Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

DesktopLinux.com: Por que o Photoshop está no topo da lista dos programas mais desejados para Linux?

O DesktopLinux.com, surpreso ao encontrar o Photoshop no topo da lista dos programas que os usuários mais gostariam de ver portados para o Linux (veja a notícia de ontem), conduziu uma pesquisa informal entre profissionais das artes gráficas para perguntar por que o Gimp não é suficiente para eles. As respostas são interessantes, e possivelmente podem servir para indicar direções para o desenvolvimento de softwares livres que preencham as demandas apontadas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de someone
Link?: brain, tem algum link para a matéria do DesktopLinux.com?
Comentário de sdvidal
imagino que já tenhas lido ...: ..mas em todo caso, ei-lo : http://desktoplinux.com/news/NS2471885182.html
Comentário de brain
corrigido, obrigado!: corrigido, obrigado!
Comentário de Thiago C.
Adobe: Na real, se a Adobe lançasse seus programas para Linux, assim como faz para Mac e Windows, o Linux ia dar um boom ainda maior.

A maioria das pessoas que não migrou para o Linux depende de:

Photoshop / Fireworks (apesar do GIMP ser um ótimo programa, quem usa o photoshop sabe que ele não chega nem perto aínda, principalmente para quem trabalha na área de publicidade
Flash -> Não tem nada para linux
Dreamweaver -> Não tem nenhum programa similar para Linux, o que mais perto chega do Dreamweaer é o NVU, mas é como comparar uma ferrari com um corsa.
Illustrator -> Assim como o Dreamweaver, tem programa quebra galho no Linux, mas, nem chega perto.
Premier && After Effects -> Os programas para vídeo no linux são piada.

Creio que com esses programas é suficiente para 80% das pessoas que usam windows e não migraram mudar. As empresas de jogos viriam de carona nisso.

Em suma, depende da Adobe, resta ela fazer um estudo do mercado (se ja nao fez) e ver se é rentável. Pode ser aí que esta o problema, já que ela desistiu de fazer Flash/Dreamweaver em portugues por excessiva pirataria e pouca lucratividade.

Para pensar, você compraria a licença desses programas se existisse para Linux?
Comentário de ano@nimo.com
Quanto ao Photoshop a questã: Quanto ao Photoshop a questão é profissional. Não mencionar o dominio do uso do Photoshop no curriculo é garantia quase certa de perder a vaga de emprego (no caso de emprego em artes graficas).

Mas para que o Gimp também faça parte da mesma lista que o Photoshop é preciso que haja quem contrate quem saiba usar o Gimp.

O caminho ai é vender o Gimp, e não obrigar que ele seja aceito. Não é um caso de preconceito racial/sexual/religioso/ideologico. O negocio é vender o Gimp, e isto quem usa o Gimp não está fazendo.

A Internet está ai pra isso. Quem sabe usar o Gimp deveria estar enchendo a web de gifs/jpgs feitos com o Gimp (mostruario gente). Um exemplo de um trabalho que vende o autor e a ferramenta (não sei a ferramenta):

http://baixaki.ig.com.br/papel-de-parede/356-Matrix.htm

Uma animação "radical" feita com o Gimp, quem se habilita?

O Photoshop é melhor, mas eu não tenho grana pra comprar, então: Gimp !

Comentário de alan
No Brasil, não comprariam a: No Brasil, não comprariam a licença.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de nemesis
maiorias: "A maioria das pessoas que não migrou para o Linux depende de:

Photoshop / Fireworks ... Dreamweaver... Illustrator..."

ah, é! Fora aquela "outra" maioria de pessoas que nem mesmo sabe qual sistema operacional está usando ou mesmo o que é um sistema operacional... e que "por acaso" está usando Windows...

"Para pensar, você compraria a licença desses programas se existisse para Linux?"

Não. Quem usa Photoshop pirata no Windows vai continuar com ele ou trazê-lo para Linux tmb. E quem acha GIMP suficiente já está satisfeito de qualquer modo.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
Vamos com calma: Existe uma síntese mais detalhada da pesquisa? Para podermos concluir algo é preciso no mínimo a subdivisão por área (finâncias, música, entretenimento, design, etc.). Com os resultados não ponderados, e se o Photoshop configura como mais requisitado porque mais empresas de Design Gráfico responderam ao questionário?

Outro ponto frágil da pesquisa é possibilidade de um bando de adolescentes entusiastas do Photoshop, que jamais comprariam o pacote, ter enviesado os resultados. Isto é bastante provável, visto que dentre as opções, o Photoshop é certamente a aplicação da "moda", a mais popular, sobretudo ante a invasão de máquinas fotográficas digitais, "fotologs" e afins.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de nemesis
análise perfeita, Douglas!: análise perfeita, Douglas! sem mais...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tilinhonh
"Você compraria a licença d: "Você compraria a licença desses programas se existisse para Linux?"

EU de jeito nenhum! Até gostaria, mas não tenho cacife. Sou fã do Photoshop, SIM, mas nem NEM PRO WINDOWS eu pago, mas uso... Aliás não pago nada.

PS: sou sim o tipo "adolescente" entusiasta citado acima :~P
Comentário de GDA
Nova enquete...: Muito boa!

Aliás, eu até faria uma outra pesquisa:


1 - "Você, que realmente precisa do Photoshop, que o utiliza profissionalmente, gostaria de pagar por uma nova licença deste software proprietário e vital para a sua sobrevivncia, só para poder utilizá-lo num ambiente livre como o GNU/Linux?"

2 - "O que você, usuário *profissional* e que *realmente depende* do Photoshop, está fazendo numa enquete que trata de portar programas proprietários para o GNU/Linux que você não tem tempo de usar, a não ser como curtição nas poucas horas vagas?

P.S.: _profissionais_ em web design e curiosos *não precisam* de Photoshop nem no currículo (Ah! e nem de Dreamweaver...)

P.P.S.: (sobre DW) Quem duvida (e acha o vim difícil), tente usar o (x)FTE por um dia... :P

.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de chupacabra
cross-plataform: O ideal seria que os aplicativos não chamassem as funções do SO diretamente e sim fossem linkados com uma biblioteca funcionando como uma camada entre o sistema operacional e o aplicativo. Funções universais poderiam ser criadas (ex. abrir arquivo, funções de rede, etc.). Se esta biblioteca fosse portada para todos os sistemas, bastaria ao criador do aplicativo compilar versões do softwares para as plataformas desejadas, sem alterações no seu código. Seria como uma aplicação em java.

Comentário de Bruno Gonçalves
Não portam para Linux pq não existe concorrencia: Pra que criar uma versão para Linux?

Existe um monopólio na parte de design também.

A Adobe/Macromedia tem praticamente todos os programas de design famosos.

Então se pensar bem, quem compra programas geralmente são empresas, se uma empresa realmente depende de um produto ela compra outro junto, no caso Windows ou MAC, se fosse lançado para Linux também a economia para a empresa seria de não pagar para ter o Windows ou o MAC, provavelmente muitas empresas migrariam para Linux, porém o número de usuários da Adobe/Macromedia provavelmente iria aumentar pouco, os atuais usuários iriam mudar de sistema, mas não seriam novos usuários e sim os antigos de sempre.

Outro ponto que não acredito é que empresas não pagam para ter exclusividade, em video game é muito normal empresas pagarem para 1 jogo ser lançado apenas para 1 video game e não para todos, creio que em PCs funcione da mesma forma, eles devem ter seus benefícios para ter produtos apenas para um sistema.

O bom mesmo é quem não está satisfeito com o Gimp tentar colaborar para ele ter os recursos que faltam e termos os recursos que estão fazendo falta em um software livre.

Quando se trata de usuário doméstico o que prevalece é a pirataria, independente do sistema e provavelmente independente de país, lembrem o quanto o Bit Torrent e os P2P em geral são fortes no mundo todo.

E a grande parte que vejo reclamando do Gimp e Open Office, são reclamadores por gostarem de ser assim e não usam praticamente nenhum recurso ded nenhum programa, mas como sabe que Photoshop e MSOffice são os mais famosos então sai repetindo isso.

Já utilizei Photoshop e Gimp muitas vezes como um usuário razoável e não tenho nada a reclamar de nenhum dos 2, todo recurso que precisei ambos tinham.
Comentário de Bruno Gonçalves
Acho que isso já existe: Não tenho certeza, mas creio que ja é assim.

Gimp, Open Office, Firefox e tantos outros funcionam em diversos sistemas diferentes, inclusive Linux e Win.
Comentário de maotsetung
Nunca vi um projeto: Pelo que eu sei, não existe um projeto nesse sentido, de criar uma camada entre o sistema operacional e o aplicativo. Tipo, agora eu vou criar um aplicativo e quero recompilar no sistema, apenas usando a versão apropriada da biblioteca para a camada e sem mexer no meu código. Firefox, openoffice, cada um faz do seu jeito e pronto?
Comentário de Emerson Gomes
>Flash -> Não tem nada para: >Flash -> Não tem nada para linux
Perai. Tem um programa chamado Moho de ótimo nível para Flash.
http://www.lostmarble.com/

Além das alternativas gratuitas e boas como o KToon, e outras que estão engatinhando como o Flash4Linux.
Comentário de pazeto
A questão é bem mais comple: A questão é bem mais complexa do que se imagina.
Trabalho com artes gráficas, posso afirmar que o Gimp é um excelente software pra se trabalhar com imagens, mas nem sempre da pra usar ele profissionalmente, ainda mais pra fazer trabalhos complexos.
Por exemplo, eu criei esse wallpaper à um tempo atrás [ kde-look.org ], desenvolvi ele todo no Gimp, gastei umas 3 horas ou mais, teve efeitos que precisei fazer manualmente, com toda paciência usando o mouse e um brush. Se fosse fazer algo similar no Photoshop, levaria não mais que uns 30 min. Eu procuro o máximo usar softwares livres nos trabalhos que faço, mas por questões de produtividade, isso nem sempre é possível (ainda).


Comentário de sergiotucano
Falta um "Tchâ" a mais no GIMP ?: Bom trabalho no CPTEC / INPE , um orgão do MCT e aqui estou tentando mudar a visão do pessoal sobre Software Livre.
Logo depois de uma palestra sobre este tema me pediram para experimentar o GIMP , no Windows.

Instalei tudo legal e realmente foi a mesma coisa de sempre.

Todos acharam que GIMP não é muito usável , que ele não tem usabilidade , a disposição dos menus e da tela muito diferente do usual.

Não estou bem certo se esta é realmente a palavra mas acho que falta para o GIMP uma melhor usabilidade.

Por causa da mentalidade de muitos de que se o Software é Livre ele tem que ser de Graça muitas empresas ficam inibidas de portarem seu software para uma plataforma aberta com medo de que o esforço não valha a pena no quesito dinheiro.

Tem pessoas que reclamam de ter que pagar R$70,00 por uma caixinha do Mandriva ou do Easy Linux , imagina pagar um pouco mais para ter o Photoshop no GNU/Linux !

Eu não me acostumei com o GIMP , sei de todo o seu poder porém o Photoshop me parece mais atrativo.

Também não entendo o porque essa repulsão de alguns com softwares feitos para plataformas fechadas , só porque o GIMP foi criado para o GNU/Linux ele é o mocinho da história e o Photoshop o vilão ?

Se o Photoshop fosse portado para o GNU/Linux todos os que reclamam deste software será que não deixariam o GIMP de lado?

Bom é isso.

FALOW !
Comentário de nemesis
não funciona: e não é por falta de opções: todos os runtimes modernos funcionam assim, java, python, .net etc. São praticamente sistemas operacionais portáveis.

É verdade, no entanto, que um número bem maior de bibliotecas multiplataforma existem hoje do que há apenas alguns anos atrás. E, honestamente, isso é na maior parte graças a software livre. GTK+, QT, FLTK, libxml, libz, libogg etc...

é claro, tais bibliotecas muitas vezes não têm como se desvencilhar de chamadas ao S.O., mas fazem essa parte diferentemente para cada sistema portado.

Quanto a funções universais: elas existem hoje e há muito tempo! Fazem parte do padrão C: stdio, fopen, fclose, fgetc etc... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leandro R. M. de Marco
Cinelerra: "Premier && After Effects -> Os programas para vídeo no linux são piada."

E o Cinelerra? Ele pode não ser do mesmo nível, mas não acho que seja uma piada como você diz.
Comentário de Trasgo Vesgo
Fácil: Todo mundo já sabe porque o Photoshop está no topo da lista: porque os usuários domésticos ainda são minoria, e bota minoria nisso, entre os que utilizam linux. Se tivesse um número considerável,e o usuário doméstico tivesse interesse em responder uma pesquisa dessas, provavelmente seria outra aplicação. Até arriscaria em dizer um Nero (que já existe versão para Linux), Easy Creator, programinhas para fazer cartões (aniversário, datas, etc.) dentre outros.
Não que não existam similares tão bons ou melhores no Linux, mas são os programas que os usuários domésticos estão acostumados. Dã...
Comentário de gmo
pq é bonitinho: Pq quem meche com design gosta de coisas "bonitinhas", então apelam para o linux com o kde já que não podem ter um mac os. Mas ai eles percebem que ele não tem funcionalidades necessarias, está muito cru, e nao apresenta a produtividade necessária, e voltam para o que satisfaz as necessidades deles. se tivesse o photoshop iam usar algo util em um lugar "bonitinho" e pronto, tudo perfeito. Agora quem meche com apresentações, fluxogramas, cads, ..., sofre muito com a falta de programa também.
Comentário de anakinpendragon
Concordo que o Phostoshop é: Concordo que o Phostoshop é melhor que o gimp, mas quantas das pessoas que reclamaram do Gimp sabem realmente usa-lo? pessoas que tem curso de Photoshop se enbananam todo quando usam o Gimp e pensam que ele é ruim, mas ninguém aprende a mexer em programa grafico por osmose, eles são complexos... Tem que estudar, ler tutorial, ler os manuais ( boa parte em inglês) pra poder realmente aprender a mexer no programa...
Alem do mais sera que esse pessoal todo que reclama realmente precisa de todos os recursos que o photoshop tem? eu acho que não... muita gente poderia se virar com Gimp, mas por discriminação pedem um programa que não querem pagar por ele. Tenho certeza que se tivesse demanda para usuarios pagantes do phostohop já teria uma versão para Linux.
Comentário de biozit
preguiça: Acho que é pura preguiça de não querer aprender programas euivalentes como o gimp...

Fabio "biozit" Andrijauskas
EU SEI VOAR!!
http://www.biozit.rg3.net/ - blog
USF - Ciencia da Computação
RA: 002200400148
Comentário de PoolS
Empresas querem!: Aqui em Curitiba, quando teve a Latinoware, o Nathan Wilson da Dreamworks focou o desenvolvimento gráfico (ex Shrek II, Madagascar) foram desenvolvidos utilizando linux.

Ele ressaltou que existem problemas com tabela de cores e na falta de ferramentas adequadas para a preparação dos filmes, por isso mesmo assim de vez em quando tinham que se voltarem ao Mac nesses casos.

Vejam, ao não sou perito em design, mas acredito que uma empresa como a Dreamworks realmente gostaria de ver programas como o Photoshop no linux.

Muitos pensam no foco do usuário final, e esquecem que existem empresas sérias tentando cortar custos e ainda estar sob legalidade plena... Se olharmos esse mercado da Foto e Vídeo, vemos um novo horizonte para ser explorado/melhorado.


Até mais,






Comentário de Mauro Xavier
Absurdo...: Trabalho com o Photoshop desde a versão 2... E sinceramente já fazem uns dois anos que uso o Gimp e me habituei. Não vou mentir dizendo que não estranhei bastante muitas coisas, mas percebi que o design do Gimp lembra as primeiras versões do Photoshop.

Concordo que existem alguns efeitos que praticamente tem que ser criados manualmente, o que pode prejudicar a velocidade de criação, mas no geral, não teve nada que eu não fizesse no Photoshop que não pudesse ser feito no Gimp, só que não dá pra apelar para filtros "tudo em um", onde é preciso ser criativo e explorar bem o programa.

Garanto que a maioria das pessoas que criticam não deram a devida chance ao Gimp, pois hoje não uso mais o Photoshop e continuo fazendo meus sites, restaurando e colorindo fotos e fazendo boas montagens, foi uma questão de tempo e costume... Mas paciência também contou nessa migração.

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de anakinpendragon
Muita gente gosta e de reclam: Muita gente gosta e de reclamar, eu tenho feito minhas ilustrações e tratado minhas fotos sem problemas com a dupla gimp/inkscape , as vezes sinto falta de algum recurso, mas quando pego algum photoshop também sinto falta de recursos que o gimp tem...
Quem precisa realmente de produtividade pode ate reclamar um pouco, mas quem vai fazer trabalhos com um pouco de tempo, ou apenas por robie, o gimp é o melhor custo beneficio que ja houve no mercado.
Procure outros softwares pagos ao inves de comparar com photoshop e vera que mesmo sendo livre e com muito menos tempo e investimento que o photoshop ele ainda é melhor que os outros softwares pagos.
Comentário de sri_canesh
Se você trabalhar profission: Se você trabalhar profissionalmente no mercado gráfico não tem como usar o GIMP.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Lauro
"Meche": Não agüentei: É MEXE e não "meche"!

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Richard Stallman
A questão é de cultura: O Gimp é um programa robusto e muito bom na minha opinião. O problema é que a maioria dos usuários de Photoshop trabalham na área de design gráfico e com certeza foram apresentados a ferramenta desde a época de faculdade, logo o resto não serve.

Infelizmente este tipo de pesquisa, como foi dito, reflete um grupo de usuários que nem sabe o que está sendo executado na máquina. Para eles o que importa é executar o trabalho. Vamos refletir a respeito.


-- Gnu Rulez !--
Comentário de Djames
Uso profissional: Para uso profissional, Gimp ainda não atende plenamente. Um dos grandes problemas que sempre cito é a deficiência em trabalhar com CMYK. Não importa ter ou não efeitos prontos, mas importa ter recursos que possibilitem a criação de efeitos.
Quanto ao custo, a criação de um anúncio para outdoor paga o photoshop. Logo, o problema não é dinheiro, por isso, mesmo que o Gimp atinja a maturidade, haverá dificuldade para ser aceito e, nesse caso sim, por motivos de "cultura".
Comentário de nemesis
script-fu: "Um dos grandes problemas que sempre cito é a deficiência em trabalhar com CMYK."

Se quer fazer algo a respeito, proteste contra patentes de software, como o formato CMYK.

"Não importa ter ou não efeitos prontos, mas importa ter recursos que possibilitem a criação de efeitos."

que diabos vc está falando?! GIMP é totalmente scriptável, como toda a API da ferramenta disponível, para quem tiver peito, em uma linguagem de alto nível, Scheme. Também há extensões que permitem escrever scripts em Python ou Perl. Muitos dos filtros que vc usa são tais scripts. É possível inclusive criar scripts para geração de imagens em lotes...

ah, vc quer dizer graficamente compor tais efeitos?! Bem, muitos dos filtros têm dialogos com opções elaboradas. Não acho que seja diferente no Photoshop...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Gimp altamente "Scriptável": Senhores,

Me desculpem a gíria, mas concordo com o senhor Nemesis que o Gimp tem um suporte a scripts fantástico. Agora há barreiras como o CMYK que se não me engano é o padrão registrado Pantonne, que diga-se de passagem é licenciado e bem pago. Isto é um problema a se considerar realmente, mas a cultura continua sendo um fator de obliteração ao uso do Gimp.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Marcos_vc
Bom, sempre existe a gambiarr: Bom, sempre existe a gambiarra, hehe !

http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
Comentário de santo
o problema é sempre o mesmo: O problema é que apesar de muitos considerarem o GIMP pronto para todos os usuários ele não está por que falta wizards e efeitos por que o usuário não quer perder 2:30 hs (como foi citado acima) para fazer um efeito na mão que pode ainda ficar pior(claro também pode ficar melhor) do que o feito automaticamente e se GIMP tem vantagens e desvantagens em relação o PHOTOSHOP os usuários sempre vão preferir ficar com o PHOTOSHOP por que eles já o conhecem e as suas limitações a trocar uma aventura que pode dar em muitos problemas (demissões e falencias) com um software que eles não conhecem no caso o GIMP.
Pra mim trocar um software por outro só justifica se o novo software der conta de todas as funcionalidades dos softwares anteriores do contrário não vale o risco de trocar problemas conhecidos por problemas desconhecidos e podem ter certeza que isto vale pra todos os softwares livres que pretendem ficar no lugar de outro software seja ele livre ou propietario

Comentário de Bruno Laturner
Existe um projeto desses sim,: Existe um projeto desses sim, e o mais popular deles é chamado Máquina Virtual Java. A sua "versão apropriada da biblioteca" seria baixar a JVM p/ aquele SO e instalá-la. Tá bom que é mais interpretação que compilação, mas funciona.

No caso de compilar p/ maquinas reais, o jeito é abstrair as camadas superiores do seu projeto, e fazer várias inferiores pra conversar com os SOs diferentes. Não há milagres quanto a isso. A boa notícia é que essas camadas diferentes basicamente só se diferem no nome das funções a serem chamadas e outros tratamentos aqui e acolá.


----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de pref. penguin
wxWidgets: O wxWidgets é exatamente isso, vc tem as bibliotecas que mudam para cada sistema operacional, mas seu código continua o mesmo:
http://www.wxwidgets.org/
Comentário de philippe
foco errado: não sei o motivo da pesquisa, mas não foi feita pela Adobe, então acredito que não seja objetivo da mesma portar a aplicação mais desejada pro linux, ja que eles não conseguem fazer isso.

quem sabe a novell vai investir no GIMP (principal projeto livre semelhante) para tapar essa lacuna que tem no linux.
Comentário de hamacker
O que alguns chamam de defeit: O que alguns chamam de defeito de usabilidade, especialmente das janelas separadas do Gimp, outros chamam de feature. Alias, o PS para MacOS ainda é janelas separadas como no Gimp ?

Que se for, temos uma contradição entre usuarios Mac e Windows sobre o mesmo programa que divergem sobre usabilidade.

Se as opcoes no menu do Gimp e PS fossem o mesmo nome e também o mesmo local não caberia um processo contra ? Então não podemos desejar clonar o PS, podemos apenas ter os mesmos recursos. Mas se o The Gimp já tiver os mesmos recursos, mas todo mundo fica falando que o PS é melhor como se fará saber os recursos que o Gimp tem ?

Se não existir ninguem para apontar aonde o Gimp é deficiente como ele poderá algum dia rivalizar com o PS ? O pessoal é mestre em torcer o nariz para alguns programas mas são tão paciente com os outros programas que já estão acustumados, mesmos com bug irritantes. Se cada usuario participasse duma lista de discussão apontando falhas encontradas garanto que seria apenas uma questão de tempo para qualquer programa do mundo livre melhorar, até porque os programados do The Gimp são todos hackers e artistas que devem conhecer bem o photoshop.

Aqui na empresa a secretária que usa um msword como se fosse um wordpad não admite a idéia de usar um OOo mesmo que o wordpad fosse suficiente. O rapaz de custos não quer o OOCalc porque ouviu dizer que o OOo é ruim. O rapaz do financeiro nao quer o Firefox porque o banco dele diz que nao funciona, etc... então o mundo nunca vai mudar, vai ser como andar em circulo.

Sem falar, que quando trocamos de programas nao admitimos qualquer falha no programa concorrente enquanto no que estamos acustumados vira e mexe temos que nos virar para contornar certos problemas. Lá em marketing vira e mexe quando um colega abre um arquivo do corel de 40M vez ou outra o corel dá um crash e só reiniciando o sistema. No setor de engenharia o Autocad2006 vive melando e corrompendo arquivos .dwg e é uma paciencia, o pessoal vai lá renomeia o .bak e pronto! ninguem pára para perguntar porque isso ocorreu, como corrigir ou o trabalho que terá de ser refeito, parece que no DNA da pessoa já está absorvido os erros e agora eles são "naturais".

Já abri uma página tamanho carta no Gimp, deu pouco mais de 1GB de dados e embora meu equipamento tivesse 512RAM abriu bem e apesar da enorme lentidao não travou.

Vendo o pessoal defendendo os programas mais usados parece que eles sao perfeitos.
Comentário de Felipe Rafailov
Existe uma questão que não: Existe uma questão que não foi discutida ainda. O Photoshop é pioneiro na área de manipulação de imagens, e tem um nome reconhecido no mercado. E também concordo com o citado anteriormente. Tempo é dinheiro. Se você tem uma ferramenta que lhe poupe tempo, você paga a licença.
Comentário de elektron
Flash: Flash -> Não tem nada para linux

Apenas para constar, existe o F4L (antigo flash4linux) que me parece muito bom.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de hamacker
Voce esta sendo simplista dem: Voce esta sendo simplista demais.

Se voce não usar tal ferramenta como saberá se ela é melhor ou pior ?

Se for pior então porque não aponta as falhas ao time que desenvolveu ?

É muito provavel que os programadores do The Gimp além de hackers sejam também artistas e conheçam muito bem o PS e possam abrir um ticket para correção futura. Até as correçoes chegarem continue usando o PS, não vejo nenhum mal nisso. Cada um deve usar a ferramenta que for mais adequada, mas sem fechar os olhos para outros programas que possam rivalizar.
Comentário de elektron
Bem ao ponto: Pazeto, perfeito este seu comentário. Vem bem ao ponto em que eu gostaria de chegar.

Na verdade, eu imagino que o que falta *mesmo* ao Gimp é poder ler os filtros do Photoshop. Não sou um usuário avançado de nenhum dos dois, mas considero ambos igualmente difíceis de usar (o Photoshop um pouco mais). Mas quando tento seguir algum tutorial na internet sobre como fazer um determinado efeito e que diz pra usar um filtro específico do Photoshop que não faço a menor idéia como seja no Gimp, então me frustro logo.

Adicionamente acho que também faltaria também aos cursinhos de informática, que ensinam Photoshop para webdesign, versar também sobre o Gimp.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Richard Stallman
Dinheiro sobrando: Para muitos que tem dinheiro sobrando, o software livre não existe, esta é a verdade na minha opinião.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de edson_vc
É só uma questão de tempo: Não vou dizer que as discussões não são importantes, mas é só uma questão de tempo, as crianças de hoje já nascem com o SL na cabeça.
A geração muda, a filosofia muda.
Acho, na minha humilde opinião, que num futuro não muito distante até a Microsoft vai aderir ao SL, como já está dando sinais a exemplo da Novell.
Quem viver verá.
Comentário de Leonardo de Brito
Migração: Se a questão da usabilidade for somente a mudança de interface, tem um projeto chamado GIMPshop que deixa o Gimp com cara de Photoshop.
Comentário de tijucas
Falou tudo!!!: Nada a acrescentar...

PS. O Phtoshop do Mac OS X tem as janelas separadas e quem eu conheço que usa ele diz que é melhor que o do windows :)
Comentário de Leonardo de Brito
CMYK: Falou tudo! O suporte a CMYK é fundamental para o uso profissional, assim como o suporte a outras paletas, como a Pantone. Filtros e eyecandies a gente releva, mas o principal é saber que a imagem que está no seu monitor é exatamente idêntica, bit por bit, ao que vai sair da gráfica.

Para criar/editar imagens para a web, certamente uso o Gimp, mas para gerar uma saída para gráfica, sempre descolo um Mac com Photoshop/Indesign.
Comentário de Paulo Cesar
Não se trata de clonar o pho: Não se trata de clonar o photoshop, se trata de haver uma usabilidade melhor e adição de certas funcionalidades, como por exemplo o CMYK q os profissionais tanto falam

Um exemplo de como a interface do gimp é desconfortável:

As opções de ferramentas ficam em uma caixa embaixo da seleção de ferramentas (ou em uma janela separada), o problema disso, é q as opções de ferramentas devem ficar o mais visíveis o possível, e aquela caixa ocupa muito espaço na tela, o ideal é o uso de barras de ferramentas, como no PS, Xara, Illus, Corel, Inkscape, e etc..

Outro problema é com o redimencionar, rotacionar e cortar imagens.. quando você usa uma dessas ferramentas, uma janela de opções é jogada na sua cara, em cima da imagem q vc está redimensionando, oq é extremamente incoveniente

Não estou aqui defendendo a adobe, mas acho que seria interessante se o gimp focasse um pouco mais na usabilidade do usuário, coisa que muitos projetos livres consideram muito importante.


Comentário de g
http://www.microsoft.com/bras: http://www.microsoft.com/brasil/fatos/default.mspx
Comentário de Paulo Cesar
A propósito, para que não f: A propósito, para que não falem q eu sou um "adolescente tendencioso", queria explicar primeiro q não sou adolescente, e segundo que trabalho com Gimp a bastante tempo, e sei usá-lo melhor do q o Photoshop, entretanto acho que é muitíssimo mais fácil um usuário Gimp usar o Photoshop do que um usuário Photoshop usar o Gimp.

Como usuário do Gimp gostaria muito que esses defeitos de usabilidade fosses corrigidos, quem sabe agora com essa revelação de que muitos preferem o PS, os desenvolvedores do Gimp não passem a tratar melhor dessas questões?
Comentário de Paulo Cesar
Ah, esse projeto é inútil..: Ah, esse projeto é inútil.. apenas muda os atalhos e outras poucas coisas..com ele eu continuo com aquela janela de redimencinar irritante pulando na minha cara!

Não estou criticando o projeto Gimp, apenas sou um usuário dele e quero que ele tenha uma interface mais confortável
Comentário de Paulo Cesar
Neste mesmo evento, pouco ant: Neste mesmo evento, pouco antes da palestra do John Maddog, eu e meu amigo perguntamos pro Nathan Wilson, que sentou do nosso lado, oq eles usavam para editarem imagens, sendo que ele disse que estavam portando tudo para Linux lá na Dreamworks.

Ele nos respondeu que eles tem que usar Photoshop, pq os designers não aceitaram trabalhar com as alternativas para linux, porcausa da falta de recursos..
Comentário de hamacker
Só conheço o corel que não: Só conheço o corel que não abre janelas de dialogo no meio da janela e mesmo assim algumas abre, no entanto, assim como o Gimp mostram o antes e depois.

Janela é curta mesmo, vai ser dificil engolir janelas menores que 1024x768. No entanto, as barras do Gimp podem colar e descolar formando abas. Existem plugins para grudar todas elas, alias tem até o gimpshop para quem se enrola muito com a interface. Essa flexibilidade não é a toa, provavelmente alguem sentiu a necessidade e criou.

Palheta de cores CMYK já existem, eu não uso porque o destino das minhas figuras são sempre digitais, mas se voce diz que CMYK não funciona eu acredito em voce, mas como eu disse poderia abrir um bug ticket para a resolução do problema. Criticas a um sistema (livre ou não) na minha opnião desde que construtivas são muito bem vindas. O que tornou o PS no programa que ele é hoje foi a opniao de quem usa, porque no Gimp seria diferente ?

A Pantone vai ser dificil, um colega aqui mesmo disse que palheta de cores deveria ser ISO, um padrao industrial e não um produto de uma única empresa para certificar cores.

É interessante que quando falamos em cores parece ser uma coisa tão simples, mas que industrialmente é tão complicado, monitores, impressoras, maquinas fotograficas, ... estão sempre divergindo e mesmo uma calibragem entre elas parecem não serem iguais.
Comentário de Calavera
Vamos lá Glotis - motores à: Vamos lá Glotis - motores à toda! Temos que salvar minha querida Meche das garras de LeMans e pegar uma vaga no "número 9" a tempo...

Comentário de LedStyle
Tem gente se embananando ai: Ai pessoal... tem gente misturando Adobe com Macromedia ai... rs. Só falta entrar o Corel no meio agora.

A verdade é que se a Adobe lançar versões pra Linux... todo mundo na área de Design para de usar Windows. Ou usa Mac ou usa Linux.

Olhem só como a Adobe fornece a solução completa:
Adobe Photoshop - Tratamento de imagens e criação de arte
Adobe Illustrator - Gráficos vetoriais
Adobe InDesign - Diagramação
Adobe Premiere - Edição e criação de vídeos
Adobe Acrobat Distiller - Criação de PDFs
Adobe Acrobat Reader - Abertura de PDFs

Ou seja, você trata as fotos no Photoshop, cria as logos e desenhos no Illustrator, Diagrama no InDesign, converte em PDF no distiller e visualiza/imprime no Reader. O Premiere fica mais pra comerciais e vídeos. 100% voltado pra gráficas, agências, etc.

Bom esses 6 aplicativos ai acima na lista, da pra qualquer agência de publicidade se sustentar. Da pra jornais, gráficas, editores e várias outras empresas se manterem perfeitamente no Linux. O problema é que até agora só o Acrobat Reader foi lançado pra Linux.

--------------------------------------------

Já a Macromedia é voltada mais pra Web:
Macromedia Fireworks - Edição de imagens
Macromedia Flash - Animações
Macromedia Dreamweaver - Edição de sites
Macromedia FreeHand - Gráficos vetoriais

Ou seja... você faz o template no fireworks, a logomarca no FreeHand, as animações no Flash e o acabamendo no Dreamweaver. Bem voltado pra Web mesmo!
-------------------------------------

Eu particularmente gostaria de ver toda a suite de aplicativos da Adobe portada para Linux. Eu gosto mais dos aplicativos da Adobe aos da Macromedia, mas é claro que seria interessante possuir todos.
Comentário de sri_canesh
Hoje em dia é tudo uma coisa: Hoje em dia é tudo uma coisa só já que a Macromedia foi comprada pela Adobe

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de GDA
Macromedia agora é Adobe-Mac: Macromedia agora é Adobe-Macromedia...

http://www.macromedia.com/



.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de Eduardo Henrique
as janelas do ps no macintosh: as janelas do ps no macintosh são sepradas mas tem a barra de menus no topo, fixa, bonitinha e sempre visível.
Comentário de Jose Pissin (pizza)
PAra refletir: Os desenvolvedores dos projetos livres que em algum momento ganham notoriedade e passam a ser referência e a "concorrer" de verdade com os proprietários deveriam fazer mais isso, conversar com quem usa de verdade (profissionalmente) e ver o que e onde estão os maiores problemas. Veja o caso do Scribus, aqui mesmo a algum tempo rolou um thread com alguns profissionais da área que explicaram porque não dava pra usar o scribus profissionalmente.

Claro que os apaixonados (como eu) e aqueles que acham que se resolve tudo usando linux cairam de pau, mas a realidade está aí, só não vê quem não quer.

Eu compraria as liceças dos produtos para Linux, com certeza (se não fossem emulados, mas nativos), todo mundo aqui parte da premissa que no Brasil só tem pirateiros. Se fosse assim todo mundo tava usando linux né. Fala sério.

Temso que separar o joio do trigo, a apixão da vida real, as crianças dos adultos, os universitário e estudantes do profissionais, e tentar fazer o linux desktop melhorar de verdade. Não basta ler email, navegar na web, escrever textos e usar IRC e IM (qualquer) para que seja um desktop para o trabalho diáro de uma boa parcela (não da maioria) das pessoas.

A surpresa do pessoal do desktoplinux.com mostra o despreparo deles em relação ao que eles se proposeram a fazer.
Comentário de Osvaldo Santana Neto
PS2: PS. O Phtoshop do Mac OS X tem as janelas separadas e quem eu conheço que usa ele diz que é melhor que o do windows :)

PS/2. No Photoshop do OS X quando você clica em uma janela do Photoshop, *todas* as janelas e barras de tarefa dele se deslocam para o primeiro plano. Isso faz toda a diferença.
Comentário de santo
O GIMP faz isto também: Qualquer programa que trabalhe em varias janelas tem que fazer isto senão fica impossivel de trabalhar.
O grande lance de aplialções MDI tipo o PS é que as janelas dos programas podem ser desmembradas e reagrupadas a vontada enquanto aplicações MWI tipo o GIMP dão a impressão que está tudo bagunçado.
Comentário de Paulo Cesar
O problema é q essas janelin: O problema é q essas janelinhas do Gimp são muito largas.. e isso complica pra mim que tenho monitor pequeno e sou meio cego :P (uso 1024x768 até em monitor de 17")

O que eu queria mesmo é que aquela janela que pula na sua frente quando vc redimensiona uma camada sumisse.. aquilo atrapalha demais

Se tiver como fazer isso fico muito feliz :D
Comentário de zca
Interesante, todos falam que: Interesante, todos falam que esses programas são o 'máximo' mas ninguém explica porquê.
Comentário de Paulo Cesar
Eu vi um cara falando o segui: Eu vi um cara falando o seguinte em um fórum:

Eu acho o GIMP um programão, mas confesso que a interface dele é foda.

"Trabalhar com varias imagens é complicado, as janelas ficam tampando as barras
de ferramentas, vc tem que ficar arrumando estas janelas etc. Quando vc manda
fazer alguma operação (ex. cortar) aparece a janela de opções da ferramenta
bem em cima da imagem de forma que vc tem que parar de selecionar, arrastar a
janela e voltar a selecionar o local do corte etc etc. Ou seja, mais
burocrático impossível."

http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/05/msg00169.html


Pra mim ele disse tudo!
Comentário de Paulo Cesar
Concordo plenamente: Concordo plenamente
Comentário de anakinpendragon
Olha, para explicar direito p: Olha, para explicar direito precisaria de uma aula de computação grafica pra explicar... mas baiscamente deixa eu te explicar alguns recursos dos mesmos:
-dá pra fazer desaparecer todos aqueles defeitos que as meninas da playboy na revista não tem( celulite, estrias, manchas, barriguinha).
-dá pra fazer fotomontagens ( colocar sua cabeça no corpo do "Rambo"), ou pegar a cabeça da Sandy e colocar em uma mulher nua(isso realmente rolou na internet, teve bobo que acreditou).
-Recuperação de fotos danificadas com o tempo, eu por exemplo ja consegui recuperar uma foto da minha avó toda amarelada e rachada e colocar igual quando foi tirada ( na epoca minha vó quis trocar comigo a copia pela original).
-tirar vermelho dos olhos.
-inserir efeitos de luz na foto.
-entre outros

A diferença entre o gimp e o photoshop, além do photoshop ser propietario, que o photoshop tem mais anos de mercado e por isso esta mais consolidado e tem mais gente que sabe usar, tem mais recursos, e por isso as vezes um trabalho que poderia ser feito em meia hora no photoshop, pode demorar mais de uma hora no gimp, se for muito complexo, mas além do gimp ser livre e sem custos, tem otimos recursos e dependendo do que você for fazer ele é tão produtivo como o photoshop .
Comentário de Walter Mercado
O GIMP faz tudo isso, amigão: O GIMP faz tudo isso, amigão.
Comentário de maotsetung
Fantástico: Fantástico esse wxwidgets. Pode ser ingenuidade minha perguntar isso, mas porque as aplicações mais tradicionais não o utilizam (ex. AutoCAD)?

Isso facilitaria brutalmente a criação de ports e os fabricantes desses softwares não teriam desculpas para não criar versões para Linux.

Mesmo que ainda tivéssemos que pagar pelas licenças desses softwares, isso possibilitaria a migração do SO, o que já é um grande passo.

Comentário de tijucas
BEEEM!! Resposta Incorreta!!!: Nunca usei o photoshop mas já fiz tudo isso com o GIMP :)
Comentário de maotsetung
Não adianta forçar: Acho que temos que ser mais realistas. É claro que o Gimp faz tudo o que o Photoshop faz e além disso é free. Porque então todas as pessoas do mundo não migram?

A resposta é uma só: preguiça. Sim, quem está familiarizado com o Photoshop não quer ter que se adaptar a uma coisa diferente. É mais cômodo ficar como está.

É claro que estou excluindo pessoas de mente aberta como nós, estou falando do usuário comum que não está nem aí para o que tem instalado no computador, ele quer sentar na frente e usar.

É nesse ponto que o OpenOffice acerta e o Gimp erra. Temos que dar uma opção para o usuário não precise "fazer nenhuma força", porque se formos depender da vontade deles para migrar, não vamos sair dos monopólios nunca.

Comentário de Osvaldo Santana Neto
Como você pode observar no s: Como você pode observar no screenshot em:

http://pythonologia.org/snapshot1.png

No Gimp não acontece o mesmo que acontece com o Photoshop no OS X. Veja que a janela da imagem está acima de todas as outras enquanto a barra de ferramentas/opções está atrás da janela do browser. Isso não acontece com o Photoshop no OS X (as duas janelas estariam em primeiro plano).

Outra coisa que eu não gosto muito do Gimp é que os Layers dele tem tamanho fixo (por isso existem as opções "Layer to Boundary Size" e "Layer to Image Size" no menu Layer) enquanto no Photoshop os layers são 'infinitos' para todos os lados.
Comentário de pazeto
Bem, vi que o link para image: Bem, vi que o link para imagem que criei no Gimp, a qual eu citei em meu comentário não está abrindo... então segue a correção:

Se trata de um wallpaper que fiz para o Mandriva 2006, eu era usuário do Conectiva, e não fui com a cara do wallpaper do Mandriva, queria deixar um visual mais parecido com o do Conectiva. Levei umas 3 horas ou mais pra fazer esse trabalho no Gimp, com muita coisa feita de forma manual pois ou o Gimp não tinha a ferramenta, ou a ferramenta não apresentava o resultado final como eu queria, mas mesmo assim criei e finalizei ela no Gimp. Se fosse fazer algo similar usando o Photoshop como disse gastaria no máximo uns 30 min.

http://www.kde-look.org/content/show.php?content=27223

PS: Por favor, se ainda assim não abrir, copie e cole o link na barra de endereço do navegador, assim deve funcionar.
Comentário de bogus
Barra de ferramentas: Isso não acontece com o Photoshop no OS X (as duas janelas estariam em primeiro plano).

No gimp esse comportamento é configurável. Procure em preferências e você encontrará como ajustar ao gosto do freguês.
Comentário de hamacker
Tem muitas funcoes na API do: Tem muitas funcoes na API do Windows que vao além dos widgets e alguns programas absorvem tanto dessa API que acaba amarrando-se. Depois de amarrado a Api da MS se alguem desejar portar seu aplicativo para Linux usando wxwidgets, GTK ou qualquer outra coisa que valha vai ter que reescrever seu aplicativo novamente.

Me parece que GTK e QT sao preferidos de quem deseja criar aplicativos portáveis, mas aí o cara vai criar praticamente do zero. O inverso é que funcionaria bem, se a microsoft portasse sua API para o Linux, aí então os aplicativos seja da autodesk, adobe,etc... rodariam sem problema e é essa a iniciativa do wine.

O que poucas pessoas sabem é que é possivel usar as libs do wine também no windows e assim tornar o mesmo aplicativo compátivel com o wine se suas outras plataformas, ao contrario do que alguns dizem o wine não é um emulador e sim uma tentativa de portar a API da Microsoft para Linux. Tanto isso é realidade que alguns aplicativos rodam mais rapido no Wine que o Windows.

A autodesk/autocad só vai rodar em windows e nem existe perspectiva diferente tamanho o grau de envolvimento dessa empresa com a plataforma windows e além disso há pouca concorrencia. O 3DStudio pelo menos possui concorrentes de peso como o Maya, mas infelizmente para engenharia civil (eletrica e mecanica existe boa concorrencia) só existe autocad.

E nem parece ser tão complexo assim um programa para fazer desenhos de engenharia civil, mas acontece que todo mundo só conhece autocad, existem outros programas, mas clientes, fornecedores e bureau só sabem enviar/receber arquivos no formato autocad. Problema parecidissimo com o .doc, voce pode até usar o OOo mas voce terá de se habituar a ficar convertendo .doc e nem sempre sai perfeito e o trabalho pode correr risco. A petrobras por exemplo, só enviar documentos em .doc e .dwg e quem não seguir a cartilha deles pode ter o documento rejeitado, muitas vezes ela envia planilha feita em MSProject apenas para voce preencher uma unica linha no organograma e retornar o documento, o que voce vai fazer : comprar 1 msproject só para preencher uma linha no organograma e enviar ? dúvido que a maioria faça isso. Será que eles nunca ouviram falar de programas no formato web justamente para isso ?
Esse tipo de politica acaba fomentando a pirataria.
Comentário de elektron
Adobe adquiriu a Macromedia: Aos que ainda não tinham conhecimento, a Adobe adquiriu a Macromedia por US$ 3.4 BI.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Então me explique como confi: Então me explique como configurar esse comportamento porque eu não achei essas opções em lugar nenhum (nem na opção File->Preferences->Window Management). E eu testei todas as opções que eu encontrei lá :)
Comentário de maotsetung
Acho que temos que ser mais r: Acho que temos que ser mais realistas. É claro que o Gimp faz tudo o que o Photoshop faz e além disso é free. Porque então todas as pessoas do mundo não migram?

A resposta é uma só: preguiça. Sim, quem está familiarizado com o Photoshop não quer ter que se adaptar a uma coisa diferente. É mais cômodo ficar como está.

É claro que estou excluindo pessoas de mente aberta como nós, estou falando do usuário comum que não está nem aí para o que tem instalado no computador, ele quer sentar na frente e usar.

É nesse ponto que o OpenOffice acerta e o Gimp erra. Temos que dar uma opção para o usuário não precise "fazer nenhuma força", porque se formos depender da vontade deles para migrar, não vamos sair dos monopólios nunca.

Comentário de nemesis
temos?: "Temos que dar uma opção para o usuário não precise 'fazer nenhuma força',"

Não tenho nenhuma simpatia por pessoas preguiçosas, que não gostam de se esforçar. Se eu lançasse um software livre, de linha-de-comando, que atendesse perfeitamente as minhas necessidades e de mais um grupinho mais técnico, e de repente viesse um mané exigindo "temos que alcançar o usuário médio", eu ia mandar o fdp à merda.

Não me envolva em suas necessidades. Se eu liberar o código-fonte, é por um bom motivo... faça sua parte, se quiser.

"porque se formos depender da vontade deles para migrar, não vamos sair dos monopólios nunca."

Eu já saí faz tempo, independente deles. É claro, enquanto eles alimentarem o monopólio, ele vai tendo poder sobre o hardware e a mídia e vai ficando cada vez mais onipresente a ponto de até ameaçar mesmo quem não usa, como pessoas sentadas próximas a fumantes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bogus
Reiniciou?: Isso.

Hint for the toolbox: keep above (vai manter a caixa de ferramentas sempre em 1o plano)

Utility window também é uma boa opção.

Se preferir pode fazer o mesmo com as janelas acopláveis também.

Hint for the docks: keep above

O detalhe é que é necessário reiniciar o gimp. A versão que tenho nesta máquina é a 2.2.10, mas tenho quase certeza que já funcionava em versões anteriores.
Comentário de nemesis
exatamente!: "quando você clica em uma janela do Photoshop, *todas* as janelas e barras de tarefa dele se deslocam para o primeiro plano. Isso faz toda a diferença."

concordo em gênero e grau! é meu maior aborrecimento com GIMP, mas perfeitamente contornável uma vez que vc se habitue com os atalhos do teclado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bogus
Outra dica: Procure se familiarizar com as teclas de atalho do seu ambiente de trabalho e tire proveito das várias áreas de trabalho disponíveis que sua produtividade deve aumentar bastante. Isso faz uma diferença enorme.
Comentário de nemesis
não, vc não entendeu: não é manter as janelas das ferramentas do GIMP sempre acima de quaisquer outras janelas: é fazer com que _todas_ as janelas do GIMP apareçam quando a gente selecionar o aplicativo e que _todas_ minimizem quando a gente minimize o aplicativo. Ou seja, quando eu focar no GIMP, todas as janelas do aplicativo vêm para primeiro plano, quando mudo para uma janela de outro aplicativo, todas as janelas do GIMP vão para segundo plano...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ainda não resolve: "tire proveito das várias áreas de trabalho"

usuários de Windows não têm tal luxúria...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bogus
Não fui claro.: Utility window também é uma boa opção.

É essa a opção que procuram.
Comentário de bogus
PowerToys: Não uso XP, mas li em algum lugar que é possível ter essa funcionalidade através de um PowerToys da vida. De qualquer maneira, me parece que ainda assim fica muito aquém das facilidades que estamos acostumados.
Comentário de RockerTux
Sempre usei GIMP, mas depois: Sempre usei GIMP, mas depois que experimentei o PS, nunca mais larguei. Principalmente por causa das Blending Options (aquele botãozinho com o 'f'), os filtros e efeitos muito mais ágeis (na verdade, a maioria é aplicada em tempo real) e, PRINCIPALMENTE, os brushes redimensionáveis.
O GIMP ainda tem muito chão até chegar ao nível do PS... infelizmente, essa é a verdade.

Sim, sou adolescente entusiasta do PS, mas pelo menos eu falo com conhecimento de causa, ao contrário de uma pá de gente que eu conheço e nunca experimentou o GIMP e sai falando merda dele.

O GIMP é excelente para trabalhinhos simples, mas o PS é rei em todo o resto.
Comentário de GDA
Boa!: Nem precisei comentar isso!

Além do mais, tb fui usuário do PS por anos, e mesmo lá, sem o domínio dos atalhos o trabalho é bem penoso!

.:[Y35]:.
"I've seen all good people turn their heads each day so satisfied I'm on my way..." (J.Anderson)
Comentário de Renato
SolidEdge: Nós utilizamos o solidedge (midrange cad) , com duas licenças pagas, tudo certinho. Uma vez perguntei se havia possibilidade de uma versão linux. O representante disse que isto nunca iria acontecer, dado a relação (dependência) da UGS com a MS. Por outro lado, o Catia é nativo *nix, porém é high end, ou seja, uma licença básica é por volta de R$20.000,00, e dependendo do seu négocio, é como ter um 747 para fazer a ponte aérea!

Acho que está pesquisa da Novell está fazendo um bom barulho e isto já é importante.

Consumidores empresariais, compram as licenças e pagam manutenção. Se a base instalada de Linux aumentar, os fornecedores de software terão de se adequar. Mas leva tempo.
Comentário de maotsetung
"Não tenho nenhuma simpatia: "Não tenho nenhuma simpatia por pessoas preguiçosas"

Eu tb não tenho. Mesmo assim eu gostaria que essas pessoas migrassem para o software livre. E a realidade é que elas não vão migrar se tiverem que se adaptar, goste você disso ou não. Faça o seu aplicativo da maneira que desejar, mas não reclame se as pessoas "comuns" utilizarem um aplicativo comercial pirata ao invés do seu.

Podemos ter duas atitudes distintas:
1) Eu saí do Windows e f*da-se o resto das pessoas que não conseguiram;
2) Eu saí do Windows e quero que as outras pessoas façam o mesmo.

Eu escolhi a opção 2.

Comentário de Renato
Phtoshop e Autocad: Acredito que estes dois estão nas listas por que são os mais usados. E são os mais usados devido a pirataria. A pirataria sempre foi um bom negócio para eles, pois difundiu os programas a níveis inimagináveis.
Comentário de anakinpendragon
Se você ler direito vai perc: Se você ler direito vai perceber que eu estava citando recursos dos dois programas!
Comentário de Djames
Se não fosse a pirataria...: Se não fosse a pirataria, muitos não saberiam usar Photoshop. Também não haveriam tantos bons trabalhos.
Falar que não se usa Gimp por preguiça, não é de todo verdade. Eu aprendi a modelar em Blender em 10 dias de estudo, em casa. Já há mais de um ano que não modelo devido ao fator tempo, mas na época usava bem os recursos.
Com o Gimp, sem condições. Falta muito ainda, apesar de ser um belo programa. Quanto a patentes CMYK, talvez um módulo que permitisse o uso de paletas adiquiridas a parte sanasse o problema a tal suporte, afinal, sem isso é impossível usar Gimp em artes gráficas.
Comentário de bebeto_maya
Falta de conhecimento de causa seu!: Você, de fato, mostrasse como um entusiasta...O Gimp pode não ter os mesmos recursos dum Photoshop, mas daí a afirmar que só presta para ¨trabalhinhos simples¨ demonstra grande falta de conhecimento de causa...Veja em:

http://www.ogimp.com.br

Com alguns toques no mouse o pessoal fez muuuuuito mais que ¨trabalhinhos simples¨, dê uma olhada no meu site tembém...Sinceramente, depois que passei a usar o gimp só sinto falta do CMYK, e não tenho nenhum problema com paletas.

MEU SITE:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Webmarlin
Quem disse isso?: Na época paguei R$2.500,00 pelo Studio MX e paguei com gosto. E já mandei um email pra Macromedia dizendo que se eles portassem para Linux eu seria o primeiro a comprar para a minha empresa. Quem disse pra vc que ninguém compraria?
Comentário de Webmarlin
Se precisar de um pouco mais...: Vai querer usar métodos avançados com AScript! Desculpe, amo o Linux, mas sou defensor ferrenho dos produtos Macromedia. Excelente qualidade!
Comentário de Webmarlin
Confiabilidade seria a resposta!: Pra começar a fidelidade às escalas cromáticas internacionais utilizadas por qualquer bom equipamento gráfico de nível profissional do mercado, como a escala PANTONE, por exemplo.
O Photoshop é uma ferramenta aceita por unanimidade pelos profissionais gráficos, sendo instrumento de avaliação técnica de uma produção gráfica para emissão de documentos de aprovação, ou melhor dizendo, laudos que servem para, por exemplo, uma agência de publicidade se resguardar em caso de erro por parte da gráfica, como já vi acontecer até com a Editora Abril. Tal laudo tem peso até mesmo diante de uma ocorrência jurídica.
A divisão de canais de um software gráfico tem de ser perfeita para produção de fotolitos, que inclusivbe já está caindo em desuso, embora as novas técnicas continuem exigindo os mesmos padrões.
Com tamanha confiabilidade, ainda assim o designer ainda tem que se deparar com as diferenças cromáticas entre monitores de vídeo. Em alguns casos, as agências regulam o seu monitor com a das gráficas que trabalham.
A precisão do Photoshop pode ser notada através do menu Variações... Que sintonia fina! Dali se tira a tonalidade que desejar.
E as ferramentas de seleção? Precisas. Se fosse uma tesoura daria pra cortar um fio de cabelo ao meio pelo seu comprimento.
Sendo assim... não creio que, profissionalmente, dê para se aventurar com uma troca pelo GIMP, que... digamos assim... é promissor. Mas... ainda não chegou lá, não é mesmo?
Comentário de Webmarlin
Grande pensamento: Ah éééé!!!! Inclusive, vamos passar a produzir softwares que ninguém opere não é mesmo? Vamos fdr com a informática tornando-a difícil o bastante para os gráficos voltarem ao tempo dos tipos marcando a diagramação letra por letra para se obter a matriz, e as secretárias voltarem a encher o ambiente com o som das IBM's esfera...

Você diz: "Não me envolva em suas necessidades. Se eu liberar o código-fonte, é por um bom motivo... faça sua parte, se quiser."
Aí o mercado vai virar pra vc e dizer: "Que mrd de programador é vc que tem preguiça para fazer algo mais elaborado e mais fácil pro usuário final? Por um acaso é vc quem vai fazer as artes-finais para nós com o seu PromptShop?"
Comentário de pague
Pague!: Todos podem usar o que quiser, mas se for usar o Photoshop, pague pelo registro, pois quem usa pirata não tem direito para falar de nada...
Comentário de Djames
Pago: Como disse, um outdoor paga a licensa do Photoshop, tipo de trabalho que não se faz com o Gimp. A grande maioria dos profissionais não devem ter começado com um PS original.
O site citado anteriormente tem belos trabalhos. Pode-se perceber que há uma técnica desenvolvida em Gimp, mas trabalhos para artes gráficas são imensos e a falta do CMYK impossibilita, por exemplo, fazer um mero panfleto para a VIVO.
Por fim, nunca vi um trabalho de hiper-realismo no Gimp.
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Só pra acabar com essa picui: Só pra acabar com essa picuinha de vez :)

Eu reiniciei sim (o próprio Gimp pede pra reiniciar e me faz lembrar da ladainha que era ter que reiniciar o SO sempre que eu mudava uma configuração. Isso é característica de software ruim).

A opção "Utility Window" também não faz o que eu disse que o Photoshop para OS X faz que é sobre o que eu e o Nemesis estamos comentando.

Eu descrevi o comportamento das janelas no Photoshop para OS X nos meus comentários anteriores. E só ler com atenção pra ver que "Utility Window" não faz o mesmo.
Comentário de santo
Não acho que é falta de con: Não acho que é falta de conhecimento afinal se for pra pensar assim ninguem precisa do gimp nem do photoshop por que em um editor de imgens simples como o paint é POSSIVEL fazer tudo que estes programas fazem o unico problema é que você vai passar meses observando pixel a pixel da imagem para conseguir fazer um efito que no gimp e no photoshop não levaria mais do que alguns segundos.
Com relação do gimp com o photoshop acontece a mesma coisa só que em escala menor uma coisa que você faria em 3:00 hs no gimp é possivel fazer em 30 min no photoshop sem falar que o cara tem que ser bom pra reproduzir um efeito automatico na mão, agora se você acha que o lance é fazer as coisas do jeito mais dificil só porque é possivel? Mesmo levando prejuizo por que tempo é dinheiro lembre-se disto.
Comentário de nemesis
lei da oferta e da procura: "Quem disse pra vc que ninguém compraria?"

Os milhares de camêlos tranquilamente vendendo software pirata em cada esquina desse país. é a tal lei da oferta e da procura...

"se eles portassem para Linux eu seria o primeiro a comprar para a minha empresa"

desembolsar R$2.500 é mais uma razão para se desprezar o GIMP, imagino...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
vcs não entendem: "Faça o seu aplicativo da maneira que desejar, mas não reclame se as pessoas 'comuns' utilizarem um aplicativo comercial pirata ao invés do seu."

Software livre como o Apache foi criado e usado inicialmente por um pequeno grupo para suas próprias necessidades. Se alguém mais se interessar, que use. Se achar valioso o suficiente para querer mais recursos, que ajude. Não existe babá em software livre.

E eu não ficaria desapontado se ninguém mais usasse meu software: ele atende às minhas necessidades muito bem. Se atende ou não à sua, não é problema meu.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Job
Seu email: Seu comentário e email foram enviados para ....
Comentário de bogus
Ainda não...: Osvaldo,

há alguma coisa errada. Garanto que a opção "Utility Window" faz o que desejam, ou o que eu acho que desejam, nas palavras do nemesis: _todas_ as janelas do GIMP apareçam quando a gente selecionar o aplicativo e que _todas_ minimizem quando a gente minimize o aplicativo.

Na verdade não são todas as janelas, mas se eu entendi bem o que vocês querem é que ao selecionar uma janela qualquer de imagem, aquela com a caixa de ferramentas apareça em primeiro plano. Se minimizar a janela com a imagem a caixa de ferramentas minimiza junto. Tomando o seu exemplo, ao selecionar o firefox, ele viria para 1o plano e sobreporia ambas a janelas do gimp.

Quanto a ter que reiniciar o gimp, isso é consequência da maneira como o aplicativo cria as janelas o que impossibilita a mudança no comportamento a posteriori. Em todo caso, não é necessariamente uma característica de software ruim. Outros casos semelhantes são as alterações de temas e extensões no firefox ou mesmo os módulos do apache. Poderia citar vários outros exemplos, mas se você reparar isso é muito diferente do caso do windows em que todos os outros serviços terão que ser parados simplesmente porque eu mudei a configuração da rede, instalei um aplicativo novo ou coisa irrisória semelhante.

Comentário de nemesis
GIMP2.2 no Windows: "Garanto que a opção "Utility Window" faz o que desejam"

rapaz, selecionei essa opção e reiniciei agora mesmo. Ela só faz metade do que pedi: quando todas as janelas do GIMP estão por cima e vc traz outro aplicativo para a frente, realmente todas as janelas do GIMP somem de vista. Mas quando vc chama qualquer das janelas do GIMP de volta ao foco, só vem UMA! As outras continuam minimizadas...

mas já é um avanço... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bogus
No windows não sei...: No Linux é assim:

Cada janela de _imagem_ é tratada isoladamente. Só uma virá a cada vez para primeiro plano, mas trará consigo a janela de ferramentas e demais janelas acopláveis se for o caso. As demais janelas de imagem realmente ficarão encobertas ou minimizadas. De qualquer modo, acho que o importante é mesmo ter as ferramentas a mão para a imagem com a qual estou trabalhando.
Comentário de Webmarlin
Dãããããã: Dãããã... É! E com Gimp vc faz home page, animação em Flash e exporta imagens com tabelas e atributo onMouseOver como o Fireworks... Dããã!
Além do mais o que se está discutindo é se haveria alguém para comprar ou não. Conheço muitos profissionais da área que comprariam e migrariam para Linux tranquilamente.
Veja bem... os aplicativos Macromedia trabalham super integrados. Vc aloca um espaço para uma imagem no Dreamweaver e a partir dali vc escolhe se quer abrir para edição o Fireworks ou o Flash. Terminado o desenho... é só clicar em concluir e aparece tudo lá, no lugar certinho... Tô pouco me lixando se vão achar que é preguiça de fazer tudo na munheca como, retrogradamente, vcs adoram. O grande lance é que precisamos levar em conta velocidade de produção. Com trabalho de uma semana já paguei o Studio MX. Se eu tivesse optado por uma outra ferramenta, levaria um mês para fazer cada site. E aí... me diga... como iria pagar as despesas da empresa? Aluguel, telefone, luz, salários...
Eu acho que vcs viajam muito. Software Livre é tudo de bom, mas ainda tem muito chão pela frente. Precisamos ter o pé no chão e não ficar contando com utopias: "Daqui pra frente vai ser tudo de graça!" Amiguinho... quem me dera... mas a coisa não funciona assim. O mundo gira muito rápido e vc tem que ser rápido com ele. Sob qualquer aspecto da vida, se vc tem ferramentas automatizando muitos processos, vc produz muito mais... até mesmo para espremer uma laranja.
Comentário de hamacker
Já instalei PowerToys pensan: Já instalei PowerToys pensando que fosse isso, tem um aplicativo do PowerToys cujo nome faz lembrar janelas virtuais, cai do cavalo, não era o que eu esperava, uma lista ao lado do relogio dos programas carregados minimizados. :(

O driver da nvidia, este sim, tem algo parecido. Mas da vez que testei ele ficava abrindo um numero ilimitado de telas virtuais ao clicar com o botao direito no system tray e tava bem bugado. Já faz tempo, talvez tenham corrigido mas nao testei novamente para ver.
Comentário de nemesis
que surpresa!: "os aplicativos Macromedia trabalham super integrados"

e eles se integram bem também com aplicativos da Microsoft? ou da Adobe?

dãããã... uma mesma empresa amarrando um produto ao outro não me surpreende...

Unix costumava ser um ambiente integrado, com suas diversas ferramentas de linha-de-comando se comunicando via pipes. Até que resolveram criar GUIs usando toolkits diferentes e ORBs particulares e nenhuma abstração conjunta para algo como pipes para aplicativos gráficos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de espardo
VirtuaWin: Aqui no trabalho eu uso o VirtuaWin. Não é como nos diversos WM, mas já quebra um galhão. :-)

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Webmarlin
Falou, falou e não disse nada: Falou, falou e não disse nada. E o que tem demais um produto amarrado a outro nesse caso, se qualquer uma das ferramentas faz sozinha o que se propõe? BASICAMENTE é o seguinte: Dreamweaver para HTML, Flash para animações e Fireworks para imagem. A questão é: usando as três ferramentas, o trabalho de juntar as três coisas se torna simples e com um melhor acabamento.

Quanto a Unix... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa sem que uma coisa tenha haver com outra. Viajou de novo! Você precisa aprender a concatenar suas idéias, rapazinho!
Comentário de Webmarlin
NOVO PROMPTSHOP: PromptShop by nemesis

Tratamento de imagens via linha de comando... huá, huá, huá... Leiam os posts mais abaixo e vcs vão descobrir o que estou falando. O cara é uma comédia!
Comentário de Webmarlin
MASTURBAÇÃO TECNOLÓGICA: Acho que tem muita gente precisando superar a fase em que o uso da informática era exclusiva para técnicos e que, obrigatoriamente, tudo deveria ser feito com enorme esforço por parte de quem opera um micro, onde a instalação de uma simples placa de som era feita "na mão" como alguns adoram se gabar. Ora, veja bem, a informática se propõe a quê? Não é facilitar a vida do ser humano para que tarefas sejam automatizadas de modo a produzir qualquer coisa com maior velocidade? Pra quê, por exemplo, um designer gráfico precisa aprender linhas de comando? É tempo que ele perde de estar se aprofundando em sua área. A informática, para os usuários em geral, já deixou de ser área há muito tempo e virou ferramenta para as outras. É banal, é corriqueiro. Quem não pensa assim, vai me desculpar, está atrasado em relação à própria área que se propõe a trabalhar.
Comentário de maotsetung
Desktop: Meu, aqui estamos falando de Desktops, não de servidores, é uma coisa totalmente diferente.

Não tem o menor sentido comparar o Apache com o Gimp, o usuário comum não vai configurar um servidor web, isto é tarefa de administradores de sistema.

O fato é que você não está interessado em popularizar o software livre para os usuários comuns (aqueles que acham que o monitor é o computador...). Você tem acesso, então já basta. Ainda bem que existem poucas pessoas que pensam como você.

Comentário de nemesis
autoresposta: "Falou, falou e não disse nada."

é? vamos ver o que vc tem a dizer então...

"usando as três ferramentas, o trabalho de juntar as três coisas se torna simples e com um melhor acabamento."

No Unix linha-de-comando também, como eu disse. No KDE também. O problema é quando vc quer comparar integração entre produtos criados por uma mesma entidade com produtos criados por entidades diferentes, como a grande maioria dos projetos open-source o são.

"uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa sem que uma coisa tenha haver com outra. Viajou de novo!"

hm, ok. acho que vc mesmo pode se responder:
"Você precisa aprender a concatenar suas idéias, rapazinho!"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
e daí?: "Ainda bem que existem poucas pessoas que pensam como você."

é verdade, esqueci que a comunidade do software livre é composta de um bando de abnegados trabalhando de graça para conquistar usuários frescos enquanto empresas como IBM e RedHat colhem o fruto de seu trabalho.

vcs estão se enganando se pensam assim. Ninguém entra em desenvolvimento de software livre se não obtiver algum benefício pessoal com isso.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Falta Cultura: "hm, ok. acho que vc mesmo pode se responder:"

Vc, por um acaso, sabe o significado da palavra sarcasmo? Pelo comentário eu percebi que vc não entendeu a piada. Vc deve ser do tipo que sempre ri por último, não é mesmo? Quem ri por último é que não entendeu a piada direito.
Comentário de Douglas Augusto
ImageMagick: Nos unices já temos o que você chama de "PromptShop", é o ImageMagick. E, acredite, é muito útil, sobretudo para trabalhos em lote.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de maotsetung
Se você soubesse do que est: Se você soubesse do que está falando saberia que software livre não tem nada a ver com trabalhar de graça ou não. Mas como não tem nada a ver com o tópico, não vou discutir isso.

O que estamos discutindo aqui são as dificuldades encontradas para migração do Windows para o Linux. E uma das dificuldades é a adaptação dos usuários (não a sua) aos aplicativos que existem atualmente para Linux.

Falando especificamente do Gimp, é óbvio que para quem trabalhou anos com o Photoshop, começar a aprender o Gimp envolve uma certa dose de esforço, o qual a maioria não está disposta a fazer. Isso é fato e portanto é indiscutível.

Cabe a nós (que estamos interessados na popularização do software livre, não você) criar maneiras para facilitar essa transição, atingindo o maior número de usuários possível.

Comentário de André M.
Sem código fonte não.: Bem, uma coisa que acho importante dizer para todos aqueles que gostariam de ver o Photoshop portado para Linux é que, sem o código fonte acho inseguro instalar o Photoshop no Linux, (se existisse). Agora... é claro que a Adobe não liberaria o código fonte do Photoshop, e eu não instalo programa de código fechado no Linux. Já não suporto mais o Windows por que dá muito problema e é tremendamente inseguro, além de que, ao que parece, é um tremendo "Big Brother" (vejam texto do Stallman sobre "Treacherous Computing"). Facilidade de uso para mim não compensa os problemas com bugs, spywares, adwares, vírus e ataques. Resumindo... Photoshop no Linux, para mim, só com o código fonte. E quanto ao CMYK no Gimp ou Pantone (já que um padrão internacional ISO de cores, ao invés de patentes ainda está longe de acontecer), acredito que poderia ser fácil criar plugins (comericiais, até) e instalá-los, ou utilizá-los a partir de um LiveCD (no caso do usuário que não queira instalar nada na máquina), apenas para uso quando for necessário. Estes CDs poderiam ser comercializados como venda e até mesmo aluguel. Nada impossível.
Comentário de João Silva
Tem GIMP no deviantart?: Tem algum artista do DeviantART que use GIMP?
Comentário de nemesis
o próprio gimp tmb: gimp -b script arq1 arq2 ...

executa gimp em lote, podendo usar todos os filtros e extensões disponíveis para processar as imagens. Pode dar um pouco de trabalho para criar o script, mas ele pode ser reaproveitado muitas vezes para processar um porrilhão de imagens de forma não-interativa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ora, mas é muito fácil, então: "Cabe a nós (que estamos interessados na popularização do software livre, não você) criar maneiras para facilitar essa transição, atingindo o maior número de usuários possível."

Se não está contente com os rumos que o software toma, fork it. Essa é a beleza do software livre. Quer ajudar a divulgar e popularizar software livre? Vá em frente, o código está lá para ser modificado à vontade.

O desenvolvedor original do software não tem que ficar fazendo as vontades de qualquer zé mané. Ele não tem obrigação nenhuma com isso, esse é meu argumento. Da mesma forma que usuários não precisam saber sobre a filosofia do software livre ou mexer na linha-de-comando, também desenvolvedores não têm obrigação de criar software que atenda às necessidades de outros por puro espírito humanista...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
pelo contrário: Minha argumentação é sempre na base de que a linha-de-comando é a forma mais direta e produtiva de se trabalhar com computadores. Mouse e GUIs são perfeitos para introdução de computadores a novatos, mas rapidamente se tornam um obstáculo quando o cara avança, se avança.

"Quem não pensa assim, vai me desculpar, está atrasado em relação à própria área que se propõe a trabalhar."

Pelo visto, alguém está sugerindo que processamento em lote morreu? O que vc sugere para substituí-lo, então? Processar um grande número de arquivos na mão mesmo, executando as mesma modificações em todos, abrindo um por um em um programa visual e interativo? ah, é, com certeza muito produtivo...

da próxima vez que fizer um select em um banco de dados, vou retornar e processar linha-a-linha para sentir um gostinho de interatividade moderna... :)))

*edit*
ok, a bem da verdade, fui meio cínico. Talvez um dia, todas as ferramentas GUI venham com gravadores de macro que gravariam as ações que vc aplica a um arquivo e reproduzam as mesmas a vários outros, em um efetivo processamento em lote. um dia, talvez... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de maotsetung
Você está na contramão: "Se não está contente com os rumos que o software toma, fork it"

Quem está caminhando na contramão é você amigo. Quem apoia o software livre quer vê-lo triunfar sobre o software proprietário.

Comentário de Djames
É isso !: É o que citei anteriormente. Dando a possibilidade de utilizar o Gimp em trabalhados de saída gráfica, mesmo que através de plugins pagos, o impulso seria maior. Algumas das características da interface atrapalham ou incomodam um pouco (por exemplo, ao usar um crop), mas é tolerável.
Comentário de nemesis
pra mim: "Quem apoia o software livre quer vê-lo triunfar sobre o software proprietário."

ele já triunfa brilhantemente. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
"Pode dar um pouco de trabalh: "Pode dar um pouco de trabalho para criar o script"

Tanto o Fireworks quanto o Photoshop têm processos em lote. Tudo gráfico e sem linha de comando, sem trabalho... continuam sendo mais velozes...
Comentário de Webmarlin
Saco! Aqui a gente tem que ser repetitivo: "Pelo visto, alguém está sugerindo que processamento em lote morreu? O que vc sugere para substituí-lo, então?"

Tanto o Fireworks quanto o Photoshop têm processos em lote. Tudo gráfico e sem linha de comando, sem trabalho... continuam sendo mais velozes...

Comentário de Webmarlin
Quem se habilita?: Alguém se habilita a responder este tópico? Não dá né? É técnico demais pros ases da linha de comando. Acho que ainda não acordaram que não basta saber informática para medir a qualidade de um programa. A coisa é bem mais complexa do que olhar um deseinho feito no Gimp e dizer: "olha! Não é que ficou bunitinhuuu???"
O programador que se habilita a fazer, por exemplo, um software de automação contábil, se só souber o que é if, while, for, array... sem saber contabilidade (ou trabalhar em conjunto com o pessoal da área) não chega a lugar nenhum.
Comentário de Webmarlin
Yes: Issaaaa! Falou tudo garoto. Vamos dar um pé na bunda desse pessoal que acha que a informática é só pra eles.
Comentário de Webmarlin
E aí...: Ééé! E aí vamos ter aquilo que já acontece e muito... um bando de forks que se propõe a fazer um bando de coisa e acabam fazendo um bando de nada.
Comentário de Webmarlin
Gente Burra: O que esse pessoal não entende é que no mundo não existe só o ponto de vista deles. O programadorzinho tem que sentar o rabo na cadeira, fazer o papel dele bem feito porque não é ele quem vai ser o médico, o advogado, o designer, o encarregado de almoxarifado etc. Ou seja, o usuário final. A Bíblia está bem certa: "O que seria do corpo se ele fosse todo olho ou se fosse todo mão?" Os caras não sabem o que é viver em sociedade.
Comentário de Webmarlin
Completando: Só para completar, antes que vc toque no assunto. Já existe script pronto para tudo o que for necessário nos dois: redimensionamento de imagem, salvar em outro formato, mudar o canal de cores, mudar o nome do arquivo, blá, blá, blá, blá, blá...
Comentário de maotsetung
Apelão! Já que você não a: Apelão! Já que você não aguentou e resolveu moderar meus comentários deixa eu te dizer umas coisinhas:

* Se você não consegue defender seu pontos de vista, seja homem e saia da discussão sem lançar mão dessas covardias.

* Felizmente, pessoas de mente pequena como você, que só enxergam seu mundinho, que são individualistas como você nunca chegam a lugar nenhum.

E pra finalizar essa discussão:

Vai pro quinto dos infernos seu crianção !!!

Comentário de Webmarlin
Eu também não simpatizo: Eu também não simpatizo com pessoas preguiçosas, especialmente aquelas que têm preguiça de fazer um software decente e de qualidade e depois fica chorando pelo software livre fracassado jogando a culpa no pobre usuário que tem que dividir seu tempo entre se aprofundar nos trâmites de seu ofício e ter de se tornar um expert na informática.

Amanhã tais preguiçosos vão bater na porta de uma empresa de TI pedindo emprego com a cabeça de que basta fazer qualquer porcaria, desde que o resultado final seja algo parecido com o da concorrência. Já tentou serrar uma viga de cedro com uma serra tico-tico manual? Conseguir você consegue, claro! Mas eu, sinceramente, prefiro a serra elétrica!
Comentário de maotsetung
Estressei: Putz, estressei com esse cara. Tamo discutindo numa boa e ele vem agora moderando os comentários. Vou me registrar no site e passar a moderar tudo o que esse trouxa escreva...

Comentário de nemesis
automação: "Tudo gráfico e sem linha de comando, sem trabalho..."

o GIMP ainda chega lá. um widget GtkMacroRecorder cairia bem...

essa coisa do "sem trabalho" realmente me incomoda. O dia em que A.I. for boa o bastante e eu perder meu emprego -- e vc tmb! -- e pouco depois ocorrer um holocausto atômico com as máquinas tentando nos reduzir a pó ou a pilhas... aí vamos nos arrepender por querermos tudo "sem trabalho"...

"continuam sendo mais velozes..."

Em software, vc sempre precisa comprometer uma coisa ou outra: memória x cpu, flexibilidade x integração etc. O mundo open-source revelou outra: patches x algoritmos bem escritos.

Funciona assim: o mundo open-source não dispõe de recursos de dinheiro ou cérebros brilhantes e bem pagos, mas conta com o entusiasmo e pequenas contribuições de um número enorme de pessoas realizando pequenas correções e melhorias. No fim, e a despeito ou talvez por causa disso, o software vai funcionar, e bem. Provavelmente não tão bem quanto software contendo algoritmos milaborantes e patenteados escritos por gênios, mas bem o suficiente para atrair cada vez mais atenção e, com isso, mais contribuições e melhorias. Eventualmente, sua força pode ser tal a sobrepujar algoritmos supremos escritos por um grupo menor...

À essa escola de pensamento, dá-se o nome de "Worse is better", de acordo com um clássico artigo. É o estilo "New Jersey", representado pelo pessoal do Bell-Labs da AT&T, criadores do Unix e relevante hoje na cultura do software livre. O outro estilo, o "certinho", é chamado estilo "MIT", representado pelos grandes ambientes LISP do passado. Qual estilo mais se sobressaiu e foi influente na História, é fácil verificar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Gostaria de uma explicação plausível: Eu até admito que alguns comentários meus mais acalorados sejam moderados, mas qual o problema do meu comentário acima? Gostaria que me dessem uma explicação para isso, pois passei apenas algumas especificações técnicas dos aplicativos mencionados. Não procurei atingir ninguém.
O que dá a impressão é que vcs não suportam quando aparecem argumentos que vcs não têm força para contestar. Eu pensei que o br-linux fosse democrático. Pelo visto me enganei!
Comentário de nemesis
complementando: ué, pq vc acha que é diferente com o GIMP?

http://directory.google.com/Top/Computers/Software/Graphics/Image_Editing/The_GIMP/Scripts/

uma vez instalado, vc tmb não faz nada na mão, ao seu gosto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
deixa de ser chorão: "Já que você não aguentou e resolveu moderar meus comentários"

não fui eu, ô babaca! Eu não modero comentários ao qual respondo, ou quando faço, digo que vou moderar. De certo modo, penso que estou no slashdot, onde a regra é essa...

"pessoas de mente pequena como você, que só enxergam seu mundinho, que são individualistas como você nunca chegam a lugar nenhum."

Minha mente não é pequena e acho que cheguei a algum lugar. ;)

"Vai pro quinto dos infernos seu crianção !!!"

falou o chorão!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Ele se acha o dono da razão: Até agora ele não conseguiu quebrar nenhum dos meus argumentos. O que ele fez? Moderou tudo quanto é comentário meu. Aí é que ele se ferra, pois os comentários acabam ficando em evidência e as pessoas sentem vontade de abrir e ler.
Aliás, alguns dos melhores posts que eu já vi neste site eram moderados.
Comentário de Webmarlin
Para montar!: Já viu aquelas mesas de escritório que vêm todas desmontadas e vc tem o maior trabalhão, tendo que seguir um manual mal escrito? Sempre falta um parafuso e a madeira não vem nem furada. Tem outras mesas que já vêm com partes pré-montadas. Basta encaixar tudo e as indicações são claras. Pois é! É esse o problema: "Pronto! Instalei o Gimp! Ué! Cadê os ixcripti? Tem que baixá no gugle?"
Comentário de nemesis
oxi!: "especialmente aquelas que têm preguiça de fazer um software decente e de qualidade e depois fica chorando pelo software livre fracassado"

pergunto uma coisa: o Apache é software decente pra vc? awk, sed? pgsql, mysql? O que todos esses têm em comum? São todos software cuja função é, essencialmente, realizar processamento em lote. São todos software sem interfaces gráficas, pq interface gráfica não serve de nada para um programa cujo propósito é servir à requisições de máquinas clientes. Nenhum desses é "decente"?

"jogando a culpa no pobre usuário que tem que dividir seu tempo entre se aprofundar nos trâmites de seu ofício e ter de se tornar um expert na informática."

eu não disse isso, eu disse que se fizesse um software de linha-de-comando que atendesse às minhas necessidades, tudo estaria ótimo e é bem provável que não seria de proveito para esse tipo de usuário...

"Amanhã tais preguiçosos vão bater na porta de uma empresa de TI pedindo emprego com a cabeça de que basta fazer qualquer porcaria, desde que o resultado final seja algo parecido com o da concorrência."

cara, viaja... isso não tem nada a ver com preguiça, tem a ver com necessidades, que são diferentes entre as pessoas, e obrigações: a de quem desenvolve, nenhuma, pois sua necessidade já está satisfeita; a de quem quer usar, se adaptar ao que há, ou ajudar a melhorar, ou simplesmente usar outra coisa...

"Já tentou serrar uma viga de cedro com uma serra tico-tico manual? Conseguir você consegue, claro! Mas eu, sinceramente, prefiro a serra elétrica!"

eu prefiro ajudar a melhorar a serrinha tico-tico do que ficar mantendo um monopólio internacional de serras-elétricas... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
exatamente!: as pessoas percebem que é muito mais jogo colaborar no que já existe do que começar algo novo e incerto. Por isso, apesar da liberdade para tal, há muitos poucos forks no mundo do software livre, exceto em casos excepcionais...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Qual benefício?: E qual seria o benefício pessoal? Fazer um software que só vc vai usar? Não entendi. O cara é muito confuso!

Ô Augusto! A gente tem que ficar guentando esse cara moderando tudo quanto é comentário? Ele não tem maturidade pra isso! Bane ele!
Comentário de nemesis
honestamente: acho que vc só quer trollar. o GIMP já vem por padrão bastante rechado de filtros e efeitos. Aquele link foi só pros mais afoitos que pensam em números, não em unidades...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Dãããã: "cara, viaja... isso não tem nada a ver com preguiça, tem a ver com necessidades,"

Ah Tá! Um advogado que só precisa de um editor de texto para bater uma petição vai ter necessidade de configurar um servidor Apache.

Helloou! Em que mundo vc vive?
Comentário de Webmarlin
Pega os: Pega os teus processos em lote de linha de comando e lota o teu rabo e não enche mais o saco. Arrogante, estúpido, ignorante, egoísta, teimoso etc etc etc.

Aí chefia! Essa pode até moderar que eu já tô legal.
Comentário de maotsetung
Não vale a pena: Não vale a pena esquentar a cabeça com esse trouxa. Ele diz que não foi ele que moderou, mas que coincidência, só os comentários dele não foram moderados.

Se você observar na barra lateral, quase todos os comentários selecionados são dele, ou seja, ele mesmo modera os comentários dele positivamente. Ele deve ter cadastrado uma pá de usuários falsos no site e fica brincando de ser o bom.

O que fazer com um cara desse? Se quisermos continuar participando do br-linux temos que ignorar esse babaca. Espero que outros usuários leiam este comentário e deixem de dar ouvidos para ess tonto que não sabe participar honestamente.

Comentário de maotsetung
Não vale a pena: Não vale a pena esquentar a cabeça com esse trouxa. Ele diz que não foi ele que moderou, mas que coincidência, só os comentários dele não foram moderados.

Se você observar na barra lateral, quase todos os comentários selecionados são dele, ou seja, ele mesmo modera os comentários dele positivamente. Ele deve ter cadastrado uma pá de usuários falsos no site e fica brincando de ser o bom.

O que fazer com um cara desse? Se quisermos continuar participando do br-linux temos que ignorar esse babaca. Espero que outros usuários leiam este comentário e deixem de dar ouvidos para ess tonto que não sabe participar honestamente.

Comentário de maotsetung
Boa!: Boa! Gostei!
Comentário de nemesis
este: "E qual seria o benefício pessoal? Fazer um software que só vc vai usar?"

Se eu desenvolver para meu uso pessoal, sim, qual é o problema em só eu usar? Ou vc preferiria que eu usasse e não abrisse o código? Para um desenvolvedor, abrir o código para seus projetos pessoais não passa de um favor para quem quiser se beneficiar também. Não se está pedindo para ninguém usar. É diferente quando já há um comunidade em torno de um projeto popular e eles decidem começar algo novo do zero, pois o software já nasce nesse processo colaborativo...

"Ô Augusto! A gente tem que ficar guentando esse cara moderando tudo quanto é comentário? Ele não tem maturidade pra isso! Bane ele!"

ele não vai fazer isso pq olhando nos logs vai perceber que não fui eu que moderei as mensagens das quais vcs começaram a chorar. Mas moderei algumas outras como essas em que se perde o fio da discussão para ficar chorando pela moderação por causa de mensagens estúpidas e imaturas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Só pra me desmentir: Só para me desmentir, tirram a moderação do meu post anterior. Isso é covardia pra fazer os outros ficarem mal perante o resto do grupo.
Comentário de Webmarlin
O que é troll pra vc?: O que é troll pra vc? Tudo o que os outros comentam e vc não concorda? Quem te elegeu o dono da razão?
Comentário de nemesis
isso não é um jogo: embora possa ser tão emocionante quanto.

Um problema que o GIMP enfrenta é mais ou menos parecido com a que o pessoal do mono ou implementações livre do Java enfrentam: eles precisam estar sempre correndo atrás das últimas especificações técnicas da líder no mercado, seja Adobe, Microsoft ou Sun.

"A coisa é bem mais complexa do que olhar um deseinho feito no Gimp e dizer: 'olha! Não é que ficou bunitinhuuu???'"

depois não sabe porque foi moderado... o GIMP é bem mais capaz do que um mero programa para pessoas mentalmente deficientes, como seu exemplo parece indicar. Ele provavelmente tem tantos recursos, capacidade ou performance quanto o Photoshop de algumas versões atrás, mas vai estar sempre atrás tentando implementar os recursos hoje disponíveis no PS.

"O programador que se habilita a fazer, por exemplo, um software de automação contábil, se só souber o que é if, while, for, array... sem saber contabilidade (ou trabalhar em conjunto com o pessoal da área) não chega a lugar nenhum."

é para isso que existem analistas de sistemas, o melhor amigo e relações-públicas do programador... :)))

Por fim, sosseguem o facho. Ninguém aqui está dizendo que o GIMP é melhor do que o PS, apenas que é um bom programa para edição de imagens, com bastante recursos e desenvolvimento contínuo e aberto.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Quem tá de saco cheio do nemesis?: Quem tá de saco cheio do nemesis? Responda a este tópico.
Comentário de nemesis
aqueles que ficam sem embrenh: aqueles que ficam sem embrenhando em discussões intermináveis, inúteis e offtopics. pensando bem, pareço me encaixar na definição...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
putz!!: "Ele diz que não foi ele que moderou, mas que coincidência, só os comentários dele não foram moderados. Se você observar na barra lateral, quase todos os comentários selecionados são dele, ou seja, ele mesmo modera os comentários dele positivamente. Ele deve ter cadastrado uma pá de usuários falsos no site e fica brincando de ser o bom."

oh, não!! descobriram nosso segredinho... ok, o negócio é o seguinte, na verdade eu sou o brain, o Ananias, o Patola, o Copérnico Vespúcio e tmb... tchãtchãtchãtchã... o Webmarlin

good night! sweet dreams... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
Parece que...: Parece que vc deixou escapar uma pontinha de humildade. Ainda há salvação pra vc!
Comentário de maotsetung
Eu estou: Ele é um trapaceiro.
Comentário de Webmarlin
Ahá: Te incomodei, não foi? Tive direito até a um tchãtchãtchãtchã.
Comentário de nemesis
palhaço!: sei que vc só está trollando: o que tem a ver meu exemplo do Apache com um advogado?! Eu estava falando de necessidades e obrigações e obviamente um advogado não tem necessidade de um servidor web, ou se tiver, para sua firma, vai empregar gente competente para mexer com o software. Ou se for "ixperto", vai de IIS, pôe um MSAdmin meia-boca e tá tudo certo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemes|s
Eu estou: Estou de saco cheio de mim... sou muito pentelho.
Comentário de nemes|s
Ai Esqueci: Gentem... sisquici da minha frasezinha sem nexo:

;; ((lamba-me(x)x)"Isto é um comentário e não vou comer mulher nunca")
Comentário de nemesys
CRETINO: CRETINO FDP

Comentário de Webmarlin
Ptz! Essa foi demais: A escala cromática (não é formato) CMYK é simplesmente um padrão internacional de cores aceito pelos profissionais gráficos em geral. Ninguém paga royalties para usar uma cor, portanto, não tem que protestar contra porra nenhuma, pois padrões são necessários em muitos aspectos da sociedade para não virar a zona que é a casa da tua mãe, ou até mesmo as coisas ficarem confusas como o teu cabeção.
Comentário de Webmarlin
Muito bem... vamos explicar: Vamos explicar o que pode acontecer na prática com aplicativos que não são fiéis aos padrões cromáticos. Vc pega uma foto de uma modelo, manipula a sombra indesejada em seu braço, clareia, retira as imperfeições, equilibra as cores para disfarçar qualquer possível diferença entre a área real e a manipulada. Na tela? Tá lindo! Vamos pro fotolito... Ops... aquela corzinha do braço não tá dentro da escala! Ficou muito mais claro! Gente! Parece que ela está com virtiligo! E agora? E agora, vc descobriu que deveria ter clareado todo o resto para igualar, mas não notou. Por quê? Porque estava usando PromptShop by nemesis! E não Photoshop. A maioria aqui que acha que o Gimp faz tudo o que o PShop faz, não tem experiência de muitas e muitas produções gráficas. Vais contar com a sorte de conseguir as cores certas às cegas?
Comentário de Webmarlin
Vamos explicar na prática: Vamos explicar o que pode acontecer na prática com aplicativos que não são fiéis aos padrões cromáticos. Vc pega uma foto de uma modelo, manipula a sombra indesejada em seu braço, clareia, retira as imperfeições, equilibra as cores para disfarçar qualquer possível diferença entre a área real e a manipulada. Na tela? Tá lindo! Vamos pro fotolito... Ops... aquela corzinha do braço não tá dentro da escala! Ficou muito mais claro! Gente! Parece que ela está com virtiligo! E agora? E agora, vc descobriu que deveria ter clareado todo o resto para igualar, mas não notou. Por quê? Porque estava usando PromptShop by nemesis! E não Photoshop. A maioria aqui que acha que o Gimp faz tudo o que o PShop faz, não tem experiência de muitas e muitas produções gráficas. Vais contar com a sorte de conseguir as cores certas às cegas?
Comentário de nemesis
promptshop: na verdade, se vc iniciar promptshop com o switch -eqc (equalize colors), para vc não ter que se preocupar com isso... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
pesquise +: CMYK pode não ser patenteado, mas conversão RGB -> CMYK ou vice-versa é um terreno fértil em patentes.

por exemplo:
http://www.kpgraphics.com/white_papers/archive/mpv_white_paper.html

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
É...: É. Faz.

Mas é a interface é que mata!...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004