Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BNDES amplia linhas de crédito do Computador para Todos

"Grupos de varejo de capital estrangeiro poderão enfim acessar as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o Computador para Todos aos seus clientes. O presidente Lula assinou na quarta-feira (01/02) um decreto que permite a companhias de capital não-nacional - como o grupo Carrefour - acessarem os recursos de 300 milhões de reais reservados pelo BNDES para o financiamento dos computadores populares. Devido à restrição de crédito a empresas de capital nacional, até a última semana apenas o Magazine Luíza estava cadastrado para utilizar a linha de crédito, tendo financiado até o momento pouco mais de 18 mil computadores. Com a ampliação do financiamento para empresas estrangeiras, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou que a expectativa é que as vendas dos computadores populares tenham um crescimento da ordem de 40%."” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Lojas acirram disputa por comprador de PC Popular: Li esta notícia publicada hoje no UOL Tecnologia, assinada por João Sandrini, da Folha Online,e para aqui transcrevo pequenos trechos: "As principais redes de varejo brasileiras acirraram a disputa pelo mercado de computadores populares e oferecem, entre outras vantagens, preços inferiores a R$ 1.000, parcelamento em até 12 vezes sem juros, prazos de pagamento de até 25 meses e crediário com taxas bastante inferiores à média do mercado... Três motivos principais podem explicar a queda de preços. Um é macroeconômico: a desvalorização da cotação do dolar barateou a importação de componentes utilizados pelos fabricantes. Outro é fiscal: o governo zerou as alíquotas de PIS e Cofins sobre computadores de até R$ 2.500. O último é tecnológico: os fabricantes trocaram o sistema operacional Windows pelo software livre Linux... Nas próximas semanas, os consumidores devem ganhar novas opções de crédito para a compra de PCs, já que mais lojas deverão passar a vender máquinas com o selo "Computador para Todos", que possibilita financiamentos do BNDES." Cabe ainda acrescentar que o "Diário Oficial" de ontem veicula um Decreto, assinado pela Presidência da República, permitindo que empresas de varejo cujos controladores residam no exterior possam também acessar as linhas de empréstimo do BNDES nas mesmas condições oferecidas aos empresários nacionais. Entre os possíveis beneficiários do Decreto estão o Carrefour, Ponto Frio e Wal-Mart. Ao que parece, agora vai... ” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Profano
Link quebrado...: O link editado junto à notícia que enviei, está quebrado. Informo que o correto é: *www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u104924.shtml*.

Se o Augusto (Brain) puder retificar, fico agradecido.

[]'s.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------
Comentário de Roger de Almeida
Ontem fui a um Shopping aqui: Ontem fui a um Shopping aqui em Belo Horizonte, mas precisamente o Minas Shopping e me deparei com uma oferta de um micro com Linux vendido a 1.190 reais e 1090 no Extra que fica anexo ao Shopping. Estes micros fazem parte o projeto computador para todos.

Eu achei muito bacana pois vem om gravador de CD e 256MB de RAM eo segundo com 128MB. No entanto, a Microsoft tá fazendo um jogo muito sujo. Basta ir para conferir.

No primeiro caso, o micro de 1190, há uma propaganda da Microsoft em cima do micro com LINUX dizendo o seguinte: "Só compre computador com programas originais da Microsoft".

No segundo caso, o mais discarado, o Extra supermecados colocou os micros sobre os caixotes, num desprezo danado, como se fosse resto e uma pessoa de camisa azul com o logotipo/Marca Microsoft, sem o menor pudor, dizendo que não era para comprar aquele computador, e sim o que vem com que vem o sistema deles.

O cara que estava comprando, bateu o pé e levou o computador com o Linux mas outros que não tem conhecimento, vão na onda deles.

Vejamos:
A empresa que vende ao usuário final, fica com x de lucro na venda do computador. No entanto, se esse lucro for negociado a partir das notas fiscais de serviço, parte do que é vendido em software pode vir a ser negociado com o vendedor. Isso gera um lucro maior pois a incidência dos impostos é menor

Falta alguém fazer o mesmo com o computador cujos sistema operacional seja o GNU/Linux. Ai quem vende, com certeza ficaria com o olho maior que a boca.

[]
Roger


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004