Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Guia Vídeo no Linux: configurando o xorg.conf, instalando os drivers da nVidia e ATI e placas de TV

Este guia é dedicado a falar sobre a configuração da placa de vídeo no Linux. Ele começa explicando como configurar manualmente o arquivo /etc/X11/xorg.conf, solucionando problemas relacionados à taxa de atualização do monitor, cores, driver ou tipo de mouse usado, prossegue mostrando em detalhes como instalar os drivers Linux da ATI e nVidia e solucionar problemas relacionados a eles e termina falando sobre como configurar placas de TV e gravar programas. Como nos outros guias, as informações são escritas de forma genérica, sem se prender a uma distribuição específica. ” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de The Darkness
Como sempre o Morinoto detona: Como sempre o Morinoto detonando com seus tutoriais.

Sempre que leio os tutoriais dele aprendo alguma coisa nova. Dessa vez foi o mouse virtual do KDE que eu não conhecia e a opção de abrir o X sem o mouse.

E com certeza vão vir outras novidades assim que tiver tempo de ler o guia todo.

Parabens pelo trabalho Morinoto, continue sempre assim.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Fabio A Mazzarino
Agora não adianta mais.: Agora não adianta mais. Eu quero ver é botar pra funcionar Xgl na NVidia e ATi. Afinal de contas, já informaram que os drivers open-source tem pouca performance, e os drivers prorpietários não funcionam.

E agora José?
Comentário de The Darkness
Respondendo ...: "E agora José ?"

É só precionar os fabricantes a aprimorarem seus drivers. Já que como foi dito no excelente artigo do Morinoto um dos motivos de eles não abrirem o driver é por conta de segredo de negócio eles tem que melhorar o driver fechado deles (sozinhos mesmo).

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Tiago Cruz
Alguem instalou o driver da ATI no Mandriva?: Porque no Mandriva 2006 não funcionou... alguem testou?

LinuxRapido.org
Comentário de Maicon Marcleyton Moricleyson Manderval
Pedala, Robinho!: Putz, quanto trabalho pra fazer funcionar os drivers da nvidia! Acompanhe as instruções do Morimoto. Tem que instalar isso. Daí tem que remover aquilo. Depois tem que editar um texto. Tem que acrescentar isto, isto e mais isto. Daí tem que retirar isto. Se estiver usando Debian, tem que dar mais dois comandos. Daí tem 3 opções de NvAGP. Tem que testar cada uma para ver qual funciona. Se der problema, tem que alterar o rc.local. Tudo isso em meio a vários avisos contra perigo de incompatibilidade com a placa mãe, a placa vovó e a placa titia.

E as instruções oficiais (http://www.suse.de/~sndirsch/nvidia-installer-HOWTO.html) ainda trazem esta pérola: tem que aplicar um patch! O que é isso, NVidia? Preguiça de aplicar o patch e fazer upload de um binário novo?

Meu sonho era ter um mordomo que fosse linuxista. Ô gente de paciência infinita! Ô gente que nasceu pra servir! Ô gente que encara os procedimentos mais sacais e ainda acha o máximo!

E mesmo com tudo isso, o Twin View ainda não funciona na minha placa. A não ser no Windows, é claro.

Haja!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Na verdade, essa é a "explic: Na verdade, essa é a "explicação longa, completa e chata". Se você usa o Kurumin, por exemplo, pode usar o icone magico. Clica uma vez, ele instala, pede pra testar o video, confirma e está instalado :-P.

Tem vários níveis de usuparios Linux e, da mesma forma, vários tipos de soluções.
Comentário de Miguel Maciel Martins Marinho
Estava aqui agorinha mesmo: Carlos, na página sobre placas de TV você indica a página http://www.birgerblixt.com/doc/packages/bttv/CARDLIST, mas ela já era. Estava ali agorinha mesmo, mas a Internet é assim mesmo.

E pra quem for tentar, aquele comando gigante do mencoder não funcionou aqui. Ele não pára quando o tempo acaba, fica fazendo não sei o quê, e só cria um arquivo de 4k inválido. O output do comando diz que "Selected input hasn't got a tuner!". Tentei várias opções em "input" e "device", mas não funfa de jeito nenhum.

Aliás, não recomendo essas placas PixelView pra ninguém. Os drivers e programas do CD (Windows) são um lixo. Só consigo sintonizar **UM** canal depois do segundo boot (ela sempre desconfigura depois do segundo boot e só conserta se formatar o HD e instalar tudo de novo). Não consigo gravar nada porque o VCR sempre dá pau ou então não grava nada. O controle remoto só funciona com o rádio. Tanto a TV quanto o rádio comem uns 70% de CPU. Desisti de deixar o rádio ligado porque fica tudo lento demais.

No Linux eu consigo sintonizar tudo, mas foi a maior dificuldade pra fazer funcionar. O rádio nunca funcionou. Já experimentei tudo que é tuner da lista do driver.

O fabricante é desconhecido e suporte não existe. Eu quis economizar e me arrependi. Pra quem for comprar, recomendo gastar mais dinheiro com algo que funcione decentemente.
Comentário de hamacker
Um aviso aos navegantes, o su: Um aviso aos navegantes, o suporte a composite faz travar o xorg a beça para usuarios de placas da nvidia. Resolução ?
A ultima versão do driver da nvidia corrige o problema, especialmente se voce tiver aquelas GeForce mais antigas. Minha GeForce4 Go não trava mais desde a ultima atualização do driver, mas atenção tem que ser o driver da nvidia, pois tanto unstable e sarge ainda utilizam o driver antigo da nvidia. O driver "nv" (opensource) é lento demais e não recomendo usa-lo com o composite.

É show de bola, o composite. Mas ainda preciso criar um sentido para os terminais transparentes porque apesar de bonito não é nada prático ficar observando o que acontece por tras da mesma janela.
Comentário de Morvan
Boa tarde, Miguel.: Tive, a exemplo de vários outros, problema com drivers de placas RTV. Uma USB, da Pinnacle, fui obrigado a vender, pois não funcionava bem no Linux. Ao comprar uma outra, baseada no CX88??, tive alguns pequenos problemas, mas, hoje, totalmente funcional.
Observe na declaração dos módulos (modprobe.conf). Onde tem o VideoDev, neste modelo, não declare "BTTV", e sim "cx88??". Em options, declare modelos do tuner e da placa.
Um abraço.
Morvan
Comentário de hamacker
Eu ainda tenho a pinnacle USB: Eu ainda tenho a pinnacle USB, será que existe experança de algum dia ve-la funcionando no linux ?
Comentário de Morvan
Boa tarde, Hamacker.: Bom, eu tinha, como disse, uma destas. O funcionamento era bem precário, tendo a seu favor apenas o aspecto mobilidade, afinal, era USB. Dei umas lidas "nos fontes" do Projeto UsbVision e, acredite, o próprio mantenedor não tinha um discurso muito encorajador! A minha compra foi uma Conexant (cx88??), a Leadtek 2000XP (não me confundam pelo XP, certo?). Com uma nova versão do TVTime, com localização, estou assistindo a programas com boa qualidade e em bom português.
Comentário de Miguel Maciel Martins Marinho
Tudo tem uma utilidade: Bem, quem usa Gentoo pode ver a TV e o output das compilações ao mesmo tempo...
Comentário de David Abreu
O meu guia de video: La vai o meu guia de video no linux:
Instale o ubuntu mais atual (5.10 ate hoje) e no terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade (instala o xorg 7.0 ja modulado)
sudo apt-get install nvidia-glx

pronto, papo encerrado.
debian, claro =)

Comentário de hamacker
A versao atual do driver do n: A versao atual do driver do nvidia-module é antigo (se comparado a versao atual da própria nvidia) e dá uma bela dumas travadas ao usar transset e xcompmgr. Isso independende da distro, a única a trazer o driver mais recente da nvidia é o ubuntu dapper que nem foi lançado ainda.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004