Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o GoblinX Premium 2006.1

Hoje está sendo lançada a nova e especialíssima edição deste livecd nacional baseado no Slackware, o GoblinX Premium. O GoblinX Premium 2006.1 é uma versão especial destinada a ser o sistema operacional final do apreciador e fã deste livecd nacional. A edição é indicada para todos os goblins que por acaso desejam utilizar o livecd como um sistema instalado já que traz uma gama bem maior de recursos e aplicativos, sendo especialmente voltada para facilitar a inclusão de extras como novos programas e drivers para hardware. A fim de se tornar um sistema final, esta edição inclui os compiladores, linguagens, bibliotecas, arquivos e aplicativos destinados a confecção e criação de pacotes a partir do código fonte, essencial para a utilização final como sistema instalado, além disso tem uma grande quantidade de aplicativos especiais para as diversas tarefas diárias, inclusive jogos para o entretenimento do usuário.

O GoblinX Premium oferece uma estabilidade que surge da origem (Slackware), além de um poder de customização extraordinário onde o usuário tem absoluto controle sobre o sistema de forma simples e intuitiva, porém sem comprometer o aprendizado e a usabilidade. Os principais recursos e as idéias que tornaram este um sistema especial foram mantidos e aprimorados, assim a oferta ao usuário se torna o dobro e portanto apaixonante.

O GoblinX Premium ainda inaugura um modo novo de distribuição. Existem basicamente dois modos de se obter o GoblinX Premium, o primeiro é através de um cdrom oficial do projeto, a outra maneira de se obter a edição é baixar os módulos separados e recriar o GoblinX a partir de um diretório base chamado live_data, após incluir os módulos neste. Este método de distribuição permitirá a obtenção de recursos para o projeto sem vetar a possibilidade de download ao usuário. Detalhes: Kernel 2.6.15, dezenas de novos aplicativos adicionados como Thunderbird, Grisbi, Inkscape, Conky, Azureus, Bluefish, LiVES, Ethereal, giFT, Gparted, Leafpad, Evince, e mais, novos cheatcodes, novos melhoramentos, nova versão do UnionFS, correção de diversos pequenos bugs e mais. Saiba mais: GoblinX Premium 2006.1
A nota foi enviada por Flavio de Olivera (flavosΘterra·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

O Flávio me enviou um CD contendo a nova versão - obrigado! Quando o correio entregar, vou experimentar o sistema e conto para vocês.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Trasgo Vesgo
Tá na hora...: De nego começar a criticar o projeto porque não disponibilizaram a imagem iso. Sabe cumé, "o slack disponibiliza a imagem iso, porque o pessoal do goblinx não?" ou "já começaram a fechar o sistema. Só para dificultar". Arre! Só não falo nada quanto a mandar cd de brinde pro dono do site porque mandar para mim em Hogwarts só se for pela coruja. Será que eles tem correio-coruja também? Dã...
Comentário de vmedina
Muito barulho por nada...: Então CD só para quem compra, sem isos e se você quiser criar um cd tem que baixar tudo do site... Tá, mas pra quê esse barulho todo?

No final, vão fazer uma iso e colocar em um site. Resultado vai ser encheção de saco para o criador da distro e pouco ou nenhum dinheiro a mais.

Vá entender.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Mauro Xavier
Questão de foco: Ter apoio financeiro para um projeto de software livre não é vergonha pra ninguém e acho que deve ser explicito e compreendido pela comunidade, afinal, não é moleza tocar um projeto e "viver de vento". Afinal, mesmo que você não viva para fazer sua distro, precisa ao menos pagar o provedor de hospedagem do site, gastos com envio pelos correios, mídias, sem contar o serviço de gravação e de repente até mesmo cobrar pelo suporte.

Poderia fazer um "Goblinx Desktop" com uma ISO aberta no site, com o foco voltado a entusiastas que gostam de um desktop enxuto e rápido, e pelo que notei este é o foco que a sua distro alcança. E uma outra versão "Enterprise", voltado para um mercado mais comercial e robusto, sendo esta vendida oficialmente no seu site, e se quiser ainda poderá ter um adicional ($$) para se ter suporte online por um tempo.

É só uma idéia... ;)

Ahh... Quase me esqueci, e parabéns pelo projeto!

_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de Grobsch
Versões e Sistema Modular: Obrigado Mauro, o GoblinX por ser um sistema modular permite dezenas de versões diferentes, o usuário que tem o livecd pode apenas baixar um ou dois módulos extras e recriar a ISO para acrescentar os aplicativos a mais que desejar; as ISOs do GoblinX e GoblinX Mini continuam disponíveis para download, ou seja, você pode baixar a ISO e mais alguns módulos extras e melhorar o livecd.
A cultura do usuário da distro já entende o sistema modular e o poder de costumização, e a maioria faz uso dos módulos com bastante facilidade.
Aqueles que desconhecem o poder do sistema modular podem considerar o método de distribuição inadequado, contudo é o investimento que o projeto pretende e sempre deverá seguir, levar o usuário a utilizar os recursos do livecd e não apenas baixar uma ISO, queimar um cdrom e usar por duas ou três horas para depois abandoná-lo.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Mauro Xavier
Ahh tá: Não considero o método de módulos inadequado de forma alguma, apenas diferente, nada mais. O importante é ter a escolha, e você a oferece desta forma. Se os usuários padrões que usam sua distro já estão acostumados, tudo bem, apenas pense no alcance de usuários posteriores, por exemplo os "queimadores de ISO"... E olha que fico pasmo em ver a quantidade de usuários que adoram uma ISO ;)

Agora quanto a mim não sou chegado a ficar queimando uma penca de ISOs, meu esquema é pegar uma distro (hoje uso o Ubuntu) e deixar da forma que gosto, atualizar um pacote que sinto necessidade aqui e ali, e manter o Clone X desta forma. Se o Dapper Drake ficar melhor, parto dele, se não, sigo outra ramificação particular baseada no projeto atual e faço mais um galho na árvore "Debiana"... E por aí vai.

Obrigado pela resposta e desejo sorte em sua jornada!
________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004