Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançamento do Firefox 1.5.0.1

Se você já está usando a versão 1.5 do navegador web Mozilla Firefox não se assuste caso uma janela recomendando a atualização para esta nova versão seja apresentada. A Mozilla recomenda que todos usuário s façam o upgrade por questões de segurança e estabilidade. Para quem nunca experimentou este ótimo software sinta-se à vontade para fazer o download e boa navegação!.” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fartec0
Atualizações de segurança: Com o lançamento da versão Beta 2 do Microsoft Internet Explorer 7.0, que copiou funcionalidades do Firefox como a navegação em abas e a busca integrada ao lado da barra de URL, a briga dos navegadores está ficando cada vez mais acirrada.
Um ponto de grande importância nessa briga é a segurança, sendo sempre comparado o número de bugs e as correções disponibilizadas pelos dois fabricantes (Microsoft e a fundação Mozilla). Pela primeira vez o Firefox está expondo ao usuário uma janela para que o mesmo faça o download de nova versão; corrigindo bugs e falhas em manipulação de memória, além de maior suporte a MacOS X.
Vamos ficar atentos à essa briga saúdavel e que traz ao usuário um browser cada vez mais leve, estável e seguro; aliado às tecnologias de banda larga teremos uma navegação mais ágil e prazerosa.

Comentário de MnB Linuxer
Só depois que atualizarem a minha extenção.: Eu só vou atualizar quando eles atualizarem a extenção que uso(sem ela eu não sobrevivo)
O FasterFox(deixa o firefox mais rapido).
Comentário de cenoura
copiou do Firefox ?: Na verdade o Firefox copiou as abas e a "busca integrada ao lado da barra de URL" do Opera.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Renato
Fontes pequenas: Depois que atualizei para o 1.5.0.1 (uso o suse 10), as fontes ficaram extremamente pequenas. Isto esta acontecendo com vocês também?

A opção de aumentar a fonte com ctrl + + funciona, mas o chato é ter de fazer isto toda hora.
Comentário de Roger de Almeida
Eu concordo contigo. Também: Eu concordo contigo. Também não sobrevivo. Até deixei o Konqueror e o epiphany meio de lado. Só não abandono-os.

Tema NOIA - O Máximo
Extensão FasterFox - É o Turbo do motor FireFox.
Extensão Viamatic Tabnail - Não vi nada parecido. Simplesmente fantástico!! Principalmente para que gosta de navegar usando abas.

No momento que escrevia o comentário, o FasterFox foi atualizado.

Vou reiniciar o firefox e ver o que deu.

[]
Roger
Comentário de Douglas Augusto
Já tentou mexer nas opções: Já tentou mexer nas opções de configuração? Uma delas é o tamanho mínimo da fonte.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de lala
Um pesquisador independente n: Um pesquisador independente não precisou mais de 15 minutos para encontrar a primeira falha no Beta 2 do navegador Internet Explorer 7 da Microsoft. Tom Ferris, de Mission Viejo, na Califórnia (EUA), publicou a descoberta após algumas horas do lançamento da versão beta do aplicativo na última terça-feira (31/01) pela Microsoft.

Ferris descobriu uma falha que leva o Internet Explorer a travar quando tenta ler um arquivo em HTML (HyperText Markup Language) especialmente criado, utilizando uma ferramenta de teste de segurança.

“Sempre que a Microsoft lança uma atualização, eu vasculho o IE através desta ferramenta para ver se há algo novo”, disse ele. Ferris postou a sua descoberta às 20h30 (horário norte-americano do Pacífico) na terça-feira, mesmo dia do lançamento do Beta 2 do IE.

Por enquanto, a falha só pode ser usada para bloquear o navegador, mas Ferris alerta que o ataque poderá abrir a execução de códigos não-autorizados na máquina. A vulnerabilidade parece ser exclusividade do IE7 b2. “Esta é uma falha totalmente nova. Nunca vi em nenhum outro navegador antes”, comentou Ferris.

A Microsoft não estava disponível para comentar o assunto de imediato. Um porta-voz da assessoria de imprensa nos Estados Unidos disse que a companhia está analisando a questão. Ferros já havia descoberto bugs no Firefox e no Safari, e também no Windows XP, mas até ele se surpreendeu com a velocidade com que esta vulnerabilidade se revelou.

A falha que Ferris encontrou é uma das mais rápidas descobertas já registradas, segundo Mikko Hypponen, gerente de antivírus da F-Secure. “É provavelmente a mais rápida do lançamento à descoberta de que já ouvi falar”, observou. A Microsoft gastou milhões para melhorar o procedimento de desenvolvimento dos softwares, tornando-o mais seguro.

A companhia inclusive promoveu o Internet Explorer 7 Beta 2 como um produto mais seguro. Mas Ferris acredita que as suas pesquisas mostram que a empresa precisa se empenhar mais nesta área. “Acho que eles ainda não possuem métodos muito comuns para testar a segurança. Procurei por 15 minutos e já encontrei uma falha”, disse ele. “Eles ainda têm muito trabalho a fazer.
Comentário de Fonte
Falta a fonte: Falta a fonte do texto
Comentário de Renato
Acabei de fazê-lo: Mas foi a primeira vez que tive de recorrer a isto. Até a fonte dos comentários estava ruim. Outro detalhe, aquela numeração das fontes é meio estranha: estou usando para o tamanho default 17. Isto tem a ver com tamanho de fonte ou apenas é um argumento para o html?
Comentário de MarcosCesar
http://www.security-protocols: http://www.security-protocols.com/
Acredito que sirva de referência.
Comentário de theneus
Mas isto ja esta feito... eu: Mas isto ja esta feito... eu uso
Comentário de educarrega
Suas extensões e temas existem pra FF1.5, tá esperando o que?: Olá Roger, de uma navegada nos links abaixo, são todas as extensões e temas que você usa, disponiveis para FF1.5

http://viamatic.com/index.php/firefox
https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=1269&application=firefox
https://addons.mozilla.org/themes/moreinfo.php?id=72&application=firefox

Boa navegação!
Abraços.
Comentário de ufa
Atualização automatica: Apareceu aqui o aviso de atualização e tal
Mas alguém pode me explicar como ele atualizou e não me pediu senha de root?? Como ele teve acesso as pastas de sistema?
Comentário de fartec0
senha r00t: Amigo, o Firefox não deve ser instalado nem executado com privilégios de superusuário.
Um abraço.
Comentário de ufa
Não é isso: o binário dele está na pasta /usr/bin/ e lá só se escreve com "poderes"

Comentário de ricarab
Acho que sei!: Acho que sei o que houve! As atualizações do firefox devem ficar escritas no seu diretório pessoal.

De outro modo, verifique novamente as permissões de escrita no diretório onde vc instalou o Firefox. Aqui eu uso o cliente de bittorrent Azureus e o instalo na minha pasta de usuário porque ele também se atualiza sozinho, e se não houver permissão de escrita na pasta dele, a atualização falha!

Abraços!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de anonymous
Sim, copiou do Firefox. : Sim, copiou do Firefox.

O Opera tem isso já a *anos*, se era pra o IE copiar isso de alguém, já teria o feito muito antes. É a popularidade do Firefox (e de seus recursos, mesmo que não sejam originais) que fez a microsoft correr atrás da atualização do seu browser, senão as coisas ainda estariam da mesma maneira.
Comentário de Richard Stallman
Atualização Show: Fiz a atualização no meu Linux e nos Windows de meus usuários e nenhum problema encontrado. Show de bola ! O Firefox está se mostrando uma Killer App.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Trasgo Vesgo
Seamonkey: O que ninguém comentou é que já está disponível a atualização do Mozilla, o Seamonkey. Várias das funcionalidades do Firefox já estão disponíveis no Seamonkey. Renderiza as páginas rapidamente, no site da Caixa é possível movimentar o teclado virtual (o Firefox trata o teclado como se fosse uma imagem) aumentando a segurança. Isso sem falar na comodidade de ser integrado. Cá pra nós, isso é uma grande vantagem. Pena que aqui em Hogwarts não utilizamos isso. Mas quando vou a Londres, passarei a exigir o Seamonkey nos cibercafés que frequento. Dã...
Comentário de Richard Stallman
Seamonkey: É bem legal e cheio de recursos sim, boa dica.

--Gnu Rulez !--
Comentário de Felipe Raposo
Deve ser instalado como então?: Ué... eu uso Suse 10. E lá eu só consigo instalar coisas usando a senha de super usuário (root).
Como é que deve ser instalado o Firefox então, para que todos os usuários possam ter acesso?
Felipe Raposo

Comentário de glaydsonlima
Atualização do Firefox em diretório root: /opt/firefox é o diretório que instalei.

sudo su (ou su)
/opt/firefox/firefox -safe-mode
[Depois Ajuda: Verificar atualizações]
[sair do Firefox]
/opt/firefox/firefox -safe-mode
[Para testar extensões e fazer a atualização]
[sair do Firefox]


Pronto. Atualiza para todos os usuários.
------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de doutor.zero
Felizmente nessa versão eles: Felizmente nessa versão eles melhoraram o uso da memória, que estava ficando fora de controle à partir da versão 1.5. Agora o uso de memória, apesar de ficar na casa dos 100 megas (no meu caso, é claro), varia um pouco menos e não cresce de maneira incontrolável como antes.

O único problema é que a tão falada atualização parcial falhou comigo e com muita gente por aí, o que mostra que eles precisam trabalhar mais nessa função.
Comentário de Roger de Almeida
O problema da atualização: O grande problema na atualização do Firefox é o controle das versões na pasta do usuário. Em outras palavras, caso o usuário tenha a versão 1.0.x com extensões e venha a executar a versão 1.5, gera um conflito enorme.

Imaginando um cenário, em que um número considerável de usuários tenha ajustado o firefox com as extensões que lhes agradam, fica impossível de realizar uma atualização automática para todos.

Deveria existir uma maneira mais explícita de gerar um .mozilla/firefox-1.5 na pasta do usuário e não aproveitar o conteúdo existente no .mozilla. Dessa forma, não haveria problemas de compatibiliade, pois os arquivos de configuração ficariam em pastas separadas. O OpenOffice faz isso: gera pastas de acordo com a versão.

Tive o mesmo problema em relação ao Thunderbird 1.5. Simplesmente não funcionou usando as mesmas configurações da 1.0.6 que no caso, usava extensões mesmo depois de retirada a extensão.

Para ter certeza de que era um problema pontual, resolvi "mv" o diretório e instalar o TB-1.5 liso. Desse ponto, ele funcionou perfeitamente, mas ao requerer que importasse as mensagens ele procurou por Comunicator 4.x e não dava opção de procurar por pastas.

Ai resolvi deixá-lo de lado e voltar para o 1.0.6.

Além disso, existe a questão da atualização da distribuição. No caso, a Mandriva, a distro que uso, tem sérios problemas, pois, ela aplica patches no firefox 0.8 até chegar na última versão. Não sei se as outras fazem isso. Além disso o Epiphany da Mandriva utiliza o motor do Firefox 1.0.x.

No meu caso: Eu tanho a versão do Firefox 1.5 baixada do mozilla.org e a versão 1.0.6 da Mandriva. Tenho de manter a versão da Mandriva para ter o Epiphany mas não posso executar a versão 1.0.6 pelas extensões que uso no 1.5.

Agora vem o Firefox 1.5 com atualização automática direto da Fundação Mozilla. Agora, se existir dependências dessa versão, pode gerar uma iconsistência no sistema.

Resumindo, ainda não encontraram um sistema melhor de atualização. No entanto, o melhor seria esperar que a Distro, mas corremos o risco que ficar sujeitos as vulnerabilidades dentre outras coisas.

[]
Roger
Comentário de Marcelo Maia Messias Moon
Alô, você!: O que é isso? Comentarista esportivo?

Com o lançamento da versão Beta 2 do Microsoft Internet Explorer 7.0, que copiou funcionalidades do Firefox como a navegação em abas e a busca integrada ao lado da barra de URL, a briga dos navegadores está ficando cada vez mais acirrada.

Um ponto de grande importância nessa briga é a segurança, sendo sempre comparado o número de bugs e as correções disponibilizadas pelos dois fabricantes (Microsoft e a fundação Mozilla). Pela primeira vez o Firefox está expondo ao usuário uma janela para que o mesmo faça o download de nova versão; corrigindo bugs e falhas em manipulação de memória, além de maior suporte a MacOS X.

Vamos ficar atentos à essa briga saúdavel e que traz ao usuário um browser cada vez mais leve, estável e seguro; aliado às tecnologias de banda larga teremos uma navegação mais ágil e prazerosa.

Comentário de Felipe Raposo
Assim não, né...: Leia os comentários acima. Ele está falando sem senha de root. Do jeito qeu você falou usa su. Dá no mesmo...
Felipe Raposo

Comentário de Tatu
Lembrem-se do Opera!: Eu vejo todo mundo falando do Firefox, mas esquecem do Opera. Foi ele que trouxe TODAS os recursos atuais!
Comentário de bode
Você falou sobre a memória: Você falou sobre a memória e eu me lembrei de outra coisa...
Tenho uma dúvida. Dá pra controlar a banda q o firefox vai usar qdo está fazendo um download? É q gosto de navegar ouvindo streaming no Amarok e dependendo do tamanho do arquivo e da taxa de download o streaming é quebrado, interrompendo a música. Eu queria limitar o dload no firefox.
Perguntar não ofende né! :-)
Comentário de andremagoo
Não atualizou automáticamente: Estranho... Estou com a versão 1.5 do Firefox e, apesar de estar marcado para ele verificar automáticamente a existência de atualizações, ele não está atualizando automaticamente.

Alguém saberia por quê? Uso o Slackware 10.2.
Comentário de Renato
Somente para windows!: Se não estiver enganado, esta facilidade é somente para os usuários de windows. Nós ainda precisamos fazê-lo manualmente.

(Se estiver errado, me corrijam.)
Comentário de vmedina
Corrigindo: Atualizou o meu no Linux sem problemas... já éo 2º FF que eu atualizo essa semana... só 2 ext. não poderão ser usadas enquanto os projetistas não atualizarem.

E não foi nenhum drama grego como relatou um usuário acima!
[]!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de George Jetson
Eu tive esse problema com fon: Eu tive esse problema com fontes pequenas aqui no Gentoo, mas o lance era no X. Segui esse howto para configurar as fontes no Xorg, e a melhora foi total não só no Firefox, mas em todos os aplicativos, as fontes ficaram com uma qualidade exepcional. É baseado no Gentoo, mas acredito ser facilmente adaptável para outras distribuições.
Comentário de Renato
SuSE: O meu ff, baixado de ftp://ftp.suse.com/pub/projects/mozilla/firefox/1.5.0.1/10.0-i386, não tem esta opção. Atualizei diversos firefox no windows também diretamente sem problemas. Medina, seu ff foi baixado direto do site da mozilla?
Comentário de vmedina
Sim...: Só uso o original! :)

Só para informar galera... nenhuma Ext. do FF se encontra sem funcionar... as únicas já foram atualizadas.

Para quê aquele drama todo de esculhambar o sistema de atualização??

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ednei Pacheco
O problema não está em copi: O problema não está em copiar, e sim em algumas implicâncias que isto poderá ter na divulgação do Firefox. Vejam isto na ótica de um usuário leigo: "ah, tanto o Firefox quanto o IE, tem os recursos X, Y, Z... então pra quê vou me dar o trabalho de instalar o Firefox no Windows?"

Acho que este é o interesse da Microsoft...

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Renato
O que o Opera fez para ser lembrado/usado?: Alguma vez o Opera fez propaganda dele? Ele tentou se disseminar pela web?
Então, é natural que se esqueçam dele. Ao contrário, o firefox vem desde o começo sendo anunciado e comentado, o que leva mais pessoas a, pelo menos, experimentá-lo.
Comentário de Renato
Legal: Vou abandonar o pacote do SUSE e vou instalar o original.
Comentário de doutor.zero
Não esqueçam que se o Firef: Não esqueçam que se o Firefox for instalado como root, somente com os privilégios de root a opção de atualização automática funcionará.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
O que é o mais correto: O que obviamente é o mais correto. Imaginem uma máquina com vários usuários e "n" versões diferentes do Firefox? Instalações de programas devem ser tarefas exclusivas do administrador em _qualquer_ sistema operacional.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Ananias
Copiar faz parte: O Software Livre também não copia diversas funcionalidades dos softwares da Microsoft?

O Gnome/KDE não copiam diversas funcionalidades do Windows?
O OpenOffice.org não copia diversas funcionalidades do MS Office?

E eles não fazem isso para que o usuário pense "ah, tanto o MS Office quanto o OO.o têm os recursos X, Y, Z... então para que vou me dar o trabalho de comprar o MS Office?"

Copiar as boas idéias dos outros faz parte da concorrência da informática. Todas as empresas/orgnaizações o fazem, sejam elas comerciais ou do mundo do Software Livre. E seriam estúpidas se não o fizessem.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ednei Pacheco
Você não entendeu, caro Ana: Você não entendeu, caro Ananias,

Disse muito bem: "E eles não fazem isso para que o usuário pense...". O problema maior não está na agregação de funcionalidades, e sim na similaridade destas funcionalidades chegarem ao ponto do usuário pensar que "são todos iguais, então vou usar qualquer um". Com base neste raciocínio, "pra quê vou trocar 6 (IE) por meia-dúzia (Firefox)?"

PS.: O KDE/GNOME e o OpenOffice.org "copiam" a interface e suas funcionalidades também para ATENUAR a curvatura de aprendizado, além de melhorar a qualidade do produto. Você garante que todas as empresas estão interessadas PRIMÁRIAMENTE em "melhorar a qualidade de seu produto"?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de vmedina
Copiar não... aproveitar experiências.: Não é copiar, eles simplesmente reaproveitam experiências com interfaces comuns, como um botão, que sempre usamos em microondas, dvd e etc., um interruptor, uma caixinha de marcar, como aquelas em nossos formulários, entre tantas outras aplicações.

A idéia e trazer coisas simples para a informática e não copiar de outro produto, apesar de outros trazerem já essa bagagem.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de espardo
Usei o Opera por muito tempo.: Usei o Opera por muito tempo. Antes eu usava o Netscape 4.78. O mozillão era muito pesado e só quando saiu o Firefox 0.9 que tinha muitas funcionalidades eu comecei a levá-lo a sério. Quando as extensões começaram a suprir diversas funcionalidades do Opera aí eu migrei mesmo. Uso o Opera agora só pra tentar algumas páginas que não abrem direito no FF (fato cada vez mais raro). Hoje os dois se igualam mas como o Opera não é software livre e o FF tem uma interface mais agradável (IMO) não penso em voltar para o Opera, mesmo reconhecendo que ele, muitas vezes, está na vanguarda da navegação web.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Douglas Augusto
Todos os recursos?!?: O Opera também trouxe o recurso de "extensões"?

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de chuck
Cade o RSS?: Agora nao aparece masi o botao de assinar o rss na barra de status,
Alguem sabe onde abilitar isso, nao encontrei onde fazer isso no ajuda do FF

Comentário de hamacker
Eu sei. : Eu sei.
Estranho... Estou com a versão 1.5 do Firefox e, apesar de estar marcado para ele verificar automáticamente a existência de atualizações, ele não está atualizando automaticamente.Alguém saberia por quê? Uso o Slackware 10.2.

A razao é que cada distro compila e empacota o seu próprio Firefox e dessa forma voce tem um FF mais integrado a cada distro. O FF 1.0 original tinha uma janela de dialogo de impressao onde na personalizacao da página voce passava comandos para o LPR, no Ubuntu o mesmo FF 1.0 já tinha uma janela de dialogo de impressao com cara de gnome. Entao é normal cada distro querer dar uma sofisticação ou aplicar patches deles próprios e em função disso o FF não poderá atualizar a sí próprio porque o código binário simplesmente não é o mesmo, porém poderia aplicar atualizacoes nas extensoes e temas já que são separados do código. Se voce quer atualizacao automatica, instale o FF original da mozilla.org, mas tenha em mente que algumas otimizacoes (se for houver) da sua distro não estarao lá e dúvido que no slackware exista alguma, é notorio que no slackware o autor apenas compila exatamente como veio mas mesmo assim geraria um binário diferente.
Comentário de hamacker
Basta criar um favoritos com: Basta criar um favoritos com o link RSS e marca-lo como dinamico.
Mas quer minha opniao ? instale a extensao Sage, que é bem melhor.

(estanho eu falar isso porque geralmente navego com o galeon)
Comentário de vmedina
Olhe o seu campo de endereços.: Sabe, aquele que vc coloca o endereço do site?
No meu aparece no final desse campo.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de chuck
Obrigado: Obrigado, nao ti nha visto ainda, eu instalei na casa deum amigo meu que é professor e resolvi assinar uns rss sobre educação, mas não tinha visto :(, bom, mas o antipop e os tab sa o convenceram :)
Comentário de Richard Stallman
Extenção...: Ai ! ui ! Argh ! Esta realmente doeu no meu ouvido !

Meu filho esta sua "extenção" nunca vai ser atualizada !


-- Gnu Rulez !--
Comentário de Ananias
Não: Mas também não foi o Mozilla, ou o Firefox.

Sistemas de extensões e plugins existem desde o meu primeiro contato com computadores.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de vmedina
Idéias: Hoje em dia não há nada mais original... tudo já foi feito.

Essa prática de "eu fiz primeiro" não quer dizer nada. A Xerox fez os primeiros mouses e interfaces gráficas com janelas, nem por isso são líderes de mercado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
Atenção ao contexto: Extensões/plugins/add-ons existem faz muito tempo, mas não em navegadores --o Opera definitivamente não inventou esta integração.

No contexto geral de software, embora não possa afirmar, duvido muito também que o Opera tenha inventado "as abas", o que eles "inventaram" foi a navegação na internet por abas, isto é, a integração do conceito das abas com o navegador.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Ednei Pacheco
Quem moderou?: Ok, companheiros. &;-D

Quem moderou nossos comentários?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Tatu
Pra q extensões?: pra mim o Opera não precisa de extensões, pq ele já supre todas as minhas necessidades. Já o Firefox, precisa das extensões para poder ter as funcionalidades que o Opera tem. Suporte a Torrent vem aí... é mais um recurso para ser copiado. hehe
Comentário de Ananias
Atenção ao contexto: O Opera foi o primeiro a integrar plugins com browsers com nomes iniciados pela letra "O".

Reduzindo o contexto você prova que qualquer um inventou qualquer coisa. O conceito de plugins/extensões implementado pelo Mozilla não tem nada de original. Isso não significa que seja ruim. É muito bom. Muito mesmo.

Em software ninguém precisa inventar nada revolucionário para fazer sucesso. Aproveitar as idéias dos outros faz parte do processo de desenvolvimento de software. Aliás, faz parte do desenvolvimento humano. O Einstein não é menos importanto porque ele utilizou as leis básicas da física de Newton.

Da mesma forma, o IE não está errado em utilizar o que outros browsers fizeram de bom, como abas, nem o Mozilla está errado ao fazer o que diversos outros programas fazem, um sistema de extensões.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Douglas Augusto
Sem extremismos: > O Opera foi o primeiro a integrar plugins com browsers com nomes iniciados pela letra "O".

Sim, seria uma invenção. Ridícula, mas uma invenção. Combinar coisas diferentes é inventar, neste caso a invenção é a combinação, ou seja, algo que foi criado sobre conceitos anteriores. Algumas invenções são úteis, outras sutis, outras risíveis.

Aquela busca do Firefox que aparece no rodapé é uma invenção, útil, mas não tão importante como a da utilização das extensões em navegadores.

O Opera não inventou as abas, apenas as combinou com o navegador. Esta mesclagem foi algo bastante interessante, assim como as extensões do Firefox. Você até pode questionar qual foi a invenção mais importante, mas, em função da paridade e subjetividade, não se pode afirmar categoricamente nada a respeito.

Concluindo, o Opera inventou a utilização da abas em navegadores? Sim. O Firefox inventou a utilização de extensões em navegadores? Sim. O Opera trouxe todos os recursos (relevantes) atuais? Não.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de hamacker
Essa tática dos usuários do: Essa tática dos usuários do ópera de tentar fabricar popularidade é incrível. Ninguém fala do ópera, mas qualquer noticia a respeito do FF lá vem eles e invadem a thread para tentar produzir popularidade para o browser deles incluindo comentários completamente desconexo. O sistema deles inventou a abas, ótimo mas e daí ? No que isso vai mudar a tragetória da noticia ?

Eu uso o Galeon porque me atende, é um browser minoritario (talvez menor que o ópera) porém não fico por aí me queixando porque ninguém fala dele.

"Tadinho ninguém fala do meu browser, o outro browser nao criou nada só copiou do meu, ó vou chorar amargamente mas antes vou em todas as listas só para falar mal do outro, ohhh" - porque não se conformam logo de vez que o browser de voces é melhor e deixam os usuarios de outro browser em paz ? Nem o pessoal do IE merece isso, que lhufas!
Comentário de jasonnfedora
Incrivel o fedora core 4: Não ter ainda um rpm para instalação, deixando os usuarios realmente na mão :). Vou até fazer um passo a passo para poder utilizar o tar.gz.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004