Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Preview do Opera 9 com 'widgets' e bittorrent

A Opera Software planeja disponibilizar nesta quinta-feira (09/02) o segundo preview da nova versão de seu sempre inovador browser. Como principais atrações teremos suporte aos widgets semelhantes ao dashboard do Mac OS X, sendo que incluirá cerca de dez desenvolvidos pela Opera, e ao download de bittorrents através do próprio navegador. Segundo Thomas Ford, representante da Opera, a versão final será lançada no primeiro semestre de 2006.” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes. O Opera tem versão para Linux, mas não é um software livre.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
Um RSS que recebi não sei de: Um RSS que recebi não sei de onde indicou que a versão beta 2 já foi lançada, aqui ela está disponível para Linux (x86, ppc e sparc), FreeBSD (x86) e Solaris (x86 e sparc).
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu testei os 9 widgets dispon: Eu testei os 9 widgets disponíveis até agora, eles são bem parecidos com os dos konfabulator, notei que algumas vezes o widget do calendário dava erro de renderização, além disso os widgets sao bem pesados se comparado aos do konfabulator rodando no Windows 2000, mas acho que isso se deve ao fato de que eu não usar o driver da NVidia no Linux, acho que com o driver binário o Opera deve funcionar melhor e sem ocupar tanto recurso do meu processador que é um pouco velho. Aqui tem um screenshot com 3 widgets.
Comentário de nemesis
wow!: just wow!

incrível a quantidade de porqueira que apreciadores de GUIs conseguem juntar na tela de uma só vez. Parecem aquelas IDEs que têm milhões de botões, menus drop-down, combos pra tudo quanto é lado e uma areazinha minúscula para editar o programa em si.

vc consegue ler a notícia lá no fundo do navegador?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo Carvalho
Não eu não sou amante de GU: Não eu não sou amante de GUI, passo metado do meu dia digitando no Vim ou usando o rsync Aquela coisa no fundo do navegador é uma explicação de como funciona os widgets e como funcionará o desenvolvimento deles, que eu já tinha lido. Eu coloquei só três widgets exatamente para a imagem não ficar pesada demais a visão. Eu poderia ter colocado um só, mas achei mais legal colocar três para demonstrar o funcionamento do recurso. No konfabulator, quando tenho de usar o windows, eu uso exatamente três widgets e eles geralmente ficam no fundo da tela, você não é obrigado a deixá-los na frente assim como você não é obrigado a ocupar uma sessão do seu shell favorito para rodar um daemon. Infelizmente, para os detratores das GUIs, os usuários andam preferindo cada vez mais usar GUIs do que usar CLIs.
Comentário de nemesis
hein?!: "Infelizmente, para os detratores das GUIs, os usuários andam preferindo cada vez mais usar GUIs do que usar CLIs."

pq acha que eu me importo com outras pessoas comendo lixo?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de JohnM
infeliz analogia...: Há pessoas que comem lixo por não ter outra opção.
Comentário de Roger de Almeida
Vou comentar a notícia sem e: Vou comentar a notícia sem entrar no mérito do navegador Ópera mas contextualizando a questão tecnológica.

Pois bem......
O celular está deixando a sua função básica e inovadora de se comunicar e está se tornando uma caixa da pandora ou um "kinder ovo".

O navegador internet idem;
A televisão idem;
A geladeira idem - A LG lançou um tempo atrás, geladeira com acesso a internet;

Os exemplos que dei, servem para refeltir: O que é tecnologia e o que é maquiagem tecnológica?

Portanto, o que falta para ser um ótimo Navegador?

Obs:
O HTML ou XHTML: Ai falta inovação. Vejam os formulários. Um lixo? Não há nenhum tipo de controle condicional próprio. Tudo depende de JavaScript. Foi assim que a MS aprisionou os PSEUDOS programadores com seus lixo_scripts.

Muitas funcionalidades são adicionadas aos navegadores, através de extensões e/ou novas versões, mas o principal ainda é jurássico. Ou seja, o HTML continua o mesmo. As vezes dão maquiadas tecnológicas mas não traduzem a demanda por negócios na Internet.

Em outras palavras, se o principal, ou seja o HTML fosse elevado, os problemas de incompatibilidade seriam minimizados ao máximo e nem fariam diferença. Ai sim, a concorrencia seria em torno das inovações pra facilitar a navegabilidade.

[]
Roger



Comentário de nemesis
surpreendentemente: "Há pessoas que comem lixo por não ter outra opção."

a maioria hoje em dia come pq gosta mesmo. Vide conteúdo de TV aberta, artistas pop em geral ou feliz dependência de Windows...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ricardo Carvalho
A julgar pelo seu comentário: A julgar pelo seu comentário você deve pertencer a nata da inteligência humana. Meus parabéns.
Comentário de nemesis
obrigado! ;) : obrigado! ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Você sabe pra que serve o que vc critíca? HTML não é SCRIPT!: Seilá... eu não sou nenhum especialista, mas o W3C diz que o HTML 4.01é uma linguagem de marcação que dá meios para:
* Publicar documentos.
* Recuperar informação através de hipertexto
* Criar formulários para conduzir transações com serviços remotos
* Incluir planilhas, clips de vídeo e som, além de outras aplicações diretamente nos documentos.

XHTML é uma família de tipos de documentos atuais e futuros que reproduzem e extendem o HTML 4. Os documentos desta família são baseados em XML, e são feitos para trabalhar com navegadores baseados em XML.

XHTML é necessário por quê:
* Desenvolvedores de documentos e criadores de navegadores estão sempre descobrindo novas formas expressar suas idéias através de novas marcações. Em XML é relativamente simples introduzir novos elementos ou atributos. A família XHTML é feita para acomodar essas extensões através de módulos XHTML e técnicas para desenvolver novos módulos em conformidade com a XHTML. Esses módulos vão permitir a combinação do modelo existente e as novas implementações quando desenvolverem conteúdo e fazendo novos navegadores.
* Formas alternativas de acesso à Internet estão sendo constantemente introduzidas. A família XHTML é feita pensando na interoperabilidade entres os navegadores

Isso foi (mal) traduzido de forma rápida do site das especificações no W3C.

Como vc pode ver, é claro que a HTML não suporta a controle condicional pois ela não é linguagem de SCRIPT e sim de MARCAÇÃO. A HTML (não, não é o pois é A linguagem) é uma lingagem para criar documentos e não programas.

Quer programar para a Web? Usa PHP, Python, Perl e até mesmo ASP se você preferir.

Quer criar documentos decentes em HTML? Pare de pensar em "elevar o HTML" e leia a especificação da lingagem. A HTML é muito boa do jeito que está, só falta é pessoas quererm altera-la para enfiarem meia dúzia de novas capacidades que nada tem a ver com ela. Se mesmo assim vc achar que é o próximo bam-bam-bam da Internet, proponha ao W3C as suas mudanças.

Quer criar documentos ainda melhores e fáceis de manter? ESTUDE XML.

Não falta inovação, só falta é gente que pare de usar martelo em parafuso!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de educarrega
Mandou bem: Karamba, mandou bem!
Comentário de nemesis
xforms: "A HTML (não, não é o pois é A linguagem) é uma lingagem para criar documentos e não programas."

é uma linguagem de programação, sim. Um programa escrito em html é executado por um interpretador html embutido no navegador web e contém instruções sobre como formatar os elementos. Ou pode ser considerado uma imensa estrutura de dados, como normalmente o é. Mas, lembrando Lisp, "código é dado e dado é código".

"Quer criar documentos decentes em HTML? Pare de pensar em "elevar o HTML" e leia a especificação da lingagem."

é verdade. Esqueça html4.01 e concentre-se em formulários web XForms, o próximo passo na evolução. Contanto que vc esteja usando XHTML, integrá-lo com XForms não vai ser difícil, pois as tecnologias XML são extensíveis e interoperáveis.

XML permite carregar informações semânticas e XForms se aproveita disso para ter campos de dados com informações sobre tipos de dados aceitáveis e nulidade ou não dos mesmos. Dessa forma, dispensa scripts completamente para sua operação.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel_
Celular ?: O celular está deixando a sua função básica e inovadora de se comunicar e está se tornando uma caixa da pandora ou um "kinder ovo".

Concordo quando vc pensa naqueles motorolas (e semelhantes) imbecis q incorporam milhares de toques idiotas e brilham e vibram ao som do mp3, puxa.

Porém, quanto mais os celulares se aproximarem de serem PDAs, melhor. Agenda, rodar programas, conectar na internet, chat, mail...

Essas coisas são muito boas, falar por voz é muito caro, melhor aproveitar a banda pra outra coisa :)
Comentário de Roger de Almeida
NÃO AFIRME O QUE VOCÊ NÃO SABE!!!!!!!!!: Antes de escrever, deveria reler o texto que postei.

1. HTML é uma linguagem de marcação. LINGUAGEM DE MARCAÇÃO. Pelo amor de Deus!! LINGUAGEM........ Um SCRIPT É UM ROTEIRO!!!!!!!!!

Quando se escreve em HTML, você está dizendo ao navegador, o ROTEIRO, como fazer, como chegar ao resultado.

Então não fale bobagens!!!!!!

2. De qualquer forma, eu não afirmei que HTML é um SCRIPT, mas o é!!

3. O HTML é pobre para as DEMANDAS ATUAIS!!!!!!!!! Além disso para obter outras funcionalidades que A DEMANDA NA INTERNET HOJE REQUER, é necessário usar de JAVASCRIPT. Isso cria incompatibilidades sérias entre os navegadores, pois O JAVASCRIPT que foi criado pela NETSCAPE, não é o mesmo da Microsoft.

Diante disso, pelo amor de Deus, antes de postar bobagens, pesquise. Se vocÊ não tem informações, então não afirme o que você não sabe.

][
Roger
Comentário de Roger de Almeida
Daniel, : Daniel,

Apenas quis provocar analogias. Quando escrevi "caixa de pandora", estava relacionando as "inovações" do celular com o infinito e também com a maquiagem.

Vendem os penduricalhos como se fossem inovações. É preciso separar o joio do trigo.

Veja o caso do video-cassete. A sua função básica é reproduir e gravar audio e video. No entanto, agregaram milhares de funções que a maioria nunca usava. Com isso o produto ficava mais caro, é óbvio.

Em outras palavras, as "inovações tecnológicas" devem ser vistas de outro ângulo.

Relacionando isso com o os navegadores, veja que a guerra dos browsers pode seguir o mesmo caminho. Uma nova versão = Uma maquiada.

Veja o caso das montadoras de veículos. Vamos pelo Uno. Quando foi lançado, foi uma inovação, mas agora, qual é a inovação tecnológica do carro fabricado em 2005 e o fabricado em 2006?

No entanto, vende-se ao público que, o fabricado em 2006 é superior ao fabricado em dezembro de 2005.

Sabonete: "Chegou o novo Lux de Luxo" Essa frase remonta dos anos 60. Até hoje usam a mesma frase para vender o mesmo produto (glicerina e etc) como se fosse algo super inovador.

O que não pode perder de vista é a função básica.

[]
Roger


















BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004