Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Carnaval Revolução: Belo Horizonte é sede de amplo debate sobre conhecimento livre

Durante os dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, Belo Horizonte sediará um encontro recheado de debates, palestras, oficinas, vídeos e outras atividades. É o Carnaval Revolução, que conta com mais de 60 atividades (muitas vezes simultâneas), divididas em três dias entre 10 e 22 horas. Dentre os diversos temas abordados está o conhecimento livre que tem destaque visível. Quem comparecer ao evento poderá sair com softwares livres prontos para testar em casa, bastando levar CD-Rs e DVD-Rs. Uma lista de programas estará disponível para cópia, além de vídeos e músicas que adotam o copyleft para sua distribuição. Esta é a idéia do Ponto de Compartilhamento livre, que funcionará na E.E. Sagrada Família, um dos locais onde acontecerá o encontro. Entre outras atividades confirmadas está a oficina de GIMP, a de introdução a softwares livres e a oficina de streaming de áudio e vídeo que promete dar os primeiros passos para quem quer transmitir uma rádio ou tv livre pela internet. Uma discussão sobre Copyleft e desapropriação autoral, colocará a polêmica no ar sobre os limites do uso e replicação de conhecimento. Grupos e projetos como o PSL-Mulheres, (que vai abordar a participação das mulheres no meio tecnológico), Minas Livre, radiolivre.org e o estudiolivre.org também participam na programação.

Além dos softwares livres, outro destaque na onda de liberdade de uso intelectual é o Encontro Nacional de Rádios Livres, que ocorrrerá durante o Carnaval Revolução. As rádios livres são rádios independentes que funcionam em baixa frequência, possuem organização não-hierarquica e contam com a participação direta. Está sendo organizado uma programação que inclui vídeos e discussões ligadas ao tema. Para fechar o ciclo será instalada uma rádio temporária, que transmitirá uma programação independente, organizada pelos participantes do encontro durante o carnaval, mostrando na prática como funciona uma rádio livre. Uma outra abordagem interessante feita na prática. A banda que se auto-intitula rock eletrônico, o Esquadrão Atari irá apresentar suas músicas que utilizam loops e colagens compartilhadas pelo grupo Re:Combo na internet. A banda também defende o uso de formatos livres como o OGG VORBIS em seu site, além de incentivar o uso de partes de suas criações como samples para outras bandas. Quem quiser conferir mais informações sobre o evento pode consultar a página http://www.carnavalrevolucao.org. Lá é possível consultar toda a programação e entrar em contato com o coletivo organizador. CONTATOS BH 31 8722.4374 31 9811.6720 SP 11 9506.9920 ”
A nota foi enviada por (carnavalΘriseup·net) , que enviou este link do site do evento para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
:-): Isso está com a maior pinta de que vai ser muito mais divertido que o FISL.
Comentário de renatogdelf
pois é: Fiquei com muita vontade de ir, parece que será bem legal. Aqui na terrinha tem muito pouca coisa mesmo. Aí quando aparece, não posso comparecer (carnaval, viagem já marcada...).

Putz, como sempre, o pão cai sempre com o lado da manteiga para baixo :)

Espero que aqueles que aparecerem por lá, nos reportem como foi...
Comentário de semente
Vídeos: Eles sempre publicam os vídeos dos eventos! ;-) Sõ ficar ligado no site após o Carnaval!

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de carnaval
correção: Só uma correção, o grupo que estará presente não é o PSL-Mulheres, mas sim o PS-Mulheres (Projeto Servidor Para Mulheres).
Todas(os) serão bem-vindas(os)!!!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004