“Já está disponível a tradução para o Português Brasileiro do Guia de Instalação do Fedora com 4 no link abaixo.” A nota foi enviada por Robert Pereira (robertjsΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Bomba: Enquanto continuar com essa dificuldade de gravar cd's e configurar execução de mp3, tem passe livre. Até o xcdroast (que não é lá essas coisas) não tem opção de configurar modo não root. Bomba mesmo. Nem a distro que estão desenvolvendo aqui em Hogwarts é tão ruim. Dã...
Fedora Core 4 com os itens "proibidos": Só para complementar o guia de instalação, recomendo esses guias (em inglês) para colocar os itens "proibidos" que são necessários para tornar o Fedora Core 4 num desktop mais utilizável:
Uma crítica ao Fedora!: Atualmente estou usando o Ubuntu, que tem me agradado muito, porém, já fui usuário do Fedora e aqui estão minhas críticas a este sistema:
pontos ruins:
1 - Falta de integração entre o yum e o utilitário gráfico de instalação, o que gera redundâncias e torna o utilitário gráfico inútil depois do sistema atualizado pois este apenas reconhece pacotes dos discos de instalação;
2 - O yum não reconhece as mídias de instalação, e o utilitário de instalação gráfica (que reconhece as mídias!) não mostra todos os pacotes contidos no CD, sendo que algumas vezes fica mais fácil instalar o pacote da internet do que procurar manualmente nos CDs e depois instalar!
3 - O yum é muito lento se comparado ao apt, e não funciona offline (pode-se usar a opção de cache precariamente!), é necessário estar conectado para poder saber dos pacotes nos repositórios!
4 -Excesso de updates: na verdade não é o excesso em si, mas a quantidade assustadora de dados que muitas vezes passam dos 200MB! Isto não é aceitável para um usuário doméstico, e não imagino uma empresa que necessita atualizar vários computadores, mesmo que seja utlizando um servidor interno para atualização;
5 - O Fedora é a única distro Linux que eu conheço que atualiza o kernel para a versão mais recente. Vejam que as outras grandes distros atualizam seus núcleos apenas corrigindo bugs e mantendo a versão atual, o que garante não ter problemas para usuários que dependem de módulos para uma determinada versão do kernel, e não me refiro a módulos compilados, pois estes dependem exclusivamente da versão do kernel em que foram compilados!
pontos positivos:
1 - É o Gnome mais bonito que eu conheço! Realmente não há outro! Os ícones do Fedora são bastante simples porém profissionais! Uma maravilha!
2 - O Fedora Core 5 finalmente promete resolver o problema da integração do yum com o sistema. Agora o sistema será instalado utilizando o yum e as mídias serão totalmente reconhecidas pelo yum, realmente, era o que faltava!
3 - Utilitários simples e eficazes de configuração do sistema, coisa que de certo modo falta ao Ubuntu por exemplo. Vi em alguns lugares que os desenvolvedores vão portar uma ferramenta do Fedora para o Ubuntu, com certeza é pela alta qualidade e simplicidade da distro!
4 - O yum é um ótimo gerenciador de pacotes, e faz tudo o que o apt do Debian faz, algumas coisas de um jeito mais fácil, outras de um jeito mais difícil!
5 - Uma distro muito popular e com fartura de pacotes compilados, com fácil acesso e prontos para serem instalados!
Eu poderia citar aqui porque troquei o Fedora pelo Ubuntu, mas não vou tornar isso extenço, apenas digo: o Ubuntu me fornece tudo o que preciso, de forma simples e limpa, e apensar de ter nacido ontem, é a distro que mais cresce, alie isso ao fato de ser a distro mais focada no usuário doméstico, e foi o bastante para mim! :-D
Vida longa ao Fedora, que como toda distro tem seus pontos fortes e fracos. Espero que em breve eu volte a utilizá-lo!
A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Desinformação: Desinformação é o maior problema ;)
Para suportar mp3 em qualquer canto, é só instalar os pacotes de mp3 disponíveis no livna, que é um repositório externo complementar ao extras. Para quem usa Debian, entenda o repositório como um non-free, ou um "multiverse" no Ubuntu.
Outras coisas que podem ser encontradas no livna: modulos proprietarios dos kernels (nvidia, ati, ndiswrapper, etc), codecs de vídeo, entre outros.
Antigamente eu não gostava d: Antigamente eu não gostava do yum, e sempre utilizava o apt. Mas desde o FC4, o yum melhorou bastante, e o fato do suporte multilib não funcionar no apt (prejudicando a arquitetura 64-bits) foram as razões pra que agora eu use o yum. Por essas e outras coisas acredito que o yum vai melhorar cada vez mais, e a partir do Fedora Core 5 o instalador vai começar a se integrar melhor com o yum, e as coisas vão se resolver nessa questão finalmente :)
Sobre os updates, eu concordo com você. O Fedora sempre atualiza seus pacotes para melhorar as coisas, e isso é uma coisa boa. Porém, há esse problema das atualizações ficarem muito grandes, e é por isso que eu torço para que no futuro comecem a implementar o DeltaRPM, pra diminuir essas diferenças. Por enquanto, uma boa solução é colocar para não atualizar o OpenOffice ou o kernel pelo yum (eu mesmo odeio atualizar kernel, porque tenho um aqui funcional e que tem um monte de modulos dependendo dele).
... Vinicius Menezes ...