Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Recuperando partições deletadas e corrigindo sistemas de arquivos corrompidos

Quem nunca perdeu dados importantes por problemas ou descuidos relacionados ao particionamento do HD, nunca reinstalou o sistema por que um vírus apagou a tabela de partições do HD, ou por que o fsck não encontrava o superbloco da partição, que atire a primeira pedra :). Este tutorial ensina a recuperar partições deletadas e recuperar sistemas de arquivos corrompidos, usando as ferramentas disponíveis no Linux. Todo o processo pode ser feito a partir de um live-CD, como o Kurumin.” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chatus
Parabéns!: Parabéns Morima-Sama, seus artigos são sempre muito bons.
Comentário de anakinpendragon
Muito bom seu tutorial, não: Muito bom seu tutorial, não sabia que ja era possivel fazer esse tipo de recuperação com software livre :)
Comentário de toti
Não gosto do Kurumin: Não gosto do Kurumin. Acho que as soluções dentro dele (leia-se Icones Mágicos) são tecnicamente 'feias'. ok.. funcionam.. mas não deixam de ser feias..

Entretanto, os artigos que o Morimoto está escrevendo são de alto nivel, e muito bons...

Parabéns para ele! Acho que o site está na hora de mudar de nome.. De Guia do Hardware para Guia do Linux =)


Comentário de Carlos E. Morimoto
Kurumin: O Kurumin é um projeto que toma apenas parte do meu tempo, o meu verdadeiro trabalho são os livros e o site.

Tem muita gente que não gosta do Kurumin por um motivo ou outro (nem Deus agrada todo mundo, tem gente que não acredita), mas que gostam dos artigos do site e compram os livros. São dois trabalhos diferentes. :)

Comentário de ricarab
Exato Morimoto!: Eu pessoalmente gosto muito dos seus livros e os vários tutoriais do seu site, mas como o amigo acima, eu também não gosto do kurumim, pelo menos para usá-lo como desktop. Pelo menos para mim o Kurumim serve bem mais para fazer manutenção usando-o como Live-CD!

Se tem uma coisa que para mim é insubstituível: antes de comprar um computador novo, testá-lo com o Kurumim para ver se é compatível com o Linux! Maravilha!

Parabéns pelos ótimos artigos!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Arcch
Valeu!!!: O Morimoto é um mestre, além de "bom texto".
Venho acompanhando o "Kuruma" há algum tempo e tenho a dizer que ele é (quase) excelente, apenas por não podermos agradar a todos e por (ainda) sermos humanos, passíveis de falhas e necessitados de evolução.
E por aí, é um projeto que sei, vai longe.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Não se esqueça da campanha: Não se esqueça da campanha "ajude o Morimoto a ficar trilhardário". Se gostou, compre um livro, ou clique nos links dos anúncios no site ;-).
Comentário de Fábio Ranquetat
Ótimo Artigo: Pena que eu perdi uma partição reiserfs esses dias por problemas no superbloco e não tinha o artigo impresso em mãos. teria resolvido facilmente. Ter um cd com o Kurumin por perto e esse artigo é uma necessidade.
Comentário de Cobarde Anonimo
Praticando: Parabens pelo artigo, rico em detalhes, especifico na explicacao. Ja comecei praticando aqui por causa de um pequeno acidente com um de meus HDs (acho 99.9% de nos ja passamos por isso, ;) ).
Comentário de Damarinho
Contingência: (*_*)

1. Sugere-se que o gestor/mentor de uma distribuição Linux veja o que ocorre com outras distribuições, na implementação de recursos de
contingência.

2. Pergunta-se se este método aplicar-se-ia em dispositivos LVM, RAID
ou em arquivos criptografados.

3. A exemplo do Suse e seu mestre de recursos o YAST, com um boot
do CD1, chega-se a um estágio do programa que recupera e resolve
muitas inoperâncias.

Para quem usa o YAST do SuSE:
Yast :: Particionador :: Arquivos criptografados ou LVM ou RAID
Yast :: Backup do Sistema // Restauração do Sistema

4. Como há ausência e lacuna de recursos em muitas distribuições,
o método apresentado serve como via de soluções.








BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004