Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Goobuntu: Renasce o boato de um sistema operacional do Google baseado no Linux

O News.com conta a história de como um artigo do Financial Times sobre o uso de uma versão adaptada de Linux (baseada no Ubuntu) nos desktops corporativos internos do Google acabou levando a uma matéria altamente especulativa do The Register indicando (sem afirmar) que o Google poderia estar planejando distribuir este sistema operacional aos usuários finais, como uma alternativa ao Windows. A matéria do The Register não cita nenhuma fonte dentro da empresa nem oferece nenhuma evidência sobre o assunto, mas mesmo assim a notícia correu o mundo e foi divulgada nos mais variados sites de tecnologia.

O Ars Technica entrou em contato com o Google e obteve a negação oficial, confirmando que a empresa usa Ubuntu internamente mas não tem planos de distribuí-lo ao público. Antes disso, o Linux-Watch já havia publicado uma interessante análise desta nova encarnação do boato.

Aparentemente ainda não será desta vez que veremos um "Google OS" de código aberto sendo distribuído ao público.


 

Fundadores da Google visitam Brasil: Vestindo a camisa da seleção os fundadores da Google, Page e Brin, visitam nosso país e o grupo paulista Cosan, dedicado à produção de álcool e açúcar. Dizem estar preocupados com o futuro das fontes de energia. Vamos ficar antenados nas intenções de "Pink e Cérebro". ” A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
(off) As notícias precisam ser moderadas: > “Vestindo a camisa da seleção os fundadores da Google,
> Page e Brin, visitam nosso país e o grupo paulista Cosan,
> dedicado à produção de álcool e açúcar.
> Dizem estar preocupados com o futuro das fontes de energia.
> Vamos ficar antenados nas intenções de "Pink e Cérebro"

Às vezes acho que as notícias também merecem ser moderadas, e não somente os comentários.

Mas já que está aí, o que tenho a dizer é:
1) A notícia é um porre!
2) Qual dos dois fundadores é o Pink e qual é o Cérebro?
Comentário de Adriano Olszewski Gabriel
Vida longa ao Ubuntu: Mesmo que sendo especulaçoes fico contente de ver uma distro linux como Ubuntu em uma mega empresa como a Google. Sempre vi o Ubuntu como uma luz no fim do tunel para o linux ..a distro mais amigavel para o usuario que nunca teve acesso ao linux, por isso me dedico a ajudar a comunidade Ubuntu tentando melhora-lo mais e mais no que for possivel. E como disse anteriormente se ao inves de cada dia surgirem mais e mais distros (meu vizinho de 14 anos ta lançando a dele) a comunidade se unisse para melhorar o Ubunto por exemplo e fazer dele um sistema mais popular do que ja é ... ai realmente seria uma grande ameaça a Microsoft ... mais enquanto o a comunidade linux tiver tao fragmentada
vai ser complicado isso. Bom , ainda tenho esperanças e Ubuntu nos meus 2 Desktops.


Comentário de Tiago Cruz
Ubuntu?: Eu usei e não gostei do ubuntu (gosto pessoal não se discute) mas torço para que o projeto dê certo, ainda mais se tiver o apoio do google.

"Google has confirmed it is working on a desktop linux project called Goobuntu, but declined to supply further details, including what the project is for." (The Register)

Confirmou onde, e pra que quem? :-)

LinuxRapido.org
Comentário de ebay
Se fosse o "Mestre/Jedi/Marav: Se fosse o "Mestre/Jedi/Maravilho" Moremoto que tivesse iniciado o ubuntu você o adoraria com certeza.
Cuidado se ele for na praia você pode se afogar.
Ou ele levar um chute no saco e você quebrar os dentes.
Comentário de hamacker
...E como disse anteriormente: ...E como disse anteriormente se ao inves de cada dia surgirem mais e mais distros (meu vizinho de 14 anos ta lançando a dele) a comunidade se unisse para melhorar o Ubunto por exemplo e fazer dele um sistema mais popular do que ja é ...

Olha existe uma incoerencia aí porque se sua afirmação fosse seguida nunca existiria o ubuntu que é uma derivação do debian. O ubuntu é uma excelente distro mas foi uma iniciativa de querer fazer um debian mais fácil e com pacotes mais recentes.

Deixa o garote de 14 anos criar a distro dele, o aspecto criativo dele fará chega-lo a um outro nivel e quanto tiver 21 anos talvez seja ele o mantenedor do kernel 3.4. :)
Comentário de Carlao Bazuca
É verdade...: Eu vi dois gringos parecidos com eles no Café Photo outro dia...

Carlão Bazuca
http://www.brasileirinhas.com.br
Comentário de Xtian Xultz
A Google negou veementemente: A Google negou veementemente que ia lançar um instant messenger até o dia anterior ao lançamento do Google Talk.
Ou seja, se eles estão planejando algo nesse sentido, vão negar até o momento do lançamento.
De qualquer maneira, eu não vejo sentido na Google gastar desenvolvendo um sistema operacional livre. A Google atualmente garante seu faturamento nas costas da MS. Como? Muito simples, o dinheiro vem dos Google Ads. E o que os "telespectadores" usam para ver os Google Ads? Na grande maioria PCs rodando Windows e IE. Isso é fato. Lançar um sistema operacional necessariamente não vai fazer com que mais pessoas usem computadores, aumentado os lucros dos Ads.
Comentário de Andrade
Porque nao gostou -,Poderia citar os motivos: sim , realmente gosto nao se discute,
voce poderia nos citar o que noa gostou

para eu poder fazer uma avaliacao, antes de optar
tenho ouvido falar muito bem do ubuntu.

agredeco se colocar suas opinioes

t+
Comentário de nemesis
Pode ser que eles estejam fal: Pode ser que eles estejam falando de uma distribuição exclusiva para uso interno, pelos funcionários da empresa. Sabemos que muitos servidores Google rodam Linux, seria ótimo para eles se livrarem de desktops Windows de legado também... ainda mais pq a maioria de seus produtos são altamente portáveis e desenvolvidos em tecnologias não-M$.

Mas no caso desse rumor, eles não desmentiram...

GoogleLinux, GoogleOffice, GoogleTalk, GoogleMail, GooglePython, GoogleJava, GoogleEarth... aaaaaaahhhhhhhhhh!!!! cara, eu espero que o Google e a M$ nunca se fundam... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Pode ser que eles estejam fal: ;; ((lambda (x) x) "este comentário foi duplicado")

Comentário de Richard Stallman
Google SO: O Google naõ me surpreenderia se lançasse nos próximos dias um GoogleLinux, tipo Live CD, para baixarmos e instalarmos...

-- Gnu Rulez !--
Comentário de Tiago Cruz
Isso eh verdade: Que eles usam linux nos desktops não é novidade para mim. Sei ha tempos que eles usam uma versão do debian modificada... mas lançar ao público que é o grande X da questão.

LinuxRapido.org
Comentário de spook
É verdade, mas é só lá dentro da empresa: "Segundo artigo de Chris DiBona (responsável para Projetos 'Open Source'' dentro da Google) no Slashdot, o projeto de uma versão para desktop utilizando o Ubuntu como base é real e já se encontra em teste. A má notícia fica por conta de que a versão é interna e será utilizada somente por funcionários da empresa em seus desktops.

Em seu artigo, Chris também encoraja que nós devemos usar o Ubuntu, e confessa que tem uma versão standard instalada no seu portátil que trabalha perfeitamente."

Fonte: http://undergoogle.blogspot.com/2006/01/goobuntu-ser.html
Comentário de Tiago Cruz
...: Achei feio, marrom e sem graça.

E instalar os pacotes do debian nele dá uma zona lascada.

Além de tudo, não sei se ele é GPL como o debian.

LinuxRapido.org
Comentário de nemesis
re: ...: "Achei feio, marrom e sem graça."

existem outros temas com outros esquemas de cores.

"E instalar os pacotes do debian nele dá uma zona lascada."

é por isso que seus repositórios são separados do debian. Felizmente, usuários bobos, para os quais Ubuntu é principalmente destinado, às vezes podem ser mais espertos do que configuradores compulsivos ao simplesmente se ater ao que têm...

"Além de tudo, não sei se ele é GPL como o debian."

ele é GPL/X/BSD/MIT/MPL/EPL/etc como o Debian.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tiago Cruz
Ouvi dizer que ele não era l: Ouvi dizer que ele não era livre, mas de qq forma é como eu disse: gosto não se discute. Não troco meu debian unstable por ele, mas talvez em uma nova instalação eu tente gostar dele de novo.

Sei que tem outros temas. Mas o BR-CDD por exemplo vem por padrão de um modo muito bonito que me agrada sem ter que perder tempo configurando. O ubuntu é feio e sem graça por padrão.

LinuxRapido.org
Comentário de ufa
E que não é pouco. QUase tu: E que não é pouco. QUase tudo que precisei estavam nos repositórios..
Comentário de Douglas Augusto
> Ouvi dizer que ele não era: > Ouvi dizer que ele não era livre, mas de qq forma é como eu disse: gosto não se discute. Não troco meu debian unstable por ele, mas talvez em uma nova instalação eu tente gostar dele de novo.

Como assim?!? Isso tem cara de FUD.

> Sei que tem outros temas. Mas o BR-CDD por exemplo vem por padrão de um modo muito bonito que me agrada sem ter que perder tempo configurando. O ubuntu é feio e sem graça por padrão.

Sou usuário Debian, mas desmerecer o Ubuntu pelo tema padrão não faz sentido: 1) pessoas curtem aquele marrom, ou seja, não é um sentimento objetivo e universal; 2) basta alguns poucos cliques para mudar radicalmente a aparência.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de Tiago Cruz
Foi por isso que eu disse log: Foi por isso que eu disse logo de início: Gosto não se discute.

LinuxRapido.org
Comentário de Alexandre Miguel
O que eu não gosto no Ubuntu: O que eu não gosto no Ubuntu é que usa GNOME, e não detecta bem o hardware que utilizei.
Comentário de Roger de Almeida
O Bill Gates faz pouco tempo,: O Bill Gates faz pouco tempo, também entrou no mundo da energia alternativa.

Os Americanos não dão ponto sem nó!!

[]
Roger
Comentário de Douglas Augusto
Oras, use então o Kubuntu. : Oras, use então o Kubuntu.

E que hardware o Ubuntu não detectou que outra distribuição GNU/Linux detectaria? Mouse serial é um caso conhecido de não detecção.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
FLTK: fast light C++ GUI toolkit.
Comentário de oi
Otimista hein ?: Quando o garoto tiver 21 e for fera, ele estará cuidando do kernel 2.8, que será a versão oficial ;-)
Comentário de oi
Explicação técnica: Foi a explicação mais incrivel que eu já escutei. Nem mesmo um típico usuário Windows teria tido mais criatividade.

Depois reclamam quando tem gente que ainda não dá bola pro linux!
Com estes tipos de usuários "hackers" ...
Comentário de escovadordebit
Para mim é só uma questão de tempo...: Não me surpeenderia em nada se isso acontecesse.

Aliás só errei o nome da émpresa, pois sempre achei que a própria MS faria isso. Com a estruturada rede de serviços e suporte que eles têm com certeza acabariam com muitas empresas Linux que estão se criando.

Mais ainda, se uma empresa deste porte invade nosso campinho pode até abalar os padrões e passar a ditar as regras. Ainda mais que os caras são fortemente abraçados com a indústria de hardware.

Isso realmente me preocupa.
Comentário de Ananias
Piada: não sei se ele é GPL como o debian.
Ouvi dizer que ele não era livre

Isso é piada, né? Desde quando Debian é GPL? GPL se aplica a programas, e não a distribuições.

O Debian tem muitos programas GPL, é verdade. Mas também tem muitos programas com licença BSD, MPL, X11, MIT, programas em domínio público, etc.

E eles também estão todos no Ubuntu. Até onde eu sei, nenhuma licença foi mudada pela equipe do Ubuntu. Com os programas GPL eles nem poderiam fazê-lo. Com outros, comos os BSD, até poderiam, mas não o fizeram.

Quanto a ser marrom.... você por acaso usa o tema padrão que o Debian instala para o seu WM/DE? Não sei como é o tema padrão do Debian para o KDE, mas o do GNOME é bem simples, e feio.

Concordo com você quanto à questão do gosto. Não se discute. Agora, colocar coisas banais e FUDs como deficiências de uma distribuição não é gosto.

O Patola deveria colocar seu post no LinuxFUD.

Aliás, cadê o Patola?


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Galo véio
Bom mesmo tem que ser difícil...: Se você não usa Débian você é Debianmental (não aguentei...). Ha sim... Slackware também é bem difícil então é bom também (isso parece bem lógico para mim). O resto é para uns babacas trouxas que só querem coisas que funcionam de primeira.

Via a janela de shell. Viva a compilação de fontes. Viva desenvolver drives na unha. Viva a engenharia reversa.

Quer coisa fácil? Vai usar windows pirata mesmo e continuar enchendo os bolsos da MS com as licenças OEM que acompanham o hardware.

Seus empurradores de mouse: se vocês largarem o windows e migrarem para Linux como vou dizer a todos que sou "o bom" e uso algo que poucos entendem.

Caiam fora!

Comentário de brandizzi
Chifre em cabeça de cavalo: Acho que ele só deu uma opinião, não tentou explicar nada... Qual foi o problema?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de nemesis
vc: "Aliás, cadê o Patola?"

pensei que ele fosse vc. mas acho que ele hoje posta como Copérnico Vespúcio...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de oi
Não, deve ser cabelo em ovo: Ele não só manifestou sua opinião, como também justificou logo abaixo.

Qual é o problema quando um usuário do MS-Office dicute com você dizendo que o MS-Office é muito superior ao OpenOffice, porque as cores são mais legais e ele não gosta de código aberto ?

Daí a linha de raciocínio do meu comentário. Pegou ?
Comentário de Tiago Cruz
Ouvi dizer que não era livre: Ouvi dizer que não era livre como o debian, e não fui atras para ver se era verdade. Ouvi dizer isso no CONISLI.

Sim, uso o tema padrão do BR-CDD.

LinuxRapido.org
Comentário de anãonias
Acho que você deveria ter fi: Acho que você deveria ter ficado quieto, se não sabe do que está falando é melhor calar a boca.
Tipico adolescente que fala merda e depois joga a culpa em outro.
A culpa agora é de um evento integro como a consili?
Fala serio.

Comentário de brandizzi
Hein?: Não se preocupe, o Ubuntu é livre até a medula espinhal. Aliás, o mais provável que que você o "deslivre", instalando e.g. a JDK da Sun ou o plugin Flash da Macromedia.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Sim e não: Poxa, deixa o rapaz não gostar de Ubuntu! Eu também não gosto - digo, prefiro Debian - mas gosto muito do projeto...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de zé
É verdade... faz algum tempo: É verdade... faz algum tempo que não vejo mais comentários dele. Será que ele se deixou abater por causa daquela novelinha ridícula "será que ele é?" do Ananias?
Comentário de Ananias
Não sou eu: Esse Copérnico Vespúcio também não parece ser o Patola. (embora possa ser ele propositalmente se comportando de maneira diferente)

O tal de Trago Vesgo finaliza todas suas mensagens com "Dã", expressão homossexual também muito utilizada pelo Patola. (nota: o uso de "Dã" também pode ser observado em heterossexuais, desde que sejam crianças)

Como ele coloca o tal "Dã" em todas as mensanges, acaba ficando muito forçado, da onde conclui-se:

- o Trago Vesgo é alguém querendo ser confundido com o Patola;
- o Trago Vesgo é o Patola, usando o "Dã" tantas vezes exatamente para ficar forçado, e nos fazer pensar que não é Patola.

Os sites dele (www.patola.org, www.linuxfud.org - na porta 8080) estão fora do ar.

O que vocês acham?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
seja lá quem for: vcs são um bando de doentes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
O sujo: falando do mal lavado.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
não sei se vc percebeu: o Dã como ele está usando é para passar uma impressão de imbecilidade, típica dos trasgos/trolls da mitologia, criaturas estúpidas por natureza...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004