Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

EFF processa AT&T por colaborar com o Echelon

A Electronic Frontier Foundation, "entidade ligada à defesa das liberdades no mundo digital desde a aurora da Internet", iniciou uma ação judicial contra a operadora de telefonia norte-americana AT&T por colaboração com o sistema de vigilância das telecomunicações encabeçado pelos EUA e sua agência de segurança nacional - NSA, denominado Echelon. ” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
a ironia...: a criadora do Unix, sistema onde se originou a internet e a web e por consequência levou liberdade de expressão a níveis impensados e difundiu a prática de projetos de software colaborativos a nível mundial...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcel
Pelo que sei o rumo da histó: Pelo que sei o rumo da história não é bem este !

A AT&T aproveitou-se da micração do Multics, empacotou e vendeu... não vejo nenhuma liberdade de expressão aí !

A internet viria com, sem ou apesar de ! Fosse em Unix, fosse em Multics, fosse em Minix ou mesmo em DOS !
Comentário de ricardomoc
Entendi não: A notícia é só porque envolve a AT&T? Criadora ou sei lá o quê do Unix? Só se for, pois o site é sobre Linux, não é? Notícias sobre software livre também vá lá, pois tem a ver, mas acho que não é o caso. Me pareceu notícia off-topic.
Comentário de ricarab
Eu não vejo por esse lado!: Concordo que a notícia não tem nada a ver com software livre, mas não me incomodo em ver notícias sobre software, tecnologia e segurança, de qualquer tipo, aqui no Br-Linux.

Venho aqui para me informar e o site reune muitas informações variadas, e no final das contas, o que não serve para gerar polêmica ou ser comentado e acrescentado, serve simplesmente para informar.

É infeliz saber que temos a cada dia menos privacidade na internet, mas fico feliz em ser informado disso aqui no Br-Linux! É isso!

Felicidade a todos!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de toko
OT onde?: Me desculpem os Ricardos acima, mas a notícia é totalmente Software Livre, a menos que nós já tenhamos abdicado da liberdade proclamada no título do movimento.

O Echelon é um sistema de espionagem eletrônica que já deu o que falar, inclusive aqui no Brasil (na concorrência do projeto SIVAM, as empresas dos países participantes do Echelon - EUA, Canadá - antecipavam, magicamente, todas as propostas e negociações dos países que não participam do sistema -França).

Lembro que aqui e no extinto ponto-BR este projeto chegou a ser discutido e no CIPSGA havia links para textos interessantes sobre o Echelon.

Se vocês ainda tiverem alguma dúvida sobre a pertinência desta notícia ao tema deste fórum, sugiro uma busca no Google onde a expressão 'Echelon espion' retornou 38,2 mil resultados.

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de fartec0
Concordo com sua opinião!: Uma das intenções da filosofia de software livre é a total exposição de informações para que todos que queiram ter acesso a ela possam fazê-lo. A notícia não está estritamente relacionada a SL, assim como este site; mas a EFF apóia o SL e a liberdade que ele provê, portanto os fãs do SL também querem receber informações sem censura e se preocupam com sua privacidade.
A ação da EFF contra uma gigante do ramo das telecomunicações explicíta o descaso do governo dos EUA e daquela empresa com a privacidade dos dados que eles detêm e que pertencem aos cidadões.
Comentário de nemesis
especulações: Como seria o mundo sem Unix?

E se a proposta original do Multics tivesse vingado, seria computação realmente hoje algo como energia elétrica, suprida por um supercomputador ( um dos poucos existentes ) ao qual todos os terminais no mundo ( tmb não muitos ) estariam conectados? Uma rede de pequenos micros interconectados -- como a internet -- teria espaço em um cenário destes? Liberdade de expressar opiniões semi-anonimamente seria possível em um ambiente onde todo mundo está logado a um mesmo computador?

especulações e mais especulações...

o que sei é que uma rede descentralizada e independente de plataforma não existiria se dependesse do Bill, portanto, DOS não daria luz a ela... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
explicando: A Bell-Labs, laboratório da AT&T, se envolveu no projeto de um sistema operacional chamado Multics nos anos 60, e depois se retirou -- o sistema era ambicioso demais e cumpriu pouco de seus objetivos.

Mas alguns de seus pesquisadores, dentre eles Ken Thompson e Dennis Ritchie, gostaram de algumas idéias do Multics e passaram a criar uma versão mais modesta, mas com algumas melhorias, para um velho minicomputador da empresa. Nascia o Unix, escrito no assembly daquele minicomputador -- PDP-11 -- depois reescrito no "assembly portável" que Ritchie inventou -- a linguagem C.

A notícia involve, portanto, a instituição criadora do Unix e uma que luta por liberdades de expressão no mundo digital. Tudo a ver com o que Linux é...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcel
Sempre polêmico Nemesis, : Sempre polêmico Nemesis,

É a mesma coisa que perguntar como seria o mundo se o nasismo não tivesse sido derrotado.

Mas acredito eu que outros sistemas viriam a concorrer com o Multics, não necessariamente COMERCIAL como o UNIX da AY&T (logo, comercial != liberdade). Ou quem sabe alguém criasse algo original, do zero, com uma estrutura de devices completamente diferente do padrão do Multics, Posix, Unix, Minix ou similar.

A AT&T utilizou seu UNIX exclusivamente para fins comerciais quando foi interessante, não vejo nada de liberdade de expressão.

A fundação GNU e OSI surgiram muito depois e o LINUX tb não teve nada a ver com isto (simplesmente se juntou posteriormente ao projeto). E que eu saiba, software livre de nada tem a ver com Linux, GNU, ou plataforma.

Isto me leva a crer que a filosofia de software livre, liberdade de expressão, etc, viria com, sem, ou apesar da AT&T e seu sistema UNIX.

A tempo: o DOS foi criado depois do XENIX (O Unix da Microsoft)... Isto é liberdade de expressão ???
Comentário de nemesis
liberdade de expressão: Só para retificar, a liberdade de expressão a que me refiro foi a proporcionada pela internet, onde pessoas podem expressar opiniões semi-anonimamente ( semi, pq o IP de onde se originou é sabido ). O Unix entra aí pq a internet nasceu dele.

mas...

"não necessariamente COMERCIAL como o UNIX da AY&T"

O Unix desenvolvido pelos pesquisadores da AT&T nos anos 70 não podia ser comercializado e seu código-fonte foi amplamente melhorado pelos seus diversos usuários ( Universidades e instituições afins ), o mais famoso desses a Universidade da Califórnia, Berkeley, com sua distribuição BSD. Pouco havia de comercialismo no nascente Unix.

"software livre de nada tem a ver com Linux, GNU, ou plataforma."

software livre nasceu e cresceu no Unix, inicialmente, e depois através de projetos colaborativos na internet, ela mesma nascida na plataforma e cultura Unix. Não vamos esquecer tmb que a maioria dos sistema operacionais livres são Unix-compatíveis.

"o DOS foi criado depois do XENIX (O Unix da Microsoft)"

em tempo, DOS não é criação da M$ e Bill Gates programava em vi na Universidade. É um bastardo, cuspindo no prato que comeu... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Trasgo Vesgo
Errata: Você quer dizer nazismo, né mesmo? Até nós, os trasgos, sabemos escrever, tá vendo? Fico olhando as aulas em Hogwarts pela janela. Dã...
Comentário de bebeto_maya
E todo mundo diz que é teori: E todo mundo diz que é teoria da conspiração...
Comentário de Ananias
É verdade: Se vocês ainda tiverem alguma dúvida sobre a pertinência desta notícia ao tema deste fórum, sugiro uma busca no Google onde a expressão 'Echelon espion' retornou 38,2 mil resultados.

Já uma busca por "papai noel" retorna 2200000. Qual é o seu ponto?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004