Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FISL7: Vinda de José Serra dá o tom

Depois de ter lido os textos de Sérgio Amadeu, e de prosseguir com o programa de implantação de Software Livre da prefeitura de São Paulo, agora o presidenciável José Serra agenda vinda para o FISL7. Tem até vídeo no site da notícia! 'Prefeito de São Paulo, José Serra, apoia o Fórum Internacional Software Livre: Nesta terça-feira, 31/01, as 14:30, ele recebeu em seu gabinete o vereador Paulo Teixeira, membro da bancada parlamentar de apoio ao software livre, que solicitou a audiência. Sergio Amadeu, ex-presidente do ITI e Noemi Souza, da Coordenação da Associação Software Livre, organizadora do FISL acompanharam.'” A nota foi enviada por Botelho, que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardoav
Posso estar errado. Mas essa: Posso estar errado. Mas essa ida do Serra
ao FISL tá com cara de ter motivos
eleitoreiros.
Comentário de Koolosh
sem dúvida: sem sombra de dúvidas, nunca vi ele fala nada sobre SL
Comentário de chatus
Piada...: Todos os "acessa são paulo" rodam windowz...
Comentário de Gato do Deserto
O Serra (que não é do "meu": O Serra (que não é do "meu" partido) , enfrentou o oligopólio mais poderoso que o do software!

Quando ministro da saúde, botou os laboratórios farmacêuticos contra a parede e conseguiu implantar um sistema para o tratamento da AIDS elogiado no MUNDO INTEIRO.

Nos EUA, país que se diz desenvolvido, se você não tem um seguro-saúde, morre na porta do hospital.

Acredito na BOA FÉ do Serra!

Se deram o benefício da dúvida e um voto de confiança para o Lula (que deveria ter feito muito mais pelo SL mas que no fundo pouco saiu da retórica) , também devemos primeiro OUVIR as propostas e COMENTAR depois.

Qualquer outra atitude será trollice. Espero que os espíritos estejam desarmados por ocasião do evento.

Quem sabe de onde menos se espera, assim como pouco esperavam dele na área da saúde, se revele um programa pragmático com menos discurso e mais ação. No caso da AIDS foi assim - primeiro FEZ , depois falou.

Repito : ele não é do meu partido - mas tenho um enorme respeito por gente que é GNU ... em meio a tantos bois ...
Comentário de Bruno Laturner
for(n=7;n lt INF;n+=4) echo FISL$n;: Espero que depois dessa ele que não pule direto pro FISL11, que venha no FISL8 e outros também.

----------------
Já ficou perdido quando trocou de distro?
Comentário de fzero
Hm.: Estou começando a achar que vou dispensar o FISL desse ano.
Comentário de vmedina
Nunca ví a direita ajudar tb.: Se lembram da Procergs? Que ajudava e etc. Depois do governo da direita acabaram com tudo!

Abre o olho moçada... vê lá se isso é flor que se cheire!!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Que isso... vai sim...: Podia ir todo mundo para protestar...

Cartazes com slogans e etc.

Ia ser muiiiito legal! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de chatus
Taí algo que sempre me encaf: Taí algo que sempre me encafifou...gnu é um bicho que parece um boi depois de passar por uma fome atroz, raquítico, esquelético...pq foram escolher justo esse animal para representar o movimento ?
Comentário de vmedina
Que isso... jogada antiga.: A ASL vai fazer a mesma coisa que já vez antes, vai apoiar quem tiver com o dinheiro público nas mãos. É o que sempre fazem... quando o dinheiro some, os gurus do SL tb.

Quando a torneirinha do SL no setor público, capitaneado pelo sr. sérgio "orçamento caro" amadeu, fechou a ASL se revoltou e botou o bloco na rua, criticando um orçamento menor do Ministério do Planejamento.

Agora, vemos a mesma coisa. Como o governo não tá mais com a galera da ASL, ao que parece, a mesma está com a oposição por uma fatia do bolo.

Agora, eu sempre me perguntei... como será que estava aquela licitação... quem fez as migrações que não terminaram? É, só deus sabe.

Tomara, que o SL não vire o próximo produto de corrupção.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de terceiro
nunca tá bom o suficiente: Há tempos vem-se lutando pra mostrar a viabilidade do software livre como algo viável e sustentável, e que software livre não é "coisa do PT". Agora a organização do FISL está tentando mostrar que outras administrações públicas, não só as do PT, apostam no software livre como uma opção.

É óbvio que tanta disposição do Serra em comparecer no FISL é potencializada pelas eleições. Seria infantil achar que não, e aliás essa pode ser a estratégia: levar o maior número possível de presidenciáveis, dispostos ter a sua exposição (obvio), e comprometê-los ao debate do software livre, e dar a perspectiva --- como os governos são os maiores compradores de TI em qualquer lugar do mundo --- para empresas, centros de pesquisa, etc, de que eles podem continuar investindo em tecnologia livre, contratando as pessoas que fazem software livre, porque quando o PT sair, a opção do software livre não vai se desmantelar.

Não dá pra ignorar a força da administração pública como formadora de demanda, e é de demanda que a gente precisa pra consolidar o software livre como alternativa ao default. Foi o feedback positivo que proporcionou ao software proprietário a predominância nos desktops, e só ele vai fazer o software livre ser uma opção.

Se é pra valorizar as iniciativas do governo com software livre, a gente acha ruim. Se é pra tentar mostrar que depois que o PT passar o software livre vai continuar sendo uma opção, a gente acha ruim também.

Pregar sectarismo é muito mais fácil que dar a cara pra bater tentando fazer algo concreto pra tirar o software livre do gueto.

(as acusações gratuitas à ASL são ... hilárias :))
Comentário de sri_canesh
:
Se lembra do PT? Que deu uma esperança de "mudar tudo que está aí" e de ser o guardião da moral e da ética?...Depois que entraram no governo acabaram com tudo !

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Leandro R. M. de Marco
Porque moderaram o comentário do Gato do Deserto?: Gostaria de saber das pessoas que moderaram negativamnete o comentário, porque o fizeram. Não tem nada de Troll ou provocação.

Só porque o cara tem uma opinião contrária a de vocês? Não conseguem lidar com isso? Preferem esconder o comentário do que respondê-lo?

Acho que a atitude de dizer: "Ei, se esse Serra for eu não brinco mais!!" Ou então: "Não admito que este monstro invada o palácio maravilhoso do software Livre!" é LAMENTÀVEL!!! Devemos sim dar uma chance e ver o que ele tem a dizer. Devemos mostrar-lhe as vantagens do software Livre e não nos isolarmos.

Outra coisa. Não votei nele nas últimas eleições. Mas admiro o que eel fez com relação aos remédios contra AIDS.

Mas independentemente disso, todos são bem-vindos no FISL, Todos devem conhecer e se informar sobre o Softwae Livre.
Comentário de Lauro
Concordo...: Em gênero, número e grau. Infelizmente tem gente que trata política e software livre com excesso de paixão e pouca visão prática. Embora uma dose de paixão seja desejável e até necessária, a dose deve ser bem medida para que não se perca o que essas duas coisas tem de mais positivo a capacidade de mudar para melhor a realidade de muita gente.

PS.: Não entendo porque haviam te moderado... Esta censura, a meu ver, só tem fundamento no radicalismo impregnado na alma de alguns.

=======================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de ivansb
É fácil falar: Vamos botar em panos limpos:


O que o Serra, ou o PSDB, fizeram pelo Software Livre?

O que o Serra, ou o PSDB, fizeram CONTRA O Software Livre?

Na primeira questão, nunca ouvi falar de nada... Agora, na segunda, já ouvi muito...

O Governo Federal, bem ou mal, tem um programa de migração para Software Livre. Investiu maciçamente, contratou gente da comunidade. O PT também já demonstrou apoio nas administrações de Porto Alegre e Sampa. Aliás, o FISL é em Porto Alegre por causa do governo anterior do PT. O que o Governo Serra fez com os programas de SL(não entrando em demais méritos)????

Agora, vir aqui um monte de cabo eleitoral do PSDB achando que todo mundo é idiota, é demais pra cabeça.

Estou sendo realista, são FATOS. Não quero fazer propaganda do PT, não quero vincular SL a um partido, mas o fato é que os governos de esquerda sempre apoiaram o SL. Agora, a ASL fazer propaganda de José Serra, é achar que todo mundo é idiota.

Pior de tudo é que é um factóide: nada foi feito. Ele vai visitar o FISL. Ótimo! Seja muito bem-vindo! Agora, quando ele implantar algum projeto de SL, aí sim é uma notícia.

Comentário de cenoura
Protestar ?: Poderíamos ir para Brasília para protestar contra o governo federal também, o que acham ?

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de elektron
Que bom!: Gente, é muito bom ter um presidenciável no FISL. Quem sabe isso pode trazer o debate sobre software livre à sério na disputa eleitoral.

Dada a dificuldade que temos de enplacar o software livre no governo, mesmo com um partido ideologicamente afim da causa, a ida do Serra ao FISL, além de dar medida da importância do evento (quem sabe agora a mídia faça uma cobertura descente), certamente é uma grande oportunidade!

Pensem nisso!

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Richard Stallman
Política e Software Livre: Depois que a política entrou no software livre muita gente boa saiu fora e muitas iniciativas foram tragadas por aproveitadores e pelegos. Esta ida do Serra ao FISL é obviamente com fins eleitorais e políticos. Este ano meu amigos eu voto é NULO ! O PT acabou com a minha cota de paciência depois deste (des)governo atual.

-- Gnu Rulez !--
Comentário de valdolinux
Rapaz, : Rapaz,

O Serra tá se chegando porque o SL está ganhando vulto.

Se ele é pró Software Livre, por quê não trabalhou para isso antes??? Não precisava ser muita coisa não, apenas ter mostrado algum interesse antes, quando a comunidade se matava de gritar e nunca era ouvida, por alguém ligada à política ou ao governo!!!
Quer ganhar simpatia para obter votos quando as pesquisas apontam um empate técnico :(

Ele fez algumas coisa com relação aos remédios, sim é verdade, mas e o resto, antes de ser ministro e antes de ser pré-candidato fez o quê, pelo SL???.

Não era necessário ele fazer tudo, mas se "preocupar" com software livre nesse momento estratégico deixa um ar de suspeita sobre suas intenções.

De qualquer forma que venha o Serra!!! Já não sou tão a favor do ex-companheiro Presidente Lula, mas agora, gostaria que o Serra perdesse, se chegar a ser candidado, só para ver se ele apareceria no FISL8,9,10..., para mostrar que a ida dele é puro apoio ao SL. :)


Fui!


Comentário de elektron
Ok.:
Não quero fazer propaganda do PT, não quero vincular SL a um partido, mas o fato é que os governos de esquerda sempre apoiaram o SL.


ivansb, ratifico o que falei acima. Se é como você diz, como se explica que este partido de esquerda na Presidência da República ainda permita compras de licenças do Office? Desculpem-me, mas se a a licitação foi cancelada, além da pressão popular, foi pelo pulso firme do presidente da Câmara, Aldo Rebêlo; este sim, que - afora discussões políticas - é uma pessoa coerente e de posições firmes.

Aliás, parabéns ao presidente Aldo Rebêlo por sua atuação nesse episódio.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
Ok. (duplicado, moderem...): Ok. (duplicado, moderem...)
---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
Ok. (duplicado, moderem...): Ok. (duplicado, moderem...)

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Andre Luiz(Café)
Fazer isso em vespera de elei: Fazer isso em vespera de eleição é fácil demais!... quero ver fazer algo quando é reeleito e não ficar empurrando com a barriga!..
Comentário de Job
Sim e Não: Sim, alguns membros do alto escalão do PSDB, atuaram forte em favor da MS, em especial o exministro da educação, que tinha te um irmão ligado a MS, o Alkmin nem se fala, fez uma compra "estranha" para não dizer outra coisa, quando ao portal de compra do OESP, onde o governo comprou uma solução da MS, para o protal de compras, sem licitação, usando o argumento que seria usado servidor Windows, e como a MS é a fabricante do WIndows, a mesma teria notório saber, dispensando licitação. Só esqueceram que o produto em questão não era um sistema operacional, e sim uma solução de portal de compra.
Ao final, a MS, recebeu 100, contratou uma outra empresa para fazer o serviço por 20, e o troco baby, .... bem o contrato se estabeleceu com a MS Caribe.

Mas, isso não significa que o Serra é a favor da MS ou contra o SL, num partido existem muitas linhas. Aqui mesmo onde eu moro o PT, nunca fez nada por SL, o novo prefeito que não é do PT, que até foi sicerone do tio Bill, quando o mesmo veio ao Brasil, esta dando muito mais força ao SL, que o anterior.
O Serra, é do PSDB, mas não é da turma do FHC, este sim é barra pesada.

É assim, tb na camara dos deputados, há muitos parlamentares do PSDB, a favor do SL, assim como o PT comprou milhares de comp para seus escritórios, todos com Uindous como povão.

Ou seja o que vale são ações efetivas.

Por sinal, estou gostando muito do ministro das telecomunicações.
Ta fazendo um trabalho sério! Enfrentando a ANATEL (PSDB/FHC)


Comentário de vmedina
Concordo, em parte.: Acredito que vc não esteja a par que por princípio os 3 poderes são independentes, para que não exista uma massificação de poder na mão de uma pessoa.

Realmente Aldo Rebêlo teve uma atuação exemplar. Mas ele é de esquerda, por que se fosse de direita eu duvido que cancelasse.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Concordo!: Devo concordar que moderaram negativamente um comentário em que não houve nenhuma posição extremista, nem tendencionista ou muito menos de conteúdo inapreciável como palavrões ou xingamentos, então eu fui um dos que o moderou POSITIVAMENTE!

Pois é, assumindo uma posição neutra, não sou contra nem a favor ao comentário. Apenas acho que o usuário exibiu seu ponto de vista pacificamente, e creio que a capacidade de moderar está virando uma guerrinha! O problema é que foi a própia comunidade que pediu ao Augusto o direito de moderar os comentários, e agora não fazemos uso correto e saudável dessa ferramenta! Lastimável!

Tá dando a impressão que a moderação virou uma arma poderosa, igual as famosas guerras de poder e controle em canais de IRC!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de vmedina
Agora a organização do FISL: Agora a organização do FISL está tentando mostrar que outras administrações públicas, não só as do PT, apostam no software livre como uma opção.

Claro... opção como essa:
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3473
ou essa:
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3474

Não dá pra ignorar a força da administração pública como formadora de demanda, e é de demanda que a gente precisa pra consolidar o software livre como alternativa ao default. Foi o feedback positivo que proporcionou ao software proprietário a predominância nos desktops, e só ele vai fazer o software livre ser uma opção.

Demanda? Eu acho que pra consolidar precisamos é de boas soluções e de mais EMPRESAS usando para trabalhos cruciais.

Se é pra valorizar as iniciativas do governo com software livre, a gente acha ruim. Se é pra tentar mostrar que depois que o PT passar o software livre vai continuar sendo uma opção, a gente acha ruim também.

Deveriam era parar de procurar apoio político para algo que é de MERCADO. mas pelo menos poderiam ter o bom senso de procurar políticos amigáveis.


Pregar sectarismo é muito mais fácil que dar a cara pra bater tentando fazer algo concreto pra tirar o software livre do gueto.

Qual gueto cara pálida? Software Livre/Aberto é notícia de capa da Info, é opção do CIO das casas bahia por que é o único que tem QUALIDADE para resolver o problema deles.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
"Quebrou patente" nada...: A coisa não é bem assim.O Serra não quebrou patente com cara dura...Ele negóciou com empresas farmacêuticas e ameaçou quebrar patentes, em último caso...As patentes de medicamento duram cinco anos...Os fármacos já tinham uns três...Houve um acordão...Todo mundo "ganhou" e o Serra virou herói...

Se engana, quem pensa que Serra peitou alguém...Nem as empresas reclamaram...Quem tentou quebrar patente foi o Lula.Mas quebrar mesmo. E não conseguiu.Aí as empresas começaram a xiar...Me lembro de um executivo da Novartis falando mal do Lula, porque ia minar o trabalho coletivo e essa coisa toda, podre e mentirosa.
Comentário de anon
Posição firme na defesa dos interesses dos deputados: "é uma pessoa coerente e de posições firmes."

Para com isso. Esse é o sujeito que aprovou a
convocação extraordinária que custou milhões
e ninguém foi. E ai ficava com cara de bobo na
TV falando que esperaria o fim do rescesso para
falar sobre os resultados.

Agora ele que aprovar um projeto que cria um
escala para que haja quorum mínimo nas segundas
e sextas. Ou seja, vai legalizar a festança dos
deputados que só trabalham de terça a quinta.

Está quase tão ruim quanto o Severino Calcanti.

Acorda !!!


Comentário de Gato do Deserto
Gostaria que todos os possív: Gostaria que todos os possíveis candidatos estivessem presentes ao FISL.

Nada mais democrático!

Lembram-se do Nassif (jornalista) quando postou por aqui? ... e os xiitas de plantão o ligaram à "grande imprensa" e aos grandes interesses econômicos. Pois ele esteve por aqui para primeiro ouvir. Argumentou, contrapôs, até absorveu - e transmitiu - muito bem alguns pontos do SL. É claro que não faltaram os trolls de sempre com ofensas pessoais. Meu "medo" é que alguns idiotas criem hostilidades, durante o FISL, somente com a presença de alguém que eventualmente pense diferente, mas que pode estar lá justamente para ouvir, aprender, formar opinião.

Quanto à prática "eleitoreira" , bastaria o candidato ir em qualquer favelão e falar para milhares de pessoas em um roteiro populista. Não são os 4.000 votos dos participantes do FISL que definiram a eleição - e mesmo a grande mídia não dá um destaque tão grande a um Fórum quanto inauguração de creche, escola ou cano de esgoto.

A presença do candidato (e de todos os outros se for possível) é ponto de prestígio para o Fórum !

Infelizmente o candidado do "seu" partido, pode estar lá no favelão !

Gato

ps: o meu partido, PMDB, tem um candidato como Germano Rigotto, que já deixou muito claro sua posição em relação ao SL no caso "Procergs DIRETO" - onde bastaria usar uma licença DUPLA, como o MySQL, para permitir o desenvolvimento comunitário e a justa contrapartida ao Estado que investiu no produto com o dinheiro do contribuinte. Mas isso é outra história ...
Comentário de Gato do Deserto
Se você, ou algum parente se: Se você, ou algum parente seu, tiver AIDS, (toc toc toc batendo tres vezes na madeira) pode ir em um posto de saúde e pegar os medicamentos.

Se ele quebrou ou não as patentes ou negociou um valor mais vantajoso, tem pouca importância para quem está doente. Quem tá doente quer continuar vivo. Seria mais fácil - pela sua ótica - que um mau político mantivesse a compra com preços mais altos (maior lucro , , maior comissão, maior corrupção).

Vou retroceder um pouco e me permitir dizer que o grande "start" destas políticas públicas de saúde começou com o ministro do Collor ALCENI GUERRA - este sim um grande injustiçado como o IBSEN PINHEIRO - esmagado pela imprensa. Se o JOSÉ DIRCEU diz não ter conhecimento dos negócios milionários do PT no seu governo de primeiro-ministro, o ALCENI GUERRA foi responsabilizado pela compra de meia-dúzia de bicicletas - e ninguém acreditou quando ele disse que não sabia das bicicletas - mas acreditam quando o Dirceu diz que não sabia de nada.

Felizmente a história saberá resgatar, no futuro, a verdade dos fatos em relação ao ALCENI GUERRA - assim como reabilitou IBSEN PINHEIRO quando a Revista VEJA não quis jogar fora 120.000 exemplares já rodados por conta de um erro de cálculo - transformaram "mil reais" em "um milhão de reais" da conta corrente do então presidente da câmara dos deputados.


Comentário de Richard Stallman
Ano eleitoral vale tudo: Se preparem que este ano muita gente vai "apoiar" o SL, piada né...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de maiconfaria
desconhecimento da questão: Parece que o pessoal tem um certo desconhecimento em relação a este episódio dos remedios do tratamento da AIDS!
Software livre é um coisa!
Pesquisa ciêntifica é outra!
Todo mundo esqueçe de que esta postura do governo brasileirou fez com o investimento da industria farmaceutica em pesquisa de tratamento para AIDS caisse drasticamente!

Quem esta com trollisse é vc, dizer que o governo LULA "pouco saiu da retórica" só demonstra que teus comentários são partidarios !

Comentário de Lauro
Esquerda...: "Mas ele é de esquerda, por que se fosse de direita eu duvido que cancelasse."

Que comentário infeliz. Quer dizer que os políticos de esquerda são os detentores da moral e da verdade e que os demais só fazem porcaria? Parece que regredimos 20 anos: Guerra Fria / EUA x URSS / Capitalismo x Comunismo... Pessoalmente tenho a tendência a procurar o equilíbrio, pois acho que devemos encontrar coisas positivas em tudo que vivemos. Até, ou principalmente na adversidade aprendemos coisas novas.

Antes que me atirem pedras, não sou de nenhum partido político, nem tampouco fã de nehum político, sou sim, fã de atitudes e não de pessoas . Aprendi desde cêdo a valorizar mais atitudes do que palavras ou rótulos.

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Gato do Deserto
esse comentário é OFF_TOPIC: esse comentário é OFF_TOPIC favor moderar (sem problemas)

http://www.pernambuco.com/tecnologia/arquivo/softlivre1.html
"Punhalada do Governo Lula no Software Livre. Péssimo exemplo. Deputado Federal Vanderlei Assis (*). O software livre sofreu uma autêntica punhalada pelas costas das mãos da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Uma punhalada que o próprio presidente Lula pode ter sentido, já que sempre defendeu o software livre. Indiferente a tudo, a direção do PT adquiriu 5 mil computadores completos rodando o sistema operacional Windows da empresa TBA. Nem mesmo o fato de a TBA estar envolvida em práticas comerciais questionáveis afastou a direção nacional do PT de seu intento. O Tribunal de Contas da União (TCU), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Advocacia Geral da União (AGU) já emitiram pareceres condenando as práticas monopolistas e anti-competitivas da Microsoft e de sua protegida no Distrito Federal, a TBA. O "império" que fatura mais de 100 milhões de reais por ano só existe porque a Microsoft deu uma credencial única para a TBA vender ao Governo Federal. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) deverá julgar a TBA por suas práticas comerciais, podendo multá-la em até 30% do seu faturamento anual. Multa que será facilmente digerida, pois a TBA está faturando, através de uma joint-venture formada com parceiro indiano, 10 milhões de dólares por ano no desenvolvimento de soluções de informática proprietárias. Isso, talvez, explique a presença de seus dirigentes na comitiva presidencial em recente viagem à Índia. Explica, mas não justifica. Afinal, o PT foi o mais ferrenho defensor do software livre. O mesmo PT que irá desembolsar quase R$ 22 milhões para adquirir o sistema operacional que sempre combateu. Não importa a enorme quantia gasta, já que o PT tem um orçamento superior a R$ 80 milhões. Importa, sim, o compromisso assumido com o software livre, que foi rasgado e jogado no lixo da antiética. O PT gasta R$ 2,75 milhões na aquisição de maravilhosas impressoras multifuncionais da marca Lexmark e R$ 1,5 milhão para pagamento de licenças da onipresente Microsoft vendidas pela TBA. O partido que defendia fervorosamente o software livre agora adquire produtos da Lexmark, empresa que enfrenta processos nos Estados Unidos, acusada por consumidores de vender impressoras a baixo custo para arrancar a diferença com seus consumíveis, vendidos com exclusividade e preços extorsivos. Em um único contrato, o PT trocou a solução livre, que sempre defendeu, pela solução fechada, que tanto combateu. Para os reais defensores do software livre foi uma maravilhosa oportunidade perdida. Afinal, seriam 5 mil computadores interligando todos os diretórios regionais do partido, livre de pagamento de direitos autorais, utilizando tecnologia desenvolvida no País, capacitando técnicos brasileiros, disponibilizando as ferramentas desenvolvidas para outras comunidades e agremiações políticas. O péssimo exemplo da direção nacional do PT sintetiza muito bem o drama vivido pelo partido, que coloca em prática ações totalmente diferentes de suas teorias e ideologias. A punhalada desferida pelo PT foi um golpe duro, mas não matou a luta pelo software livre."

Isso é dizer uma coisa e fazer outra ! Quem fez foi o PT , não eu !!
Comentário de Daniel Dantas
Por que moderaram um cara que: Por que moderaram um cara que reclamava da esquerda e não moderaram um cara que reclamava da direita?? Será que apenas os presidenciáveis é que estão fazendo campanha eleitoral???
Essa coisa de moderação está sendo muito mal utilizada hoje em dia. Pena, porque é um ótimo recurso.
Comentário de anakinpendragon
Não quero tomar partido a fa: Não quero tomar partido a favor de pt , mas quanto ao José Serra, tudo que sei que quando foi perguntado a ele sobre se tinha um plano de adoção de software livre para seu possivel governo,na eleição presidencial anterior, ele perguntou:"Oque é software livre?" não sei se ele agora esta melhor informado, mas o psdb nunca teve historia de ir contra os interesses de seus patrocinadores...
Já todo partido no brasil tem historico de disfazer boas obras de seus antecessores...
Comentário de anon
Moderação: Parece que é como disseram :

É mais fácil moderar do que responder.

Falei alguma mentira ? Ofendi alguém ?

Está ocorrendo abuso nessa moderação.

Comentário de Dorival Boege Jr.
Tchau esquerda !!!: Nossa, "partido de esquerda apóia + o SL", que coisa triste !!! Por favor se possível não associar Linux a "tipo" de partido, esquerda ou direita !!! Nossa, todo mundo já se esqueceu da robalheira do PT ?

Adeus LuLLA !!!
Comentário de sri_canesh
Sim, ele tem outros projetos: Sim, ele tem outros projetos incríveis, como por exemplo, um que proibe o uso de termos estrangeiros aqui no Brasil. Imagine, um exemplo de modernidade e sintonia com os novos tempos!!!!

Cássio R. Es_kelsen

P.S: não sei em que pé está esse projeto...espero que esteja no Recycle Bin, ou, /dev/null, como preferirem :p
Comentário de Gato do Deserto
Você (todos nós) terá uma: Você (todos nós) terá uma ótima oportunidade de explicar ao Serra o que é Software Livre !
Comentário de Daniel Dantas
Se não me engano, a traduç: Se não me engano, a tradução de gnu é alce. Não tem nada de esquelético ou raquítico.
Se não for alce, é um animal parecido. Uma vez vi o que era, mas não me recordo agora. Não é nenhum animal estranho ou desconhecido, como alguns deixam a entender.
Comentário de vmedina
Experiência.: Aponte uma medida boa para o SL durante os 8 anos do tirano caboclinho de sorbone?

Eu não lembro de nada disso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Leidson Campos
Ministro das Telecomunicações Hélio Costa: "Por sinal, estou gostando muito do ministro das telecomunicações.
Ta fazendo um trabalho sério! Enfrentando a ANATEL (PSDB/FHC)"

Me desculpe, mas o maior trabalho desse filhote da rede Globo foi trocar o pulso por minuto, que aumentou absurdamente o custo para o povão, ou seja, promoveu um aumento disfarçado de melhoria.

Lamentável.

Leidson
PlanetaMessenger.org
Comentário de Eduardo Linux
Trollada do dia: Se ele, de fato, apóia o software livre, então quais são seus planos
de apresentação do estado atual dos telecentros da cidade neste
evento? Ou será que ele vai lá só pra dar oi?

Me lembro que na época do PT sempre houve representação do projeto,
seja em stands ou em palestras. E quem foi aos FISLs de 2003 e 2004
bem o sabe.
Comentário de vmedina
Então mostra o apoio da direita.: Tá, então o que o governo que o josé serra fazia parte fez em prol do SL???? O que o governo dele está fazendo? Bem essa resposta eu já postei.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de sri_canesh
"Enfrentando a ANATEL" : "Enfrentando a ANATEL"

Caramba... a ANATEL era uma das poucas coisas boas que tinha no Brasil. Foi o que garantiu a existência de concorrência real e fez com que avançássemos anos.

É uma pena..a maioria das pessoas mais novas não passou pelo que os mais antigos passaram, na época do monopólio estatal.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de vmedina
Trollada não, verdade dita na cara!: No FISL 5 tinha bem uns 3 ou 4 mega stands sobre soluções para Linux e software livre de várias partes do governo federal.

Enquanto isso o seu serra sucateia telecentros em são paulo, a direita no RS expurgou o SL da Procergs e ainda quis atacar grupos de desenvolvedores. Segundo esse site foi o próprio governador deu a ordem.

Realmente, a direita tem um coração puro e são anjos de candura. Até parece que ninguém se lembra dos 8 anos passados.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Concorrência? Onde? Onde?: Qual concorrência real cara-palida?

No meu estado só temos a telemar, que tem o pior atendimento do brasil. BrasilCenter(antiga vésper) não é desculpa, pois não fornece Internet.

Eu acho que devia ser uma porcaria mesmo para vc achar que existe alguma concorrência em telefonia fixa.



Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bogus
Ibsen: Pelo que eu lembro da história recente deste país não me atreveria a dizer que o Ibsen Pinheiro foi um grande injustiçado, esmagado que foi pela impressa marrom. Mas por bem, aconselho que você mesmo faça suas pesquisas e descubra que afinal as denúncias que pesavam contra o então deputado não eram apenas a dos um mil dólares (e não reais) que virou milhão. Para azar, a ganância da Veja deu artilharia para alimentar dez anos depois a ladainha da injustiça.

Comentário de terceiro
a administração pública é uma grande parte do mercado ...: Demanda? Eu acho que pra consolidar precisamos é de boas soluções e de mais EMPRESAS usando para trabalhos cruciais.
[...]
Deveriam era parar de procurar apoio político para algo que é de MERCADO. mas pelo menos poderiam ter o bom senso de procurar políticos amigáveis.


E não é a administração pública que cria grande parte do MERCADO? Poderíamos ficar parados esperando governos destruírem o que foi feito pelo software livre na gestão anterior (e assim diminuindo o MERCADO), como já vimos ser feito. Ou podemos tentar convencer/comprometer/constranger/etc futuros governantes em potencial a não fazerem isso.

Essa é uma frente de atuação, mas não á única.

Qual gueto cara pálida? Software Livre/Aberto é notícia de capa da Info, é opção do CIO das casas bahia por que é o único que tem QUALIDADE para resolver o problema deles.

Hã ... essas coisas não são regra, mas eventos pontuais. Software livre foi capa de uma edição da Info (segundo alguns a revista Capricho da área de TI :-)). Praticamente todas as outras têm sido e vão ser sobre por algum tempo sobre software proprietário. E o CIO das Casas Bahia é um CIO entre outros milhares, milhões, ... que ainda estão vendo o mundo pelo vidro das suas janelas.
Comentário de brandizzi
Não tem a ver com politica...: ...ou melhor, *só* tem a ver com política. No primeiro post o Medina comentou sobre política e SL. No segundo, já nãda se falava sobre isto. Tanto que o Gato do Deserto postou uma mensagem mais "direitista" e não foi moderado, porque se ateve ao tema.

Lembre-se: para ser moderado não é preciso ser troll. Você pode ser moderado por ser initeligível (tipu eu axu ki skreve axim naum vali haeuauheauw...) ou por fugir do tema - como eu estou fazendo agora :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Trasgo Vesgo
Bobagem em excesso: Dã. Quanta merda que vocês falam. Serra é perigoso. Só enfrentou o oligopólio das farmácias porque elas hoje tem muito mais que antes. Remédio foi o produto que mais subiu. Hoje, remédios que custavam 30,00 (como é que chama a moeda do país de vocês mesmo?) custa mais de 150 hoje. O argumento é fraco, mas vocês parecem que são também. Dã...
Comentário de brandizzi
OFF-TOPIC: Todo mundo esqueçe de que esta postura do governo brasileirou fez com o investimento da industria farmaceutica em pesquisa de tratamento para AIDS caisse drasticamente!

Haha... Nâo existe isso! Mesmo porque a indústria farmacêutica não pesquisa remédios contra a AIDS pra os brasileiros e africanos, mas para os europeus e estadunidenses, que pagam o quanto pedirem. Esta estória de redução da pesquisa é "cocô de boi", Lullaby para bovinos :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Não: Falei alguma mentira ? Ofendi alguém ?

Não: só fugiu do tema.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de vmedina
A grande parte que não forma tendências e é questionável: E não é a administração pública que cria grande parte do MERCADO?

Aquela parte que todo mundo desconfia que rola alguma coisa e que alguém ganha alguma coisa por fora (e em alguns casos ganha)... Será que vale a pena entrar nessa área negra?

Ou podemos tentar convencer/comprometer/constranger/etc futuros governantes em potencial a não fazerem isso.

Ou eles podem fazer o que querem e pronto. Sinceramente, o retrospecto fala mal o suficiente do serra e bem o suficiente do atual governo para você marcar algumas posições.

Eu acho que vc não tem lido a info... matérias sobre SL, cada vez mais favoráveis. Sim, o uso de SL nas empresas está virando uma realidade cada vez mais constante. Projetos pipocam para todos os lados.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de sri_canesh
Ah, não tem concorrência? : Ah, não tem concorrência?

- Quantas empresas vc pode usar para fazer DDD, DDI agora e quantas você podia usar antes da privatização?
- Concordo que no caso de vcs, não há concorrência na última milha. Mas o unblunding estava em discussão avançada na anatel, até o governo do molusco destruir com o órgão
- Vésper não fornece internet, mas tem internet a TV a cabo para concorrer
- Aqui na região sudeste/centro-oeste temos uma concorrente forte (a GVT)
- Agora existe no mínimo 1 telefone público em cada cidade/vila. Antigamente nem isso
- Saindo da telefonia fixa, quantas empresas de celular existem hoje? Que eu me lembre: Claro, Brasil TElecom, Tim, Vivo, para citar apenas as com abrangência nacional. Antes da privatização, só haviam as estatais. Me lembro quando comprei meu primeiro celular. Parecia que eu estava indo em um cartório registrar meu casamento. Tinha que ir até o posto da empresa, levar meu aparelinho, assinar vários contratos, pagar pela linha, etc. Isso pq aqui em SC não havia fila. E hoje como é? Você vai nas casas bahia, escolhe um aparelho e sai falando.

É meu caro, se isso não foi evoluçào, não sei o q é evoluçào para você.

Cássio



Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de Lauro
Não posso apontar...: Infelizmente este tema, tão importante, Software Livre, apenas agora tem conseguido um apoio e divulgação um pouco maiores... por parte da imprenssa e profissionais de outras áreas. Ficava, até pouco tempo atrás, restrito aos hackers, estudiosos e profissionais inovadores da informática. O boom que vemos hoje nessa área não se deve ao PT, ao Lula ou a qualquer atitude de nosso governo. Isso acontece em todo o mundo, ou não tem lido as notícias internacionais a esse respeito? Sinto que essa foi uma evolução natural do SL.
Havia a oito anos atrás tantos programas e profissionais tão maduros, prontos a substituir satisfatoriamente o padrão que existia então?
Da mesma forma que podemos apontar hoje para atitudes positivas do nosso governo perante o SL também podemos apontar inúmeras atitudes negativas nesse e em outros temas tais como ética e honestidade, os quais vemos hoje não ser monopólio de nenhum partido seja de direita ou de esquerda. Atitudes de governos passados que eram tão criticadas, hoje são comuns de serem tomadas pelo atual. Suspeitas continuam sendo levantadas e comprovadas e quem deveria dar exemplo de competência e honestidade diz não saber de nada e de se sentir traído.
Como disse anteriormente não sou contra nem a favor de partido algum ou de político algum, mesmo por que acho que isto seria preconceito, julgar um grupo inteiro de pessoas pelo ato de alguns. Sei que é mais simples jogar todos em um só balaio e por um rótulo. Mas isso não traz benefício a ninguém, muito menos ao nosso país.

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de zé
Tudo bem, o recurso é legal: Tudo bem, o recurso é legal porque tem gente que estrapola. Mas do jeito que estão fazendo é viadagem mesmo. "Ai, tá fora do tema, vou moderar!", "Ui, que cara chato, não gostei do que ele falou...", "Ai, não gosto desse cara, ele é muito bobo, viu? Vou moderar também". O que é que tem um off-topic de vez em quando? Que mal existe em expressar uma opinião, que logicamente não irá ser uma unanimidade absoluta? A turma anda exagerando mesmo com o "poder" que tem em mãos...
Comentário de zé
Putz, "irá ser" ficou estran: Putz, "irá ser" ficou estranho... pra não dizer ridículo. "Será" é o que eu quis dizer, antes que apareça algum prof. Pasquale...
Comentário de vmedina
Pense melhor!: Mas existia já Linux e todo esse lance de Software Livre(a pesar de na época eu estava no "lado negro")... eu me lembro de em 99 ter começado tentar a estudar isso no meu colégio de ensino médio. O FISL já acontecia desde 2000. O lance no RS já ocorria durante o segundo mandato de FHC. Várias empresas já tocavam iniciativas em Linux, pricipalmente em servidores.

Só começou a ser adotado no governo por que a Esquerda assumiu. Houve um retrocesso no RS depois que a direita assumiu... Coincidências né?

Não saiu aqui no BR-Linux, ainda, mas eu recebi um e-mail do CIPSGA informando de uma capacitação monstruosa em SL, com ramificações para todo o lance do PC-Conectado, ou o como ele se chamar agora. Essa é só uma das ultimas realizações.

Sinceramente, não tem comparação com o que o serra fez com os telecentros em SP.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Ah é?: Desculpa, mas eu não me referi a DDD nem a telefonia celular. Não mude o tópico, pois parece que vc não tem como argumentar e tenta meter outro assunto na história.

Vésper não fornece internet, mas tem internet a TV a cabo para concorrer

Claro, claro... eu moro em macaé e temos a via cabo... temos que pagar modem + assinatura de internet + assinatura de um bando de canais abertos mais canais patéticos como o "Canal do Boi". Para a pessoa que quer ligar um modem normal num cabo telefônico isso não ajuda. Nem o Velox. A única "concorrência" que ocorre são uns parcos provedores safados que usam cabo CAT 5 em postes e com hubs para repetir o sinal. O resultado é vagabundo e caro.

Vocês de SP para baixo que tem sorte de ter concorrentes para adsl com preços bons para serviços ótimos... quem vive sob o "monopólio" da Telemar morre em grana altíssima para ter um serviço porcaria.

- Concordo que no caso de vcs, não há concorrência na última milha. Mas o unblunding estava em discussão avançada na anatel, até o governo do molusco destruir com o órgão

Desculpa, mas foi o presidente caboclinho de sorbonne que privatizou a porcaria toda nas coxas. A Telemar controla a maioria das comunicações brasileiras disparado. Olhe para mapas de concessão que vc percebe isso. O litoral sudeste até o norte é dela. GRANDE CONCORRÊNCIA!

- Aqui na região sudeste/centro-oeste temos uma concorrente forte (a GVT)

Desculpa, de são paulo pra baixo isso né?

- Agora existe no mínimo 1 telefone público em cada cidade/vila. Antigamente nem isso

Quando eles funcionam e conseguem fazer DDD sem usar a operadora 31(no meu caso).

Vamos encarar os fatos Cassio, as privatizações foram mal-feitas, houve denúncias(prontamente engavetadas pelo "engavetador geral da república") de fraudes e tantas outras coisas no governo FHC que ainda nos marcam até hoje. Sinceramente, só um acéfalo pode realmente achar que essas privatizações foram milagrosas e que a corrupção nas estatais, congresso e judiciário começaram agora.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Lauro
Correção...: Devem haver outros erros, mas este estava tão flagrante que não resisti: é "pôr um rótulo" e não "por um rótulo". Engoli o acento...
Quanto aos seus argumentos vmedina, prefiro não alimentar mais esta discussão. Cheguei a conclusão de que não chegaremos mais a lugar algum com ela...

Um abraço!

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de sri_canesh
Medina, : Medina,

Infelizmenet você é + um petista que não quer enxergar a um palmo do nariz(como qualquer petista). Contra pessoas como você e toda a corja que tomou conta do governo não adianta apresentar fatos.
Mas vamos lá, apenas para ficar registrado:

Desculpa, mas eu não me referi a DDD nem a telefonia celular. Não mude o tópico, pois parece que vc não tem como argumentar e tenta meter outro assunto na história.

Não mudei o tópico. Você que tenta distorcer: HÁ OU NÃO HÁ CONCORRÊNCIA NO DDD E DDI? E DDD E DDI para mim fazem parte da telefonia.

Claro, claro... eu moro em macaé e temos a via cabo... temos que pagar modem + assinatura de internet + assinatura de um bando de canais abertos mais canais patéticos como o "Canal do Boi".

E adsl você não precisa comprar modem? Não precisa assinar um linha telefônica? Mesma merda.
E não fale mal do canal do boi. Teu presidente adora comer churrasco. Por isso tá com aquela pança.

Vocês de SP para baixo que tem sorte de ter concorrentes para adsl com preços bons para serviços ótimos... quem vive sob o "monopólio" da Telemar morre em grana altíssima para ter um serviço porcaria.

Voce acabou de admitir que há concorrência. Não está completa ainda mas há.

Desculpa, mas foi o presidente caboclinho de sorbonne que privatizou a porcaria toda nas coxas. A Telemar controla a maioria das comunicações brasileiras disparado. Olhe para mapas de concessão que vc percebe isso. O litoral sudeste até o norte é dela. GRANDE CONCORRÊNCIA!

Nas coxas? Tudo aquilo que te mostrei de mudanças foi coisa feita nas coxas? Mas realmente, sei que pra quem estava no ensino médio em 1999 é dificil comparar a merda que era antes e o que temos agora.

O unblunding é um assunto delicado em qq parte do mundo e poucos países adotam. Mas aqui estávamos caminhando, até teu presidente aparelhar a Anatel com a corja de aceclas e tudo ficar parado. Se não tivesse parado, qq um poderia alugar hoje a ultima milha da TELEMAR e montar uma companhia telefônica.
E qual o problema do FHC ser formado em Sorboune? Pelo menos ele não precisa ler discursos feitos por outras pessoas e impressos em fonte tamanho 30 para não passar vergonha.

Vamos encarar os fatos Cassio, as privatizações foram mal-feitas, houve denúncias(prontamente engavetadas pelo "engavetador geral da república") de fraudes e tantas outras coisas no governo FHC que ainda nos marcam até hoje. Sinceramente, só um acéfalo pode realmente achar que essas privatizações foram milagrosas e que a corrupção nas estatais, congresso e judiciário começaram agora.

Encare os fatos você. Pergunte para seus pais como era a telefonia antes. ANOS para conseguir uma linha telefônica que custava mais de 1.000 dólares. Uma privatização que rendeu mais de 50 bilhoes de dolares ao menos pra mim não é mal feita. Se o dinheiro foi mal gasto, isso são outros 500.

Agora, falando em engavetar: o teu partido também adora jogar denuncias para debaixo do tapete não?


Cássio R. Esk_elsen

Comentário de Ananias
Esquerda assumiu?: Que esquerda?

Alguns ignorantes não conseguem perceber, mas o mundo de hoje é muito mais complicado do que o mundo pós-segunda-guerra.

Naquela época, esquerda e direita eram conceitos completamente diferentes. Hoje, é impossível definir esquerda e direita. O mundo ficou um pouco mais complicado.

O que te faz achar que o PT é de esquerda?

A grande diferença entre a esquerda "clássica" e a direita "clássica" era a Economia. Economia que, até a última vez que eu chequei (hoje, mais cedo) era a mesma do Governo FHC.

Chamar PT de esquerda é algo completamente sem sentido. Se o PT é de esquerda então o PSDB também é.

Se não me engano, quem derrotou o PT no RS foi o PMDB. Esse então, é ainda mais impossível de classificar. Como pode o PT ser de esquerda, e o PMDB, em grande parte controlado por aliados do Lula e PT, ser de direita?

Queria saber o que você considera ser um governo de esquerda.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Telefonia pré e pós privatização: Sou do Rio, e também cliente da Telemar. É verdade, o serviço é ruim. É verdade, o atendimento é ruim. É verdade, para telefonia fixa não existe concorrência. (desconsiderando o celular, que, para mim, é concorrente)

Mas, vmedina, você parece não ter vivido, ou não se lembrar, de como era a telefonia antes da privatização.

Talvez você não se lembre, ou não tenha vivido, da época em que se aguardava alguns anos por uma linha telefônica. Talvez você não se lembre, ou não tenha vivido, de quanto valia uma linha telefônica. Como a oferta era ridiculamente menor que a oferta o preço tendia para o infinito.

Linha telefonica era deixada como herança. Em alguns lugares afastados dos grandes centros, linha telefônica valia mais que um automóvel popular.

Mantendo-nos na área da telefonia, não podemos nos esquecer dos celulares. As linhas eram caríssimas, as tarifas altissímas e a cobertura praticamente inexistia.

Alguns meses depois da quebra do monopólia estatal, a concorrência fez o milagre que a concorrência costuma fazer. O preço baixou e o serviço melhorou.

As ligações interurbanas eram caríssimas. Ligar do RJ para SP, só em último caso. Hoje isso custa pouco mais do que ligar para o meu vizinho.

Talvez você não se lembre, ou talvez não tenha vivido.

Sem concorrência, o consumidor perde. Sem privatização, você gera monopólio estatal. Com monopólio, não há concorrência.

É tão difícil entender?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de cenoura
Independente do que o governo: Independente do que o governo X ou Y fez em prol do SL eu não vou escolher meu voto "apenas" porque X ou Y apoia o SL ... meu voto vai para o fulano que fez escolas, creches, estradas, cuidou da saúde, equilibrou o orçamento público, incentivou o software livre e etc ... como não existe esse político "completo", vou votar no cara que tiver o melhor equilíbrio disso tudo, independente dele apoiar ou não o SL.
De que adianta um político apoiar o SL e não fazer mais nada (ou praticamente nada) no governo ? Administrar um país não é apenas ser fã do SL.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de vmedina
Se apenas a telefonia fixa ti: Se apenas a telefonia fixa tivesse a quantidade de empresas que a celular apresentou.

Não digo que o monopólio estatal fosse melhor, visto que até mesmo muitas das falhas da Telemar vem da estrutura da finada Telerj.

Eu lembro de quando o telefone chegou a minha casa depois de anos de espera. Reconheço que isso melhorou, mas nem tanto. Hoje o telefone está a preço de banana, mas a prestadora é ineficiente. De que adianta instalarem um telefone em menos de 1 mês, se de tempos em tempos dá problema? De que adianta, se os funcionários usam nossas linhas para chamadas pessoais?

A única forma de conseguir um serviço semi-decente da Telemar é pedir o telefone da anatel para reclamar. Sem muito brigar a telemar não presta um serviço decente. Também pudera, não existe essa tal concorrência.

Concordo, que a concorrência é a melhor amiga do consumidor, seria tolo se não concordasse, mas a questão é que nas áreas abrangidas pela telemar não existe uma concorrência efetiva, nem em internet, pois só temos soluções mais caras, muito menos em telefonia fixa e não na interurbana.

Será que é tão difícil perceber que não há uma concorrência?

ps: não, o celular não concorre com o fixo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
rótulos rótulos: Uma rosa por outro nome não teria o mesmo cheiro doce?

Então talvez precisamos de novos rótulos.

ps: olhe o vice do candidato do PMDB.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Belo discurso! : Belo discurso!

Realmente, se apoio a sl fosse a única coisa a se preocupar. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
E o Sr. ministro ainda teve a: E o Sr. ministro ainda teve a "coragem" de acabar com a pesquisa da TV Digital Brasileira, comprando tecnologia japonesa. Avançando em muitos anos a compra de aparelhos de TV digital.

Assisti uma parte de uma audiência pública pela TV Senado e vi ele comentando que um dos grandes problemas seria a falta de aparelhos compatíveis com a alta qualidade de imagen. Ora, se havia pesquisa no sentido de criação de sintonizadores para TV Digital, o que mais ele queria? Daqui a um tempo quando esses maravilhosos aparelhos de TV Digital estiverem á venda, os aparelhos "normais" baixarão de preço e seriam muito mais acessíveis, mesmo comprando junto um sintonizador adicional, parece-me que a idéia seria colocar um PC rodando Linux e Java, com HD suficiente para gravar a programação do telespectador, junto com uma pilha de solução para som multicanais, imagens com vários ângulos, legendas, dublagens, tv interativa + e-commerce, etc...

Mas o Sr. Hélio "linha direta" Costa acabou com o projeto por achar que os R$80 milhões que seriam usados INICIALMENTE com as pesquisas não seriam suficientes para criar uma TV digital.

Mas ainda há esperanças mesmo dentro da imprensa, enquanto uns (adivinhem quem) (des)informam sobre o processo (esquecendo de mencionar o projeto nacional), outros, corajosamente dão uma espetada no prezado Sr. Ministro.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de bebeto_maya
__Pois é, tem gente que aind: __Pois é, tem gente que ainda acredita que os cientistas trabalham em prol da humanidade...Pelo menos uma minoria sim.
Comentário de bogus
Direto: Germano Rigotto deu o exemplo de licenciamento do MySQL e engoliste essa bobagem? O que te faz pensar que algo impede o uso de uma licença DUPLA no caso "Procergs DIRETO"? Se o estado detém os direitos autorais sobre o direto (eu acredito que detenha, já que "fechou" o código) pode licenciar o programa com quantas licenças quiser. Isso não quer dizer, que estando sob GPL ou outra licença livre qualquer, alguém não possa a partir de um dado momento deixar a Procergs de lado e criar um fork. Assim como nada impede que alguém hoje faça o mesmo com a MySQL AB.

Se pra ti a posição do Rigotto é muito clara peço que a desenvolvas para que todos possamos entendê-la.

PS.: o teu partido, PMDB, tem pelo menos três candidatos e o que até agora aparece com mais chances, até pouco tempo nem era do partido, Antony Garotinho. O outro, além do Rigotto, é aquele que o Sarney avalizar. PMDB não é partido é sinônimo de poder, o que estiver dando ele está lá.
Comentário de bogus
Gnu ou alce: Gnu (que em português também é chamado de boi-cavalo) e alce são animais diferentes. De qualquer maneira, não faz o menor sentido alguém achar que o mascote é escolhido antes do nome de um projeto. GNU é uma acronimo recursivo que quer dizer GNU is Not UNIX e daí não é difícil deduzir o porque do nome e do mascote, mas a verdade é que isso não tem o menor interesse.
Comentário de ivansb
Finalmente um argumento bom: Certamente, ser a favor do SL é importante, em minha opinião. Mas comparar outros números também é importante, procurei na Internet, e achei estes, divulgados pelo PT, mas são números oficiais. Me fez pensar bastante:


1 - MÉDIAS BALANÇA COMERCIAL (bilhões de US$)

- FHC (PSDB) (1995/2002): -2,442
- Lula (PT) (2003/2005): +34,420 (recorde)

2 - SUPERÁVIT COMERCIAL (bilhões de US$)

- FHC (1995/2002): -8,7 (déficit)
- Lula (2003/2005): +103,0 (superávit)

3 - RISCO-PAÍS PTS

- FHC (Jan/2002): 1.445
- Lula (Jan/2006): 260 (recorde)

4 - JUROS

- FHC (Jan/2002): 25,00%
- Lula (Jan/2006): 17,00%

5 - INFLAÇÃO

- FHC(2002): 12,5%
- Lula(2005): 5,7%

6 - DÓLAR R$

- FHC (Jan/02): 3,53
- Lula (Jan/06): 2,30

7 - RANKING DO PIB MUNDIAL (PPP) (trilhões de US$)

- FHC (2002): 1,340 -> 10º
- Lula (2004): 1,492 -> 09º

8 - BOVESPA PTS

- FHC (Jan/02): 11.268
- Lula (Jan/06): 35.223 (recorde)

9 - DÍVIDA EXTERNA (bilhões de US$)

- FHC (2002): 210
- Lula (2005): 165 - E caindo mês a mês...

10 - DÍVIDA COM O FMI E COM O CLUBE DE PARIS EM DOLÁR

- FHC (2002): Os caloteiros do PSDB e PFL sumiam com o dinheiro e não
tinham coragem de falar o valor da dívida
- Lula (2005): 0,00 LULA PAGOU TUDO!

11 - SALÁRIO MÍNIMO 300.00 reais e em (US$)

- FHC (2002): 56,50
- Lula (2005): 128,20

12 - DESEMPREGO

- FHC (2002): 12,2%
- Lula (2005): 7,6%

13 - TAXA ABAIXO DA LINHA DE PROBREZA

- FHC (2002): Não tinham capacidade para controlar mais este índice, que
segundo dados ultrapassavam os 35%.
- Lula (2004): 24,1%
Comentário de Botelho
E quando anunciarem a vinda d: E quando anunciarem a vinda do Lula? Ou do Enéas? Acho que você está perdendo o foco aqui.

Há anos que a ASL (mesmo antes de se chamar ASL) tem lutado para tirar a imagem politica-partidária que o Software Livre assumiu no Brasil. E se outros presidenciáveis forem anunciados? E se tivermos um debate como o que ocorreu no FISL6 (http://torrents.softwarelivre.org:6969/stats.html?info_hash=f92d2cece68c04f9c11a6d97439c534ac685eaed )? O que você fará com toda essa paranóia?

Pelo que eu entendi, o Serra que chamou a ASL depois de ler artigos de Sérgio Amadeu. Temos aqui um exemplo de apartidarismo: um representante do PSDB (provavelmente presidenciavel) leu textos de um representante do PT (que comandou a migração para Software Livre, mas saiu fora por circunstâncias não muito bem explicadas) e resolveu reunir-se com a ASL vendo a possibilidade de vir ao FISL7. A mim parece que o Serra viu algo que gostou muito nos telecentros de SP, viu quem estava fazendo alguma coisa assim no Brasil e resolveu se aproximar para saber o que fazer na eventualidade de ser eleito presidente (para não fazer bobagem como os que estão aí).

O fato de termos o Serra no FISL7 só me faz ter mais vontade de ir... Não pelo que o Serra representa, mas por que teremos debate sobre o que será o futuro do software livre no Brasil, e não somente diversões hackers para nerds cafeinomanos. Estou pensando até em organizar uma caravana aqui de Natal...

Comentário de Botelho
Ora, ora, por favor. : Ora, ora, por favor.

Aquela parte que todo mundo desconfia que rola alguma coisa e que alguém ganha alguma coisa por fora (e em alguns casos ganha)... Será que vale a pena entrar nessa área negra?

Vamos... no mundo inteiro a administração pública é um grande comprador de TI. No Brasil ela é o maior. Não nos interessa que tenhamos o Software Livre consolidado nessa frente? Não estou falando como militante... estou falando como cidadão! Estou falando de economizar o nosso dinheiro dos impostos. Estou falando de fomentar o mercado interno de produção e a indústria brasileira de Software, que vem sendo negligenciada ano após ano pelo governo. Estou falando de reativar um mercado sucateado pela concorrência internacional e gerar mais empregos para brasileiros, no Brasil.

Se teremos de enfrentar essa área negra que enfrentemos. Temos de deixar a inocência de lado e ver o mundo como ele é, e não como um grande espaço cor-de-rosa onde ninguém rouba, onde todos conseguem o que querem e onde o dinheiro dos impostos é empregado na melhoria da nação. Francamente...

Depois, como o terceiro disse, essa é apenas mais uma frente em que temos de lutar.
Comentário de spook
Na verdade...: Eu estava esperando uma boa resposta sua, e não dele. É uma pena.

Sobre rotular o PT como esquerda, é só uma uma forma de demonstrar que é um pouco (ou deveria ser) diferente dos outros partidos.

O único lugar que PT é considerado realmente de esquerda é na Veja :)
Comentário de Gato do Deserto
Rigotto NUNCA falou em licen: Rigotto NUNCA falou em licença dupla - simplesmente fechou o código .

A "idéia" da licença dupla surgiu na própria comunidade SL e foi falada na época como alternativa.

Vá ler jornal e pesquisar na internet antes de PALPITAR sobre o que não sabe !!
Comentário de bogus
Você lê o que escreve?: ...Germano Rigotto, que já deixou muito claro sua posição em relação ao SL no caso "Procergs DIRETO" - onde bastaria usar uma licença DUPLA, como o MySQL, para permitir o desenvolvimento comunitário e a justa contrapartida ao Estado...
Comentário de Gato do Deserto
esse assunto foi muito discut: esse assunto foi muito discutido aqui ... quem "tá por dentro" entendeu as duas ideias ligadas ... mas para você eu faço outra redação :

A Rigotto fechou o código.
A comunidade argumentos que poderia ser uma licença dupla entre outras alternativas.
O Rigotto ignorou qualquer alternativa, o código fica fechado.
O Diretor de Tecnologia da Procergs é dono da empresa que vende M$ para o governo (Processor)
O céu é azul.
Vovô viu a uva.

(favor moderar !)
Comentário de TrollMan
Tentei moderar: Só começou a ser adotado no governo por que a Esquerda assumiu. Houve um retrocesso no RS depois que a direita assumiu... Coincidências né?

Até tentei moderar este seu comentário, mas infelizmente não encontrei a opção BITOLADO.

Comentário de cenoura
comparações: Não é defendendo um ou outro, mas acredito que o que se deva ver são valores médios e não picos ... o dólar e o risco país subiram e muito no fim do governo do FHC devido ao medo do que aconteceria quando o Lula tomasse posse. Não mudou muito na economia e o dólar voltou a mais ou menos o preço de um ano antes das eleições e o risco país está um pouco mais baixo que antes.
O superavit comercial no governo Lula se deve ao inicio dos incentivos a exportação no tempo do governo do FHC. Por que será que desde o primeiro mês do mandato do Lula teve superavit ? Não tinha dado tempo para ninguém fechar contrato de exportação, produzir e vender, tinha que ter vindo de antes certo ? Se o FHC não tivesse visto isso no tempo dele, provavelmente só teríamos superavit, e se tivessemos, depois do primeiro ano do Lula no governo.

A Bovespa está quebrando recordes sim, mas hoje a bolsa do mundo todo está em alta e no tempo do FHC tinha México, Argentina e Rússia declarando moratória ... só o Brasil que não fez isso, fora que também tinha a Nasdaq quebrando ... e o medo dos investidores em aplicar num país emergente na época não conta? Hoje boa parte de todo o capital na Bovespa é estrangeiro, especuladores mesmo. É só esperar e a "bolha" estoura de novo. Pode ser no governo Lula, pode ser no do próximo presidente, mas esperem ...

Não é que o Lula não fez nada, mas boa parte dos problemas do último ano do FHC foram sim devido ao medo do que poderia acontecer caso o Lula ganhasse. Se é para comparar, compare o FHC com o Itamar e/ou Collor .. é a mesma coisa que comparar o Lula com o FHC, quase sempre tem melhorias do atual para o anterior, senão já teríamos afundado faz teeeeempo :)

O que vejo é que nenhum dos dois (FHC e Lula) realmente fizeram o que deveria ter feito.

É a minha opinião.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de elektron
Resposta: Anon, dê uma lida na campanha pela qualidade das discussões (4º parágrafo). Se você foi moderado e não teve resposta, seu comentário foi considerado troll. É simples.

Respondendo a você mesmo assim, apesar de estar fora do tema, eu acho que os nobres deputados devem SIM trabalhar no recesso para adiantar as votações, pois - tal como o presidente do Congresso - considero 90 de recesso um absurdo.

Se eles não apareceram pra trabalhar e culpa da má qualidade de nossos representantes (e, em última instância, de nossos eleitores). Tanto que ao detectar o abuso, a câmara aprovou o fim da convocação extraordinária.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil

### DIGA NÃO AOS TROLL's ! ###

Comentário de vmedina
Regina Duarte???: o dólar e o risco país subiram e muito no fim do governo do FHC devido ao medo do que aconteceria quando o Lula tomasse posse.

Besteira... quem é vc? A Regina duarte?

O Dolar subiu tanto, por que o governo se negou a liberar as reservas e só o fez no ultimo minuto. O Governo FHC foi LEVIANO e usou a economia para ajudar o Serra na eleição.

Sinceramente, não há o que discutir... se o Serra se candidatar ele estará descumprindo um compromisso assumido:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u66515.shtml
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2006-01-22_2006-01-28.html
(Título da matéria: Serra na bica de rasgar o compromisso)
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/images/serracompromisso.jpg

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
José Serra NÃO é presidenciável!: José Serra NÃO é presidenciável!

Se tentar empurrar a sua candidatura, somente provará que é uma pessoa sem palavras, pois assinou com a Folha um compromisso de que se manteria durante 4 anos no governo de são paulo.

Sinceramente, se ele vai ao FISL como candidato e prometer algo, não pode sequer ser levado em conta pois não tem a mínima condição MORAL de estabelecer compromissos, visto que sendo candidato, seria notoriamente mentiroso.

Portanto, como assim presidenciável??? Ele é mentiroso???

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de cenoura
vc leu o que eu escrevi ?: Tudo o que eu disse foi comparando FHC e Lula ... se olhar bem eu não disse nada de José Serra no post anterior.
Se o Serra se candidatar a presidente, ele estará descumprindo o que disse sim ao afirmar que terminaria o mandato como prefeito mas, voltando, eu comparei FHC e Lula e não Serra e Lula.



--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Ananias
Altruísmo: Talvez você ainda não entenda, mas essa história de "em prol da humanidade" não existe.

Se o Patola ainda estive entre nós ele poderia explicar que mesmo os atos que têm toda a aparência de puro altruísmo são, na verdade, egoísta. (ainda que a pessoa que o faz não saiba disso)

A vida, meu amigo, é inerentemente egoísta.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Números: Em Janeiro de 2002, depois de 7 anos do FHC, o dólar estava em 2,31. Em Dezembro 3,70. Se o valor do Dolar fosse resultado da política econômica do FHC, ele teria subido antes. Vale lembrar que a política econômica do FHC/Malan é a mesma do Lula/Palocci. E não sou eu que digo isso: é o Palocci.

http://www.portalbrasil.net/indices_dolar02_01.htm
http://www.portalbrasil.net/indices_dolar02_12.htm

Algumas pessoas cometem o terrível erro de julgar políticos pelos resultados, quando deveriam julgar as ações que levaram aos resultados.

A priori, não faz o menor sentido comparar dois Governos distintos, que ocorreram em tempos diferentes, em contextos diferentes, baseando-se apenas nos números.

O Lula assumiu um país completamente diferente do país que o FHC assumiu no 2o mandato, que, por sua vez, era completamente diferente do país que o FHC assumiu no 1o mandato.

O mundo, durante o Governo Lula, é um mundo completamente distinto do mundo que existia durante o Governo FHC. No Governo FHC você teve bolha estourando, países quebrando, o risco de todos os países pobres crescendo. Hoje, você tem um mundo economicamente calmo, com China e Índia crescendo em velocidades nunca antes vistas. (O grande aumento das exportações brasileiras não se deve ao Lula, e sim à China)

Isso tudo não significa que o FHC seja melhor que o Lula, ou vice-versa. O que isso significa é que não faz sentido comparar números obtidos em contextos diferentes.

Se você quiser fazer alguma comparação séria entre os dois - o que eu não acho que você queira - baseie-se nas ações tomadas pelos dois Governos, pois é isso que tem que ser julgado.

Os resultados obtidos dependem de uma infinidade de fatores, e as ações dos Governantes são só uma parte desses fatores. Em contextos diferentes é possível que os resultados de um bom Governo sejam piores do que os resultados de um Governo ruim.

Como analogia, imagine você nadando numa piscina normal, e o Ian Thorpe nadando na mesma piscina, só que na raia dele existe uma correnteza artificial fortíssima empurrando-o para trás. Você provavelmente vai ser mais rápido do que ele. Isso significa que você seja melhor?


O Dolar subiu tanto, por que o governo se negou a liberar as reservas e só o fez no ultimo minuto.

Pelos seus argumentos percebe-se que você não quer - nem tem condições - de participar de uma discussão séria. Mas seria interessante você explicar essa frase. Que recursos o FHC se negou a liberar, e como isso causou o aumento do dolar? Como você fala com tanta convicção, imagino que compreenda os mecanismo econômicos envolvidos, e possa dar uma explicação breve. Se possível, apresente os dados que sustentam sua afirmação.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Promessas: O Lula prometeu criar 10 M de empregos, e dobrar o poder de compra do salário mínimo, ao vivo e a cores, por livre e expontânea vontade.

Ele também diz que ainda não decidiu se vai ser candidato em 2006, embora já tenha arrecadado mais de 2 milhões para a sua campanha.

E ele não sabia de nada!


Mentiroso?


O José Serra se comprometeu com os Paulistas (ou Paulistanos, nunca sei) que Governaria os 4 anos. Pelas últimas pesquisas que eu vi, a maioria dos Paulistas (ou Paulistanos) aprova a candidatura dele à Presidência. De certa forma, é como se as pessoas para quem ele fez a promessa abrissem mão do seu cumprimento, para que um objetivo maior seja atingido.

Esse contrato (a promessa) será rescindido de comum acordo. As duas partes concordam com a candidatura. Você deve ser aquele tipo de pessoa que quando um casal se separa vai ao cartório para gritar: "Vocês juraram que iriam se amar para sempre! Mentirosos!". Aliás, a Marisa Letícia não é a primeira mulher do Lula... será que ele mentiu no primeiro casamento?


Se os paulistas (ou paulistanos), para quem o Serra fez a promessa, aceitam que ela seja quebrada, eu pergunto: por que você se importa tanto?

E por que não se importa com as mentiras do Lula? Até parece que o sapo barbudo é santo...


Quando não se tem argumento se inventa cada coisa...


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de javaes
OK: voce leu a noticia sobre as compras de licenças do office? “A Câmara dos Deputados publicou em seu site ..."
qualquer pessoa, medianamente informada, sabe que no brasil os 3 poderes constitucionalmente são independentes (legislativo, executivo e judiciário). como vimos acima o legislativo tentou comprar as tais licenças. o poder executivo, no qual se insere a presidência da república não tem ingerência no poder legislativo. a propósito: quem barrou essa compra absurda fomos nós.

Comentário de vmedina
Entendimento básico de economia vai bem!: Se você quiser fazer alguma comparação séria entre os dois - o que eu não acho que você queira - baseie-se nas ações tomadas pelos dois Governos, pois é isso que tem que ser julgado.

Seria infrutífero, pois você poderia dizer que as ações foram tomadas por conta dos fatores X e Y que ocorreram. Sinceramente, a postura do Brasil no plano exterior melhorou muito. Não temos mais um presidente que se curva a linguagem dos outros, temos um forte presença diplomática, o presidente atual falou várias vezes no bem do mundo no Fóruns Econômicos Mundiais e etc.

Apesar de isso tudo ser percebido pela queda do risco brasil e do dólar, que estavam altos no ultimo ano de governo FHC. Índices estes que estavam altos pela própria posição do governo passado que não apontou que a esquerda estava comprometida com o bom andamento do país, ao contrário do atual governo que em um momento de crise marcou um compromisso com o Brasil e com os investidores dizendo que nada muda, não haveria comportamento eleitoreiro na econômia e, apesar da vontade da oposição, a economia continuou nos trilhos, o índice de desemprego caiu em SP, o índice de risco caiu, o dólar idem e etc.

Durma-se com esse barulho.

Pelos seus argumentos percebe-se que você não quer - nem tem condições - de participar de uma discussão séria. Mas seria interessante você explicar essa frase. Que recursos o FHC se negou a liberar, e como isso causou o aumento do dolar? Como você fala com tanta convicção, imagino que compreenda os mecanismo econômicos envolvidos, e possa dar uma explicação breve. Se possível, apresente os dados que sustentam sua afirmação.

Acho que você não sabe como é regulado o câmbio, nem por quê de tempos em tempos o BC capta dólares do mercado. Exportadores pediram isso ano passado para baixar o dólar, se me permite um exemplo e uma pequena dica.

Se vc não conhece o básico da economia, a lei da oferta e da procura, e não entende como isso pode ser feito vejo que vc vai ter que continuar refrutando argumentos somente com acusações e ataques, mas como todos sabemos isso é o seu "feijão-com-arroz" certo?

Até seu ananias... não te alimento mais! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Certo você está, desculpe: Perdão gustavo.
Eu lí o que vc escreveu mas me deixei carregar um pouco no final! :)

[]s

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ananias
Pelo contrário: Se vc não conhece o básico da economia, a lei da oferta e da procura, e não entende como isso pode ser feito vejo que vc vai ter que continuar refrutando argumentos somente com acusações e ataques

O que me chamou atenção, vmedina, é que quem não parece conhecer a lei da oferta e da procura é justamente você.

Você disse que o dolar subiu por que o Governo segurou recursos, quando o esperado é exatamente o oposto.

Foi exatamente por esse aparente paradoxo que eu questionei em que você estava baseando, e qual seriam os mecanismos econômicos que justiricariam a desvalorização da moeda exatamente quando ela está sendo retida. Todo o conhecimento de economia aponta que exatamente o oposto deveria acontecer.

Além do mais, você não mostrou de onde tirou essa informação de que o Governo FHC segurou recursos. Além de a sua conclusão não ser coerente com seus argumentos, estes sequer são justificados. São jogados, sem qualquer tipo de base que os apoie, assim como foi a sua conclusão.


Não temos mais um presidente que se curva a linguagem dos outros

Ah, tá. O Lula ficou de quatro para tentar entrar no conselho de segurança da ONU.


Eu ficou surpreso com os defensores do Lula que se recusam a mostrar quais foram as ações do Lula que, por exemplo, causaram aumento das exportações. Eu digo que foi, basicamente, pelo crescimento da China, o que se apoia em fatos. As importações chinesas de muitos outros países também aumentaram, principalmente de commodities, que é o que sustenta a balança comercial brasileira.

Se você não concorda, por que não mostra os seus argumentos para justificar que as melhorias nesses números devam ser atribuídas ao governo Lula, e não a fatores externos. Se você tem tanta certeza do que diz, não deve ser difícil fazer uma pequena lista com esses fatores. (a não ser que eles não existam, é claro)


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de sri_canesh
Pois é, Carlos, essa foi uma: Pois é, Carlos, essa foi uma das maiores m* que ocorreram no MINCOM
Esse Hélio Costa é apenas um representante da Globo no governo. Não falo isso com ares de teoria conspiratória, mas basta ver que a coicidência: a Globo quer o padrão japonês e o Costa tb.

Qualquer oferta vinda dos consórcios americanos e europeus é imediatamente relativizada por esse "ser". Triste.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de vmedina
ê leitura...: Você disse que o dolar subiu por que o Governo segurou recursos, quando o esperado é exatamente o oposto.

Totalmente errado. Eu disse que "(...)o governo se negou a liberar as reservas e só o fez no ultimo minuto.". Você só me provou, mais uma vez, que não sabe quais são as reservas que menciono e como isso é usado para controlar o câmbio.

Comprovando, segundo a sinopse da RadioBras:
"O GLOBO

- Dólar encosta em R$ 4, com tendência de alta

- O vencimento de dívidas, a falta de moeda e uma dose de especulação levaram ontem a cotação do dólar a ultrapassar os R$ 4 durante o dia, para fechar com novo recorde: R$ 3,99, o que representa uma alta de 3,10%. Segundo analistas, a moeda americana entrou numa perigosa trajetória, que deixaria o Banco Central sem muito o que fazer para conter a alta.

O BC nega entretanto que já tenha estourado o limite de reservas para a sua atuação."


Essa leve e precária será uma das poucas referências que irá encontrar, pois poucos jornais fizeram esse tipo de questionamento(pelos motivos de praxe).

Para mais indícios de manipulação do governo nessa crise clique aqui.

"Depois que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, anunciou o aumento do IOF e cortes orçamentários de R$ 5,3 bilhões para compensar "perdas" da CPMF, o presidente do Banco Central, Arminio Fraga, declarou que no mundo "paira no ar" uma dúvida concernente ao futuro do Brasil após as eleições presidenciais: continuaremos "no caminho certo"? Segundo Fraga, "não está claro" se os programas econômicos dos candidatos da oposição são tão eficazes quanto o do candidato governista, que prosseguiria com a política econômica adotada nesses oito anos. Malan concordou com tudo, demonstrando quão natural é a interferência de Fraga e da equipe econômica no processo eleitoral, a ponto de definir como "caminho certo" o mesmo que levou à inchação das dívidas interna e externa, ao empobrecimento de largas faixas da população, à concentração da renda no primeiro patamar do planeta, com o agravamento de todos os indicadores sociais e econômicos."

Percebe-se o contraste com a seriedade do atual ministro da fazenda dizendo que não iria haver mudanças.

Ah, tá. O Lula ficou de quatro para tentar entrar no conselho de segurança da ONU.

Desculpa, mas O BRASIL se uniu a outros países interessados para que houvesse uma reforma no conselho... se vc falhou em ver isso, é seu problema.

Agora, se quer comentar algo sobre isso poderia começar pelo FHC e a Alca.

Mais uma vez, espero que aprenda um pouco antes de querer continuar discutir. Aproveite e ache alguma pessoa a fim de ter suas palavras destorcidas.

Novamente, não irei responder.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ananias
Globo: a Globo quer o padrão japonês e o Costa tb.

Ou seja, se duas pessoas/entidades/organizações compartilham uma idéia, uma é representante da outra. Ainda que exista um consenso de que essa idéia seja a melhor. (o padrão japonês, no caso)

Outro exemplo: eu sou anti-tabagista, o hitler também. Logo, eu sou representante do hitler.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Exemplo de jornalismo neutro e independente: Meu amigo, usar notícias de um site chamado vermelho.org.br, que, aparentemente, pertence ao PC do B não é exatamente o que eu chamaria de posição independente ou neutra ou sequer confiável.

E eu não entendo. No início, você falou que o dolar tinha subido por que "o governo se negou a liberar as reservas e só o fez no ultimo minuto. O Governo FHC foi LEVIANO e usou a economia para ajudar o Serra na eleição."

Agora você disse: "vencimento de dívidas, a falta de moeda e uma dose de especulação". Me diga, caro professor de economia, qual desses fatores o FHC utilizou para ajudar o Serra na eleição?

Continuando: "Arminio Fraga, declarou que no mundo "paira no ar" uma dúvida concernente ao futuro do Brasil após as eleições presidenciais".

De fato pairava. Existia uma dúvida tão grande que gente como a Heloisa Helena acreditava que a políca econômica do Lula seria completamente diferente da do FHC. Se ela, que era do PT, acreditava, como FHC/Fraga/Malan deveriam saber que o Lula não mudaria nada na economia?


Desculpa, mas O BRASIL se uniu a outros países interessados para que houvesse uma reforma no conselho... se vc falhou em ver isso, é seu problema.

O que você quer dizer com O BRASIL em maiúscula? Que isso não é culpa do presidente, e sim dos brasileiros? Quem toma essas decisões é o Ministério de Relações Exteriores e, em última análise, o Presidente da República.

Quanto a se unir com outros países, é verdade, se uniu. E daí? Continua errado.


Mais uma vez, espero que aprenda um pouco antes de querer continuar discutir.

Você deveria ter um pouco de cuidado antes de blefar. Ao adotar essa posição de "você não sabe do que está falando, vai estudar economia" você vai vencer a grande maioria da população brasileira que de fato é analfabeta em economia. De vez em quando, você vai pegar alguém que entende alguma coisa.

Não sou formado em economia, mas me interesso sobre o assunto. Já li o suficiente para poder discutir em um nível razoável temas de micro e macroeconomia.

Você deve se considerar comunista ou socialista. Duvido que já tenha lido Marx. Nenhum comunista lê Marx. Quando lê é o Manifesto do Partido Comunista, livrinho pra boi durmir, e não O Capital, sua obra "séria". Eu, embora não seja nem comunista nem socialista, já li boa parte do Capital. (todo o primeiro volume, que é a parte interessante, e mais alguns capítulos selecionados)

Então não me venha com esse blefezinho barato. E pelo menos tente ser coerente, para não sair por aí expondo suas idéias de como alguém consegui desvalorizar a moeda ao retê-la. Pelo menos respeita a lei da oferta e da procura, que você citou como se conhecesse.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004