Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Red Hat adere oficialmente ao projeto do notebook de US$ 100

“A fabricante de distribuições Linux, Red Hat, oficializa nesta terça-feira (31/01) a sua participação como sócia-fundadora do projeto One Laptop Per Child (OLPC), organização que promove o notebook de cem dólares para crianças e escolas em países em desenvolvimento. O computador verde que roda a 500 MHz, ainda em fase de protótipo, terá como sistema operacional uma versão mais enxuta do Red Hat Linux, além de ser movido por energia proveniente de tomada ou manivela.

Apesar de manter por mais de um ano conversas com a OLPC, só agora a Red Hat decidiu formalmente apoiar o projeto. Outras companhias que também participam da OLPC são a Advanced Micro Devices (AMD), Brightstar, Google, News Corp. e Nortel Networks. Em comunicado recente à imprensa, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que cada uma das companhias está doando dois milhões de dólares à organização, apesar de nenhuma delas confirmar o seu investimento.


 

Mesmo apoiando a OLPC, a Red Hat afirma que o seu sistema não está confirmado como o oficial para o laptop de 100 dólares. "O notebook é uma plataforma muito aberta, similar a um PC; qualquer sistema pode rodar nele", disse Mike Evans, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Red Hat. Quando Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), exibiu o aparelho em novembro do ano passado, no entanto, o sistema operacional era uma variante mais enxuta do Fedora, sistema operacional de desenvolvimento aberto mantido pela Red Hat.

Segundo a ONU, já foram encomendados e pagos à OLPC cerca de cinco milhões de laptops, todos programados para a entrega a partir de 2007.
” Veja o texto completo no IDG Now!.

A alternativa da MS ao laptop de $100: Após ter seu sistema operacional recusado para inclusão no laptop de $100 de Nicholas Negroponte, a MS decidiu atacar à sua maneira: sugerindo sua própria tecnologia proprietária para um microcomputador de baixo custo -- um telefone celular especialmente configurado para permitir ser conectado à TV e a um teclado. Bom, tenho que admitir que a idéia faz sentido... ” A nota foi enviada por nemesis (namekuseijinΘgoogle·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Celular: uma boa alternativa: A idéia da Microsoft de oferecer um primeiro contato com microcomputação através de um aparelho de telefone celular móvel faz sentido. Um exemplo do grande potencial é a notícia veiculada no sítio Terra Tecnologia em 2005/11/01:

Celular dá acesso a bancos para africanos pobres
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI735183-EI4796,00.html

Trecho: "A tecnologia do celular, que já revolucionou as comunicações no continente mais pobre do mundo, levando aparelhos a milhões de pessoas que jamais haviam realizado um telefonema, agora serve como banco de bolso, oferecendo contas virtuais aos sul-africanos excluídos do mercado financeiro convencional pelas tarifas exorbitantes e pelas redes de agências que se concentram nos prósperos bairros suburbanos brancos."

Sem burocracia, o serviço não intimida -- pelo contrário, estimula -- os usuários a usufruírem de serviços básicos de um banco.
Comentário de bebeto_maya
__Bom, fala a verdade? Um tel: __Bom, fala a verdade? Um telefone celular...?!?!Tudo que a microsoft usa para atacar a concorrência, é tacanho e tecnicamente inferior...Por isso faz sucesso.
Comentário de binhara
Ideia da Microsoft: Nós aqui do paraná ja desenvolvemos e implantamos um projeto similar ao notebook de $100. So que o nosso projeto era para $250 dollares .

Mas com as mudanças de governo o projeto parou
http://www.seti.gov.br/noticias/noticias_2002/agosto/caderno.htm

Na época foi discutido a possibilidade no nosso prototipo usa a TV como meio para baratear o custo. Mas tem uma serie de problemas.

1) se usar a televisão a criança vai concorrer com o uso da TV pela familia. Pq a mãe quer ver a novela, o pai quer assistir o jornar e os irmãos vão quer ver o filme que vai passar. E isso inibe o uso em casa.

2) teria que ter TVs na escola para as criança usarem o computador na escola.

3) Ele não seria portátil pq teria que carregar a TV junto

4) não poderia ser usado com bateria, teria que necessáriamente esta conectado na tomada

5) O consumo de energia da TV é bem maior que de um LCD

6) A qualidade de imagem não é boa, e isso pode no futuro prejudicar a visão de um geração inteira.

ACho interessante a iniciativa .. mas é muito falha. Vai ser derrubada pelo primeiro pedagogo que avaliar a proposta.




Comentário de Wilfredo
Propostas diferentes: Não há como dizer que uma proposta é melhor ou pior que outra, pois são bastante diferentes. O projeto do pessoal do MIT é criar um equipamento portátil com um mínimo de funções para uso educacional, cujo público são as crianças escolarizadas de países pobres. O projeto do pessoal da Microsoft é ofertar um telefone celular móvel com alguns recursos extras para uso geral, objetivando em potencial a população de países pobres.
Comentário de Wilfredo
Perguntem aos potenciais interessados: Nas notas até agora publicadas neste sítio sobre o projeto OLPC, li várias conjecturas a respeito de como os futuros usuários e as escolas utilizarão o equipamento, geralmente sem nenhum embasamento.

Por que não consultam DIRETAMENTE o público-alvo e as escolas?
Comentário de geekslack
Manivela??????: Isso é brincadeira né?
Ao ler essa notícia para minha mulher que é professora ambos imaginamos a seguinte cena:
Durante a explicação da professora o aluno a interrompe pedido um tempinho, levanta-se e começa a girar a manivela freneticamente após um tempo ele senta-se e diz: "Agora a senhora pode continuar."

Cara, isso é no minimo hilário. Me diz q isso é brincadeira, não posso conceber que mesmo após décadas de evolução ainda queiram utilizar uma MANIVELA pra prover energia a um laptop. Parece aqueles Ford 1900 que tinha uma manivela na frente do carro para fazer ele funcionar.
Comentário de Paulo Cesar
Preconceito é uma coisa comp: Preconceito é uma coisa complicada mesmo não?

Corajoso o Negroponte.. ser visionário e prover soluções revolucionárias para problemas antigos sempre vai provocar reações adversas nos conservadores

Ao invés de criticar, incentivem
Comentário de Richard Stallman
A ignorância me surpreende cada vez mais: "Cara, isso é no minimo hilário. Me diz q isso é brincadeira, não posso conceber que mesmo após décadas de evolução ainda queiram utilizar uma MANIVELA pra prover energia a um laptop. Parece aqueles Ford 1900 que tinha uma manivela na frente do carro para fazer ele funcionar."

Você acha que muitas escolas, ou mesmo casas humildes tem energia elétrica farta ?

Você vive em cidade grande não é ?

Seu comentário foi tacanho, e míope, digno de quem não faz nada e ainda critíca uma inicitiava... Isto me lembra Maria Antonieta : "Se não tem pão, que comam brioches..."

Faça mais e critique menos


--Gnu Rulez !--
Comentário de Eduardof
recentemente vi uma reportage: recentemente vi uma reportagem de um grande sucesso na África:
Um radio movido a manivela.
tive a mesma primeira opinião (manivela?)
O problema é que grande parte da população da África (e outras partes do mundo, incluindo o Brasil), não tem acesso a rede de energia elétrica.
A manivela (mesmo com o incomodo), propiciou a esta população, o acesso aos meios de comunicação...
o mesmo se aplica aqui. Se voce não tem nenhuma fonte de energia, o equipamento funciona mesmo assim.
É uma opção muito importante para certas localidades: não se esqueça o público alvo... população sem acesso e totalmente carente.

se colocaram, é porque viram uma necessidade...
Comentário de hamacker
Também não vejo nada de err: Também não vejo nada de errado em manivela, mas eles poderiam melhora-la, por exemplo, em se tratando de africanos que são campeoes olimpicos e parecem já nascer numa pista de corrida deviam fornecer um recarregador de bateria movido a passos. Pense bem : o aparelho é recarregado enquanto o sujeito anda. Idem para as crianças, especialmente aquelas superativas, enquanto elas pulam, correm e fazem artes a bateria vai sendo recarregada. Sei que parece meio Matrix, mas acho que tecnologia para transformar esse de energia (nao sei mas talvez seria cinética) em elétrica talvez já exista.

Comentário de hamacker
A alternativa da MS ao laptop: A alternativa da MS ao laptop barato

Bom, parece que estamos voltando a década de 80 e vamos conectar nossos apples, sinclair, msx,... no televisor.

(olha gente meu comentario era maior, mas infelizmente nao consigo postar o restante da mensagem por causa do filtro *m*e*d*i*c*i*n*e*-*l*i*k*e* spam word, no fiquei picotanto o texto e cansei de depois de algumas tentativas, pô brain pelo menos mostra a palavra que caiu no filtro, né?)
Comentário de Richard Stallman
Energia Solar: Uma outra inicitiva seria criar nas comunidades carentes telecentros alimentados or energia solar. É uma iniciativa interessante

--Gnu Rulez !--
Comentário de Darth Vader
E a ladainha não termina...: Eita Vaporware esse brinquedo colorido que chamam de Laptop. Vai concorrer com o Laptop da Xuxa.
Comentário de MarcosCesar
Estiloso o notebook, gostei b: Estiloso o notebook, gostei bastante das imagens, aos poucos tá tudo entrando no skma...
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoPessoalInterna_laptop3_290905.html
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoPessoalInterna2_280905.html
Comentário de MarcosCesar
...outro skma é se funcionar: ...outro skma é se funcionar a parte de escrita com o uso da caneta, tenho um PDA (Zaurus com Xqt+Debian) e a detecção é boa em letra de forma e imprensa (se ficar só na de forma aqui ele acha que é maiúscula) espero que consigam arrumar na parte manuscrita.

Fora que é bem prático ele, a alça poderá ser usada como cabo e racarregador ao que parece...

Como será a forma de venda, tipo somente escolas podem comprar?


Comentário de Richard Stallman
Leitura de Livros em PDF: Gostaria muito de um Lap destes para leitura de livros em pdf. Colocaria os mesmo em um pendrive e passaria horas lendo. Espero que vendam para o público em geral.

--Gnu Rulez !--
Comentário de nemesis
tocou em um ponto importantíssimo: Vc veja como é fácil a gente se deixar levar pelo marketing e a conversa mole da M$, né? ( aliás, na nota original, enviei M$ com $ mesmo )

Realmente, agora que vc aludiu aos problemas com o uso de TV, dá pra perceber que a M$ não tem um projeto para os países subdesenvolvidos: aqui, quando as famílias mais necessitadas têm, só tem uma TV -- ao contrário de lá, onde cada família tem TV até no banheiro.

E celular é popular? Até nos países subdesenvolvidos, acredito que realmente é a solução de telefonia que mais se difunde, mas não espere vender celulares baratos com poder computacional suficiente para rodar mesmo versões mais antigas de Linux com gerenciadores de janelas simples.

Parece que estão desenvolvendo um micro barato para os pobres de lá.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ainda manivela: quem sabe ao invés de manivela não usassem pedais, como os de bicicleta? ia ser ótimo, pq temos mais força nas pernas do que nas mãos, além do fato óbvio de que o cara poderia continuar com as mãos no teclado enquanto recarregasse.

seria boa pedida até para os gorduchos americanos e o pessoal da Informática em geral que vive no ostracismo... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de The Darkness
Maravilha. : Maravilha.

As grandes estão vindo a público apoiar essa iniciativa "MARAVILHOSA".

Como já citei a algum tempo, esse projeto vai permitir que se faça na educação em anos o que levaria décadas.

Como toda revolução gera muita polêmica. Trabalho a mais de 15 anos em instituições de ensino e conheço bem os benefícios e malefícios do uso do computador por crianças e adolecentes. Mas como sou um pouco visionário consegui vislumbrar o poder transformador que esse recurso poderá ter na vida das nossas crianças e estou realmente ansioso para ver o inicio dessa nova era.

Comentando um comentário, que acho que foi bem infeliz, anterior:
Imaginem a cena: interior do amazonas, escola sem luz elétrica pois o gerador da cidade está com pouco óleo e estão fazendo racionamento, o professor coloca seu pen-drive e carrega para o seu OLPC o material da próxima aula e depois de uns minutos de maniveladas a aula inicia - mesmo sem energia - e após um pequeno intervalo, todos os alnos estão estudando em seus computadores e tudo segue maravilhosamente bem.


[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!

Comentário de Richard Stallman
A Idéia é essa: Criar uma estrutura tecnológica capaz de sobreviver a diversas situações naturais. Agoar neste papo todo tem uma pergunta : Notebooks a 100 dólares, quem vai ensinar as pessoas a utilizarem ? Lembre-se que uma máquina sozinha não ensina a ninguém que nunca usou...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de alsimoes
Acho que vai ter sim...: Li não lembro onde (acho que por aqui mesmo no br-linux) que o projeto recebeu milhares de e-mails pedindo uma versão para o público em geral e que pelo volume eles resolveram atender ao público, já que no projeto original ele será vendido apenas em grandes lotes para os governos para distribuição em escolas.

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Eu quero World of Warcraft nativo no meu Linux!
Comentário de P.
eles aprendem sozinhos. eles: eles aprendem sozinhos. eles são pobres, não idiotas. e crianças aprendem quase qualquer coisa - elas não são obtusas como os adultos.
Comentário de espardo
[OT]: Já pensou numa "fábrica de software" cheia de programadores pedalando suas estações de trabalho? E o gerente do projeto com o chicote passando entre os cúbiculos cobrando o cumprimento dos prazos! Parece aquelas galeras antigas com vários remadores...

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Copernico Vespucio
manivela: Imagine-se em um metrô.

Vc. está indo pro colégio, atrasado pra uma prova a qual vc. não estudou *nada*. Vc. prestou atenção na matéria em aula, mas precisa refrescar as idéias.

É claro! Basta dar uma olhada no seu notebook!

Mas de repente (¨%@#$!$@&¨%@#) vc. lembra que saiu de casa com tanta pressa que não carregou a bateria... Ele está cego, surdo e mudo como os três macaquinhos... :-D

Agora, a verdadeira motivação da manivela para este note: Vc. gostaria que o seu filho na terceira série ficasse ligando e desligando algum troço da tomada todos os dias? Um aparelho para crianças deve seguir algumas normas de segurança.

E criança + rede de eletricidade = insegurança.
Comentário de nemesis
tirando os pedais, é uma ima: tirando os pedais, é uma imagem típica... :)))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Emerson Gomes
Saiba do que fala.: O notebook *PODE* ser utilizado com energia da manivela.

Não significa que necessariamente irá a utilizar.
Ele tambem pode funcionar na rede elétrica ou à bateria.

Se vc tiver uma solução melhor do que a manivela para paises africanos onde energia elétrica nem sempre é disponível, diga-nos.
Comentário de Richard Stallman
Idiota é você: Obtuso é você que tenta generalizar os comentários ! Não os chamei de idiotas, você que é preconceituoso afirmando isto, pois generalizou em seu comentário algo que passo pela sua cabeça oca :

"eles são pobres, não idiotas"

Cresce e pelo menos pensa antes de escrever

-- Gnu Rulez !--
Comentário de P.
oh! a agressividade!: oh! a agressividade!
Comentário de vmedina
Celular/Computador por R$ 300? Sei! Quem entrega? Papai Noel?: É... essa eu quero ver...
Então eles vão fazer um celular, PELO MESMO PREÇO, com o poder de processamento e as capacidades do laptop com todos os programas necessários(S.O., editor de texto e etc.) por apenas R$ 300?!?!!?!?!?!?!?!?!?!? Com conexão para televisão, capacidade de conectar a internet e redes sem fio com o tamanho de um celular(digamos um nokia 3310 para pegar um grandinho)? POR R$ 300!?!?!?!!?!?!?!?!?!?! Aí eles não precisavam doar... eles podiam vender, visto que a MS é uma empresa e tem fins lucrativos ao contrário do projeto OLPC, faturar a grana e mesmo assim ajudar as populações pobres.

Fala sério... isso sim leva jeito de vaporware!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de sri_canesh
Bom, parece que estamos volta: Bom, parece que estamos voltando a década de 80 e vamos conectar nossos apples, sinclair, msx,... no televisor.

Bons tempos aqueles ;) Naquele tempo a informática era divertida...

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Manoel Pinho
Televisor: Eu acho excelente a idéia de usar televisores como monitor em micros populares. TV quase todo mundo tem, até o mais pobre dos favelados.

Seria bem interessante se o governo estimulasse os fabricantes de TV a fabricar modelos de TVs que possam ser usadas também como monitores a preços populares. Como a escala de produção de TVs é grande, o custo adicional de fazer isso talvez não fosse tão caro.

A maior barreira atual de usar TVs como monitor é a resolução ruim, mas especialmente agora em que se fala em TV Digital, a disponibilização de TVs que pudessem também ser usadas como monitores seria muito interessante.

Acho até mais viável isso do que tentar usar LCDs e outras tecnologias similares nesses micros populares.


------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de bebeto_maya
Sem problema em TV mais micro!: __Não vejo problemas com a qualidade da imagem da TV...É preciso lembrar que o VideoGame também concorre com a TV...E no entanto muitas crianças com o aparelho em casa jogam, em média, três horas seguidas...

__Quanto a qualidade da imagem...Fontes adequadas, e um desktop bem projetado protegeriam a visão das crianças...Nunca foi comprovado cientificamente alterações neurológicas ou visuais do uso de televisões para leitura.
Comentário de brandizzi
De tanta gente aprendendo sozinho...: ...meu chefe passou a baixar arquivos como sheila.jpg.exe. Não, não, é preciso treinamento *sim*, e avaliação. Se o notebook for para a frente, é bom que, por aqui, seja matéria obrigatória de e.g. concurso para professor.

A pergunta é realmente pertinente: quem vai treiná-los?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Símples: Subsidie o celular! À Microsoft naõ interessa ter lucro com ele, mas sim impedir que as crianças estejam educadas para usar outra plataforma que não a sua. Se toda criança souber usar o GNOME, por que alguém pagaria Windows para seus funcionários tendo Ubuntu? Captou? :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Ananias
Ah, é verdade: Vc. gostaria que o seu filho na terceira série ficasse ligando e desligando algum troço da tomada todos os dias?

Porque hoje em dia as crianças não ficam ligando e desligando coisas da tomada todos os dias. As crianças ainda brincam de peão.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de vmedina
Falência: Subsídiozinho caro que vai ser hein! Um celular com capacidades semelhantes sai por mais ou menos R$1000, ou me engano?

Mesmo com o desconto para grandes quantidades ainda vai ser um grande desconto, equipar com programa próprios o celular.

Eles vão acabar é falindo se fizerem isso realmente.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765.
É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ananias
Fins lucrativos: Desde quando esse projeto é sem fins lucrativos? (veja bem, estou falando sobre SER ou NÃO SER, e não FALAR QUE É ou FALAR QUE NÃO É)

Desde o começo dessa história a popularidade desse Negroponte saiu de nenhuma popularidade para palestrante do fórum de Davos. Qual é o valor dessa propaganda? (da pessoa, e não do projeto)

Além do mais, mesmo que uma parte do projeto seja oficialmente sem fins lucrativos, os fabricantes do hardware são empresas com fins lucrativos. Acho difícil alguma ONG começar a fazer processadores ou monitores LCD.

Não é só o hardware. A Red Hat é uma empresa, que precisa de lucros. Os acionistas da RH querem lucros. Se eles se dispõem a fornecer software para o projeto é por que eles esperam obter lucros futuros graças a isso. Desenvolvendo softwares customizados, por exemplo.

Se você acha que alguém entrou nesse projeto para "ajudar as populações pobres", você ainda tem muito o que aprender.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Custo e Preço, que diferença: O engraçado é que você diz ser impossível fazer um celular por $100,00, mas acha possível fazer um laptop pelo mesmo preço.

Até onde eu saiba, um laptop é ligeiramente mais complexo que um celular. Mesmo que um desses mais modernos.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de vmedina
Alô... miniaturização?: Você acha que é assim? vc sai estufando o telefone com wi-fi, controladores de teclado e mouse, controladores de vídeo, memória, processador... E o espaço?!?!?!?

Só se o ceu celular for esse ou esses.

Será que a telefonia para contruir um laptop razoavelmente grande como o do MIT é a mesma para um celular???

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Popularidade Nenhuma?!?!?!?: Não existe tal coisa como nenhuma popularidade se a pessoa é só o chefe geral do laboratório de Mídia do MIT. Isso já é peso o suficiente.

Sem falar que empresas que invistam nisso provavelmente estarão ganhando, além do custo, uma polpuda dedução do imposto de renda. Fora toda a propaganda deles terem o nome deles envolvidos.

Ninguém está nessa só pelo lucro não. Se você é cego para não perceber a importância de mercado da responsabilidade social, eu sinto muito.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Uso é em escolas.: O uso destes laptops seria fundamentalmente em escolas. "Espera-se" que existam professores nas escolas. Os professores logicamente devem assumir o papel de treinar os alunos no uso do laptop.

Talvez fosse mais interessante perguntar quem vai treinar os professores.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Marcelo Vivan Borro
> Nunca foi comprovado cienti: > Nunca foi comprovado cientificamente alterações neurológicas ou visuais do uso de televisões para leitura.

Desculpe Bebeto, mas vc já tentou escrever um programa usando uma tv como monitor? Já fiz isso com os velhos CP400 em tv's de 20 polegadas. Dor de cabeça em 30 minutos.

Talvez com tv's digitais a história seja diferente.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de bebeto_maya
Não espera-se que esses comp: Não espera-se que esses computadores sejam usados para programação...Assim como não espera-se que só funcionem com TV...A TV é um opção inicial...

Agora, francamente.TV digital???É melhor e mais barato vender já com monitor.
Comentário de Richard Stallman
Devaneios...: Eus ou do tempo do TRS-80, conhecido aqui como CP-500 e passei pelo Sinclair, MSX e depois aportei no PC. Sinceramente acho que se realmente o projeto for para frente será uma tremenda ferramente de inclusão educacional (digital é consequência) e do cidadão, já que daremos EDUCAÇÂO, a quem precisa.

Não fico imaginando que sem uma orientação como foi citada aqui, as pessoas magicamente vão ligar o micro e sair utilizando o sistema por mais simples que seja. Agora fica uma pergunta a todos : como este projeto está sendo feito no MIT, o sistema virá em inglês ? Alguém já se perguntou como vai ser feita a localização para o português. EU falo inglês, mas uma pessoa que vive numa comunidade carente saberá falar ?

--Gnu Rulez !--
Comentário de Richard Stallman
Sua mãe gosta disso sabia ?: Pergunta para sua mãe se ela não gosta da minha agressividade, quando pego ela de jeito...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de vmedina
Por isso o código é aberto.: Por isso o código é aberto... todo país vai poder traduzir. Sem falar que a maior parte das traduções já estão disponíveis!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Kimie
Os NTEs!: Nas Secretarias Estaduais da Educação existem os Núcleos de Tecnologias Educacionais, que são (ou deveriam ser) responsáveis em capacitar os professores para o uso de tecnologias no ensino. Em 2004, mais de 700 técnicos dos NTEs foram capacitados no país, numa parceria entre governo, IBM e, se não me engano, IpTrust. Mas na maioria dos estados há poucos laboratórios de informática nas escolas, e a situação do suporte técnico é precária, mesmo para windows, mais ainda p linux. No fim, quando há compra de computadores para as escolas, depois de debates e palavrórios, chega-se a conclusão que sai mais barato para a "inclusão digital" nas escolas computadores com windows. E como no fim a conversa é puramente eleitoreira (trocentos pcs nas escolas!!!) acaba ficando por isso mesmo.

___
classe.geness.ufsc.br
Comentário de Richard Stallman
Quem traduzirá ?: A comunidade ou o governo ?

--Gnu Rulez !--
Comentário de vmedina
Aí depende.: A quem mais interessar. Eu creio que seja o governo, afinal de contas quem tá comprando é ele.

Resta saber qual governo vai receber os Laptops, o atual ou um próximo. Sem falar no que vai acontecer dali pra frente.

Afinal depois de comprado o HW o próximo governo, considerando a possibilidade de um novo presidente, pode licitar WindowsCE a torto e a direito ao preço que quiser, já que a própria redhat falou que é possível rodar qualquer coisa nele, e alegar falta de tradução para jogar a parte livre pro alto.

Aí eu creio que seria interesse da comunidade traduzir.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
TV: Só dá para usar TV com resolução VGA (640x480) no máximo, e mesmo assim as letras menores vão ficar tremidas e com dificuldade de leitura.

Isso era razoável no tempo dos micros de 8 bits que usavam interface texto ou gráficas de baixa resolução (era comum telas gráficas de 320x240 ou semelhantes, lembra ?).

Por isso eu acharia bem razoável o governo estimular a fabricação de TVs-monitor. Mesmo que encareça um pouco o aparelho o pessoal vai comprar pela versatilidade e utilidade da TV. Podiam aproveitar essa onda da TV digital e estimular isso.

O LCD ou monitor convencional é o componente de custo mais caro nesses micros populares e eliminando isso daria para fazer preços muito melhores.

------------------------------
Em breve:

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de brandizzi
Hmm...: Talvez fosse mais interessante perguntar quem vai treinar os professores.

Uai, não foi o que eu perguntei? :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Todo subsídio é caro: Mais caro, porém, é perder o monomólio de uma área de atuação :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
De fato, eles tem muito a ganhar com este notebook.: Por isto, vamos todos ser contra :)

Falando sério: entendi a mensagem, Ananias (mesmo não sendo para mim), mas eu queria deixar claro que, porque alguém lucra com algo que é bom para outra pessoa, o lucro não é pecado ;)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Lauro
Como os relógios automáticos...: Viajou...
Mas o que seria de nós sem a criatividade? Coisas que para nossos pais pareciam absurdas, hoje são comuns! E vice-versa! Me lembro que meu pai tinha um relógio que usava este princípio. Era um Orient todo de metal que não precisava dar corda ou trocar a pilha nunca! O movimento do braço gerava a energia cinética capaz de mantê-lo sempre trabalhando...hehe


==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Richard Stallman
Não sou profeta...: Mas anotem : o próximo governo vai encher o Tio Bill de dinheiro e o software livre vai regredir. Talvez isto ensine a muitos que software livre não é política e sim tecnologia.

Será que é um remédio amargo que teremos de beber ?

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Kimie
Concordo: E se o governo federal não o fizer, os governos estaduais, na sua imensa maioria, o farão.


__
classe.geness.ufsc.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004