Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Valor Econômico: Banco do Brasil desiste do Freedows Consortium

Confirmando o que já havia sido adiantado há 6 meses: Vi uma matéria no jornal Valor Econômico, assinada por Ricardo Cesar e João Luiz Rosa. Transcrevo aqui pequenos trechos: "(...) O Freedows Consortium, que reunia o Banco do Brasil - por meio da Cobra, seu braço de tecnologia - e a empresa Free Software, criadora do sistema, ruiu silenciosamente no semestre passado, em meio a desentendimentos entre os sócios.(...) A Cobra chegou a investir mais de R$ 2 milhões no projeto, mas conflitos ocorridos dentro do consórcio mudaram radicalmente a posição do Banco do Brasil. "Não há uma só cópia do Freedows no banco", diz José Luiz de Cerqueira César, vice-presidente de tecnologia e logística da instituição.

Segundo o executivo, o rompimento foi causado pela decisão da Free Software de não abrir totalmente o código do sistema, uma das principais características dos programas livres. Mas Sandro Nunes Henrique, que dirige a companhia, alega que estavam previstas duas versões do programa - uma totalmente aberta e outra com restrições - e que não descumpriu o acordo. O episódio também tem entre seus personagens a Abrasol, uma associação de empresas de software livre que apoiava o projeto, mas é alvo de críticas. As principais distribuidoras de Linux não estão ligadas à entidade, cujo endereço na internet foi registrado pelo próprio Nunes Henrique.""”
A nota foi enviada por Noel (noeljrΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de froger
Era bom demais para ser verda: Era bom demais para ser verdade...


Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de Richard Stallman
Mais uma maracutaia cai por terra...: Este Freedowns para quem não queria ver, era mais uma maracutaia do senhor Nunes, juntamente com sua tal Abrasol. Agora fica uma dúvida no ar : e os 2 milhões ? Foram para o bolso de quem ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de masp
Tá, mas alguém sabe que dis: Tá, mas alguém sabe que distro irá substituir o Freedows?
Comentário de MnB Linuxer
Num abriu, se fudeu.: Isso que dá não abrir o código do sistema.
Comentário de sri_canesh
E acrescento...alguém vai re: E acrescento...alguém vai ressarcir a viúva?

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Linx
Como acontece em várias outr: Como acontece em várias outras áreas no Brasil, tem muita gente agindo de má fé com o Software Livre e olhando somente para o seu bolso e não para o progresso do país na área em questão. Só acho no mínimo estranho o BB cair numa cilada dessas se o governo federal já conta com bastante gente envolvida neste assunto (SL) e progredindo tecnicamente no dominio do mesmo.
Comentário de Richard Stallman
O dinheiro falou mais alto...: Muita gente deve ter tido seu "mensalinho"...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Gato do Deserto
Esse dinheiro poderia ter ido: Esse dinheiro poderia ter ido para o BrOffice, para o Kurumin, para a Br_linux, para tanta gente que faria um bom uso dele !

Bem feito ! Bateu com as dez !


Comentário de Ateh_parece
Kurumim ??? BrOffice ???: Até parece!!
O kurumim nada mais é do que uma "jupinzada" do Knoppix com uns scripts que qualquer um q tenha feito os cursinhos da Conectiva faria.

É tão "xunxado" que nem o Morimoto mantem mais.

O BRoffice que por sinal é a mesma panelinha do Mozilla.org.br só olha o próprio umbigo, eles se auto-denominam desenvolvedores de Software Livre porem tente algum de voces solicitar para eles os códigos fontes do firefox,thunderbird,nvu,openoffice em pt_BR para ver se você vai receber.

Onde estam estes fontes?

Quero saber quem de vcs trabalha de graça ?? ou se alguém destes projetos "que realmente desenvolve" trabalha de graça, tendo que comprir um cronograma, e com metas ???

No oba-oba tudo é fácil sem comprometimento, e sem ter que dar garantias se um empresa perder todo o balancete anual dela por que migrou do M$ Office para o OpenOFfice, quem dá essa garantia ???? para quem ela reclama ??

Olhem que empresa barrou a licitação do Camara dos deputados em BSB que iriam gastar milhões comprando licença de MSOffice se ter testado um verdadeiro produto nacional que é o FreeOffice.

Por enquanto é só.

Comentário de vmedina
Apelo: A proposta do Freedows tem grande apelo para gerentes. Um linux que não precisa capacitar os usuarios do windows é algo que dá vontade de produzir e comprar, na visão deles.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Alguem
tipo para de fala asnera hah: tipo para de fala asnera hahha
que o source do firefox tai ai o

ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/1.5/source

Google é seu mestre hahhahaa :D
Flws

Comentário de Claudio F Filho
Kurumim ??? BrOffice ???: Citando o comentário anterior:


O BRoffice que por sinal é a mesma panelinha do Mozilla.org.br só olha o próprio umbigo, eles se auto-denominam desenvolvedores de Software Livre porem tente algum de voces solicitar para eles os códigos fontes do firefox,thunderbird,nvu,openoffice em pt_BR para ver se você vai receber.

Onde estam estes fontes?


http://ftp.unicamp.br/pub/broffice/stable/2.0.1/broffice.org.2.0.1.src.tar.bz2

ou qquer outro dos espelhos.
Comentário de George Kihoma
Quem é vc, troll dos inferno: Quem é vc, troll dos infernos??? Se é incompetente o suficiente para não achar os fontes nos sites dos projetos não quer dizer que os links não estejam lá.
http://cvs.nvu.com/download/nvu-1.0-sources.tar.bz2
Apenas para mostrar. Se veio aqui chorar migalhas de programador frustrado, vaza e vai mandar seu cv p MS.
Comentário de Richard Stallman
Alô ? Tem Alguém aí ?: Será que você foi um dos únicos a cair nesta esparrela do Freedows ?

Fala sério, esta "iniciativa" mamou 2 milhões de reais !!! E aí ? Vai ficar por isso mesmo ! Isto é Brasil !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Gato do Deserto
Esse Sandro Nunes Henrique é: Esse Sandro Nunes Henrique é um Rei Midas ao contrário,

tudo que toca vira m****
Comentário de Reply
"No oba-oba tudo é fácil se: "No oba-oba tudo é fácil sem comprometimento, e sem ter que dar garantias se um empresa perder todo o balancete anual dela por que migrou do M$ Office para o OpenOFfice, quem dá essa garantia ???? para quem ela reclama ??"

Ué, sua empresa tem garantia se ela pagar pela garantia. No caso do OpenOffice.org, a própria Sun oferece garantia para ele, entre outras empresas.

Você está confundindo software comercial, não comercial, livre e proprietário. Um software ser livre ou proprietário depende dos termos da licença; mas *todo* software livre pode ser comercializado.

Um software proprietário pode ser não comercial e vir sem garantias. Aliás, pode ser comercial e não ter garantia. Assim como uma empresa pode vender um software livre e oferecer garantia, como várias estão fazendo.

Mais alguma coisa?
Comentário de Reply
Caro Richard, será que você: Caro Richard, será que você não está confundindo as coisas?

Se o Bando do Brasil pagou 2 milhões de reais e depois mudou de idéia, a empresa que cobrou esses dois milhões não é responsável. Se o BB mudou de idéa porque a empresa quebrou o contrato o dinheiro pode ser disputado judicialmente.

Investimento sem retorno é algo comum no mercado livre, goste ou não. Nada exclusivo do Brasil.
Comentário de ALX
Seria o famoso "Mão de R*la": Seria o famoso "Mão de R*la"?? Onde bota, f***!!! =)



_____________________________
Java ou .Net?
Windows ou Linux?
SQLServer ou MySQL?
IIS ou Apache?
Tudo varia com o estudo de caso..
Comentário de Ateh_parece
Verifique antes de reponder: Alguem,

Esse é o problema das pessoas que acham que sabem das coisas,
você mandou um link, quem confirma a minha teoria, este é o fonte do projeto sem as fontes da tradução em português (pt_br)

Da proxima vez verifique a informação antes de responder.

Att.


Comentário de Ateh_parece
Verdadeiro motivo: Agora da para entender o verdadeiro motivo para a Cobra/BB ter lançado esta noticia.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI862810-EI306,00.html
http://www.zaz.com.br/istoe/1894/brasil/1894_fraude_no_primeiro_emprego.htm

Quem já jogou games de estratégia sabe, vamos fazer barulho de um lado para desviar as atenções de um outro. hehehehheeheheh

Quer comunidade que fale mais do que a do software livre. isso é discução para meses de chat.

Comentário de Roger de Almeida
Não entendi a sua argumenta: Não entendi a sua argumentação. Você diz que não consegue o fonte dos programas mas indica o caminho onde está armazenado.

A única coisa que é retido, é o esquema de compilação para o pt_BR no caso do BrOffice. Ou você recompila a apartir dos fontes de uma distro ou fica na mão. Não há nenhum documento mínimo que seja, para gerar os pacotes compilados para uma arquitetura. É um paradígma!!

Recompilando o .spec (neste caso usando rpmbuild) a gente perde o trabalho feito no BROffice2.0.1. Falo isso por usar o Mandriva, que mantem o openoffice2.0.0 mas não tem corretor ortográfico e nem dicionário como o BRoffice.

Muita gente pergunta: "pra que recompilar?". A resposta é técnica. Se eu tenho um processador Pentium4 por que eu não posso otimizar o código, compilando o pacote para esse processador? Porque tenho de manter o pacote como i386, i586? Isso faz uma diferença muito grande quando se emprega o conceito de servidor de aplicativos.

Mas voltando ao assunto principal, temos de ver o lado bom da história. O BB quer o software livre e não meio livre. Isso é um bom sinal!!

Um dos sinais: Software livre dá retorno financeiro e tecnológico. Software meio livre não dá retorno financeiro e prende a empresa tecnologicamente assim como os proprietários.

O Freedows é uma contradição, um erro, uma estratégia mal feita. Lembram da UnitedLinux?? A boa idéia esbarrou no olho maior que a boca!


[]
Roger





Comentário de Richard Stallman
Investimento se Retorno sim, mamata não: Quando eu invisto num programa científico "sem retorno", temos uma série de inovações tecnológicas que aparecem e podem ser transformadas em produtos. Quando eu invisto num programa social "sem retorno", eu posso estar formando cidadãos e pessoas mais conscientes, que melhoram a sociedade como um todo. Cuidado em querer generalizar o "sem retorno" em algo que nunca dá dinheiro, sempre retorna em alguma coisa.

Agora investir 2 milhões que não retornou nada em termos de social ou tecnológico, simplesmente foi um sumidouro de dinheiro.

É um acinte a nossa inteligência.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
A "Discução": Caro,

Podia me explicar o que é uma "discução" ?

É uma palavra nova que eu não conheço na nossa língua materna.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
O Freedows é uma piada de mal gosto !: E que custou 2 Milhões ao nosso bolso...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Carlos E. Gorges
Criticar por criticar: Olha, me indigna ver pessoas que não tem a minima idéia do que estão falando meterem o pau em pessoas e produtos de empresas que sequer conhecem. Isso já aconteceu comigo e não gosto de ver isso em qualquer caso.

O Sandro Nunes é um empresário entusiasta do Software Livre querendo ganhar dinheiro com isso ... que problema há com isso ?

O Freedows foi um produto criado para tentar substituir o windows por um "windows" mais barato (software livre sem adaptação de usuários !! isso seria ideal financeiramente), já foram criados algumas distribuições com essa idéia e deu MUITO certo ... quem não conhece a antiga lindows ? E o AtheOS ?

Ah, outra coisa .... antes de criticar qualquer empresa por problemas com a Cobra, procure mais informações sobre essa estatal. Essa empresa tem negócios _MUITO_ duvidosos ... uma simples pesquisa no google revela isso: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=cobra+Tecnologia++fraude&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt

cya;
Carlos E. Gorges


Comentário de Richard Stallman
Comheço certas coisas, vamos falar então...: Caro Senhor,

Me diga então pq o Freedowns não era livre totalmente ? Enumere-me algumas iniciativas entusiastas de Sr Nunes em prol da comunidade ?

Conhece a história da verba passada para a Conectiva para as traduções do Linux, (foi na época da gestão deste senhor). Muita gente fez o trabalho na melhor das intenções e não recebeu nada da Conectiva. E uma parte desta verba era para os tradutores

Por favor me poupe destas falácias e destes argumentos tendenciosos. Estamos falando aqui de uma iniciativa que gastou 2 Milhões de reais e não deu em nada. Não tente botar só a culpa no morto-vivo Cobra (ressucitado pelo nosso governo), ambos tem culpa no cartório.

Outra coisa cadê a tal Abrasol ? A página www.abrasol.org.br tá fora do ar ? Por que ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Ateh_parece
Ok!!: Vamos pelos cases de sucesso.

A empresa que criou esse conceito que criar subscrição de serviços foi a Red Hat que controla nada mais nada menos que 57% do mercado de linux.

Hoje tem muitas coisas que funcionam no FreeOffice que não funcionam no OpenOffice ou no StarOffice, por que ???
Porque o Freeoffice escuta o que o usuário "brasileiro" quer e ele implementa.


A UnitedLinux era um conjunto de empresas de linux quase falidas como a:

Conetica: Vendida
Turbo Linux: Vendida
SCO linux (caldera): falida não sei q fim levou heheheh
Suse: Vendida

Isso sim é complicado.


O Freedows tem uma proposta diferente, ele traz o suporte 0800, email, chat e ainda o software de emulação do CrossOver que custa 50U$ no site do fabricante tudo isso por um valor de apenas 120R$.

Isso é um modelo de negócio sustentavél para software livre, vc agregar serviços ao produto.

O hj a Mandriva vive de vender treinamento (que são muito bons). Ela seguiu para essa área.

O Freedows atua e um nicho de mercado que é o que os usuários coorporativos precisam que é:
- Eliminação de treinamento
- Suporte
- Correção rápidas de bugs

Tudo por um preço justo.
Comentário de anonymous
Cobra sux: É pra quem trabalha com gov de qualquer parte sabe bem sobre isso ...

O problema é que a Cobra é uma estatal ... pode vender qualquer produto sem licitação pra qualquer orgão do gov, isso transforma ela em uma ponte para empresas de software que mamam no dinheiro publico e gestões fraudulentas ... isso fora as inúmeras licitações dirigidas ( onde somente a cobra poderia cumprir os requisitos do projeto ) ou estranhas ( projeto de milhões e bilhoes onde a cobra concorreu sozinha ou estava cotada como vencedora da licitacao e misteriosamente desistiu ) ...

Em forma de piada, qual o nome que você daria a um filme sobre a Cobra atualmente ?
R. Bradesco 2 - a missão continua.

Anyway, pelo que sei a cobra nunca foi culpada de nenhuma acusação.


Comentário de Ateh_parece
Investidor: Como todo investidor a Cobra "não deu" ela "investiu" 2 milhões e quantos milhões ela não gannou com isso ? nos não sabemos.

Mas com certeza podemos apostar que perder ela não perdeu.


Comentário de Richard Stallman
Alguém ganhou...: Se foi a Cobra, o governo, eu não sei.

Mas nós, e a sociedade do Brasil, perdemos 2 Milhões de reais.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Carlos E. Gorges
Deve ter perdido sim, senão: Deve ter perdido sim, senão a parceria não teria sido quebrada ... se bem que se tratando de uma estatal tudo pode acontecer ... politicagem sux.

Respondendo ao "Richard Stallman":

Não conheço o Lindows, conheço somente de vista o Sandro Nunes.
Eu estava defendendo a minha opinião sobre a atitude do pessoal no forum de criticar somente por criticar sem qualquer fundamentação descrita, não a pessoa/produto.

Sobre o freedows não ser totalmente livre eu até entendo ... trabalhar com o governo deve ser uma coisa deprimente, a possibilidade de perder TODO seu trabalho de anos pra um concorrente amigo do filho do novo governante ou que quer prestar o um serviço sem qualidade por 1/10 do preço faz você repensar seu plano de negócios.

Já tivemos muitos casos parecidos no circulo de softwares livres, inclusive distribuições e aplicações que atualmente estão entre as melhores desenvolvidas até aqui ... notoriamente a Suse com seu Yast.

cya;
Carlos E. gorges
Comentário de Vicente
O BB não pagou 2 milhões: A notícia não fala que o banco pagou 2 milhões e sim a Cobra (uma SA de capital fechado, tendo o BB como acionista majoritário). Até onde sei, além da causa já citada na matéria (liberação do código fonte), houve impossilidade da Free Software em atender especificações técnicas exigidas pelo BB.
Comentário de Ateh_Parece
Agora se fazem de vitima: E viva o google, olhem o que eu achei
http://www.cobra.com.br/downloads/Relatorio_da_Administracao_2004.pdf

Isso mostra que a Cobra tinha uma parte no contrato e que a parte dela caberia consolidar o Freedows (divulgação e venda) e que era um produto de "baixo custo" em nenhum momento disse de graça.

Me diga um coisa vc acha que uma empresa de fez um SO (com varias funcionalidades para se equiparar ao windows) o FreeOffice (o primeiro a implementar o corretor gramatical) e outros produtos, não consegue atender os requerimentos do BB então quem consegue ?

A microsoft ?

Estou falando isso parece mais história para boi dormir. Com certeza isso é mais politico do que técnico.





Comentário de nemesis
o que tinha de bom exatamente: o que tinha de bom exatamente em mais uma mutretagem da Cobra com uma empresa ridiculamente chamada "Free Software" e um sistema patético chamado "Freedows"?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Richard Stallman
Política : esta é a palavra: Vi um artigo uma vez sobre bois e gnus, alguém tem referência disso ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Tem mais...: Sobre a Conectiva tenho mais coisas guardadas em meu baú... Tem tanta história interessante, que faz entender porque o Sr. Nunes foi "convidado" a se retirar de lá. Mas não vou ficar vivendo de passado, agora a história é outra e as máscaras caem.

Espero Sr. Carlos que tenhamos sorte em algum projeto nacional como o sr. citou o Suse e o Yast.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Tamoin
sem comentarios: Meu, vai no diretorio em q está instalado o Firefox, e veja uns arquivos de extensao xul, js e rdf


taí os fontes do firefox!

o mesmo digo do thunderbird, ou do seamonkey!


Procura mais e cacareja menos

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de vmedina
Longe de mim defender o Freedows...: ...Até por que não gostei dele, mas verdade seja dita:

Me diga então pq o Freedowns não era livre totalmente ?

Ele tinha uma versão livre sim. Era a Freedows Lite, com o qvwm, muito inferior ao produto pago.

Mas eles tem direito de cobrar pelo trabalho gráfico e distribuição de software não livre. Cabe a pessoa interessada saber se vale ou não a pena.

Mas isso oq que acontece quando se compra licença de uso para software proprietário.

Não fiquem tão chocados assim tb... a Red Hat faz isso com o Fedora , a Linspire com o NVU, SUN com o OO.org e todo mundo acha bom. Esse é um expediente comum.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Má administração mais sistema mal-feito!: Segundo me lembro o Freedows usava o Crossover Office, que não é livre, daí a necessidade de se cobrar pelo software: Pagar as CodeWeavers as licenças do Crossover.

O Produto pago criava aquela camada de compatibilidade com aplicativos Windows, portanto transformava o Freedows em algo mais windows-like.

A grande "cagada" ao meu ver, foi que não utilizaram o Wine, que a está altura tem uma compatibilidade muito boa também, bastavam alguns hacks simples...A vantagem do WIne é óbvia: É totalmente livre.

O sistema também era pesado, de dificil configuração para um usuário avançado, e limitado demais...Fora o fato de que era uma agressão contra as interfaces gráficas super-elaboradas do Linux, ou seja: Um WIndows pior que o WIndows!

Um sistema fechado + clonado + inferior aos sabores clássicos do Linux +nas mãos de gente incompetente + dois milhões = falência!


Aposto 10 pilas que o próximo será o Librix do Itaú!
Comentário de Ateh_parece
Mal-feito??: Bebeto Maya,

Deu para ver que vc não sabe nada de emuladores. hehehehe

Qual seria a vantagem de usar o wine "como qualquer outra distro" se ele não roda o principio básico para uma migração importante como o IE e o Office, ( esta bem com alguma magica vc consegue rodar o IE no wine).

Mas a discução é outra, até onde eu sei o foco do Freedows é outro, é para migrações consistentes eliminando treinamento e trazendo para o ambiente linux, empresas que nunca migrariam porque o valor do treinamento é muito caro.

Agora se compararmos o gasto de comprar 1M$ + 1 Office que dá +- 1500R$ isso paga 10 anos de suporte + atualizações do Freedows isso sim é negócio palpavél.

O wine só roda coisa básica até para jogar tem que usar o CEDEGA que é pago, e ai ?

Diga para um empresa de verdade que ela não vai poder migrar porque:
1- A planilha que la usa tem muitas macros:
Em linux, não tem solução
Em Freedows, instala o Excel para as pessoas que usam estas planilhas com macros, e só pago o Office para estas pessoas, já tira a grana do Windows (podendo investir) em upgrade.

2 - Agenda Compartilhada do outlook office usando exchange?
Em linux, não tem solução
Em Freedows, instala o Outlook Office :)

3 - Dificil de configurar?
Como pode ser dificil de configurar, hah!!! tá vc estava falando do Linux, hehehe , pq acho q vc nunca usou o Freedows 2005

4 - Interface ?
Q se dane a interface vc não entendeu a situação é outro foco de mercado, o Freedows não quer competir com outros linux, ele é para um nicho de mercado expecífico, o fato de eliminar treinamento e uma otima integração em ambientes com dominio, isso vc não encontra em qualquer linux.

Minha empresa migrou para Freedows e estamos muito contentes com isso, economizamos, nossas maquinas são pesonalizadas para nosso ambiente, O FreeOffice atende nossas necessidades sem ter que dar treinamento é como eu sempre sonhei com qualquer Linux ( suporte + atualizações rápidas) sem ter que ficar se matando para procurar e recompilar pacotes.
Comentário de Agente86
É duro viu...: É duro ver carinha arrotando todinho sem nenhuma noção de como funciona o mundo real... hehehehehe Olha pros lados filho...
Comentário de Richard Stallman
Mundo real: O mundo real é do do dinheiro, este fala mais alto em qualquer iniciativa.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Freedows = Conectiva Bizarro: Os senhores conhecem o personagem "Bizarro" do quadrinhos do Super Homem ? O mesmo era uma cópia do homem de aço, que tentava reproduzir os feitos e os poderes do Karl-El. Pois é, o Freedows para mim é o Bizarro das distros Linux.

Agora uma curiosidade : hoje ao digitar www.abarsol.org.br, fui direcionado para a página da Associação Brasileira de Sofwtare Livre ? Não era de empresas do Snunes ?? Esta história tá cada vez mais enrolada.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de TrollMan
Resposta...:
O kurumim nada mais é do que uma "jupinzada" do Knoppix com uns scripts que qualquer um q tenha feito os cursinhos da Conectiva faria.


E o software livre não é justamente isso? Quatro liberdades, possibilidade de alterar e redistribuir como quiser??? "Qualquer um faria"? E porquê você não fez? Como diria Torvalds: "Talk is cheap. Show me the code".

Antes de Colombo, todo mundo achava impossível colocar um ovo em pé. Depois dele, sempre aparece alguém pra dizer que é fácil e qualquer um faria...
Comentário de Filho bastardo de Getúlio e JK
O modelo do Freedows era o mesmo da Red Hat e da Suse:: usar um substrato livre para vender software proprietário como "plus".

O que é lamentável é que, com o fim do Freedows, o Brasil vai se desnacionalizando e perdendo cada vez mais a chance de influenciar o mercado de tecnologia, fator fundamental de riqueza para qualquer nação que queira minimamente mandar no mundo, em todos os tempos da história, caminhando para confirmar mais uma vez sua vocação para republiqueta de bananas e quintal do assim apelidado "primeiro mundo".
Comentário de bebeto_maya
Bom...O Wine não é um emula: Bom...O Wine não é um emulador...(W.I.N.E)...É uma implementação livre da API do Windows...E falei de uma versão personalizada dele e não de uma crua.

Freedows? Bom pra você? Fique com ele...Eu particularmente não quero. Pagaria pelo Mandriva, pelo SUSE, não pelo FreeDows.
Comentário de Ateh_parece
Acho q não é o fim e sim o começo;: ACho que não é o fim do Freedows e sim o começo de uma nova era sem esta enrolada da Cobra.
Comentário de Ateh_parece
E quem vai pagar por isso: A codeweavers trabalha no crossOver a uns 6 anos e agora atigiram um ponto maduro.

Vc quer que a Freedows invista milhoes para fazer um concorrente, para depois ser "chingada" dizendo que esta fazendo software proprietário.

Acho bom mesmo vc dar seu dinheiro para empresas alemães e francesas, o primeiro mundo agradeçe.

:)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004