Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linus Torvalds versus GPL3: a questão DRM

Saiu no Slashdot uma notícia onde Linus Torvalds explica os motivos de sua recente declaração sobre a GPL3. Um deles seria o fato ele não apreciar as restrições sobre DRM impostas pela nova versão.” A nota foi enviada por Rael (rael·gcΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

O artigo faz referência a um texto um pouco mais completo no Newsforge, que não se limita à citação curta reproduzida no Slashdot. Trechos em tradução livre de um dos e-mails em que Linus defende a sua opção de continuar com a GPL 2: "Em outras palavras, eu pessoalmente penso que a cláusula anti-DRM faz muito mais sentido no contexto das licenças Creative Commons, do que no das licenças de software. Se você cria conteúdo útil e valioso que outras pessoas queiram estar aptas a usar (sejam músicas, animações, ícones...), eu sugeriria que você protegesse este _conteúdo_ dizendo que ele não pode ser usado em esquemas de DRM. (...) A GPL já exige [a disponibilização do] código-fonte (ou seja, conteúdo não protegido). Assim, a GPL já tem uma cláusula anti-DRM no que tange ao _software_. Se você quer combater a DRM em fronts que não sejam o do software, você precisa criar conteúdo que não seja software, e combater _nele_."

Em outros trechos do texto, Linus defende que a possibilidade de existência de hardware que recuse a execução de kernels que não tenham sido assinados digitalmente por uma fonte reconhecida, ou de kernels que recusem a ativação de módulos nas mesmas condições, podem ser características positivas em determinados contextos (provavelmente não relacionados ao usuário doméstico médio), e que o código-fonte continua disponível em qualquer caso.

Pessoalmente, é claro que eu não compraria para uso pessoal um PC que me impedisse de rodar o kernel ou o aplicativo de minha própria escolha, e espero que um número suficientemente grande de consumidores continue pensando assim, para que a indústria tenha dificuldade em impor de forma definitiva esta restrição. Mas quando se trata de determinados servidores, appliances ou outros equipamentos com o sistema operacional embarcado, consigo imaginar situações em que pode ser do interesse do usuário ter certeza de que todo código em execução é certificado - e ao mesmo tempo ter acesso completo ao código-fonte do mesmo.

Ainda segundo Linus, adotando a GPL3 no Linux não seria mais possível criar os modelos de proteção de execução em que o kernel de uma distribuição com foco em segurança só permite carregar módulos que tenham sido assinados com uma chave privada específica - porque a licença exigiria que esta chave privada fosse distribuída também. O que certamente não faria falta para mim ou para qualquer pessoa que instala seus próprios kernels, mas faria diferença para quem adota este modelo de certificação de origem do software.

Não realizei minha própria análise dos argumentos de Linus Torvalds, mas procurei reproduzir um apanhado geral para abrir mais uma vez a discussão, indo um pouco além dos trechos já vistos anteriormente. Recomendo a leitura do artigo original, uma vez que não fiz uma tradução completa, e me limitei aos trechos que mais atraíram minha atenção. Agora é com vocês.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricarab
off-topic!: Acho que encheram tanto o saco do Augusto que ele colocou uma foto do Linus como se fosse um santo, "iluminado pelas luzes". hauahaua

Sem críticas ao Augusto ou ao Linus, foi apenas uma piada! ;-)


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de aa
Brain vencido pelas beatas politicamente corretas: Aquela foto do Linus era de uma irreverência fastástica. Toda vez que eu a via me lembrava do Austion Powers. hehehe

Na nova foto ele tá fazendo pose de Bill Gates.


Comentário de Hugo
Acho o Linus Torvalds apenas: Acho o Linus Torvalds apenas um cara racional, muitas pessoas prefeririam que ele fosse um louco radical como muitos outros que vemos por ai, eu particularmente prefiro a racionalidade do Linus à radicalidade de tantos outros.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Trasgo Vesgo
Você quis dizer...: quando falou de "radicalidade de tantos outros" o Stallmann, não é? Pois é a minha opinião também. O Stallmann está muito mais preocupado com a parte ideológica da questão, tentando abraçar o mundo. Não se preocupa hoje só com software, mas sim com tudo o que possa ser inventado pelo homem. Pode ser até bom, mas extrapola a questão do Linux. E o Linus não deixa de ter razão quando acha isso. Mas a GPL3 está sendo apenas discutida, e não chegou ao seu texto final ainda. Discussões são benéficas, e pode ajudar a melhorar o que está em discussão. Dã...
Comentário de RockerTux
"e espero que um número sufi: "e espero que um número suficientemente grande de consumidores continue pensando assim, para que a indústria tenha dificuldade em impor de forma definitiva esta restrição"
o problema é fazer com que as pessoas saibam que estão comprando um produto que restringe a liberdade delas. por isso, eu e um amigo meu estamos montando um website contra essa coisa toda de trusted computing, e estamos dispostos a gastar uma boa grana pra divulgar AO PÚBLICO LEIGO.
Comentário de Douglas Augusto
O santo ateu: > (...) Linus como se fosse um santo (...)

Linus Torvalds certamente dispensaria esse atributo: :D

Margie: How about religion?
Linus: Hmmm, completely a-religious--atheist.

Interview: Linus Torvalds

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Wilfredo
Um deus de um sistema operacional: E ele acabou por formar uma religião em torno do sistema operacional que ajudou a criar. Bem... ao menos há fanáticos pela 'causa'.
Comentário de antonypeople
Humm...: Ainda bem que existem pessoas como ele que conseguem estrapolar o assunto Linux, ir um pouco além da questão dos softwares e se preocupar com a parte filosófica. Se não fosse pessoas como ele apenas teriamos um movimento Open Source e não o Free Software, onde mega-empresas ganham dinheiro em cima de uma "liberdade". Estas questões são importantíssimas e precisam ser constantemente discutidas, criticadas e renovadas.

"Nem só de código vive o homem..."

Não podemos dissociar as duas coisas, elas andam juntas em uma simbiose e esta precisa está em harmonia.

Antônio Pessoa
antonypeople
_____________________________

Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de yamane
Reportagem sobre Trusted Computing na PC Master: Na PC MASTER (edição de Fevereiro) há uma boa matéria sobre Trusted Computing, de autoria da Fernanda Weiden.
Um abraço,
Renato
Comentário de chatus
Disse muito bem: Como era mesmo no "Revolution OS" ?

"He's the philosopher... ( http://en.wikipedia.org/wiki/Philosopher )
I'm the engineer..." ( http://en.wikipedia.org/wiki/Engineer )
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004