Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Que aplicativo você mais gostaria de ver portado para o Linux? -- parte 2

No último dia 02 foi atualizada a pesquisa que a Novell vem realizando e que já foi tema aqui no BR-Linux. As novidades são o aparecimento do Brasil em oitavo lugar, uma maior contribuição de nações não-falantes do inglês, mais de 10.000 respostas, etc. Visite este link e confira. Se ainda não participou, esta é a sua chance.” A nota foi enviada por Renato Machnievscz (machnievsczΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

A pesquisa já passou dos 10.000 votos, e no momento os aplicativos mais requisitados são o Photoshop, AutoCAD e Dreamweaver. E se você discorda, ainda está em tempo de votar (no site da pesquisa) também.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chatus
Database design...: Erwin
Comentário de bebeto_maya
Flash e Illustrator: Não...O aplicativo que mais faz falta é o Flash, depois o Illustrator...Edição HTML, para quem entende de código, não é tão complexo e impossível assim.Na verdade é até simples.Quanto ao Photoshop...Esrou satisfeito com o Gimp...Repito "eu" estou satisfeito com o Gimp...Meus trabalhos feitos em gimp e outros podem ser vistos em:

http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Adailton
Particularmente: Estou plenamente satisfeito com os que tenho !


Adailton
trolando um pouco :)
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de Pedro Pillon Vanzella
^^: Photoshop e Illustrator, principalmente.
Quando tiver esses dois, eu pago uma licensa do cedega e nunca mais toco num CD do windows.
Comentário de SdnNvs
Games: Rome Total War, Age of Empires III, Battlefield 2 e Civilization IV... "só"...
Comentário de Trasgo Vesgo
Cá para nós...: só se for jogo mesmo. Principalmente para usuário doméstico. Vai querer editar html pra quê? Utilizar photoshop pra quê? Monstrão difícil de mexer daqueles, só para tirar olhos vermelhos de foto? Tem base não. O resto tá beleza. Ah! E um livro de magia virtual também seria interessante. Dã...
Comentário de RockerTux
Flash, Photoshop e, PRINCIPAL: Flash, Photoshop e, PRINCIPALMENTE, o DirectX. Como esse último num vai ser portado nem que a vaca tussa, pelo menos que os caras do Wine e do Cedega se empenhem na implementação da API, aí num precisa nem que portem os games ^_^
Comentário de Paulo Cesar
Eu pessoalmente acho falta de: Eu pessoalmente acho falta de um bom editor de imagens vetoriais, o Inkscape é muito bom de fato, mas lhe falta muitas e muitas funcionalidades na hora q vc está trabalhando.

bom, mas isso parece que nao será mais problema, pois em breve teremos o Xara Extreme :D
(http://www.xara.com/products/xtreme/default.asp)

Quando ao Photoshop, muitas pessoas devem achar estranho o fato dele ser o mais requisitado, por isso vou postar aqui um link que tenta explicar porque os profissionais preferem Photoshop e não Gimp:

http://www.desktoplinux.com/articles/AT6362808891.html

O artigo é muito bom, confiram

Já quanto ao Dreamweaver, realmente, ele é uma IDE e tanto para programação web, mas temos também outras muito boas pra linux, como o Zend Studio para quem programa php e js, e até o eclipse para trabalhar com webservices, xml, html...

Eu sei que o pessoal sente falta de um editor WYSWYG, mas se você for se especializar melhor em programação web, verá que programar só em código é muito prático e fácil, só é necessário conhecer as técnicas corretas (aprendam a usar html semântico e css que nem esses caras aqui: www.csszengarden.com, eu to tentanto :P )

Queria mandar algum link sobre o html semântico, mas eu li isso em um pdf (Dhtml Utopia), e não sei de onde meu amigo pegou ele

um abraço

------------------------------------------------------------------

Paulo Cesar
programador web e tentativa de designer :P
Guenka Soluções em Software

ah, e aluno de ciencia da computação na UEL nas horas vagas :P
Comentário de Phantom X
Também penso assim, pois: Também penso assim, pois o GIMP já é uma belezura, e o Nvu um dia chega lá, apesar de já servir para mim.
O que falta são os jogos comerciais. Imagine-os usando opengl em vez de directx. Acho que ficaria uma maravilha! Particularmente, acho o cedega muito lerdo...


-----
Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux
Comentário de vmedina
Já tentou: O DBDesigner?

O professor de projeto de software da minha faculdade recomenda.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Hugo
O DBDesigner aparenta estar d: O DBDesigner aparenta estar descotinuado, possui muitos bugs e a versão para linux depende de umas biliotecas muito velhas, mas mesmo assim ainda é legal, apesar de ser especifico para o MySQL, na verdade ele diz suportar SQLite... mas eu não consegui usa-lo com SQLite.. talvez por burrice minha mesmo... ou talvez uma falha de usabilidade (o que faz eu me sentir menos burro =])

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Piter
Logo da loja: reparei nos seus trabalhos que você é muito bom em artes gráficas , estou precisando de fazer o slogan da minha loja.
Entre em contato comigo piteer@gmail.com
Comentário de chatus
São superiores: Leia um pouco do "pdf reference 1.3 da Adobe", fiz isso e descobri porque as ferramentas da Adobe são tão sofisticadas...só tem fera por lá, o capítulo 4 "Graphics" é um primor, só vi algo do mesmo nível em publicações do impa. Conhecimento técnico faz a diferença, e os programadores da Adobe tem isso de sobra.
Comentário de cacaca
GIMP: Para os pilatras do Windows que criticam o GIMP.(porque só pode)

Baixei apartir da dica http://www.ogimp.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=44&forum=1&post_id=113#forumpost113
como o cara ensina o gimp ficou numa unica janela.

Pra mim ficou semelhante ao photoshop quero ver as desculpas. No linux eu achei a explicação aceitavel se tem multiplas areas, tecnologia superior!!! é frescura destes caras! não modere meu coment tem a dica acima bom pro pessoal.


Comentário de bebeto_maya
__Apliquei a dica e configure: __Apliquei a dica e configurei o modo como o Gimp exibe as janelas...Ficou ótimo!

__Mas particularmente, estou acostumado com o modo padrão mesmo.
Comentário de bebeto_maya
Wiene: Soução?: Olha o Photoshop 7.0 roda redondo via Wine, praticamente sem perda de desempenho.O Flash MX também. O Dreamweaver MX com um pouco de boa vontade...

Existem dicas para colocar o Illustrator e o Photoshop CS...

http://www.winehq.org
Comentário de zca
Versão do inkscape: 0.43 !!!: Versão do inkscape: 0.43 !!! Vocês querem milagre ?
Comentário de Ananias
OpenGL não substitui DirectX: OpenGL é só uma biblioteca gráfica, e substitui apenas o Direct3d.

DirectX >> Direct3d

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de vmedina
Curioso... no curso eles usam: Curioso... no curso eles usam só o PgSQL.

Mas acho que copiam o sql que a ferramenta gera e jogam pro pg sql.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Frescuras!: Concordo com vc!

Isso é pura frescura e medo de migrar para outra solução. No meu trabalho tinha gente que dizia não poder trabalhar com o OO.org por causa da falta de uma régua vertical.

[]s!

ps: te moderei.... para importante! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Diego Eis
Illustrator já tentei... Nã: Illustrator já tentei... Não rolou nem ferrando.
Se portarem o Illustrator 10, eu já mudo.

Comentário de zca
Vocês compraram todos eles ?: Vocês compraram todos eles ? Tão bem de bolso hein !
Comentário de Reply
Em certas empresas é comum t: Em certas empresas é comum ter todos eles.

Comentário de zca
Só que não estou falando de: Só que não estou falando de empresas. Elas não vão trocar de sistema só porque existem portes desses programas tradicionais, sendo o preço do windows ridículo perto dos desses programas. Isto só vai acontecer se houver versões livres para essas tarefas, o que já esta se realizando com vários projetos que só precisam do apoio dos usuários, utilizando-os, enviando sugestões ou fazendo modificações por si próprio. Assim funciona o modelo livre de desevolvimento.

A briga real deveria ser para que a industria fornecesse os 'drivers' ou especificações de seus produtos para que sejam feitos por terceiros. Fazer software é fácil, industria não.

Aliás, pelo que entendi dessa pesquisa da Novell, posso estar enganado, não é para influir junto as empresas para o porte de programas mas para saber por qual área os usuários estão pretendendo usar linux atualmente, já que ele se surpreende ao constatar que antes esse programas eram da área de redes e agora na multimidia.
Comentário de Xtian Xultz
Conheço empresas que migrari: Conheço empresas que migrariam para Linux porque se sentem mais seguras usando-o. HOJE, é muito mais difícil ao empregado usuário de Linux (que normalmente é pouco experiente no assunto), ou como nos exemplos acima designers, de instalarem aquele CDROM com inutilitários que vei numa revista, ou que emprestou do vizinho, com sabe Deus que tipo de spyware tem lá dentro.
Muitos também se sentem mais à vontade para abrirem emails em ambiente Linux, e sentem que a necessidade de format & reinstall seja muitas vezes menor.
Estes empresários sentem também que podem tornar muito mais difícil ao usuário instalar outros programas (isso é bastante possível em Linux de maneira simples, como não fornecendo a senha de root ao usuário. Em Windows isso também é possível, mas não tão simples) fazendo com o sistema fique mais estável e o empregado mais produtivo.

Como dito na matéria citada, a Adobe certamente olha seriamente para o Linux. Mas o problema é mais embaixo. Normalmente um usuário de Photoshop não usa somente o Phtoshop, ele cumpre uma tarefa específica. O normal é usar o Photoshop para tratar imagens e o Illustrator ou Corel Draw para desenhar o restante da página, ou Dreamweaver para fazer layout da página. As imagens a serem tratadas atualmente vêm de scanners ou máquinas fotográficas digitais, e nem todos são suportados em Linux e/ou com recursos limitados. Então se torna um círculo vicioso, que pode tornar o investimento numa versão Linux menos lucrativa do que se espera, ou então a base de consumidores não aumentar por conta disso. E como o Photoshop é quase uma unanimidade, não vem a se tornar um diferencial frente à concorrência.

Na verdade, é uma questão de tempo, que pode ou não acontecer.
Como foi dito numa palestra recenete que assisti com MadDog, há uma falta de killer apps para Linux. Os mais badalados são Firefox e OpenOffice. Mas nenhuma empresa se firmou portando softwares comerciais para Linux, e houveram algumas tentativas mal sucedidas, como a Corel e seu Corel Linux.
Comentário de kpz
Dreamweaver.: Dreamweaver.
Comentário de Paulo Cesar
Por favor colega.. sem ataque: Por favor colega.. sem ataques desse tipo... peço só alguns minutos da sua atenção para ler o artigo do qual eu falo ali em cima

não sou profissional em arte gráfica, entao vamos ouvir o que os profissionais tem a dizer


Comentário de zca
É verdade. No final você at: É verdade. No final você até que acabou concordando comigo.

O que eu acho estranho, no caso do MadDog. Aplicações surgem do trabalho das pessoas. O que ele está esperando ? Cair do céu ? Pedir portes de programas tradicionais vai ajudar em quê ?
Comentário de Phantom X
Então substitua o final do m: Então substitua o final do meu post por isso:

Imagine-os usando opengl em vez de direct3d. Acho que ficaria uma maravilha! Particularmente, acho o cedega muito lerdo.

Muito obrigado pela informação!

-----
Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux
Comentário de Bruno Laturner
Complementando o que o Anania: Complementando o que o Ananias disse, não é só de Direct3D que vive um jogo, ele precisa também da entrada de dispositivos, som, rede, instalação, APIs pra tudo, etc.

Há vários jogos p/ Windows que tem suporte p/ OpenGL e Direct3D, mas mesmo assim não são portados p/ outros SOs. Um dos motivos é que o OpenGL está rodando em cima do DirectX.

O que falta pra nós é algo integrado e tão maduro quanto o DirectX, ta, que facilite a vida do programador dos jogos e que suporte e seja suportado amplamente pelos desenvolvedores de hardware.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de nemesis
help do DOS. : help do DOS.

No Linux só temos man e info, que não são particularmente intuitivos.

help é a primeira palavra que um novato em Informática digitaria quando em completo desespero frente a uma linha de comando. E o do DOS lista os comandos mais usados disponíveis e em ordem alfabética. ninguém vai digitar man, e se digitar, vai se deparar com uma mensagem pedindo para informar qual página do manual quer visualizar. O problema é: não aceita números de página como entrada, como seria de se esperar... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anon
Manual:
Outra coisa que falta ( para o usuário que esta migrando )
É um Manual de Referência Rápida. Isso deveria ser
obrigatório em todas as distros. Um manual do tipo
no windows/mac se faz assim, aqui se faz assim.

Quando você abre o Kurumin já tem um ícone para o manual
dele. Mas é um manual grande. O que precisaria era um
manual pequeno e rápido para mostrar para o usuário novo.



Comentário de Adailton
Help ou man ?: Apenas quem já usou Windows digita 'help'.
Usuário novo não digita nada. Nem sabe que existe essa ajuda.
O que precisa é de mais documentação traduzida para linguagem mais simples, para leigos. Documentação Altamente Técnica já existe.
E o Morimoto parece ser especialista nesse tipo de tradução.

Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de joaocep
Tudo: Que for da EA Games

Infelizmente o Windão ainda é um excelente Xbox.
Comentário de hamacker
"Um dos motivos é que o Open: "Um dos motivos é que o OpenGL está rodando em cima do DirectX"

Nao é 100% verdade, atualmente a API do DirectX e até mesmo o driver de renderizacao permitem os jogos usarem apenas a API do OpenGL em detrimento do direct3d.

Me parece que a próxima versao do directx, esta sim, vai usar 100 % opengl passando pelo direct3d como se fosse um wapper dele. Isso forçaria jogos terem desempenho melhor usando direct3d ao inves do opengl e alavancaria os jogos para xbox fazendo com que as pessoas raciocinassem que "opengl é mais devagar que direct3d" o que não é verdade.

O estranho é que eu venho acompanho por um certo tempo a evolução desses jogos e placas de video e tenho notado o seguinte : as placas da ATI tem rendimento muito melhor em jogos que sao direct3d e perde feito para as nVidia em OpenGL. Os defensores das placas ATI inclusive pedem para nao testar a placa usando DOOM quando o motivo for comparar com uma placa nVIDIA por uma razao dizendo que a nVidia patrocinou o jogo, o que não é verdade, apenas o jogo abusa do uso do OpenGL. E quando a MS escolheu a ATI para fabricar a placa de video para xbox360 isso me fez criar uma relacao entre esse desempenho no PC e a razao da MS querer que fabricantes de jogos usem apenas o direct3d. Teoria da conspiração, sem lá, mas que faz sentido faz.

ps: tenho um geforce6600gt e uma ATI X1600XT.




Comentário de manoel_lobo
Será esse o real motivo do p: Será esse o real motivo do péssimo suporte ao Linux por parte da ATI ?

Teria mais uma empresa se juntado aos Sith da M$ ? (brincadeiras à parte).

Entre uma ATI e uma nVidia, eu ficaria com a segunda opção, não por uma questão de marca, mas sim, pela questão de suporte ao Linux.

Neste quisito a nVidia está de parabéns, sei também que a ATI fornece drivers pra Linux, mas somente para modelos novos de sua GPUs.

Empresas que não dão suporte/fornecem drivers para Linux, não merecem minha atenção.
Comentário de curioso
SDL: Talvez você esteja procurando por isso...

www.libsdl.org
Comentário de CWagner
Concordo contigo. : Concordo contigo.

Todos os jogos da EA, principalmente a série Need For Speed. O resto já tem equivalente e até melhor em Software Livre.

Quanto ao DirectX, fala sério! Só quem não tem a mínima idéia de como um jogo é feito iria pedir uma coisa dessas. É o mesmo que pedir para a Coca-cola liberar a receita do refrigerante deles para a concorrência.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de nemesis
no mínimo: "Usuário novo não digita nada. Nem sabe que existe essa ajuda."

No mínimo, se confrontado com nada mais que um cursor piscando sob um fundo preto, ele vai tentar digitar alguma coisa. Depois de várias frustrações, com certeza vai tascar um "help" em algum momento, ao que vai ser prontamente atendido.

A não ser que não fale inglês, claro...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de santo
Faltam varias aplicações pequenas: Na verdade eu não sinto a falta das grandes aplicaçoes como navegador web,gerenciador de arquivos ou pacotes de escritorio.
O que falta é ter suporte a migração dos pequenos aplicativos como aqui na empresa onde trabalho que se tem coisas feitas em vb,delphi e em clipper fora as algumas aplicações feitas em access e excel por usuários mais avançados que não vão funcionar no linux é em alguns casos é ate dificil migrar os dados.
Quando um CEO torce o nariz pro linux pode ter certeza que são questões como estas que barram o linux, podem chamar estas pessoas de preguiçosas mas se pensarem bem é muito complicado,caro e demorado reconstruir todos os pequenos aplicativos novamente sem falar que o sistema pode estar sem manutenção a anos e o cara que desenvolveu pode nem mais trabalhar na empresa.
Comentário de Alfredo
Complementando: Só complementando a resposta do nosso amigo Paulo Cesar, tentem conhecer também um pouco de Ajax, estou começando a brincar com essa tecnica aqui e as possibilidades parecem ilimitadas. Flash é ferramenta, Ajax é conhecimento e vai de encontro com a limpeza do CSS, nada de frames e nem ficar recarregando as paginas.
Também to tentando desenvolver assim, muito limpo, e melhor de tudo compativel com os padrões do w3c, logo a M$ que terá que se virar pra atender as especificações...

Ai vai mais um link pra quem quer aprender CSS:
www.majour.com
acho que antes do zengarden tem que passar por esse.

E esse aqui pra verem do que o Ajax é capaz:
http://www.backbase.com/#home/home.xml[0]

Abraço
Alfredo Ribeiro
Comentário de Alfredo
Correção: Opa errei o link:
http://www.maujor.com/

T+
Alfredo Ribeiro
Comentário de Aidon Kerr
Se serve de consolo, há o xman...: com todos os comandos em ordem alfabética.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
????: E qual a diferença de "tascar um help" no Linux?

Imagino qual a freqüência que ocorreria a situação de uma pessoa inexperiente em informática diante de um prompt de comando.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Kid-X não logado
Eu gostaria de ver...: ...Os próprios softwares abertos/livres mais aprimorados do que esses ditos softwares comerciais/fechados sendo portados para o GNU/Linux.
Comentário de nemesis
games: todos os jogos da Konami. felizmente, há excelentes emuladores de MSX, NES, Megadrive, SNES e PSX para seus clássicos eternos... :)

nunca fui com a cara da EA e seus chatos simuladores de esporte...

Games são o tipo de programa que não dá para ter equivalentes livres realmente decentes, excetuando aqueles puramente técnicos como simuladores, mods de FPSs populares ou jogos de tabuleiro.

Um game é mais do que apenas um programa e algoritmos de renderização 3D: artistas profissionais nas áreas de ilustração, música e game design mesmo é que tornam a coisa interessante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de miranda
Pera lá: O santo acho que você está equivocado, vc acha que o linux não possui om bom office e um bom navegador??
Então bom é o que ?? o IE?? o Outlook Express??
Pra mim o (pra meu uso) o Linux está completo e outra eu não vivo com programas "bugados" não e nem sou conformista, exijo do software mesmo e nunca fui decepcionado.
Reintere o que vc disse, achar o Firefox, o OpenOffice o Thunderbird, o outros softwares livres insuficientes é no "minimo" desprovido de conhecido ou técnica.
E sem falar nos outros: K3b (gravar CD/DVD, excelente) compactar DVD (K9copy, muito facil mais até que o Srink), Mercury (excelente cliente MSN) Ripar CDS (uso o do KDE mesmo Kaudiocreator usando o LAME) e assim vai.
Comentário de hamacker
Nao sei na distros de voces,: Nao sei na distros de voces, mas as que já usei e foram muitas, sempre me lembro dum bote salva-vidas escrito "Ajuda" na area do desktop.

Eu uso o GNOME, mas o KDE tem excelente help contextual.
No Navegador Firefox se pressiono F1 vem uma ajuda em portugues com uma ferramenta de localizar.
No ubuntu se aperto F1, ou clico no bote salva-vidas vem um excelente Help, que mostra de Guia Inicial até as manpages com a descrição e utilidade de cada arquivo de configuração.

Então afinal de contas do que voces estão falando ?
Help não falta, e duvido que um usuario mesmo experiente queira digitar help na linha de comando, sendo experiente vai dar-se conta que usar F1 é mais fácil e usar o google é mais fácil ainda.
Comentário de Fausto
Teoria da conspiração: Concordo plenamente com vc hamacker....está p achar empresa q joga + sujo q a M$$$$$$$....
Comentário de Fausto
help: Humm!!! todos os comandos em ordem alfabética??

Me diz oq adianta? Vai aparecer 1 monte de comando... e oq o cara vai fazer? sair digitando p ver se funciona?

Acho q já está bom assim... ñ pode cai tudo la de coma né... o usuário tem q buscar tbm....
----------------------
ñ é o conheceimento q vem até vc... é vc q vai até ele
Comentário de nemesis
AOL: "ñ é o conheceimento q vem até vc... é vc q vai até ele"

aí, malandro, acho bom você aceitar sua própria sugestão e começar pelo Português, Sr. "Conheceimento"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de franciscok
a regressao do excel faz muita falta:
Não dá pra fazer um projeto com graficos decente no openoffice, por isso muitas empresas ainda usam a M$
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004