não seria: "... sendo moderados por gente que não SABE o que ESTÁ fazendo..." ?

Brincadeira... só uma pequena correção, afinal, "argumentar contra", ou mesmo corrigir... não ofende... hehe

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Carlos E. Morimoto
"ele quer um sistem livre? pq: "ele quer um sistem livre? pq ñ abre tudo?..."

Concordo! Você pode começar dando o exemplo: Posta aí o número da sua conta bancária e senha, nome completo, RG e CPF. ;-)

Comentário de Gato de Deserto
Eu acho que tem um probleminh: Eu acho que tem um probleminha de tradução que muda o sentido .

Quanto ele diz "errada" , em português seria melhor "inadequada".

(cuidado com as traduções literais)

O uso de camisa polo é errado para mim ! (no sentido de que ninguém deveria usar)

O uso de camisa polo é inadequado para mim ! (no sentido de que só eu fico feio com este tipo de camisa)



Comentário de Gato de Deserto
Apenas complementando : Apenas complementando

In short, "I'm not arguing against the GPLv3. I'm arguing that the GPLv3 is wrong for _me_, and it's not the license I ever chose."

coloque
define:wrong
no Google

e um dos sentidos seria,
unsuitable: not appropriate for a purpose or occasion

que pelo conteúdo do texto, é o que mais se aproxima ... mas como sempre

Traduttore, Traditore (Tradutor, Traidor)
Comentário de GDA
Tradutore...???: hahaha...

Muito boa, pra não dizer: "reveladora".

.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de CWagner
Ô, Augusto!!!! : Ô, Augusto!!!!

Não tem uma 3x4 do cara?

Quem sabe a foto da identidade dele?

Mais séria e formal que essa não deve ter.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Mateus Maluf Montenegro Mion
Religião: Puxa, quanto impacto causa as fotos do Linus que o Augusto escolhe. Parece os muçulmanos reclamando das charges de Maomé. Nessas horas fica claro como Linux é realmente uma religião para muita gente daqui.
Comentário de Ananias
O problema não é a cerveja: E sim a cara de retardado.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de vmedina
Qual?: Alí não tem "cara de retardado", e sim a cara de um amigo como todos temos, que tomam cervejas e riem quando estão conversando com seus outros amigos. Sinceramente, o que vcs esperavam de uma pessoa normal como todos nós?

Vocês não estão a fim de discutir o tema?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004